Você está na página 1de 24

UERJ

CAMPUS REGIONAL DE RESENDE ENGENHARIA DE PRODUO NFASE EM PRODUO MECNICA

CAPTULO 6: PROCESSOS DE FORJAMENTO

DEPARTAMENTO DE MECNICA E ENERGIA PROCESSOS DE FABRICAO IV PROF. ALEXANDRE ALVARENGA PALMEIRA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Estrada Resende Riachuelo s/n. - Morada da Colina Resende RJ - CEP: 27.523-000

Tel.: (24) 3354-0194 ou 3354-7851 e Fax: (24) 3354-7875 E-mail: palmeira@uerj.br Segunda-feira, 30 de Maio de 2005

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

RESUMO

ii

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

SUMRIO
I II INTRODUO ................................................................................................................... 1 TIPOS DE FORJAMENTO E FERRAMENTAS ....................................................... 2 II.1 II.2 II.3 II.4 III FORJAMENTO EM MATRIZ ABERTA.................................................................. 2 FORJAMENTO EM MATRIZ FECHADA...............................................................3 EQUIPAMENTOS E MTODOS..............................................................................4 APLICAES ..............................................................................................................4

FORJAMENTO LIVRE....................................................................................................5 III.1 OPERAES UNITRIAS........................................................................................5 III.2 RECALQUE OU RECALCAMENTO.........................................................................5 III.3 ESTIRAMENTO...........................................................................................................6 III.4 ENCALCAMENTO (FULLERING) ...........................................................................6 III.5 ROLAMENTO............................................................................................................... 7 III.6 ALARGAMENTO ........................................................................................................ 7 III.7 FURAO..................................................................................................................... 7 III.8 EXTRUSO...................................................................................................................8 III.9 LAMINAO DE FORJAMENTO ...........................................................................9 III.10 CALDEAMENTO .....................................................................................................9 III.11 CUNHAGEM .............................................................................................................. 10 III.12 FENDILHAMENTO ............................................................................................... 10 III.13 EXPANSO..............................................................................................................11

IV

FORJAMENTO EM MATRIZ .......................................................................................12 IV.1 MTODOS DO FORJAMENTO EM MATRIZ ..................................................... 14 IV.2 FORMAO DA REBARBA FUNES.......................................................... 15
iii

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................. 18

iv

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

NDICE DE FIGURAS
Figura 6 - 1: Forjamento em Matriz Aberta.......................................................................................... 2 Figura 6 - 2: Forjamento em Matriz Fechada......................................................................................3 Figura 6 - 3: Formao da rebarba no forjamento em Matriz Fechada. ....................................3 Figura 6 - 4: Operao de recalque ou recalcamento. ...................................................................... 5 Figura 6 - 5: Operao de estiramento..................................................................................................6 Figura 6 - 6: Operao de encalcamento (fullering). .........................................................................6 Figura 6 - 7: Operao de rolamento. ..................................................................................................... 7 Figura 6 - 8: Operao de alargamento................................................................................................. 7 Figura 6 - 9: Operao de furao...........................................................................................................8 Figura 6 - 10: Operao de extruso.......................................................................................................8 Figura 6 - 11: Operao de laminao de forjamento. ........................................................................9 Figura 6 - 12: Operao de caldeamento de um elo de corrente....................................................9 Figura 6 - 13: Operao de cunhagem................................................................................................... 10 Figura 6 - 14: Operao de fendilhamento e alargamento de furo.............................................. 10 Figura 6 - 15: Distribuio de Presso em Cavidade de Matrizes............................................... 13 Figura 6 - 16: Zona de formao de rebarba. ..................................................................................... 13 Figura 6 - 17: Etapas de forjamento em matriz. ................................................................................14 Figura 6 - 18: Dobramentos intermedirios.........................................................................................15 Figura 6 - 19: Curva de presso de forjamento, com formao de rebarba............................. 16 Figura 6 - 20: Movimentao do material no forjamento em matriz. ........................................17

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

NDICE DE TABELAS

vi

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

INTRODUO

O forjamento o mais antigo processo de conformar metais, tendo suas origens no trabalho dos ferreiros de muitos sculos antes de Cristo. A substituio do brao do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revoluo Industrial. Atualmente existe um variado maquinrio de forjamento, capaz de produzir peas das mais variadas formas e tamanhos, desde alfinetes, pregos, parafusos e porcas at rotores de turbinas e asas de avio. Forjamento o nome genrico de operaes de conformao mecnica efetuadas com esforo de compresso sobre um material dctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho. Na maioria das operaes de forjamento emprega-se um ferramental constitudo por um par de ferramentas de superfcie plana ou cncava, denominadas matrizes ou estampos. Sendo que, a maioria das operaes de forjamento executada a quente; contudo, uma grande variedade de peas pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhes, etc., so produzidas por forjamento a frio.

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

II

TIPOS DE FORJAMENTO E FERRAMENTAS

O forjamento pode ser dividido em dois grandes grupos de operaes: Forjamento em matriz aberta ou Forjamento livre e Forjamento em matriz fechada.

II.1

FORJAMENTO EM MATRIZ ABERTA

Neste caso o material conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente no se tocam (Figura 6 - 1)

Figura 6 - 1: Forjamento em Matriz Aberta. usado geralmente para fabricar peas grandes, com forma relativamente simples (p. ex., eixos de navios e de turbinas, ganchos, correntes, ncoras, alavancas, excntricos, ferramentas agrcolas, etc.) e em pequeno nmero; e tambm para pr-conformar peas que sero submetidas posteriormente a operaes de forjamento mais complexas.

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

II.2 FORJAMENTO EM MATRIZ FECHADA


O material conformado entre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impresses com o formato que se deseja fornecer pea (Figura 6 - 2). A deformao ocorre sob alta presso em uma cavidade fechada ou semifechada, permitindo assim obter-se peas com tolerncias dimensionais menores do que no forjamento livre.

Figura 6 - 2: Forjamento em Matriz Fechada. Nos casos em que a deformao ocorre dentro de uma cavidade totalmente fechada, sem zona de escape, fundamental a preciso na quantidade fornecida de material: uma quantidade insuficiente implica falta de enchimento da cavidade e falha no volume da pea; um excesso de material causa sobrecarga no ferramental, com probabilidade de danos ao mesmo e ao maquinrio. Dada a dificuldade de dimensionar a quantidade exata fornecida de material, mais comum empregar um pequeno excesso. As matrizes so providas de uma zona oca especial para recolher o material excedente ao trmino do preenchimento da cavidade principal. O material excedente forma uma faixa estreita (rebarba) em torno da pea forjada, conforme pode ser observado na Figura 6 - 3. A rebarba exige uma operao posterior de corte (rebarbao) para remoo.

Figura 6 - 3: Formao da rebarba no forjamento em Matriz Fechada. 3

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

II.3 EQUIPAMENTOS E MTODOS


Os equipamentos comumente empregados incluem duas classes principais: (a) Martelos de forja, que deformam o metal atravs de rpidos golpes de impacto na superfcie do mesmo; e; (b) Prensas, que deformam o metal submetendo-o a uma compresso contnua com velocidade relativamente baixa. Os processos convencionais de forjamento so executados tipicamente em diversas etapas, comeando com o corte do material, aquecimento, pr-conformao mediante operaes de forjamento livre, forjamento em matriz (em uma ou mais etapas) e rebarbao.

II.4 APLICAES
De um modo geral, todos os materiais conformveis podem ser forjados. Os mais utilizados para a produo de peas forjadas so os aos (comuns e ligados, aos estruturais, aos para cementao e para beneficiamento, aos inoxidveis ferrticos e austenticos, aos ferramenta), ligas de alumnio, de cobre (especialmente os lates), de magnsio, de nquel (inclusive as chamadas superligas, como Waspaloy, Astraloy, Inconel, Udimet 700, etc., empregadas principalmente na indstria aeroespacial) e de titnio. O material de partida geralmente fundido ou, mais comumente, laminado condio esta que prefervel, por apresentar uma microestrutura mais homognea. Peas forjadas em matriz, com peso no superior a 2 ou 3 kg, so normalmente produzidas a partir de barras laminadas; as de maior peso so forjadas a partir de tarugos ou palanquilhas, quase sempre tambm laminados, e cortados previamente no tamanho adequado. Peas delgadas, como chaves de boca, alicates, tesouras, tenazes, facas, instrumentos cirrgicos, etc., podem ser forjadas a partir de recortes de chapas laminadas.

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

III III.1

FORJAMENTO LIVRE OPERAES UNITRIAS

So operaes relativamente simples de conformao por forjamento, empregando matrizes abertas ou ferramentas especiais, podendo ter as finalidades de: - produzir peas acabadas de feitio simples; - redistribuir a massa de uma pea bruta para facilitar a obteno de uma pea de geometria complexa por posterior forjamento em matriz.

III.2 RECALQUE OU RECALCAMENTO


Ocorre a compresso direta do material entre um par de ferramentas de face plana ou cncava, visando primariamente reduzir a altura da pea e aumentar a sua seco transversal. Conforme representado a seguir(Figura 6 - 4).

Figura 6 - 4: Operao de recalque ou recalcamento.

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

III.3 ESTIRAMENTO
Neste caso, visa-se aumentar o comprimento de uma pea s custas da sua espessura (Figura 6 - 5).

Figura 6 - 5: Operao de estiramento.

III.4 ENCALCAMENTO (FULLERING)


Variedade de estiramento em que se reduz a seco de uma poro intermediria da pea, por meio de uma ferramenta ou impresso adequada. Conforme pode ser observado na figura a seguir(Figura 6 - 6).

Figura 6 - 6: Operao de encalcamento (fullering).

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

III.5 ROLAMENTO
uma operao de distribuio de massa ao longo do comprimento da pea, mantendo-se a seco transversal redonda enquanto a pea girada em torno do seu prprio eixo. Esta operao apresentada esquemticamente a seguir(Figura 6 - 7).

Figura 6 - 7: Operao de rolamento.

III.6 ALARGAMENTO
Neste caso ocorre o aumento da largura de uma pea reduzindo sua espessura (Figura 6 - 8).

Figura 6 - 8: Operao de alargamento.

III.7 FURAO
Ocorre a abertura de um furo em uma pea, geralmente por meio de um puno de formato apropriado, conforme representado a seguir (Figura 6 - 9).

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

Figura 6 - 9: Operao de furao.

III.8 EXTRUSO
O material forado a passar atravs de um orifcio de seco transversal menor que a da pea. Este processo representado esquematicamente a seguir (Figura 6 - 10).

Figura 6 - 10: Operao de extruso.

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

III.9 LAMINAO DE FORJAMENTO


Reduz e modifica a seco transversal de uma barra passando-a entre dois rolos que giram em sentidos opostos, tendo cada rolo um ou mais sulcos de perfil adequado, que se combina com o sulco correspondente do outro rolo. Conforme pode ser observado a seguir (Figura 6 - 11).

Figura 6 - 11: Operao de laminao de forjamento.

III.10 CALDEAMENTO
Visa produzir a soldagem de duas superfcies metlicas limpas, postas em contato, aquecidas e submetidas a compresso (Figura 6 - 12).

Figura 6 - 12: Operao de caldeamento de um elo de corrente.

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

III.11 CUNHAGEM
Geralmente realizada a frio, empregando matriz fechada ou aberta, visa produzir uma impresso bem definida na superfcie de uma pea, sendo usada para fabricar moedas, medalhas talheres e outras peas pequenas, bem como para gravar detalhes de diversos tipos em peas maior (Figura 6 - 13).

Figura 6 - 13: Operao de cunhagem.

III.12 FENDILHAMENTO
Consiste em separar o material, geralmente aquecido, por meio de um mandril de furao provido de gume; depois que a ferramenta foi introduzida at a metade da pea, esta virada para ser fendilhada do lado oposto (Figura 6 - 14).

Figura 6 - 14: Operao de fendilhamento e alargamento de furo.

10

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

III.13 EXPANSO
Visa alargar uma fenda ou furo, fazendo passar atravs do mesmo uma ferramenta de maiores dimenses ; geralmente se segue ao fendilhamento. Como etapas de forjamento podem ser ainda executadas operaes de corte, dobramento, curvamento, toro, entalhamento, etc.

11

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

IV

FORJAMENTO EM MATRIZ

Peas de formas complexas ou de preciso no podem ser obtidas por tcnicas de forjamento livre, exigindo matrizes especialmente preparadas que contenham o negativo (ou contorno) da pea a ser produzida. Tais matrizes so caras, exigindo na maioria das vezes, alta produo para justificar seu custo. A obteno de um formato complexo normalmente no possvel com uma nica etapa de trabalho, exigindo uma ou mais etapas de pr-forjamento. As etapas de prforjamento podem ser efetuadas com o auxilio de superfcies especialmente usinadas no prprio bloco das matrizes, ou em equipamento separado, ou mesmo por meio de outros processos como a laminao. O objetivo do pr-forjamento redistribuir o metal para posies mais adequadas ao forjamento subseqente. A pr-forma assim obtida pode ser conformada para uma configurao mais prxima da final em uma matriz de esboo (blocker die), que assegura uma distribuio adequada de metal, mas ainda no na forma final. Diante da dificuldade para se distribuir precisamente o material nas etapas de operaes unitrias, utiliza-se na maioria dos casos um certo excesso de material, que j na etapa de esboamento se permite escapar por entre as duas matrizes, formando uma rebarba que por vezes removida (cortada) antes do forjamento final nas matrizes de acabamento (finishing dies). Na etapa de acabamento o excesso de material tambm forma rebarba, que tem de ser fina para assegurar o preenchimento total da matriz e tolerncias rigorosas. Isto porque uma rebarba fina, em presena de atrito, gera alta presso de conformao. Veja o caso de distribuio de presso nas cavidades das matrizes, no caso de forjamento de uma p de turbina (Figura 6 - 15).

12

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

Figura 6 - 15: Distribuio de Presso em Cavidade de Matrizes. Para evitar um aumento excessivo desta presso as matrizes so usualmente projetadas de tal modo que a rebarba fica reduzida sua espessura mnima somente em uma largura pequena (garganta ou costura - flash land) sendo permitido ao restante escoar livremente dentro da calha ou bacia (flash gutter). Conforme Figura 6 - 16, a seguir.

Figura 6 - 16: Zona de formao de rebarba. A decomposio da conformao de uma pea complexa entre diversas etapas de trabalho e ferramentas permite em muitos casos economizar energia e material, reduzir o desgaste das ferramentas e aumentar a preciso do forjado.

13

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

IV.1 MTODOS DO FORJAMENTO EM MATRIZ


As operaes de obteno das formas intermedirias de uma pea constituem a conformao intermediria, que se compe normalmente de trs etapas: (i) (ii) (iii) distribuio de massas; dobramento (se for o caso); formao da seo transversal.

Na etapa de distribuio de massas se procede retirada de material das pores nas quais a seo transversal deva ser reduzida, e o acmulo do material nas posies onde a seo deva ser aumentada (fase (b) da Figura 6 - 17). As operaes mais empregadas para esta etapa so: o estiramento, o encalcamento, o alargamento, a laminao, a extruso e o rolamento, sendo o recalque usado para aumentar a seco transversal. O dobramento (segunda etapa), pode ser executado durante o forjamento, sem um estgio especial, quando for paralelo ao movimento da ferramenta. Em caso contrrio, efetuado numa etapa especfica durante (fase (c) da Figura 6 - 17) ou mesmo aps o forjamento da pea. Pode envolver ou no uma reduo da seo transversal da pea e uma defasagem do eixo da mesma como o caso do forjamento de virabrequins.

Figura 6 - 17: Etapas de forjamento em matriz. A formao da seo transversal, ou esboamento a ltima etapa da conformao intermediria, na qual as sees transversais so aproximadas das seces definitivas da pea, de modo que as ferramentas acabadoras imprimam a forma e dimenses exatas da 14

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

pea, com um consumo mnimo de energia. Esta etapa envolve uma distribuio de massa perpendicularmente ao eixo longitudinal da pea (ver fase (d) da Figura 6 - 17). Observao: Por vezes necessrio mais de um estgio de esboo, quando uma nica ferramenta no capaz de estabelecer o fluxo adequado de metal ou exige um consumo de energia alm da capacidade do equipamento disponvel.

Figura 6 - 18: Dobramentos intermedirios.

IV.2 FORMAO DA REBARBA FUNES


Na etapa de conformao final, ao iniciar-se a formao da rebarba, em virtude da presena do estrangulamento ou garganta da rebarba entre as duas matrizes, as tenses compressivas na cavidade das matrizes elevam-se consideravelmente e causam o preenchimento de todos os recessos dessa cavidade. As funes da rebarba, portanto, so duas: (a) Atuar como "vlvula de segurana" para o excesso de metal na cavidade das matrizes; (b) Regular o escapamento do metal, aumentando a resistncia ao escoamento do sistema de modo que a presso cresa at valores elevados, assegurando que o metal preencher todos os recessos da cavidade. A figura a seguir (Figura 6 - 19) uma 15

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

curva tpica da variao da presso ou carga de forjamento em funo do avano das matrizes.

Figura 6 - 19: Curva de presso de forjamento, com formao de rebarba. No projeto abaixo procura-se dimensionar a rebarba de modo que a extruso do metal atravs da garganta seja mais difcil do que o preenchimento do mais intrincado detalhe das matrizes; mas isto no deve ser feito em excesso de modo a criar cargas de forjamento intensas demais, com os conseqentes problemas de desgaste ou quebra das matrizes. O ideal projetar a relao de rebarba (b/h) mnima necessria para o total preenchimento das matrizes. A rebarba da forma final removida em uma operao posterior de rebarbao, representando uma perda inevitvel de material no processo. Na etapa de conformao final til distinguir dois processos bsicos de movimentao de material: (a) Recalque: reduo da altura inicial com escoamento de metal perpendicularmente a direo do movimento das matrizes; chama-se alargamento quando ocorre uma grande movimentao transversal de material sob atrito. (b) Extruso: escoamento de material numa direo paralela ao do movimento das matrizes. Quando o sentido do movimento do material contra rio ao do trabalho, tem-se a extruso inversa ou ascenso, que geralmente aumenta a altura da pea a envolve um grande deslocamento de material sob atrito; neste caso so requeridas

16

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

tenses elevadas na garganta da rebarba, para possibilitar a ascenso completa do material na matriz (Figura 6 - 20).

Figura 6 - 20: Movimentao do material no forjamento em matriz.

17

ENGENHARIA DE PRODUO PROCESSOS DE FABRICAO IV Alexandre Alvarenga Palmeira, MSc

BIBLIOGRAFIA

18