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COMUNIDADE SOBRAL DE TRÁFEGO

Métricas:
O guia
definitivo
LIVE #071

@sobralpedro_ pedrosobral.com.br
COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Métricas: O guia definitivo


AULA AO VIVO #071

31 de dezembro de 2019, última aula do ano e vamos fechar a consistência desse ano de uma
maneira linda. Então nessa pegada, eu quero começar a live dando aquela refletida básica de
final de ano né moçada, um ciclo se encerrando, um novo ciclo aí batendo na nossa porta e eu
decidi falar um pouco pra vocês sobre o que eu quero, sobre o que eu espero pra esse ano de
2020. E sobre o que eu acredito que vocês também podem buscar pro 2020 de vocês.

Metas:

É o seguinte minha gente, eu sei que muita gente fica noiada nas metas pra 2020, as resoluções
de ano novo. “Meu Deus, eu vou fazer minhas metas e agora, vai virar a meia noite do dia 31 de
dezembro pra 1º de janeiro e tudo vai mudar, como num passe de mágica, vem um duende na
minha cama e joga um pozinho em cima de mim. Tudo vai mudar, tudo vai ser diferente, porque
começou um novo ciclo. E agora vou começar a fazer tudo que eu não fiz em 2019.”

Deixa eu te contar uma coisa? Não é isso que vai acontecer! 99,9% das pessoas vão bater com
a cara na parede de novo e não vão conseguir realizar aquilo que elas queriam.

“Ai Pedro, que horror. Por que tu fala isso, tu é tão malvado!”

Não é ser malvado, é simplesmente constatar e falar pra vocês que as pessoas não sabem fazer
as coisas acontecerem do jeito certo. E aí elas acabam gerando um monte de frustração e não
executam porra nenhuma. Eu não gosto de meta, acho meta uma merda, acho que meta só
fode com a vida da gente.

“Como assim Pedro? As metas são tão importantes, como que tu consegue alcançar os teus
objetivos se tu não tem metas?”

MÉTODO SOBRAL 2 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Presta atenção: meta é diferente de saber quais são os teus objetivos. Meta é aquilo que tu
coloca um prazo, que tu coloca o tempo que tu vai demorar pra executar até chegar no objetivo
final, como que tu vai fazer, etc. Meta é basicamente um plano de ação pra chegar num objetivo
final. Aí nesse momento a galera da produtividade pode dizer que essa não é a definição de
meta, mas pode não ser pra eles, pra mim essa é a definição de meta. É quando tu fica bitolado
tentando alcançar um objetivo final e se tu não alcança esse objetivo final tu fica frustrado.

Então se liga, pra mim:

Metas = Expectativas

Felicidade = Realidade - Expectativas

Então se as tuas metas são igual a zero:

Felicidade = Realidade - zero expectativas, ou seja, Felicidade = Realidade.

“Ai Pedro, mas eu preciso das metas pra executar.”

Não! Tu precisa de um objetivo. Tu tem que saber onde tu quer chegar, tu pode pegar um papel
(eu gosto de papel), um computador, um bloco de notas e escrever as coisas que tu quer alcançar
em 2020. E o que a gente quer na maioria das vezes é basicamente a mesma coisa, queremos ser
mais saudáveis, comer melhor, fazer mais exercício, ganhar mais dinheiro, passar mais tempo
com a família, ter um pouco mais tempo livre pra viajar com a família. Enfim, as metas das
pessoas são basicamente as mesmas pra todo mundo, muda uma coisinha ou outra e no final
das contas a gente quer ser feliz.

Então ok, tu tem que ter claro quais são os teus objetivos, escreve lá os teus objetivos. Só que
como tu vai executar eles? É simples: Tu vai executar os objetivos da melhor maneira possível
que tu conseguir. É assim mesmo, simples como isso. Sem meta do tipo “ah eu vou executar
isso daqui, eu vou emagrecer 4kg por mês e eu vou comer todos os dias apenas dois ovos no
café da manhã e assim vou chegar ao meu objetivo, porque meu coach me falou que era assim
que eu chegaria no meu objetivo.”

MÉTODO SOBRAL 3 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Cara, na boa, corta isso. A maioria das pessoas que faz as coisas desse jeito não tem resultado, a
maioria das pessoas não consegue buscar aquilo que elas almejam porque ficam com essa
viagem na maionese de metas. E eu sei que isso vai contra um monte de gente da produtividade,
e mil teorias que as pessoas tem, mas é assim que eu faço as coisas. E cá entre nós, eu ando
conseguindo muito alcançar os meus objetivos.

Então pra mim a parada é a seguinte, elenca os teus objetivos e segue essa meta aqui que eu vou
te dar: dar o teu MELHOR e ser o mais CONSISTENTE possível daqui pra frente. De verdade,
se eu pudesse desejar uma coisa, apenas uma coisa pro teu 2020, eu desejaria que tu fosse
fuckin consistente. Que tu não pare de fazer o que tu se propôs a fazer, tu não precisa fazer a
melhor dieta do mundo em janeiro. O que tu te propôs a fazer tem que ser sustentável, as vezes
o cara começa e janeiro é lindo, faz tudo que ele falou que ia fazer. Ele lê 4 livros, não quebra a
dieta, treina todos os dias, finalmente começa a fazer os cursos que tava enrolando, começa a
investir em tráfego.

Só que aí chega fevereiro, e ele já começa a falhar em algumas coisas, chega março e ele já tá
cagando em várias e chega abril e ele já não tá mais fazendo porra nenhuma. Por que? Porque
ele ficou frustrado, porque as metas dele não estão sendo cumpridas, porque a meta dele foi
definida de maneira errada. Nós somos humanos e temos mil variações de humor, tem dias que
a gente tá super bem e tem dias que a gente não tá tão bem assim. Só que a partir do momento
que tu define uma meta, aquela lá vira tua expectativa. Aí tu cumpriu na primeira semana,
cumpriu na segunda semana de janeiro, e pronto, agora todo o resto do ano quando tu não
conseguir cumprir aquela meta tu vai ficar comparando com aquelas duas primeiras semanas lá
de janeiro, quando tu tava no pique, naquela loucura de ano novo, que o duende tinha acabado
de jogar o pozinho mágico em cima de ti e tu tinha virado o super-homem. Mas não, não é assim
que tem que acontecer.

Então cara, o que tu tem que fazer? Focar em ser consistente, essa é a palavra chave, fuckin
consistência. Focar em fazer um pouquinho todos os dias. A gente tem a mania chata de
superestimar aquilo que conseguimos fazer em 6 meses, 1 ano e subestimar o que podemos
fazer em 5 anos. A tua vida não vai mudar da noite do dia 31 de dezembro de 2019 pra manhã
do dia 1º de janeiro de 2020, literalmente não é da noite pro dia que essa mudança vai acontecer.
A tua vida muda enquanto tu faz um pouquinho todos os dias.

MÉTODO SOBRAL 4 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Então foca em fazer esse pouquinho todos os dias, foca em dar o teu melhor sempre que possível.
E talvez a mudança não aconteça da água pro vinho em 2020, mas tu vai te surpreender com o
que essa consistência pode te trazer no longo prazo, em como tua vida pode estar extraordinária
em 2025, 2026 se tu começar a dar consistentemente o teu melhor sempre que possível dia após
dia a partir de hoje. Então bota como meta dar o teu melhor e ser o mais consistente possível
na execução.

E às vezes tu não vai conseguir cumprir a tua meta de fazer a live toda a terça-feira, por exemplo.
Mas usa o artifício da organização pra fazer as coisas da melhor maneira possível, vai lá, grava a
aula antes. Essa aula está sendo gravada no dia 26 de dezembro, pra ir ao ar dia 31. Eu podia
estar com a família, climinha pós natal, folguinha. Mas não, o meu compromisso é com vocês, é
com a consistência em executar o que eu me propus a fazer da melhor maneira possível. O meu
foco não é ser a melhor pessoa do mundo, o foco não é dar a melhor live do universo toda a
semana porque simplesmente não tem como dar a melhor live do universo toda semana. Tem
lives que são muito boas, tem lives que são boas, tem lives que são mais ou menos. Mas toda
semana tem live! O papo é mais sobre estar aqui toda semana sendo consistente do que qualquer
outra coisa.

Então o primeiro recado é esse, no teu 2020 se tu tiver que escolher uma meta, e eu recomendaria
que tu escolhesse uma, é ser consistente em busca de todos os teus objetivos. É isso que eu
quero pra mim, é isso que eu desejo pra vocês, é isso que eu desejo pra minha família e é isso
que eu desejo pra todas as pessoas que eu gosto. Seja consistente em busca de todos os teus
objetivos. Escreve os teus objetivos e busca eles com a maior consistência possível! E às vezes
não vai ser possível, mas tá tudo bem, nós somos humanos, nós temos variações, tem dias que
estamos bem, tem dias que estamos mal, tem dia que estamos mais dispostos, tem dias que
estamos menos dispostos, mas o importante é sempre dar o teu melhor e ser o mais consistente
possível nisso.

Então dado aquele recado lindo e motivacional do dia 31 de dezembro, prestes a entrar nesse
ano novo, a única coisa que eu desejo pra mim é que ano que vem no dia 30 de dezembro, na
última terça-feira do ano. Eu esteja fazendo a minha live 123, daqui 52 lives. Em 2020, vou dar o
meu melhor e buscar ser o mais consistente possível.

Dito isso, boooooora pro conteúdo?

MÉTODO SOBRAL 5 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

1 - Métrica Principal e Métricas Secundárias.

Quando a gente entra na ferramenta da fonte de tráfego, seja Facebook Ads ou Google Ads a
gente tem zilhões de métricas, é MUITO dado. A gente não sabe o que a gente analisa, se olha
pra frequência, se olha pro alcance, se olha pras impressões, pro CTR, pro CPM, pro custo por
conversão, pro custo por visualização, pro custo por envolvimento, a taxa de qualidade do
anúncio, a taxa de conversão, o número de cliques, o custo por clique, enfim, são ZILHÕES de
métricas e tem vezes que a gente não sabe pra onde olhar. Mas tu só não sabe pra onde tu
olha, porque tu não tá tendo um objetivo claro.

Então quando a gente vai analisar uma campanha, a gente SEMPRE vai ter dois tipos de métricas:
a Principal e as Secundárias.

O que é uma MÉTRICA PRINCIPAL?

MÉTRICA QUE MEDE O MEU OBJETIVO. E objetivo quando a gente faz uma campanha é só um, é
o objetivo final que tu tem com aquela campanha. Então se liga, se tu conseguir entender só esse
primeiro conceito aqui a tua vida já mudou. Porque o problema de 90% das pessoas que
trabalham na internet, com tráfego e anúncios é que elas ficam malucas querendo analisar tudo.
Elas acham que tudo é importante, e definitivamente não é. Se tudo for importante tu tá perdido,
porque tem infinitas métricas, e analisar infinitas métricas é impossível.

Então a primeira coisa que tu tem que fazer quando for analisar uma campanha é te perguntar
qual é o meu objetivo principal com essa campanha? E tem que ser UM, apenas um. Por
exemplo, vou fazer uma campanha pras pessoas fazerem o download do meu ebook.

Campanha do EBOOK:

Aí a pessoa vai e me fala: “ah Pedro, meu objetivo principal é conversão, quero que as pessoas
baixem o meu ebook. mas pra ter conversões eu preciso de cliques, então clique também é um
objetivo principal. E pra ter cliques eu preciso que a campanha alcance as pessoas, então
alcance também é um objetivo principal. pra alcançar as pessoas preciso que o anúncio
imprima, então impressões também é um objetivo principal. então essas aqui são as minhas
métricas principais:

conversões; alcance;

cliques; impressões;

MÉTODO SOBRAL 6 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Se fudeu cara, se fudeu porque tu não tá conseguindo simplificar o processo. Quando tu tem
uma campanha de ebook, e teu objetivo é que as pessoas baixem o ebook. o teu objetivo
principal, a tua métrica principal tem que ser qual? conversões, só uma.

Mas beleza, chegou no momento que tu ficou confuso entre duas métricas, que é o que acontece
muitas vezes.

Cliques - Conversões.

Como vamos descobrir qual é a métrica principal, qual é a fórmula? Campanha do EBOOK:

A - 1000 CLIQUES - 100 CONVERSÕES


B - 500 CLIQUES - 200 CONVERSÕES
Eu tô em dúvida sobre qual é a minha métrica principal, cliques ou conversões. Aí eu me pergunto,
eu prefiro 1000 cliques e 100 conversões ou 500 cliques e 200 conversões? “Ah, eu prefiro a
opção B, 500 cliques e 200 conversões”. Então a tua métrica principal é conversões, pronto.

Outro exemplo, quero divulgar um vídeo. Campanha de vídeo:

A - 1000 ENVOLVIMENTOS - 100 VISUALIZAÇÕES


B - 500 ENVOLVIMENTOS - 200 VISUALIZAÇÕES
O que eu prefiro? 1000 envolvimentos e 100 visualizações ou 500 envolvimentos e 200
visualizações? “Ah eu prefiro 500 envolvimentos e 200 visualizações.” Então pronto, tua métrica
principal é visualizações. Logo, a minha métrica principal é a métrica que mede meu objetivo
final. E essa métrica principal sempre vai ter duas coisas que vão acompanhar ela: valor gasto e
o custo para alcançar a métrica principal.

Métrica principal

Valor Gasto

Custo para alcançar a métrica principal

E além da métrica principal, vou ter também as métricas secundárias.

MÉTODO SOBRAL 7 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

O que são MÉTRICAS SECUNDÁRIAS?

São MÉTRICAS QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE A MÉTRICA PRINCIPAL.

Vamos dizer que estamos falando de conversões. Pra eu conseguir uma conversão, eu preciso
de cliques. Então se a minha métrica principal é conversão, minha métrica secundária vai ser
cliques. Só que quando a gente vai usar os cliques numa análise? Quase nunca.

“Pô Pedro, como assim? Clique é uma métrica super importante.” Não, ela é uma métrica
secundária. Então na prática, quando eu vou usar uma métrica secundária? Vou usar pra fazer
uma análise toda vez que somente com a métrica principal eu não conseguir chegar numa
conclusão. Por exemplo, eu tenho dois anúncios e eu quero descobrir qual deles é o melhor. Os
dois tão praticamente com o mesmo custo por conversão, os dois tão com o custo de R$ 2,00 por
conversão. Um deles teve 1200 cliques e o outro teve 500 cliques, qual é o melhor? Eu, Pedro
Sobral, diria que o que tem 1200 cliques é o melhor. Porque além de estar com o mesmo custo
por conversão, ainda está trazendo mais gente para a minha página. E mesmo que essas pessoas
não estejam convertendo, eu posso acabar convertendo elas depois com um remarketing.

Mas a questão aqui é fazer vocês perceberem o quão importante é focar na métrica principal!

O que eu mais recebo de pergunta é coisas do tipo “Ai Pedro, a frequência da minha campanha
tá alta.”, “Pedro, eu alcancei 1500 pessoas e só tive 5 conversões, isso tá bom?”. Não tem como
saber. Porque tu tá usando uma métrica secundária pra justificar uma métrica principal. E isso
não faz sentido. Presta atenção nisso, essa é a frase que eu quero que tu entenda: tu tem que
usar a Métrica Principal, como o principal indicativo de que a tua campanha tá boa ou
ruim. Não importa se a frequência do teu anúncio tá 27, se o teu custo por conversão tá dentro
do valor que tu tá disposto a pagar, ainda assim tá bom. Então o problema é focar em métricas
secundárias e criar um problema em cima de algo que não tem problema. Se a métrica secundária
tá ruim, mas a métrica principal tá ótima, então a campanha tá ótima! Usa somente a métrica
principal pra medir a qualidade da tua campanha, medir a qualidade do teu resultado.

Então a métrica principal é quem vai medir a qualidade do teu resultado, a métrica secundária
vai ser um apoiador, ela até pode afetar a tua métrica principal mas não é ela quem vai dizer se
a tua campanha tá ruim ou tá boa.

MÉTODO SOBRAL 8 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Porque o cara vem e me fala assim “o meu custo por clique tá caro, to pagando R$ 1,00 no
clique.” Aí eu pergunto o que ela quer naquela campanha, e ela me diz que quer conversão do
ebook. E eu pergunto quanto tá o preço por conversão do ebook e ela diz “ah, o custo por
conversão tá R$ 1,50, tá ótimo. mas o clique tá caro!”. Cara, foca na métrica principal, foca
naquilo que tu quer. O clique estar caro é um indicativo de que talvez tu possa fazer alguma
melhora, e de maneira indireta melhorar o teu custo por conversão? Sim, é um indicativo. O
foco pra dizer se tá ruim ou se tá bom, é a métrica principal da campanha.

Então o primeiro ensinamento de métricas que eu quero trazer pra vocês é que só existe UMA
métrica principal. Se tu for rodar uma campanha e tu não souber qual é a tua métrica principal,
tu vai andar sem rumo, tu vai fazer cagada e as tuas otimizações não vão ser assertivas. Por que?
Porque tu não tem foco, tu não sabe onde tu quer chegar com aquela campanha.

Então passo 1: defina uma MÉTRICA PRINCIPAL. A tua vida vai mudar depois disso, é essa
métrica que vai dizer o nível de qualidade da tua campanha. E se a minha campanha estiver
ruim? Aí beleza, a gente vai entender como essa métrica principal é afetada pelas métricas
secundárias, e aí faremos os ajustes nas métricas secundárias pra melhorar a métrica principal.

Imagina as métricas como se fossem engrenagens, a engrenagem central é a métrica principal e


em volta dela tem várias micro engrenagens que são as métricas secundárias. Então se eu
precisar mexer na minha métrica principal, a gente vai fazer as alterações nas métricas
secundárias, mas o FOCO é sempre na métrica principal, na engrenagem central.

2 - Principais Métricas que EU, Pedro Sobral, utilizo:

Não importa se eu for fazer tráfego pra dropshipping, e-commerce, afiliado, infoproduto, negócio
local, SEMPRE são essas métricas que eu utilizo. Tenho certeza que essas métricas que vou falar
pra vocês, todo mundo tem que saber o que são, quais são e como elas conversam entre si. Sei
que às vezes fica meio confuso, métrica principal, métrica secundária, o que afeta o que. Mas eu
vou mostrar pra vocês aqui das métricas que eu utilizo, como elas funcionam, o que é cada uma
delas e como essas métricas se relacionam.

MÉTODO SOBRAL 9 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

CPA (ou CPR): Custo por Ação, Custo por Resultado. É o custo por aquilo que tu tá
buscando, o custo pra buscar a métrica principal. Fórmula do CPA: CPA = Custo/Ação.
Tem gente que tem um pouco de dificuldade com fórmula matemática, então pensa que
é só substituir o “por” pela divisão, ou seja, Custo Por Ação = Custo/Ação.

O CPA então é basicamente o custo pra pessoa realizar aquilo que eu quero que ela realize. Por
exemplo, tô divulgando as minhas aulas aqui pra vocês se cadastrarem e assistirem minha aula
ao vivo. Qual é o meu CPA? Qual é o custo pra pessoa realizar a ação que eu quero que ela
realize? E a ação que eu quero que ela realize nesse caso é se cadastrar numa aula minha.

Então se:
CPA = Custo / Ação
Gastei 200 reais. Fiz 100 conversões.
CPA = 200 / 100
CPA = 2 - ou seja, o meu custo por ação é de 2 reais.

CPC: Custo por Clique. Quanto que custa pra eu receber um clique no meu anúncio.
Fórmula do CPC: CPC = Custo/Clique.

Então se:
CPC = Custo / Clique
Gastei 200 reais. Tive 100 cliques.
CPC = 200 / 100
CPC = 2 - ou seja, o meu custo por clique é de 2 reais.

ROI: Return on Investment, ou traduzindo, Retorno sobre o investimento. A fórmula


para calcular o ROI é: ROI = (Lucro) / Valor Gasto, e eu poderia reescrever essa mesma
fórmula substituindo lucro por faturamento menos o valor gasto:

Por exemplo, na última vez que eu vendi a Comunidade Sobral de Tráfego e o Curso Subido de
Tráfego eu investi R$ 162.000,00 e tive um retorno de R$ 1.500.000,00. Qual foi o meu ROI?

ROI = (Faturamento - Valor Gasto) / Valor gasto


Faturamento = R$ 1.500.000,00
Valor Gasto = R$ 162.000,00
ROI = (1.500.000 - 162.000) / 162.000
ROI = 8,26 - ou seja, pra cada 1 real investido, voltou 8,26 reais.

MÉTODO SOBRAL 10 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Se tu quiser ter o ROI em porcentagem, basta fazer o resultado final vezes 100, nesse caso ficaria
um ROI de 826%.

CPM: Custo por mil impressões. Fórmula: CPM = (Custo*1000)/Impressões.

O que é uma impressão? Uma impressão é toda vez que o teu anúncio aparece na frente de
alguém, se o mesmo anúncio apareceu na minha frente 5 vezes, isso significa que aquele anúncio
teve comigo 5 impressões. As ferramentas não medem o custo de apenas uma impressão,
porque uma impressão é muito pouco. Como elas tem o poder de mostrar o teu anúncio muitas
vezes de uma maneira muito barata, elas te dão esse custo sempre baseado em mil impressões.
Tu não precisa fazer esse cálculo, a ferramenta sempre vai te dar o custo já prontinho. Mas a
fórmula dessa continha é CPM = (Custo*1000) / Impressões. E é assim que se calcula o custo
pro teu anúncio aparecer mil vezes na internet.

Alcance: número de pessoas alcançadas. Às vezes rola uma confusão entre alcance e
impressões, qual a diferença? Se o mesmo anúncio aparecer pra mim 20 vezes, teremos então
20 impressões mas apenas 1 alcance. Agora o mesmo anúncio aparece 10 vezes pro João e 10
vezes pro Pedro, temos as mesmas 20 impressões mas agora 2 de alcance.

Frequência: A frequência é o número de impressões que cada alcance teve. A fórmula da


frequência é: Frequência = Impressões / Alcance. Por exemplo, o anúncio apareceu 10 vezes
pro joão e 10 vezes pro Pedro. Isso são 20 impressões, 2 de alcance e 10 de frequência (20 / 2).
Essa é a frequência com o que teus anúncios estão aparecendo pras pessoas.

CTR: Click Through Rate, ou traduzindo, taxa de cliques no anúncio. A fórmula do CTR é o
número de cliques no teu anúncio divididos pelas impressões, que são quantas vezes ele foi visto
(cliques/impressões). Se o meu anúncio teve 100 cliques e 1000 impressões, quer dizer que eu
tive um CTR de 10%. Ótimo indicador sobre a qualidade do anúncio. Fórmula: CTR = (Cliques /
Impressões)*100

CPV x%: Custo por visualização, quanto que custa pra pessoa visualizar o meu vídeo? E é
importante ressaltar que diferentes ferramentas contam a visualização de maneiras diferentes.
Pro Facebook uma visualização é contada a partir de 3 segundos do teu vídeo, no Youtube a
visualização é contabilizada quando a pessoa vê 30 segundos do teu vídeo. Fórmula: Custo/
número de visualizações de x%.

MÉTODO SOBRAL 11 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Temos diferentes métricas dentro do CPV:

3 seg CPV 50%

15 seg CPV 75%

30 seg CPV 95%

CPV 25% CPV 100%

E aqui uma explicaçãozinha que eu quero dar porque pode parecer muito óbvio pra algumas
pessoas, mas tem gente que se atrapalha aqui, te liga: todo mundo que viu 50% do vídeo, viu
25% do vídeo. Ou seja, se tu tem 50 pessoas que viram o vídeo até 25% e 30 pessoas que viram
o vídeo até 50%, essas 30 estão dentro daquelas 50. Pra tu chegar até o final da corrida, tu tem
que passar pelo meio dela não é? Então quem visualizou 95% do teu vídeo, também visualizou
25%, 50% e 75% do vídeo.

E pra calcular esse CPV x% basta eu pegar o quanto eu gastei naquela campanha e dividir pelo
número de pessoas que viram uma certa %. Por exemplo, se eu gastei R$ 100,00 e 5 pessoas
viram 95% do vídeo. O meu CPV 95% é R$ 20,00. Ou seja, custou R$ 20,00 pra cada pessoas ver
95% do meu vídeo. “Nossa, que caro Pedro.” O caro é relativo nesse caso, porque vamos supor
que o meu vídeo tem 3 horas, pagar R$ 20,00 pra uma pessoa te assistir durante 3 horas na
minha opinião é barato.

Aqui eu vou entrar num assunto que eu só queria entrar depois, mas já que surgiu aqui, bora lá.

2.1 - O conceito de caro vs barato.

Muita gente me pergunta o que é um CPA bom, um CPC bom, um ROI bom, um CPM bom, um
alcance bom, uma frequência boa, um CTR bom, um CPV bom. Todo mundo quer um benchmark,
um padrão, uma tabelinha que diga se o teu resultado tá caro ou tá barato. Cara, eu vou te dizer
uma dura verdade. Essa tabelinha não existe. Não existe a média de mercado nesse caso,
porque cada tráfego é um tráfego, cada nicho é um nicho, cada campanha é uma campanha,
cada pessoa é uma pessoa, cada gerenciador é um gerenciador, não existe um padrão. E como
tu vai saber se tá pagando caro ou barato então? Vou te dizer aqui agora nesse conceito de caro
vs barato.

MÉTODO SOBRAL 12 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

CARO x BARATO:

Comparar os teus resultados com os teus resultados.

Vamos dizer que tu tá acostumado a pagar sempre R$ 30,00 pelo teu CPM, aí tu vai lá, roda uma
campanha um certo dia e começa a pagar R$ 5,00 pelo teu CPM. Então se eu tô acostumado a
sempre pagar R$ 30,00 e começo a pagar R$ 5,00, R$ 5,00 é barato.

“Mas Pedro, como é que eu vou saber se não tô fazendo algo errado?”

No princípio, tu não vai saber. E eu sei que isso é desconfortável de ouvir, que é ruim eu não
chegar aqui e te dizer que um CPM bom vai variar entre R$ 15,00 e R$ 20,00. Que um custo por
lead bom vai variar entre R$ 2,00 e R$ 4,00. Que um custo por clique bom vai variar entre R$ 0,30
e R$ 1,00. Isso não existe, quem te falar isso tá te jogando numa armadilha. É confortável de se
ouvir, é legal quando alguém te fala, mas isso não é verdade, isso vai mais te atrapalhar do que
te ajudar. Então bem vindo e bem vinda ao mundo das pessoas pensantes. Aqui a gente tem
que pensar, nem sempre é fácil, tráfego não é a coisa mais fácil do mundo, temos um milhão de
métricas, um milhão de indicativos e além de ler temos que entender quando essa métrica, esse
indicativo tá bom ou tá ruim. Mas presta muita atenção no que eu tô te dizendo aqui, vamos
simplificar o processo:

Pra tu descobrir o que é um preço bom ou o que é um preço ruim, tu vai comparar os teus
resultados com os teus próprios resultados. A moral é olhar pros teus resultados e ficar
constantemente comparando ele com os teus próprios resultados, essa comparação que vai te
dar uma noção do que tá bom e do que tá ruim. E pra fazer isso tu tem que criar as tuas campanhas
de uma maneira MINIMAMENTE BOA.

“Pedro, sou mega iniciante, como que eu faço pra criar minhas campanhas de uma maneira
decente?”

É só ver as minhas aulas:

Live #001 - O que é e como aprender tráfego?


https://www.youtube.com/watch?v=NAgbdx8lAa0&t=73s

Live #043 - Como criar campanhas no Facebook.


https://www.youtube.com/watch?v=kHZVQ75C54U&t=5816s

MÉTODO SOBRAL 13 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Live #055 - Como achar os melhores públicos no Facebook Ads.


https://www.youtube.com/watch?v=7ufpa47leJI

Se tu seguir o que eu falo nessas aulas, tu com certeza já vai estar criando as tuas campanhas de
uma maneira minimamente boa. A partir daí tu tem que estar constantemente rodando tuas
campanhas, pra estar constantemente entendendo o que no teu tráfego, o que no teu gerenciador,
é caro ou barato. Então lembra sobre aquilo que a tua mãe te falava que tu não podia te comparar
aos outros? Que tu não era todo mundo? Bem, isso funciona pro tráfego também. Tu não é todo
mundo, a única pessoa que tu tem que te comparar é contigo mesmo.

Então voltando a falar sobre os custos de visualização, no tráfego do Mairo Vergara por exemplo,
um Custo por Visualização de 25% barato é R$ 2,00. No meu é R$ 5,00. E como que eu descobri
isso? Fazendo! Eu queria que o meu CPV 25% fosse R$ 2,00 também, mas não é. E eu sei disso
porque eu to fazendo as campanhas do jeito certo, to fazendo as campanhas de uma maneira
decente. E mesmo assim o meu custo barato é R$ 5,00. O meu custo quando é caro, fica R$ 8 ou
R$ 9. Só que eu não sabia disso no começo, eu só descobri anunciando.

É igual o mesmo custo por lead, no início eu não sabia quanto que era um custo por lead bom
pra mim. Eu achei que o meu lead no começo ia custar R$ 1,00, mas ele começou sendo R$ 5,00.
E depois de muita otimização eu consegui baixar ele pra R$ 4,00, depois pra R$ 3,00 e depois pra
R$ 2,00. Hoje em dia minha meta é pagar entre R$ 2,00 e R$ 3,00. Porque depois de muito
otimizar, de muito comparar os meus resultados com os meus próprios resultados, hoje consigo
saber o quanto eu tô disposto a pagar. Consigo saber o que é um preço bom, um preço caro ou
um preço barato.

Então é isso, caro e barato é relativo e é relativo aos teus próprios resultados.

Compras: Número de compras que a tua campanha gerou.

Custo por compra: Valor investido dividido pelo número de compras.


Fórmula: Custo por compra = Custo/número de compras.

Valor de conversão: quanto de dinheiro tu faturou com essas compras.

Exemplo: Eu tive uma campanha que gerou 50 compras e outra campanha que gerou 20 compras,
qual é a melhor campanha?

MÉTODO SOBRAL 14 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Gastei 500 reais pra gerar esses resultados:

A - 50 compras 10 reais por compra.

B - 20 compras 25 reais por compra.

Só que as compras do item B, eram de um item mais caro, que custava 1000 reais. Logo o meu
faturamento na opção B foi de 20 mil reais.

E na opção A, o ticket do produto era de apenas 100 reais. Logo meu faturamento na opção A foi
de 5 mil reais.

A - 50 compras 10 reais por compra = 5000 reais de faturamento

B - 20 compras 25 reais por compra = 20000 reais de faturamento

Então qual é a melhor campanha? Depende. Tá, mas depende do que? Depende do teu objetivo.
Qual a tua métrica principal? Se a tua métrica principal for o número de compras, a campanha A
é melhor que a campanha B. Se for ROI, a campanha B é melhor que a campanha A.

“Mas como assim Pedro, quem iria preferir 5.000 reais de faturamento ao invés de 20.000 reais
de faturamento?”

Muita gente. Porque o objetivo principal do cara pode ser apenas trazer novos clientes pra tua
empresa, porque ele entende que no longo prazo aqueles clientes podem trazer 100 mil reais a
mais de faturamento pra empresa. Então pra esse carinha, a campanha A pode ser a melhor
campanha.

Agora se o objetivo da tua campanha for o valor de conversão, o ROI. Então a campanha B vai ser
a melhor. Porque mesmo que eu tenha conseguido menos compras, adquirido menos clientes
na campanha B, ela foi a que me rendeu mais dinheiro no bolso. Só que o acontece? As pessoas
viajam na maionese porque elas não sabem o que elas querem. Esse é o erro mais comum que
eu vejo principalmente em e-commerce e dropshipping, as pessoas não entendem que tu tem
que ter campanhas que focam em faturamento (situação B) e tu tem que ter campanhas que
focam em aquisição de clientes (situação A). Porque o melhor público pra maioria dos
e-commerces e pra maioria dos dropshippings é o público de pessoas que já comprou outros
produtos, daí a importância de termos uma campanha que não necessariamente foca em ROI e
sim em aquisição de clientes.

MÉTODO SOBRAL 15 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Aumentar a base de clientes no longo prazo vai te trazer muito mais escala, porque tu revende
pra pessoas que já compraram de ti. Então quando tu tem uma campanha que foca em gerar
novas compras mesmo que o teu faturamento não seja tão alto, tu tá mandando muito bem.

Então vocês tem que ter muito claro qual é o objetivo de vocês ao fazer a campanha, e se tu acha
que é os dois tu tá errado, temos que ter um objetivo, uma métrica principal bem clara e definida.

Tx de Conversão: Se eu joguei 100 pessoas pro meu site e 50 converteram, a minha taxa
de conversão é de 50%. Fórmula: Tx de conversão = Conversões/Cliques

Custo por Envolvimento: Envolvimentos em geral, comentários, curtidas,


compartilhamentos, salvamentos. É basicamente o valor gasto dividido pelo número de
envolvimentos obtidos com a campanha.

Então moçada, essas daqui são as métricas que eu mais utilizo. Quase nunca eu saio dessas
métricas aqui. Se tu conseguir entender bem essas métricas aqui e como elas se relacionam, tu
vai ter um sucesso absurdo no tráfego. Vai por mim.

Então só pra vocês se guiarem melhor para a finalidade de cada uma dessas métricas, vou
organizar elas aqui pelas situações que mais vamos usar elas.

Métricas principais de CRIAÇÃO DE AUDIÊNCIA e DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO:

CPV x%: Custo por visualização do meu vídeo.

Custo por Envolvimento: Custo por envolvimento com a publicação.

CPC: Custo por Clique.

Métricas principais de VENDAS DIRETAS:

Compras: Número de compras que a tua campanha gerou.

Custo por compra: Valor investido dividido pelo número de compras.

Valor de conversão: quanto de dinheiro tu faturou com essas compras.

ROI: Retorno sobre o investimento.

Métricas principais de GERAÇÃO DE LEADS:

CPA (ou CPR): Custo por Ação, Custo por Resultado.

MÉTODO SOBRAL 16 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Métricas de ALCANCE:

Alcance: número de pessoas alcançadas.

Frequência: A frequência é o número de impressões que cada alcance teve.

Métricas SECUNDÁRIAS UNIVERSAIS:

CPM: Custo por mil impressões. Fórmula: CPM = (Custo*1000)/Impressões.

CTR: Click Through Rate, ou traduzindo, taxa de cliques no anúncio.

Tx de Conversão: Se eu joguei 100 pessoas pro meu site e 50 converteram, a minha taxa
de conversão é de 50%. Tx de conversão = Conversões/Cliques

E eu queria que vocês prestassem bem atenção nisso daqui minha gente, essas últimas métricas
são secundárias, não são as métricas principais, não é nelas que tu vai focar todas as forças do
universo, não é pra elas que tu tem que ficar olhando. Raramente vamos ter uma campanha que
o objetivo dela é gerar mais impressões por exemplo. Pode até ter que tu tenha um objetivo de
campanha que seja alcançar mais pessoas, mas aí vão ser casos específicos definidos dentro da
tua estratégia.

Lembra que eu falei que temos uma grande engrenagem central e na volta temos pequenas
engrenagens? Então, as métricas secundárias são as pequenas engrenagens. Principalmente o
CPM e o CTR, então agora vou dar algumas explicações sobre o que o CPM e o CTR falam pra gente.

CPM = (Custo*1000)/Impressões: O CPM é quanto que tá custando pro teu anúncio


aparecer 1000 vezes na frente das pessoas, ele vai medir o preço pra tu aparecer pra um
determinado público.

CPM caro, pode significar duas coisas:

1- Competição no leilão: leilão tá caro, tá muito competitivo anunciar pra esse público;

2- Tamanho do público: o teu público é muito pequeno pra verba que tu tá investindo.

MÉTODO SOBRAL 17 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Pensa comigo, a gente tem um público de 5 mil pessoas e um público de 1 milhão de pessoas.
Pra quem é mais fácil o Facebook fazer o nosso anúncio aparecer mil vezes? Pro público de 1
milhão de pessoas certo? Pro Facebook alcançar essas 5 mil pessoas, elas tem que estar online,
a gente tem que ganhar o leilão pra aparecer o nosso anúncio e não o de outro anunciante.
Então quanto maior for o teu público, mais fácil é pro Facebook mostrar o teu anúncio 1000
vezes pra essas pessoas. Tem mais coisas que afetam o CPM, mas basicamente os fatores que
mais afetam são esses dois: competição no leilão e tamanho do público.

“Pedro, o que tu considera um CPM caro?” Depende, cada conta tem o seu CPM. Então tu vai ter
que comparar o teu CPM com o teu próprio CPM, como eu disse antes, encontrar um padrão e
depois fazer as comparações.

Então:

1- Quanto menor a competição, menor o CPM. (Diretamente proporcional)

2- Quanto maior o tamanho do público, menor o CPM. (Inversamente proporcional)

CTR = (Cliques/Impressões)*100: CTR é a taxa de pessoas que tá clicando no teu


anúncio, taxa de atratividade do teu anúncio. Se o meu anúncio teve 100 cliques e 1000
impressões, quer dizer que eu tive um CTR de 10%.

CTR alto, quer dizer que as pessoas tão clicando muito no teu anúncio, teu anúncio tem qualidade.
Normalmente tu vai conseguir um CTR alto quando tu fizer um anúncio bom para o público
certo.

CTR baixo, as pessoas não tão clicando no teu anúncio, indicador de que teu anúncio não tem
tanta qualidade, ou não tem tanta qualidade assim para aquele público específico. Lembrem-se
que nem todo anúncio que funciona com o público A necessariamente vai funcionar com o
público B.

MÉTODO SOBRAL 18 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Então o CTR vai ser alterado basicamente por duas coisas:

1- Pelo teu anúncio, quanto melhor for o teu anúncio, mais as pessoas vão clicar no teu
anúncio.

2- Público que tu tá divulgando, não adianta nada eu divulgar uma campanha de venda de
lingeries, onde meus principais compradores são mulheres, pra homens. Isso com
certeza vai influenciar o meu CTR. Nesse caso não importa o quão bom é o teu anúncio,
se o teu público não estiver alinhado com o teu anúncio, o CTR vai ficar lá embaixo.

Então:

1- Quanto mais qualidade tem o teu anúncio, maior vai ser o teu CTR. (Diretamente
proporcional)

2- Quanto maior o alinhamento do anúncio com o público para o qual tu tá anunciando,


maior vai ser o teu CTR. (Diretamente proporcional)

Taxa de Conversão: O quanto a minha página tá conseguindo realizar o meu objetivo.


Taxa de conversão = Conversões/Cliques

Duas coisas podem alterar a taxa de conversão:

1- A tua página não tem o poder de convencimento suficiente para converter, qualidade
da página em si. Quanto maior a qualidade da página, maior a taxa de conversão.
(Diretamente proporcional)

2- O teu anúncio não tá alinhado com a página de destino. Quanto mais alinhado estiver
o meu anúncio com a minha página de destino, maior vai ser a minha taxa de conversão.
(Diretamente proporcional)

Quais são as soluções nesse caso? Fazer o teu anúncio ficar mais alinhado com a tua página, ou
então melhorar a copy da tua página, ou então fazer um remarketing pra quem chegou na tua
página e não converteu com algum outro anúncio que quebre uma objeção.

E porque eu tô falando especificamente dessas métricas pra vocês? Se eu fosse dar essa aula há
5 meses atrás, eu nem falaria pra vocês focarem muito nisso daqui. Mas hoje pra mim essas são
as três métricas universais secundárias. Toda campanha, não importa se vai ser uma campanha
de alcance, de geração de leads, de vendas, enfim, todas as campanhas vão se relacionar com
essas três métricas.

MÉTODO SOBRAL 19 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Se eu tenho uma campanha, e o meu custo da minha métrica principal não tá boa. Quais são as
engrenagens que eu consigo mexer em volta dela, pra tentar melhorar a minha campanha? São
essas três! A gente vai tentar mexer no CPM, no CTR e na Taxa de Conversão.

Por quais fatores o meu CPM é afetado, por exemplo? Pela competição no leilão e pelo tamanho
do meu público, certo? Leilão é o assunto da nossa aula da semana que vem, então basicamente
eu vou falar aqui sobre como eu consigo alterar o meu CPM, fazendo alterações no público.
Se eu usar um público mais amplo, eu consigo um CPM mais barato, consequentemente baixando
meu custo pra aparecer pras pessoas, alterando assim minha métrica principal desejada.

E como eu faço pra mexer no meu CTR? O que basicamente altera o nosso CTR é o anúncio + a
segmentação do nosso público. Já falamos de alteração de público no CPM, então vamos tratar
aqui de alterações no meu anúncio. E quando eu faço alterações no meu anuncio, eu consigo
tornar o meu anúncio mais atrativo, tornando meu anúncio mais atrativo, mais gente clica no
meu anúncio, se mais gente clica no meu anuncio, menor vai ser o custo da minha métrica
principal desejada.

E como eu posso alterar a minha taxa de conversão? Basicamente eu altero ela mexendo na
qualidade da página. Constantemente testar elementos na tua página de conversão que
possam melhor o teu resultado.

O que eu quero que vocês entendam, é que essas três métricas CPM, CTR e Taxa de Conversão
elas vão estar presentes em toda e qualquer divulgação que vocês forem fazer, só que elas não
vão ser o foco de vocês, elas são métricas secundárias. Mas vocês tem que saber que elas tão em
volta da tua engrenagem principal, como engrenagens secundárias e que alterações nelas podem
sim melhorar o resultado da tua métrica principal.

Então:

CPM Público + Leilão.


CTR Anúncio + alinhamento de anúncio + público.
Taxa de conversão Qualidade da página.

E o que mudou do Pedro de 5 meses atrás pro Pedro de agora que foca nessas métricas aqui
como Métricas Secundárias Universais?

MÉTODO SOBRAL 20 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

O que mudou foi isso daqui:

Eu vi em dois lugares essa fórmula, um membro da Comunidade Sobral postou nos stories e eu
achei muito massa. E eu vi num blog também, que eu não lembro o nome.

Mas eu não queria simplesmente largar essa fórmula pronta pra vocês, então antes de entrar
nessa aula eu deduzi a fórmula pra trazer pra vocês moçada. Eu sei que é bem matemático, mas
ia ser muito legal se vocês prestassem atenção e tentassem entender.

1
CPA = Custo x
conversões

1000 CPM x imp.


CPM = Custo x Custo =
impressões 1000

1 1 imp.
CTR = Cliques x =
impressões CTR cliques

1
TxConv = Conversões x Conv. = TxConv x cliques
cliques

Então aqui estão as fórmulas do CPA, CPM, CTR e Taxa de Conversões. Aí nessas três fórmulas,
do CPM, CTR e Taxa de Conversões eu isolei algumas variáveis. Na fórmula do CPM eu isolei o
custo. No caso do CTR eu inverti a fórmula. E na taxa de conversões eu isolei as conversões.

Feito isso, eu peguei a fórmula do CPA (CPA = Custo/Conversões) e no lugar do custo eu coloquei
aquela fórmula em laranja onde o custo está isolado e vemos que custo é igual a CPM vezes as
impressões divididos por 1000. E no lugar das conversões eu coloquei a fórmula em roxo, onde
a conversão está isolada. Ficou assim:

MÉTODO SOBRAL 21 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

1
CPA = Custo x
conv.

CPM x imp. 1
CPA = x
1000 TxConv x cliques

CPM imp.
CPA = x
1000 x TxConv cliques

CPM 1
CPA = x
1000 x TxConv CTR

Aí o que eu fiz aqui? Eu isolei as impressões e os cliques do lado direito da equação como vocês
podem ver na terceira linha. Mas lembra que lá em cima eu tinha invertido a fórmula do CTR?
Então, e lá eu vi que impressão/cliques = 1/CTR. Então na nossa quarta linha aqui eu tirei fora o
impressão/cliques e coloquei o 1/CTR.

E no final das contas eu descobri que:

CPM
CPA =
1000 x TxConv x CTR

“PEDRO EU NÃO ENTENDI PORRA NENHUMA!”

Tudo que eu preciso que tu entenda tá aqui nessa última imagem, então CONCENTRA que vai dá
certo, vem comigo!

Como é que funciona na matemática? Quando o CPA sobe, o CPM sobe. Quando o CPA desce, o
CPM desce. Mas porque? Porque tudo que tá na mesma linha da equação é proporcional e tudo
que tá em uma linha diferente da equação é inversamente proporcional. Como assim? O CPA e
o CPM estão na mesma linha da equação, não estão? Então quando o CPA sobe, o CPM sobe e
quando o CPA desce, o CPM desce.

MÉTODO SOBRAL 22 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Ou seja, se o meu custo por mil impressões subir, o meu custo por ação vai ficar mais caro. Se o
meu custo por mil impressões diminuir, o meu custo por ação vai ficar mais barato.

E tudo que tá na linha de baixo é inversamente proporcional, ou seja, se o CTR sobe o que tá em
cima desce. Se a taxa de conversão sobe, o que tá na linha de cima desce. Então se a minha taxa
de conversão aumenta, o meu custo por ação diminui. Se o meu CTR aumenta, o meu custo por
ação diminui.

Ou seja, vamo lá, idealmente a gente sempre vai buscar:

um CPM menor porque dessa forma o CPA é menor (afinal é o que estamos buscando,
um custo por conversão menor).

um CTR maior porque dessa forma o CPA é menor.

uma Taxa de Conversão maior porque dessa forma o CPA é menor.

Então como que a gente consegue afetar o nosso custo por resultado?

mexendo nos públicos (altero no CPM)

mexendo nos criativos (altero o CTR)

mexendo na landing page (altero a taxa de conversão)

“PEDRO, CONTINUO SEM ENTENDER PORRA NENHUMA!!”

Cara, não tem problema nenhum, porque durante muito tempo eu não entendia merda nenhuma
disso também. Tudo que eu entendia era o que? Isso daqui:

Métricas Principais x Métricas Secundárias (90% do teu resultado tá em entender isso de


verdade).

Porque por mais que eu faça uma fórmula linda e escrever uma fórmula super complexa, de
uma forma super complicada, eu posso escrever isso de uma forma super simples também:

CPA = CUSTO/AÇÃO

CPA = CPMP (Custo por ação = Custo pela Métrica Principal)

MÉTODO SOBRAL 23 DE TRÁFEGO


COMUNIDADE SOBRAL LIVE #071

Qual é o MP da tua campanha, qual é a métrica principal que tu tá buscando? É isso que eu
quero que vocês descubram e tentem simplesmente aumentar o meu número de ações de
vocês.

Então essa foi a aula de métricas, espero que vocês tenham gostado, espero que eu tenha
descomplicado mais do que complicado a cabecinha de vocês.

Mas eu também tô aqui pra gerar um pouquinho de dificuldade pra essas cabeças pensantes
porque afinal de contas é assim que a gente aprende!

Então é isso moçada, se tu tá lendo esse PDF lindo aqui marca nós lá no Instagram, pra mostrar
que tu também é #consistente!

@sobralpedro_
#consistente

MÉTODO SOBRAL 24 DE TRÁFEGO

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