Você está na página 1de 4

Questionrio sobre Metalurgia do P

1) Como voc imagina que deve ter sido produzido o Pilar de Dli?
Os minrios, na forma de xidos metlicos, eram reduzidos em fornos a
carvo, gerando ps metlicos que em seguida eram forjados, obtendo-se uma pea
rgida

2) Descreva o processo Coolidge de fabricao de filamentos de tungstnio para


lmpadas.
Descobriu-se que barras rgidas de tungstnio poderiam ser produzidas
aquecendo-se peas de p, prensado por passagem direta de corrente eltrica. A
temperatura das barras chegava a atingir 3000C. O tungstnio, que frgil a baixas
temperaturas, pode ser facilmente deformado a altas temperaturas. Assim, a barra
porosa de tungstnio pode ser continuamente reduzida em dimetro por forjamento e
trefilao, at a formao de um fio muito fino, como os filamentos de lmpadas
incandescentes.

3) Quais so as etapas bsicas do processo de produo pela metalurgia do p?


No caso mais simples, as etapas que constituem o processo so: obteno do
p, processamento do p, conformao do p, sinterizao e acabamento.

4) Para que serve o mtodo de atomizao?


O metal fundido vazado por um orifcio, formando um filete lquido que
bombardeado por jatos de ar, de gs ou de gua. Esses jatos saem de bocais
escolhidos de acordo com o formato de gro desejado e produzem a pulverizao do
filete de metal fundido e seu imediato resfriamento. Depois, o p recolhido, reduzido,
peneirado e est pronto para ser usado. A espessura do filete, a presso do fluido
utilizado, as formas do conjunto de atomizao, a configurao do bocal de
atomizao e o tipo de atomizao determinam o tamanho e forma das partculas do
material pulverizado.

5) Descreva o funcionamento do mtodo de moagem.


Em geral, ela feita num moinho de bolas, ilustrado na figura 3, que consiste
num tambor rotativo contendo esferas metlicas de material resistente ao desgaste.
Quando o tambor gira, as esferas chocam-se umas contra as outras, desintegrando
gradativamente o material que se encontra no interior do tambor.

6) O que o compactado verde?


Certa quantidade de p colocada dentro de uma matriz montada em uma
prensa de compresso. Os punes se movimentam fazendo os ps se grudarem uns
aos outros com uma espcie de solda fria at que a densidade do material chegue no
ponto desejado. Esse p prensado chamado de compactado verde e deve ser
manuseado com cuidado pois no possui ligaes fortes entre as partculas.

7) Por que, em alguns casos, a pea tem de ser recomprimida aps a


sinterizao?
A recompresso necessria para garantir tolerncias apertadas, rugosidade
prevista etc. Deve ser feita quando, durante a sinterizao, a deformao da pea
ultrapassa os limites estabelecidos.

8) Qual a atividade econmica mais importante da metalurgia do p? O que


vdia?
A produo de carbonetos cementados a atividade econmica mais
importante entre todas da metalurgia do p.
Vdia o carboneto metlico, tambm chamado de metal duro, produto mais
conhecido da metalurgia do p.

9) Sabendo que o ponto de fuso do cobalto puro 1495C, qual deve ser o
mecanismo dominante na sinterizao de peas de metal duro?
O metal duro pode ser produzido a partir do p de tungstnio (W) puro,
misturado ao p de carbono (C) em propores cuidadosamente controladas para
garantir a correta composio. Na sinterizao, esta mistura levada a uma
temperatura de cerca de 1.700C, que provoca a unio do tungstnio e do carbono,
dando origem s partculas duras do material, representadas pelo carboneto de
tungstnio (WC). O carboneto de tungstnio dissolve-se facilmente em cobalto (Co), o
qual adicionado mistura, atuando como metal ligante. O resultado final combina as
propriedades da partcula dura (resistncia ao desgaste) com as propriedades do
metal ligante (tenacidade).

10) Por que pastilhas de vdia no podem ser recomprimidas aps a


sinterizao? O que deve ser feito caso haja alguma deformao, causada pela
sinterizao, numa pastilha de vdia?
Essas pastilhas possuem elevada dureza e suportam temperaturas de at
1.000C sem sofrer perda de corte. Pode ser produzido a partir do p de tungstnio
puro, misturado ao p de carbono em propores cuidadosamente controladas para
garantir a correta composio. Na sinterizao, esta mistura levada a uma
temperatura de cerca de 1.700C, que provoca a unio do tungstnio e do carbono,
dando origem s partculas duras da matria. O carboneto de tungstnio atua como
material ligante
Caso existam deformaes, devem ser lapidadas ou retificadas.

11) Quais so as principais tcnicas de conformao dos ps? Descreva


resumidamente cada uma das tcnicas de conformao empregadas na
metalurgia do p.
Prensagem uniaxial: esta a forma mais comum de conformao usada na
metalurgia do p. Necessita de uma prensa de compresso, que pode ser mecnica
ou hidrulica, e de um molde, denominado matriz. A matriz composta por uma
cavidade e um mbolo. Ambos possuem formas apropriadas, relacionadas forma da
pea. O p colocado dentro do molde e o mbolo pressionado, pela prensa, contra
o p. A compactao ocorre por deslocamento de um dos mbolos ou o deslocamento
simultneo dos mbolos superior e inferior, temperatura ambiente. Nos primeiros
movimentos dos mbolos, a compactao causa apenas o adensamento do p, sem
deformao das partculas e sem produzir adeso entre elas. Se o processo for
interrompido, o p no manter uma forma com contornos definidos.
Prensagem isosttica a frio: a prensagem uniaxial possui outra limitao: a
presso no aplicada de modo uniforme ao longo de toda a massa de p. Isto
resulta em gradientes de densidade na pea prensada, o que pode levar a defeitos em
etapas posteriores. Isto pode ser resolvido parcialmente, se a presso for aplicada
sobre a pea no mais em uma nica direo, mas em todas as direes. Da o nome
prensagem isosttica. Na prtica, isto feito colocando-se o p em um molde flexvel,
geralmente um elastmero. Pode ocorrer tambm que o p seja prensado
uniaxialmente e depois inserido no molde de borracha para ser reprensado
isostaticamente, reduzindo seus defeitos. O molde colocado em uma cmara (vaso
de presso) contendo geralmente um lquido (normalmente leo) e a presso feita
sobre o lquido. A presso sobre o lquido integral e uniformemente transmitida ao
molde e dele pea.
Obviamente, o maquinrio mais caro que aquele usado na prensagem
uniaxial. A escala de produo tambm no to elevada.
Extruso e compactao por rolos: esta tcnica empregada quando se
deseja produzir peas que possuem simetria cilndrica ou lminas. Na extruso,
ilustrada na figura 7, o p colocado em uma cpsula deformvel e esta forada a
passar atravs de um orifcio cuja seo possui uma forma especfica. A enorme
presso envolvida no processo garante a formao de uma pea com rigidez razovel.
Naturalmente, a pea de p deve ser retirada da cpsula aps a compactao por
extruso.
Prensagem isosttica a quente: esta outra tcnica de conformao, porm
a pea j ganha nesta operao nica resistncia mecnica desejada. Trata-se de
prensar isostaticamente uma pea em alta temperatura, de modo que ao mesmo
tempo em que compactada, a pea sinterizada. O equipamento pode ser descrito
grosseiramente como um vaso de presso com um forno acoplado. O p colocado
em uma cpsula de metal refratrio selada e esta colocada dentro do vaso. Um
compressor bombeia gs inerte e eleva a presso no interior do vaso, ao mesmo
tempo em que a temperatura elevada. Obviamente, aps o tratamento, o molde deve
ser retirado. Esta tcnica possui a vantagem de produzir peas completamente
densas, porm, alm de dispendiosa, seu volume de produo no to elevado
quantos as tcnicas comuns. O principal inconveniente , contudo, o alto custo dos
moldes e as operaes de selagem e desmoldagem.
Colagem de barbotina e colagem de fita: estas so duas tcnicas bastante
parecidas e muito empregadas para conformao de ps cermicos e quase nunca
aplicvel ps metlicos. A colagem de barbotina presta-se muito bem conformao
de peas de formas complicadas e de grande volume, enquanto que a colagem de fita
visa obteno de fitas maleveis. Ambas as tcnicas usam uma suspenso dos ps
denominada barbotina. A suspenso, em geral aquosa devido ao custo, contm
substncias chamadas ligantes e defloculantes. As ltimas evitam que as partculas do
p formem aglomerados. Os ligantes desempenham papel importante, pois eles ligam
as partculas umas s outras de modo que uma rede interconectada, resistente, porm
malevel, formada. Isto crtico em barbotinas a serem usadas em colagem de fita.
Na colagem de barbotina, usado um molde poroso, em geral de gesso, com o
formato em negativo da pea que se quer produzir. A barbotina vertida no molde e o
lquido da suspenso vai sendo gradativamente absorvido pelo molde. Uma camada
de partculas forma-se nas paredes do molde em decorrncia da absoro do lquido e
fica ali fixada. Esta camada aumenta de espessura medida que mais lquido
absorvido. Podem-se obter peas ocas simplesmente derramando-se a suspenso
quando a espessura da camada atingir certo valor adequado, que pode ser
acompanhado. O molde com a pea aderida posto a secar e, depois, devem ser
separados cuidadosamente, pois a pea ainda est bem frgil. Fora do molde, a pea
continuar secando para que perca toda a umidade. Na colagem de fita, a barbotina
vertida em um tanque que tem uma fenda de espessura e comprimento controlados. A
barbotina passa pela fenda e cai sobre uma pelcula, geralmente de polietileno. Uma
lmina ento espalha o lquido em uma camada uniforme sobre o filme de polietileno,
formando uma fita. O filme desliza em direo a um jato de ar quente e a fita vai
secando. Quando o lquido evapora, a substncia ligante precipita sobre a superfcie
das partculas e as une. esta camada a responsvel pela resistncia mecnica da
fita e por sua maleabilidade. Para isto, o ligante deve apresentar certa elasticidade.
Moldagem por injeo de p: em comparao com as tcnicas j
mencionadas, esta recente e possui a capacidade de produzir peas com formatos
bem mais complexos que as tcnicas mais comuns, alm de ser facilmente
automatizada, permitindo a produo em larga escala. Esta tcnica basicamente
uma adaptao da tcnica de moldagem de plstico por injeo. Neste caso, uma
massa plstica contendo o p e substncias plsticas so preparadas e colocadas
sem uma mquina injetora. Esta mquina tem a funo de injetar, sob presso, a
massa de p em um molde. O material plstico adicionado principalmente para
conferir plasticidade mistura, portanto sua quantidade e viscosidade so
caractersticas essenciais. A injeo ocorre em temperatura que ajuste a viscosidade
da mistura ao valor adequado. A massa deve preencher homo-geneamente o molde.
Aps a injeo, o molde retirado da mquina e deixado resfriar. Depois de frio, o
molde separado da pea e esta tem resistncia suficiente para ser manuseada. O
prximo passo e a retirada do material plstico, denominado genericamente de ligante.
Este um passo crucial, pois presente em grande quantidade, sua retirada deve ser
feita cuidadosamente para que no provoque a quebra da pea. Existem diversas
tecnologias para a injeo da mistura nos moldes, diversos materiais plsticos que
podem ser utilizados e diversas tcnicas para a retirada do ligante, aps a moldagem.

12) Em qual dos dois mtodos de sinterizao (fase slida ou fase lquida)
obtm-se maior grau de porosidade no produto? Por qu? A qual tipo de
produto a porosidade se aplica melhor?
Obtem-se maior grau de porosidade na fase solida, pois na fase liquida ocorre
a diminuio da energia superficial do sistema e fechamento da porosidade.
A porosidade particularmente importante na produo de mancais autolubrificantes.
A porosidade existente no mancal pode ser preenchida com leo, para garantir uma
lubrificao permanente entre o eixo e o mancal.

13) Quais so, respectivamente, as finalidades de cada uma das operaes


complementares normalmente realizadas em peas produzidas pela metalurgia
do p?
Depois da sinterizao, a pea ainda pode passar por processos de
recompresso, tratamentos trmicos e usinagem, ou ser imediatamente utilizada.
A recompresso necessria para garantir tolerncias apertadas, rugosidade
prevista. Deve ser feita quando, durante a sinterizao, a deformao da pea
ultrapassa os limites estabelecidos. Ateno: Pastilhas de metal duro no devem ser
recomprimidas. Havendo deformao, devem ser lapidadas ou retificadas.
Peas sinterizadas podem ser tratadas termicamente, do mesmo modo que as
peas metlicas convencionais. Em tratamentos trmicos que conferem dureza
apenas camada superficial da pea, como a cementao e a nitretao, a densidade
um fator importante na difuso dos gases atravs dos seus poros. Pode ocorrer o
endurecimento total da pea.
A usinagem de peas deve ser feita, sempre que no for impossvel conseguir
a configurao geomtrica ideal da pea diretamente nas matrizes e machos de
compactao. o caso de furos transversais, sangrias, roscas, reentrncias
transversais internas ou externas.