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ebook

Guia
completo para
captação de
clientes
Somos a cora
Somos a cora A Cora é uma Conta Digital criada

Guia completo para captação de clientes


Somos a cora Quem
por empreendedores e para
empreendedores, projetada para

somos
eliminar a burocracia, as taxas abusivas

Somos a cora e facilitar a administração das finanças


dos pequenos e médios negócios.

Somos a cora Na Cora, enxergamos as pessoas por trás de


cada pequeno negócio. Entendemos os seus
Acreditamos que as visões sonhadoras dessas
pessoas podem estabelecer uma economia

Somos a cora
anseios e queremos apoiar os seus sonhos. É saudável e favorecer o crescimento financeiro
por isso que nos comprometemos a oferecer do país. Mas, para isso, é preciso que quem
produtos e serviços financeiros que os empreende tenha à sua disposição serviços

Somos a cora
pequenos e médios empreendedores sempre financeiros criados para favorecê-lo, e não
mereceram, mas nunca tiveram acesso. somente para garantir o lucro das instituições

Nesse sentido, estamos aqui para reduzir financeiras.

Somos a cora
a sobrecarga de trabalho causada pelo Nós cansamos de burocracias, taxas abusivas
acúmulo de funções e libertá-lo de serviços e processos lentos. O nosso propósito é apoiar
financeiros onerosos e defasados, que fazem e simplificar a vida financeira das pessoas

Somos a cora
parte da complexidade que a indústria empreendedoras no Brasil.
financeira impôs aos pequenos por muitos
anos.
Somos
Somos a cora
a cora Conheça mais sobre a Conta Cora

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Índice
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Guia completo para captação de clientes


4. Introdução 19. Como medir a aquisição de clientes

6. Aquisição de clientes não é apenas marketing 23. 5 melhores técnicas de aquisição de clientes
8. Aquisição de clientes x Geração de leads 28. Conclusão

11. O funil de aquisição de clientes 30. Materiais adicionais

15. Como criar um plano de aquisição


de clientes?

3
Introdução

Guia completo para captação de clientes


Introdução

Guia completo para captação de clientes


Se você parar para observar, praticamente Depender apenas da indicação de clientes Mostraremos que a aquisição de clientes
toda a nossa rotina envolve uma relação ou do alcance orgânico da sua empresa não significa apenas fazer marketing,
de compra e venda de produtos ou serviços. é complicado, já que, dessa forma, a deixamos algumas dicas e estratégias para
Mas o mais interessante disso é que os empresa levará muito mais tempo para você aplicar e disponibilizamos materiais
nossos hábitos de consumo mudam com expandir e nem sempre consegue alcançar que complementam o seu aprendizado!
o passar dos anos. mais pessoas.

Boa leitura!
As inovações, crises e tecnologias são Nesse sentido, a captação de clientes é
os responsáveis por essas mudanças e um dos processos mais valiosos de uma
é preciso ficar atento a elas. As antigas empresa e se você ainda não sabe como
técnicas de vendas não despertam mais fazer isso, este ebook será muito útil.
a atenção do novo consumidor, por isso
é preciso adotar outras abordagens para
Reunimos aqui todas as informações que
captar clientes.
você precisa saber para entender como
atrair consumidores para a sua empresa
Isso significa que como pessoa e, consequentemente, vender mais.
empreendedora, você precisa saber como
se relacionar com o seu público-alvo para
conquistá-lo e gerar mais vendas para o
seu negócio. 5
1.
Guia completo para captação de clientes
Aquisição de clientes
não é apenas
marketing

6
meios de encontrar sua empresa, saber

Aquisição de clientes não mais sobre o que ela oferece e então

Guia completo para captação de clientes


fechar negócio.

é apenas marketing
Independente de existir ou não uma Tania Nikitenko, fundadora da
crise, a boa atuação online ajuda muito o ferramenta True Social Metrics, uma vez
pequeno empreendedor. disse que “Um cliente potencial toca a
base com sua marca em média sete
vezes, por meio de diferentes canais,
Em muitos momentos, a aquisição de
até se tornar seu cliente.”
clientes parece bastante com o trabalho
de marketing e, por isso, não é raro
encontrar essa tarefa atribuída ao time. Nesse sentido, se podem existir 7 pontos
de contato de uma pessoa com a sua
empresa até que a tomada de decisão
De fato, parte do processo de captação
ocorra, é preciso pensar em estratégias
de clientes envolve estratégias de
que viabilizem esses contatos.
comunicação e marketing, mas isso
não é tudo. Os times de vendas e
atendimento também precisam estar Em outras palavras, é preciso apostar em
envolvidos no planejamento e execução mais de um canal para gerar exposição
das estratégias. do produto ou serviço que você oferece
Assim, o potencial cliente tem diversos

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Guia completo para captação de clientes
Aquisição de clientes
x Geração de leads

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Aquisição de clientes x Geração de leads

Guia completo para captação de clientes


Antes de explicar a diferença entre aquisição de clientes e geração de leads, é importante que você entenda
o que é um lead e um cliente.

Leads são todas as pessoas que entram em


contato com a sua empresa. Essa pessoa pode
ser um visitante novo que ainda não conhece Ativos: são todos os clientes que compram com recorrência
a empresa ou alguém que já acompanha sua ou que compraram recentemente;
marca, mas nunca tinha feito nenhum contato.

Pré Inativos: são os clientes que não fizeram nenhuma


A partir do momento que você tem informações compra após um período pré-determinado pela sua empresa.
sobre um visitante, ele passa a ser chamado de Por exemplo: todos os clientes que não compram após 60 dias
lead, pois já é possível trabalhar o relacionamento da última aquisição;
dele dentro da jornada de primeira compra.

Inativos: são os clientes que não efetuaram compras em um


Cliente é aquela pessoa que já comprou da período superior ao do pré inativo ou que romperam contratos.
sua empresa pelo menos uma vez e pode ser
classificada em três tipos dentro da sua base:

9
Aquisição de clientes
Em resumo, no processo de geração de
leads, o seu time passará informações

Guia completo para captação de clientes


que ajudam a atrair mais a atenção

x Geração de leads do potencial visitante. Nesse momento,


o trabalho do marketing se torna
indispensável, sendo muito ativo nas redes
sociais, e-mail e, até mesmo, por telefone.

Com base nas definições, é possível Já a captação ou aquisição de clientes é


entender que a geração de leads é a etapa Para que isso aconteça, são criadas uma etapa comercial, comum em todas
que antecede a captação de clientes. estratégias voltadas para o funil de as empresas. Essa fase começa quando
Portanto, as duas estratégias estão vendas, que possui três etapas: os vendedores passam a identificar os
relacionadas com os setores de vendas e consumidores com maior potencial de
marketing de forma complementar. venda e se conectam com essas pessoas
• Topo do Funil: atração e descoberta visando fechar um negócio.
• Meio do Funil: reconhecimento do
Nesse sentido, a geração de leads se inicia
problema
na etapa de atração, no topo do funil de Esse processo pode ser feito de diferentes
vendas. Toda comunicação feita a partir • Fundo do Funil: decisão de compra formas, tanto por canais online como por
dos canais tem como objetivo gerar meios offline – como as lojas físicas, por
interesse dos visitantes, para que eles exemplo.
entrem em contato e iniciem uma relação
com sua empresa.

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Guia completo para captação de clientes
O funil de vendas
para aquisição de
clientes
11
Funil de vendas para
Por isso, crie uma comunicação que atraia
a persona para seus canais e faça com
que ela se identifique e siga buscando

Guia completo para captação de clientes


aquisição de clientes
informações, até chegar o momento de
entrar em contato diretamente com a
empresa.

Você precisa de vendas, isso é certo. Para funcione, é preciso ter criado uma persona
que todas as estratégias estejam bem antes. Somente com esse perfil é possível
organizadas e focadas no perfil certo de compreender as maiores necessidades do Lembre-se!
cliente, utilizamos o funil de vendas, que seu futuro cliente e, consequentemente, Persona é perfil real do seu cliente ideal.
é uma ferramenta comum no Marketing criar uma comunicação amigável com ele.. Esse perfil é construído a partir de pesquisas
Digital. e análises de pessoas que já consomem
seu produto ou serviço, ou daquele público
Topo do Funil
Assim como no marketing, esse funil é que se identifica com o que você vende.
O topo do funil é a etapa que permite você
composto por etapas que descrevem o
identificar como a sua persona começa a
melhor momento do seu lead. Manter as Quando você sabe quem é a sua persona,
jornada de compra dela.
estratégias focadas no funil de vendas, o tipo de obstáculo que ela enfrenta e as
para aquisição de cliente, vai trazer mais soluções que procura, consegue traçar
benefícios do que você imagina para o seu Quando a persona se encontra no início estratégias que realmente funcionam e
negócio. Mostramos alguns exemplos ao do funil de vendas, ela está buscando melhoram a sua comunicação como um
longo deste ebook conhecimento. Neste momento, ela ainda todo.
não pensa - ou nem sabe que precisa - na
solução que a sua empresa oferece.
Lembre-se: para que o seu funil de vendas

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É no topo do funil de aquisição de clientes
que você passará o máximo de informações
Funil de vendas

Guia completo para captação de clientes


para aquisição
sobre o contexto em que a sua solução está
inserida, sem mencioná-la diretamente.

Dessa forma, tudo o que é comunicado de clientes


em seus canais, se tornará visível para a
persona e a atrai cada vez mais para suas
Nessa etapa da conversão é preciso pensar
páginas. O conteúdo gerado pode ser um
em ofertas que atraiam o consumidor.
texto de blog, um post nas redes sociais,
Apenas mostrar as vantagens da sua
uma live, um vídeo no Youtube, entre outros.
empresa pode não despertar o interesse
nesse primeiro momento.
Meio de funil

Com o conteúdo de qualidade que estará Isso também não significa que os
em seus canais, a persona não demora conteúdos devem parar! Você precisa
para fazer o primeiro contato e se tornar continuar alimentando seus canais, mas
um lead.

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Funil de vendas para aquisição de clientes

Guia completo para captação de clientes


agora com um material mais específico, É no fundo do funil, que o lead considera
como um e-book ou webinar sobre a sua fechar negócio. Assim como no meio do
área de atuação. funil, é preciso ofertas atrativas para que
ele dê preferência para a sua empresa.

Somente quando os leads já demonstram


um nível de interesse maior com a marca é É o momento de colocá-lo em contato com
que podem passar para o fundo de funil e a sua equipe de vendas. Esses responsáveis
abordagem de vendas. saberão persuadir da forma mais saudável
o lead e fechar o negócio.

Fundo de funil
Falamos mais profundamente sobre cada
Para que seu lead chegue até essa etapa
uma dessas etapas em nosso ebook sobre
do funil de aquisição de clientes, ele precisa
Marketing Digital para Empresa.
já ter pensado na solução que procura e ter
entendido que o seu produto pode resolver Faça o download gratuito!
aquela questão.

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Como criar um plano

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de aquisição de clien-
Como
tes? criar um
plano de aquisição
de clientes?

15
Como criar um plano de

Guia completo para captação de clientes


aquisição de clientes?
Não há estratégia que funcione sem um Mesmo não tendo uma receita prontinha
bom plano de ação. Para conseguir atrair para criar um plano de aquisição de cli-
clientes, é preciso pensar, planejar, anotar, entes, há alguns passos que ajudarão a
medir, melhorar e repetir, sempre que for estruturar bem as suas estratégias, per-
possível. mitindo um acompanhamento melhor do
que está sendo feito. Veja.
Mesmo que você saiba detalhadamente
os passos do funil de vendas, gere bons Identifique a sua persona
conteúdos e tenha um bom atendimento, Você já sabe que é muito difícil se comu-
nada disso trará resultados se não existir nicar sem saber quem é sua persona, por-
um plano que as conecte. tanto, pesquise quem são seus potenciais
clientes, busque meios de alcançar es-
Para saber se a sua estratégia funciona, sas pessoas e também encontre a mel-
é preciso coletar dados e fazer análises hor forma de se comunicar para realizar
constantes. Se os resultados não estiver- as vendas. Lembre-se de ter esses perfis
em próximos do esperado, basta reavaliar documentados e retorne para atualizá-los
o plano e implementar testes. sempre que for necessário.

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Como criar um plano de aquisição de clientes?

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Determine os objetivos/metas então você pode se concentrar em 1 ou 2 muito nesse processo e dão uma visão
Você já ouviu a frase “para quem não sabe projetos por vez para garantir que o foco muito maior do que está acontecendo
aonde vai, qualquer caminho serve”? Essa será bem direcionado em todas as ativi- com a sua prospecção.
mesma lógica pode ser usada quando dades.
falamos sobre metas e objetivos. Se você Pesquise bastantes sobre as opções dis-
não sabe onde quer chegar com a sua Mais vale ter um objetivo bem estruturado poníveis e invista naquela que oferecer a
empresa, qualquer resultado será satis- e encaminhado do que ter 10 deles sem o melhor solução para o seu momento.
fatório. devido cuidado. Lembre-se ainda que os
seus objetivos podem ter metas com base Defina o seu orçamento
Sem uma perspectiva de crescimento, de faturamento, ou quantidade de usuári- Saber quanto vai gastar na aquisição de
você não consegue pensar em estraté- os, acesso, engajamento. Veja o que trará clientes também é uma decisão impor-
gia para captar clientes e muito menos mais retorno para as suas vendas e aposte tante e que precisa ser tomada no seu
que perfil de cliente precisa do produto ou nisso. planejamento. Existe uma métrica muito
serviço que a sua empresa oferece. útil para definir esse número, o “Custo de
Escolha uma plataforma para a gestão de Aquisição de Clientes” ou CAC.
Portanto, tenha clareza sobre os objetivos, leads e clientes
as metas e prioridades do seu negócio. Conforme o número de leads aumenta, Esse cálculo é o resultado da soma dos in-
Não se preocupe em criar uma lista imen- maior será a necessidade de ferramentas vestimentos feitos em Marketing e Vendas
sa de metas. de automação para organizar as infor- dividida pelo número de clientes conquis-
mações de contato. Hoje em dia existem tados em um mesmo período,
Qualidade é melhor do que quantidade, diversas ferramentas de CRM que ajudam
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Como criar um plano de aquisição de clientes?

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representado pela fórmula: Para calcular o LTV, basta utilizar a fórmula: Lembre-se que, o que funciona agora pode
não funcionar amanhã, e que não funcio-
CAC = (investimento em Marketing + LTV: (Valor Médio de uma Venda) X na agora pode valer a pena no futuro. Por-
investimento em Vendas) / número de (Média Tempo de Retenção em meses tanto, faça pelo menos uma avaliação an-
novos clientes ou anos para um cliente típico) ual do planejamento e reveja o que faz ou
deixou de fazer sentido para seu comercial.
Para que as decisões financeiras sejam O CAC e o LTV criam uma balança, que
ainda mais concretas e sem risco, é indi- orienta os valores a serem investidos na O período de realização do plano de ação
cado analisar o CAC junto com o Lifetime aquisição de clientes. Em um cenário per- varia de empresa para empresa, por isso
Value (LTV) do cliente. O LTV representa o feito, o CAC deve sempre ser o menor valor não é raro encontrar avaliações de plane-
valor no ciclo de vida do cliente, ou seja, é possível, enquanto o LTV o maior jamento a cada trimestre ou semestre.
todo o valor gerado pelo cliente durante o
relacionamento com a sua empresa. Otimize e ajuste as suas estratégias O mais importante é que você encontre
sempre que possível qual estratégia melhor se encaixa no perfil
Caso você tenha um produto ou serviço Um bom plano de aquisição de clientes do negócio.
com pagamento recorrente (assinaturas), deve evoluir conforme a empresa vai cre- .
essa métrica se tornará muito comum em scendo. Se você cria uma estratégia que
seus planos de ação. funciona, mas não a atualiza pode acabar
perdendo dinheiro.

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clientes
arquisição de
Como medir a

19

Guia completo para captação de clientes


Como medir a aquisição

Guia completo para captação de clientes


de clientes
Mais acima, falamos sobre duas métricas você está gastando muito para trazer pou-
importantes para acompanhar o custo de cos clientes e, portanto, será necessário
aquisição de clientes: o CAC e o LTV. Dessa rever sua estratégia.
vez, vamos falar um pouco sobre as outras
métricas que também precisam de acom- Para calcular o CPL, é necessário saber
panhamento no processo para que os o valor total gasto com marketing digital
custos estejam controlados e você tenha para captação de leads. Nessas despesas
sucesso no seu funil. serão inclusos os valores de anúncios, fer-
ramentas utilizadas na gestão de market-
Custo Por Lead (CPL) ing, produção de conteúdo, publicidade, a
O Custo Por Lead, como o nome já indica, hospedagem de sites, dentre outros.
mostrará quanto a sua empresa gasta por
cada lead conquistado. Essa métrica é im- A fórmula a ser utilizada será:
portante porque nem todo lead se torna CPL = total gasto com a captação dos
cliente de fato. leads / número de leads captados

Se o número de leads está alto, mas a taxa Importante: o CPL é uma métrica periódi-
de conversão está baixa, isso significa que ca, por isso o cálculo deve ser feito em um
20
Como medir a aquisição de clientes

Guia completo para captação de clientes


período pré-determinado. Por exemplo, Custo por Oportunidade (CPO) CPO = gastos com campanhas para
para encontrar o CPL de determinado mês, O nome dessa métrica também é auto ex- atração de leads / número de oportuni-
será necessário dividir o total de gastos plicativo, mas, em outras palavras, ela rep- dades geradas.
pelo número de leads captados naquele resenta o valor que uma empresa comer-
mês. cializa. Por exemplo, em alguns casos, o lead Lembrando que, assim como o CPL, o CPO é
pode até se interessar pelo seu conteúdo, uma métrica obtida a partir de um período
Utilizando um exemplo prático, imagine que comentar nas redes sociais, assinar news- ou valor pré-determinado. Ela é um bom in-
uma empresa gastou R$ 5 mil em market- letter, mas não avança no funil de vendas. dicador para analisar campanhas periódi-
ing e atraiu 250 pessoas, a conta fica as- Para isso, é feito uma série de estratégias cas, como a Black Friday, por exemplo.
sim: para convertê-lo e mostrar que aquela é
CPL = 5.000 / 250 uma ótima oportunidade de negócio. Retorno sobre Investimento
CPL = R$ 20 O ROI (Return on Investiment, em inglês) é
O Custo por Oportunidade vai calcular um indicador muito parecido com o CPO
A empresa teve um custo por lead de quanto a sua empresa gasta, em média, e é considerado uma das métricas mais
R$20,00 naquele mês. Mudanças na es- para atrair esse lead qualificado. importantes quando se deseja medir a
tratégia poderão fazer com que esse “saúde” financeira de uma empresa.
número aumente ou diminua no próximo Assim como as outras métricas, a fórmula
período. do cálculo é simples, sendo a divisão do A partir do cálculo do ROI, é possível saber
custo das campanhas direcionadas aos se o valor gerado para o caixa da empre-
leads pelo número de oportunidades gera- sa, está positivo ou negativo em relação
das. ao valor investido nas campanhas,
21
Como medir a aquisição

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de clientes
sendo calculado a partir da seguinte Ou ainda, se o valor desejado for em
fórmula: porcentagem: Complemente a sua leitura!
ROI = 9 x 100 = 900%
ROI = (valor arrecadado – investimento)
Como fazer vendas online
/ investimento No exemplo, o investimento de R$ 1 mil ren-
deu 900% de lucro para a empresa.
Esse valor é dado em reais, mas caso seja Como criar e vender com
uma loja no Instgram
necessário obter o valor em porcentagem, Conseguindo equilibrar e acompanhar to-
basta multiplicar o resultado por 100. Para das as métricas acima, você conseguirá
um exemplo prático, vamos supor que uma manter as estratégias de captação de cli- Como vender pelo Whatsapp
empresa investiu R$ 1 mil em campanhas entes sem prejudicar o financeiro do seu
para aquisição de clientes e, após o final negócio. Como criar anúncios para
dessa campanha, o faturamento obtido o Facebook
foi de R$ 10 mil. No Blog da Cora você encontra conteúdos
Nesse caso: incríveis para ajudar a estruturar cam-
ROI = (R$ 10.000,00 – R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00 panhas no Facebook, Instagram e na sua
ROI = 9 loja online.

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Guia completo para captação de clientes
5 melhores
técnicas de
aquisição de
clientes

23
5 melhores
métricas. Nós escolhemos as cinco que pect. Coloque também no papel o porquê
consideramos as mais importantes e que ele contrataria você e não o seu concor-
trazem os melhores resultados. rente para prestar esse serviço.

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técnincas de 1. Mapear os seus diferenciais
competitivos
Saber quais são as qualidades da sua
Após ter a lista completa, aproveite e tra-
balhe alguns gatilhos mentais para ajudá-
lo a tomar a decisão de compra. Alguns

aquisição
empresa é fundamental para elaborar gatilhos bem-vindos neste momento são:
qualquer estratégia de captação de cli-
entes. - Tempo de experiência da empresa;
- Resultados alcançados com outros cli-

de clientes Isso porque ao abordar um lead em


prospecção, é possível utilizar os diferen-
ciais em relação aos seus concorrentes
entes;
- Casos de sucesso;
- Histórico profissional do seu melhor
como motivador para a tomada de de- vendedor;
cisão. - Se tem algum cliente que seja uma grande
empresa ou uma empresa de sucesso;
Um bom exercício é criar uma situação na - Premiações que a sua empresa conquis-
Reforçamos ao longo desse ebook o qual você ou alguém do seu time está no tou, entre outros.
quanto as vendas são fundamentais para lugar do lead que está em prospecção.
qualquer empresa. Informações como estas devem estar
Neste momento, simule uma venda, con- claras para todas as pessoas envolvidas
Para que você tenha clientes é preciso siderando todas as condições ideais para o no processo de captação de clientes.
buscá-los. Toda e qualquer empresa - até lead, como a etapa do funil que ele está, os
mesmo as multinacionais mais conheci- desafios para escolher a empresa, o seg-
das do mercado - desenvolvem constan- mento que ele atua e o momento econôm-
temente estratégias para atrair e vender ico que a sua empresa vive.
mais.
Liste – pode ser em um papel mesmo –
Há diversas técnicas que ajudam na cap- todos os diferenciais do seu produto ou
tação de clientes e favorecem as suas serviço que podem atender o seu pros-
24
5 melhores técnincas

Guia completo para captação de clientes


de aquisição de clientes
2. Organizar seu próprio manual de coloque organize todos os detalhes do seu
captação de clientes funil de vendas.
Nosso material tem como objetivo te guiar
durante o planejamento e execução das Ah, e o mais importante, mantenha esse
estratégias de captação de clientes. Isso material sempre atualizado. Periodica-
significa que você já tem uma base para mente, revise esse guia e o aperfeiçoe com
construir o manual da sua empresa. novas estratégias.

Como você já viu, não existe uma receita 3. Documente tudo


pronta que sirva para todos os negócios. Além de organizar como as coisas devem
Cada ramo de atividade possui suas par- acontecer, organize também como as coi-
ticularidades e, portanto, suas próprias es- sas aconteceram. As expectativas podem
tratégias de sucesso. ser bastante diferentes da realidade e sem
uma boa documentação é impossível de-
Conhecer as particularidades do seu tectar falhas nos processos.
negócio é o passo número um para atin-
gir o crescimento esperado. Além disso, o A coleta de dados permite que os times
manual também auxilia na padronização tenham uma noção clara dos resulta-
da comunicação e evita ruídos nas abor- dos, possibilitando análises concretas do
dagens dos diferentes times. cenário em que a empresa se encontra.
Com o manual e os registros de ocorrên-
Por isso, liste todos os passos, de forma sim- cia, você tem uma base de conhecimen-
ples, estruture roteiros para vendedores e to completa, atualizada e que sempre vai
ajudar os times. 25
5 melhores técnincas de aquisição de clientes

Guia completo para captação de clientes


4. Saiba o que é um cliente em potencial • Qual problema o seu produto/serviço Se você sabe com quem está falando, sabe
para a sua empresa pode resolver? o que pode ser abordado e o que não pode.
Além de todas as características que você • Quem é a pessoa que sofre com esse Então, tenha um arquivo com as principais
conhece ao construir a persona, identi- problema? anotações sobre o cliente, desde situações
fique periodicamente o que é um lead em • Qual o impacto desse problema no dia a mais corriqueiras até gatilhos que podem
potencial. dia dela? ajudar na captação dele.
• A pessoa que sofre com esse problema
Digamos que você queira criar uma cam- é quem toma a decisão de compra? Se Hoje já existem ferramentas de CRM que
panha para o Dia das Mães. Especifica- não for, quem pode tomar a decisão de auxiliam muito nesse processo. Caso não
mente nesse momento, o perfil “geral” da compra? possa custear a mensalidade de um soft-
sua persona pode não fazer tanto senti- • O que a pessoa precisa ter para se be- ware, aposte em planilhas, mas lembre-se
do, afinal, você não quer vender para todo neficiar do seu produto/serviço? de atualizá-las sempre!
mundo, certo?
Provavelmente, muitas das respostas que
Por isso, antes de prospectar clientes, de- você vai atingir com as perguntas acima Precisa de ajuda para vender nas redes
fina quais são os interesses mais impor- – e outras que achar conveniente para in- sociais? No blog da Cora você encontra
tantes desse lead, como você pode fazer cluir na lista – sejam úteis para outras cam-
um conteúdo completo sobre o assunto.
negócio com ele e o tipo de lead que não é panhas.
interessante – mas que pode ser trabalha-
do por outro time, sequencialmente. No entanto, vale reforçar que a validação
é mais que fundamental. Não apenas cop- Acesse o blog da Cora!
Não existe uma receita para essa definição, ie e cole as respostas de uma campanha
por isso é preciso analisar o histórico da sua para a outra. Avalie o que conseguiu de
empresa para traçar parâmetros, como: positivo e negativo e atualize o seu plane-
jamento, como indicamos nos tópicos aci-
ma.
26
5 melhores técnincas de aquisição de clientes

Guia completo para captação de clientes


5. Não esqueça da retenção Gerar e reter clientes são dois lados de uma mesma moeda. Por isso, pense em soluções
Um erro muito comum cometido pe- para ajudar a reter seus clientes, como:
las pessoas empreendedoras é focar na
aquisição de clientes e esquecer de man-
ter os que já estão na base.
Oferecer benefícios para incentivar uma recompra;
Você sabia que conquistar um novo cli-
ente custa entre 5 e 7 vezes mais do que Ter uma comunicação direta e eficaz com o público;
manter um atual? Esse conceito é am-
plamente utilizado no marketing e foi pon- Oferecer programas de fidelização;
tuado por uma das grandes referências da
área, Philip Kotler. Inovar nas ofertas e campanhas;

Sem aquisição não há retenção e sem re- Criar ações exclusivas para os clientes que já estão na sua base.
tenção a aquisição precisa trabalhar mui-
to mais para fechar os números no final
do mês. Por isso, é preciso encontrar o
equilíbrio entre as duas estratégias.

Nós abordamos todas essas estratégias de fidelização e retenção de cliente em um


outro ebook. Baixe o material e complemente a sua leitura.

Faça o download gratuito


do ebook sobre fidelização
de clientes
27
Conclusão

28

Guia completo para captação de clientes


Conclusão

Guia completo para captação de clientes


Esperamos que você tenha chegado até aqui com a noção básica
para sair do zero e começar a captar mais clientes para a sua empresa.

Obter sucesso nas vendas exige acompanhamento constante dos


resultados e um planejamento sólido. Esse é o caminho para entender
o que funciona e o que não funciona nas suas ações.

Planejamento, execução de testes, análise de dados e execução de


novos testes. Este deve ser um ciclo constante em todas as frentes
da sua empresa, não apenas na captação de clientes.

O caminho exige trabalho, mas munido de conhecimento e organização


o crescimento da sua empresa seguirá um ritmo crescente e constante.

29
Materiais
complementares

30

Guia completo para captação de clientes


Materiais complementares

Guia completo para captação de clientes


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Guia completo para captação de clientes
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