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15 termos essenciais
para investir em startups
Confira os 15 termos que todo investidor em startups
precisa conhecer
Invista em startups online pela
A EqSeed é uma plataforma de investimento em startups online.

Pela EqSeed, você pode construir seu portfólio de startups, 100% online, investindo
em ótimas startups e empresas em expansão, pré-selecionadas pela equipe
EqSeed.

As empresas que abrem rodada na EqSeed são inovadoras e disruptivas, com


modelos escaláveis, operando dentro de mercados enormes, com potencial de
crescimento acelerado.

Investimentos em startups são um produto financeiro novo do mercado e vêm


atraindo cada vez mais investidores que querem atingir retornos acima da média.

Isso porque por meio de uma carteira diversificada de startups, é possível que você
atinja retornos potenciais extremamente significativos.

Para mais conteúdos sobre diversos temas como o mercado de investimentos em


startups online (equity crowdfunding) e estratégias para construir um portfólio de
sucesso, acesse o blog da EqSeed.

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Construa seu portfólio de startups
Existem alguns termos frequentes no mercado de investimentos em startups que
você, como investidor, irá se deparar enquanto constrói seu portfólio.

Para que você invista de maneira sensata, é importante que entenda esses termos.
Aqui, explicaremos 15 termos essenciais, para que você invista em startups com
maior domínio e expertise.

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15 termos essenciais para investir em startups
Clique em quaisquer uns dos links abaixo para acessar um termo específico:

1. Escalabilidade
2. Minimum Viable Product (MVP)
3. Pivot
4. Bootstrap
5. Burn rate
6. Runway
7. Breakeven
8. Churn rate
9. Valuation
10. Nota conversível em ações
11. Priced round
12. Direito de preferência
13. Tag along
14. Exit
15. Múltiplos de valor investido

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1. Escalabilidade
Escalabilidade é um dos critérios utilizados no processo de seleção da EqSeed. Essa característica determina que uma startup cresça de forma acelerada sem
precisar aumentar seus custos na mesma proporção. Assim, para ser interessante para os investidores, uma startup precisa ser escalável.

Muitas vezes, a escalabilidade nesses casos, se dá pelo fato das startups serem empresas tecnológicas. Isto é, com um operacional enxuto.

Vejamos um exemplo:

O Airbnb é hoje, a maior rede de hospedagem do mundo. Isso, sem possuir Agora, vamos comparar o Airbnb com a Hilton Worldwide, uma das
nenhum quarto e nunca ter construído um único hotel. maiores companhias de hotéis do mundo. O market cap (valor
de mercado total) da Hilton, que existe há aproximadamente 100
O modelo de negócio do Airbnb é um marketplace, que é altamente escalável. anos, é de U$24 bilhões.
Não é à toa que o Airbnb concluiu sua última rodada de investimento em 2017,
com um valuation de U$38 bilhões.

FONTES: VALUATION AIRBNB, MARKET CAP HILTON


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O que explica o fato do Airbnb, fundado em agosto de 2008, ou
seja, uma empresa com dez anos de idade, conseguir crescer
com um valor de bilhões de dólares a mais do que uma
companhia já consolidada e listada entre as gigantes do setor?

A resposta é escalabilidade. Esse é o grau de crescimento


possível com empresas com modelos escaláveis. De U$0 para
U$31 bilhões em menos de dez anos.

U$ 0 U$ 31 bilhões
Para que uma startup seja aprovada no processo de seleção da
EqSeed, seu modelo de negócio precisa apresentar escalabilidade.
em menos de dez anos

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2. Minimum Viable Product (MVP)

Minimum Viable Product (MVP), ou mínimo produto viável, é a Possuir um MVP e uma prova de conceito é sinal de que a
versão simplificada de um produto, que já pode ser inserida startup já ultrapassou a etapa de ideia e já apresenta,
no mercado e utilizada pelo cliente. Toda startup precisa concretamente, um produto ou serviço desejado por um
passar pelo processo de desenvolver um produto mínimo público.
durante seu curso de crescimento. É um marco importante.
Ter o conhecimento disso reduz o risco para o investidor e deixa ele mais confiante
Também importante é a prova de conceito. Neste momento, que a empresa irá conseguir tracionar e escalar.
a viabilidade do negócio precisa ser demonstrada. Muitas
vezes essa prova é feita pela análise do faturamento. Ter um MVP é um pré-requisito mínimo das startups que participam do processo
de seleção da EqSeed.

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3. Pivot
Pivot é o momento em que uma
empresa decide mudar algo - seu
modelo de negócios, produto ou serviço,
etc. - mas sem mudar absolutamente tudo
sobre o negócio.

O termo é inspirado na manobra feita por


jogadores de basquete: o jogador deixa
uma perna fixa e gira rapidamente em
torno dessa, explorando outras direções e
possibilidades de ataque com a perna livre.

Ou seja, o jogador muda a direção de


ataque, sem deixar sua base e a posição
vantajosa que já conquistou.

Essa analogia é apta para explicar o que


pode acontecer com uma startup.

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Startups de sucesso trabalham arduamente para criar o MVP, ganhar
tração, expandir e conquistar um nicho significativo no mercado. No
entanto, nenhuma startup tem a ‘resposta perfeitamente completa’
para o problema mirado a partir do primeiro dia.
A americana PayPal é um desses exemplos.
A partir do desempenho do MVP, a startup começa a receber
feedbacks reais dos clientes sobre o produto ou serviço prestado. A princípio, os fundadores Peter Thiel e Max Levchin, da então
Muitas vezes esses feedbacks revelam aspectos que não foram denominada Confinity, visualizavam um serviço em que os
considerados, mas que podem representar enormes oportunidades. usuários poderiam transferir notas virtuais de compromissos de
Oportunidades que não podem ser ignoradas. pagamento por meio dos seus PalmPilots, além de alguns
outros serviços criptografados.
A startup pode perceber que o produto desenvolvido é correto, mas
que o mercado alvo deve ser outro, por exemplo. Ou que o produto Contudo, os fundadores perceberam que o verdadeiro desejo
resolve uma parte do problema do cliente, mas falta uma característica dos usuários era fazer transferências de dinheiro real pela
chave para decolar. Também pode perceber que o produto tem dez internet, utilizando apenas seus e-mails.
utilidades, mas o cliente só tem interesse em pagar por um desses
serviços. O exemplo do pivot da PayPal é muito relevante, pois foi um
dos momentos chave da trajetória de uma das startups
Mais cedo ou mais tarde e por menor que seja a mudança, o pivot é mais bem-sucedidas da história.
natural e quase obrigatório. Entre as startups de maior sucesso,
muitas contam com um pivot na sua história.

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4. Bootstrap
Bootstrap é a palavra utilizada para descrever uma
startup que financiou todo o seu progresso até
hoje, por meio da sua receita e investimentos dos
próprios fundadores, sem investimentos de
terceiros. Ou seja, uma empresa que tenha atingido sua
condição sem assistência externa, apenas com os
próprios esforços.

A palavra bootstrap, do inglês literal, significa a alça da


bota. O termo tem origem numa expressão antiga do
Velho Oeste norte americano. Era o movimento feito
pelo cowboy que quase desaba do cavalo mas consegue
se puxar para cima e montar novamente, agarrando nas
alças das suas próprias botas.

Muitas startups desempenham essa estratégia em suas


primeiras fases.

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5. Burn rate
Burn rate, do inglês literal, significa taxa de queima. Entre as características que definem o que são
É o termo utilizado para precisar o montante total startups é o fato de serem empresas enxutas com
de dinheiro que uma startup gasta potencial de se transformarem em empresas de
mensalmente. O que para um foguete ou avião é grande porte em relativamente pouco tempo. E
combustível, para uma startup é dinheiro. Ou seja, por essa razão são tão interessantes como
dinheiro é o combustível que a startup irá utilizar – investimentos. Todavia, para abastecer essa
queimar – todo mês, para se impulsionar para cima expansão agressiva, a startup precisa captar
e para frente. recursos.

Para startups, gastar mais dinheiro do que faturam Para o investidor é importante saber o burn rate
nos primeiros anos é normal. Isso porque nessa pois ele, aliado a outras informações, tais como
modalidade de negócio, o foco é totalmente receita e saldo mensal, indica por quanto tempo irão
voltado para o crescimento acelerado nos durar os recursos captados e o período estimado
primeiros anos. O plano é escalar as atividades da até uma próxima rodada de investimento. Esse
empresa e conquistar uma fatia significativa do período é chamado de runway.
mercado.

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6. Runway
Vejamos um exemplo:

Runway é o termo que designa o tempo que uma


Se uma empresa com burn rate de R$50 mil tem
startup dispõe antes de precisar um novo aporte
R$100 mil de saldo na conta e gera receitas
financeiro.
líquidas mensais de aproximadamente R$30 mil
Em inglês, runway é a pista utilizada pelo avião em média, calculamos que ela pode continuar
para decolar. operando por aproximadamente mais cinco
meses antes de precisar de um novo aporte de
Na prática, runway é o número de meses que a capital.
empresa consegue continuar operando. O conceito
de runway se aplica apenas para startups que ainda Receita líquida é o valor da receita após o
faturam menos do que gastam mensalmente. pagamento de impostos sobre o faturamento.

Para calcular o runway, subtraia do burn rate a Ou seja,


receita líquida média mensal. Depois, divida o valor R$100.000 / (R$50.000 - R$30.000 ) = 5
que a empresa tem em caixa, o saldo, pelo resultado.
Esse é o número de meses que a empresa tem Talvez você se pergunte: e se a empresa estivesse
para decolar ou conseguir um novo aporte. gerando receitas líquidas de R$50 mil por mês?
Nesse caso, o runway não se aplicaria, pois a
empresa teria chegado ao break even.

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7. Break even
R$
Receita
Break even é o momento em que as receitas líquidas se igualam ao burn rate. Ou seja, o
ponto em que o gasto mensal total da empresa é igual a sua receita líquida
mensal. Custos

Break even point


Break even é um marco extremamente importante na história de uma empresa pois é o
momento em que ela alcança estabilidade relativa. Alcançar o break even significa
que a empresa está se sustentando sozinha e que pode sobreviver das próprias
receitas.

No exemplo descrito na explicação do termo anterior, a empresa atingiria o break even


quando estivesse gerando receitas líquidas de R$50 mil por mês.

Receita líquida é o valor da receita após o pagamento de impostos sobre o faturamento.

É pertinente que uma empresa se esforce para chegar ao break even. Contudo, no caso das startups, é provável que este
seja um processo que leve alguns anos, o que é absolutamente normal. Muitas vezes uma startup precisa investir
agressivamente no crescimento da sua base de usuários e clientes nos anos iniciais para conquistar um pedaço
significativo do mercado. Só depois disso e a partir dessa base ela poderá gerar receitas substanciais.
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8. Churn rate
Para calcularmos o churn rate, dividimos o número de clientes
pagantes que cancelaram o serviço pelo número de clientes
pagantes que a empresa tinha no início do mês. Repare que
quaisquer novos usuários durante o período não afetam o cálculo.

Vejamos um exemplo:

Uma empresa iniciou o mês com 5 mil usuários pagantes. Ao longo


do mesmo mês, mais 500 clientes pagantes assinaram o serviço,
enquanto outros 90 cancelaram. Para esse mês, o churn rate seria de
Churn rate é o percentual de clientes que cancelam o serviço 1,8%, pois 90 / 5.000 = 0,018.
durante um determinado período de tempo. Esse termo é
especialmente relevante se tratando de startups com receita Para determinar se a empresa está crescendo ou desacelerando,
recorrente que advém de assinaturas. É o caso de algumas vamos comparar o churn rate com o growth rate.
startups de Software as a Service (SaaS), por exemplo.
Para o mesmo período, no exemplo anterior, o growth rate seria de
Reduzir o churn rate significa manter mais receitas recorrentes, 10%, pois 500 / 5000 = 0,1. Assim, o growth rate é maior do que o
pela manutenção de clientes pagantes. Ou seja, dedicar churn rate e podemos dizer que a empresa está crescendo.
esforços na redução do percentual de churn rate pode melhorar
significativamente os resultados de uma empresa ao longo do
tempo.
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9. Valuation
Valuation é o valor de mercado da empresa considerando todos os seus aspectos. No caso de startups que estejam
captando, o valuation pode ser dividido entre pre e post-money. Ou seja, antes e depois de um aporte de investimento. Desse
modo, valuation pre-money é o valor de uma empresa antes de receber o aporte de uma rodada de investimento,
enquanto valuation post-money é o valor dessa mesma empresa logo após a entrada desse aporte.

Quer dizer, o valuation post-money já inclui o valor da rodada de


Vejamos um exemplo: investimento no seu cálculo. Assim, quando conhecemos o
valuation post-money, é muito fácil calcular o valuation pre-money.
Uma startup realiza uma rodada de investimento em busca de R$1 Precisamos apenas subtrair o valor da rodada de investimento
milhão em troca de 10% de participação societária (equity) post-money. desse número.
Nesse caso, o valuation post-money é de R$10 milhões. Chegamos a
esse resultado dividindo o valor da rodada de investimento pelo equity No exemplo anterior, o valuation pre-money é de R$9 milhões, pois
post-money oferecido pela empresa. R$ 10.000.000 – R$ 1.000.000 = R$ 9.000.000.

Ou seja, R$1.000.000 / 10% = R$10.000.000 Simples assim.

Na EqSeed, todas as rodadas de investimento são precificadas com valuation post-money.


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10. Nota conversível em ações
Sociedade Limitada Sociedade Anônima
Nota conversível em ações ou, simplesmente, nota conversível, é (LTDA) (SA)
um contrato de mútuo que estipula que o valor investido
pode ser convertido em ações da empresa no futuro.
Credor Acionista

Investindo em uma startup por meio de uma nota conversível,


você garante seu direito de receber ações da empresa (equity) Para você investidor em startups, uma nota conversível é interessante pela segurança
no futuro, em vez de receber quotas da empresa hoje. viabilizada por ela e pelo fato de permitir que você defina e garanta sua participação na
startup no presente, sem precisar entrar no quadro societário da empresa no momento
Mas por que um investidor escolheria investir em startups dessa do aporte.
forma? A resposta é que investir em startups que são sociedades
limitadas por meio de uma nota conversível é padrão no Brasil, Lembre que cada nota conversível pode ter termos específicos diferentes e é importante
devido a características específicas do país. ler seu contrato.

Na EqSeed, sua nota conversível fornece termos de investimento de classe mundial e define claramente o valuation post-money
da empresa no momento do aporte. No mercado de investimentos em startups, isso é chamado de priced round.

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11. Priced round
Vejamos esse exemplo:

Priced round significa rodada precificada em inglês. Em um


Empresa oferece 10% de participação societária
priced round, o valuation da empresa é fixado e apresentado aos
Na forma de 100 notas conversíveis em ações no valor
investidores, de forma que eles saibam a exata porcentagem da
unitário de R$5.000 cada
empresa que têm direito, no momento do aporte.

Em algumas notas conversíveis, em vez da porcentagem do


Em troca de R$500.000 de investimento
investidor ser definida no momento do aporte, é apresentada uma
fórmula para que essa porcentagem seja calculada em um
momento futuro, geralmente em uma próxima rodada de
investimento. Esse método pode ser bastante complexo e dificultar
substancialmente o cálculo dos retornos potenciais do investidor.

Priced round com valuation de


R$5 milhões post-money
Todas as rodadas realizadas na EqSeed são priced
rounds. Assim, você sabe exatamente a porcentagem que irá R$500.000 / 10% = R$5.000.000
deter no futuro no momento do aporte financeiro.

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12. Direito de preferência

Direito de preferência é seu direito como investidor em participar (e portanto, investir) de rodadas de investimento
futuras de uma empresa em que você investe hoje.

O direito de preferência garante à você como investidor a oportunidade de manter sua porcentagem de equity
conquistada com o seu investimento em uma rodada anterior.

É importante destacar que esse é um direito e não uma obrigação. Se você decidir por não aportar mais
dinheiro na rodada subsequente, sua participação será diluída naturalmente.

Startups de sucesso irão realizar várias rodadas de investimento a caminho de se tornarem empresas de
grande porte, e a preferência é uma proteção e um direito essencial do investidor em startups.

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13. Tag along

Tag along é o direito de venda conjunta do investidor. Ou seja, o investidor tem direito de vender sua
participação societária da empresa junto aos sócios majoritários, para o mesmo comprador, pelo mesmo
preço e termos.

Se no futuro um grande player ou um fundo de investimento, por exemplo, decidir comprar o controle da empresa,
o tag along garante a venda da participação societária do investidor em condições iguais às que foram
oferecidas aos sócios controladores. Na prática isso significa que o investidor terá acesso à mesma
oportunidade de retorno que os sócios majoritários da empresa.

O tag along é um direito e uma proteção fundamental para o investidor em startups e é garantido em quaisquer investimentos realizados por meio da EqSeed.

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14. Exit
A saída, ou exit, é o momento em que você
investidor vende a sua participação e recebe todo
o retorno do seu investimento. O exit acontece se a
startup for comprada por outra empresa, adquirida por
um fundo de investimento private equity ou até fazer
uma Oferta Pública Inicial (IPO) na bolsa de valores,
por exemplo.

Esse momento é fantástico para o investidor em


startups, pois é um momento de liquidez. Além disso,
os retornos gerados pelo exit são, na grande maioria
Esse tipo de operação ocorre com maior frequência do
das vezes, extremamente significativos.
que percebemos, de modo geral.

Em razão disso, preparamos alguns artigos sobre exits de


startups brasileiras. Eles podem ser encontrados no blog
da EqSeed.

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15. Múltiplos do valor investido

De modo distinto ao que ocorre em investimentos mais tradicionais, o intuito do


investimento em startups é o retorno a longo prazo, por meio de múltiplos do valor
investido.

Ou seja, sua meta investindo em startups é vender sua participação em determinada


empresa, multiplicando por X o valor que investiu. Esse X, dependendo do sucesso da
startup, poderá ser igual a 5, 10, 20, 30, ou mais.

Esses retornos habitualmente acontecem no momento de exit da empresa. No entanto, a


startup também poderá pagar dividendos no futuro, se assim decidir.

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Vejamos um exemplo: Cenário futuro em Valor da Múltiplo de retorno Lucro (perda) bruta
que a empresa ABC participação do de investimento para o investidor
investidor (R$) (R$)
A empresa ABC busca R$600 mil em troca de 15% de
equity, em uma rodada de investimento prévia a uma
Encerra operações 0 0x (40.000)
rodada de venture capital. O valuation da empresa nesse
momento é de R$4 milhões. Um investidor faz um aporte
Não é adquirida e Variável Variável Variável
de R$40 mil nessa rodada e como resultado, passa a não paga
deter 1% de participação societária. dividendos

Observe a tabela ao lado. Nesse exemplo consideramos Não é adquirida e Variável Variável Variável
que o investidor não exerceu seu direito de preferência paga dividendos
nas rodadas subsequentes. Portanto, sua participação de
1% foi diluída para 0,61% no momento de saída, após tres É adquirida por (R$):
rodadas de investimento seguintes de 15% de
participação societária cada.
30.000.000 184.238 4,61 x 144.238

Pela tabela é possível visualizar que os retornos potenciais 50.000.000 307.063 7,68 x 267.063
de investir em uma startup são extraordinariamente
altos. 100.000.000 614.125 15,35 x 574.125

200.000.000 1.228.250 30,71 x 1.188.250


No entanto, assim como todos os investimentos em renda
variável, não existem garantias de retornos. Portanto, é
300.000.000 1.842.375 46,06 x 1.802.375
impotante mitigar suas perdas aplicando a estratégia de
investimento recomendada: diversificar duas vezes.
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Esses foram os 15 termos essenciais que você precisa conhecer para investir em startups
online e construir seu portfólio de sucesso.

Para saber mais sobre investimentos em startups, visite o blog da EqSeed


E para acessar as melhores oportunidades de investimentos em startups, visite eqseed.com

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Fale com a

faleconosco@eqseed.com

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