Você está na página 1de 6

1

AVALIAO DE FORJAMENTO A QUENTE, A MORNO E A FRIO.


Cleber Pereira Fenili1
1

Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC / Departamento de Engenharia de Materiais, Campus I, Av. Universitria n 1105.

PALAVRAS-CHAVE: Forjamento, Temperatura de trabalho. REA DO CONHECIMENTO: Processamento de Metais II. INTRODUO Forjamento o processo de fabricao no qual um tarugo de metal deformado dentro das mais variadas formas geomtricas e com grandes deformaes plsticas. Este processo de fabricao est dividido em trs grandes grupos: forjamento a frio, a quente e a morno. Essa classificao dependente da temperatura na qual as operaes de [2] forjamento ocorrem . O trabalho a quente definido como a deformao sob condies de temperatura e taxa de deformao tais que processos de recuperao e recristalizao ocorrem simultaneamente com a deformao. De outra forma, o trabalho a frio a deformao realizada sob condies em que os processos de recuperao e recristalizao no so efetivos. Como o encruamento no aliviado, a tenso de conformao aumenta com a [2] deformao . No trabalho a morno ocorre uma recuperao parcial da ductilidade do material e a tenso de conformao situa-se numa faixa intermediria entre o trabalho a frio e a quente. No trabalho a morno no se formam novos gros, ou [2] seja, no h recristalizao . INFLUNCIAS FORJAMENTO DA TEMPERATURA DE um mtodo usado para mover, sem remover o metal. Esta tecnologia j provou ser altamente econmica. Suas aplicaes esto crescendo rapidamente e seu potencial e desenvolvimento para peas com formas geomtricas mais complexas, fabricadas com matrias-primas que permitem maior grau de [2] deformao . O trabalho a frio acompanhado do encruamento do metal, que ocasionado pela interao das discordncias entre si e com outras barreiras tais como contornos de gro que impede o seu movimento atravs da rede cristalina. A deformao plstica produz tambm um aumento no nmero de discordncias, as quais, em virtude de sua interao, resultam num elevado estado de tenso interna na rede cristalina. Tudo isto resulta macroscopicamente num aumento de resistncia e dureza e num [5] decrscimo da ductilidade do material . Por encontrar-se em baixas temperaturas, a tenso de deformao do material alta e, portanto exige altas presses por parte das mquinas e, conseqentemente, exige forjas de grande ou mdio porte. A vantagem que encontra sobre o forjamento a quente que aps o processo a pea encontra-se j em suas dimenses acabadas, pois no sofreu dilataes [5] por causa do aumento de temperatura . Todos os materiais que apresentam uma ductilidade temperatura ambiente podem ser deformados a frio. Fundamentalmente o processo a frio passa a ter vantagens econmicas, dependendo do volume do material e de quanto pea forjada se aproxima em geometrias da pea [5] pronta . VANTAGENS

[2]

A fixao da temperatura varivel, sendo uma dependncia do tipo de ao que se deseja forjar. Em geral seus limites so fixados pelo aumento excessivo de fora quando a temperatura muito baixa (limite inferior) e pela oxidao em temperaturas mais altas (limite superior). Todavia, necessrio um conhecimento bem detalhado do comportamento do material com o qual se est trabalhando, ou seja, conhecer a tenso de escoamento, as perdas por oxidao, o alongamento e as zonas de transformao de fase em funo da temperatura. Todos esses parmetros devem ser conhecidos para se evitar defeitos e otimizar o [2] processo . FORJAMENTO A FRIO Forjamento a frio, uma deformao plstica de metais, sem aquecimento, onde o material forado por compresso, a fluir entre uma matriz e um macho, resultando na obteno de peas com [3] forma e tolerncias de preciso .

Menor quantidade de matria-prima requerida (a pea pode ser obtida em sua forma final sem nenhuma perda de material ou com pequena quantidade de sobremetal para usinagem ou ainda necessitando apenas operaes de furao ou rebarbagem); Melhoria das propriedades mecnicas da pea devido ao trabalho de conformao realizado no material (geralmente aumenta o limite de ruptura, o limite de escoamento e a dureza, alm de se obter uma estrutura granular orientada na direo do trabalho mecnico aplicado);

Possibilidade de utilizao de matria-prima mais barata; Obteno de formas especiais ( possvel obter peas que no seriam produzidas economicamente por nenhum outro processo); Alta produtividade; Preciso dimensional; Bom acabamento superficial; A proteo contra a corroso aumentada devido operao de fosfatizao; Possibilita a substituio de um material de custo maior (alta liga) forjado a quente, por outro de custo menor (ao carbono) forjado a frio, obtendo-se assim peas forjadas com propriedades mecnicas equivalentes.
[2]

ferramentas mais resistentes. Os tarugos para a conformao, por sua vez, podem requerer decapagem para remoo de carepa e utilizao de lubrificantes durante o processo. Em relao ao trabalho a frio o processo a morno apresenta reduo dos esforos de deformao, o que permite a conformao mais fcil de peas com formas complexas, principalmente em materiais com alta resistncia. A conformao a morno melhora ainda a ductilidade do material e elimina a necessidade de recozimentos intermedirios [7] que consomem muita energia e tempo . FORJAMENTO A QUENTE O processo de forjamento a quente distinguem-se do realizado a morno pela faixa de temperatura na qual realizado, isto , faixa de temperatura em que ocorrem os mecanismos de [2] recuperao e recristalizao . Este trabalho no s requer menos energia para deformar o metal e proporciona maior habilidade para o escoamento plstico sem o surgimento de trincas como tambm ajuda a diminuir as heterogeneidades da estrutura dos lingotes fundidos devido s rpidas taxas de difuso presentes s temperaturas de trabalho a quente. As bolhas de gs e porosidades so eliminadas pelo caldeamento destas cavidades e a estrutura colunar dos gros grosseiros da pea fundida quebrada e refinada em gros [5] equiaxiais recristalizados de menor tamanho . As variaes estruturais devido ao trabalho a quente proporcionam um aumento na ductilidade e na tenacidade, comparado ao estado fundido. Geralmente, a estrutura e propriedades dos metais trabalhados a quente no so to uniformes ao longo da seo reta como nos metais trabalhados a frio e recozidos, j que a deformao sempre maior nas camadas superficiais. O metal possuir gros recristalizados de menor tamanho nesta regio. Como o interior do produto estar submetido a temperaturas mais elevadas por um perodo de tempo maior durante o resfriamento do que as superfcies externas, pode ocorrer crescimento de gro no interior de peas de grandes dimenses, que resfriam vagarosamente a partir da [5] temperatura de trabalho . A maioria das operaes de trabalho a quente executada em mltiplos passes ou estgios; em geral, nos passes intermedirios a temperatura mantida bem acima do limite inferior do trabalho a quente para se tirar vantagem da reduo na tenso de escoamento, embora com o risco de um crescimento de gro. Como, porm, deseja-se usualmente um produto com tamanho de gro pequeno, a temperatura dos ltimos passes (temperatura de acabamento) bem prxima do limite inferior e a quantidade de deformao relativamente grande. Pequenos tamanhos de gros daro origem a peas com [5] melhor resistncia e tenacidade .

DESVANTAGENS

Necessidade de prensas de maior capacidade; Presses elevadas nas ferramentas, necessitando assim de materiais especiais e geralmente de alto custo; Necessidade de recozimentos intermedirios para obterem-se grandes deformaes; Vivel economicamente apenas para lotes grandes de peas; Tempos de preparao de mquinas e ajuste do ferramental, maiores.

FORJAMENTO A MORNO Os processos de forjamento a morno objetivam aliar as vantagens das conformaes a quente e a frio. O trabalho a morno consiste na conformao de peas numa faixa de temperatura onde ocorre o processo de recuperao, portanto, o grau de endurecimento por deformao consideravelmente menor do que no trabalho a frio. Existe uma faixa de temperatura empregada na conformao a morno dos aos, entre 500 e 800 C. A temperatura inferior de conformao limitada em aproximadamente 500 devido possibilidade C de ocorrncia da "fragilidade azul" em temperaturas [5] mais baixas . Esta fragilizao aumenta a tenso de escoamento e diminui a ductilidade. Ela ocorre em temperaturas em torno de 200 a 400 onde, tomos C intersticiais difundem-se durante a deformao formando atmosferas em torno das discordncias geradas, ancorando-as. O nome azul refere-se colorao do xido formado na superfcie do ao [5] nesta faixa de temperatura . Com relao ao trabalho a quente o processo a morno apresenta melhor acabamento superficial e preciso dimensional devido diminuio da oxidao e da dilatao - contrao do [5] material e da matriz . A maior desvantagem da conformao a morno com relao ao processo a quente o aumento do limite de escoamento que ocorre com a reduo da temperatura de deformao. O aumento da carga de conformao implicar na necessidade de se empregar prensas mais potentes e

Para se obter peas forjadas com boa qualidade, o processo precisa ser completado a uma [1] temperatura definida para cada tipo de material . Isso fica visvel se o forjamento for realizado a temperaturas abaixo das estabelecidas, conforme tabela 01, pois o material pode ficar encruado e a pea sujeita a fissuramento. O encruamento pode ser eliminado por recozimento, mas as fissuras no [1] .
Tabela 01: Faixa de temperatura de conformao a quente dos materiais mais comuns.

Desvantagens

[2]

Material Ligas de Alumnio Ligas de Cobre (lates) Ao de baixo teor de C Ao Mdio teor de C Ao Alto teor de C Ao liga com Mn ou Ni Ao liga com Cr ou Cr-Ni Ao liga com Cr-Mo Ao Inoxidvel (18/8)

Temperatura ( C) 320 520 650 850 900 1150 850 1100 800 1050 850 1000 870 1100 850 1050 750 1100

Fonte: FILHO, Ettore B.[et al]. Conformao Plstica dos Metais. So Paulo: Unicamp, 5 ed. 1997.

Na conformao a quente deve-se se tomar cuidado com as quedas de temperatura, no deixando ultrapassar o limite inferior da tabela 01. Esta queda de temperatura pode ocorrer devido ao esfriamento da pea em contato com o ar (radiao) e a transmisso de calor da pea para a ferramenta fria. Sendo que os fatores que influem na transmisso do calor so tempo de contato pea[1] ferramenta e a superfcie da pea . Durante a conformao ocorre tambm um aquecimento da pea devido energia de deformao, porem menos importante do que as [1] perdas acima mencionadas . Somente em casos de aos de alta liga, submetido elevada conformao, possvel que [1] este aquecimento se sobreponha ao esfriamento . . Vantagens
[2]

Necessidade de equipamentos especiais (fornos, manipuladores, etc.) e gasto de energia para aquecimento das peas; Reaes do metal com a atmosfera do forno, levando a perdas de material por oxidao e outros problemas relacionados (p.ex., no caso dos aos, ocorre tambm descarbonetao superficial; metais reativos como o titnio fica severamente fragilizado pelo oxignio e tem de ser trabalhado em atmosfera inerte ou protegido do ar por uma barreira adequada); Formao de xidos, prejudiciais para o acabamento superficial; Desgaste das ferramentas maior e a lubrificao difcil; Necessidade de grandes tolerncias dimensionais por causa de expanso e contrao trmica; Estrutura e propriedades do produto resultam menor uniformidade do que em caso de trabalho a frio seguido de recozimento, pois a deformao sempre maior nas camadas superficiais produz nas mesmas uma granulao recristalizada mais fina, enquanto que as camadas centrais, menos deformadas e sujeitas a um resfriamento mais lento, apresentam crescimento de gros.

DEFEITOS CARACTERSTICOS DE PEAS [1] FORJADAS A QUENTE OU A FRIO Trincas Superficiais origina-se de um excessivo trabalho na superfcie da pea em temperaturas demasiadamente baixa. Tambm pode ocorrer no aquecimento da pea em fornos com atmosfera rica em enxofre; Gotas Frias fluxos anormais do material quente dentro das matrizes durante o forjamento originam-se quando duas superfcies se dobram uma contra a outra sem ocorrer a soldagem; Incrustao de xidos firmam-se durante o aquecimento, apesar de se desprenderem, em certas ocasies podem ficar retidas na pea; Descarbonetao e Queima so defeitos originados no aquecimento do metal; a descarbonetao a perda de carbono, onde a profundidade alcanada depende da atmosfera do forno, do tipo de material e do tempo de permanncia na temperatura de aquecimento; a queima ocorre quando o aquecimento alcana a temperatura prximo a temperatura de fuso, provocando uma alterao permanente no material, devido a penetrao intercristalina de gases

Menor energia requerida para deformar o metal, j que a tenso de escoamento decresce com o aumento da temperatura; Aumento da capacidade do material para escoar sem se romper (ductilidade); Homogeneizao qumica das estruturas brutas de fuso em virtude da rpida difuso atmica interna; Eliminao de bolhas e poros por caldeamento; Eliminao e refino da granulao grosseira e colunar do material fundido, proporcionado gros menores, recristalizados e equiaxiais; Aumento da tenacidade e ductilidade do material trabalhado em relao ao bruto de fuso.

oxidantes, que do origem a pelculas de xidos entre os limites de gro. MATRIZES PARA O FORJAMENTO A matriz de forjamento a responsvel por fornecer o formato final da pea forjada. De acordo com o tipo de matriz usada, o forjamento pode ser classificado em: forjamento em matrizes abertas, ou forjamento livre; forjamento em matrizes fechadas. As matrizes de forjamento so submetidas a altas tenses de compresso, altas solicitaes trmicas e, ainda, a choque mecnicos. Devido a essas condies de trabalho, necessrio que essas matrizes apresentem alta dureza, elevada tenacidade, resistncia fadiga, alta resistncia mecnica a quente e alta resistncia ao desgaste. Por isso, elas so feitas, em sua maioria, de blocos de aos-liga forjados e tratadas termicamente. Quando as solicitaes so ainda maiores, as matrizes so fabricadas com metal duro. No forjamento livre, as matrizes tm geometria ou formatos bastante simples. Esse tipo de forjamento usado quando o nmero de peas que se deseja produzir pequeno e seu tamanho grande. o caso de eixos de navios, turbinas, virabrequins e anis de grande porte.

Figura 02: Forjamento livre em etapas

No forjamento em matrizes fechadas, o metal adquire o formato da cavidade esculpida na matriz e, por causa disso, h forte restrio ao escoamento do material para as laterais. Essa matriz construda em duas metades: a metade de baixo fica presa bigorna e nela colocado o metal aquecido. A outra metade est presa ao martelo (ou parte superior da prensa) que cai sobre a metade inferior, fazendo o material escoar e preencher a cavidade da matriz.

Figura 03: Forjamento em matriz fechada.

TRATAMENTO TRMICO As peas forjadas so submetidas a tratamentos trmicos posteriores com a finalidade de remoo das tenses internas introduzidas durante o forjamento e o resfriamento do forjado, homogeneizao da estrutura da pea forjada e melhoria de sua usinabilidade e de suas [1] propriedades mecnicas . Os principais tratamentos trmicos empregados em produtos de aos forjados so recozimento e normalizao que viso melhorar as propriedades mecnicas e a usinabilidade dos [1] forjados . APLICAES De um modo geral, todos os materiais conformveis podem ser forjados. Os mais utilizados para a produo de peas forjadas so os aos (comuns e ligados, aos estruturais, aos para cementao e para beneficiamento, aos inoxidveis ferrticos e austenticos, aos ferramenta), ligas de alumnio, de cobre (especialmente os lates), de magnsio, de nquel (inclusive as chamadas superligas, como Waspaloy, Astraloy, Inconel, Udimet 700, etc.,

Figura 01: Forjamento em matriz livre.

A operao de forjamento livre realizada em vrias etapas. Como exemplo, a ilustrao mostra o estiramento de uma parte de uma barra. Observe a pea inicial (a) e o resultado final (e). A operao iniciada com uma matriz de pequena largura. O estiramento acontece por meio de golpes sucessivos e avanos da barra (b,c,d,e). A barra girada 90 e o processo repetido (f). Para obter o acabamento mostrado em g, as matrizes so trocadas por outras de maior largura.

empregadas principalmente na indstria [7] aeroespacial) e de titnio . O material de partida geralmente fundido ou, mais comumente, laminado - condio esta que prefervel, por apresentar uma microestrutura mais homognea. Peas forjadas em matriz, com peso no superior a 2 ou 3 kg, so normalmente produzidas a partir de barras laminadas; as de maior peso so forjadas a partir de tarugos ou palanquilhas, quase sempre tambm laminados, e cortados previamente no tamanho adequado. Peas delgadas, como chaves de boca, alicates, tesouras, tenazes, facas, instrumentos cirrgicos, etc., podem ser forjadas a partir de recortes de chapas [7] laminadas .

forjamento a morno e a quente de aos, mostraram que o novo material gera expressiva melhoria de vida til, chegando a aumentos de 50% a 60%, indicando sua adequao aos processos de conformao a quentes mais solicitados. CONCLUSO O forjamento um processo de manufatura amplamente usado, pois, dependendo do tipo de processo, pode gerar mnima perda de material, boa preciso dimensional e melhorar as propriedades mecnicas da pea conformada. Este processo dividido em trs grupos dependendo da temperatura de trabalho: forjamento a quente, a morno e a frio. O forjamento a quente tem a vantagem de requerer menor fora para deformar o metal, porem tem alto gasto energtico para aquec-lo; j no forjamento a frio temos a vantagem de uma menor quantidade de matria-prima requerida e boa preciso dimensional, porem necessita-se de prensas de maior capacidade; e por fim o forjamento a morno objetiva aliar as vantagens das conformaes a quente e a frio. Alm da faixa de temperatura necessrio um conhecimento bem detalhado do comportamento do material com o qual se est trabalhando para se evitar defeitos e otimizar o processo de forjamento. Seu estudo fundamental para o engenheiro de materiais, ao qual se oferece mais uma opo no sentido de processamento de materiais metlicos para as diversas aplicaes industriais. REFERNCIAS [1]FILHO, Ettore B.[et al]. Conformao Plstica dos Metais. So Paulo: Unicamp, 5 ed. 1997. [2]SCHAEFFER, Lirio. Forjamento: Introduo ao Processo. Porto Alegre: IL, 2001 . [3]CALLISTER, JR. Willian D. Cincia e a Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 5 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2002. [4]MESQUITA, Rafael Agnelli; BARBOSA, Celso Antonio. Novo Ao Ferramenta de Alta Resistncia a Quente. Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.3, n.3, p. 63-68, jan.mar. 2007. [5]http://conformacaomecanicaunisc.blogspot.com . Acessado em 09/04/09. [6]http://cimm.com.br/artigos. Acessado em 09/04/09. [7]http://presstecnica.com.br/pagina.asp Acessado em 16/04/09.

Figura 04: Exemplos de peas fabricadas por forjamento [7]

ARTIGO TCNICO NOVO AO FERRAMENTA [4] RESISTNCIA A QUENTE DE ALTA

Aos ferramenta so utilizados em processos de conformao a quente de metais, como em matrizes de forjamento a quente, extruso e fundio sob presso. Em tais aplicaes a resistncia a quente do ao ferramenta essencial, retardando falhas por desgaste, deformao plstica e fadiga trmica. Portanto, para promover melhoria da resistncia a quente, estes fenmenos (as reaes de revenido) devem ser retardados (a)s (ou reduzidas). O novo material descrito no presente trabalho, denominado VHSUPER, foi desenvolvido focando a melhoria da resistncia ao revenido - a partir da alterao de sua composio qumica, onde se aumentou a quantidade de Mo de 1,40% para 2,40% e diminui-se o Cr de 5,03% para 3,78%. Como resultados o novo material apresentou resistncia a quente superior ao dos aos comuns (AISI HI I e HI 3), devido a maior capacidade de reteno de dureza em alta temperatura (resistncia ao revenido), proporcionado pelos teores de Mo e Cr, que privilegia a formao dos carbonetos secundrios estveis tipo M2C. Apesar da melhoria da resistncia ao revenido, a tenacidade no foi prejudicada, como confirmado pelos ensaios de impacto. Os testes de campo, em matrizes de