Você está na página 1de 19

Universidade Eduardo Mondlane

Faculdade de cincias
Departamento de Qumica
Disciplina: Cincia e tecnolgia dos Polmeros
Curso: Licenciatura em Qumica, IV Nvel

Tema: Termoformao de polmeros.

Discente: Docentes:
Mandlate, Teodsio Bernardo Prof. Dr. Hermno Muiambo

Maputo, Maro de 2017


ndice
1.Introduo .................................................................................................................................... 3

2.Objectivos .................................................................................................................................... 4

2.1.Objectivo geral: ..................................................................................................................... 4

2.2.Objectivos especficos:.......................................................................................................... 4

3.Metodologia ................................................................................................................................. 4

4.Etapas do processo de termoformao ......................................................................................... 5

4.1.Alimentao .......................................................................................................................... 5

4.2.Fixao da lmina.................................................................................................................. 7

4.3.Aquecimento ......................................................................................................................... 8

4.4.Moldagem.............................................................................................................................. 9

4.5.Esfriamento ......................................................................................................................... 12

4.6.Extraco ............................................................................................................................. 14

5.Tcnicas da Termoformao ...................................................................................................... 14

6.Vantagens e desvantagens da termoformao ........................................................................... 17

7.Concluso................................................................................................................................... 18

8.Referncias bibliogrficas .......................................................................................................... 19

Pgina 2
1. Introduo

A termoformao um modo de moldar lminas dando forma ao contorno atravs da utilizao


de calor e presso tanto positivas como a vcuo.
As etapas do processo so: fixao da lmina; aquecimento; moldado; esfriamento; extraco.
Na termoformao, uma lmina seca aquecida a uma temperatura pr determinada na qual o
material plstico amolece, mas de forma menor a sua temperatura de fuso. A mesma esticada
para cobrir o contorno do molde e logo refrigerada na temperatura na qual o termoplstico
passa a ser rgido, retendo assim a forma do molde.

A pea termoformada pode ser cortada para eliminar bordas desnecessrias, decorada e/ou
convertida em artigos para diferentes aplicaes.
Cada etapa do processo de termoformao vital na determinao da qualidade do produto final.
Devem ser monitorados tanto a qualidade da lmina utilizada, quanto os parmetros de
aquecimento, moldagem e esfriamento, para obteno de peas de alta qualidade. A qualidade
das estar dada pela uniformidade na espessura da parede, a aparncia superficial, cor e
aceitveis propriedades fsicas na aplicao final.
A termoformao pode atingir uma ampla gama de espessuras desde as medidas finas utilizadas
em containeres de alimentos at lminas mais grosas utilizadas na fabricao de interiores de
geladeiras. O tamanho, desenho, e o tipo de pea, determinam a tcnica de termoformao e o
equipamento a ser utilizado. Este informe cobre vrias destas tcnicas e o tipo de peas que
melhor se amolda a cada uma.

Pgina 3
2. Objectivos

2.1. Objectivo geral:


Fazer uma reviso bibliogrfica do processo de termoformao na produo de polmeros
na indstria

2.2. Objectivos especficos:


Descrever o processo de termoformao de polmeros na indstria;
Classificar os processos de termoformao de polmeros na indstria;
Falar das vantagens e desvantagens da termoformao na indstria;

3. Metodologia
A elaborao do presente trabalho baseou-se na consulta bibliogrfia em livros, dessertaes e
artigos cientficos requisitados em pginas de internet para a fundamentao terica.

Pgina 4
4. Etapas do processo de termoformao

4.1. Alimentao

A termoformao pode ser alimentada por lmina continuamente proveniente diretamente do


extrudor, por lmina bobinada ou por lminas. Geralmente, a termoformao de extruso directa
ou de bobina est limitada a uma espessura inferior aos 2,5 mm de espessura. As lminas so
cortadas usualmente em linha de processo de extruso nas dimenses requeridas para uma
determinada mquina termoformadora em espessuras que variam dos 760 micrones aos 11,5 mm
dependendo dos requerimentos da pea.
O poliestireno Innova e o poliestireno biorientado Uniclear, podem ser termoformaes tanto em
forma de bobina quanto de lminas.
As lminas podem, tambm, ser coextrudadas laminadas e espumadas. As lminas de
poliestireno podem ser coextrudadas para conferir-lhes propriedades diferentes lmina (maior
brilho, camada barreira, como seladora, etc.) As pelculas laminadas costumam ser utilizadas
como proteco, como decorao em aplicaes de packaging. As lminas espumadas oferecem
menores custos e maior rigidez sobre a lmina, embora mais difcil de termoformar e
usualmente a capacidade da termoformao est limitada pela profundidade.

As seguintes propriedades tm importncia significativa na termoformabilidade e qualidade da


pea final:
dimenses (comprimento, largura, espessura);
tipo de superfcie e cor;
orientao;
contaminao;
dureza;
contedo da umidade.

Pgina 5
Uniformidade em espessuras: recomenda-se que seja aproximadamente 1,0% ou menos em
ambas as direes, transversal lmina e longitudinal na direco da extruso. Para aplicaes
comerciais mais crticas, a uniformidade requerida nas espessuras da ordem do 0,5%. Isso
necessrio com freqncia quando a espessura da lmina menor a 2,5 mm. difcil se obter
esta tolerncia durante o processo de extruso, mas os benefcios nestes casos so significativos.
Um adequado controle da espessura, como o descrito acima, pode se traduzir numa maior
produo de peas, menor variao da espessura de pea a pea e menos scrap.

Orientao (alongamento interno): durante a extruso, uma resina termoplstica pode ser
esticada alinhando as molculas do polmero mais na direco do alongamento que na outra
direco. Isso geralmente ocorre na direo da extruso e descrito como uniaxialmente
orientado. A magnitude da orientao pode ser determinada pondo amostras de PS numa estufa,
a 145C, durante 30 minutos, entre duas folhas finas de papelo ou alumnio empoeirados com
talco. A quantidade de contrao representa a magnitude da orientao. Contraes da ordem do
10 ao 15% na direo da extruso, considerada normal, embora desejvel algo menos do que
isso. As contraes na direo transversal so geralmente menores, normalmente da ordem do
5% ou menos. Uma grande orientao poder causar um alongamento diferencial durante a
termoformao.
A resistncia ao alongamento maior no sentido da orientao que no transversal mesma. Para
espessuras maiores a 4,5 mm, uma alta orientao (>15%) pode ocasionar que a lmina se solte
das correntes de sujeio, durante o processo de aquecimento. Para espessuras menores a 4,5
mm, uma alta (>25%) pode causar o mesmo fenmeno. Quando a lmina orientada em ambas
direes (na direo extruso e transversalmente mesma) se diz que est biaxialmente
orientada. o caso do nosso Uniclear, poliestireno cristal que possui as molculas do polmero
orientadas em ambas as direes, conferindo-lhe ao poliestireno melhores propriedades para o
processo da termoformao. Desta forma pode-se moldar um poliestireno transparente sem ter
que se utilizar um poliestireno de alto impacto, que dado o seu contedo de polibutadieno o faz
mais fcil para moldar, mas perdendo assim a sua transparncia.

Pgina 6
Dureza: a dureza (resistncia alo impacto) de uma lmina a capacidade de resistir ruptura
quando bate com um objecto. A dureza pode afectar a performance da pea termoformada
durante o ensamblado, transporte ou em sua utilizao final. A resistncia ao impacto se
determina comumente utilizando a prova de impacto ao dardo. A propriedade de impacto das
lminas de poliestireno Innova no somente funo das propriedades inerentes resina virgem,
se no da influncia combinada da resina, condies de extruso, qualidade superficial da lmina
e contedo de recuperado.
Outras anlises: propriedades como a resistncia trao e ruptura, alongamento ruptura e
mdulo de elasticidade, podem ser avaliados em lminas o peas moldadas, de acordo aos
procedimentos ASTM.

As lminas extrudadas geram frequentemente carga esttica. Isso provoca que a mesma tenda a
atrair partculas do meio ambiente. Produtos termoformados a partir de lminas cobertas com p
ou sujas, exibiro defeitos superficiais. Deveriam-se cobrir as mesmas com uma pelcula de
polietileno durante prolongadas paradas, como feriados ou fins de semana.
A produtividade da termoformagem pode se aumentar, ao mesmo tempo em que se minimizam
problemas superficiais mediante o pr- da lmina, antes de ser moldada. As lminas de Innova
PS e Uniclear BOPS podem ser aquecidas pondo elas em contato com ar forado num forno de
50C a 70C no mnimo por 3 horas e de preferncia durante a noite (8 horas).

4.2. Fixao da lmina

Esta a primeira etapa no processo da termoformao, requer-se que a lmina ou lmina esteja
firmemente sujeita nas molduras do moldado. Embora exista uma grande variedade de
mecanismos de feche, o requerimento principal o de reter a lmina plstica o suficientemente
tensa para evitar que fique de fora da moldura de moldado durante o aquecimento e moldagem.
Durante o aquecimento incial de uma lmina termoplstica, se libera uma significativa tenso na
mesma. este nvel de tenso est diretamente relacionado com a orientao na extruso. Os
sistemas de sujeio que podem ser encontrados no mercado so adequados para suportar

Pgina 7
espessuras de lminas pesadas (>4,5 mm) e leves espessuras de lmina (<4,5 mm) com
orientaes normais de lmina (<15% e <25% respectivamente).

4.3. Aquecimento

Existem trs formas de aquecer uma lmina: Conduo, onde a lmina se coloca em contato
direto com uma fonte de calor, como uma placa quente. Conveco, onde a lmina se esquenta
com o ar quente. Radiao, onde o principal meio de calefao da lmina a emisso de
radiao infravermelha proveniente de pratos cermicos, resistncias metlicas ou queimaduras
de gs.
As lminas finas alimentadas em forma de bobinas se esquentam usualmente fazendo-as passar
atravs de aquecedores radiantes infravermelhos. Tambm se utiliza uma combinao de
aquecimento por radiao e conveco.
Para se obter uma ptima qualidade da termoformao muito importante ter um controle muito
estrito da temperatura da lmina antes dela ser moldada.
O sistema mais comum o aquecimento por radiao. Este requer exatido e preciso nos
instrumentos de controle da fonte de calor. A energia infravermelha irradiada desde uma fonte a
uma temperatura de 425C a 650C na faixa de 3,0 a 4,0 microns de comprimento de onda, o
melhor para que a energia seja absorvida por uma lmina plstica. Existem inclusive no mercado
sistemas de aquecimento que utilizam queimaduras gs natural. Estes, geralmente apresentam a
vantagem frente aos eltricos de ser energeticamente mais econmicos. Os poliestirenos Innova
PS e Uniclear OPS so bons isolantes, por este motivo os aquecedores devem ser localizados
corretamente com respeito localizao da lmina afim de no provocar superaquecimento da
mesma. Este efeito se caracteriza por uma mudana de cor (amarelamento) e a apario de
presses superficiais. Normalmente as lminas de grandes espessuras (>4,5 mm) acostumam ser
sub-aquecidas causando normalmente o seu desprendimento das fixaes no momento de serem
moldadas. Este problema se v incrementado quando a orientao da lmina alta (para uma
espessura >4,5 mm : >15% e para <4,5 mm: >25%). Ainda que possa ser alcanadas uma boa
uniformidade e preciso na temperatura do aquecedor, a temperatura da lmina poderia no ser

Pgina 8
uniforme, dado que pequenas correntes de ar ocasionadas por janelas ou portas abertas, podem
alterar drasticamente a temperatura da lmina. Por este motivo, devem tomar-se as precaues
pertinentes a fim de proteger o equipamento de correntes de ar.

Em algumas aplicaes, a pea fundamental ter uma espessura de parede no uniforme, embora
a lmina tenha sido uniformemente aquecida. O desigual alongamento da lmina deve-se ao
desenho da pea. Nestes casos especiais, um aquecimento no uniforme e controlado da lmina
pode corrigir estes problemas, se obtendo uma maior uniformidade na espessura da parede da
pea termoformada. Issose consegue colocando um elemento no inflamvel que atue filtrando
ou deduzindo a quantidade de calor entre a lmina e a fonte de calor. Isso diminuir o fluxo de
calor em certos setores da lmina. Este procedimento pode ser eliminado incorporando
elementos de calefao parablicos de cermicas com controle elctrico de temperatura, que
permite aquecer adequadamente a lmina apara se obter uma melhor distribuio do material na
pea que est sendo moldada. Pode-se obter uma melhor qualidade da termoformao e ciclos
mais econmicos atravs do pr-aquecimento das lminas de grossa espessura (maior de 3 mm)
antes da moldagem. Se a lmina aquecida em ambas as faces, pode-se omitir o praquecimento,
exceto em espessuras maiores a 5,5 mm. Nestas espessuras requerido aquecer em ambas as
fases para evitar ciclos excessivamente longos e superaquecimentos superficiais. Para uma
ptima termoformao das lminas de Innova PS e Uniclear BOPS se deveria controlar a
temperatura da lmina. Para lminas de grande espessura (>4,5 mm) a temperatura mnima que
se indica poderia chegar a ser demasiado baixa para uma correta termoformao.

4.4. Moldagem

A moldagem a etapa na qual a lmina amolecida forada a cobrir o contorno de um molde.


Existem basicamente trs formas de operar: Primeiro, utilizando o vcuo para fazer com que a
lmina copie a forma do molde. Segundo, mediante a utilizao da presso de ar positiva, que
empurra a lmina at o molde. Terceiro, pode utilizar-se uma fora mecnica. Tambm se pode
realizar uma combinao de alguma destas, dependendo, do desenho da pea (Innova, 2009).

Pgina 9
a) Moldagem por vcuo

O molde contm pequenos orifcios de aproximadamente 0,6 mm de dimetro, distribudos em


todo seu contorno. atravs desses orifcios que o vcuo atua, atraindo a superfcie da chapa ao
contorno do molde (Innova, 2009).
Para que o vcuo no perca eficincia fazendo com que a chapa no preencha completamente o
contorno do molde, recomenda-se que o reservatrio de vcuo da mquina tenha de quatro a
cinco vezes o volume de ar que ser descarregado pelos orifcios internos do molde (Sors et al.,
2002).

b) Moldagem por presso positiva

Nessa aplicao, o que atrai a pea ao molde a presso positiva aplicada do lado oposto ao
molde. Uma vedao de qualidade exigida para que no haja vazamento de ar durante a
moldagem. Geralmente, esse processo mais rpido que a moldagem por vcuo, porm ele exige
uma mquina mais robusta (Innova, 2009).
A utilizao da moldagem por presso positiva mais eficiente para moldagem de chapas
grossas. Em casos extremos, a presso pode chegar at 20 bar e em outros mais comuns de
quatro a seis bar (Sors et al., 2002).

Pgina 10
b) Moldagem por fora mecnica

Nesse sistema, utiliza-se um molde macho e um fmea, geralmente fabricados em materiais


metlicos. Aps o aquecimento, o molde macho pressionado pneumaticamente contra a chapa e
o molde fmea. Esse mtodo pode garantir uma boa uniformidade na espessura do produto, no
entanto, o custo de fabricao do molde pode ser mais elevado, se comparado com os outros
mtodos de moldagem (Throne, 1996). A Figura abaixo ilustra o processo Moldagem por Fora
Mecnica

Fonte: Adaptado de Throne (1996).

Pgina 11
4.5. Esfriamento

Esta usualmente a etapa controladora do tempo do processo de termoformao. Isto


implementado mediante perda de calor por conduo no molde e perda de calor por conveco
do ar circundante.
importante o controle da quantidade de calor eliminado j que isso por sua vez determina a
contrao da pea. Isso se realiza geralmente controlando a temperatura do molde. Pode
seincrementar a quantidade de calor eliminado mediante a utilizao do ar forado sobre a fase
exposta da pea.

a) Resfriamento por conduo forada

Pode-se utilizar um molde refrigerado para retirar o calor da pea por conduo. Um dos
mtodos possveis a utilizao de serpentinas dentro do molde. Essas serpentinas so tubos
metlicos de um material condutor trmico e malevel, que seja capaz de percorrer a geometria
do molde sem quebrar e que tenha facilidade em extrair o calor. Pode-se ligar um sistema
hidrulico para fazer a gua circular pela serpentina e facilitar a troca de calor. Dessa maneira
pode-se ter um ganho considervel no tempo de resfriamento e vida til do molde.

Fonte: MLM Indstria e Com. de Artefatos Plsticos (2010).

Pgina 12
b) Resfriamento forado por conveco

Acontece quando colocado um ventilador ou exaustor, do lado oposto ao molde, para fazer
circular o ar que esta acima da pea, ocasionando a troca de calor forada por conveco.
A Figura abaixo apresenta um exemplo da posio dos Exaustores:

Fonte: Adaptado de Eletro-Forming (2011).

Pgina 13
4.6. Extraco

a etapa final no processo da termoformao. Uma vez que a pea o suficientemente esfriada
para permanecer dimensionalmente estvel, ela removida do molde e moldura. Se a pea tende
a ficar dar agarrada no molde se pode aplicar uma presso positiva entre a pea e molde. Isso
permitir que a pea seja removida mais facilmente.

5. Tcnicas da Termoformao

A partir do momento em que o processo de termoformagem escolhido, precisa-se compreender


como cada parmetro do processo funciona e qual o seu efeito na qualidade do produto final. O
processo de termoformagem pode ser realizado com molde negativo ou positivo, com presso
positiva ou negativa, com alimentao por chapas ou bobinas, pode-se utilizar somente um forno
para o aquecimento ou dois fornos, podem ser usados contramoldes ou plugs, entre outros (Sors
et al., 2002).

a) Termoformao a vcuo com molde negativo

O processo de termoformao a vcuo com molde negativo, inicia-se com a fixao da chapa em
uma armao, que colocada sobre o molde, ficando vedada.
Nesse momento, inicia-se o aquecimento, como resultado do aquecimento, a chapa comea a
estirar e ser conduzida para a geometria do molde.
Com o auxlio do vcuo e da presso atmosfrica, a chapa forada a copiar a geometria do
molde. Aps a moldagem, ainda necessrio esperar um determinado tempo para que se possa
retirar a pea acabada, pois ela precisa ser resfriada. Como consequncia, a pea vai contraindo
(Sors et al., 2002).

Pgina 14
Pode-se perceber que prximo dos cantos, a pea fica com espessura mais fina. Esse pode ser um
fator limitante para o processo, pois, se o produto for muito comprido, um furo ser formado
nos cantos (Sors et al., 2002).
Nesses casos, recomendam-se outras tcnicas de termoformao para diminuir esse efeito do
estiramento, porm elas no sero tratadas no desenvolvimento do projecto.

Pgina 15
b) Termoformao a vcuo com molde positivo

As etapas iniciais do processo de termoformao a vcuo com molde positivo so as mesmas que
foram descritas para a termoformao a vcuo com molde negativo. No entanto, aps o
amolecimento do plstico ocasionado pelo aquecimento, o molde positivo que corresponde ao
contorno interno do produto, pressiona a chapa para cima, fazendo o plstico estirar. Ou ainda, a
chapa pode descer e encontrar o molde, ocasionando o mesmo efeito de estiramento. Logo aps
o estiramento da chapa, o sistema de vcuo acionado, e a chapa forada a preencher as
superfcies restantes do molde (Sors et al., 2002).
Percebe-se que com essa disposio do molde, o efeito da contrao no molde retardado, pois
seu formato favorece esse processo. Peas com profundidades idnticas ao comprimento do
produto podem tambm ser reproduzidas. A primeira superfcie da chapa que encosta no molde
fica mais espessa e a partir dali o estiramento acentuado (Sors et al., 2002).

Pgina 16
6. Vantagens e desvantagens da termoformao

Vantagens Desvantagens
Menor custo de equipamento Maior gerao de moagem
Possibilidade de menores espessuras de parede Espessura de parede mais varivel e
menos controlvel
Capacidade de moldar peas de grandes Menor brilho superficial
superfcies
Possibilidade de reduzir o tempo de Menor complexidade da pea
desenvolvimento de um produto
Menores custos nas mudanas na moldagem, Maior variao de pea a pea
motivado pelo menor custo ferramental
Tempos de ciclo potencialmente menores Processo nas duas etapas (Extruso
e Termoformao)

Pgina 17
7. Concluso

Com o presente trabalho se pode concluir que apenas os polmeros termoplsticos so aplicveis

a termoformao devido a capacidade de remoldagem.


A temperatura de aquecimento varivel em funo do ponto de fuso de cada polmero,
devendo se ter em conta a temperatura para no atingir a temperatura de fuso e criar um
rompimento na fixao.As diversas tcnicas de termoformao podem variar em funo da
espessura, consistncia do material.
A sua aplicao se estende na produo de utenslios domsticos at as pecas de marcas de
grande volume como automveis e avies.

Pgina 18
8. Referncias bibliogrficas

Innova. (2011). Manual de termoformagem. Disponvel em: <www.innova.com.br>.


Acesso em: 13 de Maio, 2017.
Sors, L.; Bardcz, L. Et al ( 2002). Plsticos Moldes e Matrizes, Curitiba: Hemus
Throne, J. L.(1996). Technology of thermoforming, 1 edio , Estados Unidos: Hanser
Gardner

Pgina 19