Você está na página 1de 33

1

2
3
FUNDIO Pro Fab

Fundio um processo de fabricao no qual o metal


fundido, ou seja, metal no estado lquido levado a fluir por
gravidade ou por outra fora dentro de um molde onde se
solidifica na forma da cavidade desse molde. O molde tem a
forma total ou parcial da pea a ser produzida.

4
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Vantagens:
1. Fabricao de peas com geometrias complexas tanto
nos seus formatos externos quanto nos internos.
2. Alguns dos processos so capazes de produzir peas
com a forma final diretamente (net shape), no
necessitando de etapas adicionais para alcanar a
geometria e as dimenses exigidas.
3. Produz tanto peas de grandes dimenses (+100 t),
como peas de pequenas dimenses (poucas gramas).
4. Faz uso de grande quantidade de sucata metlica,
sendo este um aspecto bastante positivo sob o ponto
de vista de otimizao do uso de recursos naturais.
5
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Desvantagens:
1. Porosidade.
2. Limitada preciso dimensional.
3. Acabamento superficial para alguns processos.
4. Periculosidade por trabalhar com metal fundido.
5. Problemas ambientais quanto ao descarte de certos
produtos.

6
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Na moldagem, o molde com a cavidade na forma da pea a


ser produzida fabricado.
Para moldes de areia so usados modelos feitos geralmente
de madeira, em torno dos quais a areia conformada e nos
moldes permanentes, a cavidade usinada.
Para as partes ocas das peas, o volume correspondente
deve ser preenchido dentro da cavidade do molde,
utilizando-se peas de areia aglomerada denominadas
machos, que so fabricados na fase de macharia.

7
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

A contrao que ocorre com a maioria das ligas quando se


solidificam e resfriam, determina a dimenso exata da
cavidade do molde e o seu material.
Diversas cavidades que no constituem a pea em si so
feitas no molde com objetivo de garantir a sanidade da
pea; elas correspondem a canais ou volumes que visam,
por exemplo, evitar a turbulncia do metal fundido durante
o vazamento, permitir a sada de gases, filtrar ou aprisionar
a entrada de escria ou, ainda para evitar a formao de
vazios na pea devido contrao do metal na solidificao.

8
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Tendo sido fabricado o molde, a prxima etapa, a liga


metlica, fundida a uma temperatura adequada vazada
para dentro do molde.
Aps a solidificao da liga e resfriamento a uma
temperatura adequada, a parte solidificada, denominada de
fundido, retirada do molde.
Finalmente, diversas operaes so realizadas, como:
retirada dos canais e massalotes, limpeza, tratamento
trmico e superficiais, usinagem e operaes de controle de
qualidade.
A sucata metlica gerada retorna para o forno e
reaproveitada, enquanto a areia tratada para ser reciclada.
9
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Fundamentos:
1. Fuso
A fuso da liga uma importante etapa do processo de
fundio porque est diretamente relacionada a qualidade
da pea fundida.
Nesta etapa a composio qumica um dos itens que
devem ser rigorosamente controlados, p ois a
microestrutura e consequentemente as propriedades da
pea dependem no s do procedimento como tambm da
composio qumica.

10
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Fundamentos:
2. Vazamento
Quando o metal fundido vazado na cavidade do molde,
ele deve preencher todas as partes da cavidade antes de se
solidificar. Se isso no acontecer, a pea fundida estar
incompleta.
A propriedade do metal fluir e preencher o molde
conhecida como fluidez.
A fluidez depende da composio qumica da liga,
temperatura de fuso, temperatura de superaquecimento e
intervalo de solidificao.

11
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Sistema de alimentao para uma fundio em molde de areia


12
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Fundamentos:
3. Solidificao
A solidificao a transformao fundamental num
processo de fundio, determinante na microestrutura e
nos possveis defeitos que a pea fundida ir apresentar.
Essa transformao lquido-slido depende da composio
da liga e das particularidades (superaquecimento, material
do molde, etc...) de cada processo de fundio.

13
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Diagrama de Equilbrio Al-Si

14
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Diagrama de temperatura x tempo

15
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Fenmenos que podem ocorrer durante a solidificao do


metal lquido no interior do molde:

Cristalizao

Contrao Volume

Concentrao de Impurezas

Desprendimento de Gases

16
LFFontanella 2015 Rev. 02
CRISTALIZAO Pro Fab

Formao de clulas cristalinas unitrias para posterior


desenvolvimento dos cristais, dando origem dos gros
definitivos e a estrutura granular tpica dos metais.

17
LFFontanella 2015 Rev. 02
CONTRAES Pro Fab

Os metais quando passarem do estado lquido ao slido


sofrem trs contraes:

Contrao lquida - correspondente ao abaixamento da


temperatura at o inicio da solidificao;
Contrao de solidificao - correspondente a variao
de volume que ocorre durante a mudana do estado
lquido para o solido;
Contrao slida - correspondente a variao de
volume que ocorre j no estado slido, desde a
temperatura de fim de solidificao at a temperatura
ambiente.
18
LFFontanella 2015 Rev. 02
CONTRAES Pro Fab

A contrao d origem a uma heterogeneidade conhecida


por vazio ou chupagem, ilustrada nas figuras abaixo.

Representao esquemtica do fenmeno de contrao

19
LFFontanella 2015 Rev. 02
CONTRAES Pro Fab

Correo: incluso de massalotes

20
LFFontanella 2015 Rev. 02
CONTRAES Pro Fab

Alm do vazio ou chupagem, na solidificao do material


verificada o aparecimento de trincas a quente e tenses
residuais.

Correo: formato da pea ou tratamento trmico (alivio de tenses)

21
LFFontanella 2015 Rev. 02
IMPUREZAS Pro Fab

Algumas ligas metlicas contm impurezas, que se


comportam de modo diferente, conforme o estado da liga
(lquido ou slido).
O caso mais geral e o das ligas ferro carbono que contm,
como impurezas normais:
Fsforo
Enxofre
Mangans
Silcio
Carbono

22
LFFontanella 2015 Rev. 02
IMPUREZAS Pro Fab

Quando essas ligas esto no estado lquido, as impurezas


esto totalmente dissolvidas no lquido, formando um todo
homogneo.
Ao solidificar, entretanto, algumas das impurezas so
menos solveis no estado slido, como por exemplo, o
fsforo (P) e o enxofre (S).
Assim sendo, a medida que a liga solidifica, esses elementos
vo acompanhando o metal lquido remanescente, indo
acumular-se na ltima parte slida formada.

23
LFFontanella 2015 Rev. 02
GASES Pro Fab

O oxignio dissolvido no ferro, por exemplo, tende a


combinar-se com o carbono dessas ligas, formando os
gases CO e CO2 que escapam facilmente para a
atmosfera, enquanto a liga estiver no estado lquido.
Entretanto na medida que, a viscosidade da massa
lquida diminui, devido a queda de temperatura, fica
mais difcil a fuga desses gases, os quais acabam ficando
retidos nas proximidades da superfcie das peas ou
lingotes, na forma de bolhas.

24
LFFontanella 2015 Rev. 02
GASES Pro Fab

As bolhas devem ser evitadas, contudo, em aos de alto


teor carbono, isso pode ser feito adicionando-se ao
metal lquido substncias chamadas desoxidantes, tais
como alguns tipos de ferro-ligas (ferro-silcio e ferro-
mangans) ou alumnio.
De fato, o oxignio reage de preferncia com os
elementos Si, Mn e AI, formando xidos slidos:
SiO2 , MnO e Al2 O3 impedindo, assim, que o oxignio
reaja como carbono formando os gases CO e C02 ,
responsveis pela produo das bolhas.

25
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

A fundio abrange uma srie de processos, e cada um


apresentando suas caractersticas prprios:

Fundio por Gravidade


Fundio sobre Presso
Fundio por Centrifugao
Fundio de Preciso

26
LFFontanella 2015 Rev. 02
FUNDIO Pro Fab

Geralmente, qualquer que seja o processo de fundio


adotado, devem ser consideradas as seguintes etapas:
desenho da pea
projeto do modelo
confeco do modelo (modelagem)
confeco do molde (moldagem)
fuso do metal
vazamento no molde
limpeza e rebarbao
controle de qualidade

A etapa que distingue os vrios processos de fundio a


"moldagem.

27
LFFontanella 2015 Rev. 02
SEQUNCIA DE OPERAES Pro Fab

0 1
28
LFFontanella 2015 Rev. 02
DESENHO DA PEA Pro Fab

Ao projetar uma pea para ser fundida, deve-se levada


em conta, os fenmenos que ocorrem na solidificao
do metal lquido no interior do molde, de modo a
evitar que os defeitos originados a partir desses
fenmenos apaream nas peas.
Fatores a considerar:
estrutura dendrtica
tenses de resfriamento
espessura das paredes

29
LFFontanella 2015 Rev. 02
DESENHO DA PEA Pro Fab

30
LFFontanella 2015 Rev. 02
DESENHO DA PEA Pro Fab


Adequao das sees das peas

31
LFFontanella 2015 Rev. 02
DESENHO DA PEA Pro Fab


Sees mnimas recomendadas em peas fundidas

32
LFFontanella 2015 Rev. 02
DESENHO DA PEA Pro Fab

Conicidade recomendada no projeto do modelo e confeco


do molde.

ngulo de sada recomendado 3o

33
LFFontanella 2015 Rev. 02