Você está na página 1de 5

http://www.infosolda.com.br/artigos/prosol04.pdf 2003www.infosolda.com.

br
Paulo J. Modenesi, Prof.
Depto de Engenharia Metalrgica e de Materiais da UFMG, Ph.D.
(Cranfield Institute of Technology), trabalha com metalurgia da
soldagem, monitorao de processos de soldagem e com o estudo do
comportamento mecnico dos materiais.
E-mail: modenesi@demet.ufmg.br
Tcnica Operatria da Soldagem SAW
Paulo Jos Modenesi
Objetivos
Familiarizar-se com o arranjo e a operao do
equipamento utilizado na soldagem mecanizada ao
arco submerso.
Familiaarizar-se com os consumveis utilizados e
os parmetros importantes do processo.
Reviso
Na soldagem ao arco submerso (SAW), a unio das
peas obtida pela sua fuso localizada com um
arco eltrico estabelecido entre um eletrodo metli-
co nu, geralmente um arame, e a pea de trabalho.
A proteo da poa de fuso e do arco feita por
um material granulado (fluxo) que colocado sobre
a junta, cobrindo a regio do arco (figura 1). O uso
do fluxo limita as posies de soldagem que podem
ser usadas e impedem a observao direta da re-
gio do arco. Embora a soldagem com um nico
arame seja a mais comum, existem verses do pro-
cesso que utilizam simultaneamente dois ou trs
arames ou que trabalham com um eletrodo na for-
ma de fita o que muito utilizado na deposio de
camadas de revestimento. O processo quase sem-
pre usado na forma mecanizada com altas densida-
des de corrente, possibilitando em uma grande pene-
trao e alta taxa de deposio (at cerca de 22kg/h).
O equipamento bsico do processo (figura 2) con-
siste de uma fonte de energia, cabos, cabeote de
soldagem (composto, em geral, de tocha, alimentador
de arame ou fita, sistema de controle e sistema de
alimentao de fluxo) e sistemas para o deslocamen-
to e posicionamento das peas e/ou do cabeote.
Figura 1 Esquema da soldagem SAW.
Nos equipamentos mais comuns, particularmente
aqueles que trabalham com arames de menor di-
metro (inferior a 4mm), utiliza-se fontes de tenso
constante com alimentao de arame a velocidade
constante uma vez que este tipo de sistema permite
um controle intrnseco do comprimento do arco.
Fontes de corrente constante em conjunto com
alimentadores de arame cuja velocidade varivel
e controlada por sistemas eletrnicos de forma man-
ter o comprimento do arco constante so encontra-
das principalmente em equipamentos que usam ara-
mes de maior dimetro. Neste caso a fonte , em
geral, de corrente alternada e, no primeiro caso, de
corrente contnua.
No processo de soldagem SAW influenciado por
um grande nmero de variveis que incluem
(1)
:
Tcnica bsica de soldagem (um ou vrios ara-
mes, etc.),
Projeto da junta,
Combinao arame/fluxo;
Figura 2 Equipamento para a soldagem SAW.
Escria Fluxo
Solda
Metal de
Base
Poa de Fuso
Eletrodo
Trator
Fonte
Porta
Fluxo
Arame
Pea
Cabo de controlebracarense@ufmg.br
http://www.infosolda.com.br/artigos/prosol04.pdf 2003 www.infosolda.com.br
Paulo J. Modenesi, Prof.
Depto de Engenharia Metalrgica e de Materiais da UFMG, Ph.D.
(Cranfield Institute of Technology), trabalha com metalurgia da
soldagem, monitorao de processos de soldagem e com o estudo do
comportamento mecnico dos materiais.
E-mail: modenesi@demet.ufmg.br
Dimetro do eletrodo,
Equipamentos de suporte (dispositivos de deslo-
camento de peas, posicionadores, etc.),
Distncia do bico de contato pea,
ngulo do eletrodo em relao solda,
Corrente de soldagem,
Tenso do arco, e
Velocidade de soldagem.
O detalhamento do projeto de uma junta depende
da espessura e tipo do material, tipo da junta, ca-
ractersticas do processo de soldagem e, em parte,
das normas e cdigos que esto sendo considera-
das. Para a soldagem SAW, juntas de topo em cha-
pas de at 8mm de espessura podem ser soldadas
sem chanfro e com abertura nula. Com aberturas
de cerca de 10% da espessura, podem ser soldadas
juntas sem chanfro de at cerca de 15mm desde que
que o sistema possa fornecer corrente suficiente.
Neste caso, necessita-se frequentemente de um meio
para reter o metal fundido na raiz da solda (uma
camada de fluxo ou uma barra de ao ou cobre).
Alm de facilitar a penetrao, a abertura da junta
tambm influencia o formato do cordo, em parti-
cular, a altura do reforo. Assim, mantidas todas
as demais variveis constantes, o reforo diminui
com uma maior abertura. A soldagem de juntas de
maior espessura tende a exigir tanto a execuo de
vrios passes de solda com a abertura de um chanfro
adequado para se conseguir uma solda de penetra-
o total. Para a soldagem mecanizada, a prepara-
o correta e adequada da junta fundamental. Em
particular, a variao das dimenses do chanfro ao
longo da junta leva formao de soldas de dimen-
ses irregulares.
A escolha dos consumveis para uma dada aplica-
o depende do tipo de material sendo soldado, pro-
cedimento de soldagem e propriedades desejadas
para a solda. Na soldagem SAW, o arame e o fluxo
desempenham um papel conjunto na determinao
das propriedades da solda e, portanto, no tem sen-
tido especific-los separadamente. No Brasil, para
a soldagem SAW de ao carbono, a combinao de
arame e fluxo usualmente designada de acordo
com a norma AWS A5.17.
O dimetro do eletrodo influencia a largura e a pe-
netrao do cordo e a taxa de deposio para um
dado nvel de corrente. Assim, a penetrao do cor-
do tende a diminuir, a sua largura a aumentar e a
taxa de deposio a diminuir se um eletrodo de maior
dimetro for usado com a mesma corrente. Adicio-
nalmente, a abertura do arco tende a ser mais dif-
cil e a estabilidade do processo menor. Como no
caso de outros processos de soldagem a arco, para
cada dimetro de arame, existe uma faixa de corren-
te mais adequada para a sua utilizao (tabela 1).
Tabela 1 Fai xa de corrent e mai s adequada
para arames de ao baixo carbono em funo
de sua bitola.
(2)
O comprimento do eletrodo, isto , a sua extenso
que conduz a corrente de soldagem do bico de con-
tato at o arco, uma importante varivel do pro-
cesso pois ela controla a quantidade de calor gera-
do por aquecimento resistivo (efeito Joule) no ele-
trodo. Assim, o uso de um maior comprimento do
eletrodo para um dado nvel de corrente provoca
um maior aquecimento do eletrodo (devido ao au-
mento de sua resistncia eltrica) e aumenta a sua
velocidade de fuso, particularmente quando se tra-
balha com altas densidades de corrente (superiores
a 125A/mm2)(2). Na prtica, como a medida du-
rante a soldagem do comprimento do eletrodo no
fcil, trabalha-se usualmente com o valor da dis-
tncia do bico de contato pea (stickout). Valo-
res recomendados deste parmetro variam de 8 a
15 vezes o dimetro do eletrodo.
O ngulo de inclinao do eletrodo em relao
solda determina a direo de aplicao da fora do
arco, influenciando o formato do cordo e a ten-
dncia formao de mordeduras. O cordo de sol-
da tende a ser mais estreito e profundo, e atendncia
formao de mordeduras maior, quando o
cabeote de soldagem inclinado de forma que o
arco fique direcionado no sentido oposto ao de
soldagem (figura 2).
Bitola do arame
(mm)
Faixa de Corrente
(A)
2,4
3,2
4,0
4,8
6,4
8,0
120-700
220-1100
340-1200
400-1300
600-1600
1000-2400
! http://www.infosolda.com.br/artigos/prosol04.pdf 2003www.infosolda.com.br
Paulo J. Modenesi, Prof.
Depto de Engenharia Metalrgica e de Materiais da UFMG, Ph.D.
(Cranfield Institute of Technology), trabalha com metalurgia da
soldagem, monitorao de processos de soldagem e com o estudo do
comportamento mecnico dos materiais.
E-mail: modenesi@demet.ufmg.br
A corrente de soldagem a varivel que controla de
forma mais direta a taxa de fuso do arame, a pe-
netrao e a altura do reforo da solda, todas estas
aumentando com a corrente. O uso de uma corrente
muito elevada pode, dependendo da espessura da
junta, causar uma penetrao excessiva e a forma-
o de furos ou levar a formao de um cordo com
uma razo penetrao/largura muito alta (o que fa-
vorece o aparecimento de trincas no centro do cor-
do) e de mordeduras. Na soldagem SAW, o uso de
corrente contnua e polaridade inversa (eletrodo
positivo) resulta em uma maior penetrao e uma
menor taxa de fuso do que a polaridade direta. O
uso de corrente alternada fornece resultados interme-
dirios e minimiza a ocorrncia de sopro magntico.
A tenso de soldagem influencia mais fortemente o
comprimento do arco e a largura e a altura do refor-
o do cordo, tendo um efeito mais fraca na penetra-
o e na taxa de fuso do eletrodo. Na deposio
direta de cordes de solda sobre uma chapa, o uso de
uma maior tenso causa um aumento do comprimento
do arco e da largura do cordo e uma reduo do seu
reforo (figura 3). Na soldagem em chanfro, um va-
lor elevado de tenso pode fazer com que o arco no
atinja a raiz da solda e resulte de falta de penetrao
(figura 4). A tenso de soldagem particularmente
importante na soldagem com fluxos ligados (capa-
zes de fornecer elementos de liga para a solda). Como
o consumo de fluxo aumenta com a tenso de
soldagem, maiores valores desta tendem a aumentar
a quantidade de elementos de liga incorporados
solda. Uma estimativa inicial do valor de tenso a
ser utilizado para um dado valor de corrente na
soldagem SAW pode ser obtida atravs da equao:
Figura 2 Efeito da inclinao do eletrodo no formato do cordo.
V = 3,54 I
0,344
(200 < I < 1500A)
Figura 3 Influncia da tenso do arco no formato
de cordes depositados sobre chapa
(3)
.
Figura 4 Influncia da tenso de soldagem no for-
mato de cordes depositados em chanfro
(3)
.
Direo de
Soldagem
V
1
V
2
V
3
V
1
< V
2
< V
3
V
1
> V
2
V
1
V
2bracarense@ufmg.br
" http://www.infosolda.com.br/artigos/prosol04.pdf 2003 www.infosolda.com.br
Paulo J. Modenesi, Prof.
Depto de Engenharia Metalrgica e de Materiais da UFMG, Ph.D.
(Cranfield Institute of Technology), trabalha com metalurgia da
soldagem, monitorao de processos de soldagem e com o estudo do
comportamento mecnico dos materiais.
E-mail: modenesi@demet.ufmg.br
A altura da camada de fluxo sobre o cordo uma
varivel importante do processo SAW. Uma ca-
mada muito fina permite que parte de radiao do
arco escape e no possibilita uma eficiente prote-
o contra a atmosfera. Uma camada muito es-
pessa dificulta o escape dos gases gerados favore-
cendo a formao de cordes irregulares e com
marcas superficiais.
A formao de trincas de solidificao comum na
soldagem SAW devido ao volume relativamente
grande da poa de fuso neste processo. O formato
da seo transversal do cordo um fator impor-
tante para a sensibilidade formao deste tipo de
descontinuidade. Cordes estreitos e profundos (alta
razo penetrao/largura) tendem a apresentar trin-
cas no seu centro e cordes com seo na forma de
sino (resultantes do uso de uma tenso elevada e
uma baixa velocidade de soldagem) podem apre-
sentar trincas laterais (figura 5).
A soldagem SAW realizada predominantemente
de forma mecanizada. Nesta, as operaes de
acendimento do arco, a manuteno deste, alimen-
Figura 5 Formao de trincas de solidificao.
tao de metal de adio e translao ao longo da
junta so realizadas pelo prprio equipamento sob
a superviso do operador. Neste caso, para a depo-
sio de um cordo, o operador realiza basicamen-
te as seguintes tarefas:
Alinhamento da direo do movimento de
translao a ser executado pelo cabeote durante a
soldagem com a direo da junta.
Posicionamento do cabeote na posio de incio
de soldagem e preparao para a abertura do arco.
Abertura do arco: Uma tcnica usual de abertura
consiste na colocao de uma pequena quantidade
de l de ao entre o eletrodo e a pea. Com o incio
do processo, a corrente inicialmente passa pela l
de ao, vaporizando-a e causando a abertura do
arco. Alternativamente, pode-se cortar a ponta do
arame de forma bem pontiaguda. Estes procedimen-
tos evitam que, no contato inicial do arame com a
pea, passe uma corrente muito elevada, o que po-
deria ser prejudicial para o equipamento. Existem
sistemas que possuem tcnicas especiais para faci-
litar a abertura do arco e que dispensam os mto-
dos citados acima.
Superviso do processo de soldagem, incluindo a
verificao da correo dos parmetros de soldagem
e o alinhamento do cabeote com a junta.
Interrupo do arco.
Limpeza, se necessria, do cordo depositado e
preparao para a deposio do prximo cordo.
A tabela 2 ilustra parmetros para a soldagem me-
canizada ao arco submerso de juntas de topo de ao
carbono sem preparao de chanfros.
Trincas
S
1,5
2,0
2,8
3,6
4,4
4,8
6,4
8,0
0
0
0
0-1,6
0-1,6
0-1,6
0-2,4
0-2,4
2,4
2,4
2,4
2,4
3,2
3,2
4,0
4,8
250-350
325-400
350-425
400-475
500-600
575-650
750-850
800-950
22-24
24-26
24-26
24-27
25-27
26-28
27-29
27-30
250-400
250-400
190-250
125-200
100-180
90-115
75-90
65-75
t
(mm)
s
(mm)
Dimetro de
arame (mm)
Corrente
(A)
Tenso
(V)
Velocidade de
soldagem (cm/min)
Tabela 2 Parmetros para a soldagem SAW de juntas de topo sem chanfro
(6)
.
# http://www.infosolda.com.br/artigos/prosol04.pdf 2003www.infosolda.com.br
Paulo J. Modenesi, Prof.
Depto de Engenharia Metalrgica e de Materiais da UFMG, Ph.D.
(Cranfield Institute of Technology), trabalha com metalurgia da
soldagem, monitorao de processos de soldagem e com o estudo do
comportamento mecnico dos materiais.
E-mail: modenesi@demet.ufmg.br
3. Procedimento
Inicialmente, os alunos e o instrutor discutem
os objetivos, a parte terica e a metodologia do
trabalho. O instrutor mostra o equipamento a
ser usado e demonstra o seu funcionamento. As
regras de segurana so relembradas.
Os alunos ajustam o equipamento e depositam
cordes de cerca de 25cm de comprimento so-
bre chapas de ao doce com espessura entre cer-
ca de 10 e 12mm. Os parmetros de soldagem
so alterados de forma sistemtica entre um
cordo e outro.
O aspecto superficial dos cordes observado e suas
dimenses (largura e reforo) so medidas. Caso exis-
tam facilidades para tal, os cordes devem ser corta-
dos transversalmente para anlise macrogrfica e ava-
liao do formato do cordo..
Os alunos treinam a realizao de cordes em outras
posies de soldagem.
Ao final do trabalho, os alunos e o instrutor discu-
tem os resultados.
4. Resultados e Discusso
Preencha a tabela abaixo com os resultados obti-
dos. Discutir em funo dos tpicos apresentados.
5. Questes
1. Como os fluxos utilizados na soldagem SAW
podem ser classificados: (a) quanto ao seu mtodo
de fabricao e (b) quanto ao seu comportamento
qumico?
2. Quais so as principais funes desempenhadas pelo
fluxo neste processo de soldagem?
3. Tente traar grficos mostrando as relaes entre
as dimenses dos cordes e os parmetros de soldagem.
Bibliografia
1. JONES, S.B. Procedure selection in submerged
arc welding Submerged Arc Welding, Cambridge,
The Welding Institute, 1978, pp. 37-42.
2. AMERICAN WELDING SOCIETY, Welding
Handbook, Vol. 2, 8a Edio, Miami, AWS,1991,
pp. 191-231.
3. HORSFIELD, A. The fundamental principles
of submerged arc welding, Submerged Arc
Welding, Cambridge, The Welding Institute,
1978, pp. 2-8.
4. OKUMURA, T., TANIGUCHI, C. Engenharia
de Soldagem e Aplicaes, L.T.C., Rio de Janeiro,
1978, pp. 33-38 e 271-279.
5. PAVALEY, D. A. Submerged arc wel di ng
vari abl es Wi re Indust ry, novembro 1982,
pp. 835-838.
6. SMITH, D., Welding Skills and Technology,
Nova Iorque, Mc Graw-Hill, 1984, pp. 462-493.
Cordo Parmetros de Soldagem Dimenses dos cordes (mm)
Penetrao
Reforo Largura Vel.(cm/min) Tenso (V) Corrente(A) N
Dimetro do eletrodo: mm
Stickout: mm