Você está na página 1de 18

RELATRIO TCNICO

AULA PRTICA N 1
TORNEAMENTO: PRINCPIOS E OPERAES

Alunos:

Beatriz Flores Caio Ferreira Luis Otavio Moretti Lincoln Buckart Marcelo Serafim

N USP: 7170855 N USP: 7170809 N USP: 7279585 N USP: 7170820 N USP: 6873093

Curso: Engenharia de Materiais e Manufatura Disciplina: Fabricao Mecnica por Usinagem (SEM-560) Professores: Alessandro Roger Rodrigues Renato Goulart Jasinevicius

So Carlos, Maro de 2012.

ndice
Processo de torneamento: . ..................................................................................................... 4 Ferramenta: ............................................................................................................................. 5 Operaes Fundamentais: ........................................................................................................ 6 Tolerncias: ............................................................................................................................... 8 Calculo terico da rugosidade no.............................................................................................. 9 Objetivos: .................................................................................................................................... 10 Objetivo Geral: Realizar as principais operaes de torneamento......................................... 10 Objetivos Especficos: .............................................................................................................. 10 Metodologia: ............................................................................................................................... 10 Materiais e Mquinas:............................................................................................................. 10 Mtodos: ................................................................................................................................. 11 Discusso e Resultados ............................................................................................................... 11 Medio de rugosidade: .......................................................................................................... 11 Torneamento:.......................................................................................................................... 17 Resposta das perguntas: ......................................................................................................... 17 Concluso .................................................................................................................................... 17 Bibliografia .................................................................................................................................. 18

ndice de figuras
Figura 1: Tipos de movimentos da ferramento no torno durante a confeco da pea .............. 4 Figura 2: Principais operaes realizadas por torneamento......................................................... 5 Figura 3 ngulos e geometria da ferramenta monocortante usada no torno mecnico ............. 5 Figura 4 Representao do torneamento circular externo ........................................................... 6 Figura 5 Representao de um rosqueamento externo ............................................................... 6 Figura 6 Representao de um faceamento ................................................................................. 7 Figura 7 Representao do sangramento em uma pea cilndrica ............................................... 7 Figura 8 Representao de um torneamento cnico.................................................................... 7 Figura 9 Representao da ferramenta de recartilhamento ........................................................ 8 Figura 10: Avaliao de parmetros de rugosidade ...................................................................... 8 Figura 11 faixas de qualidade de acabamento.............................................................................. 9 Figura 12 Imagem do desenho do eixo escalonado .................................................................... 12 Figura 13 perfil da rugosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro A ............... 12 Figura 14 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro B ............... 13 Figura 15perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro C ................ 13 Figura 16 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro D............... 14 Figura 17 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro E ............... 14

Figura 18 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro F ............... 15 Figura 19 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro G .............. 15 Figura 20:..................................................................................................................................... 16

ndice de tabelas
Tabela 1 comparao as rugosidades terica e optica ............................................................... 12

Introduo

Processo de torneamento: O Processo de torneamento o Processo de


Usinagem mecnica que usa a mquina chamada Torno e tem por finalidade a obteno de peas com superfcies de revoluo sendo estas cnicas ou cilndricas. No processo geralmente so usadas ferramentas monocortantes. Na confeco das peas trs modos de corte podem ser utilizados: 1- O modo de corte axial em que o avano da ferramenta se d paralelamente ao eixo da pea; 2- O modo de corte radial em que o avano da pea se d no sentido perpendicular ao eixo; e 3- O modo combinado ou misto que permite os dois movimentos anteriores concomitantemente muito utilizado pra gerar chanfros e perfilagens.

Figura 1: Tipos de movimentos da ferramento no torno durante a confeco da pea

As grandezas envolvidas no processo so divididas em grandezas que podem ser mensuradas como: o avano, velocidade de giro da pea, geometria da ferramenta; e em fatores que geram defeitos de usinagem como: vibrao, falta de alinhamento ou centralizao, desgaste da ferramenta. As operaes possveis de serem realizadas no torneamento so : torneamento cilndrico externo; torneamento cilndrico interno; torneamento cnico externo; torneamento cnico interno; faceamento; perfilhamento; sangramento; recartilhamento entre outras como pode ser observado na figura 2:

Figura 2: Principais operaes realizadas por torneamento

Ferramenta: A superfcie nova, gerada pela usinagem da pea, ir depender da


ferramenta utilizada. Dependendo da geometria como: ngulo de incidncia ou de folga; ngulo do fio, do gume ou da cunha; ngulo de sada ou de ataque; ngulo de corte; ngulo de orientao ou de posio, ou de rendimento; ngulo da ponta ou de perfil; ngulo de inclinao. Estes ngulos so mostrados na figura3:

Figura 3 ngulos e geometria da ferramenta monocortante usada no torno mecnico

Operaes Fundamentais:
Torneamento circular externo: Operao obtida pelo deslocamento da ferramenta paralelamente ao eixo da pea. Para tornear externamente, sempre que possvel avanar o carro da direita para a esquerda, isto , no sentido do cabeote fixo, a fim de reduzir a presso sobre a contra ponta. Nesse caso, que o mais comum, usar-se uma ferramenta direita, o desbaste deve ser to profundo quanto a ferramenta e o torno o permitirem e feito at que fique uma espessura de material de 0,2 a 0,7 mm para o acabamento (o dimetro da obra deve ser verificado aps cada passe). O acabamento da pea requer, usualmente, uma ferramenta de bico arredondado ( r 1 a 2 mm ). A pea acabada com um ou mais cortes pouco profundos e de pequeno avano, geralmente com maior rotao do que para desbastar. Figura4:

Figura 4 Representao do torneamento circular externo

Rosquear ou Filetar: a operao que consiste em abrir rosca em uma superfcie externa de um cilindro ou cone e no interior de um furo do mesmo tipo. Pode-se utilizar uma ferramenta de usinagem com ngulos de corte adequados para a rosca pretendida, empregando-se o avano automtico do Torno para espaar os filetes na distncia adequada (existem tabelas de avano para cada tipo de rosca). A rosca tambm pode ser executada com machos e tarraxas, empregando-se o prprio Torno como apoio.Figura5:

Figura 5 Representao de um rosqueamento externo

Facear: Operao que tem como objetivo nivelar a face do tarugo a ser trabalhado. obtida pelo deslocamento da ferramenta, normalmente ao eixo de rotao da pea.Figura6:

Figura 6 Representao de um faceamento

Sangrar ou cortar: Consiste em cortar uma pea, no torno, com uma ferramenta especial chamada Bedame. Figura 7:

Figura 7 Representao do sangramento em uma pea cilndrica

Tornear cnico: Existem alguns mtodos para se tornear um cone. Um deles a operao obtida pelo deslocamento da ferramenta obliquamente ao eixo da pea. Figura8:

Figura 8 Representao de um torneamento cnico

Recartilhar: operao obtida quando se desejam tornar uma superfcie spera, como cabos de ferramentas, usando-se uma ferramenta que possa imprimir na superfcie a forma desejada.Figura9:

Figura 9 Representao da ferramenta de recartilhamento

Tolerncias: No Processo de fabricao de peas por usinagem uma superfcie nova


gerada esta superfcie obedecer s exigncias do projeto, assim o chamado estudo do estado de superfcie avalia parmetros de acabamento como a rugosidade superficial. Como existe diferena entre a rugosidade real e a obtida pelo aparelho, vrios ndices de rugosidade foram desenvolvidos para atender as exigncias de trabalho da superfcie gerada no processo de usinagem. Os diferentes tipos de clculos de rugosidade so apresentados na Figura4. A rugosidade superficial pode ser avaliada por vrios parmetros de usinagem que podem ser classificados em: Parmetros de Amplitude: determinado por alturas dos picos, profundidades dos vales ou pelos dois, sem considerar o espao entre as irregularidades ao longo da superfcie. Parmetros de espao: determinados pelo espaamento do desvio do perfil ao longo da superfcie. Parmetros hbridos: determinados pela combinao dos parmetros de amplitude e de espao.

Figura 10: Avaliao de parmetros de rugosidade

Calculo terico da rugosidade no processo de torneamento: Os


parmetros Ra e Rt podem ser calculados teoricamente, embora esses valores sejam apenas indicativos, uma vez que os valores reais estaro acrescidos de outros fatores, como vibrao e desgaste das arestas de corte, por exemplo . No processo de torneamento , se o avano (f ) menor que o raio de ponta (re) da ferramenta, os valores de Ra e Rt so calculados, aproximadamente, por:

No torneamento assim como nos outros processos de usinagem h um limite possvel de qualidade de acabamento e tolerncias como pode ser mostrado na figura5:

Figura 11 faixas de qualidade de acabamento

Objetivos:
Objetivo Geral: Realizar as principais operaes de torneamento.

Objetivos Especficos:
a) Conhecer a influncia das condies de usinagem sobre o estado da superfcie da pea: avano x rugosidade Ra; b) Realizar operaes de usinagem visando obteno de faixas de acabamento e tolerncias; c) Conhecer as etapas envolvidas na fabricao de uma pea atravs do torneamento: ferramentas, condies de corte, princpios de fabricao, etc.

Metodologia:
Materiais e Mquinas:
Medida de rugosidade: Maquina de medio surf-test 211-; placa de granito sinttico Mitertoyo; calos para aumentar a presso do perfilometro , eixo escalonado de ao ABNT-1020 trefilado com 7 dimetros. Torneamento: Torno Romi Tormax 30A , tarugo circular de ao ABNT 1020, ferramentas monocortantes: - Recartilhador de presso - Ferramenta de tornear externo de ponta de carbeto de tungstnio com os seguintes atributos: - ngulo de sada : 10 - ngulo de inclinao : 0 - ngulo e folga primrio : 8,5 - ngulo de posio primrio : 92 - ngulo de posio secundrio : 5

- Raio de ponta : 0,5 mm - Broca de ao rpido 8 mm - Alargador 8 mm - Broca de furo de centro - Ferramenta de criao de canal de carbeto de tungstnio

Mtodos:
Medio de rugosidade: Nesta parte foi medida a rugosidade ptica e mecnica de sete sees de um eixo escalonado, na rugosidade mecnica foram tiradas 3 medidas afim de que se faa a media com erro. Torneamento: O Procedimento de torneamento foi feito da seguindo as seguintes operaes: torneamento cilndrico externo desbastando 2mm do dimetro (de 38 pra 36); torneamento cilndrico externo com avano menos para melhorar acabamento (de 36 para 33mm de dimetro); torneamento circular externo para dimetro de 25 mm(por ter tolerncia geomtrica deixa sobremetal para acabamento posterior); sangramento de 2mm; sangramento circular de raio de 1mm; sangramento circular de raio de 4,5mm; chanfro; rosca M10; tira a pea muda de lado e faz furo de centro; furao ou mandrilamento com canal reto; torneamento circular externo para dimetro de 25mm; chanfro 1x45; torneamento cnico externo com ngulo de 30; recartilhamento reto a 1mm. Mais detalhea so apresentados no plano de trabalho em anexo

Discusso e Resultados
Medio de rugosidade:
Rugosidade medidas opticas: A rugosidade optica foi avaliada com relao a rugosidade trotica tirada da formula 1 apresentada na introduo, foi calculada a partir dos parmetros ( avano e raio de ponta da ferramenta. Vale a pena observar que os valores calculados so de rugosidade media aritmtica. Cada medida na tabela a seguir e as referncias posteriores se referem a figura 12

Figura 12 Imagem do desenho do eixo escalonado

Tabela 1 comparao as rugosidades terica e optica

Dimetros A B C D E F G

Rugosidade Terica 0,00015 0,0004 0,00069 0,003 0,0055 0,011 0,018

Rugosidade medida pelo perfilometro optico 0,267 0,55 0,96 3,536 9,28 16,856 29,052

Perfil X: Corresponde a projeo do perfil da rugosidade do dimetro do respectivo eixo. Dimetro A:

Figura 13 perfil da rugosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro A

Dimetro B:

Figura 14 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro B

Dimetro C:

Figura 15perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro C

Dimetro D:

Figura 16 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro D

Dimetro E:

Figura 17 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro E

Dimetro F:

Figura 18 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro F

Dimetro G:

Figura 19 perfil da rudosidade analisada por um perfilometro optico do dimetro G

Podemos observar nas figuras acima que o avano X aumentou e quando isso ocorreu o perfil da rugosidade se tornou mais homogneo tanto no formato da rugosidade como tambm no tamanho dos picos indicando um comportamento mais uniforme para altos avanos.

Perfilometro mecnico: Rugosidade experimental do perfilometro mecnico (m) 3,81 0,13 4,07 0,15 4,71 0,13 6,52 0,45 8,35 0,26 13,33 0,87 16,8 0,17

Medida 1 2 3 4 5 6 7

Rugosidade Terica 0,00015 0,0004 0,00069 0,003 0,0055 0,011 0,018

Comparaco entre as medies:

Ra

Avano
Figura 20: Grfico que representa a comparao do comportamento das curvas de rugosidade onde 'o' corresponde rugosidade terica, '+' corresponde rugosidade mecnica e '* ' rugosidade medida no perfilometro tico

possvel observar na figura 20 que h uma discrepncia muito grande de valores entre a previso teorica e a medio pratica. Observa-se tambm que a diferena diminui com o aumento do avano. Tambm possvel observar que a rugosidade tica tem uma curva mais inclinada ou seja tem a derivada mais positiva. De uma maneira geral quanto maior a proporo raio de corte da ferramenta e avano melhor o acabamento, entretanto esse proporo amortecida quando diminui-se o avano pois nessa situao h o aumento do esforo na cunha da ferramenta e assim h vibrao.

plausvel a forma da curva de rugosidade tica * uma vez que o modelamento matemtico prev uma curva com formato parablico, assim a rugosidade aferida se mostra mesmo bastante prxima da inclinao exponencial esperada teoricamente.

Torneamento:
Quanto ao processo de usinagem por torneamento foi observado que o ajuste arruela de trava e rolamento deu interferente pois para o acabamento especificado no projeto h a necessidade do uso de retifica. A rosca do eixo serviu na porca aps a usinagem com a conferencia com o canivete com as referencias das roscas mtricas. Observou-se que ao fazer rosqueamento diminui-se o giro e o avano a fim de que haja mais preciso na pea. Tambm em partes da pea que exigiam mais controle de rugosidade houve a diminuio da velocidade de avano afim de melhorar o acabamento.

Resposta das perguntas:


1- Sim, a rosca feita no eixo servir na porca pois o acabamento dado no torno suficientemente bom para o rosqueamento M10. 2- No, pois aps a usinagem por torneamento foi testado o rolamento e este no encaixou deu ajuste interferente, para que ele se adeque as exigncias de projeto necessria uma outra etapa de usinagem que pode ser por exemplo de retifica. 3- (1 de rugosidade) As medidas tericas de rugosidade divergiram muito da pratica para pequenos avanos, entretanto para grandes avanos a medida chegava mais prxima do modelo terico.

Concluso
Foi possvel compreender que h intervalos de tolerncia a rugosidade e geometria que o torno mecnico pode atender, que para algumas operaes necessrio por exemplo o uso de retifica, visto q o ajusta do rolamento e eixo deu interferente. A operao de rosqueamento, entretanto, que exige um certo rigor geomtrico e superficial ,visto que, a funo de trabalho da pea (o rosqueamento ) envolve muito o encaixe e atrito entre as peas , pode ser fabricado por meio de torneamento.

As curvas de rugosidade apresentaram carter discrepante no inicio da aferio j que para pequenos avanos h fatores que alteram a rugosidade e no so considerados na formula como o acumulo de tenses na cunha, oscilaes da pea e deformao plstica da superfcie, ou seja quando a ferramenta passa em ou perdo de regies q acabaram de ser usinadas e guardam em sua superfcie maior energia e concentrao de tenso que a superfcie sem usinagem.

Bibliografia
Coelho , Reginaldo Teixeira; Machado, lisson Rocha; Abro, Alexandre Mendes; Silva, Mrcio bacci da- Teoria da Usinagem dos materiais- editora Blucer 1 edio Normas: ABNT- NBR 6162(Movimentos e Relaes Geometricas na usinagem dos metais: terminologia); ABNT- NBR ISSO 4287(Rugosidade-mtodo perfil- Termos definies e parmetros de rugosidade) http://www.rcrtornearia.com.br/rcrtornearia/tempoPassa.html (acessado em 21 de maro de 2012)