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Web Analytics (COMPLETO) -

Muito além do Google Analytics


Apresentação
✔ Professor de Marketing Digital

✔ Gerente de Marketing Digital e Performance

✔ 11 anos gerando Vendas, Leads e Awareness através do Marketing Digital com


atuação em mais de 103 marcas, dentre as quais destaco:

✔ Especialização em Inteligência Competitiva (PUC-RJ)


✔ MBA em Marketing Digital (UNESA)
✔ Graduação em Marketing (UNESA)
✔ Certificações Ads e Analytics (GOOGLE)
✔ Certificação Inbound Marketing (HUBSPOT).
O que você aprenderá nesse Curso?

1) O que é WEB ANALYTICS.

2) Você CONHECERÁ as Principais MÉTRICAS.

3) Aprenderá a DEFINIR os KPI’s da sua Empresa ou Clientes com MATERIAL PARA

DOWNLOAD.

4) Aprenderá a USAR 4 ferramentas para ENTENDER o COMPORTAMENTO do seu


cliente na Web e da sua CONCORRÊNCIA no ambiente ONLINE e para Empreendores
poderá também poderá ter INSIGHTS de NOVOS NEGÓCIOS e suas DEMANDAS.

5) Aprenderá a USAR a PRINCIPAL ferramenta de Web Analytics que é o Google


Analytics e poderá RESPONDER a 31 PERGUNTAS comuns dos EXECUTIVOS de
MARKETING.
O que você aprenderá nesse Curso?
6) Aprenderá na PRÁTICA como USAR e ANALISAR DADOS nas Ferramentas de Mídia
FACEBOOK/INSTAGRAM ADS e YOUTUBE ADS.

7) Aprenderá a fazer um TESTE A/B.

8) Receberá MODELO para DOWNLOAD de Planilha para ANALISAR a


PERFORMANCE DIGITAL da sua Empresa ou Cliente e como PODERÁ USÁ-LO para
RESOLVER PROBLEMAS de PERFORMANCE.

9) Aprenderá CRIAR um PLANO de WEB ANALYTICS.

10) Receberá um PASSO A PASSO para Criação de um DASHBOARD como esse


https://datastudio.google.com/s/ugLK7A-wdT4
CAPÍTULO 1
Em 1993, surgiram os primeiros softwares de processamento
de logs para análise de tráfego em web sites

Em 1993, surgiram os primeiros softwares de processamento


de logs para análise de tráfego em web sites

WebTrends Log Analyzer

Primeiro software de análise de log de


uso comercial o I/PRO. Surgem novas
métricas como Page Views e sessões
(visitas)

Fonte: : “A história das Métricas”. Autor: Leonardo Naressi


Metade da década de 90
Metade da Década de 90
• Apesar de já existirem softwares de
logs, eles eram muito pouco utilizados Site do Itaú em
1997
pela ausência da cultura de resultados,
e por serem vistos como custo para a
empresa.

• A métrica popular, utilizada pelo


público comum para medir o tráfego
eram os “hits”. Por falta de
conhecimento, o “hit” era confundido
com “visita”.

• Surgimento dos contadores chamados


de “Web counters”, eram inseridos
diretamente nas páginas.
A partir de 1996, surgimento de
ferramentas e serviços mais robustos
A partir de 1996, surgimento de ferramentas e serviços mais robustos

• Em 1996 Surgiu o WebSideHistory, ferramenta


inicialmente utilizada para medir o tráfego de
sites adultos. No mesmo ano, a Omniture é
fundada.

• A partir da necessidade de contornar algumas


limitações dos logs e de fazer outsourcing de
ferramentas de Web Analytics, surge a
tecnologia de “Page Tagging”, onde a
mensuração é feita por meio de um código de
Javascritpt inserido na página.

• Em 1999 surgiram os painéis NetRatings e


comScore para medição de audiência.

Fonte: “A história das Métricas”. Autor: Leonardo Naressi


A consolidação do mercado de Web Analytics
A consolidação do mercado de Web Analytics

• Ao longo das décadas de 2000/2010


ferramentas evoluíram e se consolidaram,
além de logs utilizando a tecnologia de tags
em Javascript.

• Google Analytics lançado em 2005 depois que


o Google compra a Urchin.

• Adobe compra Omniture.

• IBM compra a Coremetrics e UNICA, entrando


no mercado de Web Analytics.
Por definição
Web Analytics é o
monitoramento
objetivo, captação,
mensuração, relato e
análise de dados
quantitativos da
Internet a fim de
otimizar websites e
iniciativas de web
marketing.
Fonte: Agência Mestre
Na prática

Nosso desejo de
entender mais o site
e os visitantes do
site, a fim de oferecer
uma melhor
experiência para os
visitantes e fazer com
que o site cumpra
seu propósito
facilmente.
Modelo de Maturidade em Web Analytics

Fonte: Ebook Webanalytics uma visao brasileira 2


Modelo de Maturidade em Web Analytics

Fonte: Pesquisa IAB 2011


Modelo de Maturidade em Web Analytics

Fonte: Pesquisa IAB 2011


Modelo de Maturidade em Web Analytics

Em uma pesquisa, Ruy Carneiro (Diretor da WA Consulting) acrescenta:

• 89% das empresas analisadas usam alguma ferramenta de Web Analytics,


porém o uso não é feito de forma completa, o que não garante os bons
resultados que o trabalho pode gerar.

• 66% revelaram que a empresa não considerou a ferramenta como


prioridade no início dos sites, perdendo assim a análise do impacto
inicial. "É preciso mudar a cultura interna das empresas, pois somente o
instinto não é suficiente para os novos desafios que a internet apresenta.

Fonte: http://propmark.com.br/digital/iab-brasil-revela-detalhes-sobre-uso-do-web-analytics-no-brasil
Modelo de Maturidade em Web Analytics

• 75% das empresas não têm certeza se estão coletando os dados com
precisão, o que pode ocasionar erros na coleta de dados. "Dentro desse
universo, 70% dizem que esses dados chegam ao nível de gerência e
executivos para tomada de decisões táticas e estratégicas.

• A ferramenta é somente uma parte da equação. “Se não tiver pessoal


preparado para implementar e analisar os dados que foram gerados, não
adianta. É preciso ter profissionais treinados para isso, pois uma coisa é ter
o dado, outra é tê-lo analisado para gerar informação e, posteriormente,
inteligência. É a inteligência somada a experiência que vai gerar resultados
para empresa”.

Fonte: http://propmark.com.br/digital/iab-brasil-revela-detalhes-sobre-uso-do-web-analytics-no-brasil
Modelo de Maturidade em Web Analytics

Fonte: Pesquisa IAB 2011


E nós somos os médicos das empresas...
E nós somos os médicos das empresas...

Pois precisamos:

1) Ouvir os problemas das empresas.

2) Diagnosticar o que tem gerado esses problemas.

3) Propor soluções com base em números reais.


E porque monitorar?
1) O que não medimos não podemos controlar.

2) Mas, o objetivo é sempre fazer com que os Dados virem...


Algumas empresas acham que
funciona assim...
Mas, na verdade funciona assim...
Mas, na verdade funciona assim...
Mas, na verdade funciona assim...
Mas, na verdade funciona assim...
Mas, na verdade funciona assim...
Eu acabei seguindo a
empresa no Instagram e
assistindo alguns vídeos
no Youtube
Mas, na verdade funciona assim...
Mas, na verdade funciona assim...
Mas, na verdade funciona assim...
Cenário da análise de resultados: Anos 2000
Cenário da Análise de Resultados: Anos 2.000

• Tradicionalmente, o
objetivo era medir o
desempenho da plataforma
digital, e da campanha de
mídia, comprada em
portais e links patrocinados
e o resultado que esta
mídia trazia para a
plataforma.

Relatórios de Relatórios de
desempenho desempenho
do Portal de mídia
Cenário da análise de resultados: Momento presente
Cenário da Análise de Resultados: Momento Presente

+ Integração

Painéis, dados de Mídias Relatórios de Relatórios de


Sociais, comportamento desempenho desempenho
de busca do Portal de mídia
E o que é medido em
Web Analytics?
E o que é medido em
Web Analytics?
E o que é medido em
Web Analytics?
E o que é medido em
Web Analytics?
Crazy Egg (Desktop)
Crazy Egg (Desktop)
Crazy Egg (Desktop)
Crazy Egg (Mobile)
Crazy Egg (Mobile)
Crazy Egg (Mobile)
Blz professor, mas por onde começo?

1) Toda análise começa com uma dúvida

Qualquer análise precisa começar a partir de uma dúvida que tenha forte relação
com o seu objetivo macro.

Ex: Se você tem um e-commerce e uma das suas categorias não está performando
dentro do esperado, muitas dúvidas podem surgir:

a) Qual a profundidade da navegação do usuário dentro dessa categoria?

b) Será que a queda acontece em todas as origens ou está concentrada em apenas


uma?

c) Será que há alguma falha impedindo os usuários de chegarem até o fim no funil
de conversão dessa categoria?
Mas, para ter dúvidas...

2) Precisamos de Metas e Indicadores

Se não soubermos aonde queremos chegar, não saberemos:

- O que perguntar para as ferramentas de Web Analytics.

- O que iremos extrair de dados e informações delas.


E depois das Metas e Dúvidas...
3) Organizar os Processos internos
Métrica, medida e indicador
Conceitos

• Medida: Ato ou processo de medir. Uma unidade padrão.

• Exemplo de medida: Neste caso, o resultado a ser medido é o Ticket Médio de uma empresa
qualquer.

Ticket médio

Fonte: IEEE Standard Glossary of Software Engineering Terminology


Métrica, medida e indicador
Conceitos
• Métrica: Variável quantificável que define o que se quer medir em um determinado
sistema. Um conjunto de medidas também define uma métrica.
• Exemplo de métrica: Conjunto de medidas relacionadas. Aparentemente, sem metas
ou outras comparações definidas mês a mês, o resultado está indo bem.
Ticket médio

Fonte: IEEE Standard Glossary of Software Engineering Terminology


Métrica, medida e indicador
Conceitos
• Indicador: Uma variável que pode ser configurada a assumir certos estados de acordo com configurações pré-

determinadas. Exemplo:
• Exemplo de Indicador: Comparativo do Ticket Médio da Empresa A com o mercado. O indicador pressupõe um

comparativo, uma relação entre as métricas. Desta forma, o resultado não está tão bom quando o imaginado.
Ticket médio

Fonte: IEEE Standard Glossary of Software Engineering Terminology


Métrica, medida e indicador
Conceitos

• Exemplo de Indicador: Neste cenário, o indicador atingiu e passou a meta.

Cenário de
atingimento
de meta.

Ticket médio

Fonte: IEEE Standard Glossary of Software Engineering Terminology


O que são KPI’s?

KPIs (Key Performance Indicators) ajudam a corporação a compreender como estão performando
com relação aos seus objetivos estratégicos.

Características:
1. São definidos pela gerência ou gerências;
2. Refletem os objetivos da gerência;
3. Devem ser fáceis de entender;
4. Apoiam a tomada de decisão;
5. Possuem contexto: Permitem comparação com meta, ou números de mercado.
CAPÍTULO 2
KPI’s “Estratégicos”
(Negócio)
ROI (Retorno sobre o Investimento)

O famoso ROI também deve estar presente


no universo digital. É mais uma métrica
financeira, mas ela tem como foco os
resultados e não a forma mais eficaz (e
mais barata) para se atingir o objetivo.

O ROI busca assegurar que cada ação de


marketing, seja ela online ou offline, gere
resultados sólidos para a empresa.
Uma maneira de definir o ROI é:
Ex: Imagine que você tem um produto com custo de produção de R$
100,00 e valor de venda de R$ 200,00.

Você vende 6 desses produtos como resultado da publicidade deles no


Google Ads. Portanto, o custo total é de R$ 600,00 e o total das vendas é
de R$ 1200,00. Imagine que seus custos do Google Ads são de R$
200,00, para um custo total de R$ 800,00. Seu ROI é:

(R$ 1200,00 - R$ 800,00) / R$ 800,00


= R$ 400,00 / R$ 800,00
= 50%

Nesse exemplo, você ganha um retorno do investimento de 50%.


Para cada R$ 1,00 que você gasta, recupera R$ 1,50.
Planilha Cálculo do ROI
ROAS (Retorno sobre o Investimento Publicitário)

O seu cálculo é simples e direto:

(Receita / Investimento em publicidade) x 100

O ROAS é a métrica mais importante para agência, visto que os custos


internos administrativos do cliente, não são contemplados nessa análise.

Em outras palavras, através do ROAS, a agência tem a visão genuína dos


lucros e investimentos de seu cliente se tratando das campanhas
publicitárias.
ROAS = 100%
Significa que a campanha está empatando. O que eu invisto (custo), eu
ganho (receita).
Exemplo: Para cada R$1,00 investido, ganho R$1,00.

ROAS > 100%


Significa que estou ganhando (receita) mais do que investindo (custo).
Exemplo: Em um ROAS de 700%, para cada R$1,00 investido, ganho
R$7,00.

ROAS < que 100%


Significa que estou ganhando (receita) menos do que investindo (custo).
Exemplo: Em um ROAS de 95%, para cada R$1,00 investido, ganho
R$0,95.
Ticket Médio

O Ticket Médio é o valor médio que cada cliente gasta em seu


estabelecimento.

O cálculo para se chegar a este índice é muito simples: basta dividir o


total das vendas do seu negócio pelo número de clientes que geraram
o volume de compras.
CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

É o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente.

Na grande maioria das empresas, as áreas que atuam diretamente nesse processo são
Marketing e Vendas, mas dependendo do negócio podem variar.

Ex: se os seus investimentos diretos em aquisição de clientes somam R$ 10 mil no mês,


e com isso você conseguiu 20 clientes, o seu CAC será de R$ 500.
LTV (Valor do Ciclo de Vida)

LTV ou lifetime value (valor do ciclo de vida) é uma métrica de negócios que
estima o lucro líquido da vida de cada cliente.

Se refere a todo o valor adicionado pelo cliente durante o relacionamento


com a empresa, ou seja, o dinheiro que entra no período de contrato. É uma
métrica muito comum para empresas que trabalham no modelo de receita
recorrente.

Quanto mais baixo o LTV, mais atenção sua empresa deve dar a ações de
relacionamento em contrapartida a ações de aquisição.

Essa métrica está relacionada à retenção e consequente rentabilidade da


carteira atual de clientes.
O cálculo é feito para que você tenha uma média de lucro que seu
cliente vai trazer. Por esse motivo, para calculá-lo você precisa
apenas saber o valor do seu ticket médio e a média de tempo
em que os seus clientes mantêm um relacionamento com sua
empresa. Multiplique um pelo outro e tenha em mãos seu LTV.
Veja o exemplo:

LTV em E-commerce: (Valor ticket médio) x (Número médio de compras


por cliente) x (Tempo médio de retenção do cliente)

LTV em Negócios com pagamento mensal: (Valor ticket médio)


x (Tempo médio de retenção do cliente)
Ex. (E-commerce): Suponha que o valor médio dos seus
pedidos seja de R$ 120,00 e cada cliente compra ao menos
uma vez ao mês (ou 12 vezes ao ano), considerando que
esperamos reter esse cliente por no mínimo 3 anos, o
cálculo ficaria dessa maneira:

LTV = R$ 120,00 x 12 x 3
LTV = R$ 4.320,00

Sendo assim, você espera que cada cliente gere R$


4.320,00 para o seu e-commerce no período de 3 anos.
Ex. (Pagamento Mensal): Suponha que seu ticket médio seja de R$ 300 e você tenha
tido 100 cancelamentos em um período de 12 meses.
Veja na representação o período de cancelamentos:
20 – 8 em meses | 20 clientes cancelaram no oitavo mês de uso
30 – 10 em meses | 30 clientes cancelaram no décimo mês de uso
40 – 12 em meses | 40 clientes cancelaram no décimo segundo mês de uso
10 – 2 em meses | 10 clientes cancelaram no segundo mês de uso

Então, para descobrir seu tempo de retenção, multiplique o número de cancelamentos


pelo período (um a um), some todos e divida pelo total de cancelamentos (que, neste
caso, são 100). Veja no exemplo:
LTV = (20 x 8) + (30 x 10) + (40 x 12) + (10 x 2)/ 100
LTV= 960/ 100 = 9,6
Você já tinha em mãos o valor do ticket médio (R$ 300). Agora que descobriu o tempo
médio de retenção (10 meses).

Calcule seu LTV


LTV= 300 x 10
LTV= R$ 3.000
LTV x CAC
Com o CAC e o LTV você cria
uma balança: quanto você
gastou para adquirir um
cliente e quanto ele vai
adicionar ao tornar-se um
cliente fiel.

Obviamente, o nosso objetivo


é ter o menor CAC possível
e o maior LTV possível.
KPI’s “operacionais”
(Site, Mídia, SEO, Redes Sociais e E-mail Marketing)
GERAIS

✔ Visitantes (Usuários)

✔ Visitas (Sessões)

✔ Páginas por sessão

✔ Taxa de Rejeição

✔ Conversões

✔ Taxa de Conversão

✔ Conversões assistidas
Links Patrocinados
Links Patrocinados
Contexto das métricas

Clique, CTR, CPC,


Custo

Posição 1 Impressão do anúncio

Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI


Links Patrocinados
Contexto das métricas

Clique, CTR, CPC,


Custo

Posição 1 Impressão do anúncio

Visita, Conversão, Receita, Tícket Médio,


ROI
Display
Display
Contexto das métricas

Clique, CTR
Impressão, CPM/CPC, Custo

Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI


Display
Contexto das métricas

Impressão, CPM/CPC, Custo Clique, CTR

Inventário e visibilidade Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio,


ROI
Display
Modelos de compra
• A compra pode ser feita de diversas formas, sendo a principal delas é o CPM (Custo por mil
visualizações da peça).

• Modelos de compra mais comuns:

• CPM: Custo por mil impressões.

• CPC: Custo por Clique.

• CPL: Custo por Lead.

• Modelos com volume de impressões estimado pelo veículo:

• Diária (em dia útil ou em fins de semana e feriados).

• Mensal.

• Turnos (manhã, tarde e noite).

• Faixa horária.
Display
Precificação: Exemplo

• Informações importantes em Mídia Kits: Inventário de mídia e preços.


CPA (Custo por Aquisição)

Alguns cálculos típicos de CPA’s

• CPV (Custo por Visita) = Investimento / Visitas;

• CPD (Custo por Download) = Investimento / Downloads;

• CPC (Custo por Cadastro) = Investimento / Cadastros;

• CPT (Custo por Transação) = Investimento / Transações;

• CPL (Custo por Like) = Investimento / Likes;


Métricas que geram mais dúvidas
Sessões

Uma sessão é o período de tempo


em que um utilizador está a
interagir ativamente com o seu
Website, aplicativo, etc.
Sessões

Sessões
Sessões

Sessões
Sessões

Sessões

Uma Sessão (Visita) pode acabar de 3 maneiras:


Sessões

Sessões

Uma Sessão (Visita) pode acabar de 3 maneiras:


Sessões

Fonte da Visita
Sessões

Exemplo de Fluxo de Visita


Sessões

O GA vai registrar:
Sessões

O GA vai registrar:
Sessões

Exceções para “Troca de Fonte”


Sessões

A fonte NÃO é trocada se:

E a visita não passar de 30 minutos sem


interação, e não cruzar a meia-noite!
Sessões
Sessões
Sessões

Tudo isso influencia na contagem de sessões no Google Analytics.

Logo...
Além disso, existem algumas “Falhas” que
geram imprecisões nas coletas

Exemplos
1) Cookies Rejeitados ou Limpeza dos Cookies

Diferente das ferramentas pesadas de estatísticas do passado que analisavam


o log do seu servidor, o Google Analytics depende dos cookies na máquina do
usuário para funcionar corretamente. Se o computador do visitante (ou seu Firewall)
rejeitar cookies, então sua visita não será computada.

Além disso, toda a vez que um visitante anterior limpa os cookies da máquina, eles
aparecem como um visitante novo na próxima vez em que aparecer em seu site.
Para o Google, neste caso, tanto faz se ele é um velho frequentador ou alguém que
acabou de descobrir a página.
Além disso, existem algumas “Falhas” que
geram imprecisões nas coletas

2) Sem Javascript? Sem Dados


Nem todo mundo ativa o Javascript no navegador.

3) Visitantes diferentes no Mesmo Dispositivo x Mesmo Visitante em Dispositivos


Diferentes

Se duas pessoas visitam o mesmo site pela primeira vez do mesmo computador, o
Analytics contabiliza apenas um visitante único. Agora multiplique este erro para
100 pessoas visitando do mesmo computador em uma biblioteca pública ou escola.
Para o Analytics, continua sendo um visitante único só.

Em contrapartida, se uma determinada pessoa visita seu site de três lugares


diferentes (um notebook, um desktop e um smartphone, por exemplo), o Analytics
vai computar como três visitas únicas.
Por isso tudo...
Visualizações de Páginas

Número total de páginas


visualizadas. São contabilizadas as
visualizações repetidas de uma
única página.
Visualizações de Páginas

Visualizações de Páginas
Visualizações de Páginas

Visualizações de Páginas
Páginas por Sessão

Páginas/Sessão (média de páginas visitadas) corresponde ao


número médio de páginas visualizadas durante uma sessão.
São contabilizadas as visualizações repetidas de uma única
página.
Páginas por Sessão

Páginas por Sessão


Páginas por Sessão

Páginas por Sessão


Resumindo...
Taxa de Rejeição

A porcentagem de visitas a uma única


página (ou seja, visitas em que uma pessoa
sai do site na mesma página em que
entrou).
Mas antes, vamos entender como o GA
calcula o tempo em cada página…
Mas antes...

Mas antes, vamos entender como o GA


calcula o tempo em cada página…
Mas antes...

Mas antes, vamos entender como o GA


calcula o tempo em cada página…
Mas antes...

Mas antes, vamos entender como o GA


calcula o tempo em cada página…
Mas antes...

Mas antes, vamos entender como o GA


calcula o tempo em cada página…
Mas antes...

Mas antes, vamos entender como o GA


calcula o tempo em cada página…
Mas antes...

Mas antes, vamos entender como o GA


calcula o tempo em cada página…
Voltando...Taxa de Rejeição

A porcentagem de visitas a uma única página, ou seja,


visitas em que uma pessoa sai do site na mesma página
em que entrou.
E se a pessoa ficar 10 minutos na página,
também conta como Rejeição?

Siiiiiiim, pois o tempo na página é igual a 0, se lembra?


Voltando...Taxa de Rejeição

E qual é uma boa Taxa de Rejeição ou a Taxa de


Rejeição ideal?

Confira a lista mencionada pelo Google:

40-60% – Sites de conteúdo


30-50% – Sites de geração de leads
70-98% – Blogs
20-40% – Sites de varejo
10-30% – Sites de Serviços
70-90% – Landing Pages Institucionais
Conversão e Taxa de Conversão
Conceitos

• Conversão e Taxa de conversão


Algumas conversões e taxas de conversão
“clássicas”:

1. Conversão de meta: Cadastros


Visitas totais do Cadastros
site

Cadastros
Taxa de X 100
conversão = Visitas totais do site

Exemplo:

34
Taxa de X 100 Taxa de conversão = 2,80%
conversão = 1.211
Conversão em E-commerce
Conversão em outros tipos de sites

Meu site não é e-commerce.


Vou medir o que?

Comece com a pergunta:

O que eu gostaria que as pessoas


fizessem após chegar ao site?
Conceitos
• Taxa de conversão
Mensurações mais complexas, envolvem dados de diversas fontes, inclusive OFF
Conversão em outros tipos de sites
Conversão em outros tipos de sites
Conversão em outros tipos de sites
Conversão em outros tipos de sites
Conversão em outros tipos de sites
Serviços / Redução de Custo com Equipes

• Consumos de serviços como renovação de contratos, segunda via de boleto e relacionamento.


Conversão em outros tipos de sites
Branding

• Aumento da exposição da marca.


CAPÍTULO 3
Framework

• O framework que estrutura os objetivos de um projeto digital parte, da visão mais


ampla e estratégica, para definições mais táticas e específicas.

Objetivos Objetivos
Indicadores / KPIs
estratégicos específicos
Definição dos Objetivos e Macro Pilares do Negócio

• Os objetivos estratégicos de um projeto digital podem ser dividido em macro pilares. Um


exemplo:

Relacionamento Colaboração Experiência

Transação Comercial Difusão Venda de inventário

Outros…

• Observação: A divisão dos pilares e as nomenclaturas utilizadas são sugestões: Cada


organização constrói a sua estrutura, inclusive combinando os pilares!
Definição dos Objetivos e KPI’s
Mapeamento

• Diferentes tipos de objetivos, levam a diferentes ações e indicadores. Alguns exemplos:

Objetivos Objetivos específicos Indicadores / KPIs


estratégicos
Relacionamento • Gerar cadastro • Cadastros gerados
• Taxa de conversão de cadastro
• Realizar logins • Logins realizados
• Enviar contato • Contatos enviados
• Participar de promoções • Participação em promoções realizadas
• Interação com a promoção
• Participar de concursos • Participação em concursos culturais
culturais realizadas
• Interação com o concurso cultural
• Assinar newsletter • Assinaturas de newsletter realizadas
• Utilizar serviços online • Segunda via de boleto solicitadas
• Agendamentos de visita técnica solicitadas
• Chat de clientes realizado
• Feedback de atendimento registrados

Verbo + KPI
Objeto correspondente
Definição dos Objetivos e KPI’s
Mapeamento

• Diferentes tipos de objetivos, levam a diferentes ações e indicadores. Alguns exemplos:

Objetivos Objetivos específicos Indicadores / KPIs


estratégicos
Experiência • Gerar audiência em • Volume de visitas
quantidade e qualidade • Índice de Visitas/visitantes
• Visualizar produtos • Páginas de produtos vistas
• Páginas de detalhe de produtos vistas
• Visualizar conteúdos • Imagens visualizadas
• Vídeos visualizados
• Notícias visualizadas
• FAQ visualizadas
• Estimular interação com • Download de wallpaper realizados
gifts • Download de ringtones realizados
• Cupons ativados
• Interagir com jogos • ‘Play’ realizados
• Fases jogadas
Definição dos Objetivos e KPI’s
Mapeamento

• Diferentes tipos de objetivos, levam a diferentes ações e indicadores. Alguns exemplos:

Objetivos Objetivos específicos Indicadores / KPIs


estratégicos
Transação Comercial • Gerar vendas • Faturamento
• Tícket Médio
• Lucro
• Transações
• ROI
• Margem
• Gerar assinaturas • Assinaturas geradas
• Gerar leads • Leads gerados
Definição dos Objetivos e KPI’s
Mapeamento

• Diferentes tipos de objetivos, levam a diferentes ações e indicadores. Alguns exemplos:

Objetivos Objetivos específicos Indicadores / KPIs


estratégicos
Venda de inventário • Vender publicidade • Visitas
de mídia • Page Views
• eCPM (efective Cost Per Mille pageviews or
visits)
• CPC (Cost Per Click)
• ROAS (Return On advertising Investment)
• Receita de publicidade
Definição dos Objetivos e KPI’s
Mapeamento

• Diferentes tipos de objetivos, levam a diferentes ações e indicadores. Alguns exemplos:

Objetivos Objetivos específicos Indicadores / KPIs


estratégicos
Difusão • Indicar amigos • Amigos indicados
• Difundir conteúdo • Textos difundidos
• Imagens difundidas
• Vídeos difundidos
• Republicar conteúdo • Republicações realizadas

Objetivos Objetivos específicos Indicadores / KPIs


estratégicos
Colaboração • Enviar comentário • Comentários enviados
• Votar em enquetes • Votos realizados
• Avaliar produtos / serviços / • Avaliações realizadas
conteúdos
• Gerar conteúdo • Conteúdo gerado
Definição dos Objetivos e KPI’s
Mapeamento

• Diferentes tipos de objetivos, levam a diferentes ações e indicadores. Alguns exemplos:

Objetivos Objetivos específicos Indicadores / KPIs


estratégicos
Monitorar o • Mapear e entender os • Índice de sentimentos negativos
sentimento detratores da marca / • Volume de posts negativo
produto marca / serviço
• Mapear e entender a • Índice de sentimentos positivos
opinião sobre a marca / • Volume de posts positivos
produto / serviço. Advocacia
Objetivos Objetivos específicos Indicadores / KPIs
estratégicos
Branding • Aumentar o awareness da • Volume de novos fãs
marca / produto / serviço • Volume de novos seguidores
• Volume de novas citações em publicações
• Volume de acessos ao app
• Tempo de permanência no app
• Manter a presença da marca • Visualizações de posts
relevante • Likes
• Retweets
• Shares
• Seguidores / inscritos
Exemplo
Definição de objetivos e indicadores chave

• Site da Tecnisa:

• :
Exemplo
Definição de objetivos e indicadores chave

• Um modelo de tabela elencando: Objetivos Estratégicos, Objetivos Específicos e os respectivos

KPIs

Objetivos estratégicos Objetivos específicos KPIs


Experiência com produto • Visualizar produtos • Páginas de produtos vistas
• Páginas de detalhe de
produtos vistas
• Download de PDF da planta

Relacionamento • Utilizar serviços de


relacionamento • Vídeos chats realizados
• Telefonemas realizados
• Chat comuns realizados
• E-mail respondidos

Atenção: Esta definição é apenas um modelo, uma inferência, e pode não refletir a realidade da
empresa!
Planilha de KPI’s por Objetivos
CAPÍTULO 4
Como os Clientes se comportam na
Web?
Planejador de Palavras-chave e Google Trends
Planejador de Palavras-Chave
Planejador de Palavras-Chave
Planejador de Palavras-Chave
Planejador de Palavras-Chave
Google Trends
Google Trends
Google Trends

Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma
determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um
termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0
significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Google Trends
Como os Concorrentes se comportam na
Web?
SEMrush e SimilarWeb
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SEMrush
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CAPÍTULO 5
TENDÊNCIAS EM M-MARKETING

GOOGLE E O SEU MONITORAMENTO

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zejAhq0yh4w
Micromomentos do Google
Conceitos e Configurações do
Google Analytics
Perguntas básicas em Análises Web
E ele responde a tudo isso...
Como criar uma conta no GA?
Código de Acompanhamento Padrão
Código de Acompanhamento Padrão
Por padrão a coleta de dados funciona assim...

Com o código de acompanhamento instalado, o Google


Analytics insere um cookie no navegador do usuário para o
website em questão.

Com cada interação do usuário no seu website, o código de


acompanhamento do Google Analytics envia ao Google
Analytics o que chamamos de "hit".

Um "hit" é uma string de URL com parâmetros de informações


úteis sobre seus usuários.
Detalhando os Hit’s

A aparência é semelhante a isto:


Exemplo de string de um Hit

Idioma configurado no Navegador do Usuário


Detalhando os Hit’s
O nome da Página sendo visualizada

A resolução da tela do dispositivo do usuário


Detalhando os Hit’s
A código identificador da conta do GA

Um ID de usuário gerado aleatoriamente para diferenciar usuários


novos e recorrentes
Ampliando os dados

O Google Analytics amplia os dados que usam outras fontes, como


endereço IP, arquivos de registro no servidor e outros dados de
veiculação de anúncios.

Usando essas informações adicionais, o Google Analytics pode obter


dados como:

- Local de um usuário;
- Informações específicas sobre o navegador, sistema operacional e
provedor de serviços;
- Idade e sexo;
- Fonte/mídia que direcionou o usuário ao site.
Partiu GA !!!
Instalação da conta de demonstração do Google Analytics

Entre no link abaixo e siga o passo a passo do Google.

Link: https://support.google.com/analytics/answer/6367342?hl=pt-BR
Google Analytics Responde
Perguntas Comuns dos Executivos

- Quantas pessoas estão no meu site nesse exato momento?

- Em quais páginas elas estão nesse momento?

- De onde elas vieram?


Perguntas Comuns dos Executivos
- Existe a possibilidade de cruzar informações para fazer analises?

- Existe a possibilidade de comparar períodos diferentes?


Perguntas Comuns dos Executivos

Qual o perfil demográfico (Idade e Sexo) do público do meu site?


Perguntas Comuns dos Executivos

De qual País, Estado ou Cidade eles vieram?


Perguntas Comuns dos Executivos

Os visitantes são novos ou recorrentes?


Perguntas Comuns dos Executivos

Qual o tempo médio de duração da visita no site?


Perguntas Comuns dos Executivos

Qual o Navegador e o Sistema Operacional que os visitantes usam?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quais os Dispositivos Móveis que os Visitantes do meu site usam?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quero comparar o meu site com o mercado em que atuo, é possível?


Perguntas Comuns dos Executivos
Quais canais e origens de mídia trazem mais visitantes para o meu site?
Quais desses canais tem as melhores taxas de conversão?
Quais desses canais geram os maiores números de conversões?
Como Mensurar Tráfego Externo?
(Parâmetros UTM)
Tagueie tudo que “vier de fora”, com exceção do Google Ads
Como fazer isso?

Esse link que deverá ser inserido no E-


mail MKT, pois assim o GA vai identificar
quem clicou e vai te mostrar as Métricas
nos Relatórios.
Perguntas Comuns dos Executivos

Quais as campanhas de Google Ads geram mais conversões?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quais palavras-chave no Google Ads geram mais conversões?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quais horários do dia o Google Ads gera mais conversões?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quais as Redes Sociais geram mais conversões?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quais páginas mais geram entradas no site?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quais as páginas mais geram saídas no site?


Perguntas Comuns dos Executivos

Qual o tempo de carregamento médio do meu site?


Perguntas Comuns dos Executivos

Qual o tempo de carregamento de cada página? Os concorrentes são melhores


nesse quesito?
Perguntas Comuns dos Executivos

Quantas pessoas fizeram buscas dentro do meu site? E quantas dessas buscas
geraram conversões?
Perguntas Comuns dos Executivos

Quais termos as pessoas buscaram dentro do meu site?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quantos cliques tivemos no botão “xpto”?


Perguntas Comuns dos Executivos

Quais as páginas foram mais acessadas antes da página final de conversão?


Perguntas Comuns dos Executivos
Qual etapa do nosso funil de conversão no site tem a menor taxa de conversão?
Perguntas Comuns dos Executivos

Qual o produto com melhor desempenho em Receita de Venda? E Quantidade de


Venda?
Perguntas Comuns dos Executivos

Qual o canal que mais influencia nas vendas antes do cliente chegar no último
canal?
Atenção especial para o Relatório de
Conversões Assistidas, pois…
Ele permitirá que você…
Perguntas Comuns dos Executivos

Quantos dias as pessoas levam até converterem no site?


CAPÍTULO 6
Facebook

Facebook Insights

• Ferramenta própria do Facebook, para monitoramento do desempenho da Fanpage.

Para
acessar
uma
Fanpage
Facebook

Facebook Insights

• Ferramenta própria do Facebook, para monitoramento do desempenho da Fanpage.


Facebook

Facebook Insights

• Visão geral:
Facebook

Facebook Insights

• Curtidas:
Facebook Insights

• Alcance:
Facebook Insights

• Alcance:
Facebook
Quando os fãs estiveram
Facebook Insights conectados, por dia da semana e
hora do dia.

• Publicações:
Facebook

Facebook Insights

• Publicações:
Facebook

Facebook Insights

• Publicações: Total de pessoas que


tiveram a publicação
presente tela.

Impressões mede o total de


vezes que o post apareceu
no feed das pessoas.
Número é igual ao maior do
que o alcance.
Facebook

Facebook Insights

• Publicações:

Envolvimento dos usuários.


Facebook
Segmentação por
tipo.
Facebook Insights

• Pessoas:

Composição
demográfica da
Fanpage.
Facebook

Campanhas
Facebook

Campanhas

• Acessando o gerenciador de anúncios:


Facebook

Campanhas

• Criação de um
anúncio:

Escolha do objetivo do
anúncio, define o CPA
(Custo Por Aquisição).
Facebook

Total investido para cada anúncio.


Campanhas Objetivo da campanha.

Total de pessoas que


tiveram o anúncio
presente no feed.
Facebook
Total gasto
Cálculo da
Custo por Curtida na Página = performance
Resultados
financeira.

Campanhas Performance financeira.


Facebook
Segmentações.

Campanhas
Facebook

Segmentações por Idade ou sexo.

Campanhas
Facebook
Campanhas
• Edição de um anúncio: Segmentação do público alvo.

Resumo do público Principais


Principais
potencial formas
formasde
de
segmentação.
segmentação
Youtube

Youtube Analytics

• Como administrador da conta, é possível ter acesso ao desempenho geral do canal:


https://www.youtube.com/analytics

Período
total.

Principais
métricas de
audiência.
Youtube

Youtube Analytics

• Origem do tráfego.
Youtube

Youtube Analytics

• Origem do tráfego.

Clique no relatório para maior detalhamento


Youtube

Youtube Analytics

• Origem do tráfego.
Youtube

Youtube Analytics

• Perfil do tráfego.
Youtube

Youtube Analytics

• É possível ver a estatística de um vídeo específico.

Com mouse em
cima, clicar.
Youtube

Youtube Analytics

• É possível ver a estatística de um vídeo específico.

Relatórios
exclusivos de
vídeos.

Retenção do
público
CAPÍTULO 7
Teste A/B e Multivariado
Teste A/B e Multivariado

Teste A/B
Teste A/B Teste Multivariado

Teste de duas versões Teste da combinação


de uma determinada de dois ou mais
página ou elementos em uma
determinado elemento página em duas ou
mais versões
Teste A/B e Multivariado
Ferramenta para melhoria de performance de conteúdo
URL: http://www.vwo.com
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Problema

• Notou-se que processo de compra do site estava apresentando grandes perdas. Após uma primeira análise do funil de
conversão do e-commerce, viu-se a oportunidade de fazer testes de modo a aumentar a taxa de conversão.

Segue fluxo

Alta perda
de tráfego
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Fluxo de trabalho

• O fluxo de trabalho será dividido em 5 fases principais, com os seguintes prazos sugeridos:

Fase: Fase: Fase:


Definição da Definição dos Desenvolvime
página a ser ítens a serem nto das
testada mudados versões

Prazo: 2 dias Prazo: 2 dias Prazo: 3 dias


Fase: Fase: Setup do
Apresentação e teste e
homologação dos monitoramento
resultados dos resultados

Prazo: 2 dias Prazo: Até 20 dias*


• A duração do teste dependerá principalmente de dois fatores: O volume de visitas da página e a diferença da conversão
das variações com relação ao controle. Se até 20 dias a ferramenta não apontar um resultado, o teste será considerado
inconclusivo.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Fluxo de trabalho

• O fluxo de trabalho será dividido em 5 fases principais, com os seguintes prazos sugeridos:

Fase: Fase: Fase:


Definição da Definição dos Desenvolvime
página a ser ítens a serem nto das
testada mudados versões

Prazo: 2 dias Prazo: 2 dias Prazo: 3 dias


Fase: Fase: Setup do
Apresentação e teste e
homologação dos monitoramento
resultados dos resultados

Prazo: 2 dias Prazo: Até 20 dias*


• A duração do teste dependerá principalmente de dois fatores: O volume de visitas da página e a diferença da conversão
das variações com relação ao controle. Se até 20 dias a ferramenta não apontar um resultado, o teste será considerado
inconclusivo.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Fluxo da Compra

Passo 1: Passo 2: Passo 3:


Home
/0v2011xx/detalhe.asp /0v2011xx/acessorio.asp /0v2011xx/carrinho.asp

Conversão: Passo 6: Passo 5: Passo 4:


/0v2011xx/obrigado.asp /0v2011xx/dados_pagamento.a /0v2011xx/dados_entrega. /0v2011xx/login.asp
sp asp
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Sugestão de página
• Página escolhida: detalhe.asp
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Fluxo de trabalho

• O fluxo de trabalho será dividido em 5 fases principais, com os seguintes prazos sugeridos:

Fase: Fase: Fase:


Definição da Definição dos Desenvolvime
página a ser ítens a serem nto das
testada mudados versões

Prazo: 2 dias Prazo: 2 dias Prazo: 3 dias


Fase: Fase: Setup do
Apresentação e teste e
homologação dos monitoramento
resultados dos resultados

Prazo: 2 dias Prazo: Até 20 dias*


• A duração do teste dependerá principalmente de dois fatores: O volume de visitas da página e a diferença da conversão
das variações com relação ao controle. Se até 20 dias a ferramenta não apontar um resultado, o teste será considerado
inconclusivo.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Sugestões de melhoria
• Selecionamos algumas páginas que apresentam detalhe de produto tanto nos concorrentes
diretos, como em outros mercados a fim de apresentar opções que podem nortear as alterações.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Hipótese 1: Posição: Descrição x Botão de compra


• Inversão da posição do botão de compra, colocando acima da descrição e próximo ao preço do
produto.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Hipótese 1: Posição: Descrição x Botão de compra


• Inversão da posição do botão de compra, colocando acima da descrição e próximo ao preço do
produto.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Hipótese 1: Posição: Descrição x Botão de compra


• Inversão da posição do botão de compra, colocando acima da descrição e próximo ao preço do
produto.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Hipótese 2: Botão de compra
• Existem duas crença no mercado: De que o botão de compra na cor verde tem melhores
resultados, pelo fato da cor estar associado a “siga”, ou que é necessário que o Header e o botão
devam ser da mesma cor.

Mas, nem sempre isso é


verdade....
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Hipótese 2: Botão de compra

• Diversos varejistas importantes utilizam cores que quebram estas regras:


Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Hipótese 2: Botão de compra

• Diversos varejistas importantes utilizam cores que quebram estas regras:


Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Hipótese 2: Botão de compra

• Para Flores Online podem ser utilizados opções de botões utilizando as cores presentes no logo.

Botão atual: Sugestão de botões:

Comprar Comprar

Comprar Comprar
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Hipótese 2: Botão de compra

• Para Flores Online podem ser utilizados opções de botões utilizando as cores presentes no logo.

Botão atual: Sugestão de botões:

Comprar

Versão escolhida
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Fluxo de trabalho

• O fluxo de trabalho será dividido em 5 fases principais, com os seguintes prazos sugeridos:

Fase: Fase: Fase:


Definição da Definição dos Desenvolvime
página a ser ítens a serem nto das
testada mudados versões

Prazo: 2 dias Prazo: 2 dias Prazo: 3 dias


Fase: Fase: Setup do
Apresentação e teste e
homologação dos monitoramento
resultados dos resultados

Prazo: 2 dias Prazo: Até 20 dias*


• A duração do teste dependerá principalmente de dois fatores: O volume de visitas da página e a diferença da conversão
das variações com relação ao controle. Se até 20 dias a ferramenta não apontar um resultado, o teste será considerado
inconclusivo.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Versões desenvolvidas
• A página original, chamada de controle permanece no teste:
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Versões desenvolvidas
Botão com cor
alternativa e
• Foram desenvolvidas duas versões concorrentes: acima da
descrição.

Botão com cor


alternativa.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Fluxo de trabalho

• O fluxo de trabalho será dividido em 5 fases principais, com os seguintes prazos sugeridos:

Fase: Fase: Fase:


Definição da Definição dos Desenvolvime
página a ser ítens a serem nto das
testada mudados versões

Prazo: 2 dias Prazo: 2 dias Prazo: 3 dias


Fase: Fase: Setup do
Apresentação e teste e
homologação dos monitoramento
resultados dos resultados

Prazo: 2 dias Prazo: Até 20 dias*


• A duração do teste dependerá principalmente de dois fatores: O volume de visitas da página e a diferença da conversão
das variações com relação ao controle. Se até 20 dias a ferramenta não apontar um resultado, o teste será considerado
inconclusivo.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Ferramenta
• Para realizar o teste utilizamos o
VWO:

Visual Website Optimizer (VWO)


Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Ferramenta
• Dentre as modalidades de teste, utilizaremos o teste multivariado.

Visual Website Optimizer (VWO)


Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Ferramenta
• Amostra considerada: 5% do tráfego total era distribuído entre as 3 páginas. O controle das versões é
feita por meio de cookie da própria ferramenta.

5%

Variação 1 Variação 2
Controle
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes
Fluxo de trabalho

• O fluxo de trabalho será dividido em 5 fases principais, com os seguintes prazos sugeridos:

Fase: Fase: Fase:


Definição da Definição dos Desenvolvime
página a ser ítens a serem nto das
testada mudados versões

Prazo: 2 dias Prazo: 2 dias Prazo: 3 dias


Fase: Fase: Setup do
Apresentação e teste e
homologação dos monitoramento
resultados dos resultados

Prazo: 2 dias Prazo: Até 20 dias*


• A duração do teste dependerá principalmente de dois fatores: O volume de visitas da página e a diferença da conversão
das variações com relação ao controle. Se até 20 dias a ferramenta não apontar um resultado, o teste será considerado
inconclusivo.
Teste A/B e Multivariado
Plano de testes

Resultados
• Versão vencedora aumentou a taxa de conversão em 7,24%.
Professor, não tenho como contratar uma ferramenta específica de Testes A/B. Como faço?
Utilize a própria ferramenta de Mídia para medir os resultados...
Landing 1

1) Crie dois anúncios iguais e com a mesma verba.


2) Direcione cada um para uma Página (A e B).
3) Deixe os dois rodando por um tempo.

Landing 2 (A Taxa de Conversão foi 37% maior)


CAPÍTULO 8
Descobrindo os Gaps de Performance

Investimento CPM CPC Principais modelos de compra

Impressões CTR% Cliques Connect rate % Visitas Taxa de conv. % Conversões

• Variação: 0,01% ~ 10% ou mais.


Cliques
CTR = x 100
• O que impacta na varição: Impressões
- Meio utilizado: Banner, Links patrocinados.
- Segmentação: Demográfica, por canal, comportamento.
- Criativo e formato do anúncio. Exemplo:
4.810
- Objetivo da campanha. CTR = x 100
1.000.079

CTR = 0,48%
Descobrindo os Gaps de Performance

Investimento CPM CPC Principais modelos de compra

Impressões CTR% Cliques Connect rate % Visitas Taxa de conv. % Conversões

• Variação: 70% a 95%.


Visitas
Connect rate = x 100
• O que impacta na variação:
Cliques
- (Má) configuração das ferramentas.
Exemplo:
- Ferramentas com diferentes métodos de
contabilização.
4.213
Connect rate =
- Sobrecarga do receptivo
x 100
4.810 - Click fraud.

Connect rate = 87,5%


Descobrindo os Gaps de Performance

Investimento CPM CPC Principais modelos de compra

Impressões CTR% Cliques Connect rate % Visitas Taxa de conv. % Conversões

• Variação: 0,05% a 10% ou mais


Conversões
Taxa de conv. = x 100
• O que impacta na variação:
Visitas
- O “esforço” exigido para conversão.
Exemplo:
Ex: Formulário de cadastro longo, compra.
- Sobrecarga no receptivo.
52
Taxa de conv. =
- Navegação pouco intuitiva.
x 100
4.213

Taxa de conv. = 1,23%


Descobrindo os Gaps de Performance

• Simulação 1:

Investimento CPM

R$ 1.000.000,00 R$ 4,0

Impressões Cliques Visitas Conversões

250.000.000 CTR% 500.000 Connect rate % 400.000 Taxa de conv. % 8.000

0,20% 80% 2%

R$ 1.000.000,00
CPA = = R$ 125,00
8.000
Descobrindo os Gaps de Performance

• Simulação 2:

Investimento CPM

R$ 1.000.000,00 R$ 4,0

Impressões Cliques Visitas Conversões

250.000.000 CTR% 1.000.000 Connect rate % 900.000 Taxa de conv. % 27.000

0,40% 90% 3%

R$ 1.000.000,00
CPA = = R$ 37,00
27.000
Descobrindo os Gaps de Performance

Deixei uma planilha pra vocês “brincarem” com esses dados para
que cheguem aos números ideias do seu negócio!
CAPÍTULO 9
Metodologia 5W2H

Componentes

• Do ponto de vista estratégico, perguntas a respeito do negócio precisam ser


respondidas para a estruturação do plano de ação:
O que? Quem? Quando? Onde? Porquê? Como? Por Quanto?.

Em resumo a metodologia: 5W2H.

What? O quê?

Who? Quem?
How? Como?

When? Quando?
How much? Por Quanto?

Where? Onde?

Why? Porquê?
Metodologia 5W2H

Processo

O processo de análise possui uma sequência a ser seguida:

O quê? Porquê? Como?


Queda nos Levantamento e Com as hipóteses
resultados, não validação das validadas, quais são
atingimento das hipóteses que levaram os caminhos para
metas. aos resultados abaixo resolver o problema.
do esperado.
Metodologia 5W2H

Plano de ação

• Uma vez detectado o problema e validado os caminhos a


serem tomados, desenvolve-se o plano de ação para execução:

O quê? Quem? Quanto? Quando? Onde?


Porquê? Quem será o Quanto em Prazos para Qual o local
responsável recursos a execução. físico ou virtual
Como? pela será gasto da execução?
melhoria. para a
solução.
Caso de uso 1

Cadastros em um site

Em um site onde um dos objetivos é a captação de cadastros, temos o seguinte processo:

Toda vez que um


registro ocorre, a
ferramenta de
monitoramento
registra uma
conversão.
Caso de uso 1

Cadastros em um site

• Este caso tem como KPIs: Cadastros e Taxa de Conversão

• Período considerado: 01/out/2014 a 30/nov/2014.

Resultado esperado Resultado alcançado


Cadastros: 150 Cadastros: 79
Taxa de conversão: Taxa de conversão:
0,45% 0,39%
Caso de uso 1

Cadastros em um site

Resultado esperado Resultado alcançado


Cadastros: 150 Cadastros: 79
Taxa de conversão: Taxa de conversão:
0,45% 0,39%

Aplicação do 5W2H

• Primeiras questões a serem respondidas:

O quê? Porquê? Como?

• O não • Levantamento e • Com as hipóteses


atingimento das validação das validadas, quais
metas do hipóteses que serão os
volume e taxa levaram aos caminhos para
de conversão resultados abaixo do resolver o
de cadastro esperado. problema.

Processo investigativo
Caso de uso 1

Cadastros em um site

• Resultados alcançados:

• Cadastros: 79.

• Taxa de conversão: 0,39%.

Dados extraídos do Google Analytics:


Caso de uso 1

Cadastros em um site

• Hipótese: Será que o dispositivo de acesso utilizado é uma barreira na aquisição de


cadastros?

Cruza o relatório com os


dados de cadastro.

Existe diferença
significativa, ou seja
o tipo de dispositivo
impacta na
conversão. Somente
desktop bate a
meta.

Apesar do volume baixo,


puxa o resultado para baixo.
Caso de uso 1

Cadastros em um site

• Problema: Taxa de cadastros baixa para tablets e smartphones.

O que? Porquê? Como? Quem? Quanto? Quando? Onde?


O não A estrutura Desenvolvimento Líder: Junior Horas totais: Data de Equipe local.
atingimento do conteúdo de uma versão Santos. Fase 1: N/D. encerramento
das metas não está compatível com Levantamento da Fase1:
do volume e adequada estes se o 15/03.
taxa de para dispositivos. desenvolviment
conversão dispositivos o será feito
de cadastro. tablets e internamente
smartphones. ou com
parceiro.
Caso de uso 1

Cadastros em um site

Hipótese: Será que existe uma tendência de um rendimento maior de cadastros no TOP 10 acessos por estado?

Os dois estado com


maiores acessos
tem conversão
Uma verificação acima da média,
importante: Será mas somente São
que algum Estado Paulo bate a meta.
importante para o
negócio está
gerando acessos
abaixo do esperado?
Caso de uso 1

Cadastros em um site

Problema: Taxa de cadastros baixa para tablets e smartphones.

O que? Porquê? Como? Quem? Quanto? Quando Onde


O não Estados Regionalizar o Líder: Carla Horas totais: Data de Equipe local e
atingimento estratégicos conteúdo, com Novaes. N/D encerramento agências
das metas do para o negócio linguagem local. Equipes dos testes: N/D. parceiras.
volume e taxa estão com Trabalhar com envolvidas:
de conversão baixo volume personalidades Conteúdo e
de cadastro. de acessos e locais. agências
cadastros, e/ou parceiras.
com baixa taxa Segmentar
de conversão. campanhas,
utilizando portais
regionais. Utilizar os
filtros disponíveis
das ferramentas de
mídia para a
regionalização de
anúncios.
Caso de uso 2

Exemplo real

O que?

Porque?

Como?

Quando?

Resultados
alcançados.

Quem?
CAPÍTULO 10
Criação de Dashboard
PASSO A PASSO no GOOGLE DATA STUDIO
PASSO 1
PASSO 2
PASSO 3
PASSO 4
PASSO 5
PASSO 6
PASSO 7
PASSO 8

Copia e Cola + Troca a Métrica


PASSO 9
PASSO 10
PASSO 11
PASSO 12
PASSO 13
PASSO 14
PASSO 15
OBRIGADO 
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