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Apostila de Introdução ao
Marketing Digital
3ª Edição

06/02/2020
Sobre a Afiliart
Empresa fundada em 2017, trabalha com marketing digital focado em
performance. Prestamos serviço de gestão de mídias como Google Ads,
Facebook Ads, Instagram Ads e SEO para empresas tradicionais e em-
preendedores digitais. Especialistas em tráfego pago e Hotmart Black
com ganhos exclusivamente como afiliado árbitro. Também oferece-
mos serviço de co-produção de gestão de tráfego e estratégia para pro-
dutos digitais.
Entre em contato conosco através do e-mail comercial@afiliart.com

Sobre o Autor
Formado em Engenharia de Produção pela
Universidade de São Paulo, trabalha com
marketing digital desde 2015 e já gerenciou
mais de 10 milhões de reais na carreira de
investimento em tráfego.

Empreendedor digital desde 2016 e CEO da


Afiliart, atua como afiliado profissional, pro-
dutor e coprodutor de produtos digitais en-
quanto viaja o mundo surfando e trabalhan-
do remotamente.

Instagram: @andre.rav

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Índice
Introdução..................................................................................................................1
Capítulo 1: Introdução e Conceitos..............................................................4
Introdução ao Marketing Digital............................................5
Conhecimentos Essenciais........................................................6
Mercado de Infoprodutos...........................................................7
Nicho e Subnicho............................................................................9
Como funciona links de afiliados Hotmart......................11
Capítulo 2: Divulgação.......................................................................................13
Facebook e Instagram Ads......................................................14
Anúncios.............................................................................................16
Gerenciador de Anúncios.........................................................17
Google Ads........................................................................................18
SEO........................................................................................................21
Youtube..............................................................................................23
Email Marketing............................................................................24
WhatsApp Marketing.................................................................26
Social Media.....................................................................................26
Marketing de Conteúdo............................................................27
Capítulo 3: Estratégias.......................................................................................30
Objetivo e Conversão..................................................................31
Lead......................................................................................................32
CTA........................................................................................................32
Funil de Conversão......................................................................33
Tags e Remarketing....................................................................34
Capítulo 4: Ferramentas..................................................................................37
Wordpress........................................................................................38
Google Analytics...........................................................................39
Google Search Console.............................................................40
Google Tag Manager..................................................................40
Bônus..........................................................................................................................42
Conclusão.................................................................................................................47

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Introdução

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Seja bem vindo (a) a nossa apostila de Introdução ao Marketing Digital.

O objetivo deste material é fazer com que você entenda e amplie a sua visão
sobre o marketing digital e tenha uma noção abrangente dos principais
termos, estratégias e ferramentas utilizados na área.

Quando você trabalha com marketing digital, é preciso imaginar todas as áreas
de conhecimento no formato de um T

Você deve ampliar seu conhecimento e no conceito que você quer ser especial-
ista deve ir além e estudar cada vez mais.

É extremamente importante para você saber de todas as áreas do marketing


digital, por exemplo Google Ads, Facebooks e Instagram Ads, Marketing de
Conteúdo, SEO, Copywriting, Email Marketing e outras, para que assim você
consiga realizar um trabalho eficaz e uma boa divulgação do seu negócio,
marca, produto ou serviço.

Então o marketing digital é isso, divulgar alguma coisa, seja um produto, em-
presa, pessoa ou serviço através da Internet.

Nossa apostila está dividida em 4 capítulos.

No Capítulo 1, você aprenderá a introdução do marketing digital e os conceitos


gerais necessários para atuar neste mercado. Vamos passar para você algumas
dicas e conselhos para atuar em duas áreas:
Negócios Tradicionais;
Mercado de Infoproduto (produto digitais).
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No Capítulo 2, você aprenderá sobre a divulgação, ou seja, como você pode


passar a sua mensagem através da internet, seja pelo Google Ads, Google
Orgânico, YouTube, Instagram, WhatsApp e outras mídias.

Já no Capítulo 3 desta apostila, apresentaremos algumas estratégias e concei-


tos um pouco mais avançados que também são necessários para você que vai
trabalhar com marketing digital. Aqui você vai entender o que é Funil de Con-
versão, um Lead, trabalhar com a Jornada do Consumidor e muito mais.

E para finalizar, no Capítulo 4 você verá as Ferramentas essências para tra-


balhar com marketing digital. Aqui você vai entender quais são as ferramentas
que todo negócio precisa ter para anunciar na internet, como por exemplo
WordPress, Google Tag Manager, Google Analytics e outras.

Então, bora começar com os estudos!

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Capítulo 1 -
Introdução e
Conceitos

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Capítulo 1 - Introdução e Conceitos
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Introdução ao Marketing Digital


A Internet surgiu para mudar completamente a vida e os hábitos das pessoas.
Todo mundo está conectado hoje, veja quanto tempo você usa o celular no seu
tempo livre, e até mesmo para trabalhar ou estudar.

Além disso, os computadores estão 100% presentes em nosso dia a dia, uti-
lizamos as tecnologias a todo momento e por isso se você não está presente
nelas, você está ficando para trás.

E como era feito a divulgação antigamente?

As mídias tradicionais como televisão, rádio, jornais, revistas, flyers e outras


mídias que ainda são muito utilizadas hoje, eram detentoras de toda a estraté-
gia de marketing e serviços de divulgação.

Com o advento do marketing digital, esse movimento de divulgação pela Inter-


net tomou muita força e mudou o jogo.

E se você não realiza divulgação do seu negócio na Internet, o seu concorrente


está passando à sua frente, pois negligenciar que o seu site apareça nos
resultados de busca do Google, por exemplo, é algo que não pode acontecer
nos dias de hoje.

Para deixar mais claro, imagine que você é vendedor de geladeiras e uma
pessoa da sua cidade pesquise no Google: “Comprar geladeira branca”, esta
pessoa está buscando por algo que ela deseja e é imprescindível que seu anún-
cio ou página esteja no resultado da pesquisa.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com o marketing digital é que você
pode segmentar e entregar anúncios certos para pessoas certas.

O que eu quero dizer com isso?!

Com base no comportamento das pessoas na internet, você pode criar seus
anúncios para determinadas pesquisas e públicos.

Por exemplo, a partir do que você vê nos sites, acompanha e curte as páginas
do Facebook, dos vídeos que você assiste e outros comportamentos, é possível
segmentar os anúncios e entregá-los de forma mais direcionada e assertiva.

Para ficar mais claro ainda, leve em consideração um comercial de TV, você

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Capítulo 1 - Introdução e Conceitos
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acha que é 100% efetivo os 30 segundos de propaganda transmitido para mil-
hares de pessoas com desejos e vontades diferentes? Com certeza é muito útil
para o branding da empresa e divulgação para grandes massas mas não é nem
um pouco direcionado, eficiente e assertivo.

Ou então uma panfletagem no farol, divulgando a inauguração da sua loja de


roupas, onde você entrega um flyer super produzido e bem elaborado, mas
para pessoas que não estão 100% interessadas naquilo, ainda mais dirigindo
um carro né?!

Essa é a grande diferença e vantagem de trabalhar com marketing digital, é


possível entregar anúncios para pessoas que, de alguma forma, demonstraram
interesse no seu negócio. Isso pode ser através do comportamento que ela
possui na internet, ou através de uma busca ativa em mecanismos de busca.
Com isso os anúncios tendem estar condizentes com o público do seu produto.

Outro ponto importante do marketing digital é conseguir mensurar os dados,


através deles você pode enxergar o que está dando mais resultado, qual o
retorno sobre investimento, custo por lead e outras métricas extremamente
importantes que você vai ver ainda nesta apostila.

Então, nossa dica é que se você ainda não está divulgando, entregando conteú-
do e nem presente na internet, faça isso agora mesmo ou se não você ficará
para trás, pois o seu concorrente está fazendo isso.

Conhecimentos Essenciais
A base de tudo para você começar a trabalhar com marketing digital é ter o seu
próprio site.

Através dele, você pode mostrar o que é a sua marca, o seu negócio, o seu pro-
jeto, ou seja, ele é a vitrine para vender aquilo que você tem.

Agora você pode pensar que não vale a pena ter um site, que somente uma
página no Facebook ou no Instagram já está bom e com isso você já tem
resultados positivos.

Mas é preciso fazer um alerta, as redes sociais não são para sempre.

Lembre-se que antigamente muitas pessoas usavam o MSN, ICQ, Orkut e


outras redes sociais para se comunicar e até mesmo para vender, porém hoje
elas já não existem mais.

Em tempos atuais, o Snapchat, por exemplo, perdeu as suas forças depois do


“boom” do Instagram. Até mesmo o Facebook teve uma pequena queda por
conta do Insta.
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Capítulo 1 - Introdução e Conceitos
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Então, nossa dica aqui é que você permaneça nessas mídias sociais, mas que
você também tenha um bom site, com ele você pode construir algo muito
maior.

Se você não sabe como criar seu site do zero, fique tranquilo, nesta apostila
vamos mostrar uma ferramenta que pode te ajudar e muito com isso.

Nós também temos um artigo no nosso blog onde explicamos Como Criar Um
Site? 4 Formas Para Você Criar o Seu e Conquistar Mais Clientes

Agora que você já sabe da importância de ter um bom site, é preciso conhecer
o seu público, ou seja, saber com quem você vai falar.

Isso exige uma certa pesquisa, você precisa saber tudo da pessoa, quais são os
gostos, os desejos, as páginas que ela curte, o que ela gosta de ler, quais são os
sites que ela visita, ou seja, você precisa saber tudo, extremamente tudo sobre
o seu público-alvo.

Como já foi falado no começo desta apostila, você pode segmentar os seus
anúncios através do comportamento da pessoa, mas como você consegue
fazer isso antes de entender perfeitamente quem é o seu potencial cliente?

Negligenciar esta parte com certeza trará um resultado não satisfatório para
você, por isso estude muito e defina perfeitamente a sua persona.

Através desse estudo de público-alvo você consegue melhorar a sua comuni-


cação além de entender qual o canal o seu público está.

Baixe a nossa planilha de elaboração de persona para definir quem é o seu pú-
blico-alvo!

Dessa forma, ficará mais fácil para você entregar os seus anúncios, os seus con-
teúdos, criar a sua mensagem e outras coisas.

Mercado de Infoprodutos
Se você não sabe o que é o mercado de Inforprodutos, fique tranquilo (a)…

Este mercado é onde nós, da Afiliart, mais atuamos hoje em dia, trabalhando
com a criação e venda de produtos digitais.

Então, o que são Infoprodutos?

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Capítulo 1 - Introdução e Conceitos
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São produtos digitais, na essência, que gerem conhecimento, ou seja, não são
produtos físicos. Um exemplo palpável, é esta apostila que você está lendo
agora.

Este mercado de Infoprodutos está em grande ascensão no mundo e aqui no


Brasil também.
Conheça as 3 principais plataformas de infoprodutos:
Hotmart
Monetizze
Eduzz

Elas são bem semelhantes, mas nesta apostila falaremos mais na Hotmart, que
é onde mais atuamos como afiliado e produtor.
Existem diversos cursos que são vendidos dentro da Hotmart:

Métricas da Hotmart:

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Capítulo 1 - Introdução e Conceitos
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Se você anda pesquisando sobre mercado digital, provável que já tenha ouvido
falar no Fórmula Negócio Online.

Nós, já fomos alunos do Alex Vargas neste curso, e ele nos ajudou bastante no
começo. Nossa opinião é que se você é iniciante no marketing digital, este
curso vai ter ajudar muito.

Conheça mais sobre o Fórmula Negócio Online aqui.

Então, se você tem um conhecimento e práticas sobre determinado assunto e


deseja criar um curso online, você pode hospedá-lo na Hotmart para realizar
suas vendas, e nesse caso você se encaixa na posição de produtor.

Ou seja, a Hotmart funciona como uma ponte entre o produtor, o afiliado e o


cliente final.

Afiliado nada mais é que a pessoa se afilia ao produto ou curso, para vendê-lo
na internet e assim receber comissões de vendas, que são estipuladas pelo pro-
dutor.

E o cliente final, é a pessoa que vai comprar o curso ou produto para adquirir
determinado conhecimento que o curso oferece.

Caso você tenha uma super habilidade em algo e deseja levar esse conheci-
mento para o mundo, entre em contato com comercial@afiliart.com que nós
podemos realizar uma parceria para divulgar ou co-produzir o seu curso.

Nicho e Subnicho
Nicho
Escolher um segmento do mercado, por exemplo: direito, emagrecimento,
investimento, saúde, são vários nichos que você pode escolher para trabalhar.

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Capítulo 1 - Introdução e Conceitos
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Neste exemplo foi selecionado o nicho de Direito.

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Capítulo 1 - Introdução e Conceitos
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Subnicho

Especificar ainda mais o seu nicho, por exemplo, dentro do nicho de direito
você pode escolher pessoas que estão estudando para passar na OAB e assim
criar estratégias para esse tipo de público.

Como funciona links de afiliados Hotmart


Dentro da hotmart, você consegue pegar um link exclusivo do seu produto
para anunciar e conseguir suas vendas.

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Capítulo 1 - Introdução e Conceitos
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Link da página de venda é exclusivo do afiliado.

Existe uma forma para você traquear (rastrear) seus links de afiliados e desco-
brir a origem de cada venda.

Fazendo este trabalho corretamente, você consegue focar naquilo que te traz
mais resultados.

Se você não sabe como diferenciar se a sua venda veio de uma campanha do
Google Ads, do Facebook, de um conteúdo do seu blog ou de qualquer outra
forma de divulgação confira nosso artigo

O que é o Parâmetro SRC da Hotmart e a Importância de Utilizá-lo em Todos


os seus HotLinks (E ainda exemplo de como nós trabalhamos com ele)

Nós acreditamos, muito, que esse mercado de cursos digitais vai crescer ainda
mais e o próprio CEO da Hotmart em uma palestra divulgou dados sobre o
mercado de educação online.

Veja a palestra aqui.

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Capítulo 2 -
Divulgação

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Capítulo 2 - Divulgação
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No primeiro capítulo, você acabou de ver conceitos gerais sobre o empreende-


dorismo digital, tanto para empresas tradicionais quanto para o mercado de
infoprodutos.

Agora neste capítulo 2, você verá quais são os meios de divulgação de um pro-
duto, serviço, marca ou empresa, através do marketing digital.

Então, aqui vamos falar sobre temas como: Facebook e Instagram Ads, Google
Ads, SEO, WhatsApp, Email Marketing, YouTube, Mídias Sociais e Marketing de
Conteúdo.

Veja algumas mídias de divulgação para trabalhar com o seu negócio.

Facebook e Instagram Ads


Tanto para criar anúncios no Facebook como no Instagram, você vai utilizar a
mesma plataforma, o Business Manager (Gerenciador de anúncio).

O modo de configurar suas campanhas é praticamente o mesmo, porém você


possui opção de alterar o posicionamento do seu anúncio (assim, ele vai apare-
cer somente no Facebook, somente no Instagram ou em ambos), você
também pode escolher onde ele vai aparecer (Stories, Feed, barra lateral…).

Ou seja, é possível dentro de uma mesma plataforma definir como e onde seus
anúncios irão aparecer.

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Capítulo 2 - Divulgação
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Mas, antes de tudo, ter um perfil no Instagram e uma página no Facebook é


obrigatório para o seu negócio.

Ao trabalhar com publicações nestas redes sociais é necessário entender quais


são as taxas de engajamento dos seus posts para desenvolver os seus conteú-
dos.

Dessa forma, quanto maior o engajamento com a sua publicação mais sig-
nificativa ela é para o seu público.

Dica: se o seu perfil no Instagram não é comercial, faça agora mesmo essa
alteração, pois através dela é possível ver e analisar os dados das suas publi-
cações.

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Capítulo 2 - Divulgação
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Com esses dados você consegue entender ainda mais o seu público-alvo e a
partir disso criar seus conteúdos.

Caso você não tenha disponibilidade de gerenciar suas mídias sociais, entre em
contato com o comercial@afiliart.com que temos um time de gerenciamento
de mídias sociais.

Anúncios
Parte não orgânica, onde você precisa pagar para aparecer no feed ou stories
das pessoas.

Veja como é um anúncio no stories do Instagram:

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Gerenciador de Anúncios
É aqui no Gerenciador de Anúncios do Facebook que você vai criar suas cam-
panhas, conjuntos de anúncios e por fim o próprio anúncio, que vai para o
Facebook ou Instagram.

Nele é possível ver os dados de todos os seus anúncios, orçamento, alcance, im-
pressões, quantos clicks, curtidas na página, enfim, são muitos dados que você
consegue mensurar para otimizar seus resultados.

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Google Ads

Totalmente diferente do Facebook, no Google Ads é o usuário que demonstra


um interesse previamente a exibição do seu anúncio.

Por exemplo, se você segmentar no Facebook:

pessoas de 18-25 anos, solteiras com interesse em bebida energéticas,

Esse público pode ter um interesse em ir em uma festa por exemplo, mas nem
todas irão efetivamente.

Em contrapartida, se uma pessoa pesquisa no Google por:

Festa hoje em São Paulo

Ela demonstrou o interesse antes de ver um anúncio. Ou seja, ela está muito
mais capacitada a realizar uma ação.

É dessa forma que podemos diferenciar as estratégias no Facebook e no


Google Ads, uma com base no comportamento, já a outra com base na pala-
vra-chave.

A palavra-chave tem um valor muito grande por isso, pelo fato da pessoa digi-
tar no Google o que ela quer e clicar no anúncio que entregar a melhor solução
para a pesquisa.

Neste exemplo é possível ver uma forma de divulgação do Google, que seria o
Google Search, mas existem outras formas de anunciar.

O Google Ads vai muito mais além do que palavras-chave, através dele é possív-
el realizar outras formas de divulgação como Google Shopping, GDP, Display,
YouTube Ads.

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Entenda as formas de divulgação do Google Ads

Search
Com foco em palavras-chave

Shopping
Forma de anunciar através do Google Ads produtos físicos. Tendem a ter uma
taxa de clique muito alta por conta da imagem. Pode aparecer em dois forma-
tos:

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GSP
GSP é a sigla para Gmail Sponsored Promocional que significa anúncios patro-
cinados no Gmail.

Display
Este tipo de anúncio é o mais clássico.
Rede de parceiros com anúncios de imagem.

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YouTube Ads
Anúncios no YouTube, conhecido como trueview for action, onde você mostra
seu vídeo depois chama a pessoa para ação.

Da mesma forma que o Gerenciador de Anúncios do Facebook é dividido em


Campanha, Conjuntos de Anúncios e Anúncios, o Google Ads é dividido em
Campanha, Grupo de Anúncio e Anúncio.

A nível de campanha você escolhe qual campanha, por exemplo, YouTube, a


nível de grupo de anúncios você escolhe a segmentação, ou seja, quais pala-
vras-chave você quer mostrar o seu anúncio e também levando em consider-
ação o interesse das pessoas (para campanhas que não são de Search).

SEO
Sigla para Search Engine Optimization.
No Google Ads, se no resultado de busca, uma pessoa clica em um anúncio, o
anunciante paga pelo clique para o Google.

Mas calma, está tudo bem você pagar pelo clique se o seu retorno for maior.

Por exemplo, se você está vendendo um produto ou serviço cujo ticket (valor) é
R$257,00 e você realiza uma venda a cada 150 cliques, sendo o valor do clique
R$1,20, ainda assim está saindo na vantagem.

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Veja de perto:

Valor do clique: R$1,20


Quantidade de clique para efetuar uma venda: 150
Valor total gasto em clique: R$ 180,00
Valor do produto: R$ 257,00
Lucro: R$ 77,00

Agora anúncios orgânicos, feitos através de SEO, não tem custo nenhum e isso
tem um valor muito grande, pelo simples fato de levar pessoas para o seu site
sem um custo pelo clique.

Mas agora você deve estar pensando:

“Ahhh mas então SEO é tráfego gratuito!”

Não, não é nada gratuito!


Você apenas não paga o clique, mas é preciso investir muito tempo e trabalho
para ranquear nas primeiras posições do Google.

Além disso, é preciso investir em ferramentas para conseguir realizar esse


serviço perfeitamente e criar um site muito bem otimizado, ou seja, não é nada
gratuito, você precisa investir muito nessa estratégia.

E qual a lógica de SEO?

Através da lógica do Google, ele vai posicionar os melhores sites nos primeiros
lugares.

Então o pensamento aqui é simples, levando em consideração a pesquisa do


usuário o Google vai entregar sempre aquilo que a pessoa pesquisa nas primei-
ras posições, as melhores respostas, pensando sempre na boa experiência da
pessoa que realizou a busca.

Caso isso não aconteça o Google perderá forças e as pessoas deixarão de uti-
lizá-lo.

Por isso seus algoritmos estão sempre sendo atualizados para entregar as mel-
hores respostas para o usuário.

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YouTube
O YouTube entrou de vez na vida dos brasileiros, sendo hoje o segundo maior
buscador, perdendo somente para o grandioso Google.

Dessa forma, vemos que é extremamente importante estar presente nele,


porém existem dificuldades para criar um bom canal no YouTube.

É preciso a parte de criação e edição do vídeo, manter o canal com vídeos diári-
os ou semanais, fazer com que as pessoas vejam o seu conteúdo.

Para se ter uma ideia, são feitas mais buscas dentro do YouTube do que no
Yahoo! e no Bing juntos. Só que para trabalhar com o YouTube requer um
esforço grande para a criação dos vídeos, dos conteúdos e edição.

Mas se você tiver muita força de vontade, o YouTube é uma excelente opção
para se posicionar como autoridade.

Thumbnail
É uma miniatura de uma imagem que é usada para atrair atenção e fazer uma
prévia do conteúdo original.

Através dela o usuário se interessa pelo vídeo e tende a clicar para visualizá-lo.
Dessa forma você tem mais visualizações nos vídeos e consegue melhorar o
posicionamento no resultado da pesquisa.

Comentários e avaliações
Quanto mais comentários e avaliações positivas seus vídeos tiverem mais bem
posicionado ele ficará.
Então, quando você criar seu vídeo para o YouTube, lembre-se de fazer um
chamado para os usuários curtirem e deixarem um comentário na página.

Isso é bom para melhorar o posicionamento e também para interagir com a


sua audiência.

Edição
É super importante que você tenha um pessoa qualificada para editar seus
vídeos.

Adicione vinhetas no início e no final do vídeo, corte tempos longos entre as


falas, inclua mensagens nativas que o próprio YouTube oferece essa função e
outras técnicas e ideias para deixar seus vídeos o mais completo possível.

Confira os nossos vídeos no canal do YouTube.

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Email Marketing
O Email Marketing é a forma de trabalhar com campanhas de marketing digi-
tal através de uma plataforma de email.

Com ele é possível manter relacionamento com clientes, obter um maior


número de vendas, qualificar leads e diversas outras opções.

Embora pareça uma forma muito antiga de se comunicar, o email apareceu


como estratégia de marketing apenas em 1990, substituindo o envio de mala
direta.

Seu resultado foi tão expressivo que se popularizou muito rapidamente e diver-
sas empresas passaram a mandar email de vendas para listas de contatos
(muitas vezes compradas).
Isso fez com que a caixa de entrada dos usuários de email ficassem cada dia
mais cheias do que chamamos de SPAM.

E, é por isso que até hoje as plataformas de email fazem atualizações e modifi-
cações constantes, para que o usuário tenha o melhor desempenho possível,
recebendo apenas email de seu interesse.

Assim, executar campanhas através de Email Marketing não é mais algo para
amadores, a cada dia é necessário aprender novas técnicas e estratégias.

Definir uma estratégia de email marketing está relacionado a como a sua em-
presa irá trabalhar e se comunicar com seu público e futuros clientes, qual será
o seu posicionamento e como será a oferta de seus produtos e/ou serviços.

Para isso acontecer, é necessário compreender os desejos e comportamentos


de compra do cliente, além de testar estratégias que você entende que irão
gerar resultados. Com o tempo, tanto a compreensão sobre o cliente quanto a
estratégia de marketing se tornarão mais óbvias para você.

Mesmo com a explosão das redes sociais, as pessoas não deixaram de usar
email. Estima-se que até 2020, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão o
email. (The Radicati Group, 2016).

Um estudo feito pela MarketingSherpa em 2015, apontou que 72% dos consu-
midores escolhem o email como o melhor canal para receber comunicação de
marcas e empresas.
Além disso, segundo a CampaignMonitor, um email é 40 vezes mais efetivo
para aquisição de novos clientes do que as redes sociais.

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Capítulo 2 - Divulgação
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Outro fato importante, é que cada vez mais o alcance orgânico das redes soci-
ais diminui, uma postagem no Instagram é normalmente entregue para 5-10%
dos seguidores de um perfil.

Sem contar que o custo do Email Marketing é muito mais barato que o custo
de anunciar no Facebook Ads, por exemplo.

Como você consegue o email do usuário do seu site?

Existem diversas formas para isso acontecer, aqui vou te apresentar as que
achamos melhores:

Iscas de Qualidade
Algo de valor que você oferece em troca do email da pessoa para que ela possa
fazer o download desse material.

Assinatura de newsletter
Se você produz, frequentemente, conteúdos no seu site ou blog, é possível criar
campos onde o usuário deixa seu e-mail em troca de avisos, conteúdos diretos
e resumo semanal do que foi publicado.

A partir do momento que o usuário se cadastra na sua lista de email, ela entra
automaticamente nos funis de automação, ou seja, você consegue programar
uma sequência de e-mails para serem enviados.

Por exemplo, um usuário do seu site baixou o seu ebook, indo direto para o funil
de automação deste ebook.

Logo em seguida, ela receberá um email de boas vindas com o link para down-
load e já no funil de automação, ela receberá depois de 3 dias mais um email
com um conteúdo, depois de 3 dias mais um email com outro conteúdo,
depois de 3 dias mais um email com outro conteúdo e por fim, passado 5 dias,
um email com uma oferta para que ela compre algo.

Ou seja, você trabalha com conteúdo + conteúdo + conteúdo + conteúdo +


OFERTA.

Você pode criar quantos funis de email você quiser.

Vamos supor que você seja dono de um E-Commerce para mulheres. Nele você
vende maquiagens, cosméticos, cortes e penteados, acessórios e perfumes.
Nem todas mulheres que acessarem seu site, desejam receber todos os con-
teúdos, por isso é necessário criar diferentes funis para entregar para a pessoa
certa conteúdos relevantes.

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Capítulo 2 - Divulgação
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Existem diversas ferramentas de automação de email marketing que podem


te ajudar nessa jornada.

Aqui na Afiliart, nós optamos pela ferramenta LeadLovers, até agora ela cum-
priu com suas obrigações, está sendo muito útil para os nossos projetos e por
isso nós recomendamos ela para você. Clique aqui para conhecer.

WhatsApp Marketing
Aqui na Afiliart, nós não somos especialistas nesta mídia, ainda estamos estu-
dando para apresentar para você um conteúdo mais completo.

O que utilizamos nos nossos projetos são:


WhatsApp Business
Lista de transmissão
Atendimento ao cliente
Grupos de alunos

Conheça uma ótima ferramenta para automatizar sua estratégia de marketing


pelo WhatsApp. Clique aqui.

Social Media
Não pense que só Facebook e Instagram são as midias sociais, você pode uti-
lizar, Twitter, Pinterest e Linkedin.

Na nossa experiência é muito difícil trabalhar com todas, para ter um time que
consiga gerenciar todas as publicações, criação de conteúdo e suporte, real-
mente é muito complicado.

A nossa sugestão é, Facebook e Instagram são obrigação!

Depois, pense qual é a mídia social que faz mais sentido para você trabalhar,
em qual delas o seu público-alvo se encontra.

Alguns exemplos:
Para algo muito visual: Pinterest.
Para notícias: Twitter.
Algo mais formal e profissional: Linkedin.

O trabalho de social mídia é muito importante para o seu projeto, ela sempre
será a vitrine do seu negócio.

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Capítulo 2 - Divulgação
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Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma maneira de gerar negócios para a empresa,
através da produção de conteúdos de valor. E o que isso quer dizer?

Quer dizer, que você deve oferecer ao seu público um conteúdo condizente
com a sua marca ou seu produto, algo que agregue a ele uma nova informação,
uma curiosidade, uma atualização. Não basta ser qualquer conteúdo, tem que
gerar valor, ser interessante, e precisamente com informações verdadeiras.

Atrair o público por meio da geração e distribuição de conteúdo bom e útil, ele
irá te agradecer e possivelmente retribuir por fazer o seu trabalho.

As formas de oferecer esse conteúdo são variadas como: em um vídeo no You-


Tube, um artigo no Blog, através dessa apostila, de um curso, ou seja, qualquer
forma de conteúdo que agregue ao usuário, junto com uma estratégia de mar-
keting.

Entregar esse tipo de conteúdo, que transforme a vida de uma pessoa, tem
muito mais valor que um simples anúncio.

Hoje o marketing de conteúdo se popularizou por causa da internet, por dois


principais motivos:

O primeiro é que ficou mais barato para as empresas criarem e divulgarem seu
conteúdos, através de blogs e vídeos no YouTube, um conteúdo útil, pode
alcançar muitas pessoas. Dessa forma, é muito mais barato colocar o seu con-
teúdo em um blog do que em uma revista ou jornal.

E o segundo, e talvez o mais importante motivo, é o poder de escolha que a


internet trouxe.
Hoje você não é obrigado a ver aqueles comerciais de TV, propagandas em
rádios e outras interrupções chatas.

A chegada da internet mudou drasticamente o cenário de como consumir


conteúdo, mas você precisa saber a verdade! Marketing de conteúdo não é
fácil, dá muito trabalho, requer muito tempo, esforço e conhecimento.

Existem milhares de exemplos de empresas que fazem marketing de conteú-


do hoje em dia, mas a que mais nos chama a atenção é o já famoso Guia Miche-
lin.

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Capítulo 2 - Divulgação
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Antes de ser conhecido mundialmente como um guia para os melhores res-


taurantes do mundo, o Guia Michelin era algo muito menor, sem a intenção de
indicar os melhores locais para se comer, mas sim, como um simples e peque-
no guia para turistas e viajantes desenvolverem suas viagens.

No final do século XVIII, os irmãos André e Edouard Michelin, fundaram a sua


empresa de pneus chamada Michelin, tendo em vista a visionária visão da
indústria automobilística, que ainda pequena naquela época, tendo apenas
3000 carros em toda França, mas com potencial enorme de crescimento.

Com poucos carros circulando, os irmãos Michelin tiveram a grande ideia de


construir pequenos guias para ajudar os motoristas a desenvolverem suas via-
gens, dessa forma, aumentava-se a circulação dos carros pelas cidades e
cidades-vizinhas, e com isso, o consumo de pneus.

Durante todo o século XX, o Guia Michelin, passa de um simples guia para via-
jantes e se transforma em um conteúdo valioso, em best-sellers, onde já
naquela época ele avaliava mais de 30 mil estabelecimentos, em mais de 30
territórios, em 3 continentes e mais de 30 milhões de guias foram vendidos em
todo o resto do mundo.

Hoje, vemos que a transformação deste conteúdo, de simples guia para pes-
soas que desejavam fazer pequenas viagens com seus carros, para um site,
onde as indicações são das mais variadas possíveis, passando pela América do
Norte, América do Sul, Ásia e Europa.

Sendo assim, é possível observar a importância da entrega de conteúdo, como


material valioso, para usuários de uma marca, assim como a Michelin fez no
início do século XX, outras marcas se apropriaram dessa estratégia, antes
mesmo do marketing ser considerado como ele é.

Assim como o Guia Michelin, outras empresas se basearam na entrega de con-


teúdo para divulgar a sua marca. Por exemplo, a fabricante de tratores John
Deere, que antes mesmo de ser conhecida mundialmente, criou seu próprio
guia para fazendeiros e agricultores, onde nele era possível encontrar dicas de
plantação, quais as melhores ferramentas e maquinários para determinados
serviços, qual era a melhor época/estação para cultivar diferentes grãos e plan-
tas.

Além dessas duas empresas que utilizaram dos seus conhecimentos para ensi-
nar e educar outras pessoas, isso lá no começo do século XX, é possível citar
outras marcas que, já no século XXI utilizam da mesma estratégia de entrega
de material de valor para pessoas que buscam aprender algo, como por exem-
plo a RedBull, que em 2007, começou a publicar Red Bulletin Magazine, revista

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onde o conteúdo é voltado para práticas de atividades esportivas e radicais,


além de tratar também assuntos como qualidade e estilos de vida.

Não só com conteúdo escrito as empresas entregam valor para as pessoas, por
exemplo a Nike, que desenvolveu um aplicativo, Nike Plus, que monitorava o
tempo de corrida do usuário, permitindo que ele compartilhasse essa infor-
mação com outros usuários nas redes sociais. Dentro deste aplicativo, o usuário
tinha diversas opções de treinos, artigos, vídeos, dicas de emagrecimento,
enfim, uma série de conteúdos sobre bem-estar e qualidade de vida.

Este panorama histórico, mostra como as empresas não estão utilizando de


uma estratégia nova, algo que supostamente surgiu no século XXI, com o
advento do marketing digital. A entrega de conteúdo para que outras pessoas
possam aprender, conhecer e se transformar, vai muito além do que é visto
hoje, aplicativos, conteúdos em blog, ferramentas, vídeos, e muito mais, são
apenas transformações daquilo que já existiu.

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Capítulo 3 -
Estratégias

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Capítulo 3 - Estratégias
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Neste capítulo vamos abordar algumas estratégias que você precisa entender,
por serem indispensáveis para todos que trabalham ou desejam trabalhar com
marketing digital.
Veja nosso Guia Básico de Métricas, onde apresentamos algumas métricas e
conceitos para você medir com eficiência seus resultados no marketing digital.

Objetivo e Conversão
Sempre que você for desenvolver qualquer estratégia de marketing digital em
qualquer uma das mídias é preciso ter um objetivo em mente.

Do mesmo jeito que no FB para criar uma campanha é preciso determinar o


objetivo, em um post no Instagram, por exemplo, é preciso pensar qual o obje-
tivo a ser alcançado com a publicação.

Ou seja, tudo precisa ter um objetivo! E o objetivo maior do marketing digital é


a CONVERSÃO.

E o que é isso?

Uma conversão nada mais é que, quando alguém realiza uma ação que você
deseja.

Qualquer ação que você deseja fazer no seu projeto, um blog, um vídeo, um
post, TUDO, você precisa ter em mente qual o objetivo dela, para que você
possa trabalhá-la de forma a fazer com que o maior número de pessoas
cumpra o seu objetivo.

E na grande maioria dos casos, o objetivo será uma CONVERSÃO.

Existem N tipos de conversões, por exemplo:

COMPRA (a mais clássica de todas);


Enviar um messenger;
Formulário de contato;
Cadastrar em um canal.

Pensem sempre no seu objetivo para fazer com que as pessoas realizam a con-
versão que você deseja.

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Lead
Uma conversão muito comum para o marketing digital é o lead.

Que nada mais é que uma nomenclatura para a pessoa que entregou as suas
informações de contato para receber algo em troca.

Ou seja, ela demonstrou interesse prévio mas ainda não se tornou um cliente,
ela é uma pessoa qualificada para gerar uma venda.

Você pode capturar um lead através de um formulário de contato, chat, iscas


digitais e outras formas.

Sendo assim, é muito importante que você tenha ferramentas para capturar os
visitantes do seu site, pode ser através de um chatbot ou uma ferramenta de
email. Nós utilizamos aqui na Afiliart o Leadlovers.

CTA
É Sigla para Call To Action (CTA), traduzindo para português “Chamada para
ação”.

Então, levando em consideração o seu objetivo, ao longo do texto de um post,


por exemplo, você deve fazer uma chamada para ação, para que o usuário real-
ize algo que você deseja além da leitura do seu conteúdo.

Exemplos de chamadas para ação:

1) Conheça o nosso Clube de Assinatura, o Por Dentro da Agência e aumente


seus conhecimentos através das nossas aulas.

2) Confira o nosso blog com conteúdos sobre marketing e empreendedoris-


mo digital que podem fazer a diferença para os seus projetos.

Você pode fazer um call to action para muitas outras coisas, tudo vai depender
do seu objetivo.

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Funil de Conversão

Este é o funil de conversão mais simples de todos.

Vamos supor que você teve 100 visitantes no seu site, 10 viraram leads e 1 con-
tratou o seu serviço ou comprou o seu produto.

Qual é a taxa de visitantes em leads?


lead/visitantes > 10/100 > 10%

Então, de cada 10 visitantes do seu site 1 se converte em lead e a cada 10 leads 1


vira cliente.

A taxa de conversão de leads em clientes de 10% e a taxa de conversão de visi-


tantes em clientes de 1%.

A chances de um lead virar cliente é muito maior que um visitante virar cliente,
por isso, vemos a importância de capturar e tratar os leads.

Eles são peças fundamentais no funil de conversão.

E quanto maior a sua taxa de conversão mais você tende a vender! Sendo
assim, é extremamente importante que você observe e analise os números de
visitantes do seu site, o número de leads que se cadastram nos seus formulári-
os, para conseguir cada vez mais, melhorar os seus resultados.

Outro exemplo de funil de conversão é relacionado a pesquisa por pala-


vras-chave no Google.

Geladeira > Comprar Geladeira > Comprar geladeira Frostfree Eletrolux Branca
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Quanto mais no fundo do funil essa palavra-chave estiver mais valor ela vai ter,
só que ela tende a ter um volume de busca menor.

Provavelmente o volume de pesquisa por Geladeira é muito maior que Com-


prar Geladeira Frostfree Eletrolux Branca.

Um outro exemplo de funil de conversão, é de visitantes no seu site.


60 dias > 30 dias > 7 dias > 1 dia

Qual desses visitantes tem mais valor?

Visitantes de 60, 30, 7 ou 1 dia atrás?

Espero que você tenha respondido 1 dia atrás!

Ou seja, dessa forma você pode criar estratégias diferentes para públicos e visi-
tantes diferentes.

Existem outros tipos de funis de conversão que você pode criar, mas que geral-
mente o funil é feito da seguinte forma

TOPO: menor valor


MEIO: médio valor
FUNDO: muito valor

Onde geralmente o fundo de funil tem uma taxa de conversão maior porém
com um poder de escala menor, por isso, a ideia é que você trabalhe com todo
o funil.

Tags e Remarketing
Alguma vez você foi impactad por um anúncio e não soube como ele chegou
até você?

É estranho pensar nisso né?!

Mas o que acontece é o seguinte, todas as ferramentas, como por exemplo,


Google, o Facebook, a própria Hotmart, fornecem um Pixel (que nada mais é
que um código) que você instala em todas as páginas do seu site.

Com esse Pixel corretamente instalado, ele vai mapear e marcar as pessoas que
estão visitando o seu site, clicando nos seus botões, visualizando seus produtos,
ou seja, tudo o que o usuário faz dentro da sua página.

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Dessa forma, com as pessoas mapeadas e marcadas pelo seu pixel, é possível
construir diferentes públicos, aqueles que visitaram tal produto ou que chegar-
am até tal página, por exemplo, e anunciar para essas pessoas.

Assim você consegue utilizar das estratégias de remarketing, que nada mais é
que, anunciar para as pessoas que já conhecem seu negócio.

Essa é uma parte importante e todos os anunciantes precisam entender o fun-


cionamento do Pixel.

Então, o pixel é o que dá a inteligência e o que torna capaz de trabalhar com


remarketing e mensurar as conversões.

Exemplo do Pixel:

<!-- Facebook Pixel Code -->


<script>
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
fbq('init', '1234567890');
fbq('track', 'PageView');
</script>
<noscript><img height="1" width="1" style="display:none"
src="https://www.facebook.com/tr?id=1234567890&ev=PageView&noscript=1"
/></noscript>
<!-- End Facebook Pixel Code -->

Na prática o pixel funciona de maneira bem simples. Sempre que uma pessoa
executa uma ação no seu site, o pixel ativa-se e relata essa ação para você.

É uma maneira de coletar dados a partir de um rastreamento de informações


do usuário. Desta forma, você pode redefinir com mais eficácia suas estratégias
de publicidade no Facebook e Instagram Ads.

Para ficar mais claro, leia o nosso artigo Pixel do Facebook: O que é, Como
Usá-lo e Qual a Sua Importância Para os Seus Projetos.

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É imprescindível que você tenha instalado:

o Pixel do Facebook
a Tag de Remarketing do Google Ads
e o Google Analytics instalado

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Capítulo 4 -
Ferramentas

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Capítulo 4 - Ferramentas
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Neste capítulo falaremos sobre 4 ferramentas que são, de certa forma, indis-
pensáveis para quem deseja trabalhar com marketing digital.

Wordpress
É uma ferramenta para pessoas que não possuem conhecimento nenhum em
programação possam desenvolver sites.

Algo importante a ser dito é que o wordpress não é a melhor ferramenta para
você criar sites, pois ela deixa o seu trabalho um pouco limitado, além de deixar
seu site um pouco pesado, que torna um pouco mais demorado o seu carrega-
mento.

Os desenvolvedores de site não costumam gostar do Wordpress, mas ele é


uma ferramenta que possibilita desenvolver e criar o seu site sem nenhum
conhecimento na área.

O que é muito bom para quem está começando e não tem condições de con-
tratar uma equipe especializada para desenvolver o seu site.
Alguns conceitos básicos que você precisa saber antes de utilizar o Wordpress.

Template
Você deve adicionar um template para o seu site, ou seja, um tema deixando a
sua página já pré-estruturada.

É possível escolher temas gratuitos, que o próprio Wordpress oferece mas com
algumas limitações, e também é possível comprar algum template específico,
que alguém desenvolveu e colocou a venda.

Veja o que melhor cabe no seu bolso e no seu projeto.

Plugins
Quando você sentir alguma dificuldade no Wordpress, para criar ou adicionar
algo na sua página, com certeza a resposta será dada através de um plugin.

Isso nada mais é que outra funcionalidade do wordpress.

Através deles é possível adicionar quase tudo no seu site, como por exemplo,
formulário de captura, feedback SEO de conteúdo, entre outras opções.

Então, plugins do wordpress, são complementos que você adiciona no seu site
para melhorar ou agregar alguma funcionalidade.

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Capítulo 4 - Ferramentas
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Um plugin que utilizamos sempre que vamos publicar um conteúdo no nosso


blog, ou na construção de uma página do nosso site, é o Yoast SEO, que é indis-
pensável para otimizações de SEO.

Com ele nós temos um feedback em tempo real sobre SEO de conteúdo, SEO
on page e outras análises.

Se você quer entender um pouco mais como este plugin funciona, veja nosso
vídeo Yoast SEO: Indispensável para Otimizações SEO.

Google Analytics
O Google Analytics (GA) é uma ferramenta gratuita do Google que permite
traquear o comportamento do usuário dentro do seu site.

Para captar esses dados é preciso, antes de tudo, instalar a tag do analytics no
seu site.
Feito isso, é necessário negativar o seu IP no GA para que os dados da
navegação não sejam alterados por ele.

É bem simples realizar esta operação, você pode seguir o passo a passo do
nosso artigo.
Caso o seu site já tenha um número alto de tráfego, isso não será relevante, mas
nossa dica é para realizar mesmo assim este processo.

Dentro do GA, você pode analisar diferentes dados do comportamento dos


usuários.
Através dos diferentes relatórios, é possível tomar ações para melhorar o de-
sempenho do seu site.

Você pode também ver os dados em tempo real: quantos usuários estão ativos
no seu site, o local, origem do tráfego, qual o conteúdo (página) está sendo visi-
tada, número de sessões, dados geográficos, qual a categoria do dispositivo do
usuário (desktop, mobile e tablet), enfim, inúmeros dados para você basear
suas ações.

Com esses números, fica mais fácil de entender os problemas da sua página e
como melhorar seus resultados.

O grande objetivo do GA é te dar informações extremamente relevantes para


alinhar o seu projeto e seu site com base nesses dados.

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Capítulo 4 - Ferramentas
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Google Search Console


É uma ferramenta gratuita do Google para monitoramento do tráfego orgâni-
co do seu site, ou seja, ela é uma ferramenta para SEO.

Instale corretamente o Google Search Console no seu site para verificar o


status de indexação dos seus conteúdos.

É importante que todas as páginas do seu site estejam indexadas correta-


mente, pois só assim você vai aparecer nos sites de busca como o Google e o
Bing.

Google Tag Manager


Como foi falado ao longo desta apostila, algumas vezes você precisa instalar
códigos no seu site para realizar um bom trabalho, como por exemplo o Pixel
do Facebook e Tag de Remarketing do Google Ads.

Para realizar este serviço, você tem duas opções:


Ou contratar uma pessoa especializada;
Ou instalar através do Google Tag Manager (GTM).

Com essa ferramenta gratuita do Google, você será capaz de instalar e mensu-
rar esses códigos, de uma forma relativamente simples.

Claro que nem tudo será fácil, por exemplo, imagine que você precise traquear
todos os produtos e um E-Commerce, isso será um pouco complicado, mas o
GTM te auxiliará muito.

Segundo o Google:
“O Gerenciador de tags do Google ajuda a tornar o gerenciamento de tags sim-
ples , fácil e confiável , permitindo que profissionais de marketing e webmas-
ters implantem tags de website em um só lugar.”

Com o GTM você vai eliminar o trabalho pesado de escrever código para cada
evento que você deseja acompanhar.

Também é possível adicionar e editar rapidamente tags por conta própria e


integrar-se a várias ferramentas de terceiros.
Como já foi dito ao longo deste capítulo, o Google Tag Manager é fácil o sufi-
ciente para não-programadores começarem com ele.

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Capítulo 4 - Ferramentas
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E por fim, você pode criar relatórios de alta qualidade com qualquer ferramen-
ta de terceiros ou o Google Analytics.

Se você não tem o GTM instalado no seu site, siga o nosso tutorial como criar e
instalar facilmente o google tag manager pelo wordpress.

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Bônus
Guia Básico de Métricas para medir com Efi-
ciência seus Resultados no Marketing Digi-
tal
Existem diversas métricas no marketing digital para rastrear em detalhes o
comportamento dos usuários.

A seguir, mostraremos um pouco sobre as métricas essenciais utilizadas na


mensuração das campanhas digitais, que servem para acompanhar mais de
perto os resultados das suas ações online.

Alcance
CPM
CPV
Cliques
Impressões
CTR
Comissão
Receita
ROI
Receita por Clique
Custo
Conversão
Custo por Conversão
CPA
CPK
CPC
Taxa de Conversão
CLPV

ALCANCE
É a quantidade de pessoas que foram impactadas pelo seu anúncio.
Fique atento a diferença entre alcance e impressão!
Impressão é sempre que o anúncio aparece. Ou seja, a mesma pessoa pode
pode receber o mesmo anúncio mais de uma vez.
Alcance é o número de pessoas.
Impressão o número de vezes que o anúncio aparece.

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CPM
CPM = Custo Por Mil impressões.
Essa é uma métrica muito importante no Facebook Ads.
Quanto mais as pessoas forem impactadas e interagirem com o anúncio, o
Facebook, neste caso, vai entender que seu anúncio é mais relevante e o custo
por impressões vai diminuir.
Ou seja, anúncios que viralizam acabam por ter um custo por impressão baixís-
simo por atingir muitas pessoas.

CPV
CPV = Custo / Visualização.
CPV é o custo por visualização.
Métrica para vídeos!
Dentro do YouTube ou do Facebook é possível ver quantas visualizações tiver-
am os vídeos.
DICA: existe a opção de ver a quantas de pessoas que visualizaram 50% e 75%
dos vídeos, desse modo, você pode criar públicos específicos que estão mais
engajados com o conteúdo.

CLIQUES
É quando um usuário clica em um anúncio.

IMPRESSÕES
É quando um anúncio aparece para algum usuário.

CTR
CTR = Cliques / Impressões.
É a taxa de cliques.
Se o seu anúncio receber 2152 impressões e tiver 117 cliques, o CTR = 117/2152 =
0,054368 = 5,43%
Em outras palavras, este anúncio é clicado em 5,43% das vezes.
Lembre-se sempre que quanto maior seu CTR, melhor, afinal a taxa de clique é
proporcional ao sucesso da sua campanha.

COMISSÃO
É o valor que você recebe por venda de cada produto.

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Neste exemplo do produto vendido na plataforma da Hotmart, cada venda que


você fizer, o valor que será entregue de comissão é R$ 100,00.

RECEITA
Receita = Número de vendas x Comissão.
Ou seja, se você fizer 4 vendas no valor de R$ 100,00 a sua receita é igual a R$
400,00.

ROI
ROI = Receita / Investimento
Essa é uma das métricas mais importante do marketing digital!
ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa
“Retorno sobre Investimento”.
É a relação entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido de um investi-
mento e a quantidade de dinheiro investido.
Você precisa buscar um ROI positivo em todas as campanhas que forem feitas.
Ou seja, o retorno precisa ser maior do que aquilo que foi investido.
Por exemplo, se você investir R$ 250,00 em uma campanha e tiver um retorno
de R$ 400,00, o seu ROI é 1,6.
Através dos valores do ROI você consegue mensurar e otimizar suas cam-
panhas.

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RECEITA POR CLIQUE


Receita por clique= Receita / Número de cliques
É o valor que você paga a cada clique em seu anúncio
Para calcular essa métrica basta dividir a receita pelo número de cliques.
Por exemplo, se você tiver em uma campanha 483 cliques e uma receita de R$
400,00, o valor da receita por clique é R$0,83.

CUSTO
Custo = Investimento.
É o quanto foi investido em determinado anúncio.

CONVERSÃO
É um conceito muito importante e todos devem entender!
Conversão é fazer com o usuário do seu site realize uma determinada ação.
Existem diferentes tipos de conversão para diferentes tipos de estratégias.
Tipos de conversão:
Compra
Download de e-book, infográfico ou qualquer outro material
Inscrição wibnário
Chat online
Cookie
Lead
É claro que existem outros tipos de conversão, aqui mostramos apenas algu-
mas para servir de exemplo.

CUSTO POR CONVERSÃO


Custo por conversão = Custo / Número de Conversões.
É o quanto você investiu dividido pelo número de conversões.
Então se você investir R$ 250,00 em uma campanha no Facebook ads e gerar
93 downloads de e-book.
Basta dividir 250 por 93 e ter o resultado de R$2,68.
Através desse resultado é possível mensurar seu resultado e otimizar a cam-
panha conforme a sua meta.

CPA
CPA = Custo por aquisição = Custo por conversão.

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CPK
CPK = Custo por cookie.
Essa é uma métrica que nós criamos aqui na Afiliart para necessidades nos
nossos projetos. Sempre que o usuário clica em um link de afiliado no nosso
site, vira uma conversão de cookie. Com isso, conseguimos mensurar o custo
por clique nos nossos links de afiliado.

CPC
CPC = Custo / Número de cliques.
Essa também é uma das métricas mais importantes para os seus resultados,
pois ela influência diretamente no seu ROI.
Se você investir R$ 250,00 e gerar 483 cliques você terá o valor de R$ 0,51.
Então, cada clique custa 51 centavos nesta campanha.

TAXA DE CONVERSÃO
Taxa de conversão = Conversões / Cliques.
Então, se você investir R$ 250 e gerar 93 downloads de e-book com 483 cliques,
basta dividir 93 por 483 que é igual 19,25%.
Ou seja, 19,25% das pessoas que foram impactadas baixaram o seu e-book.
Essa taxa é calculada a partir do que você definir como uma conversão.

CLPV
CLPV = Cliques por venda = Cliques / Número de vendas = 1 / Taxa de Conversão.
Com ela você sabe quantos cliques em média é preciso para realizar uma
venda.
Se você realizar 4 vendas a partir da divulgação do e-book que teve 483 cliques,
o valor aproximado é de 120 cliques para cada venda.

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Conclusão
Nesta apostila, buscamos apresentar conhecimentos introdutórios
do marketing digital para você que está começando trabalhar
nesta área.

Passamos pelos principais conceitos, áreas, divulgações, estraté-


gias e ferramentas que você deve conhecer.

Esperamos que esse conteúdo agregue a sua vida profissional e


possa esclarecer as principais dúvidas iniciais.

Caso tenha alguma dúvida ou deseja aprender mais, conheça


nosso curso Introdução ao Marketing Digital.

Também não deixe de ler nossos artigos no blog, nossos vídeos no


canal do YouTube, além de ver nossas redes sociais com dicas e
conteúdos exclusivos que irão te auxiliar nessa caminhada.

Grande abraço e bons negócios!

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