Você está na página 1de 10

1. INTRODUO Designa-se, como descontinuidade, a qualquer interrupo da estrutura tpica (ou esperada) de uma junta solda.

Neste sentido, o termo descontinuidade pode abranger uma falta de homogeneidade de caractersticas fsicas, mecnicas ou metalrgicas do material ou da solda. A existncia de descontinuidades em uma junta no significa necessariamente que a mesma seja defeituosa ou inadequada para o uso a que se presta. Esta condio depende da aplicao a que se destina o componente e , em geral, caracterizada pela comparao das dimenses ou da quantidade das descontinuidades encontradas ou do valor das propriedades medidas com nveis estabelecidos em um cdigo, projeto ou contrato pertinente. Assim, considera-se uma junta soldada contm defeitos quando esta apresenta descontinuidades ou valores de propriedades (que, nesta situao, so considerados como defeitos) que no atendam ao exigido, por exemplo, por um dado cdigo. Juntas defeituosas precisam, em geral, ser reparadas ou, mesmo, substitudas. Existem quatro tipos gerais de descontinuidades: (a) dimensionais, (b) estruturais, (c) relacionadas com propriedades indesejveis da regio da solda e (d) com as propriedades do metal de base. 2. DESCONTINUIDADES DIMENSIONAIS Para a fabricao de uma estrutura soldada, necessrio que tanto a estrutura como as suas tenham dimenses e formas similares (dentro das tolerncias exigidas) s indicadas em desenhos, projetos ou contratos. Uma junta que no atenda a esta exigncia pode ser considerada defeituosa, sendo necessria a sua correo antes da aceitao final da estrutura. As principaisdescontinuidades estruturais so: 2.1. Distoro: a mudana de forma da pea soldada devido s deformaes trmicas do material durante a soldagem. A distoro e suas caractersticas j foram discutidas em outra parte deste curso. Em linhas gerais, problemas de distoro so controlados ou corrigidos por medidas como: (1) projeto cuidadoso da pea ou estrutura, (2) planejamento da sequncia da deposio das soldas, (3) projeto adequado do chanfro, (4) adoo de tcnicas especiais para a deposio da solda, (5) desempeno, com ou sem a aplicao de calor, da junta soldada e (6) remoo e correo de soldas problemticas. A forma usada de correo depende do cdigo ou especificao considerados, de acordo entre o fabricante e cliente ou, mesmo, dos equipamentos disponveis. 2.2. Preparao Incorreta da Junta: Inclui a falha em se produzir um chanfro com as dimenses ou forma especificadas, por exemplo, em um desenho e adequadas para a espessura do material e para processo e procedimento de soldagem a serem usados. Uma falha deste tipo pode aumentar a tendncia para a formao de descontinuidades estruturais (item 2) na solda, devendo, idealmente ser corrigida antes da soldagem.

2.3. Dimenso Incorreta da Solda: As dimenses (figura 1) de uma solda so especificadas para atender algum requisito como um nvel de resistncia mecnica adequado. Soldas com dimenses fora do especificado podem ser consideradas como defeituosas uma vez que deixam de atender a estes requisitos ou, no caso de soldas, cujas dimenses ficam maiores que as especificadas, levam ao desperdcio de material ou aumentam a chance de distoro e outros problemas. As dimenses de uma solda podem ser verificadas por meio de gabaritos (ver item 7.1).

Figura 1 Perfis adequados de soldas de filete e suas dimenses: p1 e p2 pernas e g garganta. Cordo cncavo (a) e convexo (b). 2.4. Perfil Incorreto da Solda: O perfil de uma solda importante. Do ponto de vista mecnico, variaes geomtricas bruscas agem como concentradores de tenso, facilitando o aparecimento de trincas, por exemplo, por fadiga. O perfil do cordo pode tambm ser considerado como inadequado quando (i) facilitar o aprisionamento escria entre passes de soldagem, (ii) levar ao acmulo de resduos e, assim, prejudicar a resistncia corroso da estrutura ou (iii) fazer com que a solda tenha, em alguns locais, dimenses incorretas. Esta forma de descontinuidade est, em geral, associada com problemas operacionais (manipulao incorreta do eletrodo, parmetros incorretos de soldagem,Vinstabilidade do processo, etc). A figura 2 ilustra exemplos de perfis inadequados de soldas.

Figura 2 - Exemplos de perfis inadequados de soldas de filete.

2.5. Formato Incorreto da Junta: O posicionamento ou o dimensionamento inadequado das peas pode levar a problemas como o desalinhamento em juntas de topo (figura 3). Problemas de distoro podem tambm ser um importante fator para a obteno de juntas soldas com um formato incorreto.

Figura 3 Desalinhamento em junta de topo. 3. Descontinuidades Estruturais em Soldas por Fuso 3.1. Porosidade: Porosidade formada pela evoluo de gases, na parte posterior da poa de fuso, durante a solidificao da solda. Os poros tm usualmente um formato esfrico, embora poros alongados (porosidade vermiforme) possam ser formados, em geral, associados com o hidrognio. Causas operacionais para a formao de porosidade incluem, por exemplo, (1) a existncia de contaminaes de leo e graxa, oxidao e de umidade na superfcie do metal de base, de consumveis e no equipamento de soldagem e (2) perturbaes na proteo do metal lquido causadas por turbulncia no gs de proteo devido a uma vazo muito elevada ou a problemas no equipamento ou por efeito de correntes de ar. Parmetros inadequados de soldagem como corrente excessiva e um arco muito longo podem, tambm, causar a formao de porosidade, particularmente, na soldagem SMAW. Neste processo, estas condies favorecem a degradao do revestimento ou o consumo excessivo de desoxidantes, propiciando a evoluo de CO na poa de fuso e a formao de porosidade. Quanto sua distribuio na solda, a porosidade pode ser dividida em: (a) uniformemente distribuda, (b) agrupada (associada, em geral, com pontos de abertura ou de interrupo do arco) e (c) alinhada (que ocorre, em geral, no passe de raiz), figura 4.

Figura 4 Esquema dos tipos de distribuio de porosidade: (a) distribuda, (b) agrupada e (c) alinhada (radiografia esquemtica). 3.2. Incluses de Escria: Este termo usado para descrever partculas de xido e outros slidos no-metlicos aprisionados entre passes de solda ou entre a solda e o metal de base (figura 5). Em vrios processos de soldagem, uma escria formada por materiais pouco solveis no metal fundido e que tendem a sobrenadar na superfcie da poa de fuso devido sua menor densidade. Uma manipulao inadequada do eletrodo durante a soldagem pode fazer com que parte da escria escoe frente da poa de fuso aprisionando-a sob o cordo. Adicionalmente, na soldagem com vrios passes, parte da escria depositada com um passe pode ser inadequadamente removida e no ser refundida pelo passe seguinte ficando aprisionada sob este passe. Diversos fatores operacionais podem dificultar a remoo da escria, incluindo, a formao de um cordo irregular ou o uso de um chanfro muito fechado. Este tipo de descontinuidade aparece, em geral, com uma forma alongada em radiografias. Incluses de escria podem agir como concentradores de tenso favorecendo a iniciao de trincas. 3.3. Incluso de Tungstnio: Este tipo de incluso pode ocorrer na soldagem GTAW (TIG) como resultado de um contato (acidental) entre o eletrodo e a poa de fuso durante a soldagem. Como conseqncia, partculas de tungstnio podem ser transferidas para a poa de fuso e, com a solidificao desta parte do cordo, ficarem presas como incluses no cordo de solda. Estas incluses, embora metlicas (de tungstnio), so duras e frgeis. Pelo exposto, fica claro que a causa operacional mais importante de formao desta descontinuidade uma manipulao incorreta da tocha pelo soldador.

3.4. Falta de Fuso: Este termo refere-se ausncia de unio por fuso entre passes adjacentes de solda ou entre a solda e o metal de base (figura 6). A falta de fuso causada por um aquecimento inadequado do material sendo soldado como resultado de uma manipulao inadequada do eletrodo, do uso de uma energia de soldagem muito baixa, da soldagem em chanfros muito fechados ou, mesmo, da falta de limpeza da junta. Esta descontinuidade um concentrador de tenses severo, podendo facilitar a iniciao de trincas, alm de reduzir a seo efetiva da solda para resistir a esforos mecnicos.

Figura 6 - Falta de fuso. 3.5. Falta de Penetrao: O termo refere-se falha em se fundir e encher completamente a raiz da junta (figura 2 e 7). A falta de penetrao causada por diversos fatores, destacando-se a manipulao incorreta do eletrodo, um projeto inadequado da junta (ngulo de chanfro ou abertura da raiz pequenos) ou, alternativamente, a escolha de um eletrodo muito grande para um dado chanfro (em ambos os casos, torna-se difcil, ou impossvel, direcionar o arco para a raiz da junta) e o uso de uma baixa energia de soldagem. Falta de penetrao causa uma reduo da seo til da solda alm de ser um concentrador de tenses. Deve-se ressaltar que, frequentemente, juntas so especificadas para terem penetrao parcial. Nesses casos, a falta de penetrao, desde que mantida nos limites especificados, no considerada como um defeito de soldagem.

Figura 7 - Falta de penetraco. 3.6. Mordedura: Este termo usado para descrever reentrncias agudas formadas pela ao da fonte de calor (o arco) entre um passe de solda e o metal de base ou um outro passe adjacente. Quando formada na ltima camada do cordo, a

mordedura causa uma reduo da espessura da junta e atuar como um concentrador de tenses (figura 2 e 8). Quando formada no interior da soda, ela pode ocasionar a formao de uma falta de fuso ou de incluso de escria. Mordeduras so causadas por manipulao inadequada do eletrodo, comprimento excessivo do arco e por corrente ou velocidade de soldagem elevadas, sendo a sua formao facilitada na soldagem na posio horizontal. A tendncia formao desta descontinuidade depende tambm do tipo de consumvel (eletrodo, fluxo ou gs de proteo) usado.

Figura 8 - Mordeduras. 3.7. Trincas: So consideradas, em quase todos os casos, como as descontinuidades mais graves em uma junta soldada por serem fortes concentradores de tenso.Trincas resultam da atuao de tenses de trao (tenses transientes, residuais ou externas) sobre um material incapaz de resistir a elas, em geral, devido a algum problema de fragilizao. Elas podem se formar durante, logo aps a soldagem, em outras operaes de fabricao subsequentes soldagem ou durante o uso do equipamento ou estrutura soldada. A figura 9 mostra uma trinca formada durante a solidificao da poa de fuso de um cordo de solda. A figura 10 ilustra diversas descontinuidades estruturais observadas na seo transversal de uma solda (a arco) em ao.

Figura 9 Trinca no centro do cordo formada entre uma chapa de ao baixo carbono de 9mm de espessura e um pino de ao SAE 1045. Ataque: Nital 10%.

Figura 10 Descontinuidades diversas em uma solda em ao estrutural. Ataque: Nital 10%. 4. Propriedades Inadequadas Soldas depositadas em uma pea ou estrutura devem possuir propriedades (mecnicas, qumicas,etc.) adequadas para a aplicao pretendida. Estas propriedades so, em geral, especificadas em normas, especificaes, projeto ou em contrato e verificadas em testes de qualificao ou em amostras retiradas de um lote da produo. Propriedades mecnicas frequentemente avaliadas incluem o limite de resistncia trao, limite de escoamento, dutilidade e tenacidade do metal de base e da junta soldada. Propriedades ou caractersticas qumicas de interesse podem incluir a composio qumica e a resistncia a diferentes tipos de corroso. 5. Descontinuidades em Outros Tipos de Solda Diferentes processos de soldagem podem gerar descontinuidades diferentes das usualmente consideradas para soldas por fuso. Em processos de soldagem de resistncia por ponto e costura, aspectos importantes para a qualidade da solda incluem: Aparncia superficial (profundidade de penetrao do eletrodo nas peas, fuso da superfcie, formato irregular da solda, deposio de material do eletrodo nas peas, trincas ecavidades). Dimenses da solda. Resistncia e dutilidade da junta.

Descontinuidades internas (trincas, porosidade, cavidades de contrao, etc.). Separao das peas e expulso de metal fundido. Variabilidade das caractersticas de um conjunto de soldas (por exemplo, como resultado do desgaste dos eletrodos). Em processos de soldagem de resistncia de topo, por centelhamento e outros processos no estado slido, algumas descontinuidades comuns so: Desalinhamento. Rebarba excessiva ou insuficiente. Falta de unio na linha da solda. Trincas. Oxidao dos contornos de gro. Descarbonetao. Vazios. Incluses. Mudana na linhas de fluxo do material.

6. CONCLUSO Os defeitos no processo de soldagem so altamente prejudiais a qualidade do trabalho executado, existem porm vrios tipos de inspeo realizada para identificar esses problemas, contudo o mais importante seguir adequadamente as intrues dos eletredos, tipo de material a ser soldado, posio da solda, etc. A qualidade da solda vai fazer do soldador um profissional de qualidade, pois a segurana prioridade j que a solda compromete as estruturas a ser montada.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMERICAN WELDING SOCIETY, Welding Inspection, 2a edio, AWS, Miami, 1980, pp.41-61. Descontinuidades em Juntas Soldadas - 16 AMERICAN WELDING SOCIETY, Welding Handbook, 8a edio, Vol. 1, AWS, Miami,1987, pp. 349-409 e 465-517. OKUMURA, T., TANIGUCHI, C. Engenharia de Soldagem e Aplicaes, LTC Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1982, p. 262-265. WAINER, E. et al. Soldagem Processos e Metalurgia, Editora Edgard Blcher Ltda., So Paulo, 1992, p. 462-479. www.infosolda.com.br, acessado em 12/12/2011