Você está na página 1de 7

Arquitetura.

Ensaio sobre a arte

referncia

tienne-Louis Boulle
Traduo: Carlos Roberto M. Andrade
Arquiteto e socilogo, professor doutor do Departamento de
Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP, Av. Trabalhador
Sancarlense, 400, Centro, CEP 13566-590, So Carlos, SP, (16)
273-9295, candrade@sc.usp.br

Reviso e notas: Cibele Rizek


Sociloga, professora doutora do Departamento de Arquitetura e
Urbanismo da EESC-USP, Av. Trabalhador Sancarlense, 400, Centro, CEP 13566-590, So Carlos, SP, (16) 273-9295,
cibele@uol.com.br

Ed io anche son pittore! 1

A
1. E tambm sou pintor!

os homens que cultivam as artes


Dominado por um enorme amor pela minha arte, a
ela me entreguei completamente. Ao me abandonar
a essa paixo imperiosa, me impus a obrigao de
trabalhar para merecer a estima pblica por meio
de esforos teis sociedade.
Desdenhei, confesso, limitar-me apenas ao estudo
de nossos antigos mestres. Procurei aumentar, pelo

envaidecido de poder, remontando fonte de onde


as belas-artes emanam, da retirar idias novas e
estabelecer princpios to mais seguros quanto mais
baseados na natureza. vs que tendes paixo pelas
belas-artes! Abandonai-vos sem reservas a todos
os prazeres que pode nos proporcionar essa paixo
sublime. Nenhum deles to puro. Sim, essa paixo
que nos d o amor pelo estudo. ela que transforma
nossas penas em prazeres. ela que, por meio de

estudo da natureza, minhas idias sobre uma arte


que, aps profundas meditaes, parece-me ainda
estar em sua aurora.

seu fogo divino, devolve ao gnio seus orculos.


ela, enfim, que vos chama para a imortalidade.

Quo pouco, convenhamos, consagrou-se at


nossos dias poesia da arquitetura, meio seguro
de multiplicar os prazeres dos homens e de dar

minha viglia; a vs que, com conhecimentos extensos,


fostes persuadidos, sem dvida com razo, que no
se deve presumir que nos resta apenas imitar os
antigos! Julgais vs mesmos se eu antevi aquilo

aos artistas uma justa celebridade!


Acredito sim que nossos edifcios, sobretudo os
edifcios pblicos, deveriam ser, de algum modo,
poemas. As imagens que eles oferecem a nossos
sentidos deveriam despertar em ns sentimentos
anlogos ao uso para o qual esses edifcios so

A vs, que cultivais as artes, dedico esses frutos de

que, que eu saiba, nunca antes se tentou ver.


Amigos iluminados das artes!

Se no pude alcanar o prmio de t-los agradado,


Ao menos tive a honra de comear a faz-lo.

consagrados.

La Fontaine

Pareceu-me que para pr na arquitetura essa poesia


encantadora qual ela susceptvel, eu deveria
investigar a teoria dos corpos, analis-los, procurar
reconhecer suas propriedades, sua fora sobre nossos
sentidos, sua analogia com nossa organizao. Fico

r sco

2 2[2005

revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo

Introduo
O que a arquitetura? Defini-la-ia eu, como Vitrvio,
como a arte de construir? No. H nessa definio
um erro grosseiro. Vitrvio toma o efeito pela causa.

programa de ps-graduao do departamento de arquitetura e urbanismo

eesc-usp

98

Arquitetura. Ensaio sobre a arte

preciso conceber para efetuar. Nossos primeiros


pais construram suas cabanas apenas aps terem

O que vemos em todos os livros de arquitetura? As


runas de antigos templos que nossos sbios desen-

concebido sua imagem. essa produo do esprito,


essa criao que constitui a arquitetura, que ns
podemos, por conseguinte, definir como sendo a
arte de produzir e de levar perfeio todo e

terraram na Grcia. Por mais perfeitos que estejam,


esses exemplos no so suficientes para substituir
um tratado completo sobre a arte.

qualquer edifcio. A arte de construir no seno

Lemos no comentarista de Vitrvio todos os conhecimentos que um arquiteto deve reunir. Este,
conforme o comentarista, deve ser universal. Lemos

uma arte secundria, que nos parece conveniente


denominar a parte cientfica da arquitetura.

acreditamos ser necessrio distinguir na arquitetura.

tambm no pomposo prefcio de Franois Blondel


a descrio da excelncia da arquitetura. Esse autor
nos conta que Deus para punir seu povo o ameaa
de lhe tirar seus arquitetos. Ouvi homens divertidos

A maioria dos autores que escreveram sobre esse

exclamarem: necessrio estar entre os predestinados


para ousar abraar esse estado!

A arte propriamente dita e a cincia, eis o que

assunto se restringiu a tratar da parte cientfica.


Isso pareceria natural graas ao pouco que se reflete
a esse respeito. preciso estudar os meios de
construir solidamente antes de buscar construir
agradavelmente. Sendo a parte cientfica uma
necessidade primria e por conseguinte a mais
essencial, os homens foram naturalmente determinados a dela se ocupar em primeiro lugar de modo
particular.

Leitor, vou surpreend-lo ao afirmar que nesse


pomposo prefcio, assim como no comentarista
de Vitrvio, apenas no percebo o que se deve
entender por arquitetura. Acrescento que nem um
nem outro desses dois autores tiveram alguma idia
dos princpios constitutivos de sua arte. Minha
opinio poder primeira vista parecer revoltante,
mas minha justificativa fcil. O que enunciei, li
em um dos dois autores que acabei de citar.

Figura 1: tienne-Louis
Boulle, Projeto cenotfio de
Newton, 1784. Fonte:
Boulle, E. Larchitecte
visionnaire et noclassique
(textes runis et prsents par
J. M. Prouse de Montclos).
Paris: Hermann, 1993.

r sco

2 2[2005

necessrio, entretanto, concordar que as belezas


da arte no so demonstradas como verdades
matemticas; e ainda que essas belezas emanem da
natureza, para senti-las e delas fazer aplicaes felizes,
preciso ser dotado das qualidades de que a natureza
avara.

conhecida a famosa discusso que se travou entre


Perrault, o autor do peristilo do Louvre, e Franois
Blondel, o autor da porta Saint-Dennis. O primeiro
negava que a arquitetura se baseasse na natureza;
ele a denominava uma arte fantstica e de inveno

referncia

99

Arquitetura. Ensaio sobre a arte

pura. Procurando refutar essa opinio de Perrault,


Franois Blondel utilizou argumentos to fracos

degenerou em disputa, com o calor e o esprito


partidrio se apoderando deles, nada poder-se-ia

que a questo permaneceu sem resposta. Quando


chegou minha vez de recoloc-la, no encontrei
ningum que tenha me respondido de modo
satisfatrio. Pelo contrrio, vi homens instrudos

concluir sobre o que eles tinham pronunciado na


ocasio e que, com certeza, Perrault pensava de modo
diverso do que ele tinha dado a entender. Ora, um
dos que assim falavam reconhecia entretanto que a

abraando a opinio de Perrault.

questo era difcil de resolver. Eu o ouvi ler na Academia


uma memria na qual essa questo era levantada,
embora estivesse longe de ser encerrada.

E agora, leitor, vos pergunto: no tenho razo, de


algum modo, em afirmar que a arquitetura ainda
est em sua infncia, j que no se tm as noes
corretas sobre os princpios dessa arte?
Concordo com todas as pessoas instrudas que, com
tato e sensibilidade, pode-se produzir excelentes
obras. Concordo que, sem estar familiarizado com
os conhecimentos necessrios para fazer a
investigao dos princpios de sua arte at suas causas
primeiras, os artistas, guiados por esse dom da
natureza que nos conduz a realizar uma escolha
feliz, sempre sero pessoas hbeis.
Mas no menos verdadeiro que poucos autores
consideraram a arquitetura sob os pontos de vista
que pertencem arte. Quero dizer que poucos
autores procuraram aprofundar essa parte da
arquitetura que denominei a arte propriamente
dita. Se temos alguns preceitos fundados sobre
bons exemplos, eles so poucos.
O comentarista de Vitrvio nos diz que a arquitetura exige o conhecimento das cincias que tm
relao com a geometria, como a mecnica, a
hidrulica, a astronomia, em seguida com a fsica,
com a medicina, etc. Ele termina por reclamar o
conhecimento das belas-artes. Mas, observando
que as cincias e as belas-artes tm relao com a
arquitetura considerada como arte, j que, alis,
Perrault qualifica suas produes de fantasias; que
Franois Blondel, em sua refutao, no conseguiu
provar o contrrio; e que ningum at o momento
pde prov-lo, chega-se a desvelar a existncia e
a fonte dos princpios sobre os quais se funda a
arte da arquitetura, pode-se, creio eu, sem ser
temerrio, concluir que tais princpios permaneceram ignorados, ou pelo menos no foram desenvolvidos por aqueles que puderam conhec-los.
Encontrei pessoas hbeis que me objetaram que a
elevada discusso entre Perrault e Franois Blondel

r sco

2 2[2005

Ao considerar em conjunto com os arquitetos o


peristilo do Louvre, pude apreender o momento
em que eles admiravam as belezas para simular
um sentimento totalmente oposto. Percebe-se
facilmente que eles exigiam que eu me explicasse.
Ento lhes lembrei a opinio de Perrault. Admirem
esta obra, lhes dizia eu; mas o prprio autor admite
que esta obra pura fantasia e que ela nada tem a
ver com a natureza. Vossa admirao , portanto,
o resultado de uma opinio particular, e no deveis
vos surpreender por ouvir suas crticas, j que as
pretensas belezas que vs destacais no tm
nenhuma relao com a natureza de onde o
verdadeiro belo emana. Podeis, acrescento, admirar
os meios empregados na construo desse edifcio;
eu concordaria convosco que ele obra do saber e
at do gnio; mas, conforme a confisso do autor,
creio que, quando admirais aquilo que chamais as
belezas da arquitetura, vossa admirao provm
apenas de um costume de ver, sem que exista em
tudo que destacais uma beleza real. Meus colegas
no me respondiam seno balbuciando, ou melhor,
eles no me contestaram e isso no me surpreende.
Quando no se refletiu profundamente a respeito
no fcil, considerando as belezas do peristilo
do Louvre ou de qualquer outro monumento, poder
explicar em que consistem suas relaes com a
natureza. O que me espanta que no se busque
esclarecer uma questo dessa importncia.
Quais so, pois, as razes que impediram os
progressos da arquitetura na parte que temos
denominado a arte propriamente dita? Elas me
parecem muito simples.
No basta para a perfeio de uma arte que os homens
que a ela se dedicam a amem apaixonadamente.
preciso ainda que no encontrem nenhum entrave
nos estudos que lhes importa fazer, que seu gnio
possa se elevar livremente a toda sua altura e que

referncia

100

Arquitetura. Ensaio sobre a arte

eles sejam encorajados pela esperana de receber o


prmio por seus esforos.

grandes homens que provocam nossa admirao;


que como Lucrcio, atravs de expresses inebriantes,

Suponhamos agora que alguns progressos comecem a estabelecer a reputao de um jovem arquiteto

versem em nossos coraes as delcias da volpia,


ou ento podendo dizer, assim como Correggio: E
tambm sou pintor!, eles encantem nossas almas
pelas graas exaladas em seus inimitveis quadros;

e a lhe obter a confiana do pblico. Sobrecarregado


ento por inmeras demandas e detalhes de toda
espcie, forado a se dedicar aos negcios que lhes
so confiados, continuamente ocupado em fazer as
tarefas que solicita a confiana que se lhe atribui,
convertido, em uma palavra, no homem de negcios
do pblico, o artista afastado dos progressos da
arte e, por conseguinte, no pode aspirar verdadeira
glria qual ele teria podido pretender; no podendo
a ela consagrar todos os momentos necessrios, ele
se encontra forado a abandonar o estudo de sua
arte.

lhes deixa disposio, e seus nomes passem com


brilho posteridade, assegurando para si mesmos
uma felicidade pura; e cada um deles se encontre
autorizado a dizer: Eu no devo seno a mim toda
a minha notoriedade.

abandonasse os negcios lucrativos? Ai! Quem


aquele que faria voluntariamente o sacrifcio da
fortuna que se lhe apresenta, e at mesmo do que
lhe necessrio? Acrescentar-se- que esse sacrifcio

Eis as alegrias inexprimveis e as preciosas vantagens


das quais privado o jovem arquiteto cujos talentos
permaneceriam encobertos se ele dedicasse todo
o seu tempo ao estudo. Ele obrigado a se sacrificar
para vir a ser conhecido pelas pessoas do lugar, de
cuja benevolncia depende para desenvolver seus
talentos.

anos antes, que seguramente se estar empregado


pelos homens que, ento, ali estaro? Respondero,
talvez, que o homem de mrito tem o direito de
esperar por isso. E eu replicaria: esta justia lhe

Est a, sem dvida, uma fonte abundante de dores


agudas e saudades amargas para aquele que tem
paixo pela sua arte; tambm no me surpreendeu
quando ouvi dizer que, por ter provado as privaes

ser feita? Tem ele razo de esperar se ver preferido?


Suponho que aqueles que demandam obras tm
a viso correta, as intenes mais puras, e me vejo
ainda forado a convir que, por falta de

de que falei, um homem muito hbil se entregou


ao mais atroz desespero. Tampouco estranhei que
certos arquitetos me considerassem exagerado, mas
creio poder afirmar que esses homens no teriam

conhecimentos, eles agem freqentemente s cegas


e que um feliz acaso quando a escolha recai sobre
um homem hbil. Quantas vezes sua preferncia
no foi de acordo com manipulaes ignorantes

de um arquiteto seno o nome e saberiam reconhecer


a felicidade apenas nas riquezas.

em detrimento do homem de mrito que sempre


trabalha e nunca faz intrigas!

opinies, sob certos pontos de vista, sejam falsas.


Atribuamos a um arquiteto a mais favorvel sorte,
isto , talentos, fortuna e mecenas. Aonde podero
lev-lo essas vantagens to difceis de encontrar

Oh! Quanto prefervel a sorte dos pintores e dos


literatos! Sem nenhuma espcie de dependncia,
eles podem escolher todos os seus temas e seguir o
impulso de seu gnio. apenas deles que sua
reputao depende. Tm eles talentos eminentes?
Nenhuma fora humana pode impedir que eles os
desenvolvam. Que eles se distingam como esses

2 2[2005

maneira das imortais esttuas da Grcia, eles nos


ofeream divindades pela reunio das majestosas
belezas da espcie humana. Que eles venham a fazer
uma feliz colheita no vasto campo que a natureza

Quer dizer que seria conveniente, para seguir os


estudos puramente especulativos, que o arquiteto

ser compensado pela esperana de um dia ser


encarregado de alguns grandes monumentos? Mas
como se entregar a essa esperana? As
oportunidades so to raras! Como se gabar, dez

r sco

que se elevando altura do gnio de Rafael,


oferecendo a nossos olhares a imagem sublime do
Criador desvendando o caos, eles mantenham em
suspenso todas as faculdades de nossa alma; enfim,

Entretanto, admitamos por um instante que minhas

reunidas?
Sabe-se que quando o particular mais simples
constri, ele pe prova a pacincia de seu arquiteto,
cujas decises raro que ele acolha. Sabe-se tambm
que as autoridades que ordenam a construo de

referncia

101

Arquitetura. Ensaio sobre a arte

Figura 2: tienne-Louis
Boulle, Projeto de Cenotafio
de Newton. Variante noturna
do interior. Fonte: Boulle, E.L. Arquitectura. Ensayo sobre
el arte. Barcelona: Ed.
Gustavo Gilli, 1985.

r sco

2 2[2005

monumentos pblicos no so em geral mais dceis


que os particulares. A que se chega ento? Que,
para obedecer s ordens superiores, o arquiteto se

encontrar no homem superior e como se


demonstrou que muito freqentemente em arquitetura permitido se sujeitar a alma, v-se, por

v diante da necessidade de renunciar a belas idias.


H mais: supondo-se esse arquiteto um homem muito
hbil, seus projetos sero to menos acolhidos
quanto seus juzes; no tendo as luzes, no podero

conseguinte, que tambm muito difcil que um


arquiteto hbil possa produzir uma boa obra.

nem atingir nem apreciar as belezas de suas


produes.
Sim, por no ser compreendido, o hbil arquiteto

desenvolver um gnio verdadeiramente superior na


construo de algum desses edifcios pblicos, que
deveriam sempre fazer a glria do pas onde eles
so erguidos e a admirao dos conhecedores. Caso

provar mil contrariedades desencorajadoras e, se


ele quiser ser mantido, evitar opor resistncia; ele
no mais ouvir a voz de sua alma, ele descer ao
nvel das pessoas s quais tem necessidade de

se chegue a ser escolhido para iniciar um, conseguirse- acab-lo? Que exemplo desolador atinge nossos
olhos no seio de nossa cidade capital! H quantos
sculos o Palcio do Louvre foi iniciado? Que se

agradar. Sabendo que esta flexibilidade difcil de

considere a fachada das Tulherias para o jardim;

Que no se espere encontrar a oportunidade de

referncia

102

Arquitetura. Ensaio sobre a arte

Figura 3: tienne-Louis
Boulle, Projeto de igreja
metropolitana (Mtropole)
1781-1782. Dia de Corpus
Christi. Fonte: Boulle, E.-L.
Arquitectura. Ensayo sobre el
arte. Barcelona: Ed. Gustavo
Gilli, 1985.

r sco

2 2[2005

que rapsdia ela apresenta? A fachada do corpo


central de mos diferentes cujos modos particulares
se distinguem facilmente. Os fundos, assim como
os pavilhes das esquinas, tambm so de autores

Esses ltimos no foram incomodados na escolha


de suas temticas; esgotaram todos os temas
enquanto que, por toda a Europa, contamos com
dificuldades alguns belos monumentos de arqui-

diversos. Esse palcio pode, assim me parece, ser


comparado a um poema para o qual diferentes poetas
teriam feito cada um uma estrofe.

tetura. De modo que quando se queria assegurar


que nossas obras-primas de arquitetura pudessem
igualar s das outras artes, que prova se poderia
dar? Seguramente no se tem tantos objetos de

Mas vo me dizer, malgrado tudo isso que se ope


ao avano de vossa arte, no temos obras-primas
que constatem todas as belezas e manifestem a

comparao em arquitetura, e no se pode ter a


medida do sucesso em uma arte seno pela
multiplicidade das tentativas de todo gnero.

perfeio? Vero minha opinio a esse respeito.


Esperando que eu a enuncie, diria apenas que, se a
arquitetura tivesse atingido a perfeio alcanada
por outras artes e nos oferecido exemplos to belos

Este assunto me lembra uma conversa bastante


singular. Estava eu no campo com um amador e
um jovem pintor. Caminhando juntos, nos

quanto aqueles que elas nos oferecem, no estaramos hoje constrangidos a indagar se essa arte pertence
natureza ou se ela pura inveno. Certamente,
posso adiantar, sem acreditar chocar algum, que

entretnhamos com a pintura; eu comentava com


o amador um dos mais belos quadros de
Wouwermans que tnhamos visto anteriormente.
Como esse quadro me tinha provocado um prazer

ns temos aparentemente necessidade de


demonstrao a esse respeito, j que o autor do
peristilo do Louvre no pde ver nos monumentos
conhecidos seno produes fantsticas. No saberia

extremo, eu o elogiava de modo apaixonado. O


amador permanecia frio. Ningum mais exigente
que um homem que, no sendo versado em uma
arte, no imaginando todas as dificuldades que

como evitar me apressar em reconhecer que creio


ver uma grande diferena entre as obras-primas de
arquitetura e aquelas que excitam nossa admirao,
seja na pintura, na escultura ou na poesia. Isso

preciso a superar, no tem piedade do artista e


acredita que tudo possvel. Esse amador, fazendome considerar a natureza, me diz ironicamente:
Quantas coisas esquecidas por Wouwermans!

uma conseqncia das observaes que fiz anteriormente sobre as vantagens do poeta e do pintor.

Eu me apressei em lhe responder: Opondo a


natureza s obras de Wouwermans, vs concedeis

referncia

103

Arquitetura. Ensaio sobre a arte

a esse clebre mestre uma homenagem maior que


pensais; acreditais que as obras dos fracos mortais

a vantagem de estar mais perto da natureza, elas


so por conseguinte mais adequadas a agir sobre

possam sustentar a comparao que vs me


ofereceis? Como! aproximar-se da obra da
divindade! (...) a Divindade!, grita o jovem pintor;
ah! que ela queira descer sobre a terra e se digne

nossa alma.

rebaixar-se at empregar apenas os meios aos quais


estamos reduzidos, e vs tereis, Senhor, uma idia
justa de nossos grandes homens. Atravs do delrio
desse jovem, no podemos mais deixar de reconhecer
essa verdade! que, supondo que no tivssemos
conhecimento algum dos meios com os quais os
pintores trabalham, e que nunca tivssemos visto
pintar, se aps nos ter mostrado um quadro qualquer,
do qual a verdade impressiona, se nos oferecesse
uma paleta, no poderamos acreditar que fosse
possvel fazer, com to poucos meios, coisas que
produzem sobre nossos sentidos as mais vivas
impresses. Como imaginar que com cinco ou seis
cores diferentes se possa obter a imensidade de
tonalidades e nuances e todos os efeitos da
natureza? Como possvel que o homem tenha

Figura 4: tienne-Louis
Boulle, Projeto da Biblioteca Nacional, 1975. Interior.
Fonte: Boulle, E. Larchitecte
visionnaire et noclassique
(textes runis et prsents par
J. M. Prouse de Montclos).
Paris: Hermann, 1993.

r sco

2 2[2005

conseguido fornecer o calor ou o frescor do ar e


produzir a luz; que haja chegado a caracterizar por
meio do desenho as paixes que nos agitam, a
ponto de faz-las entrar em nossa alma, mostrandoas vivas sobre a tela?
Talvez se argumente que se os artistas em arquitetura
no adquiriram o alto grau de perfeio o qual,
parece, as outras artes atingiram que essas, tendo

A isso eu respondo que est a precisamente a questo


que eu tentei resolver; que eu entendo por arte
tudo o que tem por objeto a imitao da natureza;
que nenhum autor em arquitetura empreendeu a
tarefa que me impus; e que se eu chegar, como
ouso acreditar, a demonstrar que a arquitetura, em
suas relaes com a natureza, tem talvez ainda mais
vantagem que as outras artes, ser preciso
necessariamente concordar comigo que, se a arte
da arquitetura no fez tanto progresso quanto as
outras artes, no se deve atribuir seno aos arquitetos,
que eu creio, entretanto, desculpveis, conforme a
enumerao que fiz dos entraves que foram e ainda
so colocados perfeio da arquitetura. A Deus
no agrada que eu tenha concebido o projeto de
ofender os distintos arquitetos de meu sculo; eu
os respeito e os amo. E de acordo com a elevada
opinio que tenho de seu carter, estou convencido
de que eles entendero, sem desgosto, a linguagem
de um homem que tem por fim apenas concorrer
aos progressos de sua arte. Se me engano, minhas
opinies faro mal apenas s minhas luzes; e no
dever-se- suspeitar de minhas ms intenes. Se,
pelo contrrio, eu apontei algumas verdades, oh!
com certeza, eu no desgostaria aos homens distintos
de quem a verdade sempre obtm respeito e amor.

referncia

104

Você também pode gostar