Você está na página 1de 83

Assembleia de Instalação do condomínio

259
mensagens
105
participantes
374
votos
Secretário: José Caldeira
Itens de pauta e votação
1. Instalação do Condomínio de Utilização Condomínio
Movva - SP, nos Termos da lei 10.406/2002 (Código
Civil) e autorização à Administradora para obtenção do
CNPJ do condomínio na Receita Federal, atende
Entre os dias 14 e 15/07/2020, acontecerá a Assembleia Geral de Instalação do
Condomínio Movva SP, neste ambiente virtual, conforme divulgado no Edital de
Convocação. Nós da Robotton entendemos que este é um momento novo, e que
medidas de precaução são necessárias e inevitáveis. Logo, apresentamos a todos a
oportunidade de realizar esta assembleia em ambiente virtual, tendo como principal
objetivo a maior participação e comodidade. A assembleia de implantação é uma das
etapas para a entrega das chaves. Assista aos vídeos disponibilizados pela Lavvi,
consulte os conteúdos que preparamos, e saiba mais sobre a Assembleia Digital!
2  anexos
conversar
votar
2. Apresentação da administradora Robotton Master
Consultores Imobiliários Ltda., como administradora do
condomínio;
3. Apresentação da Rachkorsky Governança em
Condomínios, como empresa de sindicância profissional;
4. Eleição de 1 (um) subsíndico e 3 (três) membros do
Conselho Fiscal;
5. Apresentação e aprovação da previsão orçamentaria.
6. Apresentação da Obra/Melhorias/Orientações Alvenaria
Estrutural/Considerações Finais
1. Instalação do Condomínio de Utilização Condomínio Movva - SP, nos Termos da lei
10.406/2002 (Código Civil) e autorização à Administradora para obtenção do CNPJ do
condomínio na Receita Federal, atende (79)Entre os dias 14 e 15/07/2020, acontecerá a
Assembleia Geral de Instalação do Condomínio Movva SP, neste ambiente virtual,
conforme divulgado no Edital de Convocação. Nós da Robotton entendemos que este é
um momento novo, e que medidas de precaução são necessárias e inevitáveis. Logo,
apresentamos a todos a oportunidade de realizar esta assembleia em ambiente virtual,
tendo como principal objetivo a maior participação e comodidade. A assembleia de
implantação é uma das etapas para a entrega das chaves. Assista aos vídeos
disponibilizados pela Lavvi, consulte os conteúdos que preparamos, e saiba mais sobre a
Assembleia Digital!

GIANI (000613) 14/07/2020 08:33   


Bom dia

GIANI (000613) 14/07/2020 08:33   


Vaibter algumachamada se vídeo?

JOAO (001815) 14/07/2020 08:39   


Bom dia ! A participação será por acessos em qualquer horário dentro do período
informado?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 08:46   


Bom dia a todos, Meu nome é José Caldeira, sou da Robotton, administradora do
condomínio. irei conduzir esta assembleia quanto aos esclarecimentos das dúvidas
através desse chat. Respondendo as primeiras perguntas, não terá chamada de video,
mas disponibilizamos videos gravados pela Lavvi com o Márcio Rachkorsky bem
explicativos, além dos conteúdos impressos. Caso ainda fiquem dúvida, vocês poderão
conversar comigo a qualquer hora, claro que posso não responder no mesmo instante,
mas todas as dúvidas serão sanadas dentro do período da assembleia. Boa assembleia!

Eduardo (001011) 14/07/2020 08:48   


Teremos alguma votação, como será conduzida?
ALLAN (001015) 14/07/2020 08:48   
Bom dia

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 08:50   


Bom dia José. Então devo baixar os anexos e assistir aos vídeos e ler os pdfs?

GIANI (000613) 14/07/2020 08:50   


Bem.complicado

PEDRO (001101) 14/07/2020 08:50   


Bom dia

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 08:52   


Olá Eduardo Tem sim. Em cada item coloquei ponto de votação, mesmo itens como
apresentação da sindicância e administradora, que não requerem aprovação, pois são
apenas itens de apresentação, porque assim conseguimos estabelecer uma condição de
avaliação de vocês quanto a todos os itens.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 08:54   


Sr. Washington, Sim. Baixe os anexos, assista aos videos e veja os anexos. É um
material bem rico de detalhes. Foi tudo feito com bastante cuidado para que vocês
tenham o máximo de informações.

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 08:55   


E esta sala e todo conteúdo vai ficar disponível até 15/07 às 16:00 pelo menos,
conforme o edital? Não é necessário que estejamos juntos no mesmo momento. Seria
isso?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 08:55   


Prezado (a) Giani O que estaria bem complicado? Se eu puder contribuir contigo, estou
à disposição.
CELSO (001808) 14/07/2020 09:03   
Bom dia.

PEDRO (000901) 14/07/2020 09:03   


Bom dia a todos

Thiago (001003) 14/07/2020 09:07   


Bom dia Quando saberemos o valor do condomínio e IPTU?

PEDRO (001101) 14/07/2020 09:08   


Bom dia a todos

Maria (000807) 14/07/2020 09:09   


Como vamos conhecer os candidatos a síndico? Qual será o tamanho das lâminas e
quantas serão para instalação de vidro na sacada?

MAURO (000204) 14/07/2020 09:09   


Bom dia a todos !

LUIZA (000414) 14/07/2020 09:10   


Bom dia !

Maria (000807) 14/07/2020 09:13   


Muito ruim esse formato de assembléia

IVANI (000513) 14/07/2020 09:14   


Bom dia!
WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 09:15   
Maria, no item 4 elegeremos 1 subsindico e 3 conselheiros. Pelo material anexo vi que
só teve candidatura para conselheiro fiscal. O síndico já está definido pela Robotton

EVARISTO (001910) 14/07/2020 09:16   


Tb nao gostei desse formato! Se soubesse nao teria desmarcado reuniao de meu
trabalho. Ppderia ter feito isso qualqurr horario ate amanha...

LUIZA (000414) 14/07/2020 09:20   


O prédio não está ligado a rede canalizada de gás. Qual será a regra para uso de gás no
imóvel ?

MAURO (000204) 14/07/2020 09:21   


Sr. Washington bom dia !

MAURO (000204) 14/07/2020 09:24   


Tudo bem ? A assembleia de hj será para votar, todos os itens nessa pauta? Como
verifico os nomes dos administradores e representantes dos Conselhos? Um abraço

Thiago (001003) 14/07/2020 09:24   


- Valor do condomínio - Valor do IPTU - A luz já está ligada nos apartamentos? - Gás
já está instalado nos apartamentos?

GIANI (000613) 14/07/2020 09:31   


Bom dia Luiza apt 414 ,não e previsto gaz encanado .o fogão sera elétrico ou indução e
o chuveiro elétrico
GIANI (000613) 14/07/2020 09:34   
Bem complicado...sem dinâmica alguma ,vamos ficar aqui olhando e ver o que aparece..

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 09:40   


Mauro (204), bom dia! veja os anexos, tem todo o material escrito e vídeo explicativo.

LUIZA (000414) 14/07/2020 09:43   


Então haverá uma regra proibindo o uso de botijão de gás ? Porque há risco de uso
irregular deste tipo de gás lá.

Victor (000904) 14/07/2020 09:43   


Nossa, era muito mais facil fazer uma reuniao online, com todos... ridiculo isso aqui...
parece piada de mal gosto

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 09:45   


Senhores, Bom dia! Nesta assembleia iremos tratar apenas dos itens que estão na Pauta
e que foram avisados previamente através do edital. Peço que outros assuntos
relacionados a administração do condomínio, que vocês nos procurem após a
assembleia, através da nossa central de atendimento atendimento@robotton.com.br ou
pelo telefone 50903400 / 50903444. A assembleia ficará aberta até amanhã às 18h00.
Vocês poderão visitar todos os conteúdos e poderão votar até amanhã às 18h00. Isso
significa que vocês poderão entrar e sair quantas vezes quiserem e escolherem em qual
momento irão expressar seus votos. Na aba eleição de subsíndico e conselho estão as
apresentações dos candidatos. Vejo que muitos já entraram na assembleia e já
cumpriram sua parte votando, mas estarei aqui ate amanhã às 18h00 dando todo apoio à
vocês. No material e vídeo da previsão orçamentaria tem informações sobre IPTU. Mas
ressalto que será feito o rateio pela fração, até que haja o desdobro pela prefeitura. Gás –
não tem gás no condomínio – Chuveiro serão elétricos. Att, José Caldeira
TIAGO (001316) 14/07/2020 09:47   
Bom Dia Pessoal! Acredito que devido a situação atual esse formato e o que mais esta
sendo utilizado pelos condominios. Particularmente achei interessante e esta bem
didatico. Basta seguir a sequencia....assitindo os videos e depois os informes....dai vem
a votação em cada topico. Achei bem interessante.

TIAGO (001316) 14/07/2020 09:49   


Quanto a utilização de gás senão me engano existe uma lei onde apartamentos nesse
formato/padrão não podem ter gas encanado ou GLP devido a riscos de segurança.
Acho que o Sr. José podera nos informar de forma mais acertiva. At. Tiago Moura

Maria (000807) 14/07/2020 09:50   


Qual será o valor do condomínio? Como faço para colocar vidro na sacada? Qual o
tamanho das lâminas e quantas serão? É necessário se estipular isso senão cada um fará
de um jeito e as sacadas precisam ficar uniformes...

TIAGO (001316) 14/07/2020 09:50   


Acho interessante criarmos um grupo de Whatsapp e/ou skype para tirarmos duvidas de
forma mais rapida e obetiva! Com o uso restrito a questões do condominio! Que acham?
O Subsindico poderia organizar isso ou o moderador! Fica a sugestão. At. Tiago Moura

Maria (000807) 14/07/2020 09:51   


Então se o síndico será estipulado pela Robotton será síndico profissional, qual será o
salário dele e quando estará no prédio?
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 09:52   
Prezada Sra. Giani, A dinâmica é quase a mesma de uma assembleia presencial. Neste
modelo, vocês poderão participar da assembleia em um momento mais longo, o que
torna o evento até mais democrático, uma vez que mais pessoas poderão participar. A
dinâmica é a seguinte: vocês visitam os conteúdos, sejam impressos ou os vídeos
gravados pelo Márcio Rachkorsky, presidente da mesa. Tiram todas as dúvidas através
do Chat (se precisarem) e em seguida, de maneira democrática e transparente,
manifestam seus votos. Por favor, se tiver alguma dúvida, fique a vontade de perguntar.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 09:55   


Prezado Sr. Washington, O síndico foi uma definição da Lavvi, a partir de uma
avaliação entre alguns profissionais do mercado.

IVANI (000513) 14/07/2020 09:58   


Bom dia!! Interresante, já votei,não teve nenhum problema.obrigada pelas informações.

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 09:59   


Maria (000807) há duas opções para o valor do condomínio, tem que votar em uma
delas. A principal diferença (pelo que vi) é o serviço de ronda 24hs e coordenador de
facilities. Isso vai dar uma diferença aproximada de R$ 100,00 entre a básica e a
completa.

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 10:00   


TIAGO (001316), acho interessante o grupo. Tem que ter moderação para postar
mensagens exclusivas de interesse do condomínio. Caso seja criado, o meu: (11) 98208-
4201

IVANI (000513) 14/07/2020 10:02   


Bom dia! Tbém entendi isso.

TIAGO (001316) 14/07/2020 10:02   


WASHINGTON 906 (000906) tambem acredito ser de extrema importancia! Vamos
esperar mais comentarios sobre e/ou sugestões. At. Tiago Moura (11) 98766-8105

Maria (000807) 14/07/2020 10:36   


Obrigada Washington pelas informações, estou no trabalho e dei somente uma entrada
superficial pelos tópicos, na hora do almoço vou votar. Tb acho interessante o grupo.
Caso seja criado o meu: (11) 98847.0925
GABRIELA (000305) 14/07/2020 11:09   
Acho valido o grupo. Caso seja criado 11 940775705

EDSON (001111) 14/07/2020 11:13   


TAMBÉM ACHO INTERESSANTE CRIAR-SE UM GRUPO. (11) 9.8913-8558

RAFAEL (001212) 14/07/2020 11:33   


Ola sou rafael d unidade 1212 caso haja grupo acho.valido tbm11 982769401 GRATO

ITAMAR (000508) 14/07/2020 11:53   


Bom dia a todos,sou da unidade 508, Acho interessante formação de um grupo no
wattsApp.Meu número 11997619748.Grato!

MARISTELA (000406) 14/07/2020 12:58   


Bom dia! Segue também: (11) 99226-5656. Obrigada!
AWDREY (000404) 14/07/2020 12:58   
Caso seja formado o grupo segue o meu contato 11 98117-5283. Devido a quantidade
de moradores seria ideal um grupo no Telegram, lá é possível manter o histórico de
conversas e arquivos.

JOAO (001815) 14/07/2020 13:22   


Concordo com a criação do grupo como um forma democrática e objetiva para
solucionar dúvidas e apresentar propostas! Meu cel. (11) 98902-2631
DOUGLAS (000211) 14/07/2020 13:24   
Boa tarde ! O whatsapp limita a 256 pessoas, concordo em usarmos o Telegram, dessa
forma, ainda que exista 2 moradores por unidade, todos poderiam participar ! Meu
contato 11 986325101

MARIA (000515 | 000602) 14/07/2020 13:35   


acho importante o grupo meu contato 82 999846548

MARIA (000515 | 000602) 14/07/2020 13:36   


nao sei pq nao apareceu meu nome e Maria , e preciso saber de vcs pessoas pra colocar
piso e instalar ar
AWDREY (000404) 14/07/2020 13:41   
@Maria apto 515 e 602 vc consegue editar seu nome no menu inicial. Clique no icone
do bonequinho no topo da página
AWDREY (000404) 14/07/2020 13:44   
Pessoal não sei se todos perceberam mas nesta assembleia estão sendo realizadas 6
votações. Pela media de votos por participante da a entender que as pessoas só estão
votando 2x e não 6x como deveriam.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 15:28   


Awdrey, Obrigado pela observação, mas verifiquei e a questão é que apenas 57% dos
participantes manifestaram voto. As pessoas estão on line mas estão preferindo exercer
seu direito de voto depois
AWDREY (000404) 14/07/2020 15:35   
Obrigado @José. Sim o voto da maioria simples é considerado, independente do total
de participantes.

DANIELA (001308) 14/07/2020 15:57   


Boa tarde! Se tiver algum grupo no whatsap, gostaria de participar. 11 98072-1935

IVANI (000513) 14/07/2020 16:42   


Boa tarde peasoal! Meu número de celular e (11) 998796918, quero participar do grupo
Whatsapp.
FABIO (001907) 14/07/2020 16:56   
Boq tarde. Favor adicionar-me 1198799911987999336

FABIO (001907) 14/07/2020 16:57   


Corrigindo 11987999336

AWDREY (000404) 14/07/2020 18:15   


Este é o link para o grupo no Telegram
AWDREY (000404) 14/07/2020 18:15   
https://t.me/joinchat/CrkcOBsfuHpcJRORmvW4tg

TIAGO (001316) 14/07/2020 20:53   


Boa Noite! Proponho decidirmos o sub sindico do condominio e o mesmo assim que
efetivado fica com a responsabilidade de criar o Grupo no Whatsapp! Acredito que
assim fica mais organizado e o mesmo terá informações de cunho relevante a Todos!!!!
E respostas mais rapidas!rs. At. Tiago Moura
ALESSANDRA (000910) 14/07/2020 22:06   
https://chat.whatsapp.com/KQzRRPKy7I50CeLU7SjcOg
ALESSANDRA (000910) 14/07/2020 22:07   
Grupo do predio no zap
ALESSANDRA (000910) 14/07/2020 22:11   
Quem quiser entrar so me chamar zap 11 976679614 grupo zap donos imóvel

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 23:59   


Prezado Sr. Tiago, Boa noite! Vocês pretendem mudar o que houve de combinado entre
você, Diego e Sra. Alessandra? Ou ou seu comentário sobre decidir o subsíndico seria
para outra assembleia?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:01   


Para esta assembleia, se vocês aprovarem alguem como subsíndico, os outros dois
poderão ficar como conselheiros fiscais. Vejam como acham melhor.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:30   


Prezado Sr. Tiago, Analisando a questão, como muitos já votaram em relação ao
modelo de eleição que propomos, modificar a forma de deliberação desse item após a
manifestação dos votos pode criar uma insegurança jurídica. Alguém que já manifestou
seu voto de uma forma, pode se sentir prejudicado com a mudança da condução da
assembleia. Sugiro mantermos o que foi combinado desde o início, e em uma próxima
assembleia vocês elegem um subsíndico.
ROBERTO (001806) 15/07/2020 09:03   
Meu tel 15-991334488 vcs poderial me adicionar no grupo por gentileza

SANDRA (001013) 15/07/2020 09:03   


Apoio o Tiago, será ótimo termos um shat de bate papo pra com inarmis itens que
requerem padronização como a SACADA, por exemplo. O sindico ou o Zalador poderia
intermediar.

TIAGO (001316) 15/07/2020 13:20   


Bom Dia! José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) Sim. Podemos manter como o
combinado. Façamos como for melhor e da forma juridica mais correta afim de
agilizarmos os processos. At. Tiago Moura
SAMANTHA (000014) 15/07/2020 13:24   
Boa tarde! unidade 014 Samantha 11 969792899

CARLA (000911) 15/07/2020 15:19   


boa tarde, segue meu zap 11 972054488 apt 911
2. Apresentação da administradora Robotton Master Consultores Imobiliários Ltda.,
como administradora do condomínio; (13)Antigamente, a gestão de condomínio era
vista apenas como um simples escritório de contabilidade a serviço do síndico. Ao
longo do tempo, notou-se a necessidade de tornar esse serviço mais especializado e
profissional. A administradora é preposta do síndico e tem como objetivo atender as
demandas e expectativas dos moradores, a fim de viabilizar os desejos da coletividade.
Para isso, auxilia e orienta o síndico no exercício das atividades administrativas e
cotidianas do empreendimento, pois ele é o responsável legal e mandatário das decisões
de acordo com a Convenção de Condomínio. Ela tem o dever de orientar sobre os
aspectos legais, contabilizar receitas e despesas, elaborar as folhas de pagamento dos
funcionários, emitir e distribuir os boletos das taxas condominiais, elaborar as
prestações de contas e assessorar assembleias. Para que você entenda a importância de
uma administradora no seu condomínio, listamos neste post os principais benefícios que
ela oferece: Leia a matéria completa: https://blog.robotton.com.br/gestao-de-
condominio-entenda-a-importancia-de-uma-administradora

EVARISTO (001910) 14/07/2020 09:13   


Como é essa assembleia?! Nao havera reuniao por video?! Somente votacao aqui?!

MARISTELA (000406) 14/07/2020 09:16   


Evaristo, bom dia! Acredito que só haverá os vídeos explicativos localizados em
"anexos"

EVARISTO (001910) 14/07/2020 09:19   


Bom dia! Muito ruim isso ne!! Ppderiam ter explicado antes ne?! Desmarquei reuniao
para participar e nem precisaria... Fora wue acho que os candidatos deveriam se
apresentar ne?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 09:58   


Sr. Evaristo, bom dia! Enviamos vários comunicados informando sobre a forma de
realização da assembleia, além do próprio edital possuir esclarecimentos sobre as
etapas. Lamento que não tenha ficado claro para o senhor. Sua análise é importante para
que melhoremos nossa comunicação a cada dia.

MARIA (001601) 14/07/2020 11:39   


Para mim confuso. Também pensei que por fosse video.
JOAO (001815) 14/07/2020 17:43   
A Robotton cuidará também das propostas de contratação de eventuais serviços para
apresentação e discussão em Assembleia?

JOAO (001815) 14/07/2020 17:46   


Esse empreendimento foi vendido também como alternativa para locação Airbnb neste
caso qual a orientação de vocês?

JOAO (001815) 14/07/2020 17:48   


Sem o Coordenador de Facilities que neste momento onera muito o rateio individual
como será controlado o uso dos serviços disponíveis (lavanderia, bicicletário, academia,
piscina,etc)?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:04   


Sr. João, Boa noite! A Robotton tem uma área de orçamentos para dar suporte ao
condomínio na obtenção de orçamentos de serviços diversos para condomínio, em
especial os que precisem ser apresentados em assembleia futura. para esta assembleia
preparamos orçamentos de sindicância, de portaria, limpeza, manutenção, gerente
predial, manutenção dos sistemas, serviços de internet entre outros. Todos os
orçamentos serão apresentados ao síndico e ao conselho que será eleito nesta
assembleia.
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:07   
Sobre o AirBnb nossa orientação é dar continuidade no que foi prometido aos senhores
na ocasião da venda, obedecendo aos critérios legais.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:09   


Sem o Coordenador de Facilities, o gerente predial quem organizará a utilização do
bicicletário, lavanderia, piscina e outras áreas comuns do condomínio, porém outros
serviços que dependem de um Coordenador de Facilities ficarão prejudicados, como
citei em resposta anterior. Porém como informado pelo Márcio Rachkorsky, partir de
um orçamento menor talvez seja uma boa alternativa. Depois vocês passam para um
orçamento mais robusto.

SANDRA (001013) 15/07/2020 09:09   


Concordo com um orçamento mais enxuto num primeiro momento pois com certeza
muitos condominos ainda estao arcando com despesas de financiamento que se
acumularão com as de condiminio, entre outras despesas

WASHINGTON 906 (000906) 15/07/2020 09:22   


Sugiro que quem queira colocar o imóvel no airbnb não ofereça as facilidades até que
tenhamos um gerenciamento destes recursos.
3. Apresentação da Rachkorsky Governança em Condomínios, como empresa de
sindicância profissional; (33)A responsabilidade civil do síndico é uma das mais
importantes. Por isso, é importante compreender o que esse papel requer, antes de
aceitar desempenhá-lo. Enganadas a respeito do cargo, muitas pessoas julgam que ele dá
liberdade para mandar e ser respeitado, mas sem reciprocidade. Quem se propõe a
exercer o cargo de síndico, sem dúvidas, é porque gosta e sente-se honrado com o
ofício, com a tarefa fascinante e árdua de comandar um núcleo social com todas as suas
mil e uma facetas. E é necessário. O síndico responde civil e criminalmente pelo
condomínio. No artigo 1.348 do atual Código Civil se estipula as funções básicas do
síndico. Entre as suas obrigações figuram, por exemplo, a convocação de assembleias, a
cobrança das contribuições condominiais, a prestação de contas anual e, sempre que
exigida, a contratação de seguro para o condomínio. Já o artigo 22 da Lei 4.591/64
preserva os direitos e deveres do dirigente condominial, podendo ser este tanto pessoa
física quanto jurídica, como é o caso das administradoras. A partir daí, serão os
regulamentos internos os balizadores de cada condomínio para destacar as
responsabilidades que não infrinjam as outras leis sobre o assunto. Leia material
completo: https://blog.robotton.com.br/virei-sindico-e-agora

JOAO (001815) 14/07/2020 09:18   


Esta empresa será responsável pelas áreas de limpeza e higienização, segurança e
portaria?

TIAGO (001316) 14/07/2020 09:53   


Bom Dia João! Exato! Inclusive a contratação

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:00   


Sr. João, Bom dia! A empresa é responsável pela contratação de todos os serviços. Mas
ela não executará nenhum serviço além da sindicatura. Portaria, manutenção, limpeza e
os serviços do gestor predial, serão oferecidos pela Haganá, que iniciará amanhã.
JOAO (001815) 14/07/2020 10:12   
A Haganá é bem atuante neste segmento imagino que a proposta tenha sido a mais
racional em termos de custo .

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:30   


Sr. João. A Haganá apresentou proposta com valor inferior aos concorrentes. Por esta
razão a Lavvi aprovou sua condição comercial.

CELSO (001808) 14/07/2020 10:40   


Sr. José, poderia me explicar melhor esse item: contratação da empresa RachKorsky
Governança em Condomínios ocorre mediante contrato de prestação de serviços por
prazo indeterminado??

CELSO (001808) 14/07/2020 10:40   


Inicialemnte não será apenas 2 anos?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:44   


Bom dia Sr. Celso A eleição é por dois anos, mas existe um contrato de prestação de
serviços, que prevê que no caso de vocês desejarem rescindir com a empresa, ela
cumpre apenas aviso previo de 30(trinta) dias.. O objetivo é que vocês não tenham que
ficar com uma empresa prestando serviços, sendo que o condomínio esteja descontente.
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:46   
Na ata precisará constar 2 (dois) anos, por necessidade burocrática. Imaginem que
conste 60 (sessenta dias) - significa que a cada 60 (sessenta) dias vocês precisariam
fazer uma nova assembleia para reeleição do síndico.

CELSO (001808) 14/07/2020 10:55   


Entendido.

DIEGO (000213) 14/07/2020 15:16   


O custo dessa governança, pelo que entendi, é de mais de 12 mil reais por mês, trinta
unidades apenas para cobrir esse custo? É isso mesmo??? Como fazer para nao aceitar
esse contrato de forma alguma?
AWDREY (000404) 14/07/2020 15:29   
@Diego apto 213 é uma votação, basta vc votar que não concorda.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 15:33   


Olá Diego, boa tarde! O valor contratual da Rachkorsky Governança em Condomínios é
de R4 4.076,00 (quatro mil e setenta e seis reais) por mês. A Lavvi tem a prerrogativa
pela indicação da empresa de sindicância profissional e também da administradora pelos
primeiros 2 (dois) anos. Essa condição está descrita na convenção do condomínio que
vocês adquiriram. O que expliquei foi que, na própria redação do material explicativo
está, é que a atuação da Rachkorsky é regida por um contrato de prestação de serviços
por prazo indeterminado, ou seja, eles ficarão no condomínio apenas enquanto vocês
estiverem contentes com o trabalho. Caso o serviço não esteja adequado, vocês poderão
eleger um outra empresa de sindicância profissional, ou até mesmo eleger um morador,
como já foi manifestado interesse por parte de condômino.
DIEGO (000213) 14/07/2020 16:13   
@awdrey , isso, claro já fiz, mas pelo que estou entendendo, tanto a sindicancia

DIEGO (000213) 14/07/2020 16:14   


Eu 14/07/2020 16:13 @awdrey , isso, claro já fiz, mas pelo que estou entendendo, tanto
a sindicancia quanto o sindico profissional, é, pelo menos por hora, uma imposição

AWDREY (000404) 14/07/2020 16:25   


@Diego, sim é prerrogativa da Lavvi como o @José explicou na postagem anterior
ALLAN (001015) 14/07/2020 17:51   
Também estou sem entender um valor para sindico (8000) e um valor de 4076 como um
outro serviço. Portanto, parece que totaliza 12000 para sindicância. Ou entao, o gerente
predial (síndico) tem funções diferentes da Sindicância profissional (rachkorsky). Não
está muito claro isso. Alguém consegue esclarecer melhor? Obrigado!
ALLAN (001015) 14/07/2020 18:00   
O Walter é um funcionário da Rachkorsky?
ALLAN (001015) 14/07/2020 18:01   
O valor de 4076 inclui o repasse para a Haganá? Seria interessante ficar mais claro
sobre esses valores e também suas funções! Obrigado

TIAGO (001316) 14/07/2020 20:56   


Concordo! Acho tambem interessante tambem uma apresentação mais formal da equipe
diretiva! Inclusive o Sindico!
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:14   
Sr. Allan, Walter é um funcionário que presta serviços ao condomínio, na função de
Gerente Predial, registrado pela empresa Haganá, nas mesmas condições dos faxineiros,
do manutencista e dos porteiros. Da mesma forma que um faxineiro custa em torno de
R$ 3.900,00 por mês, o Sr. Walter custa em torno de R$ 8.000 oito mil reais.
Rachkprsky é uma empresa que presta um outro serviço ao condomínio, chamado
Sindicância Profissional, e seu custo é R$ 4.076,00. São serviços e profissionais
distintos. Caso ainda tenha dúvida, por favor, me avise que entro em contato contigo por
telefone.

SANDRA (001013) 15/07/2020 09:16   


Como faço para ter acesso aos orçamentos? As pessoas sabem qto será pago ao Sr.
Walter mas não sei como obtiveram as informações. Gostaria de tb recebe-las.
ALLAN (001015) 15/07/2020 10:06   
Bom dia José, obrigado pelo seu retorno..
ALLAN (001015) 15/07/2020 10:08   
Mas ainda nao foi respondida a minha pergunta. Quais seriam esses serviços distintos?
Isso não ficou detalhado ainda, e acredito ser importante ser detalhado, por gentileza.
Claro, meu telefone (21)981064298, mas acho bacana essas informações estarem aqui
disponíveis a todos.
ALLAN (001015) 15/07/2020 10:08   
Obrigado :)

EVARISTO (001910) 15/07/2020 14:07   


Boa tarde Allan! O sr. jose entrou em contato por telefone com o sr? Foi esclarecido
suas duvidas? Acredito que seria bom ele postar aqui para os demais terem essas
informacoes tb... pois tinha a mesma duvida sua! Grato!

DIEGO (000213) 15/07/2020 14:29   


Também gostaria de saber quais são esses serviços distintos e o porque não podem ser
explicados aqui?
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:35   
Sra. Sandra, Boa tarde! Vou encaminhar a planilha de orçamentos em seu e-mail.
Acredito que tenham perguntado a ele. Mas de qualquer maneira, o salário dele é de 3
mil reais por mês.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:39   


Sr. Evaristo, sim. Falei com o Allan por telefone. O que falei foi que o Sr. Walter
desempenhará uma função semelhante a um zelador de condomínios tradicionais, porém
num condomínio no perfil do Movva SP, esse "zelador" tem uma função mais
administrativa, por isso o título Gerente Predial, cumprindo jornada de 44 horas
semanais. Hoje ele é terceirizado pela Hagana, mas quando sair o CNPJ, ele será
registrado pelo condomínio, ou seja, independentemente o registro ser pela Haganá, ele
é, na prática, um funcionário do condomínio. A Rachkorsky é uma empresa de
prestação de serviços de sindicância - não tem jornada de trabalho, e as condições de
prestação de serviços estarão descritas no contrato de trabalho, conforme apresentação
da empresa, que faz parte dos anexos, aqui da assembleia.

DIEGO (000213) 15/07/2020 14:41   


O caso aqui, acredito que nao se trata do salário propriamente dito dele, mas sim do
custo total disso. Acredito que todos aqui buscam o menor custo possível, é isso que eu
busco. Somos em 200 apartamentos, estamos falando na opção mais barata de 300 reais
de condomínio mensal, isso é uma arrecadação de 60 mil, é muito dinheiro não?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 15:26   


Prezado Diego, Como conselheiro fiscal, o senhor poderá avaliar essa questão com os
demais membros do corpo diretivo, e poderão definir uma arrecadação menor, caso seja
possivel compor todos os serviços da previsão orçamentaria com valores inferiores aos
aqui apresentados. Como citato no material apresentado, o objetivo é aprovar um valor
para o ponta pé inicial. Arrecadar menos é possível, só não pode é arrecadar mais do
que será aprovado aqui,
MARISTELA (000406) 15/07/2020 15:33   
Sr. José, poderia, por favor, me encaminhar a planilha de orçamentos por e-mail
também

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 15:42   


Sim Sra, Maristela. Farei isso agora mesmo
4. Eleição de 1 (um) subsíndico e 3 (três) membros do Conselho Fiscal; (24)Você sabe
do papel do Conselho: o Código Civil de 2002 determina, no artigo 1.356, que é
opcional, nos condomínios, eleger o Conselho Consultivo ou Fiscal: Poderá haver no
condomínio um Conselho Fiscal, composto de três membros, eleitos pela assembleia,
por prazo não superior a dois anos, ao qual compete dar parecer sobre as contas do
síndico. Contudo, embora seja opcional, a formação do Conselho Fiscal é muito
importante para a saúde financeira do condomínio. Citamos, agora, o papel do
subsíndico: a função está prevista de forma implícita no Código Civil, nos parágrafos 1.
e 2. do art. 1347, que preconizam: § 1. Poderá a assembleia investir outra pessoa, em
lugar do síndico, em poderes de representação. § 2. O síndico pode transferir a outrem,
total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas,
mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.
Contudo, embora seja opcional, a presença do subsíndico é muito importante para
eventuais ausências do síndico, e acompanhamento administrativo. Confira este post,
para entender mais. (https://blog.robotton.com.br/fiscalizacao-das-contas-do-sindico-
quem-faz-saiba-mais)

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 09:33   


Só há 3 candidatos ao conselho, creio que está definido. Caso um deles possa assumir o
papel de sub-sindico, sugiro o Tiago por ter exposto currículo mais completo.

TIAGO (001316) 14/07/2020 09:34   


Bom Dia a Todos! Obrigado Washington! Fico a disposição para contrinuir da melhor
forma possivel! At. Tiago Moura

JOAO (001815) 14/07/2020 09:48   


Desculpem mas como acesso os currículos destes três candidatos?
WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 09:51   
Sem demérito a Alessandra e ao Diego, pelo contrário, agradecendo e contando com o
bom trabalho dos senhores no acompanhamento das contas do condomínio. Pelo vídeo
explicativo, haverá um grupo de whatsapp para os membros do conselho. Sugiro a
criação de um grupo para os proprietários. Apesar de alguns barracos, sempre surge
algum assunto interessante a ser discutido!

TIAGO (001316) 14/07/2020 09:54   


João! Os "curriculos" estão no material em anexo no referido campo! Apresentação em
pdf.

TIAGO (001316) 14/07/2020 09:55   


Olá Washington! Sugeri no outro topico a criação de um grupo de whatsapp e/ou skype
para falarmos de assuntos referentes ao condominio. Com regras. Acho intressante e
valido sim! At. Tiago

TIAGO (001316) 14/07/2020 09:56   


Acho esse topico de extrema importancia para o nosso dia a dia! Um grupo forte e
atuante! Fico a disposição para ajudar e contribuir da melhor forma possivel! At. Tiago
Moura
TIAGO (001316) 14/07/2020 09:56   
Com Etica! Transparencia e Organização!

JOAO (001815) 14/07/2020 09:57   


Sim Tiago acabei de consultá-los obrigado ! Será que teremos mais candidatos ? De fato
seu currículo esta mais completo.

JOAO (001815) 14/07/2020 10:03   


Acho uma boa ideia Washington a criação deste grupo, permite levantar dúvidas e
propostas que neste início serão muitas! Individualização na leitura de consumo de água
e uma taxa de condomínio razoável são duas questões importantes nesta fase.
Felizmente não teremos atritos em relação ao sorteio de vagas de estacionamento.

TIAGO (001316) 14/07/2020 10:03   


JOAO (001815) espero que sim pois em um grupo tão grande e legal termos opçoes! At

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:07   


Sr. Washington Como informado no material anexo, que inclusive, já respondendo a
dúvida do Sr. João, basta baixar os anexos, tivemos 3(três) candidatos a subsíndico e
ninguém para conselho. Como não poderíamos agir com demérito aos demais
candidatos (Alessandra e Diego) propus aos três que ficassem com conselheiros, já que
terão mais efetividade de atuação nestes cargos. O subsíndico atua na ausência do
síndico, mas como é uma gestão profissional, ou seja, sempre haverá um representante
da empresa, o subsíndico deixa de ser necessário dentro do papel legal - seria apenas
mais uma pessoa para apoiar aos conselheiros do que desempenhar papel de substituição
do síndico.
ALESSANDRA (000910) 14/07/2020 10:39   
Nao me agrada em nada sindico prossional ja tive essa experiencia em outros
investimentos e nao foi boa
ALESSANDRA (000910) 14/07/2020 10:41   
Problemas nao tem hora e nem dia pra acontecer sei bem como e isso ja fui sindica ,
sindico profissional de nada faz so cumpri ler livro de ocorrencias e fazer visitas 2 a 3
vezes por semana ao predio, nao quero isso

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:54   


Sra. Alessandra, Vocês terão oportunidade de avaliar o trabalho de todos os prestadores
de serviços do condomínio. Sindicância Profissional, o trabalho da Robotton, da Haganá
e de outros mais. Tudo que vem sendo feito até agora pala Lavvi, com a assessoria da
Robotton, visa que tudo ocorra bem. Evidentemente que nada garante que todos os
prestadores de serviços performem de maneira satisfatória, mas vocês moradores quem
irão avaliar, e a continuidade dos prestadores de serviços no condomínio vai depender
do empenho deles.

EMILIO (000104) 14/07/2020 14:20   


Boa tarde a todos. João, a eleição dos conselheiros não deveria ser por cada participante
e não por chapa única? mesmo teno apenas os candidatos propostos? grato

EMILIO (000104) 14/07/2020 14:21   


digo, Sr. José da Robotton

EMILIO (000104) 14/07/2020 14:25   


João, concordo com vc no quesito de Medidores de Consumo Individualizado de Água.
Não adianta nada sermos conscientes no consumo desta riqueza se outras pessoas
irresponsáveis, deixam até mesmo torneiras abertas propositalmente para prejuízo do
condomínio.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 15:38   


Olá Emilio. Como temos 3 vagas e 3 candidatos, os 3 estão automaticamente eleitos. Eu
quis abrir votação se concordam ou não, porque se a assembleia caminhar para a não
aprovação desta maneira, nós teríamos que pensar em outra alternativa. Felizmente as
pessoas estão aprovando essa condição proposta, que inclusive, primeiramente, teve
aprovação dos candidatos.
DIEGO (000213) 14/07/2020 16:23   
@Alessandra, concordo totalmente com voce
ALESSANDRA (000910) 14/07/2020 17:20   
Sobre mim ja fui sindica em um predio problemático na rua augusta e gostei, tenho
studios que compro par investir e gosto de administrar.. vou morar no local pois ja vi
que problemas nao tem hora e nem dia pra acontecer e pretendo estar a disposicao de
todos...

SANDRA (001013) 15/07/2020 09:18   


Minha duvida e igual a do Joao - como acesso os curriculos destes tred candidatos a
Conselheiros?

SANDRA (001013) 15/07/2020 09:46   


Obrigada.

SANDRA (001013) 15/07/2020 09:46   


Consegui acessar todos os itens conforme me foi irientado.
5. Apresentação e aprovação da previsão orçamentaria. (72)Na hora de gerenciar um
condomínio, uma das questões mais relevantes é o cuidado com a administração
financeira. Se a receita da arrecadação não for maior que as despesas existentes, torna-
se impossível atender às necessidades de gestão. Para evitar surpresas, a previsão
orçamentária é condição fundamental para uma boa administração. Como o nome
indica, é uma previsão do dinheiro que será gasto e arrecadado. Em geral, são utilizados
dados históricos e análises cruzadas. Quanto melhor o cumprimento da previsão, mais
bem-sucedida é a atuação do síndico. Para tanto, é preciso executar algumas etapas.
Quer descobrir o que fazer? Então, veja nove passos para elaborar uma previsão
orçamentária! Leia material completo: https://blog.robotton.com.br/veja-como-elaborar-
uma-boa-previsao-orcamentaria-em-9-etapas

JOAO (001815) 14/07/2020 09:23   


Com a previsão de despesas que vocês já elaboraram e a equivalente arrecadação
necessária já há alguma previsão de valor para a taxa de condomínio?

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 09:29   


Sugiro um ítem importante no início de atividades: Protetores para os elevadores
(inclusive sociais). Isso porque em outro prédio que acompanhei a implantação, o
pessoal de obras nos apartamentos não tinham cuidado ao portar materiais de trabalho e
danificaram os elevadores.

EDUARDO (000510) 14/07/2020 09:31   


No item agua / esgoto - rateio para consumo. A energia elétrica está explicita área
comum. Favor esclarecer se no caso da água estamos tratando de área comum / coletiva
ou de rateio de consumo dos apartamentos. Cada apartamento já está preparado com
leitura individual

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 09:46   


Qual a função do Coordenador de Facilities?
TIAGO (001316) 14/07/2020 10:04   
Bom Dia! Particularmente votei na opção mais enxuta! Depois podemos reavaliar de
acordo com a necessidade! Alem de que nessa fase teremos gastos elevados com os
imoveis tambem! At. Tiago Moura

REINALDO (000111) 14/07/2020 10:06   


Com relação a previsão de recursos , gostaria de saber se todas as unidades foram
vendidas e pois em caso de inadimplências de cotas condominiais , informar o mais
breve possível para que providências sejam tomadas juridicamente tendo em que isto
pode acarretar despesas adicionais aos demais para cobrir o rombo orçamentário.

REINALDO (000111) 14/07/2020 10:09   


Gostaria de saber também se há previsão de implementação de Portaria Virtual ou
proposta para tal .

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:12   


Sr. João. no anexo tem os valores de cota condominial

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:16   


Sr. Whashington Já cuidados dos protetores dos elevadores. Serão adquiridos com o
rateio do Kit Implantação. Sobre o Coordenador de Facilities, será contrato de vocês
preferirem a segunda opção. Trata-se de um profissional presente comumente em hoteis
e condomínios com serviços. Ela organizará os pay-per-use e outros facilities no
condomínio, como uso da lavanderia, arrumação das unidades, manutenção básica das
unidades, etc. são serviços que poderão ser implantados depois, já que o custo é alto
para este momento incial. De qualquer forma, vocês poderão optar ou não pelo início de
um coordenar de facilities neste momento.
JOAO (001815) 14/07/2020 10:17   
Reinaldo percebi que entre os participantes figura a própria incorporadora Apolo 11
com seis unidades creio que não vendidas e portanto sua dúvida é pertinente.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:18   


Sr. Ronaldo, Todas as unidades foram vendidas. Caso haja inadimplência, o
condomínio, na pessoa do síndico, contratará escritório e cobrança para as providências.
A Robotton dará todo apoio necessário. Esse tema poderá ser tratado em outro momento
com o corpo diretivo.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:18   


Perdoe-me. Sr. Reinaldo e não Ronaldo

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:20   


Continuando Sr. Reinaldo, vocês poderão discutir sobre implementação de portaria
virtual, mas já adianto que para condomínio com esse porte do Movva SP (258 aptos)
conseguimos apenas uma empresa que manifestou interesse em atender o condomínio.
Este tema tamém vocês poderão discutir posteriormente, pois não é objeto desta
assembleia.

CARLA (000911) 14/07/2020 10:23   


Depois de ver todos os videos e planilhas....analisando a planilha... o valor do gerente
predial por mes é de 8800,00?? Valor de um sindico por mes???
JOAO (001815) 14/07/2020 10:29   
Ok José vi agora com calma a previsão orçamentária e na minha opinião acho
importante neste momento em que se acumulam diversas despesas em termos de
financiamento e documentação que tenhamos uma maior racionalidade na inclusão de
eventuais despesas não tão urgentes.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:29   


Sra. Carla, Bom dia! O valor da sindicatura profissional é de R$ 4.076,00 (está na
planilha de previsão orçamentária, na parte das despesas administrativas). O custo do
gerente predial que está no anexo se refere ao salário, beneficios, férias, 13º salário,
rescisão e todos os impostos. Estamos nos referindo a custo, e não salário, ou seja, não
significa que seu salário será mais de 8 mil reais por mês.

CARLA (000911) 14/07/2020 10:36   


Obrigatório ser sindico profissional??? achei um disparate com a realidade e com a
formação....engenheiro ganhando menos do q isso por mes....pq alem de ser bem
honeroso....ele vira o dobro por ser tercerizado....

CARLA (000911) 14/07/2020 10:39   


*oneroso

JOAO (001815) 14/07/2020 10:44   


Esta fase de definição de custos que impactarão as taxas de condomínio é fundamental
para que tenhamos um patamar de valor razoável visto que com o tempo a cada mês vão
surgindo despesas novas. Mesmo para a opção 1 (básica) vamos observar bem o que
realmente é necessário para o primeiro ano.

CARLA (000911) 14/07/2020 10:46   


vamos lá... acabei de ver o ultimo video...pq ainda nao em aparecia pra mim....O gerente
predial é zelador ou ele é o sindico? E esse valor total de 8 mil é de q profissional?

JOAO (001815) 14/07/2020 10:54   


Sobre o custo mensal de R$ 5.400,00 para os três elevadores isso engloba mais o quê
além da assistência 24h de um técnico?

JOAO (001815) 14/07/2020 10:56   


No item B o valor de R$ 540,00 para "Bombas" é referente a piscina? E neste caso há
alguma outra despesa mensal obrigatória?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 11:02   


Sra. Carla, Bom dia! Neste início será síndico profissional. O custo desta prestação de
serviços está de acordo com o mercado. A Lavvi analisou orçamentos de outras
empresas e, com base no escopo de serviços apresentado, bem como equilibrando os os
valores com valores dos concorrentes, a Lavvi aprovou a contratação da Rachkorsky.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 11:04   


Sra. Cala, Na previsão tem o custo do gerente predial, na parte de mão de obra O valor
da sindicatura está na parte das despesas administrativas. Gerente Predial é o Sr. Walter,
conforme último anexo da assembleia, no 6º item. Já a sindicância, é profissional
através da empresa Rachkorsky
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 11:06   
Sr. João, R$ 5.400,00 é o valor da manutenção dos elevadores, incluindo atendimento
24 horas, e troca de peças sempre que necessário.

AWDREY (000404) 14/07/2020 12:36   


@Reinaldo apto 111 em relação a portaria virtual, apesar de não fazer parte dos
assuntos desta assembleia, eu não considero ideal neste momento do condomínio. Pelos
próximos 2 anos o prédio terá um grande fluxo de prestadores de serviços e entregas e a
portaria virtual tem uma série de restrições para liberação de visitantes, prestadores e
recepção de encomendas.
CELSO (001808) 14/07/2020 12:39   
Eu opto pela opção 1.

CELSO (001808) 14/07/2020 12:43   


Sr. José. Com relação a: "ficando a primeira arrecadação para o dia 01/08", significa
dizer que o primeiro boleto vencerá nesta data? Se sim, por que não no 5 dia útil, que
nem sempre cai dia 05 de cada mês? Eu nao recebo dia 01 do mês!

EDUARDO (000510) 14/07/2020 12:57   


Olá, José! Por favor, pode responder minha dúvida referente ao ítem água/esgoto?
Obrigado!

EDUARDO (000510) 14/07/2020 12:58   


Desculpe, o apto é o 510 (Eduardo)
AWDREY (000404) 14/07/2020 13:07   
@Eduardo apto 1808 acho que consigo te ajudar. O rateio é de todas as despesas de
água, as unidades não são entregues com medição individualizada,. Porém no futuro,
caso faça sentido, podemos propor isso ao síndico. Lembrando que quando a leitura é
individual a Sabesp cobra a taxa mínima, mesmo que a unidade não alcance o valor
mínimo.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 13:10   


Sr. Eduardo, Boa tarde! Me desculpe por não ter respondido prontamente. A energia
elétrica das unidades (dentro do apto) tem o consumo individual, através de medidores
instalados pela própria Enel. Porém não sabemos qual vai ser o valor das contas da área
comum, por isso esse valor será rateado integralmente entre as unidades, através do
boleto de condomónio. O consumo de água das unidades privativas, por mais que
tenhamos todo sistema entregue pela Lavvi preparado para a individualização, ainda não
estão instalados os medidores. Sendo assim, a Sabesp enviará uma única conta e esse
valor será rateado integralmente entre todos os apartamentos. Posteriormente vocês
poderão discutir em assembleia pela aquisição dos medidores individuais para cada
apartamento, o que tornará o rateio exatamente de acordo com o consumo de cada
apartamento, e não pela fração ideal, como será feito inicialmente,

AWDREY (000404) 14/07/2020 13:10   


@João apto 1815 entendo que são as bombas de recalque que atendem a caixa d'água e
piscina. Mas acho que o @José Secretário pode esclarecer melhor

EDUARDO (000510) 14/07/2020 13:15   


Ok, obrigado pelos esclarecimentos

EDUARDO (000510) 14/07/2020 13:17   


Obirgado ao José e Awdrey. Imagino que esse item deve ser assunto em uma próxima
reunião
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 13:18   
Olá Sr. @João - apto 1815. a resposta do Awdrey está correta. Temo bombas de piscina,
bombas de recalque, bombas de pressurização

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 13:21   


Poderá haver despesa adicional apenas se tivermos algum problema mecânico com
alguma bomba que dependa de reposição de peças. Geralmente nos primeiros 12 (doze)
meses esses equipamentos não dão problemas, pois são novos. Além do mais, existe
garantia dos equipamentos pela construtora, então desde que façamos a manutenção
preventiva, garantimos o pleno funcionamento e a garantia dos equipamentos.

CELSO (001808) 14/07/2020 13:30   


Sr. José. Com relação a: "ficando a primeira arrecadação para o dia 01/08", significa
dizer que o primeiro boleto vencerá nesta data? Se sim, por que não no 5 dia útil, que
nem sempre cai dia 05 de cada mês? Eu nao recebo dia 01 do mês!

CELSO (001808) 14/07/2020 13:30   


Já havia perguntado acima!

JOAO (001815) 14/07/2020 13:33   


Quando possível acho fundamental incluirmos na pauta a questão das individualizações
dos medidores de água pois moro sozinho em um prédio e com o rateio minha conta
vem com um valor absurdo pois famílias de quatro pessoas, ainda mais em quarentena
acabam sendo amplamente beneficiadas. Embora sejam apartamentos menores o idela é
que cada morador pague apenas pelo seu consumo.

JOAO (001815) 14/07/2020 13:35   


CELSO (001808) Para mim também fica melhor o vencimento dos boletos para o 5º dia
útil.

JOAO (001815) 14/07/2020 13:38   


Para os primeiros os meses em que muitos terão que executar pequenas obras de
acabamento existe alguma possibilidade de uma caçamba em comum cedida pela
Construtora?

CELSO (001808) 14/07/2020 13:46   


Verdade.

EMILIO (000104) 14/07/2020 15:23   


Concordo com João em relação aos medidores de consumo de água serem
Individualizados. Além de pagarmos apenas pelo nosso consumo responsável e não
pelos consumos irresponsáveis de outros, o valor atual da taxa condominial será
reduzida em razão de hoje estar sendo computada o rateio do consumo geral.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 15:45   


Sr. Celso, A convenção de vocês estabelece esta data de vencimento da cota
condominial. Neste momento precisamos seguir o que está na convenção, até porque, o
condomínio precisa arrecadar no início do mês para poder pagar as despesas de início de
mês, como até explicado pelo Márcio Rachkorsky no video. Isso não impede que haja
alteração da data do vencimento do boleto, mas neste caso eu recomendaria que esse
assunto fosse levado a discussão e aprovação em outra assembleia, com item específico
na pauta. Tivemos apenas 2 (duas) pessoas que contestaram essa questão do vencimento
dia 1°

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 15:50   


Sr. João, acredito que não. Com a entrega do condomínio, que acontecerá nos próximos
dias, com vistoria de área comum e entrega das chaves, não terá ninguém da
Construtora no condomínio, e transferir a responsabilidade para o condomínio também é
delicado, porque as pessoas jogam lixo e outras coisas que não devem ser depositadas
nas caçambas, sem contar que existe procedimento junto ao órgão de transito para usar a
via pública. O ideal, para que o condomínio não sofra qualquer sanção, é que a
responsabilidade pelo descarte de entulhos seja total da unidade autônoma.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 15:52   


Sr. Emilio, sobre a individualização do consumo de água, o Márcio Rachkorsky
explicou bem no video. Pra vocês

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 15:54   


Traduzindo o que o Márcio explicou para a realidade do Movva SP, significa dizer que
até 2.580 m3 de água, a conta da Sabesp será a mesma, ou seja, se o apto consumir
muito ou pouco, o valor da conta será o mesmo, que atualmente está em torno de R$
53,00 (cinquenta e três) reais por mês.
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 15:55   
Quando o consumo estiver passando de 2.580 m3 por mês, é momento de fazer a
individualização, porque quem consumir até 10m3 por mês pagará o que atualmente
está em torno de R$ 53 / mes e quem passar de 10m3 pagará mais caro, de acordo com a
tabela da Sabesp

ALLAN (001015) 14/07/2020 16:31   


Boa tarde, também fiquei com dúvidas em relação ao valor de gerente predial (8.000,00)
além da sindicatura profissional (4.076,00). Poderia explicar melhor, por gentileza?
Obrigado!
ALLAN (001015) 14/07/2020 16:35   
E em relação ao IPTU, o rateio será pago diretamente a Prefeitura ou à construtora?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 17:08   


Prezado Allan, Boa tarde! Gerente Predial será um funcionário do condomínio. Que
cumpre jornada de trabalho de 44 horas por semana, como qualquer funcionário em
regime CLT. A sindicância, é uma prestação de serviços. Os valores são estes mesmos.
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 17:09   
Sobre o IPTU, nós receberemos da Lavvi um carnê para pagamento do IPTU do terreno
ou único da área construída. Enquanto a prefeitura não fizer com que esse carnê único
que transforme em 258 carnês, nós pagaremos diretamente à prefeitura esse carnê unico,
mensalmente, e cobraremos mensalmente das unidades no boleto de condomínio.

EDSON (001111) 14/07/2020 17:39   


EDSON - UNIDADE 1111 - TAMBÉM PREFIRO A DATA DE VENCIMENTO
PARA O 5º DIA ÚTIL. SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO.

ALLAN (001015) 14/07/2020 17:39   


Agradeço pelo retorno, permaneço em dúvida, sobre as funções, portanto, do gerente
predial, e da sindicatura profissional. Ao mer ver , os serviços contratados serão da
Robotton (como administradora) e da rachkorsky (como função de sindico profissional).

DANIELA (001308) 14/07/2020 17:45   


Boa noite! Achei boa a previsão orçamentária, só não achei justo as unidades de final 07
e 08 pagar um condomínio maior, levando em conta que todos nós iremos usufruir da
mesma forma...

DANIELA (001308) 14/07/2020 17:53   


Ainda pelo que eu entendi será cobrado este valor + aguá e energia das áreas comuns
separadas? É isso?

MARIA (000515 | 000602) 14/07/2020 19:21   


boa noite , eu ainda nao descobri o valor do condominio?

MARIA (000515 | 000602) 14/07/2020 19:22   


não conseguir abrir a Previsão orcamentaria

EMILIO (000104) 14/07/2020 20:29   


Sim Sr. José, obrigado pelo esclarecimento, Eu compreendi essa questão da relação
entre a individualização dos Hidrômetros e do consumo de água e foi muito feliz o
video apresentado nesse ponto. Minha intenção foi de ratificar a ideia do João e de que
esta questão do ponto do equilíbrio poderá se dar a qualquer momento a partir do inicio
da habitação do Movva e que já devemos ficar em alerta para ser colocada sempre em
pauta para avaliação.

EMILIO (000104) 14/07/2020 20:46   


No meu prédio já tem os Hidrômetros Individualizados e eu pago a taxa minima
enquanto tem apt com 1 casal que paga mais de 150 reais.
Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:17   
Sr. Allan, Walter é um funcionário que presta serviços ao condomínio, na função de
Gerente Predial, registrado pela empresa Haganá, nas mesmas condições dos faxineiros,
do manutencista e dos porteiros. Da mesma forma que um faxineiro custa em torno de
R$ 3.900,00 por mês, o Sr. Walter custa em torno de R$ 8.000 oito mil reais.
Rachkprsky é uma empresa que presta um outro serviço ao condomínio, chamado
Sindicância Profissional, e seu custo é R$ 4.076,00. São serviços e profissionais
distintos. Caso ainda tenha dúvida, por favor, me avise que entro em contato contigo por
telefone.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:19   


Sra. Daniela, é desta forma mesmo. Apartamentos maiores pagam mais que os menores.
Como explicado pelo Márcio Rachkorsky, é uma condição que está no código civil e na
convenção de vocês. No material que disponibilizamos tem um link para uma matéria
sobre fração ideal.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:21   


Sr. Emilio, boa noite! que bom que está entendido. Esse tema realmente precisa estar no
radar de vocês e nós auxiliaremos para que no momento desejado possamos tomar todas
as medidas.

SANDRA (001013) 15/07/2020 09:32   


Aproveito para engrossar o pedido de mudança da data de vencimento do condominio
para todo dia 5 de cada mes pois caso seja mantida a data do primeiro dia de cada mes
muitos condominos terao suas despesas proprias comprometidas para o mes anterior
porque tera q estar com o valor disponibilizado logo no primeiro dia do mes seguinte.
(Uma tregua de 5 dias para quem recebe no quinto dia util)
DANIELA (001308) 15/07/2020 13:09   
Obrigada pelo esclarecimento José 🙏🏻

MARIANE (000308) 15/07/2020 13:58   


Gostaria de entender do que se trata o posto de controladores de acesso na portaria, é
salário do porteiro? Seriam uns 3 no caso, mas mesmo assim.
MARIANE (000308) 15/07/2020 13:59   
Manutenção de elevadores (novos) e ja custam 5.400

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:48   


Olá Mariane,

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:48   


Boa tarde!

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:52   


Controladores de acesso são pessoas que ficam dentro da guarita do condomínio
controlando as pessoas que entram e saem do condomínio. O salário dos porteiros é R$
1.392,02 por mês. Um posto 24 horas conta com 4 profissionais trabalhando em regime
12X36 (trabalha 12 horas e descansa 36), ou se melhor entendem, trabalham 1 dia e
folgam no outro.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:53   


Sobre a manutenção dos elevadores, essa é a média que as empresas cobram de
manutenção mensal de elevadores, em torno de R$ 1.800,00 por equipamento.
6. Apresentação da Obra/Melhorias/Orientações Alvenaria Estrutural/Considerações
Finais (38)Assista ao video que a Lavvi preparou, visite o conteúdo e obtenha as
informações finais necessárias para encerrarmos nossa assembleia com todas as etapas
bem sucedidas.

GILBERTO (000313) 14/07/2020 08:43   


Ola, haverá assembleia ao vivo?

EVARISTO (001910) 14/07/2020 09:12   


Tb estou nessa duvida

SANDRA (001013) 14/07/2020 09:41   


Olá!

SANDRA (001013) 14/07/2020 09:44   


Já assisti os videos da Assembleia e ja votei (unica votaçao foi opçao de condominio)
porem nao sei como acessar as planilhas referentes a Previsao Orçamentaria informadas
no Item 5 da Assembleia

TIAGO (001316) 14/07/2020 09:44   


Bom Dia! Acredito que não! Os videos deverão ficar disponiveis e votação ate amanha.
Resultados e validação será no dia 16. Pelo menos foi como ficou entedido para mim.

WASHINGTON 906 (000906) 14/07/2020 10:04   


Vocês acham necessário a ronda 24hs e coordenadoria de facilities neste momento?

TIAGO (001316) 14/07/2020 10:06   


WASHINGTON 906 (000906) Particularmente nessa fase inicial não acredito que seja
tão relevante. Depois poderiamos reavaliar. Mas minha opção seria a mais enxuta no
momento. At

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:23   


Sr. Gilberto, Bom dia. A assembleia acontece de maneira remota, ou seja, todos
participam em tempo real, porém sem video ao vivo.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 10:26   


Sra. Sandra, Coloquei votação para todos os itens da pauta (total de 5). É importante que
a senhora manifeste seu voto em cada um deles. Sobre o conteúdo explicativo da
previsão orçamentaria está no mesmo local onde a senhora acesso o link do video. Ficou
alguma dúvida? Por favor, me confirme se conseguiu visualizar o conteúdo.

DOUGLAS (000812) 14/07/2020 11:34   


José da Reunião botton....Tenho duvidas sobre o laudo de obras, o que o engenheiro
Juan vai analisar é o anexo que esta nos documentos onde descrevemos nome e serviço
autorizando prestadores a entrar, ou é o Laudo da NBR 16.280 aquele que especifica
contratação de um engenheiro civil, com ART e laudo da reforma? Esse laudo atestado
por Eng. Civil para colocação de piso por exemplo, que acresce peso vai ser obrigatório
como em muitos condominios novos com ART? Caso seja obrigatório tem um modelo
proprio da Robotton, ou o engenheiro civil pode seguir o laudo e moldes da NBR? Será
necessário o laudo para colocar piso, trocar revestimento de parede e pintura? Furacão
de moveis nas paredes nao precisa correto? Pergunto pois minha namorada é engenheira
civil e ja faz laudos de reforma em varios condomínios com ART e se for necessário ela
fara para mim da minha unidade, mas no modelo que ela ja tem.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 11:49   


Olá Sr. Douglas, Bom dia! O Eng° Juan fará a análise das solicitações de reformas.
Então o Sr, por exemplo, pedirá para sua namorada montar o memorial descritivo da sua
obra e enviará ao Eng° Juan. No moldes de NBR 16.280, ele dará o parecer sobre sua
obra. Suas dúvidas sobre o que exigirá ou não apresentação de ART serão respondidas
pelo próprio Juan. Vocês terão todas as orientações aqui no portal do condomínio (fora
do ambiente da assembleia, evidentemente). Como o condomínio possui alvenaria
estrutural, restringe bastante intervenções, o que prevê que muitas reformas não
precisarão da contratação de engenheiro

DOUGLAS (000812) 14/07/2020 12:51   


Perfeito José, ela preve que talvez seja necessário mais para a colocação de piso,
porcelanato ou coisas do tipo, que é a unica parte que quase todos terão de fazer por
entregar no contrapiso e ai tem que calcular area de piso, peso de todo material
envolvido... Mas vamos aguardar então informação do Juan dentro do app e fora da
assembleia.

MARISTELA (000406) 14/07/2020 16:06   


Boa tarde! Sr. José, gostaria de saber se poderemos fechar a sacada e qual será material
do vidro permitido. Se você não tiver essas informações, com quem posso entrar em
contato?

AWDREY (000404) 14/07/2020 16:34   


@José sugiro abertura de uma nova assembléia ou orientação para tratamento dos
pontos relacionados à padronização de fechamento de sacadas com vidros, uso de
persianas, instalação de máquinas de lavar e aparelhos de ar condicionado. Todos os
itens que mencionei podem de alguns forma interfir na fachada e precisam ser
pontuados para que os projetos de arquitetura interna dos apartamentos levem em
consideração.

FABIO (001907) 14/07/2020 17:05   


Boa tarde! Me informaram que o habite-se seria disponibilizado nesta fase. É isso
mesmo?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 17:11   


Boa tarde Maristela. em breve terá assembleia para tratar sobre este tema e outros mais.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 17:12   


Awdrey, boa tarde! Perfeitamente. Geralmente em 30 (trinta) dias após a AGI vocês
terão uma nova assembleia para discutirmos outros temas: projeto de segurança, internet
para os aptos e área comum, envidraçamento de sacadas, etc

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 14/07/2020 17:13   


Boa tarde Fábio. O Habite-se está disponível sim. Na realidade ele é até documento
fundamental para realização desta assembleia. Sem ele, nem poderíamos fazer a
assembleia de instalação.

EDSON (001111) 14/07/2020 19:25   


EDSON ( UNIDADE 1111 ) PARA COLOCAR UM PISO PRECISA CONSULTAR
UM ENGENHEIRO? OU É SÓ COLOCAR.

EDSON (001111) 14/07/2020 19:26   


ALGUÉM SABE ME RESPONDER.?? POR FAVOR

FABIO (001907) 14/07/2020 23:21   


Preciso do habite-se para meu financiamento. Está disponivel neste aplicativo?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:23   


Sr. Fábio, Vou disponibilizar no local de documentos, aqui mesmo no portal do
condomínio, porém fora da assembleia.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 00:37   


Documento no portal. Na aba documentos.

FABIO (001907) 15/07/2020 00:38   


Obrigado

MARISTELA (000406) 15/07/2020 01:34   


José, obrigada pelo retorno! Existe alguma previsão de data para a assembléia?

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 08:31   


Bom dia Sr. Maristela, Geralmente os síndicos fazem um assembleia nos primeiros 40
dias após a Assembleia de Instalação. Como estamos realizando assembleias em meio
virtual, isso favorece a realização até antes de 40 dias - basta obtermos condições como:
orçamentos, projetos, etc

DOUGLAS (000812) 15/07/2020 12:03   


Edson (unidade 001111) minha namorada é engenheira civil, formada pela FEI com
CREA ativo e já presta esse serviço de laudos de reforma em prédios com ART baseado
na ABNT 18.260 ela esta em contato com a Robotton para saber qual a exigência
especifica deles e fara o da minha unidade dentro do que for aplicável, se você ou mais
alguém se interesse em cotar com ela, o contato é: Nubia Marques, email...
nubamarques@hotmail.com e whatsapp 11 980488820 fique a vontade para contatá-la.

PEDRO (000901) 15/07/2020 13:30   


Por favor , gostaria obter as minha respostas

ROBERTO (001806) 15/07/2020 14:18   


O link q foi acrescentado agora para envio de solicitacao de obra nao funciona..
coloquei a narcacao nos quadradinhos correspomdentes ao q vouvfazer em minha
unidade e a pagina nao vai para a proxima etapa

PEDRO (000901) 15/07/2020 14:28   


Exatamente o site nao da prosseguimento
PEDRO (000901) 15/07/2020 14:32   
Por favor ja foi liberado o número para a Enel ,para solicitar a ligação da energia de
cada apto?

PEDRO (000901) 15/07/2020 14:35   


O formulário para cadastamento dos prestador nos formularios deverao ser entregues na
portaria do edificio?

PEDRO (000901) 15/07/2020 14:36   


Digo prestadores de serviços

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:56   


Sr. Pedro, não achei pergunta sua antes de hoje as 13:30

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:57   


Procedimento de reformas e ligação de energia elétrica, disponibilizaremos no portal do
condomínio. mas adianto que formulário de prestadores de serviços deverão ser
entregues ao Sr. Walter.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:57   


Ou à portaria mesmo.

Secretário José (ROBOTTON - (11) 5090-3400) 15/07/2020 14:58   


Adianto que somente estarão liberadas as ligações de energia elétrica para os aptos que
já receberam as chaves. Isso acontecerá depois da vistoria de área comum
PEDRO (000901) 15/07/2020 15:20   
Ok obrigado

Você também pode gostar