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COMO USAR O VÍDEO EM TODO O SEU FUNIL DE VENDAS Compartilhe

Introdução
O vídeo é uma peça-chave para engajar potenciais clientes e gerar mais
vendas. Mas, o que acontece se você apenas utilizar o vídeo para vender?

Um vídeo com abordagem mais “vendedora” pode afastar o público que


se encontra no estágio inicial do processo de compra, ou seja, no Topo do
Funil. Porém, oferecer apenas vídeos educativos não será suficiente para
levar o Lead à compra.

Neste eBook, mostramos a importância de guiar a jornada completa que


seu futuro cliente percorre. Desde que ele visita pela primeira vez o seu
site ou blog até decidir comprar o seu produto ou serviço.

Mapeamos cada uma das etapas do funil e mostramos o mix ideal de


conteúdo em VÍDEO para ter mais resultados em cada etapa. Destacamos
também a importância do alinhamento entre o Marketing de Conteúdo e
a estratégia de Video para que o funil funcione melhor, não só para gerar
mais vendas, mas também para expandir o Lifetime do seu cliente.

Esperamos que este eBook seja muito útil para sua estratégia de Video
Marketing e de Conteúdo.
Boa leitura!

Como atrair e nutrir Leads com vídeos até transformá-los em clientes 2


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Sumário
O Marketing de Conteúdo e o Video Marketing ...................... 4
O Funil de Vendas .......................................................................... 12
Estratégia do Topo do Funil ........................................................ 19
Estratégia do Meio do Funil ........................................................ 27
Estratégia do Fundo do Funil ..................................................... 32
Estratégia Lifetime do Cliente .................................................. 37
Identificando os Estágios ............................................................ 41

Como atrair e nutrir Leads com vídeos até transformá-los em clientes 3


Capítulo

1
O MARKETING DE CONTEÚDO
E O VÍDEO MARKETING
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Conhecimento e Informação
NOVA ERA
Até poucos anos atrás, o vendedor era a pessoa mais qualificada
para ensinar sobre o produto que alguém desejasse comprar.
Vivíamos na Era do “Convencimento e Persuasão”. Ou seja, o
vendedor queria convencer e persuadir que o seu produto era a
melhor escolha.

Hoje, o processo de compra é completamente impactado pela


web e o controle está nas mãos dos consumidores. Quando eles
chegam ao seu site ou à sua página de vendas, 60% da decisão
de compra já está feita. Eles já chegam sabendo muita coisa.

Vivemos na Era do “Conhecimento e da Informação”. Os


consumidores usam a Internet para pesquisar empresas e
produtos, comparar preços, ler críticas e assistir tutoriais e
vídeos para decidirem se irão fazer ou não a compra. Aprendem
tudo que podem sobre o produto que querem comprar, sem a
necessidade de interagir com o vendedor.

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Inbound Marketing
E SEU NOVO PAPEL
O seu papel, como empresário ou vendedor, passou a ser muito
mais de informar, ajudar na escolha e facilitar a compra do
que de convencer e persuadir, como era feito no passado. 60% da
decisão de
Por esse motivo, o Inbound Marketing tem sido o método mais compra já está
efetivo para fazer negócios online. feita, quando os
consumidores
Esse “novo marketing” baseia-se no compartilhamento e
criação de conteúdos de qualidade para ganhar o
chegam ao seu
interesse das pessoas em vez de saturá-las com anúncios e site.
discursos “vendedores”, ou seja, em vez de empurrar um
produto para elas.

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Conteúdo
Tudo começa com a busca por informações. Seja por meio do
Google, das mídias sociais ou de blogs e sites. É o primeiro passo
de toda compra.

Com base nessa premissa, a forma mais eficiente de atrair


visitantes e gerar Leads qualificados é:

1.
1 Produzir conteúdo;

2. Otimizar esse conteúdo para diferentes momentos em que


2 o Lead se encontra.

Ao entregar o conteúdo certo, no momento certo e no lugar


certo, o seu público recebe muito melhor a informação.

Isso significa que antes de ocorrer uma abordagem de vendas


deve haver um preparo da base que se estabelecerá o
relacionamento entre esse futuro cliente e você ou sua empresa.

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Nutrição
É preciso estabelecer uma estratégia de
NUTRIÇÃO, distribuindo conteúdos que irão educar
os Leads e orientá-los até o momento da compra.

O papel da nutrição e o motivo para utilizá-la é


deixar os Leads mais preparados para avançarem
para a etapa seguinte do funil de vendas.

Com a nutrição, eles amadurecerem a intenção de


compra enquanto recebem informações relevantes
em cada estágio do funil.

Atualmente, o processo de nutrição é feito por


email, seja através de um auto-responder ou de
um sistema de automação.

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Posicionamento
A melhor forma de atrair Leads, fortalecer o
relacionamento com eles e aquecê-los para a compra é
através da entrega de conteúdo.

Mas existe ainda um beneficio muito valioso:


posicionar-se no seu nicho.

Postar conteúdos sobre a área que você atua, mostra


ao seu público que você tem expertise no assunto,
tornando-se uma referência ao longo do tempo.

Por isso, recomendamos que você e sua empresa criem


um blog. Em essência, um blog existe para ajudar
leitores com conteúdos e não para vender. Porém, o
blog permite identificar necessidades do seu público e
você naturalmente acaba desenvolvendo produtos para
ele.

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Conteúdo
REGRA BÁSICA
Aqui está uma regra básica: Não crie conteúdo apenas para gerar
conversões. Criar conteúdo é acima de tudo, construir confiança
junto ao seu público. Sem isso, não há conversão e não há vendas!

Hoje, as pessoas priorizam empresas que compartilham o que


sabem e não o que vendem. Portanto, ofereça o melhor conteúdo
que você puder e que muitos do seu nicho cobrariam por ele. Faça
isso sem medo! Seu objetivo é construir um negócio de longo prazo
que fornece valor em troca de valor.

Cada vez mais, a sua capacidade de produzir e compartilhar um


excelente conteúdo será determinante para o sucesso da sua
empresa. A questão é saber se você distribuindo informação de
forma desordenada. O seu objetivo é interagir com seus Leads no
momento certo e com o conteúdo que eles gostariam de receber.

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Vídeo
O vídeo online desempenha um papel central nesse novo
ecossistema de marketing, podendo fortalecer o seu funil
em todas as etapas.

É uma mídia altamente compartilhável e com capacidade


inigualável para transmitir informações e evocar uma
1 minuto
resposta emocional. Nenhuma mídia, atualmente, cria de vídeo equivale
tanta conexão e proximidade quanto o vídeo. a 1,8 milhões de
palavras, de
É por isso que 64% das pessoas ficam mais propensas a acordo com Dr.
comprar um produto depois que assistem a um vídeo, de James McQuivey,
acordo com a ComScore. da Forrester
Research
Mas, nem todo vídeo é relevante para todos. Diferentes
tipos de vídeos ressoam com os Leads em diferentes
momentos. Por isso, a partir do Capítulo 3, vamos ver que
tipos de vídeos e mix ideal de conteúdo você deve
configurar durante a jornada do funil.

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Capítulo

2
O FUNIL DE VENDAS
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Funil de Vendas
Funil de Vendas é uma maneira simples de se ilustrar o
caminho que um cliente percorre, desde o primeiro contato
dele com seu site até o momento da venda.

Imagine que você precisa colocar um novo óleo em seu


carro. Você não quer que derrame óleo no motor. Então,
possivelmente você usa um funil para garantir que todo o
óleo vá direto para o seu destino.

Funis de vendas funcionam da mesma forma: eles ajudam a


evitar o "derramamento" (ou perda) de potenciais clientes.

Nem todos os visitantes que chegam ao seu site têm o


mesmo interesse. Se houver uma falha na jornada do funil,
eles podem não se tornar seus clientes.

Entender a dinâmica no Funil ajuda você a identificar


possíveis melhorias e criar conteúdos para uma abordagem
mais eficiente com seus Leads.

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Funil de Vendas em 7 Estágios


O funil de vendas tem três etapas principais, que são Topo, Meio
e Fundo. Entre estas etapas, há 7 sub-etapas:

1. Descoberta e Aprendizado;
2. Reconhecimento;
3. Interesse;
4. Consideração;
5. Intenção;
6. Avaliação;
7. Compra.

Essa será a jornada do seu potencial cliente. Eles irão percorrer


todos estes passos, na maioria das vezes sem saber que estão
passando por eles.

Vamos conhecer agora cada um dos 7 estágios no processo de


compra.

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Descoberta e Aprendizado
Visitantes

Topo Reconhecimento
Leads
Interesse

Consideração
Meio Oportunidades
Intenção

Avaliação
Fundo Compra
Clientes

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TOPO DO FUNIL
1. Descoberta e Aprendizado
Estágio formado por todas as pessoas que visitam o seu site ou blog, oriundas de diversas
fontes de tráfego. O interesse dos visitantes é diversificado e muitos chegam sem saber
que têm um problema que sua empresa pode solucionar. A partir dos conteúdos que você
disponibiliza, eles começam o processo de aprendizado sobre o problema que podem ter.

2. Reconhecimento
Nesta fase, o visitante já se tornou um Lead. Ele entrou para sua lista (base de contato)
e recebe periodicamente novos conteúdos que o ajudam a reconhecer que um possível
problema. Começa o processo de nutrição que ajuda a conquistar sua confiança.

3. Interesse
O Lead ao ser nutrido de conteúdos por sua empresa, já entende que tem um problema e
começa a despertar o interesse pelas possíveis soluções para resolver esse problema.

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MEIO DO FUNIL
4. Consideração
Aqui, o Lead já passou de estágio e virou um Potencial Cliente ou, como alguns
preferem chamar, virou uma Oportunidade. Ele já conhece você e considera a sua
empresa uma fonte de conhecimento confiável para a decisão da compra. Ele já está
mais aberto a uma abordagem mais vendedora e já começa a considerar sua solução.

5. Intenção
Neste estágio, através da interação do Potencial Cliente com os conteúdos que você
envia, já é possível identificar uma intenção clara dele em adquirir seu produto ou
serviço.

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FUNDO DO FUNIL
6. Avaliação
Neste penúltimo passo, o Potencial Cliente já está comparando as soluções
fornecidas e avaliando qual delas é a melhor para seu contexto. Nesta etapa, é
importante destacar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções.

7. Compra
Aqui, o Potencial Cliente já tomou a decisão de comprar e já se sente pronto
para aproveitar os benefícios do seu produto ou serviço para eliminar a dor
descoberta durante a trajetória que ele percorreu no funil. Aqui começa uma
nova fase muito importante que é reter esse cliente e realizar novas vendas
para ele e, também, aumentar a sua lealdade.

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Capítulo

3
A ESTRATÉGIA DO
TOPO DO FUNIL
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Topo do Funil
DESCOBERTA E APRENDIZADO
O Topo do Funil é onde ocorre o primeiro contato
com o seu público. Nessa etapa é crucial prender a
atenção das pessoas que chegam ao seu site.

É essencial atrair visitantes, mas para garantir a


evolução desse relacionamento, é preciso fazer algo Estágio 1
para que eles passem para o próximo estágio e se
tornem Leads.
As pessoas se
Para isso, eles precisam deixar seus dados de inscrevem na sua lista
contato, como nome e e-mail, e assim, entrarem na porque acreditam que
sua Lista. E, normalmente, os visitantes só deixam
seus dados quando encontram conteúdos
você possa ajudá-las a
interessantes e desejam continuar recebendo resolver algum
atualizações. problema.

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Topo do Funil
ISCA DESEJÁVEL
Para converter visitantes em Leads, pense em algo que os
seduzam. Crie uma oferta que será uma isca desejável
para que ele se motive a deixar seus dados de contato e
entre no funil.

Se essa isca for um conteúdo, leve em conta que o


visitante não possui nenhum relacionamento com você ou
com sua empresa. Portanto, nesta fase, não faz o menor
sentido criar conteúdos com apelo de vendas.

Em vez disso, eduque sobre um assunto específico ou


ponto de dor que pode estar incomodando. Faça-os
reconhecer que podem ter um problema e que esse
problema pode gerar uma série de ônus.

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Topo do Funil
ISCA DESEJÁVEL
Suponha que você vende colchões e seu público não
sabe que o uso irregular do colchão é responsável por
diversas doenças, como dores nas costas, escoliose,
hérnia de disco, distúrbio do sono, além de alergias.
Sua isca se concentrará nesse “ponto de dor”.

Outro tipo de conteúdo são aqueles que se


correlacionam com a sua empresa. Exemplo: você
tem uma clínica estética e para atrair Leads oferece
uma vídeo-aula grátis sobre um tema de grande
interesse para o seu público-alvo, como por exemplo,
"Como Reduzir 25% de Suas Medidas Com Sucos Detox"
(ou algo nesse sentido).

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Topo do Funil
RECONHECIMENTO E INTERESSE
Uma vez conquistada a atenção do visitante no seu site ou blog
e conseguido seu e-mail através de alguma oferta de conteúdo,
o próximo passo é fazê-lo reconhecer que pode estar
enfrentando um problema que sua empresa pode solucionar.

Esse reconhecimento acontece quando você continua a nutrí-lo Estágios 2 e 3


de informações úteis e que abordam os “pontos de dor”.

Quanto mais nutrir os Leads de conteúdos gratuitos de


qualidade, mais eles vão imaginar como o seu produto ou
serviço deve ser bom. Com isso, você conquista uma percepção
muito positiva e desperta o interesse na sua solução.

Caso esse Lead goste do seu conteúdo, ele irá compartilhar


com amigos e nas redes sociais o que irá aumentar o número
de visitas ao seu site e também expandir a sua visibilidade.

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Topo do Funil
LANDING PAGE
Qualquer que seja a sua oferta, um Vídeo, um
eBook, um White Paper, um Guia, um Teste
Gratuito, ou um Template, recomendamos que
você crie uma página específica (Landing Page)
para que a pessoa interessada possa deixar seus
dados de contato e acessar o material.

Com isso você cria uma Lista específica de


pessoas interessadas naquele tipo de assunto.

Você pode gerar tráfego para essa Landing Page


por meio de um pop-up no seu site, de anúncios
no Facebook, de tweets no Twitter, dentre
diversas outras formas.

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Topo do Funil

VÍDEOS Agora vamos para o mix


ideal de conteúdo
Video de Boas-Vindas
1 Forma gentil de recepcionar o visitante e comunicar os principais
benefícios que ele pode esperar. Faça uma chamada à ação para que
entrem na sua Lista, ou para que baixem algum material grátis que
você está oferecendo.

Vídeos Educativos
2 São vídeos com dicas ou explicando como algo funciona. Também
podem educar e alertar sobre algum problema que sua empresa pode
solucionar, sem empurrar as pessoas diretamente para o seu produto.

Vídeos How-to
3 Explicam “Como Fazer” alguma coisa. Esses vídeos também ajudam
a melhorar o seu SEO, pois têm maiores chances de aparecer na
primeira página dos resultados de busca.

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Topo do Funil

VÍDEOS Agora vamos para o mix


ideal de conteúdo
Vídeos com Lousa Branca
4 Vídeos bem fáceis de criar em que você usa um quadro branco
para explicar algum assunto. Um exemplo bem conhecido é o da
SEOMOZ, em que toda sexta-feira (Whiteboard Friday), o CEO
Rand Fishkin explica algum conteúdo de interesse do público.

Vídeos com Entrevistas


5 Bate-papos com pessoas interessantes do seu nicho de mercado.
Entrevistas com influenciadores são amplamente compartilhadas e
os próprios convidados podem ajudar a compartilhar o vídeo,
alavancando ainda mais o resultado.

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Capítulo

4
A ESTRATÉGIA DO
MEIO DO FUNIL
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Meio do Funil
CONSIDERAÇÃO
Nesta fase, você já nutriu o Lead o suficiente, a ponto de
Estágio 4
transformá-lo em um Potencial Cliente ou em uma
Oportunidade para sua empresa.

Ele já reconhece que tem um problema e reconhece sua


empresa como expert naquilo que faz. Ele já está mais aberto
a uma abordagem mais vendedora e já começa a considerar
sua solução.

O objetivo principal do conteúdo do Meio do Funil é posicionar


a sua empresa como especialista no assunto. Os vídeos devem
ter foco em soluções e comprovar a sua experiência para
ganhar a confiança das pessoas.

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Meio do Funil
INTENÇÃO
Durante esse estágio, os Potenciais Compradores já têm Estágio 5
uma intenção maior no seu produto ou serviço. O conteúdo
nessa fase deve despertar o interesse para testar a sua
solução ou mesmo comprar.

Apesar de já haver uma maior probabilidade de compra, o


conteúdo continua sendo informativo, mas também deve
iniciar o processo de posicionar sua empresa como uma
solução a ser avaliada.

O conteúdo passa a ser um pouco mais vendedor, para


gerar demanda, mas continua sendo educativo e valioso.

A linguagem pode inclusive ser mais específica, até mesmo


técnica. Os vídeos podem abordar temas mais aprofundados
que ajudarão o cliente na tomada de decisão de compra.

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Comparação de Conteúdos

Topo do Funil Meio do Funil


7 dicas do Feng Shui 7 dicas para escolher a
para harmonizar e cadeira de trabalho certa
energizar seu ambiente para a sua coluna,
de trabalho. apresentando as mais
vendidas pela sua
empresa e a melhor
forma de escolhê-las.

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Meio do Funil

VÍDEOS Agora vamos para o mix


ideal de conteúdo
Webinários gravados com sessões de perguntas e respostas:
1 Você pode gravar webinários e dividí-los em capítulos para que os Potenciais
Compradores encontrem assuntos por tópico de interesse. As perguntas e
respostas ajudam a tirar dúvidas e aumentar a confiança na tomada de decisão.

Vídeos de Cases de Sucesso


2 Explicam como alguns de seus clientes estão usando sua solução na prática e
obtendo resultados. O vídeo deve mostrar os problemas e obstáculos que eles
enfrentavam e como sua solução está resolvendo o problema deles.

Vídeos Educativos mais aprofundados


3 Explicam temas com mais profundidade e focados na solução que sua empresa
pode oferecer.

Vídeos Facilitadores
4 Explicam como escolher e usar o produto ou serviço que a sua empresa vende.

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Capítulo

5
A ESTRATÉGIA DO
FUNDO DO FUNIL
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Fundo do Funil
AVALIAÇÃO
Nesse ponto o Potencial Cliente já está avaliando adquirir seu
Estágio 6
produto ou serviço e está em busca de mais informações que irão
ajudá-lo a tomar essa decisão. Esse conteúdo é a peça que falta para
transformá-los em Clientes Pagantes.

As estratégias do Fundo de Funil são mais agressivas. O conteúdo


tem mais profundidade e ajuda o Potencial Cliente a “avaliar” se o
seu produto funciona para o problema deles.

Aqui, você já pode criar um senso de urgência para evitar que ele
adie a tomada de decisão para resolver o problema.

Os conteúdos continuam informativos, mas já são bem mais focados


no seu produto, de maneira a tornar o público mais confiante de que
a solução que você tem a oferecer é a melhor para o contexto dele.

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Fundo do Funil
COMPRA
Na etapa de Decisão de Compra é importante criar materiais que
Estágio 7
reforcem o diferencial competitivo do seu produto e elimine medos
e qualquer possível objeção.

O material deve ser direcionado corretamente para Potenciais


Clientes já qualificados, ou então poderá assustar o público ou
simplesmente ser pouco eficiente.

Esses compradores em estágio final são mais propensos a apreciar


vídeos mais longos, como Webinários ou vídeos como apresentações
e demonstrações de vendas altamente personalizados.

Vídeos de Fundo de Funil são seus representantes de vendas


virtuais, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

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Fundo do Funil

VÍDEOS Agora vamos para o mix


ideal de conteúdo
Vídeos Instrutivos
1 Proporcionam aos Potenciais Clientes informações sobre seu produto/serviço,
para que não precisem entrar em contato com você ou sua equipe de vendas.

Vídeos Demonstrativos (demos) e Explicativos


2 Demonstram como o seu produto/serviço é usado.

Vídeos Comparativos
3 Apresentam uma comparação detalhada entre o seu produto/serviço e o dos
seus concorrentes.

Vídeos de Cases de Sucesso


4 Apresentam cases de sucesso aplicados ao mercado do Potencial Cliente.

Webinars Privados
5 Focados em responder dúvidas sobre seu produto/serviço.

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Fundo do Funil

VÍDEOS Agora vamos para o mix


ideal de conteúdo
Vídeos com Depoimentos de Clientes
6 São usados como prova social, para remover objeções e aliviar temores
do seu Potencial Comprador.

Vídeos UGC (User Generated Content)


7 São vídeos com conteúdos gerados por usuários e clientes, como por
exemplo, depoimentos e reviews (avaliações) dos seus produtos.

Vídeos FAQ (Frequently Asked Questions)


8 Vídeos para responder as “Perguntas Mais Frequentes”. O ideal é fazer
um vídeo curto para cada pergunta.

Vídeos de Vendas
9 Abordam o problema, apertam os pontos de dor e apresentam a solução,
os benefícios, o preço e as garantias e por fim, uma chamada à ação.

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Capítulo

6
A ESTRATÉGIA DO
LIFETIME DO CLIENTE
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Lifetime do Cliente
O verdadeiro poder do funil de vendas é o crescimento do
Lifetime Value de cada cliente. Seus clientes serão os principais
contribuintes para o crescimento a longo prazo do seu negócio.

Existe uma métrica que mede o valor do cliente ao longo do


tempo no seu negócio: Lifetime Value do Cliente (CLV)

Essa métrica leva em conta:

CLV = (Valor médio de uma venda) X (Quantidade Média de


Vendas por Cliente) X (Tempo de Retenção Média em meses ou
anos para um cliente típico)

Explicando: Se seus clientes gastam em média R$100 por


compra, se chegam a comprar 2 vezes por ano e mantêm em
média um relacionamento de 5 anos (60 meses), cada cliente
gastará com sua empresa R$ 12.000

CLV = 100 x 2 x 60 = R$ 12.000

Como atrair e nutrir Leads com vídeos até transformá-los em clientes 38


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CLV e Conteúdo Pós-Venda


Se a sua meta é gerar R$ 1.000.000 em receitas anuais,
então você precisa fazer R$ 12.000 em vendas a cada ano,
para 84 clientes.

Para reter esses 84 clientes durante 3, 5 ou mais anos, o seu


trabalho a cada ano será mantê-los nutridos e engajados.
Seu
investimento
Conquistar novos clientes custa mais caro do que mantê-los. para aquisição
Por isto, existe a necessidade de investir na retenção dos de cada cliente
clientes adquiridos.
deve ser sempre
Outro ponto importante é que conhecer o CLV do seu cliente inferior ao CLV.
evita que você gaste mais do que deve com ele.

Com um funil de vendas forte é mais fácil aumentar a


Lifetime dos clientes. Isso significa nutrí-los corretamente.
O conteúdo pós-venda ajuda a manter seu relacionamento
ativo e valioso com eles.

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Lifetime Cliente

VÍDEOS Agora vamos para o mix


ideal de conteúdo
Vídeos de Suporte
1 Quando o Potencial Cliente já é seu Cliente, você já pode criar vídeos
de suporte, que o ajude a saber como usar seu produto ou serviço.

Vídeos Pós-Venda
2 Abordam qualquer problema que os seus Novos Clientes possam ter. É
uma oportunidade também para apresentar o seu time de suporte.

Vídeos de Follow-up
3 Vídeos que perguntam ao Cliente como tem sido o uso do
produto/serviço. Exemplo: “Como foram as suas primeiras 2 semanas?”

Vídeos UGC – Conteúdo Gerado pelo Usuário


4 Você pode pedir aos seus clientes e usuários a criarem eles mesmos
vídeos de reviews (avaliações) sobre o seu produto ou serviço.

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Capítulo

7
IDENTIFICANDO OS
ESTÁGIOS DO FUNIL
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Estágios do Funil
IDENTIFICAÇÃO
Para não enviar o conteúdo errado para seu Lead, é essencial
identificar em qual etapa do funil ele se encontra.

Para isso, analise o histórico de envolvimento dele com os


conteúdos que você envia: os materiais que ele baixou, os
e-mails que ele abriu e clicou, as páginas mais acessadas,
etc.

Se o seu Lead vem acompanhando os conteúdos e materiais,


é muito provável que ele se mostre aberto a uma solução.

Para direcionar o conteúdo com a abordagem certa, use as


informações disponíveis no histórico de relacionamento
gerado pelo sistema de e-mail Marketing (ex: Mail Chimp,
Aweber) ou por um sistema de Automação de Nutrição que
trabalha de forma personalizada e escalável (ex: RD Station).

Como atrair e nutrir Leads com vídeos até transformá-los em clientes 42


A Video Marketing Academy foi criada para oferecer conteúdos educativos
e cursos online em Video Marketing. O propósito é habilitar empresários e
profissionais a usarem o vídeo para melhor posicionamento de mercado e
maior engajamento de Leads e Clientes.

A Tama Pitch é especializada em Video Marketing. Com consultoria


especializada, criamos a melhor estratégia de conteúdo em vídeo para
empresas atingirem seus objetivos no marketing online.

Produzimos conteúdo educativo em Video Marketing, que disponibilizamos


no nosso blog em forma de posts, vídeos e eBooks.

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