Você está na página 1de 6

Trincas a Frio

Fissurao pelo Hidrognio


Trincas a Frio
9 Ocorre devido a ao simultnea de 4 fatores:

9 H2 dissolvido no metal fundido.


9 Tenses associadas soldagem.
9 Microestrutura frgil.
9 Baixa temperatura (<1500C).

Mecanismo de Formao
9 Compostos que contm H2 (vapor dgua) se decompem no arco eltrico.
9 Liberam H2 atmico H+.

9 Revestimento orgnico dos eletrodos.


9 Umidade absorvida ou adsorvida pelo revestimento de
eletrodos revestidos ou fluxos de soldagem.
9 Compostos hidratados na pea (ferrugem).

9 Nenhum desses 4 fatores isolados provoca a trinca a frio.

Mecanismo de Formao Trincas a Frio

9 Compostos orgnicos na pea (graxa, leo, tintas)

Mecanismo de Formao Trincas a Frio


9 Quando temperabilidade: na ZTA que na ZF

9 Solda no estado lquido Qde H2 dissolvido.

9 H2 migra para a ZTA.


9 Final do resfriamento: supersaturao H2 na solda.

9 Comum, pois no metal de solda


sempre <%C que na ZTA.

9 T entre transformaes propicia difuso do H2.


9 ZTA (ainda em ) recebe H2 do MS supersaturado.

Mecanismo de Formao Trincas a Frio


9 H2 fica retido na ZF quando:
9 Microestruturas de baixa tenacidade (martensita)

9 Quando saturada em H2 torna-se mais frgil ainda.

9 Toda solda submetida a tenses residuais.


9 Podem chegar ao LE do material.
9 ZF com temperabilidade que a ZTA.
9 ZF com estrutura austentica.

Mecanismo de Formao Trincas a Frio

Mecanismo de Formao Trincas a Frio

9 Ao conjunta destes 4 fatores:


9 Entalhes:

9 Mordeduras, falta de penetrao, incluses...

9 concentrao tenses Deformaes plsticas na ponta desses entalhes.

9 Favorece a fissurao a frio junto a esses entalhes.

Macrografia Trinca a Frio

Como Evitar as Trincas a Frio


9 H2, por ter Dimetro Atmico:
9 Difunde-se no Fe e abandona a solda.
9 TPREA e TPSA Difuso do H2.

9 Note que iniciou na linha de fuso e se propagou para a ZTA.

Como Evitar as Trincas a Frio

Como Evitar as Trincas a Frio

9 Logo, o Risco de Fissurao pelo Hidrognio temporrio...:


9 Apenas enquanto H2 se difunde da solda.

9 Inspeo R-X no detecta alguns tipos de Trincas a frio.

9 Necessrio U-S para detectar trincas a frio.

9 Vantagem de usar TPSA (Ex: 2500C por 2h)

9 H2 totalmente eliminado.

9 Trincas podem aparecer horas ou dias aps a soldagem.

9 END apenas aps 48h aps a soldagem.

Medidas Preventivas de Trincas a Frio

9 Eliminar a possibilidade de ao menos um dos 4 fatores.

Medidas Preventivas de Trincas a Frio

9 Menor teor de H2 possvel.

9 Usar eletrodos e fluxos de H2 (bsicos).

9 So higroscpicos Secagem adequada antes da soldagem.

Medidas Preventivas de Trincas a Frio

9 Evitar microestrutura frgil..

Medidas Preventivas de Trincas a Frio

9 Temperatura adequada antes, durante e aps a soldagem..

9 Usar TPRA adequada.

9 Usar TPRA , temperatura entre passes e TPSA adequada.

9 Metal de solda com Resistncia possvel.

9 Manter a solda em temperatura suficiente para difuso rpida do H2.

9 Cuidado com as soldas de ponteamento (Baixa energia, sem TPRA )

Fissurao a Quente

Carbono Equivalente

Trincas a Quente
9 Adio elementos de liga ao ao Resistncia Mecnica.

9 Resulta da segregao de fases ponto fuso + baixo que a ZF ou ZTA.

9 Deslocam curvas TTT para a direita favorece formao da martensita.


9 Fatores que influenciam as Trincas a Quente:
9 Favorece fissurao pelo H2.
9 Composio da ZF ou ZTA: Existncia de fases com ponto fuso.
9 CE = %C + %Mn + %N + %Cr + %Cu - %Mo - %V
4

20

10

40

50

10

9 Restrio da junta: Esforos de contrao.


9 Parmetros e Procedimento de soldagem.

9CE :usado para avaliar soldabilidade relativa dos aos quanto risco fissurao H2.
9CE>0,40 Necessitam cuidados especiais durante a soldagem.

Trincas a Quente

Segregao na ZF:

9 medida que a solidificao progride, o lquido se enriquece de impurezas.


9 Segregao: baixo ponto de fuso.

Trincas a Quente
9 S e P principais causadores de Trincas a Quente.
9 Formam filmes eutticos de ponto fuso.

9 ZF envolvida por filme lquido, no apresenta resistncia mecnica para


suportar as tenses de contrao da solda. (trincas a quente).
9 Trincas a quente: surge da incapacidade do metal se deformar sob ao
dos esforos inerentes soldagem.

9 Durante o resfriamento: tenses de contrao atuam e abrem filmes ponto fuso .


9 No h mais metal lquido para preencher este vazios.
9 A - segregao.
9 B - propagao de segregao pr existente.

9 Formam-se em altas temperaturas ( 900 11000C para os aos.


9 Quando a solda atinge a Temp. amb. J est formada.

Mecanismo de Formao

Trincas a Quente
9 Tipos de Trincas a Quente, e onde ocorrem:

9 Segregao de fases com ponto fuso (ZF ou ZTA).


9 Resfriamento: gros envolvidos por filmes lquidos no dispem de
resistncia e dutilidade para suportar esforos de contrao.

ZTA
ZF

1 Trinca longitudinal na ZTA.


2 Trinca longitudinal na ZF

9 Formam trincas do tipo intergranular e macroscpicas.

3 Trinca de cratera
Cratera

Trincas a Quente

Fatores que causam Trincas a Quente


9 ndice de Susceptibilidade a Trincas (UCS)

9 Trincas a Quente no centro do cordo de solda.

Serve para avaliar a tendncia do metal base a fissurao a quente

UCS = 230C + 190S + 75P + 45Nb 12,3Si 5,4Mn - 1

9 Metal base com UCS>30 indica baixa resistncia a trincas.

9 Note que no atingiu a superfcie do cordo No visvel

9 soldas de filete (elevada restrio) usar ECS < 20

Fatores que causam Trincas a Quente

Fatores que causam Trincas a Quente

9 Diluio em Passe de Raiz


9 Pode atingir at 80% no passe de raiz.

9 Distoro durante a Soldagem

9 Metal base tem predominncia na composio da solda.


9 Chapa com C>0,20 gera no passe de raiz C>0,16, sujeito a trinca quente.
9 Minimizar diluio no passe de raiz fundamental para evitar trincas.

9 Chapas finas deformam-se mais facilmente durante a soldagem.


9 Susceptvies a trincas a quente.

9Risco aumenta com chapas espessas e aos de alta resistncia.


9 Restringir a junta: passe de selagem, chapa de entrada e de sada.

9 Objetivo: restringir a junta, impedindo sua movimentao durante a soldagem.


Elevada diluio passe raiz:
Sensvel a trincas.

Baixa diluio passe raiz:


Sensvel a trincas.

Fatores que causam Trincas a Quente

Fatores que causam Trincas a Quente

9Espessura da Chapa
9 Chapas grossas mais propensas a trincas a quente.
9 Oferecem maior restrio ao metal de solda.

9 Resistncia Mecnica do Metal Base

9Principalmente em soldas de filete e passe de raiz em chanfro.


9 Reduzir a diluio e produzir pequenos cordes evitam trincas.
9 Resistncia Metal Base Risco ocorrerem trincas.

Efeito da Restrio.

Metal menos capaz de escoar para acomodar deformaes plsticas.

Extrao calor bidimensional:


Sensvel a trincas.

Extrao calor triimensional:


Pouco sensvel a trincas.

Fatores que causam Trincas a Quente


9 Relao Profundidade/Largura do Cordo de Solda

9 Cordes largos e
pouco profundos e em
forma de chapu
sujeitos a trincas.

Cordes Profundos e
Estreitos (P/L > 3)
sujeitos a trincas.

Cordes ligeiramente
convexos e com
1<P/L<2 menos
sensveis a trincas.

Fatores que causam Trincas a Quente


9 Relao Profundidade/Largura do Cordo de Solda

9 Cordes muito cncavos sujeitos a trincas

9 Cordes ligeiramente convexos e com 1<P/L<2 menos sensveis a trincas.

Fatores que causam Trincas a Quente

Pr-Aquecimento em Soldagem

9 Formato da Poa de Fuso:


9 Consiste em aquecer a junta antes da soldagem.

9 TPRA Principais Efeitos:


9 Eliptica: pouco propensa a trincas
Velocidade de Resfriamento.
Evita tempera (formao de martensita).
9 Forma de Lgrima: propensa a trincas
9 Promove segregaes no centro da solda.

Velocidade de difuso do H2
Ao mesmo tempo. Logo, possibilidade de trinca a frio.

9 Caracterstica de velocidade soldagem.


Tp e tc (aspectos do ciclo trmico)
Tenses de contrao Trincas a quente.

Desvantagem do Pr-Aquecimento:

Ps-Aquecimento em Soldagem
9 Consiste em MANTER a junta aquecida aps a soldagem.

9 extenso da ZTA.
9 Exemplo tpico: 2h a 2500C.
9 Aos 16%Cr :
9 TPRA propicia formao fases de baixa tenacidade.

9 TPSA Principais Efeitos:


9 difuso do H2 na solda.

9 Aos-liga , Aos com C>0,30% :


9 temperabilidade.
9 TPRA Comum e benfico soldagem.

9 Deve ser realizado logo aps a soldagem.


9 Resfriamento da junta permite formao H2 molecular.