Você está na página 1de 37

30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

NOTÍCIAS ELEIÇÕES ESPORTES

A FAZENDA DIVERSÃO
JORNAL OPÇÃO
MEU ESTILO BLOGS RECORD TV

42 Anos
VÍDEOS SERVIÇOS

busque aqui...

 30/10/2018


 menu

/ Entrevistas

Entrevista | Wilson Ferreira Cunha

“Brasil levará ao menos 50 anos para se


livrar da massi cação que o PT criou na
educação universitária”
24/09/2016 12:00  Por Editor  Edição 2151

Antropólogo, com formação pela antiga União Soviética,


cientista político e professor da PUC-GO a rma que
lulopetismo levou o Brasil ao atraso e garante: “Lula é
carta fora do baralho na política nacional”

Para professor, 13 anos de PT no poder levaram a educação


brasileira ao atraso | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Wilson Ferreira Cunha é daqueles professores que não têm


medo de opinar e que gostam de basear suas opiniões no
conhecimento adquirido ao longo dos anos. E, como
historiador, antropólogo e cientista político, é possível dizer
que conhecimento não lhe falta.

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 1/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Nesta entrevista, o professor da Pontifícia Universidade


Católica de Goiás (PUC-GO) faz duras críticas à educação
brasileira e diz que os 13 anos da era PT à frente do governo
federal levaram a educação brasileira ao atraso. Segundo
ele, o lulopetismo institucionalizou um patrulhamento na
Educação brasileira que pode ser comparado ao que viu
quando estudou na União Soviética durante o período de
Leonid Ilitch Brejnev, último ditador soviético.

“Começa pelos reitores das instituições federais de ensino e


até das universidades particulares, que são atrelados aos
programas obsoletos do Ministério da Educação. Há um
“puxa-saquismo” geral nos meios da Educação. É preciso
tirar isso, o que será muito difícil, porque é um sistema
orgânico inserido na Educação brasileira, que vai levar uns
50 anos”, diz.

Euler de França Belém – A detenção do ex-ministro Guido


Mantega em um hospital causou indignação, mas a
indignação com a corrupção do PT não teria de ser muito
maior?
O PT está perdendo o foco principal, que é a ladroagem, a
corrupção. Claro que o juiz Sérgio Moro e a Polícia Federal
não tinham conhecimento da gravidade da saúde da mulher
de Guido Mantega, e o juiz mandou soltá-lo imediatamente
após reconhecer esse fato. Só que isso não tira a ilegalidade
da posição do ex-ministro durante sua gestão, tanto que já
foram bloqueados R$ 10 milhões das contas dele. O PT,
como sempre, tenta desvirtuar o principal foco do problema
que é a corrupção, a ladroeira que ocorreu neste país nos
últimos 13 anos. Isso é uma estratégia de pessoas que têm
uma imaginação totalitária de únicos detentores da verdade,
os únicos que podem fazer o bem.

Euler de França Belém – Como o sr. interpreta a atitude


do ex-presidente Lula, que nessa história toda parece
não viver no Brasil, e parece, sobretudo, que está acima
das leis?
Não é só Lula, o PT se acha privilegiado, acima de todos os
brasileiros, acima da lei. Tanto que ele também ca
indignado, bravo com o que foi noticiado como se fosse uma
pirotecnia. Maior pirotecnia é o roubo de toneladas de
dinheiro das instituições públicas como nunca aconteceu em
outra parte do planeta. Esse é o principal problema. Lula e
todo o lulopetismo estão identi cados com o poder e não
com a administração do poder, e para isso, desde 2002,
começaram a ter essa estratégia de como permanecer per

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 2/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

saecula saeculorum no poder ao longo de sua


administração. Todas as ações do PT foram canalizadas para
esse objetivo.

Euler de França Belém – O sr. estudou na União Soviética


no período brejneviano [Leonid Ilitch Brejnev liderou o
país entre 1964 e 1982], marcado por muita corrupção.
Mas parece que a corrupção da esquerda soviética foi
muito menor do que a que ocorreu agora no Brasil na era
petista. O sr. se surpreendeu com a escala de corrupção
do PT?
Todos nós nos surpreendemos, porque o PT tinha um
discurso de ética, de moralismo com a coisa pública e fez
exatamente o contrário; aliás, pior que os outros partidos
tradicionais.

Cezar Santos – O sr. diria, então, que o PT montou uma


mecânica para domínio total das instâncias de poder
para benefício próprio, através da apropriação de
dinheiro público?
E isso começou nos primeiros meses do governo Lula, em
que foram se apropriando das instituições públicas, com o
objetivo de cooptar, conciliar com os outros partidos,
principalmente com o PMDB, para ter uma permanência
duradoura no poder. E para isso eles precisavam de
dinheiro, e tiraram o dinheiro das instituições públicas, como
Petrobrás, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social), fundos de pensão, Caixa Econômica
Federal etc. Eles chegaram a falir a Petrobrás tamanha a
roubalheira. Essa corrupção no Brasil é um marco mundial
inédito, porque nunca houve no mundo tamanha usurpação
do dinheiro público por parte de um partido político, no caso
o PT.

Cezar Santos – Além do roubo em si, qual consequência


essa escalada de corrupção promovida pelo PT causa aos
brasileiros?
Isso é triste para o País porque despolitiza a política. Política
não é roubalheira, política deve ser movimento para
construir e desenvolver um país. Mas não é só na área
nanceira que o PT fez um desgoverno. Os danos foram em
todas as áreas, como a educacional.

Marcos Nunes Carreiro – O sr. pode citar exemplos?


Institucionalizou-se um patrulhamento inimaginável na Edu-
cação brasileira, talvez pior do que o que vivi na ditadura
socialista de Brejnev, que foi um dos últimos ditadores

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 3/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

soviéticos. Há uma militância que se diz a favor dos pobres e


oprimidos, dos não acolhidos, e isso re ete no ensino, tanto
fundamental quanto médio e principalmente no terceiro
grau. Há uma baixaria enorme na área educacional que a
gente não pensaria ser possível numa democracia
republicana.

Começa pelos reitores das instituições federais de ensino e


até das universidades particulares, que são atrelados aos
programas obsoletos do Ministério da Educação. Há um
“puxa-saquismo” geral nos meios da Educação. É preciso
tirar isso, o que será muito difícil, porque é um sistema
orgânico inserido na Educação brasileira, que vai levar uns
50 anos. Crianças que nasceram em 2002, atravessaram os
13 anos de petismo no poder, e aqueles que tinham 15 anos,
quer dizer, a geração que menos 35 anos não tem outra
imagem do Brasil a não ser a dos governos petistas. Com
isso, houve um prejuízo enorme na consciência, na formação
do estudante, do cidadão brasileiro.

Euler de França Belém – O sr. é historiador, antropólogo,


cientista político. Na sua avaliação, como cará a
imagem do PT na história?
Vai car muito ruim, será uma marca desastrosa. Com o PT
erigiram-se alguns paradigmas na Educação brasileira que
precisam ser destruídos. Por exemplo, criou-se o
pensamento de que trabalho em grupo é que movimenta o
ensino no País. Ora, trabalho em grupo justi ca a imagem de
que na universidade tudo se copia e nada se cria e isso se
institucionalizou. Na verdade, um aluno faz o trabalho e os
outros integrantes do grupo assinam. Então, isso precisa ser
extirpado do ensino brasileiro.

Outro dano é a postura crítica, entre aspas, que se sobrepõe


à absorção do conhecimento. A crítica é só para aquele que
pensa o contrário, não é a crítica que constrói o
conhecimento. Outro ponto é a frouxidão e a permissividade
em vez da disciplina e da cobrança do aluno. Quer dizer, o
aluno é um frequentador de aulas, sem nenhum
compromisso, nenhuma responsabilidade. Veja que isso não
existia nem na ditadura, época em que pelo menos os alunos
procuravam adquirir conhecimento. Hoje, temos o
analfabeto virtual dentro da universidade, que não sabe
escrever nem falar direito.

Outros absurdos (Wilson consulta um texto que trouxe): a


prioridade das atividades chamadas sociais; os trabalhos

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 4/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

fora do estudo persistente, que é ajudar a incluir. Essa


lengalenga de ajudar a justiça social, entre aspas, se tornou
quase um padrão de direcionamento da política educacional
brasileira. E, penúltimo, a valorização de pesquisadores de
banalidades. Vê-se que as teses de mestrado e doutorado de
excelência no Brasil não chegam a 2%, isso é constatado pelo
próprio MEC. Gente que fez mestrado e doutorado por fazer,
como se fosse uma indústria, sem nenhuma qualidade, sem
resultado e sem nenhuma utilidade. É um autêntico
besteirol, um festival de besteira nacional a nível de ensino.

Por último, a palavra metodologia virou assim um


suprassumo da sapiência, um mantra. Fala-se de
metodologia e está tudo resolvido, em detrimento dos
conteúdos. Não se pode ter metodologia sem conteúdo,
senão vai haver esse tipo de aluno que é o pior tipo de
estudante não só no terceiro grau, mas também nos ensinos
fundamental e médio. (enfático) Tanto que o MEC, agora sob
nova gestão, dobrou a carga horária no ensino médio; de
800 passou para 1,6 mil horas e, nos três últimos anos, o
aluno terá de escolher uma das áreas de interesse dele. Já é
uma mudança positiva no ensino brasileiro.

Marcos Nunes Carreiro – O sr. diz que, no período


petista, a educação brasileira foi posta a serviço do
partido?
Educação deveria ser uma das políticas prioritárias de
qualquer partido que chega ao poder, porque não se faz um
país sem educação de qualidade. Aliás, a educação no Brasil
virou uma massi cação, principalmente no ensino
universitário. Veja que o lulopetismo instalou, em 13 anos,
praticamente o mesmo número de universidades federais no
País que havia nos 100 anos anteriores. O resultado é baixa
qualidade e o malefício maior se dá principalmente na área
da saúde. Há diversas faculdades de medicina que não têm
estrutura adequada para proporcionar um ensino de
qualidade. Nem precisa ir às universidades para ver, basta ir
aos hospitais, ao SUS. Ao lulopetismo interessa aquele reitor
alinhado e aliado ao governo federal. Na eleição de Dilma
Rousse , todos os reitores de universidades federais
manifestaram apoio a ela. Isso despolitiza e deixa desânimo
na população, que está percebendo isso no bolso, no dia a
dia.

Euler de França Belém – Fala-se em “entulho autoritário”


da ditadura. E esse “entulho petista” vai durar quanto
tempo?

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 5/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Na educação, deve durar cinco décadas, porque são novas


gerações que terão de vir para limpar isso. Esse entulho
autoritário pseudomarxista-socialista-comunista tornou de
esquerda a esmagadora maioria dos professores de história.
Os livros e até as questões do Enade são tendenciosas.

Cezar Santos – Sobre isso, há livros didáticos aprovados


pelo MEC para alunos do ensino fundamental que trazem
críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso e elogios
à gestão de Lula.
Isso é uma estratégia política de permanência no poder a
qualquer custo. A corrupção do PT veio para manter esse
tipo de orientação ideológica.

Cezar Santos – A história desse período só vai poder ser


lida com mais realidade quando historiadores não
petistas começarem a escrever os livros de análise?
Claro, e observo que os não petistas hoje são perseguidos.
Há uma patrulha enorme sobre as pessoas que contestam
esse sistema de interesse político esquerdista, e são poucos
historiadores e antropólogos que discutem isso
abertamente. Quando fazem isso são imediatamente
destroçados, alijados do processo. Para se ter uma ideia, o
Departamento de História da PUC tirou do currículo a
disciplina antropologia. E por quê? É uma postura ideológica,
porque a antropologia não se lia a nenhuma corrente, é
uma concorrente ao marxismo-leninismo, é uma disciplina
que não interessa a isso. Aliás, não existe neutralidade em
nenhuma disciplina. O grande historiador judeu francês
Marc Bloch (1886-1944), que foi fuzilado pela Gestapo de
Hitler, propõe uma história na busca de problemas, uma
história problemática, digamos. Esse é o foco da história:
levantar os problemas do passado para não repeti-los no
presente. E esse pós-socialismo, principalmente no Brasil e
em países latino-americanos, está querendo introduzir de
novo ideias marxistas e socialistas que foram colocadas na
prateleira. Hoje, nem os próprios russos as defendem, nem
os chineses; sobram aí o Vietnam do Norte, a Coreia do
Norte, Cuba e talvez Equador, Venezuela. Tudo isso
querendo se contrapor a um movimento globalizante,
capitalista, que é inexorável. Aliás, esses ditos esquerdistas
adotam as benesses do capitalismo. Eu pergunto: por que
eles não trazem os economistas desses países para instaurar
um modelo deles? Mas é uma questão de estratégia usar o
processo representativo democrático do Brasil e utilizar
eleições, com falatório de inclusão, de justiça social, de
igualdade, para espalhar ideias ultrapassadas e obsoletas.

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 6/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

“Petistas não têm coragem de mostrar a


sigla”

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 7/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 8/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Fotos: Fernando Leite/Jornal Opção

Euler de França Belém – Em texto recente, o lósofo Luiz


Felipe Pondé diz que numa escola de elite em São Paulo,
o professor determinou aos alunos um trabalho sob o
tema “Fora, Temer golpista”…
Isso não ca só nas escolas. O próprio Jornal Opção já falou
sobre o corporativismo, que é muito forte no Brasil. A criação
de sindicatos em qualquer esquina se deu para fortalecer
seguimentos de trabalhadores, mas que eram cooptados
pelo governo federal. Isso é uma aberração. São mais de 11
mil sindicatos no País e todos defendendo essa linha. Dizem
que o impeachment foi golpe. Como golpe, se Michel Temer
foi escolha de Dilma? Se fosse golpe, ela deveria ter
convocado as forças armadas para bloquear esse
movimento golpista. “Golpe”, no Brasil, é uma metáfora
porque a palavra é nefasta no País, que se lembra do
período da ditadura. Então, esse foi um argumento usado
para penetrar na população e, até certo ponto, deu certo,
porque tem gente que repete esse discurso. Eles não têm
mais o governo federal nas mãos, mas ainda têm esses
núcleos militantes, que são fortes.

Cezar Santos – O lulopetismo e, de alguma forma, a


esquerda abdicou de discutir a ética e a moral. Como o
sr. vê esse movimento?
Há um discurso de a rmação de grupos, por questões
políticas e de defesa do seu próprio umbigo. Tanto que essas
eleições serão uma amostra do que será a vida do PT pós-
impeachment: em São Paulo, nas eleições passadas, eram
mais de 9 mil candidatos a vereador e, hoje, não são 4 mil.
Aliás, os candidatos do PT não têm coragem sequer de
mostrar a sigla do partido junto com a sua foto. A estrelinha
está o menor possível. Eles mesmos estão envergonhados
de si, pois, mesmo entre os petistas, existe gente honesta.

Euler de França Belém – Qual será o Brasil após esse


período conturbado? Estamos vendo a cara dos nossos
políticos, empresários e dos nossos intelectuais, mas
vemos também as instituições funcionando, como
Polícia Federal, Ministério Público e o Poder Judiciário. A
sociedade brasileira melhora depois disso?
A perspectiva não é a do avanço de um regime totalitário,
apesar de que a briga atual, não apenas no Brasil mas no
planeta, é das posições totalitárias contra as posições
abertas. E é claro que a esquerda defende, com arrogância,

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-universi… 9/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

ser a única dona da verdade e consegue ter adeptos, porque


é a narrativa de uma utopia acerca de algo que poderia
acontecer e que foi visto por Rousseau ou Marx, nos séculos
XVIII e XIX. Quer dizer, o mundo já está caminhando para
outro lado e o Brasil, que não é um país como Equador ou
Venezuela, deve se bene ciar desse novo quadro. O Brasil
tem uma sociedade mais evoluída e um capitalismo
presente, mesmo que muitos empresários tenham sido
cooptados pelo governo federal e agora estão presos. Então,
o País pode, por meio da Lava Jato, que é uma nova leitura
jurídica dos ilícitos corridos no Brasil, dar mais valor aos
fatos e não à narrativa criada.

Temos linhas jurídicas diferenciadas em que é possível pegar


o bandido, principalmente o de colarinho branco, veri cando
o caminho percorrido pelo dinheiro, pela propina. É a
“propinocracia”, palavra criada por Deltan [Dallagnol,
procurador Ministério Público Federal e coordenador da
força-tarefa da Operação Lava Jato]. Isto é, o “governo da
propina”, que realmente foi instituído no País. Quem
participou cou indignado quando a denúncia foi feita, mas
não cou indignado com o uso da propina. Agora, denúncia
não signi ca acusação. A acusação foi aceita e o processo foi
iniciado. Os méritos do processo, os fatos, é que são
inquestionáveis. Veja o caso de Mantega, que teve a prisão
decretada exatamente porque há fatos concretos mostrando
que ele pegou propina.

Euler de França Belém – Muitos acreditam que Lula já


cou no passado e deve ser debatido como gura
histórica. O sr. acredita que Lula tem algum futuro
político?
Não deveríamos acreditar nisso, porque Lula é uma carta
tirada do baralho a nível político nacional. Mas quem vai
referendar essa conclusão é o eleitor brasileiro e,
provavelmente, nem será candidato em 2018. Essa já é uma
aposentadoria, porque a marca do governo petista foi, desde
2003, corrupção. E os demais partidos, sobretudo o PMDB,
assim como os empresários, também são culpados disso. E
outra coisa: há um conluio para barrar a Lava Jato. No
Congresso, há mais centenas de deputados e senadores
envolvidos na “propinocracia”, tanto que tentaram, na calada
da noite, absolver aqueles que estavam envolvidos em
esquemas de caixa dois, isto é, dar aos políticos evolvidos
nisso, anistia. Caixa dois é algo usado até hoje. Nessas
eleições, o próprio Tribunal Superior Eleitoral já denunciou
quase 20 mil casos, no País inteiro, de mortos e pessoas que

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 10/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

recebem Bolsa Família doando quantidades grandes de


dinheiro. Esse é o jeitinho, a malandragem, que não é só do
político, mas também é parte da cultura, do comportamento
antropológico brasileiro.

Euler de França Belém – O sr. acha que a política exterior


do Brasil já melhorou com José Serra?
Claro. Isso trouxe oxigênio ao País, o que é bom politica e
economicamente, porque há certa con abilidade na
trajetória do governo Temer. Os resultados são vistos na
economia. Agora, é engraçado que as pessoas do governo
passado não assumem o que é atribuído a ele, mas querem
que Temer resolva, em três meses, o rombo de treze anos.

Marcos Nunes Carreiro – O sr. não vê nada de positivo


nos governos da última década?
O que esses governos trouxeram de positivo foi o
entendimento de que não se pode con ar em político. Quem
disse isso pela primeira vez foi Maquiavel, de que política se
faz com humanos e não com santos, com messias. E
humanos são capazes de prejudicar pessoas e também o
País. Então, isso é um aprendizado. O prejuízo foi que o
lulopetismo misturou o público e o privado.

O Brasil foi patrimônio dos portugueses durante 400 anos e


patrimônio do lulopetismo durante 13 anos, como se a “coisa
pública” pertencesse àquele partido que chegasse ao poder.
Por isso, a população deve se indignar com a ladroagem que
aconteceu nesses 13 anos, porque foi dinheiro público, fruto
de impostos que a população pagou, que foi direcionado a
empresas privadas, partidos políticos e até para o bolso
particular de uma quantidade enorme de políticos. Então, o
Brasil viu que não se pode con ar em muitas pessoas.

A democracia tem que ser reavaliada sempre, pois é muito


vulnerável. Todos participam e vemos pessoas desonestas
participando e que estão ali para atender a interesses
pessoais. E também é uma oportunidade de a população
perceber quem está falando a verdade, tanto que o melhor
político hoje, no sentido de ganhar voto, é aquele que ca
em cima do muro. É o genérico da política e quanto menos
atitudes e posições ele tiver, melhor. Tanto que os políticos
só faltam prometer vida eterna, saúde e fortuna.

Euler de França Belém – É possível perceber um


descompasso no Brasil. Goiânia, por exemplo, é uma
cidade moderna, mas que tem um candidato como Iris
Rezende, que não tem uma visão moderna de cidade. Por
https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 11/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

que existem, no Brasil, guras retardatárias como essa?


Iris deve ser o último populista que nós temos, cheio de
proselitismo e retóricas tradicionais. Mas a culpa disso está
na discussão política que começa na escola e na
universidade e que foi aplacada durante esses 13 anos.
Então, não se viu surgir novas lideranças no País. Por isso,
temos as “familiocracias” que governam desde as capitanias
hereditárias, transmitindo de geração para geração a
mesmice, sem nenhuma mudança signi cativa.

E Iris não é único. Existem muitos “Iris” espalhados pelo


Brasil, assim como muitos “Lulas”, pessoas que se veem em
uma missão messiânica, de chamamento para resolver os
problemas de uma cidade que é muito complexa, da saúde
ao transporte público. Os candidatos não têm coragem de
colocar sobre a mesa ideias, propostas e planos viáveis com
o orçamento da cidade, a nal, existem limites. Veja que tem
candidato propondo colocar videomonitoramento em todas
as esquinas da cidade. Fala-se em construir um hospital 24
horas, pagando R$ 3 mil a um médico? Então, esse discurso
se mantém porque não houve renovação durante 13 anos.
Essa cooptação do governo federal em todas as áreas
atrasou o Brasil por décadas. Se fosse um país verdadeira,
que discutisse a realidade das cidades, dos Estados e do País,
não teríamos esse atraso. Nós regredimos ao invés de
avançar.

A sociedade avançou, Goiânia avançou, é moderna. A


sociedade evoluiu, mas os políticos permaneceram. Então,
essa eleição pode mudar a forma de fazer política para as
próximas eleições. Como? Uma reforma política que extinga
o fundo partidário, que é uma aberração. Tem partido que
vive só pelo fundo partidário, que chega a garantir de R$ 3
milhões a R$ 4 milhões por ano. Isso é uma loteria esportiva.
(enfático) São partidos nanicos e que têm meia dúzia de
militantes que cam aí, sem produzir, sem trabalhar.

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 12/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Cientista político Wilson Ferreira da Cunha: “Política eleitoral


não é tudo numa sociedade. Quem faz sociedade é a própria
sociedade. Os próprios moradores que vão fazer a cidade” |
Foto: Fotos: Fernando Leite/Jornal Opção

Euler de França Belém – O sr. tem notado o eleitor de


Goiânia perceptivo? Parece que o eleitor tem avaliado
inclusive os candidatos a vice.
Sim. Ele examina quantas vezes, por exemplo, Iris deixou a
Prefeitura. Iris não termina um mandato. A perspectiva de
ele se colocar como candidato foi praticamente no último
minuto do segundo tempo. Ele não era candidato. Quando
percebeu que o PMDB não tinha preparado um nome para
ter visibilidade e densidade eleitoral, ele se apresentou como
candidato.

Foi ingenuidade nossa acreditar que não seria candidato.


Claro que ele tinha a possibilidade de perder a oportunidade
de o PMDB conseguir a Prefeitura de Goiânia. Isso é
determinante. Com relação a Vanderlan, provavelmente
graças à sua campanha, ele foi subindo nas pesquisas, que
não é a eleição. Pesquisa é o retrato do momento, não é
resultado eleitoral. Isso pode parar também ou continuar. A
gente não sabe.

Agora, há uma teoria política onde 40% dos eleitores seguem


a maioria. Se aquele candidato está tendo mais votos, os
40% que vêm aí vão desembocar na urna a favor desse mais
favorito.

Marcos Nunes Carreiro – As pesquisas acabam pautando


o voto do eleitor?
Sim.

Marcos Nunes Carreiro – Essa é a primeira eleição após


essa minirreforma eleitoral, que não pautou mudanças
profundas, mesmo com o nanciamento de campanha e
o tempo modi cados. Já é possível ter alguma avaliação
do resultado prático disso ou é preciso esperar a eleição
acabar para poder analisar?
Esperando é melhor, mas já é possível falar alguma coisa.
Vimos a diminuição do marketing. Praticamente fazia-se um
produto, não um candidato. Apresentava-se o melhor
produto. O marqueteiro fazia isso e ganhava a eleição com
esse raciocínio de que os 40% seguem aquele mais vitorioso.
Mas haverá a possibilidade de ter uma reforma política e
mudar o jeito de votar. Talvez com a intenção dos próprios

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 13/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

candidatos. Porque eles estão vendo que é muito mais difícil


chegar ao eleitor.

Se houvesse distribuição dos eleitores por distrito, dos votos,


o contato seria mais presente e mais e ciente, com o
número delimitado de eleitores que iria votar naquele
candidato. Eles vão sentir isso lá na frente. Não precisa fazer
uma reforma política, basta mudar o voto proporcional
majoritário para proporcional para acabar com esse
distanciamento.
Outra coisa é acabar com as coligações e depois implantar
um mínimo necessário como existência para partido político.
Ele pode continuar a ser da política, mas não como partido
político.

E sem dinheiro do fundo partidário. Não vai proibir que haja


manifestação, pois na democracia você tem o livre direito à
manifestação, mas não entrar na composição político-
jurídica do País. Aí você vai ltrar mais e ter partidos com
mais representatividade de ideias, de projetos e vai haver
mais transparência e identidade.

Política eleitoral não é tudo numa sociedade. Quem faz


sociedade é a própria sociedade. Os próprios moradores que
vão fazer a cidade.

Cezar Santos – Em democracias mais maduras o voto não


é obrigatório.
Outra coisa é deixar de ser obrigatório o voto. Tanto que nas
eleições dos Estados Unidos nem 50% dos eleitores
comparece no dia da votação. E o país deslancha. A gente dá
muita atenção e poder àquele pro ssional político.
Precisamos diminuir o papel do político pro ssional na
sociedade, diminuir o papel do governo, do Estado. Aí você
terá menos interferência na vida da própria sociedade nos
aspectos econômico, político e individual.

E vai a orar indivíduos com mais compromisso e


responsabilidade quando se apresenta como candidato. E
não como salvador da pátria, como Messias, insubstituível.
Praticamente quase todos os candidatos se creem
insubstituíveis. Se não for ele, outro não presta. Com isso
você terá administrações municipais e não administrações
de partidos e de indivíduos que eventualmente estão no
poder.

Você administra em uma gestão pública para o município. E


não para aquele partido. Então você descaracteriza essa
https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 14/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

marca partidária e põe um gestor público, que é o que mais


interessa ao município, Estado e União. Nós temos que
pensar um novo pacto federativo.

Marcos Nunes Carreiro – O número de municípios é


muito grande, na visão do sr.?
Será que o Brasil suporta 5.770 municípios? Não. Mais de 3
mil municípios são dependentes do governo federal e
estadual. Nessas eleições deveria ser discutido isso. Eu
acredito que isso seja a primeira pauta da agenda dos
municípios brasileiros. Discutir o novo pacto federativo e
uma nova forma de implantar municípios. Município é um
lugar que deve ter autonomia econômica, autonomia
nanceira, gestão própria para sustentar os três poderes. É
uma discussão muito interessante que vai re etir a nível
estadual e federal.

Aqueles 3 mil municípios dependentes serão colocados


como distritos ou povoados. Se ele alcançar uma autonomia,
que é feito pelos moradores daquele povoado ou distrito,
onde as pessoas crescem, enriquecem e sobe de degrau
para distrito ou município. Essa discussão ela está não está
sendo colocada em nenhum Estado brasileiro. Nem os
candidatos estão colocando isso em discussão. Goiânia
mesmo tem que discutir com cidades do entorno.

Cezar Santos – Não se fala de uma política de maior


alcance, só se trata das coisas pequenas.
Existe mais um populismo demagógico, proselitismo, não há
discussão política. Isso desquali ca a política municipal. Isso
é gravíssimo. É um dos momentos mais importantes para se
colocar em pauta.

Política se faz escolhas de ideias e posições, de doutrinas. A


democracia precisa se reavaliar sempre. Não signi ca que
isso será um ponto nal na discussão política. Não há
terminalidade. São três pontinhos. Isso é um processo, não é
fechar a questão.

Todas as gestões públicas só devem ser avaliadas depois de


terminadas essas gestões. No processo se houver algum
desvio, como no caso da trapalhada da Dilma, você interferir.
Está aí a existência dos três poderes autônomos. As regras
democráticas exigem que cada um dos poderes seja
independente e cada um tenha a sua atribuição, autonomia
e prerrogativa.

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 15/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Um caso interessante é analisar os candidatos a vereador, e


mesmo a prefeito. Eles têm que saber reconhecer qual o
terreno deles. Goiânia, por exemplo, termina ali na primeira
rua em contato com Aparecida de Goiânia. Ele acha que vai
sair da Câmara Municipal algum decreto para resolver o
problema da in ação, da saúde, dos preços.

   

Entre na discussão...

41  31  0    67

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your


comment data is processed.

Wagner Fraga 

O PT, por onde passou estragou, estragou tudo o que tocou,


institucionalizou a corrupção, aparelhou o Estado na
tentativa de transformar a nação, de forma homeopática, a
nação numa nação socialista, usou o dinheiro do
contribuinte brasileiro para resolver problemas e sustentar
ditaduras aliadas. Ainda bem que aos poucos o Brasil está
acordando.

 26   Responder  25/09/2016 16:18 4:18 PM 

José Godoi 

Ta louco. O mundo correu pra o Brasil pra


aprpveitar o progresso que vcs acabaram
apoiando essesbandidos que estao ai. 2010
crescimento de 7% de uma serie de
crescimentos.. Vai estudar .

 -32  Responder

 26/09/2016 17:05 5:05 PM

Erenice Natalia Soares de Carvslho 

O patrulhamento está afetando a educação


especial no Brasil. O partido está lutando para
https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 16/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

não deixar entrar em consulta pública o texto de


atualização da Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de
2008, porque entende que é um legado intocável
do partido. É da cultura do país avaliar o
cumprimento de suas metas de Educação a cada
dez anos, mas esse argumento está sendo
desquali cado porque às vésperas das eleições
seria uma perda importante para os candidatos.

 2  Responder

 11/06/2018 20:47 8:47 PM

Mauro Julio Vieira 

É esse tipo de gente que deve ser ouvida. Fala o que


vivenciou. Não inventa.

 28   Responder  25/09/2016 16:50 4:50 PM

Donizete 

Cinquenta anos, mas com uma ressalva. Levaremos


cinquenta anos se todo brasileiro de bom senso falar, falar
muito, escrever muito, digitar muito…. Caso contrário, essa
catástrofe de ideologia ainda poderá prevalecer e
poderemos não mais sairmos disso inde nidamente.
Portanto, é necessário que cada brasileiro com um pingo de
discernimento fale, escreva, digite incessantemente até
vencermos essa catástrofe…..

 46   Responder  25/09/2016 17:37 5:37 PM 

Celso 

Pra levar 50 anos tem que começar agora.

 13  Responder

 06/06/2018 09:16 9:16 AM

Viviane 

E que cada um de nós tente ajudar uma criança


que perde seu precioso tempo nessas escolas
públicas que estão vergonhosas

 4  Responder

 09/07/2018 20:57 8:57 PM

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 17/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Gutemberg Rodrigues 

Esse sabe exatamente o que fala e o que realmente


acontece.

 18   Responder  25/09/2016 20:50 8:50 PM

Sergio Nunes 

Me chamou atenção dois pontos nessa entrevista: 99% dela


foi foçada exclusivamente no PT e Lula, enquanto que ao se
falar em Serra, há um elogio rasgado do digno professor.
Demonstra, portanto, uma entrevista direcionada, apenas
para criticar negativamente o PT sem levar em consideração
os aspectos positivos, de visão nitidamente ideológica e sem
qualquer consistência cientí ca, carecendo de dados
objetivos e claros.
Composta basicamente de juízos de valor e de conclusões
peremptórias, o que é lamentável para um antropólogo, que
deveria ser el à sua formação.
Por m, parece muito mais uma antipropaganda, o que de
certo, aprendeu na União Soviética.

 -2   Responder  25/09/2016 21:20 9:20 PM 

MARIO 

CARA VC QUERIA ELOGIOS A LULA, DILMA,


DIRCEU, TGEM QUE TACAR O SARRAFO SIM…O
SIMBOLO DELES “PERPETUAR=SE NO PODER
SIM” E NADA MAIS…TEU DINHEIRINHO SUADO
DOS IMPOSTOS E NOSSOS TODOS DESVIADOS
PARA ESSA LADROEIRA QUE AINDA TENTAM
ARRANJAR UMA FORMULA DE INVERTER TD O
QUE AI ESTÁ….??

 29  Responder

 27/09/2016 00:17 12:17 AM

Lygia Karla Willy Hemmlepp 

Antipropaganda e União Soviética: o PT conhece


bem isso, a nal quer antipropaganda maior do
que o PT está fazendo em relação à Lava Jato?

 16  Responder

 27/09/2016 00:23 12:23 AM

Bruno Santos 

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 18/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Tive a mesma percepção

 2  Responder

 27/09/2016 14:27 2:27 PM

Vera Martins 

Concordo! Elogiou o Serra, sorrateiramente o


Temer também… E, não podemos esquecer que
também jogou todas as mazelas da nossa parca
educação para a era Lula… como assim?…acaso
seria o Frota, como pretendia o governo atual, o
salvador da pátria na educação nacional?…
Antipropaganda pura!

 -16  Responder

 04/06/2018 11:05 11:05 AM

Fagner Cardozo 

Como o próprio entrevistado falou


enfaticamente. As partilhas protetoras,
militantes fanáticos e a era PT criam defesas nas
quais ainda surgem pessoas pra dizer que “não
há consistência cientí ca no que foi dito”. Talvez
ainda haja a possibilidade de no nal desses 50
anos de renovação essas pessoas abrirem os
olhos e as mentes pra tudo isso.

 13  Responder

 05/06/2018 17:35 5:35 PM 

Jorge 

Vão estar todos mortos até lá…

 0  Responder

 26/08/2018 22:27 10:27 PM

Hann 

Um dia saberemos o conteúdo do cérebro


dos comunistas/socialistas . Não é normal
que se queira a igualdade a partir do
empobrecimento e atraso de toda uma
nação.

 0  Responder

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 19/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

 29/10/2018 23:44 11:44 PM

Cristina 

O único erro delefoi elogiar outro esquerdista


José Serra que é maos ladrão no meio de vcs….
de resto ele acerrou tudo… Fora todos.

 11  Responder

 07/06/2018 08:54 8:54 AM

João carlos corrêa 

Sergio …me poupe ! O mundo inteiro sabe que o


PT . foi a maior quadrilha que se instalou no
poder , só para roubar ! E vc. é ridículo com seu
comentário ( fanatico ) kkkkkk

 9  Responder

 25/06/2018 02:10 2:10 AM

Vanderlei Sonvezzo 

Sérgio, o professor é um grande crítico do PT,


sem dúvida, e com justíssimas razões. Não
houve eligios rasgados so bandido Serra e
apenas uma citação de que quando Serra
assumiu, o que pouco durou, ele mudou o
cenário de con abilidade no Brasil.
Por favor não seja um Lulotonto e vá se informar
melhor, ou preferivelmente, estudar.

 7  Responder

 06/07/2018 18:08 6:08 PM

José Contreras 

Sérgio, que graças a Deus não é o Cabral, o fato


do professor ter estado na Rússia, aliado ao fato
de Cuba ter eliminado de sua constituição a
palavra comunismo, estar se abrindo à iniciativa
privada e ter estabelecido prazo de mandato
para os próximos presidentes, me fez repensar
meu passado de petista e ver para onde
caminhou o PT. O Tarso Genro quando percebeu
que o PT estava virando Lulismo propôs a
refundação do partido, mas foi boicotado pelo
grupo lulista. Aí eu saí.

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 20/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

 1  Responder

 24/07/2018 08:27 8:27 AM

Eder D. Lu y 

Entrevista maravilhosa!

 14   Responder  25/09/2016 22:11 10:11 PM

Carlos H. 

Desde o ano de 1968 tive a convicção de que depois do ano


2000 a civilização mundial entraria em colapso nanceiro,
político, econômico, moral, social e climático
irreversivelmente.
Falta pouco agora para que isto aconteça.

 4   Responder  25/09/2016 22:45 10:45 PM

Antenor Assis 

Legal!

 0   Responder  26/09/2016 04:20 4:20 AM 

Liosvaldo 

Parabéns professor pela belíssima aula de


história contemporânea, em que mostra o que
foi o PT e não é dito para população brasileira
que Lula e sua gangue quebrou o país…. Eu
lembro muito bem o que foi Brasília antes da
administração petista e o que é hoje, ou seja,
onde os vermelhos passam deixam terra arazada
rsrssr tsunami, terremoto nos cofres públicos

 12  Responder

 06/06/2018 13:55 1:55 PM

Antonio Carlos Prado 

É triste ter que concocordar com cada linha dessa entrevista

 20   Responder  26/09/2016 16:32 4:32 PM

José Godoi
https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 21/37
30/10/2018
J
“Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção


O cara completamente partidário. Sergio Moro não
sabia da situação da mulher de Mantega? E educação
soviética? Parei por ai. A educação atual e muito melhor que
dos anos 80 e 90 . Mas pra ele deve ser o projeto Mendonça/
Frota que presta. A deforma de previdência etc etc…

 -17   Responder  26/09/2016 17:05 5:05 PM 

Francisco Carlos Popriaga 

Amigo, acredite: Você está dentro de uma caixa


escura e não sabe disso. Procure alguma luz.
Procure se esclarecer.

 11  Responder

 28/09/2016 02:07 2:07 AM

Francisco 

Meu caro colega. Qual a sua idade? Realmente


falar que a educação atual é melhor que a do
passado mostra uma enorme falta de senso de
realidade. O que observo nas conversas aqui.
Então aqui vai um dado para você pesquisar.
Este ano (2018) o Brasil foi um dos piores
colocados no Piza que é um exame feito no
mundo todo. Em matemática estamos atrasados
70 anos em relação aos países desenvolvidos. E
em leitura e interpretação só 250 anos. O que
re ete na falta de análise da realidade e dos
debates. Eu estudei em escola pública
justamente neste período… Leia mais

 27  Responder

 04/06/2018 20:22 8:22 PM 

Enoir 

Eu estudei em escola publica de 74 a 83 e


passei em concursos altamente
disputados; na faculdade minha base de
matemática, português, história… era
muito consistente. Emburreceram nossas
crianças e jovens como parte do nefasto
plano de eternizar o PT. Vai dar trabalho
varrer essa gente.

 4  Responder

 29/06/2018 08:19 8:19 AM

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 22/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Enoir 

Educação hoje muito melhor que anos 80 90???


Como assim?? Instalou-se um processo de
“idiotização” do aluno a olhos vistos e você me
fala uma coisa dessas? Meu Deus, tenha
ideologias mas nao que cego meu caro Jose
Godoi. Li cada frase da entrevista e imagino o
quanto ele deve sofrer por ter que lidar com
colegas com pensamento semelhante ao seu.

 3  Responder

 29/06/2018 08:14 8:14 AM

Surama de Jesus 

Caro José vá para uma sala de aula uma,


qualquer uma, escola pública e passe somente
um minuto assistindo, se for possivel, a aula e
assim terás real visão da educação no Brasil.
Realmente, saia da caixa! Desculpe mostrar a
triste realidade.

 3  Responder

 05/07/2018 07:28 7:28 AM

Artemisia Moreira da Rocha 

Opiniao extremamente seletiva, partindo de um


Antropologo. Ele fala dos 400 anos de colonizacao e dos 13
PT. Nao conta o intervalo ? Quando fala em corrupcao,
restringe ao PT , fazendo questao de esquecer da Corrupcao
nos governos PSDB. # Nao estudei na Epoca petista e
sempre z trabalho em grupo. Nao eh uma invencao
petista.Como antropologo , deveria mencionar que a
corrupcao eh inerente aqueles que detem o Poder. Nao
mencionou BANESTADO, FURNAS, a questao do Niobio…
En m, absolutamente parcial, coleguinha do Sergio Moro.
Essa entrevista merece Andedonha. PS – nao sou liada ao
PT.

 -7   Responder  26/09/2016 21:31 9:31 PM

Edson Dário 

Pede pra ele explicar as privatizações que ocorreram de 96-


2002 e mesmo assim o brasil quebrar três vezes. Mais ainda
vai lá no site do FMI e vê o PIB brasileiro naquela época e
explica como bilhões sumiram ao invés de car supondo

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 23/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

coisas.Porque o que ele falou não pode nem ser catalogado


como absurdo. Nada está acima da Lei, e o pior que a lei
esta sendo transgredida a todo momento por Moro em sua
inquisição, tanto que juizes de New York o chamaram de
lunático… Magina só o que vejo são pessoas se polarizando
cada vez mais e… Leia mais

 -12   Responder  26/09/2016 23:21 11:21 PM 

Francisco 

Há uma contradição na sua a rmação de que


juízes de New York chamaram o Juiz Sérgio Moro
de lunático por ele transgredir a lei, porque a
Universidade de Notre Dame acaba de conceder
o Título de “Doctor Laws Honoris Causa” para ele.
E o lado da moeda que vimos recentemente,
espero nunca mais termos que ver.
Tudo o que se está provando foi pago pelo seu e
pelo nosso esforço de trabalho.
Vê se pensa melhor!

 15  Responder

 06/06/2018 22:49 10:49 PM

Antonio Brito 

http://www.conversaa ada.com.br/brasil/wanderley-moro-
perdeu-senso-da-legalidade

 -8   Responder  27/09/2016 08:41 8:41 AM

Jex 

Excelente matéria, mostra elmente a loso a do PT, a


intenção deles nada mais era que perpetuar no poder, fazer
uma ditadura no Brasil, graças a Deus nos livramos deles
para sempre

 15   Responder  27/09/2016 09:38 9:38 AM

Bruno Santos 

Muito interessante opinião do historiador faz re etir sobre


esses 13 anos do país, porém no único momento que o
mesmo menciona algo e/ou alguém da “antiga oposição”
falando que Serra melhorou a imagem do país no cenario
político externo eu começo a descon ar de toda a análise

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 24/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

 1   Responder  27/09/2016 14:26 2:26 PM

Francisco Carlos Popriaga 

Alguns comentários acima con rmam o que o entrevistado


esclarece. Vamos ter imenso trabalho para limpar o entulho
ideológico.

 27   Responder  28/09/2016 02:02 2:02 AM

Guiomar 

Meu pensamento e entendimento por tudo que o povo


brasileiro vem vivenciando , se encaixa perfeitamente com
todo esclarecimento do Sr. Professor…Wilson Ferreira
Cunha. Diagnóstico perfeito do cancro chamado PT.

 18   Responder  03/06/2018 19:09 7:09 PM 

Monica 

Alguns falaram que o professor ñ mostrou nada


positivo do PT. Pq será hein? Rs

 8  Responder

 04/06/2018 18:30 6:30 PM

Assis Utsch 

A Doutrinação Lulopetista – O que leva os lulopetistas a


serem tão fanatizados ? O lósofo, matemático e humanista
Bertrand Russell incluiu o comunismo no rol das religiões,
devido ao comportamento dogmático de seus seguidores.
No caso do lulopetismo, depois de suas pregações por anos
seguidos, tudo que emana de suas fontes passou a ser
verdade absoluta, à semelhança de uma religião. Quaisquer
de suas mentiras, após reiteradamente divulgadas, tornam-
se verdade. Os fatos contrários tornam-se irrelevantes. Ao
mesmo tempo, inventam “fatos” contrários a seus
adversários.

 17   Responder  04/06/2018 21:39 9:39 PM 

Luiz Wagner Moreira 

Serão mais fanáticos do que os os odiosos


golpistas da direita, tal qual você?

 -2  Responder

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 25/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

 30/06/2018 00:53 12:53 AM

Roberto Machado 

Na não foi só o PT, foi toda a ideologia esquerdista que há


mais de 3 décadas vem degradando os valores éticos e
morais de uma forma sistemática no Brasil.

 12   Responder  04/06/2018 22:49 10:49 PM

Aroldo Luiz Morais 

Ainda não consegui entender como professores


universitários se deixam cooptar por um líder analfabeto.
Sou professor universitário, sempre defendi a democracia,
vivo no meio de esquerdistas e nunca me deixei levar por
essa política socialista que tem como objetivo comandar a
sociedade impedindo que o conhecimento seja o meio pelo
qual se desenvolve um país.
Espero que esse professor tenha a oportunidade de levar
essas informações diretamente aos nossos políticos.

 8   Responder  05/06/2018 15:02 3:02 PM

Eduardo Campos 

Esse falso ex comunista é uma tremenda enganação, não


gosto da política e nem dos siológicos políticos brasileiros,
mais falar bem do governo FHC, Sarney e época de Serra, o
que Lula realmente errou foi não ter educado as crianças de
0 a 10 anos corretamente, como já queria fazer Brizola e
antes dele Darcy Ribeiro, o resto é mesmices de politicagem
baixa de picuinhas, qualquer cidadão estudado e eu me
incluo nesse rol, sabe disso tudo, as favas com antropólogo
de comunismo!

 -5   Responder  05/06/2018 16:17 4:17 PM

Rizo Santos 

Obviamente, uma discussao que tenta “derrubar” os bons


trabalhos feitos pelo Lula e a Dilma. Nao existe perfeicao em
nada que o ser humano faz mas, vivendo fora, sempre vi
com orgulho as mudancas que notei cada vez que voltei a
minha Patria amada. Eh interessante notar como o
comunismo eh confundido com o socialismo democrata
praticado nos paises da Europa (Suecia, Noruega, Italia,
Franca, Holanda, Alemanha, e mais). Nesses paises
constantemente, a populacao se declara “muito feliz”. Nao
somente praticam socialismo democratico, mas tem
https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 26/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

representacao proporcional, de acordo com o numero de


votos recebidos pelos seus partidos. Uma pessoa… Leia mais

 -5   Responder  05/06/2018 23:23 11:23 PM 

Enoir 

É, vejo que esteve fora do “paiz” mesmo…

 1  Responder

 29/06/2018 08:23 8:23 AM 

Helson H. Oliveira 

E ele que nem é bom de caneta quer


escrever um livro. Gastou muita tinta pra
não dizer nada. Tomara que que para
sempre no “paiz” em que está !!!

 0  Responder

 27/08/2018 09:46 9:46 AM

Edy Silva 

Me recuso contraditar!

 0  Responder

 18/07/2018 05:11 5:11 AM

Antonieta 

Me espanta tanta “burridade” por parte de alguém tão


“letrado”.

 0   Responder  06/06/2018 12:02 12:02 PM

J.C.Santos 

Uma pessoa com uma formação intelectual de primeira


qualidade, como a do entrevistado, que viveu parte de sua
vida na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e
que também conhece o ambiente político-social brasileiro,
como professor universitário da PUC que é, deve, no
mínimo, gozar do respeito e da consideração de quem o lê e
analisa o que ele tem a dizer. Entendo que o que ele diz faz
todo o sentido lógico.

 5   Responder  06/06/2018 13:46 1:46 PM

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 27/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Victor Lemes Landeiro 

http://lattes.cnpq.br/8889479654112295 acho que isso já diz


tudo sobre a entrevista desse tiozinho.

 1   Responder  06/06/2018 14:34 2:34 PM

Fabio 

Parabéns ao professor Wilson pelo conhecimento. Mostrou


que a esquerdalha brasileira nao chega nem ao pés da, já
ruim, injusta e assassina esquerda soviética e chinesa. O PT
conseguiu ser pior, mais injusta, mais corrupta e mais
assassina que a esquerda asiática. Por isso chamo de
esquerdalha.

 1   Responder  08/06/2018 08:51 8:51 AM

Patrícia Gus, médica oftalmologista, Porto Alegre



Que espetaculo de entrevista. Que entrevistado
inteligente, culto e eloquente. Quem dera os lulopetistas
fossem menos obtusos e pudessem reavaliar a nefasta e
duradoura in uência que exerceram sobre o Brasil. Mas a
sua doutrina de poder é excessivamente ambiciosa e
super cial para permitir esse “insight”. Parabéns pela
entrevista.

 3   Responder  08/06/2018 16:30 4:30 PM

Assis Vicente Benedetti 

Não há reparos à entrevista do prof Wilson Ferreira da


Cunha. Clara e objetiva, não tenho partido político, acho um
absurdo o número deles, a falta de ideologia clara, falta de
compromisso com a ética, o descaso com a educação, a
mentira na política etc.
Sobre o número de sindicatos é simplesmente uma
aberração, trabalham para partidos políticos e contra os
trabalhadores. Deveríamos ter apenas alguns: dos
trabalhadores do setor privado, do patronato, e do
empregado público.

 3   Responder  08/06/2018 17:01 5:01 PM 

Marco Antônio 

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 28/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Na verdade tudo isso começou errado a séculos,


opiniões e discussões que não irá levar a lugar
nenhum, a corrupção já nasceu no Brasil , a
verdade e que, todo mal tem que ser cortado
pela raiz, não adianta car dando voltas e
tentando fugir da VERDADE, somos um País rico
em tudo porém ao mesmo tempo jogamos tudo
fora, não há seriedade, por tanto, temos que
individualmente procurar se melhor e buscar a
sobrevivência, não vejo muita perspectiva de
melhoras, vejo sim um País afundado na
ignorância na falta de ética,respeito e educação.

 1  Responder

 10/06/2018 03:35 3:35 AM

Márcio Flávio Silva de Oliveira 

#LULA2018
#LULALIVRE

 -4   Responder  09/06/2018 23:56 11:56 PM 

Rodolfo Gumier 

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

 0  Responder

 29/10/2018 17:12 5:12 PM

Ricardo Sousa 

Perfeita análise!

 0   Responder  12/06/2018 22:35 10:35 PM 

maria das Dores M. de Lima 

Considero uma re exão bem interessante em


relação as críticas que faz aos 13 anos de PT, da
ideologia PTista … onde a critica parte para
dilacerar, esfrangalhar os pensamentos
contrários, com o objetivo de homogenização do
pensamento do grupo majoritário que sempre
de niu os rumos das politicas no Brasil … Na
maioria das vezes até se contrapondo os
princípios da dialética defendida por Marx. A
di culdade de aceitar os pensamentos contrários
https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 29/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

causou um grande prejuízo internamente, no


avanço das politicas públicas em diversas áreas:
educação, saúde, segurança publica etc. que em
sua maioria vai de encontro aos princípios do
pensamento… Leia mais

 0  Responder

 16/06/2018 17:58 5:58 PM

Joao 

Incrível como a gente consegue ler coisas absurdas


(distorcoes evidentes) sajdas da boca de um pseudo i
telectual que sequer leu algo sobre a origem do pt na
historia do Brasil. Contradições primárias e negação
primária do obvio (a verdade é que na gestao do PT houve
plena democracia e presença do contraditório, o próprio
golpe é resultado disso, houve inversão das prioridades em
favor da população e se conseguiu com isso melhoria efetiva
na vida da população, desmascarou o Consenso se
Washington, se fez políticas públicas e cientes, efetivas e
altamente pertinente e situada no espaço-tempo). Bastaria
um pouquinho de… Leia mais

 -3   Responder  20/06/2018 07:36 7:36 AM 

Milton 

Para de falar bonito idiota….olha a nossa


realidade…como dizer q ele não tem razão…
Perda Total

 0  Responder

 09/09/2018 14:25 2:25 PM

Rogério Viana 

As estatisticas de governos totalitários nunca re etem a


realidade. São sempre maquiadas para reforçar as ideias
propaladas ao, infelizmente, pouco instruído povo que foi
transformado em massa de manobra. Se até no presente
momento vemos estatísticas manipuladas, imagina nos
governos do PT.

 1   Responder  20/06/2018 12:15 12:15 PM

Carlos Alberto Kunz 

Seria maravilhoso se o professor Wilson não tivesse razão.

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 30/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

 0   Responder  26/06/2018 09:51 9:51 AM

Paulo Roberto 

Alguns recortes da entrevista do professor Wilson da Cunha:


O que esses governos trouxeram de positivo foi o
entendimento de que não se pode con ar em político.
Quem disse isso pela primeira vez foi Maquiavel, de que
política se faz com humanos e não com santos, com
messias. E humanos são capazes de prejudicar pessoas e
também o País. Então, isso é um aprendizado. Aliás, não
existe neutralidade em nenhuma disciplina. Na educação,
deve durar cinco décadas, porque são novas gerações que
terão de vir para limpar isso. Esse entulho autoritário
pseudomarxista-socialista-comunista tornou de esquerda a
esmagadora maioria dos professores… Leia mais

 0   Responder  26/06/2018 09:56 9:56 AM

Luiz Fernando 

ESSE É O LEGADO DO PT (PERDA TOTAL) PARA A EDUCAÇÃO,


MAIS DUAS GERAÇÕES DE COLIFORMES FECAIS…

 2   Responder  28/06/2018 22:16 10:16 PM

MARCOS THÉ 

Ressalte-se que igualmente declarado e publicado em esse


Jornal Opção em 24/09/2016, por Wilson Ferreira Cunha que
(…) “os não petistas hoje são perseguidos. Há uma patrulha
enorme sobre as pessoas que contestam esse sistema de
interesse político esquerdista, “(…) ” poucos historiadores e
antropólogos que discutem isso” (…) “Quando fazem isso são
imediatamente destroçados, alijados do processo”. Deixe-se
bem claro a coragem de quem tem fundamento baseado em
aquela pesquisa ou estudo, de quem não acredita em
coincidências, mas em a persistência de a verdade, porém os
que não rezam por essa “Cartilha” de o “lulopetismo”, é
literalmente destruído… Leia mais

 0   Responder  30/06/2018 19:24 7:24 PM

LENICE MONTEIRO ARRUDA 

Achei excepcional essa entrevista ! Foi um grande aula de


Política , clara , compreensível e elucidativa ! Felizmente
temos no Brasil , ainda , intelectuais voltados para o
verdadeiro e saudável exercício da política para o bem de

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 31/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

uma nação , para que a Democracia seja uma realidade , e


não uma gura de retórica sem sentido , maquiando as
intenções espúrias , egoístas , desonestas e corrompidas de
políticos pro ssionais corruptos ! E felizmente , o nível dos
entrevistadores esteve à altura do entrevistado , com
perguntas importantes e pertinentes ao momento atual em
que vivemos . Está… Leia mais

 0   Responder  07/07/2018 07:18 7:18 AM

lika 

Nem FHC, nem Lula, nem Dilma, nem Temer, nem Serra.
Todos horriveis. Os politicos precisam se igualar ao povo em
termos de regimento de trabalho: 8 horas por dia de
trabalho, receber líquido 5 mil reais para sustentarem suas
familias, possuire plano medico cuja mensalidade desconte
de sua folha de pagamento, trabalhar por 30 anos e estarem
sujeitos ao fator previdenciário, para se aposentarem com a
media salarial dos 80 maiores salarios. Então darão valor e
farão algo bené co , porque eles estarão dentro desse
regime. Acorda, Brasil!

 1   Responder  07/07/2018 11:14 11:14 AM

Ronel 

Por isso só nos resta uma única saída, o aeroporto.

 0   Responder  16/07/2018 10:02 10:02 AM

JOEL COSME DOS SANTOS ALMEIDA 

Finalmente uma açao efetiva para a discussão deste


importante tema. Acredito que a constância de entrevistas,
como essa, possam transmitir aos que estão despertando
deste sono, adquiram parâmetros para o despertar…esses
mesmos darão ombros aos que já estão na luta e
engrossarão a quantidade de despertos. É preciso continuar
para que sintam que há um porto seguro para os acolher.!!!!

 0   Responder  19/07/2018 11:25 11:25 AM

Raunner Vinicius Soares 

Parabéns pelo trabalho, é uma das melhores entrevistas que


já vi na vida. Me inspirou como aluno de jornalismo dado a
profundidade dos temas. Gostei bastante!!!

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 32/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

 0   Responder  09/09/2018 22:53 10:53 PM

/ Facebook

Jornal Opção
40,704 likes

Liked Contact Us

You like this

/ Assine por Email

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 33/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Preencha seu email abaixo para receber atualizações


diárias de nossos artigos

Nome

Email

Assinar!

/ Twitter

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 34/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

Tweets por @jornalopcao


Jornal Opção
@jornalopcao
Bolsonaro não deve ameaçar a Folha de S.
Paulo. E os jornais podem descartar
verbas públicas? jornalopcao.com.br/colunas-e-
blog…

Bolsonaro não deve amea…


A Imprensa não aprecia críti…
jornalopcao.com.br

11m

Jornal Opção
@jornalopcao
Vereadora denuncia mudança que impede
matrícula de crianças em Cmeis
jornalopcao.com.br/ultimas-notici…

Vereadora denuncia muda…


Sabrina Garcêz diz que com…
jornalopcao.com.br

2h

Incorporar Ver no Twitter

Envie sua sugestão, foto ou vídeo para nossa redação

 62 9 9912-2027

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 35/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

/ Últimos artigos

Vereadora MDB apoiará “Relação com


denuncia Álvaro Bolsonaro não
mudança que Guimarães para está
impede presidência da estremecida”,
matrícula de Assembleia garante Luciano
crianças em Bivar
Cmeis

/ Últimas edições

 Edição 2259  Edição 2258


 Edição 2257  Edição 2256
 Edição 2255  Edição 2254
 Edição 2253  Edição 2252

Consulte também nosso arquivo para edições mais antigas

Expediente

Anuncie

Termos de uso

Privacidade

Contato

Acesso Interno

Jornal Opção
Copyright © - Todos os direitos reservados

Todos os direitos reservados - 2009-2018 Rádio e Televisão Record S.A

Anuncie no R7 Trabalhe Conosco Comunicar erro Fale com o R7 Mapa do Site Termos e Condições
de Uso Privacidade

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 36/37
30/10/2018 “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária” - Jornal Opção

https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/brasil-levara-ao-menos-50-anos-para-se-livrar-da-massificacao-que-o-pt-criou-na-educacao-univer… 37/37

Você também pode gostar