Você está na página 1de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR

CURSO DE ENGENHARIA NAVAL E HIDROVIRIA


PROCESSO DE FABRICAO
PROFERSSOR EDUARDO BRAGA
JEFFERSON RAMOS 10023000401







LISTA DE EXERCCIOS







Belm-Pa
2014
1 Explique por que os aos inoxidveis austenticos tendem a sofrer com
problemas de distoro devido soldagem. Litar alguns processos de soldagem dos
quais no se espera que ocorra distoro na solda de aos inoxidveis austenticos.
Os aos austenticos so ligas ferrosas que apresentam microestrutura
predominantemente austentica, ou seja, estabilizada por uma grande quantidade de
elementos de liga gamagenos, que so principalmente o nquel, o mangans, o
nitrognio e o carbono. Todos os aos austenticos so relativamente simples de
soldar, com exceo dos aos com adio de enxofre para usinagem fcil. Os aos
austenticos presentam coeficiente de expanso trmica maior (cerca de 45%),
maior resistncia eltrica e menor condutividade trmica que os aos doces. Nos
aos com teor de carbono superior a 0,06%, carbonetos podem ser precipitados nos
contornos de gro da ZTA, durante o ciclo trmico de soldagem, prejudicando a
resistncia corroso. Para minimizar este problema e, tambm, problemas de
distoro, recomenda-se soldar estes aos com uma maior velocidade de
deslocamento. Devido menor temperatura de fuso destes aos e sua menor
conduo de calor, a corrente de soldagem usualmente menor que a usada em
aos doces. Um maior coeficiente de expanso trmica torna maior a tendncia
distoro na soldagem destes aos e levam necessidade da adoo de tcnicas
para a sua reduo.
Para o processo de soldagem de aos austenticos pode ser feito todos os
tipos de processo de soldagem. Porem, para que no ocorram distores na solda,
se faz necessrio que se cumpra alguns cuidados que so comuns a todos os aos
austenticos, que so:
Selecionar consumveis compatveis com a aplicao e ao mesmo
tempo tenham menor risco de trincamento a quente, por exemplo na
soldagem de um inoxidvel austentico utilizar um consumvel austeno-
ferrtico, que contenha o mnimo de ferrita delta possvel para no
trincar e o mximo permitido para no corroer;
Evitar o soldagem com processos de aporte de calor muito elevado
pois as juntas soldadas podem sofrer alteraes (principalmente
precipitaes) que comprometem sua futura performance em servio;
Se o material for novo e sua estrutura austentica deve-se evitar
resfriamento lento para no ocorrer diferentes tipos de precipitao;
Evitar soldar, um material que j sofreu servio a quente sem antes
avaliar os tipos de fases presentes, pois caso o material se apresente
com fases intermetlicas ele pode estar com baixa ductilidade e trincar
durante a soldagem.



2 Um tubo para termopar de 3.2 cm de dimetro foi soldado 90, utilizando o
processo SMAW, um tubo de 33 cm de dimetro (6 cm de parede). Os dois tubos
so feitos de aos ferrtico do tipo Cr-0.5 Mo. Um eletrodo de ao inoxidvel
austentico (classe AWS E347) foi utilizado para soldagem. Depois de 4 meses
540, trincas apareceram no canto da solda do tubo maior. O alto coeficiente de
expanso trmica do ao inoxidvel foi culpado pela fratura. Surgira uma forma
simples para que a fratura pudesse ser evitada.
A causa principal de fratura para situao acima, est no eletrodo, pois tal
eletrodo est fora dos parmetros de projeto, ou seja, o eletrodo AWS E347 usado
para soldagem de unio ou revestimento do grupo dos Aos Inoxidveis AISI 304 e,
sobretudo 347-348-304L e 321, extra resistente corroso por solues oxidantes
at 400C. Sendo que tal projeto opera com uma temperatura superior que a
soldagem feita pelo eletrodo AWS E347. Sendo assim uma simples soluo para se
evitar as fraturas nos cordes de solda seria o uso do eletrodo AWS E317L-16, o
qual apresenta extrema resistncia corroso por cidos orgnicos, inorgnicos e
cloretos. Sobretudo empregado na indstria qumica, papel e celulose,
particularmente indicado para resistir ao ataque por ons de cloro. Tal eletrodo
muito utilizado em aplicaes de recipientes, tubulaes.
O risco de trinca a quente pode ser reduzido se os dispositivos de fixao
permitir certa mobilidade das partes a serem soldadas, sem comprometer as
tolerncias dimensionais do conjunto soldado. Quanto maior o teor de nitrognio no
depsito de solda, maior a possibilidade de trinca a quente, consequentemente
deve-se limitar sua entrada atravs da utilizao do arco curto no processo eletrodo
revestido e arame tubular, alm de uma proteo gasosa adequada nos processos
TIG e MIG.
Antes de extinguir o arco eltrico, devem-se preencher bem as crateras de
solda (unhas de solda). O esmerilhamento das soldas (solda de raiz, etc) dever ser
feito de forma a no produzir superaquecimento localizado (pontos azulados), a fim
de evitar trincas nessa regio.