Você está na página 1de 25

CAPACITAO EM ADWORDS

1. REDE DE PESQUISA (Como aparecer nos resultados de busca)


A experincia do usurio na busca
O comportamento do usurio na busca no Google analisado em 3 partes:
1. A busca em si.
Quando ele digita a palavra a ser buscada
2. Anlise e escolha de qual anncio ir clicar.
3. A pgina para onde o usurio direcionado.
Esperado que contenha o contedo que buscou.
Os anunciantes tm controle dessas 3 partes com a escolha das palavras
chave que ao serem buscadas vo acionar o anncio e para onde os usurios
sero levados com o clique.
Para o usurio ter uma experincia satisfatria, o anunciante deve seguir as 3
seguintes regras:
1. Escolher bem as palavras chave.
Para que faam sentido com o que for buscado
2. Escrever anncios interessantes.
3. Escolha das pginas de destino.
Para que o usurio encontre aquilo que buscou.
Palavras-chave
A base da campanha do Adwords a escolha da lista de palavras chave que
so indicadores para o Google direcionar quais pesquisas de usurio ele vai
tentar mostrar os anncios.
Como construir uma boa lista de palavras chave? A lista, para ser considerada
boa, tem que refletir o que o usurio pesquisaria. A segmentao por palavras
chave o que vai determinar para quem o Google tentar mostrar o anncio.
aconselhvel que o tamanho da lista seja gerencivel para no confundir. Para
criar uma boa lista de palavras chave, o anunciante deve se basear nessas trs
regras:
1. Faa uma lista bsica.
Com cerca de dez palavras chave. Essa lista pode ser completada depois se
notar alguma palavra importante que no esteja presente.
2. Combine as palavras.
Palavras compostas com dois a trs termos. Se o anunciante quer anunciar
uma balada sertaneja, no deve colocar apenas balada como palavra chave,
mas sim balada sertaneja, balada sertaneja universitrio, balada sertaneja
universitrio So Paulo. Sem a combinao de termos, a busca acaba ficando
muito abrangente.

3. No repita palavras.
A repetio de termos deixa a campanha bagunada e difcil de gerenciar.
A ferramenta disponvel no google.com/trends mostra a tendncia dos termos
pesquisados no Google e de grande ajuda na hora de planejar as campanhas.
Apresentado por grficos separados por ano, termos relacionados a pesquisa
principal. O Google Trends s funciona para termos que tem uma quantidade
razovel de buscas.
Correspondncia de palavras chave
Serve para ter controle sobre quais buscas exibem o seu anncio. Existem 5
tipos de correspondncia de palavras-chave, que vai da mais abrangente a mais
restrita. No aconselhvel misturar as correspondncias, ao usar a mesma
palavra chave nas correspondncias ampla e exata por exemplo, o que vai contar
a ampla.
1. Correspondncia Ampla.
a correspondncia padro. Assim que voc adiciona uma palavra chave na
sua lista ela automaticamente entra na correspondncia ampla. Boa para quando
o anunciante est comeando uma campanha, mas no tem certeza do que o
usurio busca, ento o Google faz esse trabalho e liga outras palavras que esto
relacionadas com a palavra-chave inicial.
Para acionar esse tipo de correspondncia, a palavra-chave deve ser
adicionada nem aspas e sem sinais: flores online
2. Correspondncia Ampla Modificada.
Tambm acionada variaes da palavra chave original, mas s variaes bem
prximas como plurais, erro de ortografia, abreviaes, variaes de
aumentativo,
diminutivo,
etc.
Para acionar esse tipo de correspondncia, a palavra-chave deve ser adicionada
com o sinal +: +flores +online
3. Correspondncia de Frase.
Aciona o seu anncio quando o termo buscado contem a palavra-chave
original. Essa pesquisa permite palavras antes e depois das palavras-chave,
como comprar flores online ou flores online preo. importante citar que se a
pesquisa for flores bonitas online o anncio no vai ser mostrado
Ex: Rede de segurana diferente de segurana de rede. indicado que o
anunciante use a correspondncia de frase nesse caso para evitar que o usurio
que procura por segurana de rede clique no anncio e veja que no tem nada a
ver com o que ele procure, fazendo com que o anunciante tenha que pagar por
esse clique que no rende lucro.
Para acionar esse tipo de correspondncia, a palavra-chave deve ser
adicionada entre aspas: flores online
4. Correspondncia Exata.
Essa a correspondncia mais limitada de todas. S exibe o anncio para
quem buscar exatamente a palavra-chave adicionada. muito til quando a

palavra chave tem duplo sentido. Um erro que os anunciantes costumam


cometer justamente a falta de uso dessa correspondncia para termos que
causam ambiguidade.
Ex: RPG. Para acionar esse tipo de correspondncia, a palavra-chave deve ser
adicionada entre colchetes: [flores online]

5. Correspondncia Negativa.
Serve para impedir que o anncio aparea quando um determinado termo for
buscado. Se o anunciante de flores online no tiver nenhuma palavra negativa, o
usurio que buscar por flores de plstico ver o anncio, s que o anunciante
no trabalha com esse produto e atrair um cliente no potencial. A soluo
colocar a palavra plstico na negativa. Assim, daqui para frente quem for buscar
por flores de plstico no ver mais o anncio.
A correspondncia criativa importante para melhorar a CTR dos anncios
porque elimina as impresses indesejadas, fazendo a relao entre impresses e
cliques
ser
mais
alta.
Para acionar esse tipo de correspondncia, a palavra-chave deve ser adicionada
com o sinal negativo na frente: -plstico.
#ficaadica CTR = Click Through Rate/Taxa de Cliques. Ela mostra a relao entre
impresses e cliques em porcentagem. Por exemplo: Se o anncio teve 1000
impresses e 30 cliques, o CTR de 3% (CTR= cliques/impresses);
#ficaadica Impresso o nome que se d para cada exibio do seu anncio.
Mil impresses, por exemplo, significam que seu anncio foi visto 1000 vezes.
Anncios
No anncio em si que desenvolvida a mensagem que usaremos para atingir
os futuros clientes, atravs dos anncios de textos na rede de pesquisa.
Anatomia do Anncio de texto
Em geral, o anncio formado por quatro linhas de texto:
Ttulo.
o que chama mais ateno no anncio. Aparece na cor azul nos resultados
de busca e pode conter at 25 caracteres. No permitido exclamao no ttulo
do anncio.
URL de visualizao.
Diferente da URL de destino. Como o prprio nome diz, serve s para
visualizao por parte do usurio que fez a busca, deve ser bonitinha e
organizada e deve conter o domnio do site do anunciante, mas no precisa ser a
URL real do destino do seu anncio. Pode conter at 35 caracteres.
1 e 2 linha de descrio.
o espao de descrio do anncio. Pode conter, por exemplo, o que o
anunciante vende, o preo, as vantagens e a forma de entrega. Podem conter at
35 caracteres cada uma.

Item Oculto.
Se chama oculto por no ser exibido para o usurio que fez a busca, esse
elemento se chama URL de destino, ou seja, o endereo da pgina pra onde o
usurio vai ser levado ao clicar no anncio. Essa URL precisa ser real e funcionar.
#ficaadica a URL de visualizao e a URL de destino devem ter o domnio do
site do anunciante em comum. Exemplo:
www.floresdabel.com.br/diadosnamorados_2013_promocao.html (URL de destino)
x www.floresdabel.com.br/diadosnaorados (URL de visualizao).
O anncio apresentado da mesma formatao no desktop e mobile. O que
pode alterar o texto para o pblico alvo, por exemplo. Para o usurio que est
em casa e procura um delivery ou para um usurio que est na rua e procura por
uma pizzaria prxima a sua localizao.
DESKTOP
Entrega de Pizza 24h
www.pizzanerd.com/Nerd_30minuto
s
Pea j e receba uma pizza
quentinha
em 30 minutos. Confira o Cardpio.

MOBILE
Pizzaria em Pinheiros
www.pizzanerd.com/Nerd_30minuto
s
Pizza inteira ou por pedao,
pertinho de voc e com muito
sabor!

Esses anncios s funcionam em smartphones, celulares com navegadores


completos como Android e iOS. Muitas pessoas fazem uso de celulares WAP,
aqueles mais simples, e para que esses usurios possam ter acesso necessrio
criar um anncio especfico para celulares com esse sistema. A opo anncio
para celular WAP fica na mesma pgina do anncio de texto.
Melhores prticas
Como anunciar? O que dizer pro seu pblico? Essas perguntas podem ser
respondidas com coisas que a gente deve e no deve fazer na hora de criar os
anncios. Como o nome sugere, so recomendaes gerais e no uma lista exata
a ser seguida.
1. Textos sem erro de portugus e bem escritos.
Nada de textos tipo classificados, de forma abreviada, isso no legal.
2. Com call to action.
Todo anncio tem um objetivo, busca uma reao do pblico
3. Relevantes em relao busca feita.
de bom tom o anunciante procurar se colocar no lugar do cliente em
potencial que t buscando algo especfico. Ele no vai querer cair em qualquer
site, mas naqueles que atendam a necessidade dele. sempre bom tentar usar,
alm do texto, a palavra chave que foi buscada, alm dela ficar em negrito no
anuncio chamando mais ateno, seu anncio vai ser considerado mais relevante
pelo Google.
4. Com vantagens em relao aos concorrentes.

Anncios relevantes tem de monte, ainda mais com a quantidade de


concorrentes. Por isso sempre bom colocar as vantagens do seu produto em
relao aos concorrentes. Pode ser preo, promoes, itens exclusivos. Por
exemplo, usar 20% de desconto apenas no ms de agosto ao invs de melhor
preo do mercado que usado pela grande maioria.
5. Que corresponda pgina de destino.
fundamental que o anncio tenha uma conexo direta com a pgina de
destino.
#ficaadica Call To Action quando voc usa um comando no seu anncio,
quando voc pede ao usurio que faa alguma coisa. Ex: Compre; Entre; Visite;
Faa um Oramento
Extenses de Anncios
No obrigatrio, mas interessante pra tunnar o anncio, deixando o
anncio maior e mais atrativo para o usurio.
1. Extenso de Local.
Tem anncios no google que mostram endereo fsico e um link de como
chegar, que mostram o caminho no google maps. Geralmente usada para
espaos fsicos para levar o cliente at o local, usados por lojas fsicas, hotis,
restaurantes. Para essa extenso ser ativada, o anunciante deve integrar a conta
do Google AdWords com a conta do Google Places.
2. Extenso de SiteLinks.
So links extras que voc coloca no anncio para aumentar o espao que o
anncio ocupa na pgina. Alm disso, o usurio pode clicar no link que seja mais
relevante pra ele e ser levado direto pra pgina do site que contm aquilo que
ele procura. Cada sitelink vai ter um texto diferente e levar o usurio para uma
pgina diferente dentro do site do anunciante. O Google exibe at 4 sitelinks por
anncio.
3. Extenso de Chamada.
quando voc adiciona o seu telefone no anncio. Essa extenso tem muita
funo principalmente em buscas mobile, dada a facilidade de clicar no nmero e
fazer uma chamada direto. Recentemente essa opo tambm ficou disponvel
na plataforma Desktop, a diferena que ela no clicvel como a do celular.
Desde que a extenso de local foi ativada, o Google no permite mais que voc
adicione o seu telefone dentro do texto do anncio. E o valor no muda, se o
usurio clica no nmero de chamada, o anunciante paga o valor do clique por
anncio.
Uma campanha que utiliza essas tcnicas apresentadas at agora, capaz de
alcanar grande retorno. (Vdeo: Netshoes)
4. Extenso Social.
quando voc adiciona o boto +1 no seu anncio. O usurio pode clicar
como um voto de confiana dizendo que gostaram do seu produto ou servio. O
anunciante no paga se o usurio clicar no boto +1, apenas se o usurio

clicar no link do anncio. Para adicionar essa extenso, preciso ter uma pgina
da empresa no Google Plus e associar essa conta no Google Adwords.
5. Extenso de Download de Aplicativo.
Ajuda a deixar o seu aplicativo para celular ou tablete mais fcil de ser
achado, mostrando o link logo abaixo do seu anncio, quem clica nele
direcionado para a loja de aplicativos podendo obter mais informaes sobre e
fazer o download. Assim, o consumidor tem duas opes: clicar no ttulo do
anncio para conhecer o site ou clicar na extenso para abrir o aplicativo ou
fazer o download dele.
Pgina de Destino
Escolher bem a pgina de destino para no perder o cliente por bobagem,
boas palavras chaves e anncios interessantes no so suficientes para garantir
a satisfao do usurio. necessrio escolher a pgina certa para o anncio
certo. O usurio espera encontrar na pgina de destino aquilo que ele procura
quando clica no anncio, caso no seja direcionado para a pgina certa, o usurio
fecha o site e o anunciante ter que pagar o anncio pelo cliente que perdeu.
Dicas para montar uma boa pgina de destino:
1. Explique bem o seu produto ou servio.
No adianta levar o usurio para o site e quando chegar l ele demorar 10
minutos para descobrir o que a sua empresa faz ou qual produto vende.
2. Utilize imagens.
Elas deixam a pgina leve e a navegao mais agradvel. Os clientes gostam
de ver a cara da sua empresa e do seu produto.
3. Faa textos curtos.
Evite blocos enormes de textos, eles deixam a leitura difcil e montona.
Textos curtos no significam textos burros, e sim concisos, objetivos.
4. Call to Action bem posicionado.
Tenha um Call to Action bem posicionado para que o usurio veja assim que
entrar no seu site.
5. Explique os diferenciais e as vantagens.
O internauta precisa saber de cara porque voc melhor que o seu
concorrente. Explique os diferenciais e as vantagens do seu produto ou negcio.
6. Depoimentos.
Lance mo de comentrios elogiosos. Uma boa maneira de fazer isso deixar
bem a mostra comentrios de pessoas que j usaram o seu produto e o seu
servio e aprovaram a experincia. Esses depoimentos ajudam a gerar mais
converso.
#ficaadica Converso qualquer ao importante que o usurio realiza dentro
do seu site. Pode ser comprar online, entrar em contato pelo formulrio ou
assinar a sua Newsletter.

O site deve estar tambm preparado para responder s expectativas dos


usurios que fazem a busca atravs de dispositivos mobile.
Boas prticas de Pginas de Destino (mobile):
1. Seja rpido.
No usem blocos grandes de textos, e sim marcadores, os tais bullets points.
Compactar as imagens ajuda a diminuir o tempo de carregamento do site.
2. Seja objetivo.
Facilite as compras e os contatos reduzindo o nmero de etapas para concluir
a transao. Mantendo os formulrios curtos, usando caixas de seleo, listas e
menus de rolagem e usando a funcionalidade clique para ligar.
3. Minimize.
Simplifique a navegao. Minimizar a rolagem, manter a navegao do site na
vertical, usar uma hierarquia clara nos menus. Usar as opes voltar e pgina
inicial e no ultrapassar a quantidade de 7 links por pgina.
4. Ajude os usurios a chagarem at os seus sites locais.
Basta adicionar o endereo corretor, incluir mapas e rotas e permitir que os
clientes confiram as lojas prximas.
Uma boa alternativa para quem no tem a pgina adaptada para o mobile,
usar a pgina do Google+ da sua empresa como pgina de destino para os
anncios de celular.
Polticas
Alm das recomendaes que os anunciantes devem seguir, eles tambm
devem trabalhar de acordo com uma srie de regras que o Google possui para
realizar a criao dos anncios, da lista de palavras chave e das pginas de
destino. O conjunto dessas regras chama-se Poltica do Adwords e todos os
anunciantes devem seguir, caso contrrio tero os seus anncios reprovados. Em
ltima instancia a sua conta pode at ser suspensa. So regras do que pode e o
que no pode ser anunciado e de que forma isso pode ser anunciado.
O google sempre tem em mente a experincia do usurio, que deve ser boa
para que ele continue usando a ferramenta. Ento, tudo que dito no texto
do anncio deve ser verdadeiro e encontrado na pgina de destino.
Tambm existe poltica sobre a forma de se escrever os anncios, elas so
chamadas de Polticas Editoriais. Na hora de escrever os anncios, tenha em
mente que voc no pode utilizar palavras inteiras em caixa alta, colocar
exclamaes nos ttulos ou usar mais de uma exclamao por linha de
descrio. Tambm esto vetados os smbolos (emoticons; asteriscos; bullets)
e a expresso CLIQUE AQUI.
Grupos de anncio - agrupamento de palavras chaves e anncios sobre o
mesmo tema.
Agora j temos as peas necessrias para montar a nossa campanha.
Palavras chaves e anncios que levam o usurio para o lugar certo. O desafio

organizar essas peas na nossa conta do Adwords para que elas faam sentido,
para isso, ns vamos usar grupos de anncios. Para isso, vamos usar os Grupos
de Anncio. Eles so um agrupamento de anncios e palavras chaves sobre o
mesmo tema. O anunciante pode ter vrios grupos na sua conta, cada um com
um tema diferente.
No caso das flores, ns podemos ter trs tipos de anncio para cada tipo de
flor. Dentro do grupo das bromlias a gente s iria colocar as palavras chave
relacionadas a bromlia e os textos de anncio tambm falariam sobre
bromlias. No grupo das rosas, s palavras sobre rosas e anncios tambm sobre
rosas. No grupo das orqudeas, a mesma coisa: apenas palavras e anncios sobre
orqudeas. Funciona bem melhor do que criar um grupo com todos os tipos de
flores, na maior confuso. Com tudo jogado no mesmo grupo, o usurio que
procura sobre bromlias, por exemplo, pode ver o anncio sobre rosas e viceversa. Colocando cada tipo de flor em um grupo diferente, o usurio que procurar
por bromlia s ver anncios falando dela.
O Grupo de Anncio vai garantir que a experincia do usurio seja legal. No
existe limite de palavras e nem quantidade mxima de anncios por grupo, mas
mesmo assim, tente manter uma quantidade fcil para gerenciar.
Rotao de Anncio
Se o anunciante possui dois ou mais anncios dentro de um grupo, o Google
vai rotacionar entre eles. Ou seja, a cada busca feita pelas palavras naquele
grupo, ele vai exibir um dos seus anncios. O anunciante que escolhe o tipo de
rotao entre os anncios.
Existem quatro tipos de rotao de anncios:
1. Otimizar para cliques.
Forma padro. Nela, o sistema da preferncia para exibir o anncio com maior
CTR, ou seja, o que foi mais clicado at ento.
2. Otimizar para converses.
Como o nome j diz o foco so os anncios que supostamente vo obter a
maior parte das converses. Aqui o nmero de cliques no importa muito.
3. Alternar/Alternar uniformemente.
Aqui, o sistema mostra o primeiro, o segundo, depois o terceiro e depois volta
para o primeiro, segundo, terceiro e por a vai. Se voc no fizer alterao dos
anncios por 90 dias, a rotao vai passar a ser otimizada para cliques.
4. Alternar indefinidamente.
Faz o mesmo que a opo 3, a diferena que os anncios vo ser alternados
para sempre e no ter a otimizao automtica para cliques depois de 90 dias.

2. REDE DE DISPLAY (Maior rede de publicidade do mundo Display com


inteligncia de search)

O que ? Sites que disponibilizam espao para anncios relevantes busca do


usurio.
Usando a Rede de Pesquisa, voc pode mostrar o seu anncio ao lado dos
resultados de pesquisas do Google. Usando o Adwords voc tambm pode
anunciar usando grficos ou multimdia fora do ambiente de pesquisa do Google.
Voc pode fazer isso dentro de sites variados como portais, blogs ou qualquer
outro site que seja relevante para o seu pblico. Isso o que diferencia a Rede de
Display.
Com a Rede de Display, possvel atingir clientes potenciais que ainda nem
sabem que a sua empresa existe. O anunciante deve prever o interesse do
usurio e a, por onde quer que ele esteja navegando pela web, seja por portais,
blogs ou outros sites, vai aparecer o anncio que tem a ver com o que ele gosta.
No necessrio nada do alm para descobrir o desejo do usurio, tudo
milimtricamente calculado. Podemos resumir da seguinte forma: digamos que
voc tem um site de vdeo games e uma clientela, mas quer assistir muito mais
gente.
Como que voc pode fazer isso? Pela rede de display. Supondo que o seu
anncio tenha sido sobre o GTA V, o Google encontra vrios sites sobre games
em geral e sobre os relacionados a carros e todos os internautas que estiverem
navegando por esses sites na rede vo ser expostos ao seu anncio enquanto
leem sobre um assunto que interessa a eles.
A Rede de Display formada por milhares de sites de diferentes temas, esses
sites se afiliam a Rede de Display pelo Google Adsense e disponibilizam espaos
em suas pginas para exibir anncios relevantes para quem estiver navegando
por eles. E a quando o cliente se interessa e clica no anncio, o anunciante paga
o valor por clique para o Google que passa uma parte dessa verba para o dono
do site.
A Rede de Display no formada apenas por sites em geral, mas tambm por
aplicativos, jogos e feeds de notcia. preciso usar a segmentao por rede de
display pra exibir os anncios nos sites mais importantes para o anunciante.
Fazendo uma analogia, pense na Rede de Display do Google como uma editora
que publica vrias revistas, se o anunciante deseja anunciar shampoos, por
exemplo, o Google vai selecionar quais as revistas (sites) so relevantes para
anunciar, como uma revista para cabelereiros, por exemplo. Depois ele anuncia
s nessa revista, e no na revista sobre esporte, vdeo games, etc. O Google
distribui o seu anncio para os sites que tenham a ver com o contedo dele.
A experincia do usurio na Rede de Display
A experincia do usurio na Rede de Display bem diferente da experincia
do usurio na Rede de Pesquisa. Na Rede de Pesquisa, o usurio est indicando
para gente o desejo dele ao buscar a palavra chave no endereo do Google, j na
Rede de Display o usurio l uma notcia, ou navega em qualquer site que seja
do interesse dele e ento que o anncio aparece como mgica para essa
pessoa que tem um desejo real por essa rea de produtos ou servios que voc
est divulgando.
Ter sempre em mente que ao criar a campanha, estaremos lidando com um
usurio que nem sempre tem a inteno de interagir com o anncio naquele

exato momento. A inteno aqui colocar o anncio certo, para a pessoa certa,
no momento certo, no lugar certo, quase como que um vidente, mas usando as
ferramentas de segmentao que o sistema do Adwords disponibiliza.
Formatos
A Rede de Display aceita anncios nos formatos de texto, imagens estticas
(jpeg ou vdeo), imagens animadas (flash e gif em at 30 seg) e vdeo. Existem
medidas para todo os tipos de anncio. Uma dica usar anncios de textos e
vrios tamanhos de banner no mesmo grupo para que o seu anncio possa ser
exibido em sites que aceitem o mesmo formato.
Quando criar uma campanha na Rede de Display, no deixe de criar banners
em formatos que so aceitos pelos dispositivos mobiles. Na Rede de Display,
podemos segmentar os anncios de mobile apenas pra determinados sistemas
operacionais, aparelhos ou operadoras. Isso muito til quando o seu produto ou
servio voltado s para casos determinados, como jogos pra Android, capinha
para aquele celular especfico e por a vai.
Segmentao
1. Segmentao Contextual/por Palavra-chave.
(Foco na pgina em que o anncio posicionado)
Voc faz uma lista de palavras-chave e o sistema do Google vai usa-la para
encontrar canais da Rede de Display que possuem aquelas palavras no contedo
e vai exibir o seu anncio ao lado do seu contedo. A forma de pensar em
palavras-chave na Rede de Display diferencia da Rede de Pesquisa, onde voc
coloca palavras-chave especficas para busca, como flores online. J na Rede
de Display, voc deve pensar em palavras relacionadas, como presentes, dia
dos namorados para mostrar o seu anncio sobre entrega de flores em sites que
falam sobre dia dos namorados ou sobre presentes.
2. Segmentao por Canais.
(Foco na pgina em que o anncio posicionado)
Ela permite que voc escolha diretamente em qual site/jogo/feed de notcias
da Rede de Display voc deseja mostrar os seus anncios. remendado que se
escolha pelo menos 10 tipos de canais para cada grupo de anncio, para poder
ter mais variedade e at porque se um deles no exibir o seu anncio por
qualquer motivo, voc d outras opes para o sistema do Adwords poder exibir
o seu anncio.
3. Segmentao por tpicos.
(Foco na pgina em que o anncio posicionado)
Toda vez que um site se afilia para se tornar parceiro da Rede de Display ele
categorizado em um tpico que tenha a ver com o tema do site, por exemplo um
site sobre Rock entra no tpico de msica, um site sobre raas de cachorro entra
no tpico animais de estimao. O anunciante escolhe os temas que se
relacionam com o seu anncio em uma lista com mais de mil tpicos e sub
tpicos. Uma vez escolhidos os tpicos, o Google mostra a pea para todos os
canais que falam sobre esse tema.

4. Segmentao por Interesse do Usurio.


(Foco no perfil do usurio)
Nela, o anunciante dever escolher um tema que ser o tema de interesse
dos usurios que quer atingir. Pelo histrico de navegao do internauta, o
Google entende qual o perfil de interesse. Se um usurio costuma nagevar por
sites de animais de estimao e afins, voc pode encontrar esse usurio mesmo
quando ele estiver navegando por sites de temas no relacionados. Como foi
falado, o que interessa aqui a categoria por interesse do usurio.
5. Segmentao por Remarketing.
(Foco no perfil do usurio)
Com essa segmentao voc mostra o anncio para quem j visitou o seu
site. Da at para ser mais especfico e mostrar o anncio s para quem chegou
at o carrinho de compra, pesquisou preo ou concluiu a compra, por exemplo.
Para usar essa segmentao, deve-se instalar o Cdigo de Remarketing
(cdigo HTML). Esse cdigo vai instalar um cookie no navegador do usurio para
que o sistema possa identificar que ele j visitou o seu site, com isso esse
usurio agora vai fazer parte de uma lista de Remarketing. Depois disso s
voc criar o anncio na Rede de Display e segmentar o anncio para lista de
remarketing, assim somente os usurios que fazem parte desse grupo vo ver
seus anncios tambm ao longo da navegao deles.
#ficaadica A combinao de tpicos e palavras-chave aumenta a voc aumenta
a eficincia da segmentao
Combinao de Segmentaes
Na rede de display possvel combinar mais de um tipo de segmentao na
mesma campanha, para escolher de forma ainda mais especfica para quem e
onde mostrar o anncio. Se usarmos na mesma campanha a segmentao por
canais e a segmentao por palavras chave, por exemplo, os anncios s sero
exibidos nos canais que foram escolhidos na segmentao de canais e nas
pginas desses canais que tenham as palavras chave que foram determinadas.
Excluses
Outra opo para quem no quer que seu anncio aparea em outros sites de
display, s usar as excluses. Da mesma forma que pode ser utilizado as
palavras negativas na Rede de Pesquisa, possvel usar as palavras chave
negativas na Rede de Display tambm. Elas vo impedir que o anncio seja
exibido em canais que tenham essas palavras ou tema. Por exemplo, se meu
anncio sobre games, poderia utilizar a palavra negativa vcio. Na Rede de
Display, a coisa ainda mais completa, sendo possvel negativar alm das
palavras, canais, tpicos, temas de interesse do usurio e lista de remarketing.
Grupos de Anncio
Na Rede de Display esse recurso tambm pode ser utilizado. s combinar
palavras chave e canais dentro de grupos dos respectivos anncios. Por exemplo:
Tnis. No adianta ter um grupo de anncio s de tnis em geral, voc pode ter
um grupo de anncio para usurios que apreciam tnis de corrida, nesse grupo
voc pode ter anncio com as fotos dos tnis de corrida mais populares e

escolher palavras chave como corrida, tnis de corrida, provas de corrida e


muito mais. Paralelo a esse grupo, o anunciante pode ter um outro grupo focado
em usurios que gostam de futebol, nesse ele teria anncios relacionados a
chuteira, meio e outros produtos relacionados. Podendo segmentar para sites
que falam sobre futebol, por palavras chave ou por canais. Enquanto o usurio
estiver navegando por esses sites, ele pode ser impactado por esses anncios
que falam de chuteira.
Pginas de Destino
Funciona da mesma maneira que na Rede de Pesquisa, o anunciante deve ter
a preocupao de levar o usurio a pgina de destino que verdadeiramente
corresponda com a expectativa que o anncio proporciona. Quem clica em um
anncio de chuteira, deve ser levado a uma pgina de chuteiras. Um jeito de
fazer isso criando uma URL de destino para cada palavra chave, mas cada caso
um caso e carece de avaliao individual.

3. ESTRUTURA
Estrutura das campanhas
As campanhas esto acima dos grupos de anncio. Ou seja, dentro da sua
conta do Adwords, o anunciante pode ter uma ou vrias campanhas e cada uma
dessas campanhas podem englobar vrios grupos de anncio. Essa fase no
envolve dinheiro algum, inclusive da para fazer simulaes at encontrar a
melhor forma de fazer a campanha funcionar.
Comparando a conta do Google Adwords a uma casa, as campanhas so os
cmodos e os grupos de anncio so como os armrios dentro de cada cmodo.
Cada campanha tem sua funo dentro da conta, assim como cada cmodo tem
a sua funo dentro da casa. E os armrios, assim como os grupos de anncio,
so usados para organizar cada um desses cmodos.
Pensando na loja de tnis, o primeiro objetivo seria melhorar o
reconhecimento do pblico em geral e o segundo aumentar a venda durante o
natal. O ideal nesse caso seria ter duas campanhas, uma institucional e uma
sazonal. Dentro da campanha institucional, poderia ter um grupo de anncios
com palavras chave relacionadas ao nome da minha loja e outro relacionado a
localizao da loja. Na campanha sazonal, poderia ter um grupo com palavras
chave relacionado a tnis de corrida e outro a tnis de basquete.
recomendado criar campanhas separadas para cada objetivo de marketing.
Uma sazonal, uma institucional, uma para promover o produto X e outra para
promover o produto Y. Tambm super recomendado ter campanha separada
para Rede de Pesquisa ou Rede de Display, ou pra diferentes regies ou idiomas.
sempre bom dividir as campanhas por temas, assim como s se guarda
coisas de banheiro no banheiro e coisas de quarto no quarto, voc vai agrupar o
anncio do tema X na campanha X e do tema Y na campanha Y.
Exemplo de utilizao
Antes de mais nada, necessrio saber quais so as metas que o anunciante
quer alcanar. Tenho uma verba de 3 mil reais por ms para investir em

Adwords, s que a minha loja s entrega no Rio e em So Paulo, ento o meu


objetivo anunciar somente nessas duas praas. Segunda coisa, tenho uma
verba extra de mil reais para fazer uma promoo de dia das mes com durao
de 10 dias, esse o meu segundo objetivo. E em terceiro, descobri um novo
pblico para a minha loja de flores que so executivos financeiros, o executivo
vem de viagem, compra flores para agradar os clientes e vai embora, ento eu
tenho que utilizar anncios em ingls para atingir esse cara. Ento, para alcanar
esses objetivos eu tenho que fazer mais de uma campanha, mas quantas? E
quais campanhas seriam essas?
Para o primeiro ponto (vender flores para RJ e SP), eu poderia criar uma
campanha nica segmentada para o Rio de Janeiro e para So Paulo ao mesmo
tempo, ou duas campanhas separadas, uma focada s no Rio e outra em So
Paulo. No primeiro caso, a verba de 3 mil reais seria aplicada na campanha,
aquele local que tivesse mais buscas iria acabar gerando mais cliques e
consumindo mais do oramento, assim a verba seria usada de maneira orgnica.
A cidade com mais buscas consumiria mais do meu oramento comum. J no
segundo caso, dividindo a campanhas em duas eu teria investimentos especficos
para cada uma. Eu poderia definir, por exemplo, que a campanha de So Paulo
teria o oramento de R$ 1.500 e a do Rio tambm, assim, independentemente da
quantidade de buscas em cada cidade, eu teria certeza que o oramento seria
divido no meio certinho.
Para a campanha do dia das mes, poderamos ter uma campanha sazonal.
Essa campanha teria palavra chave como dia das mes, presente de dia das
mes e os anncios falariam sobre a promoo do nosso site para essa data.
Alm disso, o meu oramento extra de R$ 1.000 seria todo aplicado nessa
campanha, garantindo assim o meu investimento no lugar certo. Eu crio a
campanha e ela pode ficar ativa os dez dias que antecedem o dia das mes, e
quando chegar no dia eu pauso a campanha e posso reutiliza-la no ano que vem,
no necessrio criar tudo de novo do zero.
No terceiro objetivo, que atingir o estrangeiro, como eu no tenho verba
para isso e nem conheo esse target, o jeito investir s um pouquinho neles. Eu
poderia ter essa campanha contendo palavras chave e anncios em ingls. Alm
de ser segmentada apenas para falantes de ingls, assim garantiramos que esse
anncio s apareceria para quem entende. O idioma definido nas campanhas e
no no grupo de anncio.
Para resumir, podemos ter o seguinte cenrio:
1. Uma campanha segmentada para falantes em portugus no Rio e So
Paulo com trs mil reais de oramento.
2. Uma campanha em portugus para Rio e So Paulo no dia das mes com
mil reais de verba.
3. Uma campanha segmentada em ingls, tambm para Rio e So Paulo, mas
com o oramento baixo de uns cem reais por exemplo.
Dessa maneira, resolveramos os nossos objetivos iniciais com apenas trs
campanhas.
Sequncia de estruturao da campanha
O processo de criao de uma campanha passa por trs etapas:

1. Criao da Campanha.
2. Primeiro Grupo de Anncios
3. Lista de Palavras-Chave e Anncios
A sequncia de estruturao da campanha da a opo de
configuraes, mas s cinco delas so obrigatrias no primeiro momento:

vrias

1. Nome da Campanha (no influncia na campanha)


2. Tipo de Rede (Pesquisa ou Display)
3. Lance e Oramento (Lance o valor mximo do oramento e Oramento
o valor mximo do que voc quer gastar por dia)
4. Local (Estado de atuao do anunciante)
5. Idioma (Segmentao da campanha pelo idioma falado)
MCCs (Minha Central de Clientes)
uma espc.ie de conta guarda-chuva utilizada para a gerenciar vrias
contas do Adwords, muito utilizada por agncias que tenham muitos clientes.
Elas usam a MCC para gerenciar todas as contas com o mesmo login e a mesma
senha. E ainda da para checar no Painel de Controle o resumo de todas as contas
associadas. timo para ganhar tempo.
Digamos que uma agncia tenha as contas de trs grandes anunciantes, um
que trabalha com e-commerce, outro do setor de servios e o terceiro do setor
industrial. Se um dos anunciantes quiser sair da sua agncia, basta desconectar
da sua MCC essa empresa que est saindo. Se quiser incluir outro cliente, s
conectar a conta dele na sua MCC. Os donos das contas individuais podem logar
normalmente mesmo depois que elas forem vinculadas a alguma MCC.

4. LEILO
Ecosistema Tudo e todo se relacionam na vida e no mundo digital. Com base
nesse cruzamento de informaes inerentes ao anncio como palavras chave,
ndice de qualidade e oramento que o seu anuncio vai aparecer ou no na busca
paga. uma competio bem acirrada.
Toda vez que o usurio faz uma pesquisa no Google e a pgina de resultados
exibida, acontece um leilo. No leilo tradicional, algo oferecido a quem der o
maior lance. No Adwords parecido, s que no necessariamente vence o lance
mais alto, o valor do lance s um dos fatores.
O leilo do Adwords existe para atender os interesses de trs players:
anunciantes, usurio e Google. O anunciante procura mostrar anncios
relevantes para o usurio para que ele clique no anncio, o usurio procura ver
anncios relevantes e no perder tempo e pacincia com qualquer besteira e o
Google faz tudo isso para criar uma boa experincia tanto para o anunciante
quanto para o usurio. Como milhes de pesquisas so feitas por dias, milhes
de leiles tambm so realizados. Se um usurio faz uma pesquisa e depois que
v a pgina de resultados e clica em atualizar, so realizados dois leiles e os
resultados podem ser diferentes.
Assim como o page rank est para busca orgnica, o leilo est para a busca
paga. Isso quer dizer que a relevncia fundamental aqui.

Conceitos bsicos
O principal medidor de relevncia do leilo do Adwords o ndice de
Qualidade. Ele nada mais do que uma nota que vai de 1 a 10 determinada pelo
Google, quanto mais alto o ndice, melhor. Mas no tem nada a ver com nada
arbitrrio, para definir o ndice o Google leva em considerao fatores como o
CTR, relevncia e pgina de destino.
CTR Relevncia Pgina de Destino
O mais importante deles o CTR, que a taxa de cliques por cada palavra
chave, palavras com boas taxas de cliques costumam ter bons ndices de
qualidade, afinal, se um anncio muito clicado, deve ter usado boas palavras
chave. Esse feedback dos usurios um elemento chave na tomada de deciso
do sistema do Google.
Depois do CTR, o segundo fator mais importante no ndice de Qualidade a
Relevncia. O Google determina a relevncia pela linguagem e o contexto de
uma busca, verificando o quanto ela se relaciona com as palavras chave.
O terceiro componente dos fatores determinantes do ndice de Qualidade a
qualidade da Pgina de Destino, o anncio s vai ser relevante para o usurio se
essa pgina trouxer a informao que ele est procurando. Alm disso ela deve
ser carregada facilmente, no ter pop-ups e ser transparente com a natureza do
seu negcio.
O ndice de Qualidade mutvel, ele calculado toda vez que uma busca
feita. A mesma palavra chave pode ter ndices diferentes em contas de
anunciantes diferentes. Isso porque so vrios os fatores que o Google leva em
considerao na hora de definir o ndice. Isso depende de como a conta do
anunciante foi estruturada, dos grupos de anncios e das pginas de destino.
CPC: Custo por Clique
1. CPC Mximo
O CPC Mximo tambm chamado de Lance de CPC e voc que diz pro
Google qual o valor mximo que voc est disposto a pagar por clique.
2. CPC Real
Toda vez que uma busca acontece, o Google faz um leilo e disponibiliza um
valor real, que aquele que voc realmente vai pagar por clique. Ele varia a cada
busca.
3. CPC Mdio
Suponhamos que o seu anncio receba 2 cliques, um no valor de R$ 0,40 e
outro no valor de R$ 0,80, o CPC Mdio do seu anncio ento vai ser de R$ 0,60.
O Leilo
Suponhamos que a poca de frias est chegando e voc tem um cliente que
uma pousada em Trancoso e esse cliente quer aproveitar o perodo de alta
temporada para dar um gs na divulgao de pacotes na rede de pesquisa do
Google. Vocs criam a campanha com todos os detalhes e ativam os anncios,

mas a m notcia que vocs no esto sozinhos. Anunciantes concorrentes


tambm vo querer o mesmo espao que vocs.
O leilo usado para definir que anncios sero exibidos na busca, em que
ordem e quanto ser pago por clique (CPC Real). Nesse processo de pesquisa, o
sistema encontra todos os anncios de diferentes anunciantes com palavras
chave que correspondem de forma suficiente a frase pousada em Trancoso. Por
serem muitos, necessria uma reduo do nmero de anncios, quando o
sistema elimina anncios no classificados, como pousadas em outro pas ou at
mesmo anncios que tenham sido reprovados. S existem 11 espaos para
anncios na pgina de pesquisa (3 superiores e 8 laterais), tendo mais anncios
do que espao, o sistema do Google faz uma nova reduo de nmero de
anncios, e s vai exibir os anncios que se classificaram para a primeira
pgina. a ordenao dos anncios ou posicionamento que vai aparecer na
exibio dos resultados.
Os anncios que sobreviveram a filtragem, so posicionados de acordo com a
combinao de valor do lance x ndice de qualidade da palavra. O Google exibe
os links patrocinados de acordo com essa ordenao, a ideia que o anncio
aparea entre as primeiras opes de acordo com a palavra chave que o usurio
digitou.
Lance de CPC
O lance valor mximo que voc est disposto a pagar por cada clique.
Vamos imaginar que quatro anunciantes esto disputando pelas trs primeiras
posies de anncio no topo da pgina. Todos querem aparecer, mas cada um
tem um valor de lance diferente.
Nesse contexto, os anncios so coordenados de acordo com esses valores,
do mais alto para o mais baixo. Como o leilo gira em torno de cliques, o
anunciante s paga quando recebe um clique. O anunciante no paga o lance
que ele deu, e sim o lance seguinte. E dessa forma que se entra na competio.

ANUNCIANTE
Homem
Ferro
Batman

de

Super-Homem
Homem
Aranha

LANC
E
R$
4,00
R$
3,00
R$
2,00
R$
1,00

VALOR
PAGO
R$ 3,00
R$ 2,00
R$ 1,00

Para o Google, mais importante mostrar um anncio que seja relevante para
o usurio do que o anncio que deu o lance mais alto. Afinal, a qualidade do que
aparece no resultado de busca, pago ou no, a alma do negcio aqui. Quando o
sistema multiplica o lance pelo ndice de qualidade, chega ao AdRank (lance x
ndice de qualidade = AdRank), que uma forma bastante eficiente de medir a
relevncia dos anncios. Por isso, quanto mais alto estiver o AdRank, melhor

estar posicionado no leilo o anncio. O anncio com o AdRank mais alto, fica
na primeira posio.
Pegando o exemplo anterior dos quatro heroicos anunciantes, cada um com
seu lance e cada palavra chave tem ndices de qualidade diferentes. Assim, para
se chegar ao AdRank s multiplicar o lance pelo .Q. E quanto maior o
resultado, melhor o posicionamento.
ANUNCIANTE

LANCE

Homem
de
R$
Ferro
Batman
R$
Super-Homem
R$
Homem Aranha
R$
LANCE

4,00
3,00
2,00
1,00
x I.Q. =

I.Q.

AD RANK

3
9
6
12
10
10
ADRANK

POSI
O
#4
#3
#1
#2

Vamos dizer que todos eles deram o lance de R$ 2,00 e anunciaram para as
palavras chave estou em apuros. E o anunciante Homem de Ferro no conhece
o Google Adwords muito bem e o ndice de qualidade 2 na conta dele. O Batman,
levou o usurio para uma pgina de destino ruim, ou seja, ndice de qualidade 3.
J o Super-Homem, com uma campanha caprichada, consegue o ndice de
qualidade 9. O Homem- Aranha comete alguns erros e fica com ndice de
qualidade 5. Multiplicando o lance pelo ndice de qualidade, temos as seguintes
posies:
ANUNCIANTE

LANCE

Super-Homem
R$
Homem Aranha
R$
Batman
R$
Homem
de
R$
Ferro
LANCE

2,00
2,00
2,00
2,00

X
I.Q.
9
5
3
2

= AD
RANK
18
10
6
4

POSI
O
#1
#2
#3
#4

x I.Q. = ADRANK

Para calcular o CPC Real, s dividir o AdRank do segundo colocado pelo


ndice de qualidade do primeiro e assim por diante (Preo = AdRank / .Q).
Seguindo o exemplo, vamos calcular o preo do Super Homem, que o primeiro
colocado, pegando o AdRank do Homem Aranha que o segundo colocado e
dividindo pelo ndice de qualidade do Super Homem (Ad Rank H.A. 10/. Q. S.H. =
R$ 1,10).
O AdRank no divulgando, nem os dados de lance e o ndice de qualidade
dos concorrentes, com isso, no d para se basear nos dados dos outros
participantes, logo o leilo do Adwords um leilo s cegas.
Posicionamento
O ndice de qualidade e o lance de CPC, so os dois fatores que influenciam
diretamente a posio do anncio e o preo diretamente pago por clique. Ento,
se o anunciante quiser melhorar a sua posio vai ter que superar os seus
concorrentes com uma melhor qualidade, melhores valores de lance ou uma
mistura dos dois. Na hora de criar a campanha, voc tem a opo de definir a
campanha com lances manuais ou lances automticos.

1. Lances manuais
Nos lances manuais, o voc anunciante define o lance nos nveis do grupo de
anuncio ou no nvel da palavra chave e toda vez que um leilo acontecer, voc
participa com o lance que foi definido.
2. Lances Automticos
J nos lances automticos, voc deixa o sistema do Adwords dar os lances por
voc de acordo com a concorrncia do momento, com o objetivo de aumentar as
suas taxas de cliques. Ele vai dar lances mais altos quando a concorrncia for
mais baixa e lances mais baixos quando a concorrncia for mais baixa.
Oramento Dirio
Depois de definir o valor do lance, voc deve definir o valor mximo que voc
est disposto a investir por dia na campanha do Adwords. J vimos que seu custo
por clique real varia a cada leilo, isso quer dizer que voc acumula gastos a
cada clique que o seu anuncio recebe at alcanar o valor do oramento dirio.
Nesse momento o sistema do Adwords para de exibir os seus anncios e s volta
no dia seguinte. Assim, um oramento baixo influencia diretamente na
quantidade de vezes que um anncio exibido.
O oramento no influencia na posio do anncio e nem no valor do clique,
s na quantidade de exibies. O Google permite que voc acumule at 20% a
mais ou a menos do seu oramento dirio. Por exemplo, se eu determinei que o
meu oramento dirio de R$ 100 e em um determinado dia o Google percebe
uma quantidade maior de buscas pelo meu assunto, ele deixe que eu mostre o
meu anncio em at R$ 120, 00 em cliques e compensa isso um outro dia
quando as buscas no estiverem to fortes. Esse super fornecimento ajuda a
compensar os dias de vacas magras, quando o trfego est baixo e os anncios
no tem muita exposio.
Mtodo de Entrega
O anuncio pode no aparecer por voc no participar de todos os leiles, eles
sempre acontecem mas nem todos os anunciantes participam deles. O Mtodo
de Entrega, a questo aqui a forma que o sistema vai entregar os seus
anncios, ou seja, qual vai ser a frequncia que os seus anncios sero includos
nos leiles. Existem duas maneiras:

1. Mtodo de Entrega Padro


Como o nome j diz, a maneira padro do mtodo de entrega, todas as
campanhas so automaticamente configuradas com essa opo. Se voc tem um
oramento dirio abaixo do recomendado, o Google percebe isso e passa a no
incluir o seu anncio em todos os leiles, evitando assim que o seu oramento
seja esgotado muito rapidamente. Ele tenta espaar a exibio ao longo do dia
para que o seu oramento dirio dure mais tempo.
2. Mtodo de Entrega Acelerado

Quando voc escolhe esse mtodo, voc diz para o sistema que quer incluir o
seu anncio em todos os leiles que contenham aquelas palavras chave. Ou seja,
ele tenta acelerar aquele anncio. Toda vez que a busca da sua palavra chave
por feita, seu anncio vai participar do leilo. Mas deve tomar cuidado, toda vez
que seleciona essa opo voc pode esgotar o seu oramento dirio muito
rapidamente. Por isso, o mtodo de entrega acelerado utilizado normalmente
com campanhas que tenham o oramento dirio muito alto que precisa ser gasto
em um curto espao de tempo.
Impression Share (Parcela de impresses)
O nmero de impresses do anncio dividido pela quantidade de impresses
que o anunciante estava qualificado para receber. Com esse dado voc tem como
saber se a campanha foi bem-sucedida ou no.
a cobertura das buscas das minhas palavras chave em porcentagem. O
sistema estima o total de impresses que o meu anncio poderia receber, v o
quanto ele realmente teve de impresses faz essa porcentagem. O sistema se
baseia nas suas configuraes de segmentao e idioma, nos status de
aprovao, nos lances e no ndice de qualidade das palavras chave atuais, e
tambm no volume de buscas pelas suas palavras chave. Depois ele compara
esse total com a quantidade de impresses que o seu anncio de fato teve.
Por exemplo, vamos supor que estamos anunciando para todo o estado de
So Paulo: pousadas em Trancoso, hospedagem em Trancoso e reserva de
pousada em Trancoso. O google calcula que vo ser feitas 1.000 buscas no
estado de So Paulo por essas palavras chave, s que por causa do meu
oramento ou por causa da classificao do meu anncio, eu acabo ficando fora
de vrias dessas buscas. No final dia eu tive 500 impresses, isso significa que a
minha parcela de impresso foi de 50%, ou seja, consegui exibir o meu anncio
na metade do total possvel.
ESTIMATIVA: 1.000
IMPRESSES: 500
CLCULO: 500 X 100 /
1.000
PARCELA
DE
IMPRESSES: 50%
Isso quer dizer que com a parcela de impresso a gente pode ter uma boa
ideia do tamanho do nosso sucesso na Rede de Pesquisa ou na Rede de Display.
Para isso, basta analisar a parcela de impresses do seu anncio nas respectivas
colunas dos relatrios da conta.
Coluna 1 Parcela de impresses da Rede de Pesquisa ou Display: Da para ver
o percentual de cobertura que a sua campanha alcanou em cada tipo de rede.
Coluna 2 Parcela de impresses perdidas por oramento: Quando o seu
oramento dirio muito baixo e alcanado rapidamente, voc pode perder
impresses por causa disso. Se voc tiver uma alta porcentagem de perda de
impresses por oramento, vai ter que aumentar o oramento dirio.
Coluna 3 Parcela de impresses perdidas por classificao: Quando o seu
anncio fica com uma baixa classificao no leilo seja por um ndice de

qualidade ruim ou um lance de CPC baixo. Se voc tiver uma alta porcentagem
de perda de impresses por classificao vai ter que melhorar o seu ndice de
qualidade ou lance de CPC.
Leilo na Rede de Display
Na Rede de Display acontece o leilo, mas como o usurio no faz uma busca,
esse leilo acontece cada vez que uma pgina da Rede de Display carregada.
Cada pgina da Rede de Display pode ter at 3 blocos de anncio, para cada um
desses blocos um leilo diferente acontece. Todos os anunciantes que
segmentaram a sua campanha para aquela pgina, vo competir para aparecer
nos blocos de anncio.
Aqui, a primeira etapa de reduo de anncio elimina todos os anncios que
no se encaixam no formato do slot e ento depois o leilo acontece de uma
forma muito parecida com o leilo da busca, ou seja, uma combinao de ndice
de qualidade e lance vai definir o AdRank e consequentemente a ordem dos
anncios dentro daquele bloco de anncios. Existem blocos de anncios grandes
o suficiente para exibir vrios anncios, outro s vai exibir um anncio por vez,
nesse caso s o primeiro colocado do leilo vai aparecer.

5. OTIMIZAO
O que ?
Depois de colocar a sua campanha no ar e ganhar os seus cliques e
impresses, voc vai ter que analisar o desempenho deles para poder fazer os
ajustes necessrios e melhorar a performance. Esse ato de alterar as campanhas,
os anncios e as palavras chave para que eles fiquem mais eficazes se chama
otimizao. Ela no tem um perodo pr-determinado para acontecer, mas toda
campanha deve ser otimizada. Para a otimizao, seguimos as trs etapas:
1. Analisar as mtricas
Mtricas so os dados de desempenho da sua conta, campanha ou grupo de
anncios. Elas funcionam como indicadores que mostram o que est indo bem e
o que precisa ser ajustado. Esses dados ficam disponveis na sua conta do
AdWords em diferentes nveis, dependendo do que voc precisa analisar.
2. Definir objetivos de melhoria
Com base na anlise de mtricas que conseguimos definir os objetivos de
melhoria que sero alcanados. Eles podem ser definidos como diminuir o CPC
Mdio da campanha, ou baixar o CPA da campanha, coisas desse tipo.
3. Fazer alteraes necessrias
Por ltimo, a gente pensa em uma sequncia para fazer as alteraes
necessrias afim de tornar realidade a esses objetivos. Assim fica mais fcil ter
sucesso e evitar a queda de qualidade ao longo do tempo.

O Processo de Otimizao
1. Analisar as mtricas
A anlise de mtricas quer dizer estudar os dados mais importantes sobre a
sua atuao em publicidade na rede digital. Afinal, as mtricas te ajudam a fazer
uma gesto mais eficaz dos links patrocinados. As principais so: Nmero de
impresses e cliques, CTR (taxa de cliques), posicionamento mdio, CPC mdio
(custo por clique). Elas vo ajudar a identificar as campanhas, os grupos de
anncio e as palavras chave com baixo desempenho. Para ir alm, instale o
acompanhamento de converses para identificar as campanhas que esto
gerando mais converses, assim fica mais fcil identificar o ROI, que o retorno
sobre investimento.

ROI Retorn on investiment

Ele a razo entre os lucros lquidos e os custos. Por exemplo, se eu gerar


uma receita de R$ 1.200 depois de ter investido R$ 1.000, meu lucro vai ser de
R$ 200, o que resulta um ROI de 20%.
R$ 1.200 R$ 1.000 = R$ 200 (lucro lquido) / R$ 1.000
(custos/investimentos) = R$ 20%
Para ficar ainda mais fcil, vamos supor que eu investi R$ 1.000 em Adwords
esse ms, medindo as minhas converses, eu consegui vender o equivalente a
R$ 5.000 em produtos, tendo o lucro de R$4.000. Podemos concluir que a cada
R$ 1,00 investido, eu consegui R$ 4,00 de retorno, ou seja, o meu ROI foi de R$
4,00.
O ROI pode ser medido pela ferramenta Acompanhamento de Converses,
disponibilizada pelo Adwords para que voc possa medir as aes importantes
dos usurios no seu site depois de interagirem com um dos seus anncios. Se
voc quer medir, por exemplo, a quantidade de pessoas que realizaram uma
compra no seu site, voc deve instalar o cdigo HTML na pgina de obrigado
pela sua compra, assim toda vez que essa pgina for carregada voc vai ter
certeza que a pessoa fez uma compra, s ento uma converso vai ser
contabilizada na sua conta do Adwords.

Tipos de Lance

1. CPC (custo por clique)


2. CPM (custo por mil impresses)
Se voc escolher o CPM para a sua campanha, significa que voc vai pagar
cada vez que o seu anncio for exibido e no pelos cliques que ele venha a
receber. Voc define o valor mximo que est disposto a pagar a cada mil
impresses. A opo de CPM s est disponvel para Rede de Display.
3. CPA (custo por aquisio tambm chamado de custo por converso)
De uma forma geral, o valor do CPA calculado a partir da diviso do valor
investido no Adwords pelo nmero de converses.
R$ 300 (investimento) > 10
converses
CPA = 300/10

CPA = R$ 30,00
No se paga por converso, o CPA pode ser usado como um tipo de lance. Se
voc anda gastando muito para conseguir uma converso e precisa reduzir esse
investimento, poderia dar para o Google a meta de reduzir o CPA, mas voc
continua pagando por clique. Isso chamado de otimizador de converses. Essa
opo s est disponvel para quem tem a ferramenta de Acompanhamento de
Converses instalada, e no mnimo 15 converses nos ltimos 30 dias.
Ao ativar essa opo na campanha, o sistema do Adwords vai dar lances de
CPC de forma automtica, com o objetivo de alcanar o CPA desejado pelo
anunciante. Ento o anunciante no d um lance de CPA, mas sim um CPA ideal.
Os lances continuam sendo definidos por CPC.
A maioria dos iniciantes no Adwords optam pela opo de CPC, assim quantos
mais cliques os seus anncios recebem, mais custo o anunciante acumula.
2. Definio dos objetivos
Esses objetivos no so mais aqueles gerais que a campanha quer atingir,
como aumentar as vendas e o reconhecimento da marca. Mas sim aos objetivos
diretamente relacionados ao desempenho da campanha. Por exemplo, aumentar
o CTR de uma campanha que est recebendo muitas impresses e poucos
cliques. Melhorar o texto dos anncios, alterar os lances, mudar a segmentao
escolhida anteriormente ou diminuir o CPC.
Podemos perceber que a nossa campanha est recebendo muitos cliques,
mas eles esto bem caros. Isso pede uma otimizao para diminuir o CPC. Sem
alterar os lances de CPC, pois isso pode causar um impacto negativo sobre o
posicionamento dos anncios. Antes de mexer no lance do CPC das suas
palavras, voc precisa se certificar que os ndices de qualidades das palavras
chave da sua lista esto bons. Se eles no estiverem, deve-se otimizar a lista de
palavras chave.
Numa outra hiptese, pode ser que uma campanha esteja tendo muitos
cliques, boa CTR e bom CPC mas no esteja gerando muitas converses. Temos
ento que pensar em uma estratgia para aumentar os nveis de converses.
Caso sua campanha tenha muitos cliques, boa CTR e bom CPC, por que
ela no gera muitas converses?
A) Porque o site no est facilitando a converso.
B) Porque seu preo est muito alto
C) Porque sua campanha est trazendo um pblico pouco qualificado
para o site
D) Nenhuma das opes
Para chegar a uma resposta, voc deve analisar as possibilidades. As trs
primeiras opes so as mais provveis, pode ser um problema no site, preo,
pblico pouco qualificado ou outro motivo qualquer.
3. Fazer as alteraes necessrias.
Depois de analisar as mtricas e definir os objetivos, voc vai poder escolher
a melhor estratgia de otimizao para a situao que vier a encontrar. Depois

de fazer toda a anlise e definir os objetivos fica fcil fazer as alteraes


necessrias na sua conta.
As alteraes mais comuns so: incluir ou excluir palavras-chave, incluir
palavras-chave negativas, mudar valores de lance de CPC, mudar oramento
dirio, reestruturar a campanha. Seja criando novos grupos de anncios da sua
campanha, dividindo um grupo em vrios mais especficos ou criando novas
campanhas.
A maneira mais rpida de aumentar a CTR de uma campanha enriquecer a
lista de palavras negativas. As negativas so fundamentais para melhorar a CTR
de qualquer campanha.
3. Ferramentas
Para facilitar todas as etapas de otimizao, podemos utilizar alguns relatrios
e ferramentas que o Google disponibiliza.

Histrico de Alteraes da Conta

Ele mostra todas as alteraes que foram feitas na conta, como alteraes de
oramento, CPC, palavras novas, campanhas e por a vai. Ela exibe quem fez a
alterao por e-mail de login e o horrio exato da alterao.

Diagnstico de Visualizao de Anncios

possvel fazer uma busca no Google pelas suas palavras chave e verificar
como o seu anncio seria exibido em uma pgina de pesquisa, mas sem
acumular impresses e cliques. Isso timo, porque acumular impresses sem
necessidade diminui a CTR da conta, o que pode impactar negativamente o
ndice de qualidade.
bom fazer login antes de usar essa ferramenta, assim o Google pode ajudar
no diagnstico do motivo pelo qual o seu anncio no est aparecendo nos
resultados. Vocs vo saber o motivo disso e receber instrues do que fazer
para melhorar a visibilidade do anncio.

Guia ou Aba de Oportunidades

Fica disponvel dentro da sua conta e traz ideias de palavras chave, lance e
oramento de forma automatizada e personalizada. As sugestes que aparecem
so diferentes para cada usurio.

Planejador de Palvras-Chave

Ele permite que o sistema oferea palavras-chave para adicionar a conta com
base nas palavras que vocs digitam nela. Alm disso se vocs colocarem a URL
dos seus sites vo receber sugestes baseadas no contedo do seu site. uma
ferramenta muito til porque a partir da pesquisa vocs podem ver estatstica a
partir de cada palavra chave. O resultado aparece em colunas que mostram qual
a concorrncia, que o volume de anunciantes que do lance em cada palavra
chave, o volume de pesquisas globais mensais (12 meses), as pesquisas locais
legais (limitadas aos pases e idiomas definidos). Com esses dados possvel
prever melhor quantos cliques voc deve receber por dia. Essas estimativas se
baseiam, em parte no seu lance de CPC e nas opes de segmentao. Estimar

trfego s funcionam para anncios segmentados por palavras chave, no para


os que usam segmentao por canal e que usam lance de CPM.

Ajuste de Lance

Ajuste de Lance para Dispositivos


Se o Homem Aranha, que naquele exemplo tinha definido o lance padro
como R$ 1,00 achasse essencial ficar bem posicionado, de preferncia no
primeiro lugar, ele poderia ajustar o lance. Se a inteno dele fosse ficar em
primeiro sempre que a busca acontecesse no celular, ele s teria que usar o
ajuste de lance para dispositivos mveis, ali ele poderia aumentar por exemplo,
20% em cima do valor. A partir da o lance padro continuaria R$ 1,00 e quando
fosse uma busca por celular seria R$ 1,20.
Ajuste de Lance para Locais
Definir cidades, estados ou pases e ajustar os lances de acordo com as reas
escolhidas.
Ajuste de Lance por Programao de Anncios.
Possibilidade de aumentar ou diminuir os lances de acordo com os dias da
semana ou at mesmo horrios do dia.

Display Planner

Ela serve para dar ideias de campanhas para a nossa Rede de Display. Ela
bem til para quando a gente vai comear uma campanha e no conhece os
canais possveis para ela.

Relatrio de Termos de Pesquisa

Ele um dos mais importantes para nos ajudar a ter ideia de novas palavras e
ideias de palavras chave negativas. Quando a colocamos a palavra chave com
correspondncia ampla, o Google pode mostrar o meu anncio para palavras
chave similares. Esse relatrio vai me mostrar exatamente isso, quais foram as
variaes de palavras chave que acionaram o meu anncio.
Vamos supor que eu coloquei as palavras chave trufas de chocolate na
minha campanha, e que o usurio que busca por receita de trufas de chocolate
viu o meu anncio e clicou, vai aparecer no meu relatrio uma converso para
trufas de chocolate. Como eu vendo trufas e no disponibilizo receitas no meu
site, eu posso utilizar a palavra - receitas como negativa. Assim daqui pra
frente eu no gasto mais dinheiro com cliques de pessoas interessadas em
receitas.

Relatrio de Canais

S existe para rede de Display. Recebemos um relatrio com todos os canais


que exibiram o nosso anncio. possvel entender o desempenho do meu
anncio dentro de sites da rede de display.
Imagine que voc usou a segmentao contextual na sua campanha de
Display, ou seja, palavras chave. O Google vai escolher para voc em quais
canais da rede de Display ele vai mostrar os anncios de forma automtica
baseado nessas palavras chave. S que voc no sabe que canais so esses at

que a impresso do anncio realmente acontea. Esse relatrio vai te fornecer


exatamente isso, todos os canais que exibiram o seu anncio, o nmero de vezes
que o anncio foi exibido em cada canal, os cliques, a CTR e todas as outras
mtricas que voc julgar importante.
Nesse relatrio voc vai ver canais automticos e gerenciais ou manuais.
Canais automticos so aqueles escolhidos automaticamente e os gerenciais so
aqueles que voc escolhe atravs da segmentao de canais.
Truque de segmentao
Na Rede de Display possvel combinar mais de um tipo de segmentao,
como canais e palavras chave. Imagine que eu crio uma campanha de Display e
escolho os canais Youtube e Gmail, a eu combino eles com as palavras chave,
futebol, campeonato brasileiro e times de futebol. O meu anncio s vai
aparecer no Youtube e no Gmail quando o tema da pgina estiver relacionado a
essas palavras chave.

Você também pode gostar