Você está na página 1de 9

Acesse: http://fuvestibular.com.

br/
Casa de ferreiro, espeto de... ao

Uma das profisses mais antigas do mundo a do ferreiro. Quem


no se lembra de j ter visto, em filmes histricos ou de faroeste,
um homem bem forte, todo suado, retirando com uma tenaz um
pedao de metal incandescente do fogo, colocando-o sobre uma
bigorna e martelando com fora para que o metal adquirisse a
forma desejada? Podia ser uma espada, a parte de uma armadura, ou uma ferradura. No importa o que fosse produzido, tudo
dependia da fora e da arte do homem, seu martelo e sua bigorna.
Hoje em dia, o martelo e a bigorna foram substitudos por mquinas e matrizes que permitem a produo constante de milhares
de peas. Esse processo de conformao mecnica, to antigo
quanto o uso dos metais, o forjamento.
Nesta aula, vamos estudar esse processo de fabricao. Fique
ligado.

Martelando, martelando...
Entre os processos de conformao mecnica, j estudamos os
processos de laminao, extruso e trefilao. O que esses trs
processos tm em comum o fato de no fornecerem produtos
acabados, mas apenas matria-prima para, a partir dela, fabricarse outros produtos. Assim, a chapa obtida na laminao ser
transformada em partes da lataria dos automveis. Os perfis de
alumnio, obtidos pela extruso, sero matria-prima para a fabri-

99
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/
cao das janelas das nossas casas. Os fios trefilados so usados na produo de condutores eltricos.
O forjamento, um processo de conformao mecnica em que o
material deformado por martelamento ou prensagem, empregado para a fabricao de produtos acabados ou semi-acabados
de alta resistncia mecnica, destinados a sofrer grandes esforos e solicitaes em sua utilizao.
Embora, hoje em dia, o forjamento seja feito por meio de equipamentos, o princpio do processo continua o mesmo: aplicao
individual e intermitente de presso, quer dizer, o velho martelamento, ou ento, a prensagem.
O forjamento por martelamento feito aplicando-se golpes rpidos e sucessivos no metal. Desse modo, a presso mxima
acontece quando o martelo toca o metal, decrescendo rapidamente de intensidade medida que a energia do golpe absorvida na deformao do material. O resultado que o martelamento
produz deformao principalmente nas camadas superficiais da
pea, o que d uma deformao irregular nas fibras do material.
Pontas de eixo, virabrequins, discos de turbinas so exemplos de
produtos forjados fabricados por martelamento.

No forjamento por martelamento so usados martelos de forja


que aplicam golpes rpidos e sucessivos ao metal por meio de
100
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/
uma massa de 200 a 3.000 kg que cai livremente ou impulsionada de uma certa altura que varia entre 1 e 3,5 m.
Na prensagem, o metal fica sujeito ao da fora de compresso em baixa velocidade e a presso atinge seu valor mximo
pouco antes de ser retirada, de modo que as camadas mais profundas da estrutura do material so atingidas no processo de conformao. A deformao resultante , ento, mais regular do que
a produzida pela ao dinmica do martelamento. Palhetas de
turbinas e forjados de liga leve so produtos fabricados por prensagem.

O forjamento por prensagem realizado por prensas mecnicas


ou hidrulicas. As prensas mecnicas, de curso limitado, so acionadas por eixos excntricos e podem aplicar cargas entre 100
e 8.000 toneladas. As prensas hidrulicas podem ter um grande
curso e so acionadas por pistes hidrulicos. Sua capacidade de
aplicao de carga fica entre 300 e 50.000 toneladas. Elas so
bem mais caras que as prensas mecnicas.
As operaes de forjamento so realizadas a quente, em temperaturas superiores s de recristalizao do metal. importante
que a pea seja aquecida uniformemente e em temperatura adequada. Esse aquecimento feito em fornos de tamanhos e formatos variados, relacionados ao tipo de metal usado e de peas a
serem produzidas e vo desde os fornos de cmara simples at
101
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/
os fornos com controle especfico de atmosfera e temperatura.
Alguns metais no-ferrosos podem ser forjados a frio.

Pare! Estude! Responda!


Exerccio
1. Complete as definies a seguir.
a) O forjamento um processo de .............................. no
qual o material ..............................
b) O forjamento .............................. feito aplicando-se golpes rpidos e sucessivos ao metal.
c) No forjamento .............................. , a fora de compresso
aplicada em baixa velocidade de forma contnua.

Matriz aberta ou fechada?


Toda a operao de forjamento precisa de uma matriz. ela que
ajuda a fornecer o formato final da pea forjada. E ajuda tambm
a classificar os processos de forjamento, que podem ser:

forjamento em matrizes abertas, ou forjamento livre;

forjamento em matrizes fechadas.

As matrizes de forjamento so submetidas a altas tenses de


compresso, altas solicitaes trmicas e, ainda, a choques mecnicos. Devido a essas condies de trabalho, necessrio que
essas matrizes apresentem alta dureza, elevada tenacidade, resistncia fadiga, alta resistncia mecnica a quente e alta resistncia ao desgaste. Por isso, elas so feitas, em sua maioria, de
blocos de aos-liga forjados e tratadas termicamente. Quando as
solicitaes so ainda maiores, as matrizes so fabricadas com
metal duro.
No forjamento livre, as matrizes tm geometria ou formatos bastante simples. Esse tipo de forjamento usado quando o nmero
de peas que se deseja produzir pequeno e seu tamanho

102
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/
grande. o caso de eixos de navios, turbinas, virabrequins e anis de grande porte.

A operao de forjamento livre realizada em vrias etapas. Como exemplo, a ilustrao mostra o estiramento de uma parte de
uma barra. Observe a pea inicial (a) e o resultado final (e). A
operao iniciada com uma matriz de pequena largura. O estiramento acontece por meio de golpes sucessivos e avanos da
barra (b, c, d, e). A barra girada 90 e o processo repetido (f).
Para obter o acabamento mostrado em g, as matrizes so trocadas por outras de maior largura.

No forjamento em matrizes fechadas, o metal adquire o formato


da cavidade esculpida na matriz e, por causa disso, h forte restrio ao escoamento do material para as laterais. Essa matriz
construda em duas metades: a metade de baixo fica presa bigorna e nela colocado o metal aquecido. A outra metade est
presa ao martelo (ou parte superior da prensa) que cai sobre a
103
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/
metade inferior, fazendo o material escoar e preencher a cavidade
da matriz.

Uma pea forjada acabada geralmente no conformada em um


s golpe, porque tanto a direo quanto a extenso na qual o
metal pode escoar so pequenas. Por isso, para a confeco de
uma nica pea so necessrias vrias matrizes com cavidades
correspondentes aos formatos intermedirios que o produto vai
adquirindo durante o processo de fabricao.

A matriz apresenta uma cavidade extra em sua periferia e que


tem o objetivo de conter o excesso de material necessrio para
garantir o total preenchimento da matriz durante o forjamento.
Esse excesso de material chama-se rebarba e deve ser retirado
da pea em uma operao posterior de corte.

104
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/
A rebarba um dos problemas do forjamento por
matriz fechada. Para minimiz-lo,

as

matrizes

apresentam calhas para


evitar que a rebarba seja
muito grande.

Para peas no muito complexas, so aplicadas as seguintes


etapas no forjamento em matriz fechada:
1. Corte do blank, ou seja, do pedao de metal em barra no tamanho necessrio.
2. Aquecimento - realizado em fornos.
3. Forjamento intermedirio, realizado somente quando difcil a
conformao em uma nica etapa.
4. Forjamento final - feito em matriz, j com as dimenses finais
da pea.
5. Tratamento trmico - para a remoo das tenses, homogeneizao da estrutura, melhoria da usinabilidade e das propriedades mecnicas.
hora de estudar um pouco. Vamos l?

Pare! Estude! Responda!


Exerccios
2. Relacione as caractersticas listadas com o tipo de forjamento.
Coluna A

Coluna B

a) ( ) Matrizes de geometria simples.

1. Forjamento livre

b) ( ) Peas de tamanho grande como eixos de navios.

2. Forjamento em

c) ( ) Utiliza uma matriz na qual est esculpida a cavidade

matriz fechada

da pea.
d) ( ) Necessita de vrias matrizes com formatos intermedirios.
e) ( ) As matrizes apresentam calhas para conter as rebarbas.

105
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/
3. Descreva, com suas palavras, as etapas do forjamento em
matriz fechada.

Defeitos dos produtos forjados


Os produtos forjados tambm apresentam defeitos tpicos. Eles
so:

Falta de reduo - caracteriza-se pela penetrao incompleta


do metal na cavidade da ferramenta. Isso altera o formato da
pea e acontece quando so usados golpes rpidos e leves do
martelo.

Trincas superficiais - causadas por trabalho excessivo na periferia da pea em temperatura baixa, ou por alguma fragilidade
a quente.

Trincas nas rebarbas - causadas pela presena de impurezas


nos metais ou porque as rebarbas so pequenas. Elas se iniciam nas rebarbas e podem penetrar na pea durante a operao de rebarbao.

Trincas internas - originam-se no interior da pea, como conseqncia de tenses originadas por grandes deformaes.

Gotas frias - so descontinuidades originadas pela dobra de


superfcies, sem a ocorrncia de soldagem. Elas so causadas
por fluxos anormais de material quente dentro das matrizes, incrustaes de rebarbas, colocao inadequada do material na
matriz.

Incrustaes de xidos - causadas pela camada de xidos que


se formam durante o aquecimento. Essas incrustaes normalmente se desprendem mas, ocasionalmente, podem ficar
presas nas peas.

Descarbonetao - caracteriza-se pela perda de carbono na


superfcie do ao, causada pelo aquecimento do metal.

Queima - gases oxidantes penetram nos limites dos contornos


dos gros, formando pelculas de xidos. Ela causada pelo
aquecimento prximo ao ponto de fuso.

O que voc estudou nesta lio s um comeo bem bsico. Um


profissional do sculo XXI no se contenta com pouco. Por isso,
se voc quiser saber mais, v a uma biblioteca e pesquise um
pouco mais. Vai valer a pena!
106
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/
Pare! Estude! Responda!
Exerccios
4. Uma pea forjada apresenta uma rachadura prxima periferia da pea na regio da rebarba. Na sua opinio, qual a possvel causa desse defeito?
5. Relacione a caracterstica com o respectivo processo de forjamento.
Coluna A

Coluna B

a) ( ) Golpes rpidos e sucessivos.

1. Forjamento por

b) ( ) A deformao atinge as camadas mais profundas do

martelamento.
2. Forjamento por

material.
c) ( ) A deformao das fibras do material mais regular.

prensagem.

d) ( ) A presso mxima ocorre quando a matriz toca o


metal.
e) ( ) A presso mxima atingida pouco antes da carga
ser retirada.
f) ( ) A deformao maior nas camadas superficiais da
pea.
g) ( ) A deformao das fibras do material irregular.

Gabarito
1. a) Conformao mecnica, deformado.
b) Por martelamento.
c) Por prensagem.
2. a) (1)

b) (1)

c) (2)

d) (2)

e) (2)

3. a) 1 - O metal cortado no tamanho necessrio; 2 - Em seguida aquecido em forno; 3 - Faz-se o forjamento intermedirio se a pea for de difcil conformabilidade; 4 - Fazse o forjamento final, no qual a pea j sai com o formato
e medida finais; 5 - Faz-se o tratamento trmico para melhorar a condio do produto forjado.
4. a) Presena de impurezas no metal ou rebarbas pequenas.
5. a) (1)

b) (2)

c) (2)

d) (1)

e) (2)

f) (1)

g) (1)

107
P/ as outras apostilas de P. de Fabricao,Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/