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Facebook Ads para Afiliados: Guia Completo

"Bem-vindos ao Tutorial para criação de campanhas no Facebook Ads como afiliado!


Espero que você aproveite este guia ao máximo, siga o passo-a-passo, e claro, crie
novas campanhas, com novos produtos! Dessa forma, você fica bem próximo dos seus
primeiros lucros como AFILIADO nessa plataforma sensacional que é o Facebook Ads"!

O sumário tá logo aqui embaixo e a partir da próxima página, eu entro nos detalhes:

1º Passo: Escolher produto para divulgação 2 

2º Passo: Criação de Página ou Conta no Instagram 11 

3º Passo: Criação de conta no Gerenciador de Negócios (Business Manager) 16 

4º Passo: Instalação do Pixel 22 

SE  VOCÊ  JÁ  SABE  OS  CRITÉRIOS  PARA  ESCOLHA  DE  PRODUTO,  JÁ  TEM  CONTA  DE  ANÚNCIOS  E 
SABE INSTALAR O PIXEL, VOCÊ PODE COMEÇAR DAQUI! 40 

Passo Opcional: Criação de Público Lookalike 41 

5º Passo: Criação de Campanha, Conjunto de Anúncios e Anúncio 54 

6º Passo: Análise de Métricas​(​OBS1:SÓ OS FORTES CHEGARÃO ATÉ AQUI!​) 80 

Conclusão​(​OBS2:UMA NOTÍCIA BOA, OUTRA NOTÍCIA RUIM.SÓ LEIA SE TIVER LIDO O 6º PASSO​) 83 

 
1º Passo: Escolher produto para divulgação  
Para anúncios no Facebook Ads, você deve considerar ​7 critérios principais na
escolha de um produto, considerando que você vai trabalhar com tráfego direto pra
página de vendas:

Ticket baixo (Dê preferência a valores até 97 reais, no máximo OK


197 reais)

Comissões acima de 50%, preferencialmente OK

Temperatura acima de 30º, preferencialmente OK

O produtor anuncia o próprio produto? OK

O produtor oferece suporte com materiais de divulgação, lista OK


de compradores, etc?

Página de vendas persuasiva com headline chamativa, OK


promessa clara e depoimentos

Remarketing pelo produtor OK

Aqui embaixo, dou alguns detalhes sobre cada um desses critérios:

● Ticket baixo (Dê preferência a valores até 97 reais, no máximo 197 reais)
○ Cada vez mais os produtores têm produzido conteúdo. O que facilita a
venda de produtos de tickets mais altos. Nós, enquanto afiliados, quando
fazemos tráfego direto pra página de vendas, não temos a etapa de
conteúdo, ou seja, o primeiro contato da pessoa com o produtor, já é pra
uma conversão. Resumindo, na maioria das vezes, nós levamos público
frio pra página de vendas.
○ Se você optar por vender produtos com tickets mais altos, o ideal é que,
ou você produza conteúdo enquanto afiliado autoridade, ou faça um
presell, uma página anterior a página de vendas com um Quiz, Review ou
Advertorial.

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● Comissões acima de 50%, preferencialmente
○ Quando você faz tráfego direto pra página de vendas, o seu orçamento
enquanto afiliado é bem ajustado, já que você não recebe 100% da
comissão. O ideal é que você escolha produtos com comissões maiores
que 50% para ter margem para trabalhar.

Ex.: Se você vai vender um produto de R$ 40,00, a comissão é de R$


20,00, e vai gastar R$ 12,00 pra fazer uma venda (CPA ou Custo por
Aquisição = R$12,00), você tem R$8,00 reais de lucro. Se a comissão
fosse de 30%, você receberia R$ 12,00 e não teria lucro.

Valor % R$ CPA (Custo Lucro


produto Comissão Comissão por
aquisição)

R$ 40,00 50% R$ 20,00 R$ 12,00 R$ 8,00

R$ 40,00 30% R$ 12,00 R$ 12,00 R$ 0,00

● Temperaturas acima de 30ºC


○ Você até pode anunciar produtos com temperaturas menores, mas existe
uma chance de você tentar vender um produto que ainda ​não está
validado​, que ainda não obteve vendas. Ou de um produto que já está há
muito tempo no mercado, e ​tem feito poucas vendas por dia​. Ou de
tentar vender um produto que faz muitas vendas mas ​tem muito
reembolso​. Algumas variáveis que interferem na temperatura do produto
são mantidas em sigilo pela Hotmart, mas o número de vendas é uma
delas e você não vai querer correr o risco com produtos de temperaturas
baixas.

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● O produtor anuncia o próprio produto?

Aqui o pensamento é simples. Se o produtor não anuncia o próprio produto, por


que você, enquanto afiliado, vai anunciá-lo?

Pra você descobrir se o produtor está anunciando o produto, você deve acessar
a biblioteca de anúncios do Facebook: ​https://www.facebook.com/ads/library e
procurar pela página do Facebook ou conta do Instagram do produtor.

Deixei dois exemplos aqui embaixo: um do curso "Alongamento de Unhas" e


outro do curso "Auxiliar Administrativo".

Produtora Paola Chaves com 67 anúncios ativos no momento da pesquisa:

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Produtor Portal Jovem Empreendedor com 23 anúncios ativos no momento
da pesquisa, dentre eles, o Curso Auxiliar Administrativo:

● O produtor oferece suporte com materiais de divulgação, lista de


compradores, etc?

Pra você começar a divulgar é importante ter conhecimento da persona para


montar a copy do anúncio, ter imagens e vídeos, de preferência com o rosto do
produtor, e também ter a lista de compradores, para montar um público
Lookalike (Público semelhante ao público de compradores em uma escala de
milhões). Se tiver algum grupo de Telegram, ou de Facebook, com os afiliados, é
importante que você entre para ficar atualizado sobre o produto e compartilhar
experiências com outros afiliados. Se não encontrar o material que precisa, não

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se acomode. Você pode sugerir ao produtor ou gerente de afiliados que o faça.

● Página de vendas com headline chamativa, promessa clara e depoimento

Avalie a página de vendas do produto e veja se ela possui uma headline (título)
interessante e passa a promessa de forma clara. O vídeo de vendas também
deve deixar claro qual é a promessa, transformação do produto. Importante
também ter depoimentos mostrando prova social do produto.

Abaixo, segue um exemplo do produto "Curso Design de Sobrancelhas" com


todos esses itens:
Segue o link da página para você visualizar: ​Curso Design de Sobrancelhas

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Aqui, um outro exemplo do produto "Curso Alongamento de Unhas":

Nesse caso, a produtora colocou os vídeos de depoimento no vídeo de vendas.


Segue link para você observar um bom exemplo de página de vendas:
Curso Alongamento de Unhas

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● Remarketing pelo produtor

"Cookie do produtor não sobrepõe cookie do afiliado". Traduzindo, essa frase diz
o seguinte: se o potencial comprador, lead, clica no seu link de afiliado, e depois
de algum tempo, clica no link do produtor, e faz a compra, não importa, a
comissão cai pra você. Na maioria das vezes, essa situação acontece quando o
produtor faz remarketing. Ou seja, você leva o lead para página de vendas do
produto e o produtor faz anúncios de remarketing para tentar converter aquele
lead. Nesse caso, a comissão cai pra você.

E como conferir se o produtor faz remarketing? Você deve conferir se o pixel do


Facebook está instalado na página de vendas do produto. Pra isso, instale a
extensão "facebook pixel helper". Link abaixo:

Facebook Pixel Helper from the Chrome store.

Depois que você instala a extensão, é só carregar o seu link de afiliado, a página
de vendas do produto, e clicar no ícone da extensão. Conforme exemplo abaixo,
se tiver um pixel instalado, existe uma grande chance do produtor fazer
remarketing.

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Estrutura do Facebook
Os passos 2 e 3 devem ser feitos a partir de uma conta, um perfil já existente no
Facebook. Tanto a página, quanto o Gerenciador de Negócios, são criados a partir de
uma conta que você provavelmente já tem no Facebook.

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2º Passo: Criação de Página ou Conta no Instagram 
Para anunciar no Facebook Ads, você deve ter uma página no Facebook OU uma
conta no Instagram. Você pode criar a página pelo seu perfil pessoal mesmo. No
próximo passo, você vai criar o Gerenciador de Negócios (Business Manager ou BM).
Tanto a página, como o BM, devem ser criados sob o mesmo perfil pessoal.

Para criar a página é só acessar o seu perfil pessoal, clicar em Páginas e em seguida,
clicar em "Criar Página".

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Aqui você pode escolher por negócio ou marca:

Insira um nome para a página e uma categoria:

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Depois é só carregar uma foto de perfil. A foto você pode buscar no Google Imagens
mesmo, no ​Pixabay​ ou no ​Istock ​por exemplo. A foto de capa é opcional.

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Pronto! Página criada!

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Não precisa se preocupar. O seu perfil não vai aparecer nos anúncios. O anúncio será
exibido com a foto do perfil da página ou do Instagram. Peguei um exemplo na
biblioteca de anúncios do Facebook da página "Escola do Doce".

Você pode criar uma página ou Instagram genérico para anunciar vários produtos de
um mesmo nicho, ou pode criar uma página ou Instagram por produto.

É Importante que a página esteja relacionado ao produto como o exemplo acima: o


perfil "Escola do Doce" anunciando um curso e livro de receitas de Panetones.

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3º  Passo:  Criação  de  conta  no  Gerenciador  de  Negócios 
(Business Manager)   
Acesse: ​https://business.facebook.com/ para criar o seu gerenciar de negócios. Você
deve clicar em "Criar Conta".

Logo em seguida, você deve preencher informações pessoais e da empresa. Não se


preocupe, você pode utilizar o link de afiliado redirecionado por exemplo como site.
Exemplo:​https://metodofanart.com.br/?ref=N19850452R . Não precisa ser um site oficial
de empresa. Pra começar a sua primeira campanha, você deve criar uma Conta de
Anúncios. É sempre assim, um Gerenciador de Negócios tem várias Contas de
Anúncio. Pra você criar uma Conta de Anúncios, clique sob o Gerenciador de Negócios
que você acabou de criar. Vou usar um Gerenciador meu qualquer como exemplo:

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Clique em "Ir para Configurações de Negócio" conforme imagem abaixo:

Clique em "Conta de Anúncios".Depois disso, você vai clicar em "Adicionar" para criar a
sua conta de anúncios. Depois é só marcar se você vai gerenciar essa conta para seu
negócio ou para terceiro. Marque aquilo que faz sentido para o seu negócio e depois
autorize você mesmo a ter todas ações disponíveis sob essa conta de anúncio:

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Pronto, sua conta de anúncios foi CRIADA! Agora você precisa adicionar as
informações de pagamento.

Clique em "Visualizar as formas de pagamento". O seu texto deve tá um pouco


diferente do meu. Acredito que seja "Adicionar forma de pagamento".

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Você pode utilizar um cartão de crédito, conta no paypal ou boleto. No caso do boleto,
só depois de compensado é que você consegue anunciar. Preencha as informações e
clique em "Avançar".

Pronto, eu sei que você tá morrendo de vontade de subir sua campanha maaaas, antes
de começar a criar, você precisa instalar o pixel do Facebook na página de Checkout
do produto! Vai por mim, não faz sentido subir uma campanha sem instalar o pixel! Vou
te explicar tudo na próxima sessão.

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4º Passo: Instalação do Pixel 
O primeiro passo para instalação do pixel é clicar no menu. Sempre que você ficar
perdido, você pode se guiar por esse menu. Depois você vai clicar em "Gerenciador de
Eventos" conforme imagem abaixo:

Você deve clicar no ícone com o símbolo de "+", mas repare no canto direito que
selecionei a conta de anúncios que acabei de criar. Você deve selecionar a conta de
anúncios que você criou nos passos anteriores.

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Clique em "Web" e depois em começar.

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Depois clique em "Pixel do Facebook" e "Conectar".

Pra você não ficar perdido, dê um nome para o seu Pixel de acordo com o produto que
você vai vender. Depois clique em "Continuar". Para cada produto, você deve ter uma
conta de anúncios e um pixel.

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Vou usar como exemplo o produto "Alongamento de Unhas" da Paola Chaves.
Lembrando que existem vários produtos na Hotmart e você não precisa copiar
exatamente como estou fazendo aqui. Esse material serve de exemplo pra você.

Clique em "Instalar o código manualmente".

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Clique em "Copiar código"

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Agora você precisa abrir o bloco de notas, ou o word e colar esse código copiado.
Quando você colar, mesmo que você não tenha conhecimento de programação, não
precisa preocupar. Você precisa somente do código, o "id", conforme destaque em
amarelo abaixo. Copie o seu código. Não o meu. "hehehe"!

27
<!-- Facebook Pixel Code -->

<script>

!function(f,b,e,v,n,t,s)

{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?

n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};

if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';

n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;

t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];

s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',

'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');

fbq('init', '​255823289189550​');

fbq('track', 'PageView');

</script>

<noscript><img height="1" width="1" style="display:none"

src="https://www.facebook.com/tr?id=255823289189550&ev=PageView&noscript=1"

/></noscript>

<!-- End Facebook Pixel Code -->

28
Logo em seguida, você deve entrar no site da Hotmart. Acesse o menu no lado
esquerdo e clique em "Ferramentas".

Clique em "Pixel de Rastreamento".

29
Selecione o produto que você vai vender e clique em "Continuar".

30
Selecione Facebook.

Cole o ID copiado e clique em "Avançar".

31
Deixe os dois campos marcados conforme imagem abaixo. Recomendo deixar que o
pixel reconheça como compra todos os meios de pagamento, inclusive boleto. Para
converter boletos, você pode solicitar o contato dos compradores para o produtor e
também pode rodar uma campanha para conversão de boletos. Mas isso não é assunto
pra agora, nesse PDF.

32
Depois que você clicar em concluir, o seu pixel estará instalado.

Lá no Facebook Ads, você pode avançar o passo o passo. O Pixel já tá instalado.

33
Eu recomendo fortemente que você tenha certeza que o seu pixel está instalado,
testando o evento na aba "Eventos de teste".

34
A URL que você deve inserir é a URL do checkout do produto. Para acessá-la você
deve acessar a aba de links de divulgação conforme imagens abaixo:

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36
Copie a URL do checkout e cole no navegador. Espere o redirecionamento, copie e
cole a URL redirecionada na aba de "Eventos de Teste". Imagens abaixo:

37
Depois que você cola a URL e clica em "Abrir Site", você vai ver os dois eventos
registrados. Um de "page view", visualização de página, e outro de "initiate checkout".

38
Outra garantia que você tem é na própria página do checkout com a extensão
"facebook pixel helper". Para instalar a extensão é só buscar no google por "facebook
pixel helper" e baixá-la.

Na imagem abaixo, é possível visualizar o pixel:

Se você não tiver esse pixel instalado, você não conseguirá fazer remarketing para as
pessoas que começaram o processo de compra. Essas pessoas são públicos
quentíssimos e com grandes chances de venda. Além disso, o pixel do Facebook fica
"inteligente" depois que recebe 50 eventos de compra em uma semana. O que vai
melhorar as suas vendas ainda mais!

39
SE  VOCÊ  JÁ  SABE  OS  CRITÉRIOS  PARA 
ESCOLHA  DE  PRODUTO, JÁ TEM CONTA 
DE  ANÚNCIOS  E  SABE  INSTALAR  O 
PIXEL, VOCÊ PODE COMEÇAR DAQUI!  
LEIA A OBSERVAÇÃO ABAIXO!

***​ ​Observação Importante sobre a seção Opcional (Criação de


Públicos): ***

Quando você anuncia no Facebook, você anuncia ou para públicos de


interesse (interesse em "unhas", "nail art", "designer de unhas", por
exemplo, ou para ​públicos semelhantes ​(lookalike). Esses públicos
são ​públicos semelhantes a um outro público personalizado. No caso,
eu pego a lista de compradores do produto(ex.: de público
personalizado) com o produtor e crio um público semelhante de 1, 2 ,
3 milhões de pessoas parecidas com os compradores. É justamente o
que ensino na seção opcional. Cedo ou tarde você vai ter que
aprender isso. Mas eu deixo como opcional, porque você pode optar
por ​públicos de interesse ao invés de ​públicos semelhantes​. Ah, além
disso, existe uma chance da opção de público semelhante não estar
liberada para você, caso essa seja a sua primeira conta de anúncio.
Nesse caso, você pode pular para o 5º passo e começar a sua
campanha!

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Tipos de Público:

 
Passo Opcional: Criação de Público Lookalike 
Como disse acima, o público lookalike é um público semelhante a um outro público
personalizado. Esses públicos personalizados podem vir de várias fontes e uma delas é
a lista de compradores do produto, geralmente disponibilizada pelo produtor.

Vou te mostrar exatamente como subir a lista de compradores e montar o público


personalizado e também a montar o público lookalike.

Acesse novamente o menu e clique em públicos.

41
Clique em "Criar Público" e depois em "Público Personalizado".

42
Clique em "Lista de Clientes" e depois em "Avançar":

43
Aqui eu deixo marcado com "Não". Nunca testei marcado em "Sim". Nunca fez
diferença pra mim. E depois clico em Avançar.

44
Agora você precisa subir um arquivo .CSV ou .TXT

Se não encontrar na lista de materiais disponibilizada pelo produtor, peça ao próprio


produtor ou pelo gerente de afiliados responsável.

Dê um nome ao público. Pode ser qualquer um mas identifique com o nome do produto
para você não ficar perdido quando criar outros públicos.

Depois clique em "Avançar".

45
Repare que o Facebook carregou o e-mail e telefone. Não precisa tomar nenhuma ação
necessária solicitada na outra aba. É só clicar em "Carregar e criar".

46
O Facebook vai insistir nos identificados não mapeados mas pode "Carregar mesmo
assim".

47
Clique em "Concluir" e pronto. O seu público personalizado com a lista de compradores
está criado. Agora você precisa criar um público semelhante, o lookalike, a esse.
Repare que são 51457 contatos. Quando você cria o público lookalike o Facebook
procura Milhões de pessoas que tenham comportamento parecido ao dos compradores.
Ou seja, ele começa a procurar pessoas que têm maiores chances de comprar o
produto que você tá anunciando.

48
49
Clique em "Criar público" novamente e depois em Público Semelhante.

No primeiro campo, você seleciona a fonte. Clique em outras fontes e procure pelo
público personalizado que você acabou de criar, o público de compradores:

50
Depois selecione o país no qual você quer que o Facebook encontre essas pessoas
semelhantes.

E agora você deve selecionar o tamanho do público. Quando você cria 3 públicos por
exemplo e marca as porcentagens conforme a imagem, o Facebook cria:

LaL 0-1%: Grupo de 1.540.000 pessoas semelhantes


LaL 1-2%: Grupo de 1.540.000 pessoas semelhantes
LaL 2-3: Grupo de 1.540.000 pessoas semelhantes

51
São 3 públicos diferentes. Quanto Menor a Porcentagem, mais parecido ele é com a
fonte. Mas é importante testar. Nem sempre, o primeiro público, LaL 0-1% é o que vai
performar melhor. Você pode criar até 6 grupos com os intervalos que determinar na
barra. Eu geralmente testo esses 3. Quando criarmos o campanha, vamos utilizar o
primeiro público,LaL 0-1%.

Clique em "Criar Público" e pronto. Os seus públicos foram criados conforme tabela
abaixo.

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O Facebook demora um pouco pra criá-los por completo. Mas você já pode começar
sua Campanha!

53
5º Passo: Criação de Campanha, Conjunto de Anúncios e Anúncio 
Nesse passo, você vai aprender a criar sua Campanha. Eu resolvi colocar todas as
etapas de criação em um passo só. Isso porque cada clique aqui, em cada nível, tem
influência sobre os outros níveis. Depois desse PDF, você será capaz de subir sua
primeira campanha de Facebook Ads. Mas depois disso, você deve criar mais
campanhas e de forma estratégica. Sempre pensando nos 3 níveis como um todo.

1º Nível​:​ ​Campanha: ​Objetivo

2º Nível:​ ​Conjunto de Anúncios:​ Orçamento, Público Posicionamento

3º Nível:​ ​Anúncio​: Anúncio de vídeo ou imagem

O próximo passo é clicar no menu e depois em "Gerenciador de Anúncios":

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Observação Importante. Você deve criar a sua campanha na conta de anúncios que
você acabou de criar, sob o Gerenciador de Negócios que você criou e não sob o
Gerenciador que já vem por default na sua conta pessoal. Na imagem, mostro o que
você deve evitar. Pra você entender melhor, "Suas Contas Pessoais", "Empreendedor
1" e "Empreendedor 2" são Gerenciadores de Negócio. "Luis Soares", que tá cortado
por um "X" em vermelho, "Confeitaria", "Design Gráfico", "Portal Jovem Empreendedor"
são Contas de Anúncio. Não suba uma campanha com a Conta de Anúncios Pessoal.
Ela vai ter poucas opções e não vai te atender.

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Dito isso, clique na Conta de Anúncios que você criou.

56
Depois clique no botão "Criar":

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NÍVEL DE CAMPANHA

Selecione o objetivo de "Conversões" na Etapa de "Conversões" e depois clique em


"Continuar"

Nesse caso, o Facebook irá procurar pessoas com maior probabilidade de fazerem
uma compra.

Repare que o Facebook já monta a estrutura nos 3 níveis. Em "Nova Campanha", você

58
deve inserir o nome da campanha. Pra me guiar, sempre gosto de colocar o Objetivo +
o Nome do Produto: [Conversões] - Alongamento de Unhas. Veja as imagens abaixo:

 
 
Deixe as duas opções: TESTE A/B e CBO desativadas.

O Teste A/B sempre pra você testar dois valores , A e B, de uma variável, seja ela
público, anúncio, etc. Nesse momento, vamos fazer o básico, sem esse teste.

O CBO é o "Campaign Budget Optimization", ou Otimização do Orçamento de


Campanha. Ao ativá-lo, o orçamento fica a nível de campanha. Se tratando de primeira
campanha, e para testar públicos e anúncios, eu prefiro deixar o orçamento a nível de
Conjunto de Anúncios.

Repare que já inseri o nome da Campanha: [Conversões] - Alongamento de Unhas.

Depois é só clicar em "Avançar":

59
NÍVEL DE CONJUNTO DE ANÚNCIO 
 
 

 
 
PÚBLICO LOOKALIKE 
 
Avançando, você vai para o próximo nível que é o nível de Conjunto de Anúncios. Na
próxima imagem, eu dei um nome para o Conjunto de Anúncios(Público Lookalike), que
é o público que criamos no passo Opcional. Se você não criou o público Lookalike,
você pode selecionar o público de interesse. Mais embaixo, nas próximas páginas,
você encontra a configuração para Público de Interesse. A ​seção de orçamento logo
depois da imagem é de ​LEITURA OBRIGATÓRIA ok​? Você pode ir para a seção de
Público de Interesse(Pág 69) e voltar na ​seção de orçamento​ em diante.

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61
Essas duas seções podem ficar desmarcadas.

ORÇAMENTO

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Repare que eu selecionei ​orçamento diário de R$ 20,00​. Se você for trabalhar com
valores menores, tenho duas observações pra você:

1) Você pode mandar as pessoas para o seu Whatsapp. Esse tipo de Campanha é um
outro tipo que não vou explicar nesse PDF;

2) Se ainda assim você optar por trabalhar com valores menores para campanhas
como a que estou ensinando aqui, recomendo que você escale para R$ 20,00 assim
que você começar a ter resultados. Ah, e tenha paciência porque se você for gastar
R$10,00 por dia por exemplo, você corre risco de não ter venda no 1º dia. Bom, agora
vou fazer um cálculo aqui embaixo pra você entender o porquê dos R$ 20,00 por dia.

CÁLCULO

1) ​Possibilidade de Remarketing com pouca ou nenhuma escala

O evento anterior ao evento de compra é o evento de Finalização de Compra. Imagine


um Funil de Vendas. A pessoa que visualiza o seu anúncio, se for até o fundo desse
funil, vai passar por todas as etapas abaixo:

ANÚNCIO > PÁGINA DE VENDAS > ​INICIALIZAÇÃO DE FINALIZAÇÃO DE COMPRA​ > COMPRA

Ou seja, a pessoa, visualiza o anúncio, clica no anúncio, visualiza a página de vendas,


abre o formulário de checkout, preenche o formulário de checkout e então compra o
produto.

Você concorda que todo mundo que abre o formulário de checkout faz parte de um
grupo de pessoas com ALTAS CHANCES DE COMPRAR o produto? Essa pessoa
chegou perto. Muitas vezes, ela só precisa de um anúncio falando sobre bônus do
produto, falando da Garantia de 7 dias que ela tem depois que compra o produto,
falando de um eventual de desconto,etc. Sabendo de alguma dessas informações,
você aumenta as chances dela comprar o produto.

63
Agora imagine que você gasta R$ 2,00 por cada pessoa que chega nessa etapa de
INICIALIZAÇÃO DE FINALIZAÇÃO DE COMPRA (Initiate Checkout).​Vamos chamar
esse custo de CIC (Custo por Initiate Checkout).

Com um CIC de R$2,00 e gastando R$ 20,00 por dia, você terá 10 eventos desse por
dia. Uma campanha de Remarketing começa a rodar, geralmente, com uns 200
eventos. Ou seja, você precisará de 20 dias.

200 eventos/10 eventos = 20 dias.

Esse público que nos últimos 20 dias começou a comprar, ainda é público quente e que
tem chances de comprar o produto.
Agora, imagine que você vai gastar R$ 10,00 por dia. Nesse caso, você vai ter 5
eventos de Initiate Checkout por dia. Pra chegar em 200 eventos, vai demorar 40 dias!
Aos poucos, esse público vai se esfriando e 40 dias começa a ser tempo demais.
 
 
2) ​Pixel Otimizado com Pouca Escala

O Facebook Ads tem um negócio chamado "Fase de Aprendizado". Cada conjunto de


anúncio tem sua fase de aprendizado. Essa fase dura até o conjunto de anúncios ter 50
eventos em uma semana. Depois de 50 eventos em 7 dias, o evento para o qual você
configurou no Conjunto de Anúncios fica otimizado. Ou seja, no nosso caso, estamos
configurando para o evento de Compra. Só depois que a gente tiver 50 eventos de
compra em uma semana é que vamos sair da Fase de Aprendizado. Com um produto
que te dá uma comissão de R$ 20,00, gastando R$ 20,00 por dia, é quase que
impossível sair da Fase de Aprendizado. Vou te explicar porque no Cálculo Abaixo:

Imagine que você gaste R$ 10,00 pra ter uma venda. Nesse caso, falamos que o seu
CPA (Custo por Aquisição) é de R$ 10,00. Gastando R$ 20,00 por dia, você tem 2
eventos de compra por dia. Ou seja, 14 eventos por semana. Ainda não atingimos os
50 eventos. Como 50/14 = 3,54, você vai ter que escalar entre 3 e 4 vezes pra chegar
em 50 eventos. Se você começasse com um valor menor, tipo R$ 10,00 por dia, você
chega lá, mas claro, vai demorar mais tempo ainda.
Por mim, quanto mais rápido eu sair da Fase de Aprendizado, melhor. Ah, um detalhe
importante. Se você usar esse mesmo orçamento de R$ 20,00 por dia vendendo

64
produtos de comissões maiores vai ter menos eventos por dia ainda. E aí, só com
muita escala para você chegar nos 50 eventos. É claro que você pode ter lucro ok?
Não é porque você não sai da Fase de Aprendizado, que você não tem lucro. Mas é
uma dica minha pra você aproveitar a ferramenta ao máximo e aumentar seus lucros
cada vez mais!

A próxima seção é a seção de PÚBLICOS.

PÚBLICOS

PÚBLICO LOOKALIKE

A seção de públicos tem uma série de configurações. No caso do público Lookalike, a


única seção que vamos trabalhar é a seção marcada em vermelho.

65
Clique no campo "Pesquisar Públicos Existentes" e selecione a Aba "Públicos
Semelhantes". Depois selecione o Público Lookalike de 0-1%.

66
Você também deve excluir o Público de Compradores. Afinal, eles já compraram e você
não quer perder dinheiro anunciando para esse público.

67
A sua seção de Públicos vai ficar conforme imagem abaixo. Para público Lookalike,
você não precisa mexer no restante e já pode ir para a Seção de Posicionamento.

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PÚBLICO DE INTERESSE

A) ​Se você vai ter 2 conjuntos de anúncio, um para público Lookalike e outro para
Público de Interesse, recomendo que você monte toda a campanha para o Público
Lookalike e depois duplique o conjunto de anúncio para você trocar somente o público
já que o Anúncio será o mesmo. Monte tudo e depois duplique conforme imagens
abaixo:

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70
B) Se você ainda não tem a opção de Público de Lookalike disponível ainda, você vai
começar por Públicos de Interesse.

CONFIGURAÇÃO DO PÚBLICO DE INTERESSE

Veja abaixo as seções que serão trabalhadas. Repare que eu já excluí o Público de
Compradores.

71
Selecionei Idade entre 20 e 40 anos, gênero feminino e montei os Interesses de acordo
com a imagem abaixo. Descubra os interesses no material de divulgação da produtora
e também seja original para achar novos interesses.

Eu gosto muito da ​Ferramenta Hackr Ads​. Ela já me ajudou a achar alguns públicos
diferentes do que a maioria encontra. Vou deixar o link aqui pra você fazer um teste
gratuito de 7 dias dessa Ferramenta que além de te ajudar a encontrar públicos, ajuda
muito com otimização de campanhas e se você quiser, você pode construir seu
anúncio por lá. É mais fácil e pode te ajudar caso você tenha dificuldade em trabalhar
direto com o Facebook Ads. Ah, a Hackr Ads também é recomendada pela própria
Hotmart!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A HACKR ADS​.

Sobre a Expansão de Direcionamento Detalhado, raramente isso funcionou pra mim.


Eu deixo desativada.

Veja como ficou a minha configuração de interesse na próxima página.

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POSICIONAMENTO

Nesta seção, você vai selecionar "Posicionamentos Manuais". Se o seu anúncio for de
"Stories" por exemplo, você pode selecionar os "Stories". No nosso caso, vamos de
"Feed", tanto do Instagram, quanto do Facebook. Se quiser começar com
"Posicionamento Automático" e depois otimizar, fique à vontade. Mas pra esse anúncio
que vou fazer, prefiro anunciar só pra Feed mesmo! Depois é só clicar em "Avançar"
para fazermos o "Anúncio".

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NÍVEL DE ANÚNCIO

Dê um nome ao anúncio para você se organizar. Coloquei "AD 01 - Vídeo". Selecione a


Página que irá utilizar para anunciar. No caso, estou utilizando a Página criada "Beleza
Feminina". Deixe a seção "Configuração de Anúncio", conforme exibido na imagem.

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A próxima seção é o Criativo do Anúncio, a parte mais importante do nível de Anúncio.
Eu usei o material de divulgação do produto para buscar o vídeo do Anúncio. Pra você
carregar Vídeo ou Imagem, clique em "Mídia" e adicione um dos dois. Depois é só
enviar o Arquivo que você baixou do Material de Divulgação disponibilizado pelo
produtor e clicar em "Avançar".

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Aqui, um modelo de copy pra você sempre se lembrar na hora de fazer os seus
anúncios. O Modelo AIDA.

A​tenção
I​nteresse
D​esejo
A​ção
ATENÇÃO: Procure sempre chamar Atenção. Isso começa pelo vídeo ou imagem.
Repare que utilizei um vídeo bem chamativo, com a cor rosa, uma cor bem diferente do
FEED do Facebook. Coloque uma HEADLINE chamativa. Ex.: [OFERTA ESPECIAL],
Que tal aprender tudo isso com o Curso Alongamento de Unhas?

INTERESSE: Depois que chamar a atenção, procure despertar o Interesse. Isso pode
ser feito por exemplo através de PROVA SOCIAL. Já no anúncio, eu falo que outras
mulheres estão tendo resultados incríveis logo na primeira semana. Isso será
comprovado na Página de Vendas através dos depoimentos. Aqui, a pessoa que lê o
anúncio tem que pensar: "Hum, eu tenho interesse em ter resultados como essas
outras mulheres estão tendo".

DESEJO: Desperte o Desejo mostrando os benefícios que a pessoa vai ter, qual
transformação que o produto vai passar. Repare que não especifiquei essa
transformação no anúncio. Poderia ter colocado algo do tipo: "Você também pode se
tornar uma designer de Unhas de Sucesso e ter resultados logo na primeira semana".
Mas você não precisa colocar os dois elementos, INTERESSE e DESEJO em um
anúncio. É legal colocar pelo menos um e mostrar o que está sendo ofertado, qual
transformação vai acontecer com a compra do produto.

AÇÃO: Seja claro na Chamada para Ação. De preferência, com um verbo imperativo:
"Clique em SAIBA MAIS".

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Na imagem abaixo, deixei destacada a utilização desses elementos de copy.

Depois que você inserir essas informações certifique-se que o pixel está ativado e
clique em PUBLICAR! Pronto! O seu anúncio vai entrar em análise e dentro de no
máximo 2 dias, se for aprovado, estará ativo! Mas caaaalma, depois que você subir,
você precisa saber como ler as métricas da campanha!

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6º Passo: Análise de Métricas  
Custo por Resultado (CPR): Existe uma chance de você alcançar a sua primeira
venda gastando entre 10 e 14 reais considerando esse produto. Ou seja, trabalhe com
um CPR de 12 reais para comissões de 20 reais. Com um CPR na casa de 60% do
valor da comissão, você consegue sair lucrando com otimizações, recuperação boletos
e remarketing.

*INFORMAÇÃO IMPORTANTE (NUNCA SE ESQUEÇA): A métrica mais importante


em uma campanha é justamente o seu Custo por Resultado (CPR). Se você faz uma
campanha com objetivo de de Conversão e Evento de Initiate Checkout, a sua métrica
mais importante é o Custo Por Initiate Checkout. No caso desse PDF, o resultado é a
compra. Ou seja, o seu Custo Por Compra é a métrica mais importante! Todas as
métricas abaixo são métricas secundárias. Se você tiver mandando bem no Custo por
Compra, você vai otimizar as métricas secundárias. Buscar ter mais clique no seu
anúncio por exemplo.

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* Valores das Métricas abaixo consideram uma campanha de conversão, evento de
compra!

Custo por Initiate Checkout (CIC): Eu gosto de trabalhar com R$5,00 por IC.
Maaaas, lembre do que falei ali em cima! Se você está tendo lucro, essas métricas
secundárias perdem relevância e você tem que procurar otimizá-las! É claro, se você
gastar R$ 30,00 por exemplo para ter um evento de Initiate Checkout, deve ter algo
errado aí. A não ser que o Ticket seja bem alto!

Click Through Rate (CTR): ​Eu gosto de trabalhar com um CTR de 1,5%. Maaaas,
lembre do que falei ali em cima! Se você está tendo lucro, essas métricas secundárias
perdem relevância e você tem que procurar otimizá-las! É claro, se você gastar R$
15,00 anunciando um produto que te dá comissão de R$ 20,00, não fez venda, e o seu
CTR tá em 0,5 %, tem alguma coisa errada aí! O seu anúncio não tá chamativo para
gerar clique suficiente. Lembrando que não adianta ter CTR alto a qualquer custo. Ou
seja, deixe a OFERTA clara. Mostre o que você está oferecendo para as pessoas. É
melhor ter clique qualificado do que um CTR altíssimo!

Custo por clique (CPC): ​Eu gosto de trabalhar com um CPC de até R$ 1,50. Maaaas,
lembre do que falei ali em cima! Se você está tendo lucro, essas métricas secundárias
perdem relevância e você tem que procurar otimizá-las! É claro, se você gastar R$
15,00 anunciando um produto que te dá comissão de R$ 20,00, não fez venda, e o seu
CPC tá em R$5,00, tem alguma coisa errada aí! De duas uma, CTR tá baixo ou CPM, o
Custo por Mil Impressões tá alto! Melhore o seu anúncio, aumente o CTR e
consequentemente você vai diminuir o CPC.

Sobre Boletos... Vou ser bem direto! Você precisa correr atrás e recuperar boletos! No
caso desse produto, a cada 3, pelo menos 1, você deve converter. Vou te explicar com
a tabela abaixo.

Custo por Compra Comissão

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 24,00 R$ 60,00

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Vamos supor que você gaste R$8,00 pra fazer uma venda. Considere que você fez 3
vendas, 1 no cartão. Atualizando, o quadro fica assim.

Custo por Compra Comissão

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 24,00 R$ 20,00

O que aconteceu nesse caso? Você gastou R$ 24,00 e faturou R$ 20,00. Preju meu
amigo ou minha amiga! Agora, imagine que você recuperou um dos dois boletos. O
quadro fica assim como na imagem abaixo!

Custo por Compra Comissão

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 8,00 R$ 20,00

R$ 24,00 R$ 40,00

Lucro de R$ 16,00! Você tem 2 opções para recuperar boleto.

Ou pede o acesso ao contato dos clientes para o produtor e chama a pessoa no


Whatsapp. Ou você pode rodar uma campanha no Facebook Ads só pra recuperação
de boletos. Se você gastar R$ 6,00 pra recuperar um boleto por exemplo, você ainda
sai com um lucro de R$ 10,00. Porque vai ter gastado R$ 30,00 ao invés de R$ 24,00.
Mesmo que o produtor faça recuperação de boletos, você também deve recuperar para
garantir os lucros ok?

*Lembrando que estou trabalhando com o produto do PDF. Use o mesmo raciocínio
proporcionalizado para outros valores!

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Bom, agora, ​PRECISO QUE VOCÊ LEIA COM ATENÇÃO A CONCLUSÃO ABAIXO​!
EU TENHO UMA BOA NOTÍCIA PRA VOCÊ E TAMBÉM TENHO UMA RUIM!

Conclusão 
Você está pronto pra subir uma Campanha de Facebook Ads. Com esse PDF, eu tenho
certeza que você está muito à frente de outros afiliados. Você sabe definir objetivo de
campanha, sabe construir conjuntos de anúncio, sabe montar público lookalike, sabe
um modelo de copy de anúncios! ESSA É A BOA NOTÍCIA. Parabéns mesmo por ter
chegado aqui. Ler mais de 80 páginas e executar não é fácil!

AGORA é que vem a NOTÍCIA RUIM. Mas calma, vem uma outra boa logo em seguida
da RUIM.

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Subir uma campanha com objetivo de conversão, evento de compra, é um grande
avanço, mas pra você sair lucrando, jogar o jogo dos grandes e ter bons resultados no
Facebook Ads, você precisa de:

1) Recuperar boletos: ​Lembra que falei que você tem a opção de rodar um campanha
no Facebook Ads para fazer isso? E essa opção é ótima. Você não precisa chamar
todo mundo no 1 a 1 e perder seu tempo;

2) Otimizar suas campanhas: ​Quando você sobe uma campanha, você começa a ter
dados. Qual posicionamento tá funcionando mais, qual idade que compra mais de você,
se você faz mais vendas nos Stories, no Feed, no Instagram, no Facebook. Quando
você otimiza tudo isso, quando você descobre se tem que mudar um anúncio, se tem
que mudar um público, você começar a reduzir o seu Custo por Resultado, no nosso
caso, o seu Custo por Compra. Resultado: Seus Lucros aumentam!

3) Fazer Remarketing: ​Imagina o tanto de pessoas que chegam na página de vendas,


imagina o tanto de pessoas que chegam no Checkout do produto e não compram. Você
precisa fazer REMARKETING para essas pessoas! Muito provavelmente, você vai
gastar menos com essas pessoas pra fazer uma venda já que elas chegaram muito
perto.
Esses são 3 pontos que estou lembrando agora. E essa é a NOTÍCIA RUIM! Você leu
80 páginas, mas isso não é o suficiente! Agora, imagina se eu fizesse um PDF
explicando tudo isso aí e mais um pouco. Eu ia gastar mais umas 100 páginas pra te
mostrar no detalhe! E é agora é que vem a BOA NOTÍCIA!

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Existe um cara que faturou mais de 1 milhão de reais na HOTMART como afiliado, sem
aparecer, e fazendo tudo isso que to falando aí em cima! Esse cara é o Marcelo
Távora!

O Marcelo criou um Curso chamado AFILIADO VIKING! Nesse curso você vai aprender
tudo isso aí e muito mais! Você vai aprender outros tipos de campanha, vai aprender a
ser bom de verdade no Facebook Ads com um cara que já investiu MILHÕES na
plataforma!

E agora é a sua chance de Seguir o passo a passo de um cara muito experiente, contar
com o suporte da equipe dele, acelerar o seu aprendizado, começar a ter resultados e
mudar o seu jogo no Marketing Digital.

Eu acabei de dar uma boa notícia e vou te dar mais uma! No final dessa página tem
um botão escrito "​CURSO AFILIADO VIKING + BÔNUS EXCLUSIVOS​"(​Clique aqui
para conhecer os bônus​). É isso mesmo, clicando nesse botão, ou seja, adquirindo o
AFILIADO VIKING pelo meu link, você tem acesso aos meus Bônus Exclusivos. Tudo
isso pra te ajudar, de verdade. No início, eu passei por dificuldades, não conhecia o
curso do Marcelo e eu quero te ajudar com o máximo que eu puder. Além de te ajudar
com esse PDF, também te entrego esse Bônus em que compartilho conteúdo e
experiências, além de te dar dicas pra você se diferenciar e melhorar os seus
resultados como afiliado.

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VENDE ATRAVÉS DO FACEBOOK ADS!

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