Você está na página 1de 7

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA CENTRO DE CINCIAS TECNOLOGICAS DA TERRA E DO MAR Curso de Tecnologia em Construo Naval

FABRICIO DIEGO DALSCHIO

SOLDAGEM POR ELETROESCRIA

Itaja 2013

FABRICIO DIEGO DALSCHIO

SOLDAGEM POR ELETROESCRIA

Itaja 2013

RESUMO

1.0

Tecnologia do Processo O processo de eletroescria utilizado em um ou mais arames. Dentre

os quais possuem oscilaes perante dispositivos ligados ao sistema tracionador de arame. No processo que tem a deposio a partir de fitas, possui uma maior satisfao em materiais de ao inoxidvel e alta liga de nquel, podendo ser feitos com excelente qualidade metalrgica. A grande vantagem em relao variante do processo, esta ligada a baixa diluio, que gira em torno de 6%, nunca maior que 10%.

Tabela ESW Parmetros para solda com Fita ( Eletroslag Strip Clading)

Dimenses da Fita (mm) 30 x 0,5 Para

Velocidade Tenso (V) Corrente de Avano (A) (m/min) 2,3 2,7 23 - 27 650 - 750 utilizao deste processo a

Stick (mm)

out Taxa de deposio (Kg/h) 28 - 32 32 - 40 do chanfro de

abertura

aproximadamente 20 at 30 mm. Determinando seu valor minimo pela forma do guia do arame. No inicio do processo o espao inicial de 3 a 8 cm de cordo de solda no so totalmente fundidos, nessecitando abaixo do cordo de solda, uma pea a qual no deve ser menor que 100 mm com o objetivo de manter a

escria confinada como tambm manter fora do cordo, os ltimos mlimetros da solda, que devido a interrupo do processo podem ocasionar uma estrutura metalogrfica diferente, so fixadas sapatas de refrigerao nas faces a serem soldadas, contendo apenas fluxo granulado. No entanto o processo de eletroescria exige uma escria lquida, que conduza bem a corrente eltrica e por outro lado, garanta uma boa transmisso para as chapas a serem soldadas. importante antes de iniciar o processo de eletroescria, analizar se a quantidade de arame necessaria, esta de acordo com a operao que esta destinado a fazer, tendo o objetivo de ter a operao ininterrupta. Cada interrupo, por mais curta que seja, leva o resfriamento do banho de escria, ocasionando uma penetrao insuficiente provocando descontinuidades.

2.0

Equipamento

As fontes de energia do processo de eletroescria, so similares em relao ao processo de arco submerso, com ciclo de trabalho de 100%, com tenses em vazio da ordem de 60V e tenses de trabalho de 30 a 55V. Sendo desenvolvidas com corrente alternada ou contnua, com eletrodo no polo positivo. Conforme aumenta a velocidade de alimentao do arame, tambm aumentam a corrente, a profundidade da poa de fuso e a taxa de fuso, velocidade mais altas melhoram a formao de microestrutura. A tenso do arco influncia a estabilidade do processo e a penetrao, utilizando uma tenso maior no processo de soldagem, tem como consequncia um aumento da largura da poa e maior resistncia a fissurao. Tenses menores podem ocasionar curto-circuitos, por outro lado, tenses muito elevadas podem promover projeo de partculas de material e arcos no topo da poa de fuso, aconselhvel manter a tenso estvel, entre 32 e 55V, embora sejam utilizadas tenses altas para a solda de materiais com espessuras elevadas.

3.0

Intensidade

A intensidade de soldagem proporcional a velocidade de alimentao, juntamente com a velocidade de deposio, obtendo um aumento na intensidade, acarretara em uma maior profundidade da pea.

4.0

Stick-out

O stick-out representado pela distncia entre o tubo guia do arame e a poa de fuso. Tendo uma tenso e velocidade de alimentao, com um aumento no stick-out, a resistncia do eletrodo tambm aumentada, fato que deve ser compensado. Valores normais do comprimento do eletrodo livre esto 50 a 75mm, valores menores sobreaquecem o tubo-guia, e valores maiores ocasionam sobreaquecimento do eletrodo, se o eletrodo muito aquecido tender a fundir dentro da poa de escria, que ter sua temperatura aumentada e podendo causar instabilidade no processo. 5.0 Oscilao do arame

Em espessuras elevadas tem-se a necessidade de ter oscilaes do arame por meio mecnicos, que possua a finalidade de garantir boa fuso junto aos bordos do chanfro, podendo variar entre 8 e 40 mm/s e aumentar conforme espessura. 6.0 Altura da camada da escria

importante que mantenha a altura da esria em um padro mnimo, para possibilitar que possa abrir o arco eltrico, e assim torna a fundir em contato com a poa de fuso. Em caso de pouca altura, o arco eltrico tende a apagar, por outro lado, se a altura grande, a penetrao diminui. O valor recomendado para a altura da camada est entre 40 e 60mm.

7.0

Nmero de arames

A quantidade de arames utilizados depende da espessura do material a ser soldado, quando a espessura aumenta, a penetrao e a profundidade diminuem, o que exige o aumento no nmero de arames, normalmente utilizase um arame com oscilao para materiais com espessuras de at 130mm, dois arames com material com material de at 200mm, obtendo em mdia um arame para cada 150mm, tendo oscilaes durante o processo. Quando no possuem oscilaes considera-se 65mm de espessura para cada arame.

8.0

Preparao da junta

Devem ser levados em considerao em conta na preparao da junta, as superfcie das peas devem estar livres de sujeiras e relativamente planas para permitir o encosto das sapatas e evitar perdas de escria, a junta pode ser preparada por corte trmico ou mecnico, os bordos dos chanfros podem apresentar um mnimo de xidos, pois estes sero removidos pelo processo do corte metalrgico, deve-se evitar umidade e garantir a estanqueidade das sapatas.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS JR., Luiz Gimenez; CLARA, Manuel Saraiva . Processo de Soldagem Eletroescria. 2013. Disponvel em: <http://www.scribd.com/doc/67510755/Eletroescoria>. Acesso em: 20 outubro 2013.

INFOSOLDA. Soldagem por eletroescria - Caractersticas. 2013. Disponvel em: <http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/205-soldagempor-eletroescoria-caracteristicas.html >. Acesso em: 20 outubro 2013.

Link Relacionado: Soldagem Coleo tecnolgica SENAI 1 ed. 1997