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com
Apostila de
Google Ads
3ª Edição
06/02/2020
Sobre a Afiliart
Empresa fundada em 2017, trabalha com
marketing digital focado em performance.
Prestamos serviço de gestão de mídias
como Google Ads, Facebook Ads, Insta-
gram Ads e SEO para empresas tradicion-
ais e empreendedores digitais. Especialis-
tas em tráfego pago e Hotmart Black com
ganhos exclusivamente como afiliado árbi-
tro. Também oferecemos serviço de
co-produção de gestão de tráfego e
estratégia para produtos digitais.
Sobre os Autores
Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São
Paulo, trabalha com marketing digital desde 2015 e já gerenciou
mais de 10 mi- lhões de reais na carreira de investimento em tráfe-
go.
Intagram: @eduardoorossi
Índice
Introdução...................................................................................................................1
Capítulo 1: A Base...................................................................................................3
Introdução...................................................................................................4
Colunas e métricas principais..........................................................8
Conversões.................................................................................................16
Configurações básicas de uma campanha...........................20
Lances e CPC Máximo........................................................................30
Públicos-Alvo e Remarketing........................................................34
Otimizações..............................................................................................36
Capítulo 2: Rede de Pesquisa........................................................................38
Você consegue entender o valor da palavra-chave?........39
Como escolher as palavras-chave corretas.............................41
Correspondência e Funil de Correspondência....................44
Palavras-chave negativas.................................................................46
Organização de Conta.......................................................................48
Anúncios e Extensões.........................................................................53
Extensões de Anúncios .....................................................................55
Google Ads Editor.................................................................................60
Capítulo 3: Introdução ao Google Shopping.........................................67
E como o Google entende isso?...................................................69
Merchant Center....................................................................................71
Como criar uma campanha............................................................79
Organização e Otimização das campanhas..........................82
Dicas de Google Shopping..............................................................84
Capítulo 4: Anúncios de Display.................................................................89
Anúncios de Display do Google...................................................90
Anúncios....................................................................................................95
Segmentações.......................................................................................98
Conclusão...............................................................................................................109
www.afiliart.com
Introdução
www.afiliart.com 1
Introdução
www.afiliart.com
www.afiliart.com 3
Capítulo 1: A Base
www.afiliart.com
1.1. Introdução
Ao criar sua conta no Google ads, você encontrará uma tela semelhante a da
imagem abaixo. Nesse primeiro momento, faremos um overview geral na
plataforma para você entender onde que fica cada elemento do Google Ads.
Você consegue filtrar o tipo de campanha e selecionar qual deseja ver com
mais detalhes.
Na coluna do meio, você encontra as opções para ver as subáreas do que for
selecionado na coluna da extrema esquerda. E o que você selecionar nesta
coluna, é o que aparecerá na parte principal do Google Ads.
Além da guias laterais, existem as subguias, que ficam na parte superior e são
subdivisões dentro do que foi selecionado nas guias laterais.
Outro ponto muito importante é o Ícone ferramentas. Aqui você terá todas as
opções dentro do Google Ads além das diversas ferramentas para utilizar,
como por exemplo planejamento, biblioteca compartilhada, ações em massa,
medição e configuração.
Veja as colunas que aparecem aqui, com uma campanha ativa todos os dados
do seu investimento vão aparecer.
Essas colunas são muito importantes, é preciso analisar todos os dados do seu
investimento e você precisa entender o que cada uma dessas métricas signifi-
ca. Vamos abordar aqui algumas das mais importantes.
Cliques
Quantos cliques seu anúncio teve.
Impressões
Quantas vezes o seu anúncio aparece.
CTR
CTR = Cliques / Impressões.
É a taxa de cliques.
Se o seu anúncio receber 2152 impressões e tiver 117 cliques, o CTR = 117/2152 =
0,054368 = 5,43%
Em outras palavras, este anúncio é clicado em 5,43% das vezes.
Lembre-se sempre que quanto maior seu CTR, melhor, afinal a taxa de clique é
proporcional ao sucesso da sua campanha.
CPCméd
CPC = Custo / Número de cliques.
Essa também é uma das métricas mais importantes para os seus resultados,
pois ela influencia diretamente no seu ROI.
Se você investir R$ 250,00 e gerar 483 cliques você terá o valor de R$ 0,51.
Então, cada clique custa 51 centavos nesta campanha.
É o valor médio pago por cada clique.
Custo
Custo = Investimento.
É o quanto foi investido em determinado período.
Conversões
É um conceito muito importante e todos devem entender!
Conversão é fazer com o usuário do seu site realize uma determinada ação.
Existem diferentes tipos de conversão para diferentes tipos de estratégias.
Tipos de conversão:
Compra
Download de e-book, infográfico ou qualquer outro material
Inscrição webnário
Chat online
Cookie
Lead
CONFIRA O CLUBE DE ASSINATURA 10
Capítulo 1: A Base
www.afiliart.com
É claro que existem outros tipos de conversão, aqui mostramos apenas algu-
mas para servir de exemplo.
Taxa de Conversão
Taxa de conversão = Conversões / Cliques.
Então, se você investir R$ 250 e gerar 93 downloads de e-book com 483 cliques,
basta dividir 93 por 483 que é igual 19,25%.
Ou seja, 19,25% das pessoas que foram impactadas baixaram o seu e-book.
Essa taxa é calculada a partir do que você definir como uma conversão.
ROI
ROI = Receita / Investimento
Essa é uma das métricas mais importante do marketing digital!
ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa
“Retorno sobre Investimento”.
É a relação entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido de um investi-
mento e a quantidade de dinheiro investido.
Você precisa buscar um ROI positivo em todas as campanhas que forem feitas.
Ou seja, o retorno precisa ser maior do que aquilo que foi investido.
Por exemplo, se você investir R$ 250,00 em uma campanha e tiver um retorno
de R$ 400,00, o seu ROI é 1,6.
Através dos valores do ROI você consegue mensurar e otimizar suas cam-
panhas.
Ou seja, se você tiver uma parcela de impressão baixa, significa que tem muita
busca sendo feita no google pela palavra-chave que você está veiculando o seu
anúncio e ainda tem muito mercado para você aparecer.
Todas essas métricas que apresentamos aqui, são as essenciais para quase
todos os anunciantes, mas cada caso é uma caso e você não tem que entender
somente essas, mas sim entender todas e analisar aquelas são as melhores
para o seu projeto.
Caso tenha alguma coluna que não tenha a conversão que você deseja, é pos-
sível personalizar um coluna, onde você pode criar uma coluna de acordo com
o que você deseja.
Caso você queira mensurar e analisar alguma métrica fora do padrão, é possível
criar colunas personalizadas para mensurar conversões e outras métricas espe-
cíficas do seu negócio.
Lembrando que você precisa personalizar as colunas a cada nível, ou seja, você
precisa personalizar as colunas a nível de Campanha, Grupo de Anúncio e Pala-
vra-chave.
1.3. Conversões
É extremamente importante mensurar conversões e se você não tiver com a
sua conversão configurada corretamente, como você saberá que o seu anún-
cio é efetivo ou não?
Imagina que você está gerando resultados, cliques, leads e vendas mas não
sabe de onde está vindo, de qual palavra-chave ou anúncio que vieram esses
resultados.
Não tem como trabalhar no Google Ads de forma profissional sem ter as con-
versões mensuradas corretamente.
E para fazer isso e deixar todas as suas conversões organizadas basta clicar em
ferramentas e em seguida conversões.
Aqui nesta parte você vai chegar em ações de conversões e caso você não
tenha nenhuma conversão criada ainda, aparecerá uma tela azul com o botão
+CONVERSÕES.
Então vamos supor que você gera leads através de um formulário de contato e
também vende um produto online.
Uma conversão de lead e uma conversão de vendas, para você mensurar tudo
acontece dentro da sua divulgação.
Feito isso é preciso adicionar uma nome para sua conversão e depois dar um
valor para ela.
Isso nada mais é que, se a pessoa que está na sua página de contato, enviar a
mesma mensagem duas vezes, o Google Ads vai contar duas vezes ou uma vez.
O mais recomendado é deixar 30 dias para a primeira opção, isso significa que
se a pessoa clicar no seu anúncio e em até 30 dias ela realizar uma conversão o
Google Ads contabilizará a ação.
O padrão é deixar a opção último clique, mas você pode configurar de acordo
com o que fizer mais sentido para o seu negócio.
Existem diferentes maneiras para realizar essa instalação, mas a forma que nós
recomendamos é através do Google Tag Manager.
Para criar uma nova campanha, basta clicar no botão azul com o sinal de +
A nossa recomendação é que você crie somente a primeira campanha por aqui
e depois crie todas as outras através do Google Ads Editor, nós explicaremos
melhor sobre esta ferramenta ainda nesta apostila.
Agora você pode ou selecionar um objetivo que o próprio google te ajudará nas
configurações de acordo com ele ou então criar uma campanha sem meta
para fazer toda a configuração por conta própria. Nós gostamos de criar sem
meta e fazer a configuração por conta própria e vamos abordar as principais
formas de configurá-la agora.
Feito isso, você precisa selecionar qual o tipo de campanha você deseja criar:
Agora você precisa selecionar os resultados que você espera alcançar com esta
meta.
Dê um nome para a sua campanha. A nossa dica aqui é para que você tente
colocar a nomenclatura de maneira organizada e com padrões para facilitar a
visualização e a busca pela campanha.
Por exemplo, no site do Cifra Club, eles têm uma caixa de pesquisa no site, se
você pesquisar por uma música lá, você verá anúncios e músicas referentes a
sua pesquisa
A nossa recomendação é para que você deixe essa opção ativada e depois é
possível mensurar se está sendo eficaz e trazendo resultados para o seu
negócio posteriormente.
Nesta parte você vai segmentar a parte de local dos seus anúncios.
Dessa forma, é possível analisar os resultados por região para você fazer
otimizações de locais. Faça sempre otimizações de local e verifique a perfor-
mance dos seus anúncios por regiões.
1.4.2. Idiomas
1.4.3. Orçamento
Qual é o orçamento que você pretende investir por dia na sua campanha?
Um detalhe sobre o orçamento é que você vai inserir um valor médio para
gastar por dia, ou seja, pode ser que em um dia gaste mais do que você colocou
ou gaste menos.
O Google não vai limitar o seu anúncio no valor que você colocar, mas coloque
o tanto que você está disposto a investir por dia.
Você não pagará mais do que o valor do seu orçamento diário multiplicado
pelo número médio de dias do mês.
Aqui o Google vai gastar o seu orçamento que você definiu o mais rápido pos-
sível. Se está tendo alto volume de busca pelas palavra-chave e acabar o seu
orçamento às 10 horas da manhã por exemplo, não tem problema.
...
Veja só o porquê.
Ou então, você pode aumentar o seu orçamento, se você ver que é viável e esti-
ver com um bom ROI (retorno sobre investimento).
CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS 27
Capítulo 1: A Base
www.afiliart.com
Por isso que é faz mais sentido selecionar o método de exibição acelerado.
Caso você tenha ficado com dúvida, veja a nossa live no canal do YouTube onde
explicamos com mais detalhes como utilizar o método acelerado.
1.4.4. Lances
Aqui você vai definir o Lance, ou seja, qual que é a estratégia de lance da sua
campanha.
Aqui você vai ter que escolher qual que é a forma de anunciar. A maneira clássi-
ca, que é a maneira que o Google tenta fazer com o que os anunciantes não
usem mais, é o CPC manual.
Por exemplo, CPC otimizado, que é quando você define o seu CPC mas o
Google pode otimizar tanto para mais quanto para menos dependendo do que
ele entender que vai trazer mais conversões.
Porém, para que os resultados sejam positivos, é preciso que a sua conta tenha
um alto volume de dados. Ou seja, se o Google tiver dados para entender qual
é o perfil das pessoas que estão convertendo, ele consegue entregar a sua
campanha com a estratégia desejada.
O indicado é que você teste várias estratégias de lance, veja qual faz mais senti-
do para você.
Um parêntese que deve ser feito aqui é que o valor que você colocar de CPC
máximo não é o CPC real que você vai de fato pagar por uma questão de leilão.
DICAS:
Evite começar com um CPC máx muito alto.
Dessa forma, você começa com um valor mais baixo e pode subir o valor aos
poucos, conforme a necessidade para imprimir os anúncios.
Com isso, você consegue otimizar seus lances da melhor maneira possível.
Ele é uma nota de 1 a 10 que cada palavra-chave vai ter e também é um índice
que premia todos os anunciantes.
Todo mundo que trabalha com Google Ads, com campanhas de search, precisa
ter obsessão pelo Índice de Qualidade.
CTR
Quanto maior for a taxa de cliques da sua palavra-chave, maior vai ser o IQ,
mais barato você pagará no clique e mais vezes você conseguirá imprimir o seu
anúncio.
Sabendo que o Google vai sempre focar na experiência do usuário, ele vai en-
tregar os melhores anúncios para que o usuário encontre aquilo que ele
pesquisa logo nos primeiros resultados.
Relevância do anúncio
Se a sua palavra-chave aparece no anúncio, o Google vai atribuir isso como um
bom fator e vai te premiar com uma alta relevância do anúncio.
Cada palavra-chave deve ter o seu anúncio específico onde no texto desse
anúncio apareça a palavra-chave em questão.
Nós vamos falar um pouco mais sobre isso em um próximo capítulo, mas basi-
camente é criar um grupo de anúncio que você coloca somente um pala-
vra-chave junto das suas variações de correspondência e cria um anúncio
extremamente personalizado com a sua palavra-chave para obter a maior
relevância de anúncio.
Então, se você tem um grupo de anúncio com uma série de palavras-chave que
não estão conectadas e que não fazem sentido, exibindo para o mesmo anún-
cio, segmente suas palavras-chave, agrupe em diferentes grupos de anúncios
e crie anúncios personalizados para cada grupo.
E você pode separar ainda mais e conseguir aplicar o método SKAGs, que é
criar uma palavra-chave por grupo de anúncio.
Neste leilão é feita uma nota com as métricas do CPC máximo e o Índice de
Qualidade.
Para isso cada anunciante recebe uma nota e dessa forma é possível ficar na
frente pagando menos.
O primeiro tem uma campanha muito bem feita, deixou a palavra relevante no
anúncio, escolheu bem a página de destino, criou um anúncio chamativo e,
assim, obteve o índice de qualidade 10. Definiu um CPCmáx de R$ 1,00 para
essa palavra-chave.
O segundo anunciante, por sua vez, seguiu algumas boas práticas, porém
pecou em determinados pontos e, desse modo, o índice de qualidade do seu
anúncio foi 6. Definiu o CPCmáx em R$ 1,50.
Confira nosso artigo e nosso vídeo para entender mais sobre o Índice de Quali-
dade.
Além disso, você pode ver nosso conteúdo com 7 táticas incríveis para mel-
horar o Índice de Qualidade.
Feita essa instalação, todas as visitas do seu site vão ativar a tag e assim ela
começará a popular o seu público, ou seja, se você tiver 10 mil visitas no seu site
em um mês, você pode criar um público-alvo específico para criar anúncios
específicos para as 10 mil pessoas que visitaram seu site.
Dessa forma, você sabe quais são as pessoas que possuem um valor maior por
visitarem o seu site e conhecerem a sua marca ou o seu negócio.
Depois de configurada e instalada você precisa verificar se a sua tag está fun-
cionando.
Para realizar isso, basta baixar uma extensão chamada Google Tag Assistant.
Isso permite que você crie públicos específicos de acordo com as pessoas que
visitaram as páginas do seu site.
RLSA é a sigla para Remarketing Leads For Search Ads, ou seja, você pode subir
esse tipo de público-alvo e criar uma campanha específica para as pessoas
dessa lista.
Além disso você pode atribuir um lance diferente para as pessoas que estão
nessa lista.
Vamos supor que você colocou que todos os visitantes do seu site tem um
ajuste de lance de 10%.
1.7. Otimizações
O Google Ads possui uma série de opções para você otimizar e buscar maxi-
mizar o resultado da sua conta.
Por exemplo, você pode otimizar o local, colocando uma segmentação Brasil,
você pode ver qual estado tem o melhor resultado.
É possível otimizar por horário, ou seja, você pode fazer uma programação de
anúncios de acordo com o horário que você deseja exibir seus anúncios.
Vamos supor que você possui um negócio físico, por exemplo uma loja que não
trabalha aos finais de semana e a sua conversão é um chat online, dessa forma
você pode reduzir o seu lance para os dias que você não vai ter alguém no
suporte do chat.
Você também pode otimizar para desktop e mobile de acordo com o resultado.
Para entender mais sobre otimização de lances, leia o nosso artigo Super Guia
de Otimização de Lances no Google Ads Para Maximizar Resultados.
Você também pode conferir nosso vídeo sobre o passo a passo para melhorar
seus resultados com otimização de lances.
www.afiliart.com 38
Capítulo 2: Rede de Pesquisa
www.afiliart.com
Qualquer pessoa que digitar, por exemplo, “comprar geladeira frost free eletro-
lux”, ela está procurando comprar essa geladeira específica,por isso que existe
a Taxa de Conversão, pois cada palavra-chave vai ter uma taxa de conversão dif-
erente, entretanto existem vários fatores que influenciam nisso não só a pala-
vra-chave.
Mas existem palavras que quanto mais no fundo de funil ela for maior tende a
ser a taxa de conversão dessa palavra.
Exemplo:
A pessoa que digitar “comprar geladeira frost free electrolux” tende a ter uma
taxa de conversão maior que a pessoa digitar “comprar geladeira”.
Nós como anunciante temos que fazer um estudo e encontrar todas as pos-
síveis palavras-chaves que possam vender o produto ou serviço.
Primeira coisa que se deve fazer é ler a página do cliente ou do anunciante para
entender tudo que está nela. E a palavra mais básica de todas é a institucional
que todo anúncio deve ter para todas as empresas.
Exemplo:
Geladeiras Frost Free
Geladeiras Cycle Defrost
Geladeiras Side by Side
Refrigeradores Frost Free
Refrigeradores Cycle Defrost
Refrigeradores Side by Side
Para fazer essa mesma campanha somente mudando o nome “Geladeira” por
“Refrigerador” com Google Ads Editor é muito fácil só dar Ctrl + c, Ctrl + v na
campanha já criada e substituir os termos em um só passo.
Elas são a alma do seu negócio, através delas você segmenta o público que
deseja atingir com seus anúncios.
E como você faz para encontrar as palavras-chaves corretas para o seu projeto?
Veja o que ele resolve na vida das pessoas, qual a transformação que ele vai
causar, quais os benefícios ele traz e com isso você sabe qual é o tipo de pessoa
que pode buscar pelo seu produto.
E do mesmo jeito que você precisa entender o seu produto, é preciso entender
quais são as pessoa que buscam por ele.
Quais são os seus hábitos, o que ela pesquisa no Google, o que ela busca resolv-
er, ou seja, é preciso ter uma pequena base sobre o seu público e sobre o seu
produto para conseguir pensar nas primeiras palavras-chave.
Vamos supor que você tenha uma loja que venda televisões.
Você pode escolher algumas palavras-chave que já estão na sua cabeça, mas
também, é possível utilizar alguma ferramentas que auxiliam neste processo.
Feito isso você pode ver as tendências do volume de busca das palavras-chave,
assim como métricas relevantes para as palavras-chave que você forneceu e
para novas ideias que foram sugeridas.
Você pode clicar no botão “Colunas” no canto direito para alterar e adicionar
outras métricas.
Os valores apresentados são apenas previsões, que podem ser alterados de-
pendendo da performance da sua conta, do seu Índice de Qualidade (ADICIO-
NAR ARTIGO), da copy do seu anúncio, da estrutura da sua campanha, ou seja,
de algumas métricas que o Google analisa e fazem os valores se alterem.
Não é muito recomendado que você acredite logo de cara nestas previsões,
pois o Google leva em conta o histórico da sua conta e outros fatores para apre-
sentar os resultados.
A pessoa que digitar no Google, o primeiro termo (“televisão lg”) não necessari-
amente quer comprar esse produto, já no outro termo de pesquisa (“comprar
televisão 32 polegadas”), a pessoa demonstra maior interesse na compra, e por
isso, essa palavra tende a ter um valor mais alto.
Então o que acontece aqui é que quanto mais amplo o termo maior o volume
de pesquisa, porém, com um taxa de conversão menor.
Isso pode parecer um pouco complexo mas ajuda muito na hora de organizar
e otimizar os seus grupos de anúncios, conta e campanha.
1. Exata
2. Frase
3. Ampla modificada
4. Ampla
As palavras-chave exata são tudo aquilo que está entre os símbolos [ ]; e sig-
nifica que o termo de pesquisa tem que ser exatamente igual a palavra-chave
que você está comprando.
Da mesma forma que você escolhe as palavras-chaves que vão disparar o seu
anúncio, é preciso focar também nas palavras-chave que você não quer que
disparar o anúncio.
Primeiro: se a pessoa clicar no seu anúncio, não sendo seu público ideal, ela não
vai converter e você vai pagar por esse clique.
Segundo: se ela não clicar no seu anúncio, uma das métricas mais importantes
que você tem que focar, é o CTR.
Então, se você tem 100 impressões e 99 cliques, significa que o seu anúncio
está aparecendo para as pessoas certas e elas estão interessadas no que você
está propondo ou vendendo.
E com isso o Google vai mostrar o seu anúncio cada vez mais.
Agora se você tem impressões mas não tem cliques, significa que você está im-
primindo para as pessoas que não querem o que você oferece e o Google, con-
sequentemente, vai te punir por isso, fazendo com que você pague mais caro.
Sendo assim, se a pessoa não clicar no seu anúncio, vai abaixar o seu CTR, logo,
o seu Índice de Qualidade diminuirá e você terá a sua performance prejudica-
da.
Mas como este E-commerce é de sapatos adultos, o certo é que o anúncio não
apareça para essa pesquisa.
Negativar palavras que não são relacionadas com o seu produto, neste caso:
Infantil
Infantis
De criança
Criança
“De criança”
+Infantil
CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS 47
Capítulo 2: Rede de Pesquisa
www.afiliart.com
A partir disso você começa a ter ideias do que negativar para que o seu anúncio
não imprima para as pessoas erradas.
O primeiro nível é o local onde ficam as suas contas. Lembrando que você pode
ter muito mais de uma conta para trabalhar.
E todas elas ficam dentro de uma mesma área chamada MCC, Minha Central
de Clientes.
Dentro do grupos de anúncios você vai colocar os seus anúncios com as suas
palavras-chave.
São partes que você pode adicionar no seu anúncio para que ele fique maior e
com mais informações.
Nível de conta: qualquer anúncio da sua conta que for disparado, as suas
extensões podem ser disparadas também.
Nível de campanha: qualquer anúncio dentro de uma campanha que for dis-
parada, as suas extensões podem ser disparadas.
Nível de grupo de anúncio: algo mais específico, ou seja, você pode criar
extensões direcionadas para aquelas palavras-chaves, para os anúncios espe-
cíficos.
Organizar a sua conta é algo muito importante por vários motivos, para criar
estratégias, para melhorar a sua produtividade ou até mesmo para facilitar a
sua pesquisa e analisar os dados para futuras otimizações.
Tipo de campanha:
GDN significa Google Display Network, ou seja, é uma campanha de display.
S significa search, que utiliza as palavras-chave como segmentação
TVFA significa Trueview For Action, que é uma campanha de YouTube.
Tipo de Segmentação:
Para search não precisa porque a segmentação é feita através da pala-
vra-chave.
Nas campanhas de display, por exemplo, você pode segmentar por pala-
vras-chave, remarketing, local, entre outras.
Nível do Funil:
TP: Topo de Funil,
MF: Meio de Funil
FF: Fundo de Funil
Isso é só um exemplo de como você pode organizar a sua conta para ficar
muito mais visual e assim conseguir encontrar uma campanha específica.
Veja que nós estamos utilizando o método SKAG, que falamos brevemente no
capítulo 1, e se você não lembra, SKAG significa Single Keyword AdGroup.
CONFIRA O CLUBE DE ASSINATURA 50
Capítulo 2: Rede de Pesquisa
www.afiliart.com
Dessa forma você faz com que o usuário se identifique mais com o seu anúncio
e também
pode aumentar a relevância do anúncio que é uma das métricas que o Google
usa para atribuir o Índice de Qualidade da sua palavra-chave.
Ou seja, seu CPC vai diminuir e a sua copy pode ser direcionada para cada
termo específico.
Isso nada mais é que fazer uma copy direcionada, onde o usuário vai se identi-
ficar com a categoria que você está segmentando.
Então, a ideia é fazer que o Google sempre imprima os anúncios mais específi-
cos possível, porque se a pessoa está pesquisando por aquilo, é preciso entre-
gar o anúncio com a copy mais direcionada para ela e com isso aumentar a
taxa de conversão.
Dessa forma, quando a pessoa pesquisar por TV LG Inside 32”, não existe a
chance de imprimir os anúncios dos grupos de anúncios amplo e inter-
mediário.
CONFIRA O CLUBE DE ASSINATURA 52
Capítulo 2: Rede de Pesquisa
www.afiliart.com
Então o Google vai ser obrigado a imprimir o grupo de anúncio mais específico.
Junto deles, você pode adicionar as extensões de anúncios, que servem para
entregar mais informações aos usuários.
Exemplos de anúncios:
A URL final, que é qual o site que vai ser direcionado o clique no anúncio.
Em seguida o caminho, que são duas partes que vem depois da primeira barra
da URL final, nesta imagem, o primeiro anúncio contém 1 caminho e o segun-
do não contém, com um limite de 15 caracteres.
DICA: foque nos títulos 1 e 2 e na descrição 1, faça uma excelente copy nesses 3
pontos para que o seu anúncio tenha uma melhor taxa de conversão.
Extensões de anúncio, que servem para aumentar o seu anúncio e com isso
passar mais informações para o usuário.
Quanto maior o seu anúncio mas ele vai chamar a atenção do usuário.
Todos os testes que nós da Afiliart já realizamos mostraram que utilizar letras
maiúsculas nas palavras chamam mais atenção.
Como falamos, o Google lê a sua palavra-chave e observa se ela está bem rela-
cionada com o anúncio.
Se você quer entender mais como elaborar uma boa copy de um anúncio, con-
fira nossos materiais que podem te ajudar nisso:
[Artigo] 6 Boas Práticas Para Criar um Bom Anúncio no Google Ads (Que Você
Precisa Conhecer!)
Além disso, ao passar mais informações você consegue ter mais cliques qualifi-
cados, porque as pessoas vão ler e saber mais sobre o que você está oferecendo
no anúncio.
Então, não existem motivos para você deixar de usar as extensões de anúncios.
Isso é algo um pouco complicado, não tem como saber quando a sua extensão
vai aparecer ou não.
Mas as suas extensões são vão aparecer quando o seu IQ for alto e imprimindo
em uma posição boa.
Sitelink
Frase destacada
Snippets estruturados
Chamada
Mensagem
Local
Preço
Aplicativo
Promoção
Aqui estão alguns tipos de extensões, são os que mais utilizamos na Afiliart e
você pode pesquisar e buscar os outros tipos e ver qual se encaixa melhor nos
seus anúncios.
2.7.2.1. Título
Os três títulos estão presentes no anúncio, então podemos ver que este anún-
cio tem uma boa performance. A descrição está com as letras iniciais das prin-
cipais palavras em maiúscula.
Snippets estruturados são parecidos com a frase de destaque só que você pre-
cisa escolher um tema para eles.
Quando você for adicionar seus snippets estruturados, é preciso colocar pelo
menos 3 para aparecer no seu anúncio.
2.7.2.4. Sitelinks
Os siteslinks, são uma das poucas extensões que são clicáveis, que funcionam
igual o título do anúncio.
Você pode adicionar páginas específicas aqui para que a pessoa seja direciona-
da para uma página diferente da home, por exemplo.
2.7.2.5. Mensagem
2.7.2.6. Chamada
No desktop fica somente o número e para mobile fica com o botão que você
pode clicar e ser direcionado para a chamada.
2.7.2.7. Preço
É clicável e muito parecido com o snippet estruturada, precisa ter pelo menos
3 variações dela e você pode colocar a níveis de produtos diferentes com preços
diferentes.
Ou seja, o usuário pode entrar direto no produto que ele se interessou mais ou
que deseja comprar.
2.7.2.8. Aplicativo
2.7.2.9. Local
Extensão local é muito útil para lojas físicas, onde você clica e já é direcionado
para o Google Maps.
2.7.2.10 Promoção
Aqui você pode definir promoções e essa opção pode ser selecionada para apa-
recer em períodos específicos.
Todo mundo que anuncia no Google precisa entender muito bem essa parte.
Tanto a sua palavra-chave como o seu anúncio podem ser reprovados pelo
Google.
Ao criar um grupo de anúncios tudo o que está feito passar por um revisão do
Google. Nesta parte, o foco está na qualidade do anúncio para o usuário além
observar tudo aquilo que está no seu anúncio.
O Google Ads Editor é um programa que você precisa fazer o download no seu
computador para utilizá-lo. Essa ferramenta é completamente offline, ou seja,
você não precisa de internet para utilizar dos seus benefícios.
É claro que para ter as suas campanhas do Google Ads no Google Editor, você
precisará de internet, assim como para subir as alterações feitas através dele.
Então, através do Google Editor você pode mexer em tudo que você precisa nas
suas campanhas e contas, tudo isso offline, e depois, quando for necessário
publicar as alterações, é preciso estar conectado a internet.
Além disso, existem vários atalhos diferentes que ajudam a sua produtividade
e facilitam o trabalho em contas muito grandes.
Sendo assim, com poucos cliques é possível fazer qualquer tipo de mudança
que você deseja.
Tudo o que você consegue ou deseja mudar no Google Ads, você pode fazer no
Editor.
Enfim, não existem motivos para você não utilizar essa ferramenta gratuita.
DICA: faça sempre o download da última versão, para ter a sua ferramenta
sempre atualizada.
Baixe o Editor, abra o programa e faça o login com a sua conta do Google.
Feito isso, clique em adicionar e faça o login com a sua conta do Google Ads.
Escolha quais são as MCCs que devem aparecer no Editor, em seguida abra a
conta que você deseja utilizar.
No segundo quadrante, você pode selecionar tudo o que você deseja ver
dentro de uma campanha.
O Google Ads Editor te permite realizar alterações em massa que é muito útil
para os casos de contas muito grandes, com muitos grupos de anúncios e
anúncios.
Além disso, se você gosta de utilizar o Excel para trabalhar nas suas cam-
panhas, como por exemplo, lista de palavras-chave, é possível subir a sua lista
sem nenhum problema para realizar as alterações necessárias.
Ao selecionar a extensão que você deseja adicionar, basta clicar no sinal de “+”
para realizar as alterações.
Se você quer entender mais sobre o Google Ads Editor, confira nosso artigo
onde apresentamos 7 benefícios de utilizar essa ferramenta gratuita do
Google.
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Capítulo 3: Introdução ao Google Shopping
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Aqui na Afiliart, nós temos casos de clientes que conseguem ter cerca de 60 a
70% do faturamento vindo a partir do Google Shopping, porque mostramos
toda a característica do produto que estamos anunciando.
Dessa forma, o clique no anúncio acaba sendo muito mais selecionado, com
uma taxa de conversão muito maior.
XML é um documento completo que você extrai todos os dados do seu site,
que vai desde título à características do produtos.
Ou seja, todas as informações do seu site e dos produtos precisam ser passados
para o Google e assim ele consegue categorizar as informações.
ID
Título
Descrição
Link
Estado (novo ou usado)
Preço
Disponibilidade
Link da imagem
Gtin
MPM
Marca
Categoria Google do produto
Outra forma de enviar esses dados para o Google é através de uma planilha no
Google Sheets.
É importante destacar aqui a aba Categoria Google do Produto. Nela você não
pode adicionar qualquer categoria para o seu produto. É preciso seguir uma
estrutura certa fornecida pelo Google, chamada Taxonomia.
3.1.1.3. Taxonomia
Você pode acessar este link para encontrar todos os códigos de especificação
de produto do Google.
Isso ajuda o Google a enxergar dentro do universo de todos os produtos da
rede, quais produtos tem correlação. Assim ele consegue pegar a pala-
vra-chave do termo de pesquisa do usuário e correlacionar com todos os pro-
dutos que são mostrados e entender se o seu produto faz parte dessa catego-
ria.
Outro ponto importante, é entrar no suporte do Google para ver quais são os
dados obrigatórios para a especificação do produto.
Finalizada a sua planilha ou com o link que o seu E-commerce fornece, é preci-
so criar uma conta no Merchant Center.
Uma das coisas que o Merchant Center pedirá para você fazer é reivindicar a
sua URL.
Significa que ele precisa identificar que o seu site realmente existe, para isso,
você pode inserir um código HTML no site ou algo mais simples, que nós uti-
lizamos na Afiliart, utilizando o próprio Google Tag Manager.
Ao clicar em “Corrigir”, você precisa inserir a URL e definir uma opção para
realizar a verificação do seu site.
Você pode fazer com uma conta do Google Analytics, com o Google Tag Man-
ager ou através de um código HTML que você insere direto no seu site.
Feito isso, o Google automaticamente já vai ver que o site é seu e linkar o Mer-
chant Center, permitindo que você realize todas as operações necessárias.
Depois disso, é preciso vincular o Google Ads. Isso é muito simples de ser feito.
Para adicionar os produtos do seu site basta clicar em “Produtos”, “Feed” e adi-
cionar um novo Feed.
Após subir o seu XML, tanto por um planilha ou por uma busca programada, o
seu feed aparecerá em produtos.
Se o seu produto sair de estoque e você não avisar o Google disso, ele continu-
ará mostrando o seu produto. Isso pode diminuir a qualidade dos seus anúnci-
os em Google Shopping.
Ao gerar uma URL direto do seu E-commerce, você pode selecionar a opção
atualizações diárias, ou seja, o Google vai entender quando o seu produto entra
no estoque, se um produto novo no seu site e assim, você não precisa realizar
nenhum serviço pois tudo acontece de forma automatizada.
3.2.1. Processando
3.2.2. Configurações
Aqui você pode mudar as configurações do seu Feed, ou seja, não é necessário
trocar o seu feed todas as vezes que tiver que alterar alguma coisa.
Isso é possível de ser feito aqui, sem ter que criar um novo XML.
Se você criar um novo XML e subir na plataforma, vai implicar em uma nova
aprovação e enquanto isso as suas campanhas do Google Shopping ficarão
pausadas, além de correr o risco dos seus produtos serem reprovados.
Na página inicial você pode ver seus anúncios do Google Shopping, os cliques
nas suas campanhas pagas e os comunicados.
3.2.4.2. Diagnóstico
Faça um acompanhamento diário para que todos os seus itens fiquem verdes,
ou seja, ativos e caso aconteça alguma reprovação, você já sabe o que é e como
solucionar isso.
Então, é obrigatório sempre que você trabalhar com o Google Shopping ver o
diagnóstico todos os dias.
Você também pode, ainda em diagnóstico, visualizar cada problema que está
acontecendo em cada item.
Dessa forma, você pode solucionar rapidamente os produtos que estão com
problemas e assim passarem de reprovados para aprovados.
Vale lembrar que é muito difícil de ter um Feed com 100% dos produtos aprova-
dos, a nossa sugestão é para você trabalhar com uma margem de 5% de
reprovação.
Agora é preciso vincular a sua conta do Merchant Center com o Google Ads.
Aqui o Google favorecerá a entrega da sua campanha, ou seja, ele vai forçar
para que ela apareça antes das outras.
Então se você tiver um produto em três campanhas separadas, uma com alta,
com média e uma com baixa, o produto vai disparar na alta.
Por isso você deve ter muito cuidado, porque você pode criar uma nova cam-
panha dentro do seu shopping e a campanha nova é que você deseja que im-
prima e apareça mais se você colocar a prioridade como baixa, ela será a ultima
a imprimir, ou seja, o Google vai dar prioridade para as outras que estão com
alta ou média.
Tipos de anúncios
Mas fica a nossa dica para que você estude como isso funciona, ele permite que
você apresente um catálogo de produtos além de ser muito importante para o
seu branding.
Como essa opção não está disponível para o Brasil, selecione a opção de anún-
cio padrão de produtos do shopping.
Por isso, é muito importante que você pense muito bem nos títulos e nas de-
scrições para assim o seu produto aparecer quando o usuário realizar uma
busca.
A partir dos dados que você subiu no merchant center você seleciona quais
produtos mostrar.
Ao clicar no sinal de “+” e ir para todos os produtos, você pode filtrar todos os
produtos da forma que você quiser.
Selecionada a opção que você deseja editar, clique em “continuar para editar
lances” para continuar.
Agora você pode selecionar o produto e ter um controle maior sobre o seu
grupo de produtos.
E você também pode clicar na opção “+” de cada categoria e selecionar subcat-
egorias diferentes para conseguir otimizar separadamente cada produto.
Isso vai te ajudar a otimizar os seus anúncios, observando aqueles que estão
tendo mais conversões ou reduzindo os investimentos naqueles que não
trazem resultados.
DICA: tome cuidado com “todos os outros em todos os produtos”. Imagina que
você está distribuindo e quer fazer um conjunto de anúncio para eletro-
domésticos, um para livros e outros para eletroeletrônicos. Se você não excluir
todos os outros produtos em todos os produtos, essa divisão não existirá, pois
ele mostra para o Google que você quer mostrar todos os produtos.
Com isso você garante que apenas os produtos selecionados naquele conjunto
de anúncio vão imprimir.
As otimizações que você pode fazer são as mesmas para uma campanha de
search, com palavras-chave negativa, termos de pesquisa que estão disparan-
do a campanha, otimização por dispositivo, adicionar público-alvo, segmen-
tação demográfica, ou seja, todas as mesma otimizações que são feitas no
Google Search.
Você pode transformar o título do seu produto, ou seja, ser mais específico com
o seu produto. Além disso, você pode melhorar a sua descrição, adicionar a
marca e também adicionar uma ramificação da categoria google do produto.
Dessa forma o Google começa a entender que o seu produto tem mais relação
com uma pesquisa realizada por um usuário e assim vai disparar o seu anúncio
de Shopping.
Isso facilita e garante que você apareça mais vezes no Google Shopping,
quanto mais relevante for o título e a descrição do seu produto melhor será a
sua qualidade e mais vezes você aparecerá.
Então aquela campanha vai imprimir apensas para o usuários dentro dequele
público-alvo.
3.5.3. Funil
Porém, para que ela funcione você precisa ter um volume grande de usuários,
ou seja, uma conta pequena, com baixo investimento, não terá a capacidade de
criar um funil bem estruturado.
Aqui você pode ver que a prioridade está alta para termo abrangente, média
para termo mais específico e baixa para termo quente.
Nada mais é que os termos que você quer disparar na sua campanha de média
e baixa prioridade, você negativa esses termos na sua campanha de prioridade
alta.
Faça a mesma coisa com a campanha de prioridade média, ou seja, você vai
negativar os termos das campanha de prioridade baixa.
Em outras palavras, você vai pegar as palavras de prioridade alta (termos mais
abrangentes) e negativar os termos que estão no meio e no fundo.
Para entender mais confira nosso vídeo sobre funil de remarketing e a im-
portância de anunciar para o seu público quente.
Como você faz para colocar frete grátis nos seus produtos?
Enfim, você deve explorar a ferramenta e ver o que melhor se encaixa com o
seu projeto.
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Capítulo 4: Anúncios de Display
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São anúncios gráficos que você pode exibir o seu produto, empresa ou marca
em sites parceiros da rede do Google.
Esses sites se vinculam ao Google Adsense e como isso eles se tornam parcei-
ros do Google para dar espaços para publicarem anúncios em suas páginas.
Então, vamos supor que você está navegando por um site, por exemplo o da
Terra, e é impactado por um anúncio do Booking.
O Booking paga um CPC para o Google e ele repassa parte deste CPC para o
canal que está liberando o espaço, no nosso exemplo o site da Terra.
Agora você tem as opções de selecionar uma campanha padrão na rede de dis-
play, que são os anúncios que você viu no começo deste capítulo, nos sites par-
ceiros do Google, e também a opção de Campanha do Gmail, que são anúncios
que são exibidos no Gmail.
Nome, Locais, Idioma, Estratégia de Lances…. tudo isso você já viu no primeiro
capítulo da nossa apostila.
Um ponto importante sobre o lance na rede de display é que ele não é feito a
nível de palavra-chave como nas campanhas de search. O lance das cam-
panhas de display é feito a nível de grupo de anúncio.
Ou seja, você cria um grupo de anúncio e atribui um lance que você quer pagar
para os anúncios deste grupo de anúncio.
Lembrando que, nas campanhas de search você também pode dar lance a
nível de conjunto de anúncio, porém a nível de palavra-chave os lances ficam
mais precisos.
Pelo simples fato de que nas campanhas de search o fator limitante é a busca
realizada pelo usuário e com isso o seu anúncio é exibido. Ou seja, se você seg-
mentou para aquela palavra-chave o seu anúncio aparecerá.
Você pode gastar muito rápido o seu orçamento pelo fato do público ser muito
grande.
Na rede de display, uma forma muito legal e interessante, é criar vários grupos
de anúncios e colocar a segmentação a nível do seu grupo de anúncio.
Então você pode fazer um grupo de anúncio segmentado por canal, outro seg-
mentado por tópico, outro uma campanha de remarketing dos visitantes do
seu site, ou seja, diferentes grupos de anúncios.
Mas como o lance é a nível de grupo de anúncio, é interessante que você faça
segmentações únicas por grupo de anúncio.
4.2. Anúncios
Para fazer os anúncios da rede de display, existem duas formas.
Nisso, o Google vai criar um anúncio responsivo que pode ser encaixado em
todos os tamanhos.
O anúncio responsivo é uma opção legal para quem não tem um time de
design para trabalhar e criar diversas imagens e anúncios.
Confira nosso vídeo sobre 6 dicas de como fazer um bom anúncio no Google
Ads.
Para desktop:
300X250
300X600
728X90
Feito isso, é necessário escrever até 5 opções de títulos para o anúncio. Lem-
brando que o anúncio é responsivo, ele vai encaixar todas as informações, em
todos os tamanhos de anúncios.
Esse é uma maneira para quem não tem um time de design na equipe, criar
bons anúncios sem muito trabalho.
4.3. Segmentações
A nossa grande dica neste capítulo é que você utilize uma segmentação por
conjunto de anúncio.
Primeira coisa que você deve fazer é acessar o Editor para criar as suas segmen-
tações.
Clique na aba “Grupo de Anúncios” no menu lateral e copie e cola a sua seg-
mentação.
Altere os nomes dos seus conjuntos de anúncios de acordo com aquilo que
você vai trabalhar.
Agora você pode atribuir lances diferentes para os seus conjuntos de anúncios.
Como o Editor é uma ferramenta offline, todas as vezes que você terminar de
mexer nele, é preciso clicar em “Publicar” para que as alterações apareçam no
Google Ads.
Feito isso, volte para o Google Ads e vamos começar a criar as segmentações.
Agora é preciso atualizar a sua página no Ads para que os grupos de anúncios
que você criou no Editor apareçam.
Clique no grupo de anúncios que você deseja começar a editar. Neste exemplo
começamos por palavra-chave.
Feito isso, você acabou de entrar no seu grupo de anúncios e agora pode
começar a segmentar os anúncios.
É na parte marcada na imagem abaixo que você vai trabalhar com a segmen-
tação.
Palavra-chave
Públicos-alvo
Informações demográficas
Tópicos
Canais
4.3.1. Palavra-chave
Aqui você adiciona palavras-chave mais relevantes e monta uma lista com elas.
Além disso você pode adicionar um site, produto ou serviço que ajude a buscar
por palavras-chave.
Configuração da palavra-chave
Existem duas formas para você configurar a sua palavra-chave:
Público-alvo
Conteúdo
Se você selecionar “Conteúdo” o Google vai ver da rede de display, das pessoas,
dos sites que são parceiros, quais páginas que possuem conteúdo com as suas
palavras-chave. Aqui é algo mais específico, melhor segmentado mas tende a
entregar e alcançar menos pessoas.
CONFIRA O CLUBE DE ASSINATURA 102
Capítulo 4: Anúncios de Display
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4.3.2. Tópicos
Aqui você vai escolher tópicos com conteúdos relacionados ao que você quer
vender.
Aqui não existe muito segredo, a nossa recomendação é que você abra todos
os tópicos e veja quais são aqueles me mais se encaixam e fazem sentido para
o seu negócio.
Onde segmentação é quando você segmenta somente para o seu tópico e ob-
servação é quando você junta segmentação, por exemplo, palavra-chave ou
tópico.
Clique em “Procurar”.
4.3.5. Remarketing
Se você não sabe como criar públicos de remarketing, veja a nossa aula live
Guia Completo sobre Públicos e Remarketing no Google Ads.
4.3.6. Canais
Ou seja, em quais sites, canais do Youtube e outros, que o seu site deve apare-
cer.
Dessa forma, você pode fazer uma campanha exclusiva de canais, mostrando
seus anúncios somente nos sites que estão dando resultados positivos.
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