Você está na página 1de 29

Comentrios Grandes Nomes da Qualidade

Juran
TAGS: custo da qualidade, guru, Juran, Melhoria, mestre, trilogia de Juran

8 Comments

1.

Responder

Alan Fagner
Posted maio 6, 2009 at 6:58 AM

Grande Juran, de fato o Pai da Qualidade, se todos da alta direo tivessem uma porcentagem mnima de conscientizao desta e outras filosofias, teramos empresas em massa como modelos de gerenciamento da qualidade. Concordo em gnero, nmero e grau, Alan Por isso fao questo de divulgar e sempre que possvel citar o trabalho de Juran e de outros mestres, que construram a Qualidade como conhecemos hoje e deveramos aplicar!

2.

Responder

Luiz Antnio Jaeger


Posted fevereiro 9, 2010 at 6:16 PM

O mestre da Qualidade Total, Juran, deixou legados extremamente atuais para a administrao,mas infelizmente poucos conhecem ou tiveram como eu a oportunidade de adquirir conhecimentos bsicos das lies dele.

Sua trilogia : Planejamento, controle e melhoramento da Qualidade so instrumentos incorporados a mim, e que no dia a dia so postos em prtica.

Se os profissionais de administrao pelo menos atentassem para o custo de suas ms qualidades e entendessem , como dizia o mestre Ela assim foi planejada, certamente teramos grande enriquecimento das organizaes e naes.

Luiz Antnio

Responder

ronaldocgq

Posted fevereiro 12, 2010 at 7:53 AM

Luis Antonio,

Admiro imensamente o trabalho de Juran e busco me inspirar nele, com sua lgica simples e direta para tratar a qualidade.

Adoraria que voc nos contasse essa parte da sua histria em detalhes, num artigo para publicao no blog. Certamente seria enriquecedor!

O que acha de dividir um pouco da sua experincia aqui?

Um grande abrao!

Ronaldo Costa

Visite: http://qualiblog.wordpress.com/ O blog sobre Gesto da Qualidade e ISO 9001 mais lido do BRASIL! aproveite para cadastrar seu e-mail e receber semanalmente as atualizaes do QUALIBLOG!

Conhea os produtos da Qualiblog E-Bookstore: http://www.gg3.com.br/qualiblogebooks

Agora o Qualiblog tem mais um canal de interao: http://ogerente.com.br/rede/groups/gestao-da-qualidade

3.

Responder

jssica de oliveira
Posted outubro 19, 2010 at 8:07 PM

pesquisei sobre juran, devido a um trabalho mas confesso que a enormidade da inteligencia desse ser me interessou muito, j que atualmente algum com essa capacidade de raciocnuio dificil, o que dizer de algum que iniciou sua grandiosa carreira a oitenta e cinco anos atrs. Enfim na minha humuilde opinio s posso dizer quem dera os seres atuais ter 25% de sua sabedoria, com certeza o Brasil se tornaria um pas de primeiro mundo muito em breve.

4.

Responder

Marcio Antonio Macedo Diniz


Posted julho 23, 2011 at 9:48 AM

Excelentes artigos! Gostaria de receber sempre informaes respeito de qualidade!

Responder

ronaldocgq
Posted julho 24, 2011 at 12:01 AM

Ol Marcio!

Obrigado pelo feedback sobre o blog! Inclu seu e-mail na lista de assinantes da newsletter semanal do blog, para que receba as atualizaes, ok?

Um grande abrao!

Ronaldo Costa

Contedo de qualidade sobre Qualidade, voc encontra mesmo no QUALIBLOG! Siga-me no TT @Qualiblog !

*Vote no Qualiblog para o TOP BLOG 2011!* http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=2414173

*Conhea tambm a E-Bookstore do Qualiblog!: * https://www.gg3.com.br/qualiblogebooks

5.

Responder

Tiago Pereira Lopes


Posted agosto 4, 2011 at 5:21 PM

Ol Ronaldo

Estava pesquisando sobre a biografia de Juran e gostei muito desse histrico sobre esse grande homem. Estou fazendo um trabalho de concluso de curso sobre Qualidade total dentro da Logstica da organizao, pois estou cursando Faculdade de Tecnologia em Logstica e termino esse semestre e pude perceber, que muita das pesquisas que fiz, que no Brasil esse Sistema de Controle de Qualidade Total pouco abordado e concordo muito referente a um comentrio feito pela Jssica sobre essa cena no Brasil e se em nosso pas fossem adotados esses tipos de processo, tanto do Juran, Deming, Ishikawa entre outros, nosso pas com certeza se tornaria grande potncia, mas as coisas aqui acontecem muito lentamente.

Parabns por essa iniciativa

Tiago Pereira

6.

Responder

ANTONIO RODRIGUES DA SILVA


Posted maio 2, 2012 at 1:36 PM

Ol

Muito bom interesante, como trabalho em uma transportadora e quero que qualidade seja uma realidade dentro dessa empresa falando no todo, em todas as filiais que existem pelo Norte do Brasil, gostaria de informao constante de como montar um programa de qualidade total dentro dessa empresa no qual estou me empenhando muito, pois j trabalhei em empresa que tinha iso 9001 e gostaria que se torna-se uma realidade dentro dessa instituio. Obrigado !!!!

Vicente Falconi Campos,

TAGS: administrao, falconi, Gesto, guru, qualidade, TQC

No Comments

1.

Responder

Paulo Roberto Granja


Posted janeiro 11, 2010 at 9:24 AM

O blog fantstico, mas carioca de Niteri uma tremenda no conformidade. Carioca s da cidade do Rio de Janeiro. Use niteroiense ou fluminense de Niteri Abs Paulo, Desculpe a gafe! Mas j executei a devida ao corretiva!!! Rpida e eficazmente, como manda a norma! rs

2.

Responder

Marcos David
Posted janeiro 11, 2010 at 12:32 PM

Ronaldo,boa tarde!Pelo pouco que escreveu sobre o Falconi,ja que o conteudo vasto,ja deu pra perceber que ele diferenciado!PDCA,Metas consistentes baseada em formas tecnicas,detalhismo na resoluao de problemas,enfim o exemplo o melhor a ser seguido..Pode parecer obvio,mas nem tanto assim.Gosto muito de ler livros de qualidade Ronaldo.Vou pesquisar melhor sobre TQC Controle da Qualidade Total ,buscar mais referencias.Mas como vc esta recomendando,deve ser leitura obrigatoria mesmo!Obrigado pelo post!Abrao e otima recuperaao no seu brao! Obrigado pelos votos de melhora, Marcos! Sobre as obras do Falconi, no li todas ainda, mas posso garantir uma coisa com base no que j li: so livros que abrem nosso horizonte e nossa cabea como profissionais de gesto da qualidade.

3.

Responder

Eng. Paulo Luporini Pastore


Posted janeiro 12, 2010 at 8:12 AM

Parabns, a quem editou este site em valorizar ns brasileiros, e que vejo que os brasileiros carecem em muito de autovalorizar seus amigos, parentes brasileiros, eu sou um tipo de guru na minha rea segundo se possa conferir no meu site em Wikipdia Mecnica Fina, mas, o que me deixa cabisbaixo a falta de interesse por profissionais que atuam em qualidade, gesto, etc. A grande maioria que me procuram para saberem algo so estudantes, por que anseiam em chegar ao mercado com uma mente aberta, no entanto a grande maioria de profissionais nunca me procuraram, por que no nos valorizam e sim os estrangeiros, infelizmente muitos precisam crescer e ler este blog deste ilustre brasileiro, precisa ser digno da bandeira de seu pas um patriota e no ficar bajulando e adorando o Tio Sam e europeus. Meu recado t dado, espero que sirva de lio para os brasileiros que possuem um pouco de dignidade em apreciar os trabalhos de ns brasileiros. Grato e Feliz Ano Novo, com otimismo nos brasileiros e no em estrangeiros.

4.

Responder

Alan Fagner

Posted janeiro 12, 2010 at 11:40 AM

Realmente o Sr. Falconi um grande conhecedor da rea da Qualidade, hoje em dia so poucos os brasileiros voltados para est rea como autores, professores, consultores, profissionais que compartilham seus conhecimentos e experincias, da maneira com que o Ronaldo, Falconi e alguns pouqussimos vem nos ajudando, particularmente gosto muito do contedo do Qualiblog, estou sempre acompanhando, como trabalho sozinho na rea da Qualidade sinto muitas dificuldades em algumas situaes da qual no obtive experincia, muito gratificante vermos pessoas compartinhando conhecimentos, como o Eng. Paulo mencionou no entanto a grande maioria de profissionais nunca me procuraram, conheo algumas pessoas que trabalham na Qualidade e no do a maior importncia em buscar melhorias, aprender novas ferramentas, sistemticas e tentar procurar implantar. A rea da Qualidade to diversa de contedo que, s vezes fico louco por onde eu devo estruturar minha linha de conhecimento. Parabns aos profissionais da Qualidade.

5.

Responder

Eng. Paulo Luporini Pastore


Posted janeiro 12, 2010 at 1:25 PM

Existe e estou como membro desde 2002, no http://www.linkedin.com e da? Tenho 326 pessoas ligadas a mim, mas, nunca me procuraram para nada, assim eu torno a repetir: os brasileiros no se valorizam, no do a mnima para profissionais brasileiros, tanto que o linkedin est em ingls, voce pode por em qualquer lngua, e muitos da qualidade a grande maioria, aquela que no se importam a melhorar a qualidade no entram no linkedin, por que est em ingls, grande engodo, por que o trabalhador ao ser contratado exigem ingls fluente, para qu? Para nada, vejo isto no linkedin um site de profissionais, mas, apenas um arquivo morto, as pessoas no se comunicam, e isto di, ver que dentro do Brasil, os sites americanos, europeus tem ibope para um pequeno cl, e deste modo qualidade s aparencia do site. A idia do linkedin era estabelecer pontes de contatos entre profissionais, mas, sinceramente nunca algum me pergunta nada, isto lastimvel, penso que um dia o linkedin ser algo que eu pensava que deveria ser muita troca de informaes, mas, os que l esto no perguntam, no falam e no d para entender nada, estou l por que aceitei um convite de um grande profissional, e a minha rede foi crescendo e crescendo, at agora no sei para que? O meu site no Wikipdia em Mecnica Fina, ningum pergunta nada, ningum fala nada, parece que por que sou brasileiro, sou o que muitos no

gostariam de ser, ou gostariam, mas, possuem medo, falta de vontade, falta de coragem em escrever um pouco, por que parecem terem medo que digam algo dele!

6.

Responder

Carlos Alberto
Posted janeiro 12, 2010 at 6:42 PM

Entre 89 e 93 eu trabalhei na Belgo Mineira e o Vicenti Falconi ministrou vrios cursos sobre Qualidade Total dos quais participei ativamente. O homem muito bom no que faz. Merece toda a admirao, respeito e prestgio. Falando um pouco do recado do Eng Paulo, concordo plenamente com suas palavras.

7.

Responder

ronaldocgq
Posted janeiro 13, 2010 at 10:59 PM

O Vicente Falconi conquistou esse ttulo com muito trabalho, dedicao, discrio e humildade. Fez (e muito) por merecer e ainda faz, no se limitando a regurgitar glrias passadas, como muitos que, a semelhana de carroas vazias, quanto menos peso tm mais barulho fazem Ele inova e se renova, mantendo-se sintonizado com o mundo atual. De fato, Alan, ele um exemplo a ser seguido, e vejo-o como um modelo em quem pretendo me espelhar.

8.

Responder

ronaldocgq
Posted janeiro 13, 2010 at 11:17 PM

Eng. Paulo Luporini Pastore,

O brasileiro precisa realmente perder esse complexo de vira-latas que insiste em permanecer no seio do povo, fazendo-o crer que s o que vem de fora bom, s quem vem de fora possui excelncia. Concordo plenamente com isso. Mas No h tambm como negar que muito do que temos hoje veio de fora, tecnolgica e intelectualmente; o que natural j que o exterior tem culturas muito mais velhas que a nossa. A sua pgina por exemplo ilustra isso bem, com o conceito da Feinwerktecnik e sua origem: tecnologia de uma Escola Tcnica de Darmstadt Alemanha. A propsito, por favor coloque o link correto de sua pgina em seus comentrios, para que facilite aos interessados o acesso a ela. Da forma como est acaba forando uma busca no Google

9.

Responder

Rodrigo Esteves
Posted janeiro 16, 2010 at 7:27 PM

Esse mtodo aliado a uma organizao pessoal junto com um desapego a pensamento na caixinha transforma qualquer empresa em um negcio de ponta, no adianta colocar em prtica mudanas to significativas se os colaboradores no esto no ritmo.

10. Responder

Heloisa
Posted julho 16, 2010 at 9:38 AM

Ronaldo, alm de ler sobre o Sr. Falconi no seu site, li um artigo dele no site INDG, e me deparei com um termo que eu no conhecia ainda: SDCA! Voc poderia explicar qual a diferena do PDCA e SDCA. Parabns pelo site, retiro muitas informaes dele. Obrigada

Responder

ronaldocgq
Posted julho 19, 2010 at 11:29 AM

Ol Helosa! Desculpe a demora em responder O SDCA uma aplicao especfica do PDCA, voltada a atingir uma meta ou manter um controle sobre resultados do processo. Veja uma definio detalhada abaixo: O Ciclo PDCA, quando utilizado para atingir metas padro ou para manter os resultados num certo nvel desejado (controle), designado por SDCA. As fases so: S (de standard ou padro) estabelecimento de Metas Padro e de Procedimentos Operacionais Padro (POP); D treinamento e superviso do trabalho, avaliao para saber se todos os POP esto sendo cumpridos na execuo das tarefas; C verificao da efetividade dos POP, avaliando se a meta foi ou no alcanada; A caso a meta no tenha sido atingida adotar ao corretiva removendo os sintomas, agindo nas causas. Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR470319_8411.pdf Um grande abrao! Ronaldo Costa Visite: http://qualiblog.wordpress.com/ Contedo de qualidade sobre Qualidade, voc encontra mesmo no QUALIBLOG! VOTE NO QUALIBLOG PARA O TOPBLOG 2010! http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Busca&c_b=2414173 Conhea os produtos da Qualiblog E-Bookstore: http://www.gg3.com.br/qualiblogebooks

11. Responder

Raphael
Posted abril 4, 2011 at 5:00 PM

Trabalhei no INDG com o Vicente Falconi por 4,5 anos. Durante este perodo tive a honra de conhece-lo e aprender diversas tcnicas referentes Qualidade com ele e com diversos profissionais de alto gabarito que trabalhavam nesta empresa. O Falconi explica o PDCA e o Mtodo de uma maneira to simples e clara que parece ser fcil a sua aplicao. Mas o entendimento de ambos realmente complexo e se torna um aprendizado contnuo como ele mesmo explica em seu ltimo livro. Meus parabens pela reportagem e por essa merecida homenagem ao professor Falconi.

12. Responder

Marcos A. Moraes
Posted maio 6, 2011 at 10:46 PM

Falconi muito bom, mas dizer que TQC cartesiano uma tolice insuportvel. O TQC nasceu nos EUA e foi levado para o Japo. A base filosofica surgiu na Bells americana que ajudou a reconstruir a telefonia japonesa, destruida na 2 grande guerra. A filosofia da Bels no tinha nada de cartesiana, visto que eles seguiam a filosfia que se desenvolveu a partir de ramo de pensamento vindo da Europa que era contra Descartes ( leia Teboul) Quando o TQC chega o Japo encontra campo fertil , sendo que uma das razes foi exatamente a ausencia total do raciocinio cartesiano, conforme mostra o livro de 2 japas, professores de Berkeley, chamado CRIAO DE CONHECIMENTO NA EMPRESA. O budismo que dominava o Japo e ainda domina era fartamente aristotelico. Exatamente por isso o TQC caiu como uma luva em todo o Oriente, porque o primeiro mandamento do TQC exatamente observar o todo, deduzindo como funciona e s a partir da partir para a analise das partes O PDCA no tem nada de cartesiano! No sei de onde ele tirou isso, muito menos o porqu. MAM

13. Responder

Geovani
Posted agosto 23, 2011 at 4:40 PM

posso rodar o pdca e o sdca em um nico trabalho (problema)?

Responder

ronaldocgq
Posted agosto 24, 2011 at 11:32 PM

Ol Geovani! Sim, pode, mas no simultaneamente. O caso que o PDCA vem primeiro e, quando o processo atinge um ponto considerado adequado e satisfatrio, criou-se um padro. A partir da o SDCA se aplica, mantendo o nvel do padro e eventualmente inserindo novas melhorias e inovaes, aprimorando o padro. Um grande abrao! Ronaldo Costa Contedo de qualidade sobre Qualidade, voc encontra mesmo no QUALIBLOG! Siga-me no TT @Qualiblog ! *Vote no Qualiblog para o TOP BLOG 2011!* http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=2414173 *Conhea tambm a E-Bookstore do Qualiblog!: * https://www.gg3.com.br/qualiblogebooks Trackbacks / Pings

1. A Gesto Eficaz Vicente Falconi Qualiblog 2. Apologia a Falconi Qualiblog

Feigenbaum
TAGS: Controle de Qualidade Total, excelncia, feigenbaum, Gesto, Total Quality Control, TQC

18 Comments

1.

Responder

Anna
Posted abril 7, 2009 at 4:15 PM

Por favor preciso fazer um trabalho pra faculade sobre a ISO 9001 2008 e no site vi falando pra entrar aqui neste blog que voces mandariam por email pelo amorrr tem como me ajudar!??!?! obrigada! Ana, no fao trabalhos de faculdade, porm pesquisando aqui voc encontrar todo o material que precisa para desenvolver seu trabalho sobre ISO 9001:2008. Em que site voc viu essa informao?

2.

Responder

Augusto
Posted maio 27, 2009 at 11:10 AM

Faltou falar os 19 passos para a melhoria da qualidade e os seus quatro pecados mortais. Augusto, Se eu inclusse essa parte neste artigo ele teria ficado muito extenso, por isso dividi em dois. A continuao ir para o blog esta semana, ok?

3.

Responder

Marcos David
Posted junho 1, 2009 at 3:07 PM

Ronaldo,vou expor meu comentario sobre o item 2,no qual achei demais importante.Qualidade e custo no so diferentes.Atualmente na maioria das empresas se prioriza a viabilidade ecomomica alem de focarem muito a relao investimento e custo x beneficio a curto prazo.O que vc investe por exemplo em qualificao de fornecedores e funcionarios atraves de treinamentos especificos bem inferior no que vc gasta com produtos comprados de pessima qualidade ou para corrigir nao conformidades durante uma fabricao do produto ou atraso do mesmo para o cliente final.Concluindo:se vc criar uma planilha de custos muito bem organizada em alguns processos em conjunto com o departamento da contabilidade,percebera que sai muito mais barato investir em qualidade do que corrigir os problemas pela falta dela.Gostaria de um complemento Ronaldo se o item 2 se aplicaria a isso na pratica Em empresas que levam seriamente a questo do custo da no qualidade, isto considerado, com certeza. No tenho referncias de um trabalho nos moldes que sugeriu, mas me pareceu interessante, embora administrar os dados dessa planilha possa ser trabalhoso. O setor de Qualidade poderia cruzar dados referentes ao custo das no-conformidades em relao a oramentos e investimentos efetuados para melhorias, talvez. Seu comentrio, mais uma vez, est coberto de razo. fato que, a mdio e longo prazo, o ganho em qualidade (e produtividade) obtido com investimentos em qualificao excelente para a empresa.

4.

Responder

Josane Gama
Posted junho 9, 2009 at 6:36 PM

Gostei muito de todas as informaes aqui adquiridas. Minha monografia e sobre Comprometimento Organizacional e sua influencia na aplicao das ferramentas de Qualidade. Pesquisei em varios livros e vou citar seu site. Sem mais Josane -

Agradeo, Josane, antecipadamente a citao! Fico feliz que o blog lhe seja til!

5.

Responder

geralda
Posted agosto 27, 2009 at 11:06 PM

preciso fazer um trabalho de nvel tcnico sobre Feigenbaum,considerando os seguintes tens:idias bsicas,subsistemas para controle da qualidade total,os princpios da participao.Por favor se algum puder me ajudar urgente.Obrigada.

6.

Responder

Osorio Lologio
Posted maro 23, 2010 at 3:19 PM

gostaria de uma definicao mais detalhada sobre a qualidade

Responder

ronaldocgq
Posted maro 24, 2010 at 7:26 AM

Osrio, Leia este artigo do meu colega Hayrton Prado: http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/03/24/qualidade-dificil-de-ser-entendida-e-essencial-paraa-sobrevivencia-corporativa/

7.

Responder

Ivana Rumo
Posted abril 21, 2010 at 9:28 PM

PRECISO SABER SE TEM ALGUM LIVRO SOBRE ARMAND FEIGENBAUM,NO O LIVRO DELE , MAS ALGUM QUE FALE SOBRE ELE, NEM QUE SEJA UMA BREVE BIOGRAFA E, ALGUM SABE SE ELE AINDA VIVE. ATTE. IVANA

Responder

ronaldocgq
Posted abril 22, 2010 at 3:14 PM

Ol Ivana! Um livro especfico sobre Feigenbaum eu desconheo, mas h vasto material sobre ele na internet. Ele est hoje com 88 anos. Leia mais sobre ele neste link: http://www.statemaster.com/encyclopedia/Armand-Feigenbaum

8.

Responder

Otavio B F Jr
Posted maio 24, 2010 at 5:34 PM

Seria possivel informar quais so os 7s` do programa TQC, e quais seus significados sucintamente?

Responder

ronaldocgq
Posted maio 25, 2010 at 7:59 AM

Ol Otvio! Veja nesta dissertao as 7 ferramentas do TQC, ou ferramentas da Qualidade, no item 3.4.1: http://www.eps.ufsc.br/disserta/fiates/cap3/cap3.htm

9.

Responder

WALTER
Posted maio 27, 2010 at 10:34 PM

o que significa o total de TQC?

Responder

ronaldocgq
Posted maio 27, 2010 at 11:12 PM

Walter, Total em ingls quer dizer isso mesmo: Total A sigla TQC vem de Total Quality Control, que em portugus Controle de Qualidade Total. Alguns traduzem como Controle Total da Qualidade.

10. Responder

adilson
Posted julho 11, 2010 at 9:40 AM

preciso saber se ele ainda esta vivo

Responder

ronaldocgq
Posted julho 11, 2010 at 10:50 AM

Ol Adilson!

Sim, ele est vivo e atuante, tem 88 anos e preside a General Systems, junto com seu filho, Donald Feigenbaum. Vive no condado de Pittsfield, Massachusetts, EUA.

11. Responder

claudiane
Posted fevereiro 25, 2011 at 9:03 AM

Bom dia, Preciso fazer uma trabalho sobre os 40 principios do TQM, algum pode me ajudar, pois no acho essas informaes a lista deles. Sei que o criador foi Feigenbaum. desde j agradeo. Claudiane

12. Responder

Clnio Pereira da Silva


Posted maro 16, 2012 at 12:19 PM

Oi Adilson, preciso saber dos 40 princpios do TQM. Me ajuda? Trackbacks / Pings

1. Feigenbaum 19 passos e 4 pecados Qualiblog

Deming

TAGS: Deming, Melhoria, princpios de gesto, processo, qualidade, receita, sucesso, valor

14 Comments

1.

Responder

marcelao
Posted maro 18, 2009 at 9:57 PM

Fala Ronaldo, faz tempo que no comento aqui, e quando venho para pedir um favor. o seguinte, como voc sabe, sou certificado PMP pelo PMI e estou na organizao do IX congresso de gerenciamento de projetos do PMI-DF. Ser que voc poderia ajudar a divulgar? Se for possvel, o link para o post em que estou divulgando o evento http://marcelao.wordpress.com/2009/03/18/convite-ix-encontro-internacional-de-gerenciamento-deprojetos-pmi-df/ Inclusive, vou fazer uma palestra no congresso sobre Planejamento Estratgico Pessoal. Desde j, agradeo a sua ateno. Obrigado. Pedido atendido, Marcelo! um prazer divulgar seu trabalho!

2.

Responder

Katia Martins

Posted junho 19, 2009 at 8:24 AM

Ronaldo, obrigada. Fao ps em logstica e vou apresentar um trabalho sobre qualidade de produo e usarei os 14 de Deming e seus comentrios (distribuirei para a turma). Colocarei o endereo do seu blog e autor. Obrigada mais uma vez. Fique com Deus. Ktia Eu que agradeo seu feedback e a colaborao proposta. E fico feliz de ter sido til! Um grande abrao, e visite sempre o blog, ser um prazer saber que esteve por aqui

3.

Responder

Francieli
Posted junho 23, 2009 at 9:48 AM

Ola! Ronaldo, muito obrigada. Fao curso tcnico em logstica e estou estudando o histrico da qualidade total e as contribuies de Deming . Adorei o blog, estarei sempre visitando e divulgando aos colegas! abraos! Seja bem vinda, Francieli! Obrigado pelo feedback, o que me sinalisa o caminho para melhorar sempre! Um grande abrao!

4.

Responder

Glucia
Posted janeiro 26, 2010 at 9:46 PM

Sou formada em Administrao e estou estudando para concurso pblico. Adorei seu blog e principalmente seus comentrios para os 14 Princpios de Deming.

Responder

ronaldocgq
Posted janeiro 27, 2010 at 9:42 AM

Ol, Glucia! Agradeo a visita e o seu comentrio! Sinta-se vontade no Qualiblog para dar sugestes, fazer crticas, interagir, enfim! Um grande abrao! Ronaldo Costa Visite: http://qualiblog.wordpress.com/ O blog sobre Gesto da Qualidade e ISO 9001 mais lido do BRASIL! aproveite para cadastrar seu e-mail e receber semanalmente as atualizaes do QUALIBLOG! Conhea os produtos da Qualiblog E-Bookstore: http://www.gg3.com.br/qualiblogebooks

5.

Responder

LUIZ
Posted janeiro 29, 2010 at 11:38 PM

Eu queria entender os 14 principios. Ficou mais facil a partir dos seus comentarios. Obrigado.luiz.pt.2008@bol.com.br

6.

Responder

Leonardo
Posted maro 4, 2010 at 2:27 PM

Muito bom o post! Como Administrador tambm no concordo com a idia de se manter apenas um fornecedor, mas isso realmente funcionou no Japo na dcada de 50. Os japoneses so mais comprometidos e disciplinados uma questo cultural, mas hoje em dia com os efeitos da globalizao as coisas acontecem muito rpido, empresas fecham todos os dias, ainda mais no Brasil que tem um

ndice muito alto de organizaes que fecham as portam com pouco tempo de vida. No Brasil e nos dias de hoje trabalhar apenas com um fornecedor invivel, uma roleta russa. O terceiro princpio eu ainda acrescentaria que as inspees na poca estavam sendo sunstituidas por tcnicas de amostragem e controle estatstico, devido ao seu custo e a inviabilidade diante de uma produo em massa, e Deming com seu foco no controle estatstico assim como seu mestre Walter A. shwart considerava esse mtodo pouco vivel.

Responder

ronaldocgq
Posted maro 5, 2010 at 9:25 AM

Ol Leonardo! Realmente temos um contexto diferente do oriental, mais difcil encontrarmos essas caractersticas (disciplina e comprometimento) em ambas as partes da relao cliente/fornecedor. Mas mesmo no oriente, hoje sua afirmao vlida: um nico fornecedor impraticvel. Obrigado pela participao!

7.

Responder

Flavio Pereira
Posted outubro 27, 2011 at 2:20 PM

Preciso, para uma apresentao, de um texto que diz o significado de 97% (ou outro valor) conforme, fazendo comparaes como: X bebs derrubados no cho aps o nascimento Y pousos e decolagens mal sucedidos por dia W cartas perdidas por dia. Alguem sabem onde achar ou quem escreveu? Grato pela resposta Flavio Pereira flavio.pereira@metalsa.com

8.

Responder

Sergio Canossa
Posted fevereiro 6, 2012 at 5:29 PM

Valeu a iniciativa, Ronaldo. Os profissionais precisam saber de onde surgiu a base dos conceitos adotados atualmente Trackbacks / Pings

1. 2. 3. 4.

Top Posts de 2010 no Qualiblog Qualiblog Walter, uma bacia e o CEP Qualiblog Genichi Taguchi Estatstica e Qualidade Qualiblog Viagem no Tempo A Histria da Qualidade | QUALIBLOG

Crosby
TAGS: Crosby, custo, guru, no-qualidade, qualidade, vacina, zero defeitos

No Comments

1.

Responder

Carlos Roberto
Posted agosto 16, 2009 at 11:07 PM

Parabns pela incluso do artigo no Qualiblog. Aprendi um pouco mais. Me fez lembrar um outro artigo Qualidade: grtis. s pegar do Mauricio de Oliveira, que costumo citar em treinamentos. Um abrao Obrigado pela visita e pelo comentrio Carlos! Eu no conheo o artigo do Maurcio de Oliveira, mas vou procurar conhecer!

2.

Responder

Gabriel Ferreira
Posted agosto 18, 2009 at 6:16 PM

Muito bom Ronaldo, achei muito interessante o artigo e uma novidade pois no conhecia nada sobre esse conceito. Ser que existe biografias para que possamos aprofundar no assunto? Grande abrao. Gabriel Ferreira Ol Gabriel!!! A Internet est abarrotada de material sobre Crosby e os outros gurus da Qualidade! Voc no ter a menor dificuldade em se aprofundar na biografia deles!

3.

Responder

Alexandre
Posted agosto 18, 2009 at 11:02 PM

Sou f desse cara!! Perfeito post!! Grande abrao Alexandre Ol Alexandre! Eu tambm sou f do trabalho do Crosby! Acho que todos precisamos dfar uma repassada nos conceitos que ele desenvolveu. Veja o post de continuao deste, por exemplo! Um grande abrao! Trackbacks / Pings

1. Philip B. Crosby A Qualidade continua sendo Grtis Qualiblog

Shewhart

5 Comments

1.

Responder

Rafael
Posted fevereiro 23, 2011 at 8:08 AM

Simplesmente muito bom!!! Ainda na semana passada tive uma aula sobre a Experincia de Hawthorne na Western Electric e hoje leio este artigo relacionado a ela. Vou procurar mais sobre e ela pois percebo

que a importncia desta empresa para o desenvolvimento de processo e da qualidade foi to significativa quanto para a criao da Teoria de Relaes Humanas. Abrao Qualiblog/Ronaldo e meu obrigado pelo conhecimento adquirido. Rafael Moreira Ferreira Tecnlogo Em Gesto da Qualidade

Responder

ronaldocgq
Posted fevereiro 23, 2011 at 1:36 PM

Ol Rafael! A Western Eletric teve papel significativo na Gesto da Qualidade como a conhecemos hoje. Juran trabalhava l na poca da Experincia de Hawthorne. E no se esquea da Toyota, outra epresa ligada aos conceitos primordiais da Qualidade (hoje nem tanto) Um grande abrao! Ronaldo Costa Visite: http://qualiblog.wordpress.com/ Contedo de qualidade sobre Qualidade, voc encontra mesmo no QUALIBLOG! *Conhea o KIT de Treinamento para Auditor Interno: * http://qualiblog.wordpress.com/2011/02/11/pre-lancamento-treinamento-de-auditor-internoqualiblog/

2.

Responder

Alan Fagner
Posted fevereiro 28, 2011 at 5:46 PM

Muito bem elaborado este artigo. Shewhart de fato deixou para ns da qualidade e para as empresas, uma importante ferramenta de controle. Este artigo foi publicado na poca certa, pois estou terminando o curso de CEP bsico e me ajudou muito a entender melhor o surgimento desta ferramenta, sem ela para mim o processo no se torna extremamente confivel, sempre tem de ser controlado, mas para isso necessrio determinar os limites de controle, nunca trabalhei com o CEP, mas quem tem este previlgio deve levar muito a srio. Atenciosamente, Alan Fagner Trackbacks / Pings

1. Genichi Taguchi Estatstica e Qualidade Qualiblog 2. Viagem no Tempo A Histria da Qualidade | QUALIBLOG

Taguchi

4 Comments

1.

Responder

Rafael Brasoloto
Posted abril 19, 2011 at 9:51 AM

Isso sim que agregar valor de conhecimento. Parabns, Ronaldo! interessante ver o quanto o Japo foi bero de gurus da qualidade E a maioria deles, no perodo ps guerra! Procurei sobre esta diviso de Controle de Qualidade no Google mas no encontrei Fico no aguardo do artigo prometido

Rafael Brasoloto

Responder

ronaldocgq
Posted abril 20, 2011 at 1:19 PM

Ol Rafael! Logo preparo o artigo e devo public-lo em breve. Acompanhe o blog e aguarde! Um grande abrao! Ronaldo Costa Visite: http://qualiblog.wordpress.com/ Contedo de qualidade sobre Qualidade, voc encontra mesmo no QUALIBLOG! *Conhea tambm a E-Bookstore do Qualiblog!: * https://www.gg3.com.br/qualiblogebooks

2.

Responder

Leonardo
Posted abril 20, 2011 at 7:42 AM

Parabens pelo post foi o primeiro blog que eu vi sobre o assunto. Trackbacks / Pings

1. Garvin as oito dimenses da Qualidade Qualiblog

Garvin
TAGS: abordagens, biografia, Controle Estatstico da Qualidade, David A. Garvin, Garantia da Qualidade, Garvin, Gesto

Estratgica da Qualidade, guru, inspeo, qualidade 4 Comments

1.

Responder

Solange
Posted novembro 16, 2011 at 3:54 PM

Ronaldo, quais livros ou artigos vc indica sobre Garvin e suas abordagens para a Qualidade? S conheo o de Queiroz. Abs.

Responder

ronaldocgq
Posted novembro 17, 2011 at 8:20 AM

Ol Solange!

A Qualidade segundo Garvin, de Queiroz, realmente a obra mais conhecida a respeito das idias de Garvin.

Outra sugesto: Gerenciando a Qualidade, editora Qualitymark.

Um grande abrao!

Ronaldo Costa

Contedo de qualidade sobre Qualidade, voc encontra mesmo no QUALIBLOG! Siga-me no TT @Qualiblog !

*O Qualiblog j TOP 100 no TOPBLOG 2011! No parem de votar, e apoiem o Qualiblog nessa conquista!* http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=2414173

*Conhea tambm a E-Bookstore do Qualiblog!: * https://www.gg3.com.br/qualiblogebooks

Trackbacks / Pings

1.

Garvin as oito dimenses da Qualidade Qualiblog

2.

Garvin as oito dimenses da Qualidade | QUALIBLOG

Você também pode gostar