Você está na página 1de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CAMPUS JOINVILLE
CENTRO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE
CURSO ENGENHARIA FERROVIRIA E METROVIRIA
SEMESTRE 2013/23
RODA FERROVIRIA MICROLIGADA

Alfredo H. V. Morillo
1*
, Cheyenne Neves
2


alfredo.morillo@grad.ufsc.br xay.neves0@gmail.com


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma viso geral de como o processo de fabricao de
uma roda ferroviria forjada, desde os materiais utilizados, passando pelo funcionamento do processo de
forjamento indo a todas as etapas do forjamento de uma roda ferroviria e por fim explicando os defeitos
frequentes que ocorrem na roda.

Palavras-chave: Roda ferroviria; Forjamento; Roda ferroviria forjada; Fabricao; Defeitos.


INTRODUO

A roda ferroviria sofre constante desgaste causado pelo contato com o trilho, este que desfaz o perfil
da roda criando os calos, eles geram vibraes no trem, que uns dos principais motivos para o
descarrilamento de veculos ferrovirios, por isso os operadores ferrovirios devem ter constante cuidado
com o perfil da roda.
A constante retfica da roda e o constante uso levam a fratura por fadiga, que muitas vezes ocorre ates
do previsto, fazendo uma investigao da raiz do problema chegamos no processo de fabricao da roda,
segundo norma AAR M-107 de 2007 existem dois tipos predominantes de roda ferroviria, as forjadas e as
fundidas, estas com composio qumica muito semelhantes, porem microestrutura diferentes
(1)
.
Este trabalho tem como objetivo apresentar como o processo de fabricao de uma roda ferroviria
forjada, quais os resultados obtidos e os defeitos que podem apresentar, por fim uma comparao com a roda
fundida.

FUNDAMENTOS DO MATERIAL

Antes da aplicao de qualquer material deve ser feito um estudo do mesmo, conhecer o
comportamento mecnico indispensvel para qualquer projeto de engenharia, e confiabilidade o que est
sendo buscado com desenvolvimento de novos materiais e melhorias no processo de fabricao do material,
assim como no tratamento ps fabricao, segue a baixo informaes sobre o ao utilizado nas rodas
ferrovirias.
Composio Qumica
A AAR M-107 de 2007 define composies qumicas de aos utilizados na roda ferroviria, so
especificados 4 tipos de aes e o mais utilizado o de classe C, na tabela 1 esta apresentado as composies
dos aos.

Tabela 1: Composio qumica de ao para rodas ferrovirias definido pela AAR M-107
(2)
Carbono Mangans Fosforo Enxofre Silcio
CLASSE A 0,47 - 0,57 0,6 - 0,9 MAX 0,03 0,005 - 0,04 0,15 - 1,00
CLASSE B 0,57 - 0,67 0,6 - 0,9 MAX 0,03 0,005 - 0,04 0,15 - 1,00
CLASSE C 0,67 - 0,77 0,6 - 0,0 MAX 0,03 0,005 - 0,04 0,15 - 1,00
CLASSE L MAX 0,47 0,6 - 0,9 MAX 0,03 0,005 - 0,04 0,15 - 1,00

Neste trabalho o ao mais falado vai ser o de classe C, ele amplamente utilizado no Brasil pois sua
aplicao direcionada aos trens de carga, segue abaixo tabela 2 que mostra onde cara classe de roda
utilizada.

Tabela 2 Classe de roda ferroviria e sua aplicao
(1)
.

Propriedades do Material
O processo de forjamento exerce pouca diferena na dureza do material quando comparado com o ao
fundido, porem a ductilidade, resistncia ao impacto e resistncia fadiga so melhoradas.
As rodas ferrovirias, sendo forjadas ou fundidas, aps sua fabricao passam por tratamento trmico,
levasse a pista de rolamento da roda a uma temperatura de austenizao, que entre 727 e 1495 e em
seguida resfria rapidamente, com jatos de gua, formando a martensita. Este processo agrega dureza ao
material, o que muito importante para o desempenho da roda no trilho, porem este aumento de dureza
geram maiores taxas de desgaste
(1)
. Segue na tabela 3 a dureza para os aos utilizados em roda ferroviria.
Importante lembrar que processo de fabricao da roda quase no surti efeito na dureza.
A norma AAR sugere teste de dureza Brinell e atravs de converso temos os valores de dureza
Rockwell C
(2)
. O teste de Brinell consiste em uma esfera de 10 mm de dimetro feita com um material de
alta dureza onde se aplica uma fora de at 3000 kgf por at 30 s na pea a ser testada e mede-se a impresso
causada, com o uso da formula 1 chegamos na dureza de Brinell.
(3)
(1)
P: Valor da carga aplicada,
D: Dimetro da esfera.
D: Dimetro da impresso.

Tabela 3 Dureza associada a cada tipo de aos utilizado em roda ferroviria aps tratamento trmico.


Os valores de resistncia a trao so obtidos por ensaios recomendados pela norma BS EN 13262
de 2011, as normas inglesas dividem os aos utilizados em roda ferroviria em nove tipos, variando entre R1
at R9
(4)
. Falando da roda mais utilizada no Brasil, que seria classe C da AAR, podemos dizer que as
equivalentes na norma BS seriam a R6 e R7
(1)
.

Tabela 4 Equivalncia de classe das normas AAR e BS.


Os valores de limite de escoamento e de resistncia a trao recomendados pela norma BS esto na
tabela 5, estrico a porcentagem de reduo de rea obtidos nos ensaios recomendados.

Tabela 5 Limite de escoamento, limite de resistncia e Estrico


fundamental que a roda ferroviria possua uma alta tenacidade a fratura, os ensaios para
determinar a tenacidade da roda ferroviria requisito ser realizado pelos fabricantes, para garantir qualidade
e segurana, a tenacidade a fratura utilizado na preveno de criao e propagao de trincas que ocorram
pelo contato roda-trilho. A tabela 6 apresenta valores mnimos recomendados pela norma AAR M 107 e
BS EN 13262.
(1)

Tabela 6 Valores mnimos recomendados pela norma AAR M 107 e BS EN 13262. Tenacidade fratura
em deformao plana K
IC
.
(1)


Por ltimo na roda ferroviria ocorrem falhas por fadiga de alto ciclo, o fenmeno da fadiga reduz
em mdia 75% da resistncia a trao de aos carbono martensticos, o que pode levar a falha. A norma BS
EM 13262 sugere aos fabricantes que seja realizado ensaios de fadiga antes da entrega ao cliente, assim
podendo contribuir com a diminuio de defeitos causados por fadiga nas rodas ferrovirias, tanto fundidas
como forjadas.

FUNDAMENTOS DO FORJAMENTO

O forjamento um dos mais antigos processos de conformao dos metais, tendo suas origens no
trabalho dos ferreiros de muitos sculos antes de Cristo.
A substituio do brao do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revoluo Industrial. Atualmente
existe um variado maquinrio de forjamento, capaz de produzir peas das mais variadas formas e tamanhos,
desde alfinetes, pregos, parafusos e porcas at rotores de turbinas, componentes de asas de avio e rodas de
ao para a indstria ferroviria.







Figura 01 Representao do processo de forjamento antes da Revoluo Industrial.

Forjamento o processo de conformao atravs do qual se obtm a forma desejada da pea por
martelamento ou aplicao gradativa de uma presso. O forjamento pode ser feito a frio ou a quente. O
forjamento a frio consiste em um amassamento de um corpo rgido, que levado a uma forma desejada pelo
deslocamento relativo das partculas do material slido. O volume do material que participa da conformao
permanece inalterado, portanto no h perda de material. O forjamento a quente geralmente comea pelo
corte das barras, em guilhotina, para obteno dos tarugos. Os tarugos passam por um forno contnuo para
serem aquecidos e posteriormente forjados em prensa. O forjamento dever ocorrer em duas ou mais etapas
que permitam o preenchimento adequado das matrizes. As rebarbas do forjado so retiradas, em uma
operao de corte, imediatamente aps o forjamento. Aps o corte, os forjados so tratados termicamente
para obter-se uma microestrutura adequada usinagem.
A maioria das operaes de forjamento executada a quente; contudo, uma grande variedade de peas
pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhes, etc., so produzidas por forjamento a
frio.
Durante o processo de forjamento so utilizadas peas chamadas de matrizes que entram em contato
com o metal durante o forjamento e geralmente so de ao-ferramenta
(5)
. Desse modo, a operao de
forjamento classificada em matrizes abertas e fechadas. No forjamento em matrizes abertas a geometria das
matrizes bem simples e ocorre restrio ao movimento lateral do metal. Esse tipo de forjamento usado em
geral em pequenas produes de peas de grande tamanho. Para o forjamento em matrizes fechadas, o metal
deve adotar a forma esculpida previamente em duas matrizes
(5) (6)
.
Figura 02 Forjamento livre entre duas ferramentas planas de formato simples
Figura 03 Forjamento entre duas metades de matrizes
Dependendo do tipo de processo adotado no forjamento, pode-se gerar mnima perda de material e boa
preciso dimensional. Para tcnicas mais modernas comum o uso de programas computacionais
complexos, que proporcionam ganho de tempo e reduo de desperdcio de energia e material, conhecidos
como CAD/CAM.
Podem ser forjados aos carbono, aos-ligas, aos para ferramentas, aos inoxidveis, ligas de
alumnios, ligas de cobre e ligas de titnio. Utilizando como matria prima o metal fundido ou laminado.

Forjamento a quente

A temperatura de forjamento uma varivel do processo e depende de cada material, ela deve ser
fixada entre dois valores, o limite inferior determinado pelo aumento excessivo da fora, e o limite superior
pelas variveis ligadas a oxidao, por este motivo crucial conhecer bem o material no qual est
trabalhando o forjamento, a qualidade da pea completamente proporcional a escolha adequada da
temperatura de forjamento.
(7)
A escolha de forjar o material a quente facilita a deformao plstica do material, alm de diminuir
nmeros de trincas e a heterogeneidade da microestrutura. As variaes estruturais causado pelo trabalho a
quente melhoram a tenacidade e a ductilidade do material quando comparado com processo de fundio. Em
geral a uniformidade das propriedades mecnicas e dos tamanhos dos gros na pea trabalhada a frio so
melhores do que quando trabalhamos a quente, j que no forjamento a quente as deformaes superficiais
so maiores, possuindo gros de menores tamanhos quanto mais prximos a superfcies, e no interior da
pea, como o resfriamento mais lento, poder ocorrer aumento do tamanho de gros.
(8)
O forjamento muitas vezes realizado em vrios passes, de incio a uma temperatura bem acima do
limite inferior, para ocorrer maiores deformaes, e no fina a uma temperatura prxima ao limite inferior,
temperatura de acabamento, isso para controlar os tamanhos dos gros, em geral o objetivo ter gros
pequenos, pois tero maiores resistncias e tenacidade.
(8)
As faixas de temperaturas ideais para trabalho dos metais mais comum esto na tabela 7, estes limites
devem ser controlados durante todo o processo, a temperatura no pode ser menor que a do limite inferior em
nenhuma parte da pea, e no podem ser maiores que os limites superiores, mas este segundo menos
importante que o primeiro.
(8)

Tabela 7 Faixa de temperatura para forjamento a quente de materiais comuns.
(8)



Vantagens:
(8)
Menor energia requerida na deformao do material;
Melhor ductilidade e tenacidade obtida;
Homogeneizao qumica das estruturas obtidas;
Eliminao de bolhas intergranulares;
Refino de granulao grosseira.

Desvantagens:
(8)
Gasto de energia no aquecimento da pea;
Necessidade de equipamentos especiais para aquecimento;
Mudanas de fases no material, requerendo maiores cuidados com controle de temperatura;
Formao de xidos;
Maior desgaste da ferramenta;
Maiores moldes, por causa da dilatao trmica;
E menor uniformidade na estrutura da pea.

Forjamento de rodas ferrovirias

Aps todos os processos de fabricao do ao e dos lingotes, podemos dizer que o forjamento inicia no
corte em blocos dos lingotes.
Os blocos so cortados iguais, em uma proporo constante ao peso da roda a ser forjada, este corte
feito a quente utilizando processo chamado de oxicorte
(1)
. O oxicorte uma tcnica muito utilizada em corte
de materiais metlicos com alta preciso na de dimenso cortada, ele possui um corte extremamente estvel,
alm de ser um processo rpido, ele consiste em um jato de oxignio causando oxidao no material, um
processo realizado a quente com uma chama controlada na regio que ser oxidado e cortado.
(9)

Figura 04 Demonstrao de oxicorte
(1)

O forjamento de roda ferroviria feito a quente, ento antes de ocorrer o processo realizado um
aquecimento at a temperatura de 1250 C em forno rotativo, aps isso o bloco recebe um jateamento de
gua para retirar carepa, uma pela formada por causa do aquecimento
(1)
.
No forjamento o primeiro passo colocar o bloco em uma prensa hidrulica, esta prensa possui molde
j no formato da roda, em seguida a roda passa por um processo de laminao no rolamento e no friso, aps
isso ela passa por uma prensa final, com objetivo de conformar o disco e obter o furo central, por ltimo ela
resfriada lentamente, em um processo q leve aproximadamente 12 h.
(1)
Aps o forjamento e a laminao da pea ela passa por um tratamento trmico, sendo aquecidas em
um forno eltrico at uma temperatura de 860 C, em seguida temperada em gua em presso atmosfrica e
temperatura de 25 C. Logo que a pea resfria em um forno eltrico aquece a mesma a uma temperatura de
450 C, sendo nesta etapa o momento que vai ser definido a dureza da roda.
(1)

Para terminar a roda passa por usinagem, sendo nesta ordem: usinagem do aro interno, do furo central,
da pista de rolamento, aro e cubo externo, do disco externo e do disco interno.
(1)



Figura 05: Operao de usinagem do disco interno de uma roda ferroviria.

DEFEITOS FREQUNTES EM RODA FERROVIRIA

As rodas ferrovirias so fabricadas para serem substitudas somente pelo desgaste, eles no
retificadas vrias vezes at que no possua mais dimenso para seu uso. Qualquer outro tipo de defeito que
surja na roda pode resultar em um acidente, por este motivo o projeto e fabricao da roda ferroviria deve
ser rigoroso quando se trata de obter resultados de alta confiabilidade.
Um dos tipos comuns de defeito na roda ferroviria a escamao localizada (Spalling), ele o
resultado de pequenas lascas que acontecem na pista de rolamento, causando pequenas trincas e propiciando
escorregamento. Spalling de origem termomecnica que ocorre na patinao da roda sobre o trilho.
(1)
Outra escamao comum a Selling, ocorre uma escamao quase contnua retirando pedaos de
material da pista da roda em vrias posies. Shelling ocorre a frio, diferente do spalling, ele est associado a
fadiga superficial, tambm gera trincas circulares paralela a pista de rolamento. Ocorre devido a ao
combinada de fadiga de contato e alta carga aplicada.
(1)

O defeito mais grave que ocorre na roda o destacamento de material (Shaterred Rim), tem incio no
interior do aro e se propaga rapidamente para a superfcie, ele comea em uma profundidade entre 4 mm e 8
mm propagando-se paralelo a pista de rolamento.
(1)

Figura 06 Defeito de Shaterred Rim em uma roda ferroviria
(1)
Trincas trmicas (Thermal cracks) outro defeito frequente nas rodas, est relacionada com a
introduo de grandes fluxos de calor em uma pequena seo do material. Ocorre frequentemente devido a
frico causado pela ao do freio na roda.
(1)
Um defeito que ocorre frequentemente em muitas peas a concentrao de tenso, ocorre devido a
montagem e ao processo de fabricao da pea. Existe tambm a trinca circunferencial, localizado no disco
internou ou externo da roda, causado por concentrao de tenso no disco ou por cargas trmicas.
(1)
Por ltimo importante citar o calo, defeito causado devido ao travamento da roda no momento da
frenagem, gerado aquecimento localizado e atravs disso causando trincas em torno da rea afetada.
(1)


Figura 07 Calo em parte de uma roda ferroviria.
(1)

CONSIDERAES FINAIS

A fabricao de uma roda ferroviria pelo processo de forjamento traz melhores resultados nas
propriedades mecnicas em comparao as rodas ferrovirias fundidas. Atualmente o processo de forjamento
feito em massa, talvez seja a forma de fabricao mais antiga que exista e foi muito desenvolvida com o
passar dos anos, isto contribui para que este processo seja o mais utilizado na fabricao de rodas
ferrovirias. Ainda tem muito o que ser estudado, acredito que principalmente na causa das falhas, as razes
das falhas que ocorrem na pea, pois conhecendo elas possvel resolver o problema, e sempre procurar
conhecer bem o material que est trabalhando, isso fundamental para o correto processo de fabricao, por
fim, desenvolver novos materiais, sempre buscando um aumento da confiabilidade e menores custos.

REFERNCIAS
1. QUEIRZ, S. R. S. Propriedades Mecnicas e Micromecanismos de Fratura de Corpos-de-prova
Usinados de Rodas Ferrovirias Fundidas e Forjadas. 2012, 108p. Tese Doutorado em Engenharia
Mecnica - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecnica, Campinas, SP.
2. ASSOCIATION OF AMERICAN RAILROAD. M-107/M-208 "section G": Manual of Standards and
Recommended Practices Wheels and Axles. USA, 2007. 34p.
3. MARINHO A.; Ensaios de Materiais; Professor, Dr. da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ,
2009. Disponvel em: <
http://www.fat.uerj.br/intranet/disciplinas/Ensaio%20de%20Materiais/EM05.pdf>. Acesso em: 04 fev.
2014.
4. BRITISH STANDARDS. EN 13262. Railway applications Wheelset and Bogies Axles Product
requeriments. 2011. 49p.
5. HELMAN, H., CETLIN, P. R., Fundamentos da Conformao Mecnica dos Metais, 2 Edio, So
Paulo, Ed. Artliber, , 2005. 261p.
6. ASM HANDBOOK. Forming and Forging. 9 Ed. USA: ASM International, 1988. Vol. 14, p. 2110.
7. SCHAEFFER, Lirio. Forjamento: Introduo ao Processo. Porto Alegre: IL, 2001.
8. FENILI, C. P.; AVALIAO DE FORJAMENTO A QUENTE, A MORNO E A FRIO. Universidade
do Extremo Sul Catarinense UNESC / Departamento de Engenharia de Materiais, Cricima, SC, 2009.
9. RAMALHO J.; Processo de Oxicorte. Infosolda, portal brasileiro da soldagem , 16p, Disponvel em: <
http://www.infosolda.com.br/images/Downloads/Artigos/corte/processo-oxicorte.pdf>. Acesso em: 09
fev. 2014.