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Escrito por Serge Rehem


Revisado e editado por Ronaldo Scotti

Primeira Edição Publicada em 2020

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons –


Atribuição Não Comercial Sem Derivações 4.0 Internacional.
Todos os Direitos Reservados a Orbit Pages

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1. O Funil de Marketing de 5 Páginas
Olá caro leitor, leia essa história e me diga se você já viu alguma situação
parecida...

Finalmente... 8 meses depois:


- "O pessoal do marketing terminou meu site. Demorou... mas ficou lindo!".

E o tempo vai passando...


- "Eu não entendo... meu site novo não tá dando resultado nenhum".

Até que um dia...


- "Site não dá resultado, só torrei dinheiro. Fiquei só no insta".

E tome-lhe uma rotina interminável de lives, stories, directs e zaps pra mal
conseguir pagar as contas no final do mês!

Você Já viu esse filme? Eu já. Muitas vezes.

Dá um trabalho do cão conseguir levar uma pessoa até o seu site!

Mas se ao invés de direcionar o usuário em cada passo, você deixa ele


confusos com trocentos links diferentes, Ele. Vai. Embora.

Um visitante confuso é o caminho mais rápido pra perder um cliente.

A solução?

S I M P L I F I C A R.

Nesta série de lições por e-mail, eu vou te apresentar o Funil de Marketing de


5 Páginas - A maneira mais rápida de transformar visitantes em clientes fiéis e
crescer na internet.

Você vai produzir em poucos dias o que talvez levasse meses, até anos para
conseguir, perdido de galho em galho procurando a-grande-sacada-do-guru-
da-última-semana.

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Só que ninguém aprende a nadar lendo um livro sobre natação, você vai ter
que se molhar.

Pronto para começar? Vamos nessa!

Nesta lição vamos falar sobre:


- Funil de Marketing x Funil de Vendas
- Os 5Ds do Marketing Digital

Funil de Marketing x Funil de Vendas

Por favor, abra seu Google, procure por imagens de "funil de marketing e
vendas" e dê uma navegada por 1 minuto (eu espero).

Apareceram centenas de imagens parecidas com isto \/, correto?

O meu jeito de entender isso é "entra muito... sai pouco".

Exemplo: De cada 1000 pessoas visitam um site, 200 deixam informações de


contato, 5 se tornam clientes.

Essas são perguntas que o Funil de Marketing responde:

- Como atrair visitantes para o site?


- Como conseguir informações de contato e gerar leads?
- Como gerar relacionamento, engajamento e confiança com os leads?
- Como selecionar os melhores clientes para conversar com o time de vendas?

Como você deve imaginar, o Funil de Marketing é 1 PARA MUITOS, trabalha


com grandes volumes. E isso só é possível com o apoio de ferramentas e
automação.

Funil de Vendas é 1 a 1, envolve contato mais direto e pessoal apenas com os


'leads qualificados pelo marketing". E também conta com ferramentas de CRM,
que gerenciam todo esse relacionamento.

Num mundo ideal seria TUDO automático, você apertaria um botão e


esperaria a enxurrada de dinheiro na sua conta.

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Mas sabemos que na prática não é assim que funciona, afinal não dá para
"falar com todo mundo" sem gerar bastante desperdício de tempo e dinheiro.

Eu quis começar fazendo essa diferenciação entre Funil de Marketing e Funil


de Vendas porque percebo que existe uma certa confusão...

O pessoal de marketing chama tudo de funil de vendas (e nem sempre


entende o que o pessoal de vendas faz)...

E o pessoal de vendas chama a parte deles de funil de vendas (e o tal do


marketing é meio que caixa preta).

Como eu não sei exatamente o que você faz, queria te sugerir trocar esse
desenho tradicional de funil \/ por este funil deitado e espelhado ><.

Na esquerda, o Funil do Marketing é por onde entram os VISITANTES e saem


LEADS QUALIFICADOS que "passam" para o lado direito do funil.

O Funil de Marketing fecha: >

Na direita acontece o Funil de Vendas, onde são apresentadas as propostas, as


ofertas, são feitas as negociações.

E clientes satisfeitos compram novamente, recomendam, compartilham,


atraem novos clientes.

O Funil de Vendas abre: <

A partir deste momento vamos focar mais no lado esquerdo, no Funil de


Marketing, mas também vamos tratar de "vendas automáticas", continue
acompanhando.

Os 5Ds do Marketing Digital

Agora você já sabe que o Funil de Marketing Digital conta com automação para
cuidar da jornada, do passo a passo que leva um desconhecido a se tornar
cliente.

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(Aliás, você reparou que só agora eu usei a palavra "digital"? Hoje é
IMPOSSÍVEL pensar em marketing e vendas fora da internet, então o digital
está sempre implícito).

Existem empresas que atendem vários tipos de clientes com produtos e


serviços bem distintos.

Outros negócios são focados em um único nicho, com produtos e serviços de


diferentes faixas de valores.

Embora não tenhamos uma receita de bolo que funciona para tudo, se você
considerar o tripé PÚBLICO + PRODUTO + OFERTA precisará se preocupar com
5 coisas:

D1) Desenho

Nesta fase você traça a sua ESTRATÉGIA, e só precisa praticamente de 3


ferramentas "Cérebro, Caneta e Papel".

Combinando apenas esses 5 tipos de páginas, você monta qualquer tipo de


funil:

PV PCa PCo PO PL (explicarei cada uma delas em breve)

D2) Desenvolvimento

Agora você precisa das ferramentas precisa tirar o desenho do papel e colocar
na internet

Você vai precisar de ferramentas P.E.P.E. (também falarei sobre elas logo)

D3) Divulgação

Não adianta abrir uma linda loja se ninguém passar pela porta... você precisa
ATRAIR as pessoas até o seu FUNIL! É o que chamamos de Gerar Tráfego!

D4) Dados

Uma das belezas do Marketing Digital é que as ferramentas P.E.P.E. podem te


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gerar muitos dados, métricas e indicadores para análise.

Testando, medindo e ajustando, você sai do escuro e usa um pouco de


matemática e racionalidade para tomar melhores....

D5) Decisões

Em um negócio será necessário tomar uma série de decisões todo santo dia.

Algumas mais estratégicas, como lançar um novo produto ou linha de negócio,


desfazer uma parceria, adotar uma nova tecnologia.

Outras mais táticas, como testar um novo preço para um produto, fazer uma
campanha de marketing para uma data comemorativa, trocar uma ferramenta
de trabalho.

Desenhar sua estratégia e funis...


Desenvolver usando ferramentas buscando excelência na execução...
Divulgar suas campanhas atraindo o seu público-alvo...
Medir e analisar Dados para tomar...
Decisões embasadas e na hora certa...
Essa é a ESSÊNCIA do que você precisa focar.

Os pequenos DESISTEM nas primeiras dificuldades, enquanto que os grandes


PERSISTEM fazendo ajustes ATÉ encontrar o caminho do crescimento
exponencial.

Agora que você tem a visão do todo, nas próximas lições desta série nós vamos
focar principalmente no D1 e D2, Desenhar e Desenvolver.

Sem uma estratégia e pelo menos 1 funil em execução, nada mais acontece.

A partir do próximo capítulo vamos destrinchar as 5 Páginas (PV PCa PCo PO


PL) e as Ferramentas P.E.P.E.

E você vai começar de verdade a colidir teoria e prática numa explosão que vai
finalmente acelerar seu negócio digital.

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2. Apresentando PEPE
Hoje é dia da lição 2 do Funil de Marketing de 5 Páginas.

Cenário hipotético:

Depois de ser o rei da procrastinação nos últimos 10 anos, Renatinho


finalmente descobriu um jeito de se tornar 10X mais focado e produtivo!

Impressionados com seus resultados, sua família, amigos e colegas de trabalho


IMPLORAM para ele ensinar sua mágica.

Aí vem a GRANDE IDEIA! 💡

"Vou criar um curso e VENDER na internet! É só gravar umas aulas, fazer meia
dúzia de posts e esperar o dinheiro cair na conta!".

E depois de 87 dias gravando e editando vídeos (ele achava que levaria 1


semana), Renatinho tem os 11 módulos e 34 vídeos prontos para divulgar e
BOMBAR de vendas.

E o que acontece?

Cri... cri... cri...

Nada.

Frustrado porque ninguém quis o seu BRILHANTE método de Produtividade


Máxima, Renatinho se convence:

"Preciso aprender esse tal de marketing digital!".

Por sorte, ele descobriu o Orbit Pages e o Funil de Marketing de 5 Páginas.

E na sua segunda tentativa, ele conseguiu fazer suas primeiras vendas!

O que Renatinho fez de DIFERENTE desta vez?

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1) Ele Desenhou (D1) um Funil de Marketing condizente com sua
estratégia:

Ao invés de fazer uma oferta direta (como na primeira tentativa), Renatinho


resolveu oferecer de graça um E-book com "3 Maneiras Ridículas de Expulsar a
Procrastinação SEM Cair em Tentação".

Assim ele montou uma lista de contatos com pessoas interessadas no tema e
pôde enviar e-mails com novos conteúdos que ao final chamavam para a
página de vendas.

Este é o "desenho":

T -> PC@ -> PO / Em -> PCo -> PV -> PO

Não se assuste com as siglas, é mais fácil do que parece. Vou "ler" para você:

"Vou gerar Tráfego (T) para a minha Página de Captura (PC@ ou PCa) oferecendo
um e-book, após o cadastro, o usuário é direcionado para a Página de Obrigado
(PO).

Na minha Página de Obrigado (PO) vou dizer que o E-Book foi enviado por e-
mail e será entregue logo após a confirmação do cadastro.

Durante alguns dias eu vou mandar E-mails (Em) levando para uma Página de
Conteúdo (PCo) com dicas práticas em vídeo sobre FOCO.

Abaixo dos vídeos, em todas as páginas de conteúdo vou colocar um botão


levando para a Página de Vendas (PV) do meu curso. Depois que ele comprar eu
mostro a Página de Obrigado (PO) com as instruções sobre o acesso as aulas".

Todas as páginas são importantes, pois todas elas vendem alguma coisa.

É por isso que dizemos que no Orbit você cria PÁGINAS QUE VENDEM:

• A Página de Captura vende o cadastro.


• A Página de Obrigado 1 vende a abertura do e-mail.
• A Página de Vendas NÃO vende o produto (arráááá... você sabia
disso?), a Oferta vende a TRANSFORMAÇÃO.

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• A Página de Obrigado 2 vende a ação (sem o aluno não assistir o
curso, aplicar o método... nada feito!)

Entendeu que vender não precisa necessariamente envolver um pagamento?


Você VENDE a próxima ação que o usuário deve realizar.

Lembre-se: pequena venda = GRANDE VENDA.

Venda sempre.

2) Ele Desenvolveu (D2) uma boa Oferta e usou as ferramentas P.E.P.E.

Para a iniciativa de Renatinho dar certo, Orbit resolveu as (P)áginas.

Sua PC@ (vai acostumando as siglas) estava integrada a uma ferramenta de (E)-
mail Marketing, assim ele pôde montar sua lista de contatos e disparar as
mensagens levando para as PCo.

(Ele escolheu e-Goi, tem plano grátis e é em português. Eu gosto muito do


Active Campaign. Mailchimp também é uma boa, mas é em inglês. Compare as
melhores)

Mas na sua PV ele precisou colocar um botão para permitir o (P)agamento em


cartão ou boleto. Ele foi inteligente e usou a Eduzz para isso!

E para (E)ntregar as aulas do seu curso, Renatinho usou o Nutror e montou seu
próprio portal de alunos, tudo integrado à Eduzz!

Êba! Você acaba de conhecer as ferramentas P.E.P.E. que Renatinho escolheu:

• (P)áginas -> Orbit Pages


• (E)-mail Marketing -> E-Goi
• (P)agamento -> Eduzz
• (E)ntrega -> Nutror

Depois disso...

3) Ele fez uma Divulgação (D3) conectada aos problemas reais do público
(entenda nas próximas lições)

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4) Ele analisou os Dados (D4) e entendeu o desempenho da sua campanha
(entenda nas próximas lições)

5) Ele tomou várias Decisões (D5) e fez muitos ajustes durante o processo
(entenda nas próximas lições)

~ 11 ~
3. Atrair... engajar... vender.
Bora para a parte 3!

Vamos relembrar o que já rolou até aqui com nosso amigo Renatinho...

Depois de uma tentativa frustrada de vender seu curso Produtividade Máxima,


ele:

1) Desenhou (D1) um Funil de Marketing T -> PC@ -> PO / Em -> PCo -> PV ->
PO [OK]
2) Desenvolveu (D2) uma boa Oferta e usou as ferramentas P.E.P.E [OK]
3) Ele fez uma Divulgação (D3) conectada aos problemas reais do público [É AQUI!]
4) Ele analisou os Dados (D4) e entendeu o desempenho da sua campanha (Breve...)

5) Ele tomou várias Decisões (D5) e fez vários ajustes durante o processo (Breve...)

(se você não lembra o que são os Ds, dá uma olhada no primeiro e-mail da
série)

Hoje vamos falar sobre o D3 - Divulgação: Como ATRAIR pessoas para o seu
Funil de Marketing de 5 Páginas.

É o que no marketing digital chamamos de (T)ráfego, que se divide em


basicamente 2 tipos:

A. Tráfego Orgânico

Em resumo, é quando as pessoas chegam até você por causa dos seus CONTEÚDOS
espalhados pela internet.

Exemplo: Renatinho faz lives / stories / vídeos / posts no seu YouTube /


Instagram / Facebook / Blog / Site, dando dicas de PRODUTIVIDADE MÁXIMA e
contando como passou de PROCRASTINADOR a HIPER FOCADO.

As pessoas que se identificam com esse PROBLEMA ou estão ativamente


procurando uma SOLUÇÃO no Google e YouTube (os maiores "motores de
busca" do mundo) ENCONTRAM o conteúdo de Renatinho e são CONDUZIDAS

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para os PRÓXIMOS PASSOS do Funil.

Em outras palavras, você investe seu TEMPO em produzir e espalhar


conteúdos pela internet para que as pessoas encontrem você.

E esses seus "clones virtuais" vão trabalhar por você 24 por 7 sem nunca pedir
férias e nem um aumento de salário.

É por isso que você precisa de PÁGINAS QUE VENDEM por você na internet,
para que não seja você a pessoa que está ativamente fechando todas as
vendas.

Quem não é visto não é lembrado.

"Se você não aparece nas buscas do Google, você não existe" - Abraham Lincoln
(não falou mas certamente falaria se vivesse nos nossos tempos😜)

B. Tráfego Pago

É quando você investe em ANÚNCIOS PATROCINADOS. É como pagar para colocar


um outdoor em uma avenida movimentada, ou então pôr um anúncio numa
página de jornal ou revista. Só que na internet.

Exemplo: Renatinho resolve transformar alguns dos seus conteúdos que mais
geraram ENGAJAMENTO em anúncios em vídeo para YouTube, Facebook e
Instagram.

Ele começa investindo R$200 por mês para testar e ajustar seu Funil de
Marketing. Toda vez que alguém clicar (ou tocar, afinal tá todo mundo no
celular) no anúncio dele, ele paga um valor para o Google ou Facebook.

Com as vendas do seu curso, Renatinho espera conseguir pagar pelos


anúncios e ainda ficar com o LUCRO. E quando isso começar a acontecer, ele
vai "sentar o dedo" no tráfego para tentar ganhar mais dinheiro.

CUIDADO com tráfego pago: Se você não tiver um bom Desenho (D1) do seu
Funil de Marketing, vai literalmente JOGAR DINHEIRO NO LIXO. Voltaremos a
este assunto.

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5 Páginas que Vendem ➡️ Possibilidades Infinitas

Vamos lá... tenho uma boa e uma má notícia.

A má é que não existe uma Fórmula Mágica e Garantida que vai funcionar com
certeza para o seu negócio. Você vai precisar TESTAR.

A boa é que existem combinações SIMPLES e já comprovadas em diversos


nichos, então você não precisar reinventar a roda para entrar em campo o
mais rápido possível.

Aqui vão as 3 mais comuns:

T → PV → PO

Neste funil você leva (T)ráfego direto para uma (P)ágina de (V)endas e faz a sua
Oferta. Apresenta uma (P)ágina de (O)brigado dando os PARABÉNS e
apresentando as instruções para que o cliente fique tranquilo sobre o
recebimento do seu produto.

Funciona melhor para quem já CONHECE, CONFIA e GOSTA de você. É o


chamado "tráfego quente".

Pessoas que já SABEM que tem o PROBLEMA e estão dispostas a PAGAR para
resolver. Apresente uma boa oferta e... negócio fechado!

Renatinho poderia fazer isso com a sua base de contatos por e-mail, ou seus
seguidores nas redes sociais, oferecendo seu curso por um preço especial por
tempo determinado.

Lembre-se: ESCASSEZ (não é pra todo mundo) e URGÊNCIA (tem prazo pra
acabar) AJUDAM as pessoas a tomar DECISÃO. Use-as com inteligência e
principalmente com ética!

Aqui tem um tutorial MUITO massa sobre como criar uma páginas de vendas que
vende, e na biblioteca do Orbit temos um modelo de funil que é exatamente
assim, procura lá por Básico: Vendas + Obrigado

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T → PCo → PV → PO

Aqui você leva tráfego para uma (P)ágina de (Co)nteúdo em texto e/ou vídeo.
Pode ser chamada direta vinda das suas redes sociais ou de anúncios,
provavelmente um tráfego mais "frio".

Este é um conteúdo informativo / educativo sobre as reais causas do problema


que você resolve, e nessa página você inclui Chamadas para Ação (Call To
Action) levando para -ou melhor, vendendo - o próximo passo.

Além disso, você também prepara o visitante para a NOVA OPORTUNIDADE


que a (P)ágina de (Vendas) vai apresentar logo na sequência.

Esta é uma abordagem interessante para mostrar que você tem AUTORIDADE
no assunto, e rapidamente ganhar a ATENÇÃO de pessoas que acabaram de te
conhecer.

Renatinho passou a publicar diversas PCo para "tirar" a pessoa das redes
sociais e leva-las para o SEU território, e é aí que o jogo muda. (Lembra quando
você tava procurando aquele novo celular, e um anúncio começou a te
perseguir por toda a internet? É disso que estamos falando...).

Quanto mais você tratar seus conteúdos como uma ETAPA do seu Funil de
Marketing, mais pessoas terão contato com as suas ofertas e maiores são as
suas chances de VENDER.

ALERTA VERMELHO: Não queira ensinar tudo de tudo nos seus conteúdos
gratuitos, pois aí não vão sobrar motivos para as pessoas comprarem os seus
produtos.

Ajude-os a alcançar "pequenas vitórias", acreditar que são capazes, e entender


que comprando de você eles podem muito mais.

Outro tutorial muito bom, nele você vaiaprender a criar os chamados


"Advertoriais", que são as notícias ou conteúdos que vendem

T → PC@ → PV → PO

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O terceiro funil de hoje é talvez o mais IMPORTANTE (e negligenciado) de todos
os tempos.

Levando (T)ráfego para suas (P)áginas de (Ca)ptura, você apresenta motivos


atrativos para que a pessoa te dê as informações de contato dela, para que
assim, você possa iniciar um relacionamento com ela.

Empresas como Empiricus, Jolivi e TODOS os grandes gurus do marketing


digital do Brasil e do mundo usam INTENSAMENTE as suas listas de e-mail. Eles
continuam usando porque E-mail Marketing movimenta BILHÕES de dólares
no nosso mercado.

Aliás... VOCÊ esta lendo este e-mail, isso prova que funciona.

Quanto mais pontos de entrada para a sua lista de e-mails você tiver, maior
será a entrada de pessoas na sua base.

Comunique-se com elas com Conteúdos, Ofertas, Campanhas de Lançamento


(falaremos disso próxima aula) e as chances do seu negócio DECOLAR vão
aumentar muito.

NÃO SEJA TÍMIDO: Se você consegue e-mail e WhatsApp das pessoas (com o
consentimento delas, obviamente), mas NÃO se comunica com medo de
incomodar... está errando feio.

Equilibre entre conteúdos de valor e ofertas, e comunique-se frequentemente!


Quem estiver gostando, fica. Quem não estiver, se descadastra e está tudo
bem também.

.........

UFA! Foi intenso hein?!

Vamos agora partir para a Lição 4 onde voltaremos com D3, D4 e PL - a última
página que vende que ainda falta você conhecer.

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4. Dados & Decisões: para o Alto e Avante!
Eu podia ter ido direto ao ponto e te apresentado as 5 páginas PCa, PO, PCo,
PV e PL, mas de que te adiantaria eu te dar uma caixa de ferramenta sem você
ter a planta do que vai construir?

Foi por isso que resolvi te explicar sobre os 5Ds do Marketing Digital e as
ferramentas P.E.P.E.

"Serge, pra que você fica me mostrando tanta sigla?"

É para te ajudar a MEMORIZAR: Não sei há quanto tempo você está no


Marketing Digital, mas posso te assegurar que você vai se deparar com uma
infinita sopa de letrinhas.

Se você acompanhou atentamente as lições 1 a 3, se fez suas anotações, agora


você é 100% capaz de entender a equação responsável pelo (S)ucesso de
Renatinho:

S = 5D + P.E.P.E + FM5P

Recapitulando o que fez Renatinho para lançar seu curso de Produtividade...

1) Desenhou (D1) um Funil de Marketing T -> PC@ -> PO / Em -> PCo -> PV ->
PO [OK]
2) Desenvolveu (D2) uma boa Oferta e usou as ferramentas P.E.P.E [OK]
3) Ele fez uma Divulgação (D3) conectada aos problemas reais do público [OK]
4) Ele analisou os Dados (D4) e entendeu o desempenho da sua campanha [É AQUI!]
5) Ele tomou várias Decisões (D5) e fez vários ajustes durante o processo [É AQUI!]

Você sabe a semelhança entre uma propaganda de TV em horário nobre (que


custa uma fortuna!), um anúncio em página de revista de grande circulação
(isso ainda existe?) ou o aluguel de espaço em um outdoor na principal avenida
da cidade?

Todos eles são um tiro no escuro.

E é por isso que essas mídias tradicionais estão cada vez mais restritas a

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grandes corporações que tem DINHEIRO para torrar, sem conseguir rastrear
exatamente o retorno sobre o investimento.

Para os "pequenos", o que sobra? Antes da internet eles ficavam restritos a


distribuir uns panfletos na rua, publicar anúncios nos classificados no jornal e
quando muito fazer propaganda na rádio da cidade.
Mas a internet MUDOU TUDO.

Hoje, basta um computador com wifi e qualquer pode:

• Criar uma conta gratuita nas redes sociais


• Publicar conteúdos em vídeo, texto e áudio
• Ofertar produtos e serviços ao seu público
• Gerar links de pagamento em cartão e boleto
• Fazer vendas em qualquer lugar do mundo

O Marketing Digital veio democratizar o acesso e reduzir os custos de uma vez


por todas.

E a grande beleza é que, diferente das mídias tradicionais, no digital


praticamente tudo pode ser medido.

A cada 1 real investido, você tem Dados (D4) para analisar e sentir se está no
caminho certo ou se precisa corrigir os rumos. Exemplos:

CENÁRIO 1

1) Se 250 a cada 1000 pessoas que visita sua PC@ concluem o cadastro sua
Taxa de Conversão de Leads é de 25%
2) Se 10 pessoas entre as 250 compram algo de você e se tornam Clientes, sua
Taxa de Conversão de Vendas é de 4% (ou seja sua Taxa de Conversão Global é
de 1% - 10 vendas a cada 1000 visitas)
3) Se te custa R$200 para conseguir 1000 visitas, o seu Custo por Clique (CPC) é
de R$0,20.
4) Se você paga R$200 para conseguir 10 clientes, o seu Custo Por Aquisição
(CPA ou CAC - Custo de Aquisição de Cliente) é de R$20.
5) Se você fatura R$400 no total (Tíquete médio R$40 por cliente), o seu
Retorno sobre o Investimento (ROI) é de 100%.

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Essas são apenas algumas métricas que você pode (E DEVE!) analisar para
medir a SAÚDE das suas iniciativas no Marketing Digital.

Você só precisa TESTAR até acertar algumas Decisões (D5) para conseguir
transformar uma campanha fracassada num GRANDE SUCESSO. Exemplos:

CENÁRIO 2

1) Alterei o título da minha página de captura e a conversão aumentou em 5%


2) Otimizei os meus anúncio e reduzi o CPC em R$0,05
3) Aumentei em R$10 o tíquete médio do produto sem afetar a taxa de
conversão global

Desta forma, com os mesmos R$200 investidos, o quanto você acha que essas
3 decisões juntas impactam o ROI?

A) ROI subiu para 150%


B) ROI subiu para 200%
C) ROI subiu para 300%

Vamos às contas...
(200 / 0,15) x 0,30 x 0,04 x 50 = 800

(entender os detalhes fica como "prazer de casa" para você, ok?)

Traduzindo... se você escolheu letra C, acertou!

No cenário 1, entra 200, volta 400. Rendimento 100%, ROI de 2X!


No cenário 2, entra os mesmos 200, volta 800. Rendimento de 300%, ROI de
4X!

Agora, me diga uma coisa... qual é a aplicação financeira que consegue dobrar,
triplicar, quadruplicar o seu rendimento em questão de semanas?

É nesse retorno EXPONENCIAL que o Funil de Marketing Digital de 5 Páginas


está mirando.

Não é tão fácil como alguns gurus tentam nos fazer acreditar, mas com
determinação, ferramentas e atitude adequadas, é possível chegar lá.
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RECADO IMPORTANTE: Nem tudo são flores! Muitas vezes você vai fazer testes
que podem PIORAR seu resultado.

O bom disso é que observando os dados você descobre isso rápido, consegue
evitar um estrago maior voltando atrás ou tentando algo diferente....

ATÉ ACERTAR A MÃO.

Concluindo...

Não adiantava eu te entregar ferramentas e materiais ideais para você


construir uma casa sobre um terreno fofo. Na primeira chuva ela iria desabar.

O objetivo desta lição sobre Dados & Decisões foi te mostrar a importância dos
NÚMEROS no Marketing Digital.

E não se assuste, pois maioria das contas envolve o básico de finanças e


matemática simples. E as ferramentas PEPE geralmente tem relatórios e
gráficos que vão entregar muitas dessas informações mastigadas para você.

Próxima aula eu volto para te falar da Página de Lançamento (PL), a última das
5 páginas que vendem que você precisa para montar qualquer tipo de Funil de
Marketing.

Também vou te mostrar como o Orbit Pages junta tudo o que você tem
aprendido de forma prática e simples.

E assim você vai conseguir voar bem mais alto. Avante!

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5. A Fórmula do Resultado do Marketing Digital
e Página #5 do FM5P
PARABÉNS, chegamos ao final da nossa série de lições! 🙌

Agora que você já conhece a Fórmula do Resultado do Marketing Digital, vai


sempre lembrar disso a cada nova empreitada:

R = 5D + P.E.P.E + FM5P
Onde:

• R - Resultado
• 5D - Desenho / Desenvolvimento / Divulgação / Dados / Decisões
• P.E.P.E - Páginas / Email Marketing / Pagamento / Entrega
• FM5P - Funil de Marketing de 5 Páginas

Ignorar este alicerce é construir uma casa sobre um terreno fofo, que vai
desabar na primeira tempestade.

Não queremos que isso aconteça com seu negócio, por isso a nossa proposta é
que o Orbit Pages seja mais do que seu construtor preferido de Páginas que
Vendem.

A partir de agora nos encare como PARCEIROS. Vamos trabalhar JUNTOS para
o SEU crescimento, combinado?

Beleza!

Vamos a um resumo rápido dos 5 tipos de páginas fáceis de montar com o


Orbit Pages e que servem para qualquer funil.

Página de Captura (PC@ ou PCa) 🧲

Também chamada de Landing Page, Squeeze Page, Opt-in Page ou Página de


Cadastro, ela tem um ÚNICO objetivo:

Conseguir as informações de contato do visitante.

Você oferece "alguma coisa" que seu público DESEJA (vídeo-aula, mini-curso, e-
Book, cupom de desconto, planilha, relatório, checklist, etc) e que só pode ser

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conseguido após um breve cadastro.

(Por razões óbvias, esta "alguma coisa" é conhecida como Isca Digital,
Recompensa Digital, Ímã Digital ou Lead Magnet, em inglês).

É por isso que a PC@ possui o mínimo de distrações.

Esses são os componentes principais de uma PC@ (obrigatórios em *)

[Título/Promessa*]
[Imagem ou Vídeo curto]
[Campos: Nome, E-mail*, Telefone/Whatsapp]
[Botão de confirmação*]
[Lista de 3 a 5 Benefícios]
[Sobre o autor]

Material recomendado: Tutorial Pagina de Captura com Mailchimp

Página de Vendas (PV) 🛒

Apresenta a oferta de um produto ou serviço.

Seu objetivo é VENDER sem que você precise estar presente.

É um erro muito comum criar páginas que mostrem apenas características


técnicas e o preço do produto ou serviço.

Sua página de vendas deve apresentar uma promessa clara, gerar autoridade,
esclarecer dúvidas, quebrar objeções, ajudar a criar "percepção de valor" na
cabeça do seu cliente.

O tamanho e a quantidade de elementos da PV dependem bastante do:

• Tipo de produto (curso, evento, serviço, mentoria, produto físico...)


• Preço cobrado (quanto mais caro, mais elaborado é o processo de
vendas)
• Contexto que levou o visitante é sua página (a pessoa já comprou
de você antes? ela reconhece que tem um problema? existe
urgência na solução)

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Não existe um único modelo PV que funcione para tudo (existem livros e
cursos extensos - alguns bem caros - sobre como criar bons vídeos ou página
de vendas), mas em geral esses são os principais elementos que você pode
precisar:

[Título/Promessa*]
[Vídeo]
[Benefícios do produto*]
[Característica]
[Bônus]
[Depoimentos]
[Preço*]
[Garantia]
[Perguntas Frequentes - FAQ]
[Botão de compra*]

Material recomendado: Anatomia de uma página de vendas que Vende

Material recomendado: Como Criar Uma Página de Venda de Produto Físico

Página de Obrigado (PO) 💌

Esta página aparece logo APÓS uma ação importante tomada pelo usuário, em
geral um CADASTRO ou uma COMPRA.

Lembre-se sempre: Em um Funil de Marketing VOCÊ é responsável por GUIAR


quem está do outro lado a cada passo.

Se ele acabou de fazer um cadastro para baixar um E-Book Grátis, o que


acontece depois? Se acaba de comprar um curso online, como vai receber o
acesso? Se foi um produto físico, o pedido está mesmo confirmado? Como
posso rastrear a entrega?

[Mensagem de Parabéns/Obrigado*]
[Video e/ou Texto explicando os próximos passos]
[Instruções sobre como obter ajuda ou acionar o suporte]
[Botões de ação opcionais: Entrar em um grupo WhatsApp/Telegram, seguir
uma rede social, etc]

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DICA DE OURO! 🥇

Uma página de obrigado é EXCELENTE para apresentar uma OFERTA


IRRESISTÍVEL.

Se a pessoa pediu para baixar um E-Book grátis, você pode oferecer logo em
seguida um "Produto de Entrada" (de preço baixo, mas alto valor percebido)
para rapidamente transformar visitante em cliente.

Exemplo 1:

Um curso rápido com "7 Hacks Diários de Hiper FOCO e Produtividade" por R$29
oferecido para quem baixou grátis o Ebook "3 Maneiras Ridículas de Expulsar a
Procrastinação SEM Cair em Tentação".

Se a pessoa acabou de comprar um produto, você pode fazer um UPSELL e


oferecer um produto complementar que AMPLIFICA as chances de sucesso.

Exemplo 2:

3 sessões individuais de Coach de R$1500 por R$399 oferecida para quem


acabou de comprar o curso "Produtividade Máxima".

Experimente transformar a PO também em uma página de vendas (você pode


chama-la de POV) e você vai aumentar o Tíquete Médio do seu cliente, seu LTV
(Life Time Value) e a lucratividade do seu negócio.

Nunca se esqueça disto: É muito mais FÁCIL vender para quem já comprou de
você.

Página de Conteúdo (PCo) 🧾

Esta é uma página multi-uso que você pode usar como uma PONTE para o
Próximo Passo.

[Titulo]
[Vídeo ou Texto]
[Botão da Ação]

Exemplo:

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Renatinho grava um vídeo explicando os 3 Ladrões da Produtividade e ao final
chama para baixar seu E-Book gratuito. Em uma página criada no Orbit, ele
coloca um bloco com Headline/Vídeo e outro com Botão de Ação (CTA) levando o
visitante para sua página de captura.

Existem técnicas para engajar seu público com conteúdos envolventes, mas
isso fica para outro dia (afinal esta lição já está beeem grandinha :)

Material recomendado: Como construir uma página de conteúdo que vende

Página de Lançamento (PL) 🚀

Finalmente, a ÚLTIMA página que faltava te apresentar.

Este tipo de página é associada ao método Product Launch Formula, criada por
Jeff Walker e licenciado no Brasil pelo Érico Rocha (você já deve ter visto a
famosa promessa dos 6 em 7 - fazer R$100 mil em 7 dias).

De forma simplificada, esta é uma técnica que envolve AQUECER o público


durante um tempo com conteúdos (geralmente em vídeo) que ANTECEDEM a
abertura de uma OPORTUNIDADE por um TEMPO LIMITADO.

Pode funcionar muito bem para gerar PICOS DE VENDAS, principalmente


quando existe demanda reprimida por aquele produto ou serviço.

Tudo começa convidando pessoas a se cadastrar gratuitamente para


acompanhar a Semana, Jornada, Masterclass ou Congresso Online sobre <UM
ASSUNTO DO INTERESSE>. O YouTube já deve ter interrompido você com um
anúncio desse tipo.

O lançamento clássico envolve 3 vídeos + vídeo de vendas, apresentados em


uma janela de uma ou duas semanas.

A PL controla a exibição desses vídeos de pré-lançamento nos dias prometidos,


e os tira do ar quando o vídeo de vendas é liberado e o "carrinho de compras"
é aberto por tempo determinado (ou até esgotar um número X de vagas).

Estrutura da página que mostra os vídeos de pré-lançamento:

[Título do Vídeo 1, 2 ou 3*]


[Vídeo 1, 2 ou 3*]

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[Botão de download de material complementar]
[Área de comentários]
[Depoimentos]
Estrutura da página de vendas:

[Titulo/promessa do vídeo de vendas]


[Vídeo de vendas]
[Botão de compra]

ALERTA: Planejar, preparar e executar um lançamento deste tipo não é nada


trivial e dá TRABALHO! Se você não tem equipe ou está iniciando no Marketing
Digital, sugiro que experimente outros funis mais simples ANTES de testar esta
fórmula.

UHUUUUUU!!! CHEGAMOS AO FINAL!!!! 🎉

Está cumprida a minha promessa de te apresentar o FUNIL DE MARKETING DE


5 PÁGINAS!

Agora você tem muito mais conhecimentos para aproveitar o máximo do seu
Orbit Pages e ACELERAR seus empreendimentos digitais 🚀

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