Você está na página 1de 11

3

1. INTRODUO
A conformao e a transformao de peas metalicas e suas ligas podem ser
realizadas de vrias por inumeros processos, a maioria tendo como ponto de partida
o metal lquido ou fundido. que derramado no interior de uma frma, cuja a
cavidade conformada de acordo com a pea que se deseja produzir. Essa frma
chamada "molde". e esse processo de fabricao denominado fundio.

2. Descrever o Processo de fabricao de peas metlicas por fundio


2.1 Tipos de Fornos
Entre os principais tipos de fornos utilizados para a fundio esto:
- Fornos Cubil
Fundio de Ferro
- Fornos de Reverberao
Fundio do Ao
- Fornos de Crisol
Fundio do Ferro, do Ao, das Ligas Leves e das Ligas de Cobre
- Fornos Eltricos a Arco
Fundio do Ferro e do Ao
- Fornos Eltricos por Induo
Fundio das Ligas Leves
- Fornos Eltricos pro Resistncia
Fundio de toda classe de metais
As peas obtidas por fundio so utilizadas em grande quantidade em
equipamentos de transporte, construo, comunicao, gerao de energia eltrica,
minerao, agricultura,
mquinas operatrizes enfim, na industria em geral, devido as vantagens que os
processos de fundio oferecem.
os outros processos de fabricao mecnica tais como o forjamento,
estampagem, soldagem, usinagem, etc,. permite atingir igualmente grande
quantidade de aplicaes de modo que ao engenheiro so oferecidas vrias opes
para fabricao.
Na maioria dos casos, a fundio o processo inicial, porque, alm de
permitir a obteno de peas, com formas praticamente definidas, possibilitando a
fabricao dos chamados lingotes os quais sero posteriormente submetidos a
processos de conformao mecnica e transformados em formas definitivas.

a fundio, assim, permite a fabricao de peas praticamente de qualquer


forma, com pequenas limitaes em dimenes, forma e complexidade. possibilita,
finalmente, a consecuo de propriedades mecnicas que suportam as mais
variadas condies de servio.
a fundio abranje uma srie de processos, cada um dos quais apresentando
caractersticos prprios, a saber:
- fundio por gravidade
- fundio sob presso
- fundio por centrifugao
- fundio de preciso
- fundio por outros mtodos
Sempre que se fala em fundio, as pessoas logo pensam em ferro. Mas
esse processo no se restringe s ao ferro, no. Ele pode ser empregado com os
mais variados tipos de ligas metlicas, desde que elas apresentem as propriedades
adequadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fuso e fluidez.
Temperatura de fuso a temperatura em que o metal passa do estado
slido para o estado lquido.
Fluidez a capacidade de uma substncia de escoar com maior ou menor
facilidade. Por exemplo, a gua tem mais fluidez que o leo porque escorre com
mais facilidade.
A fundio comeou a ser usada pelo homem mais ou menos uns 3000 a.C.
Fundiu-se primeiro o cobre, depois o bronze, e, mais recentemente, o ferro, por
causa da dificuldade em alcanar as temperaturas necessrias para a realizao do
processo. A arte cermica contribuiu bastante para isso, pois gerou as tcnicas
bsicas para a execuo dos moldes e para o uso controlado do calor j que
forneceu os materiais refratrios para a construo de fornos e cadinhos.
Fundio passo-a-passo
A matria-prima metlica para a produo de peas fundidas constituda
pelas ligas metlicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e no-ferrosas (ligas de

cobre, alumnio, zinco e magnsio). O processo de fabricao dessas peas por


meio de fundio pode ser resumido nas seguintes operaes:
1. Confeco do modelo Essa etapa consiste em construir um modelo com
o formato aproximado da pea a ser fundida. Esse modelo vai servir para a
construo do molde e suas dimenses devem prever a contrao do metal quando
ele se
solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da
pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica e at isopor.
2. Confeco do molde O molde o dispositivo no qual o metal fundido
colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio
composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que,
aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida.
3. Confeco dos machos Macho um dispositivo, feito tambm de areia,
que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so
colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido.
4. Fuso Etapa em que acontece a fuso do metal.
5. Vazamento O vazamento o enchimento do molde com
metal lquido.
6. Desmoldagem - Aps determinado perodo de tempo em que
a pea se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo
de pea, do tipo de molde e do metal (ou liga metlica), ela
retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos
mecnicos.
7. Rebarbao A rebarbao a retirada dos canais de alimentao,
massalotes e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada
quando a pea atinge temperaturas prximas s do ambiente.
Canais de alimentao so as vias, ou condutos, por onde o metal lquido
passe para chegar ao molde.

Massalote uma espcie de reserva de metal que preenche os espaos que


vo se formando medida que a pea vai solidificando e se contraindo.
8. Limpeza - A limpeza necessria porque a pea apresenta uma srie de
incrustaes da areia usada na confeco do molde. Geralmente ela feita por meio
de jatos abrasivos.
Essa seqncia de etapas a que normalmente seguida no processo de
fundio por gravidade em areia, que o mais utilizado. Um exemplo bem comum
de produto fabricado por esse processo o bloco dos motores de automveis e
caminhes.
O processo de fundio por gravidade com moldagem em areia apresenta
variaes.
As principais so:
fundio com moldagem em areia aglomerada com argila;
fundio com moldagem em areia aglomerada com resinas.
A fundio por gravidade usa tambm moldes cermicos. Esse processo
recebe o nome de fundio de preciso. Existe ainda um outro processo de fundio
por gravidade que usa moldes metlicos. Quando so usados moldes metlicos, no
so necessrias as etapas de confeco do modelo e dos moldes, por ns descritas.
Outro processo que usa molde metlico o processo de fundio sob presso.
No caso da fundio, vrios fatores podem ser considerados:
formato e complexidade da pea
tamanho da pea
quantidade de peas a serem produzidas
matria-prima metlica que ser usada
Alm disso, as peas fundidas apresentam caractersticas que esto
estreitamente ligadas ao processo de fabricao como por exemplo:

acrscimo de sobremetal, ou seja, a camada extra de metal que ser


desbastada por processo de usinagem.
furos pequenos e detalhes complexos no so feitos na pea porque
dificultam o processo de fundio, embora apaream no desenho. Esses detalhes
so depois executados tambm por meio de usinagem.
arredondamento de cantos e engrossamento das paredes da pea para
evitar defeitos como trincas e melhorar o preenchimento com o metal lquido.
Como em todo o processo, s vezes, alguma coisa sai errado e aparecem
os defeitos.
Alguns defeitos comuns das peas fundidas so:
incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Isso
causa problemas de usinagem: os gros de areia so abrasivos e, por isso,
estragam a ferramenta. Alm disso, causam defeitos na superfcie da pea usinada.
defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de
partculas duras indesejveis no material. Isso tambm causa desgaste da
ferramenta de usinagem.
rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificao,
causado por projeto de massalote malfeito.
porosidade, ou seja, a existncia de buraquinhos dentro de pea. Eles se
originam quando os gases que existem dentro do metal lquido no so eliminados
durante o processo de vazamento e solidificao. Isso causa fragilidade e defeitos
superficiais na pea usinada.
O molde: uma pea fundamental
Qualidade, hoje em dia, muito mais que uma palavra. uma atitude indispensvel
em relao aos processos de produo, se quisermos vencer a competio com os
concorrentes; o que no

nada fcil. A qualidade da pea fundida est diretamente ligada qualidade do


molde. Peas fundidas de qualidade no podem ser produzidas sem moldes. Por
isso, os autores usam tanto o material quanto o mtodo pelo qual o molde
fabricado como critrio para classificar os processos de fundio.
Portanto, possvel classificar os processos de fundio em dois grupos:
1. Fundio em moldes de areia
2. Fundio em moldes metlicos
Como j dissemos, esse processo de fundio, particularmente a moldagem em
areia verde o mais simples e mais usado nas empresas do ramo. A preparao do
molde, neste caso, consiste em compactar mecnica ou manualmente uma mistura
refratria plstica chamada areia de fundio, sobre um modelo montado em uma
caixa de moldar.
Esse processo segue as seguintes etapas:
1. A caixa de moldar colocada sobre uma placa de madeira o no cho. O modelo,
coberto com talco ou grafite para evitar aderncia da areia, ento colocado no
fundo da caixa. A areia
compactada sobre o modelo manualmente ou com o auxlio de marteletes
pneumticos.
2. Essa caixa, chamada de caixa-fundo, virada de modo que o modelo fique para
cima.
3. Outra caixa de moldar, chamada de caixa-tampa, ento posta sobre a primeira
caixa. Em seu interior so colocados o massalote e o canal de descida. Enche-se a
caixa com areia que socada at que a caixa fique completamente cheia.
4. O canal de descida e o massalote so retirados e as caixas so separadas.
5. Abre-se o copo de vazamento na caixa-tampa.

10

6. Abre-se o canal de distribuio e anal de entrada na caixa fundo e retira-se o


modelo.
7. Coloca-se a caixa de cima sobre a caixa de baixo. Para prender uma na outra,
usam-se presilhas ou grampos.

Depois disso, o metal vazado e aps a solidificao e o resfriamento, a pea


desmoldada, com o canal e o massalote retirados. Obtm-se, assim, a pea fundida,
que depois limpa e rebarbada. A seqncia da preparao do molde que
descrevemos manual. Nos casos de produo de grandes quantidades, usa-se o
processo mecanizado com a ajuda de mquinas de moldar conhecidas como
automticas ou semi-automticas que permitem a produo macia de moldes em
reduzido intervalo de tempo.
Para que um produto fundido tenha a qualidade que se espera dele, os moldes
devem apresentar as seguintes caractersticas essenciais:
a) resistncia suficiente para suportar a presso do metal lquido.
b) resistncia ao erosiva do metal que escoa rapidamente durante o vazamento.
c) mnima gerao de gs durante o processo de vazamento e solidificao, a fim de
impedir a contaminao do metal e o rompimento do molde.
d) permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante o
vazamento do metal.
e) refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fuso dos metais e
que facilite a desmoldagem da pea.
f) possibilidade de contrao da pea, que acontece durante a solidificao.

11

6. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

Tecnologia Mecnica,Vicente chiaverinni., 2 ed. So Paulo, 1986.

Telecurso 2000, um projeto rede globo em parceria com a UNESCO., So


Paulo, 2000.

12

7. ANEXO
Resistores de fio.

Figura 01

Figura 02

13

Resistor de Filme de Carbono

Figura 03

figura 04