Você está na página 1de 32

FUNDIO

INTRODUO

O processo de fundio consiste em vazar (despejar)


metal lquido em um molde havendo uma cavidade com
o formato e as medidas correspondentes aos da pea a ser
fabricada.
De modo econmico, a fundio, permite obter peas
grandes ou de geometria complexa, sendo essa sua
principal vantagem em relao a outros processos.
Os materiais que podem constituir os moldes outra de
suas vantagens, como ser visto, a utilizao de moldes
de areia a forma mais barata de se realizar o processo
de fundio, pois alguns tipos de areia empregados, so
quase que totalmente reaproveitados.

CARACTERSTICA

Aplica-se a vrios tipos de metais:


Aos
Ferros fundidos
Aluminio
Cobre
Zinco
Magnsio e respectivas ligas.

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO

Confeco do modelo

Fabricao do molde (moldagem)

Fabricao do macho (macharia)

Fuso

Vazamento

Desmoldagem

Rebarbao e limpeza

Controle de qualidade

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO


Desenho da pea:
Ao projetar uma pea para ser fundida, deve-se levar em
considerao, em primeiro lugar, os fenmenos que
ocorrem na solidificao do metal lquido no interior do
molde, de maneira que sejam evitados, nas peas
solidificadas, os defeitos originados a partir desses
fenmenos. Deste modo, deve-se:

projetar a pea de forma que se tenha uma transio


gradual das diversas sees que a compem, evitando-se
cantos vivos e mudanas bruscas.

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO


considerar uma espessura mnima de paredes, pois
paredes muito finas no se enchem bem de metal lquido,
alm do que, pode ocorrer tambm um aumento de
dureza do material.
evitar fissuras devido contrao do metal durante a
solidificao.
prever conicidade para melhor confeco do molde. O
ngulo de sada recomendado de 3 graus.

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO


Projeto e confeco do modelo (modelagem):

O modelo feito geralmente de madeira e a espcie mais


empregada no Brasil o cedro (tambm so empregados
peroba, pinho e pau marfim). Para produes seriadas, o
material mais comum o alumnio, devido a sua leveza e
usinabilidade. Os modelos so utilizados em nica pea,
principalmente quando se trata de moldar e fundir peas
volumosas, ou so montadas em placas, quando a
produo seriada e as peas de menores dimenses. As
principais recomendaes no projeto e confeco dos
modelos so as seguintes:

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO


considerar a contrao do metal ao solidificar, ou seja, o
modelo deve ser maior que a pea a ser fabricada;
eliminar, na medida do possvel, os rebaixos;
deixar sobremetal para usinagem posterior;
verificar a diviso do modelo e, sempre que possvel,
fazer as linhas divisrias do modelo no mesmo nvel;
estudar adequadamente a localizao dos machos (os
machos so os elementos utilizados para gerar as
cavidades das peas fundidas, principalmente os
orifcios);
prever a colocao dos canais de vazamento.

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO


Contrao do metal aps o resfriamento
MATERIAL

CONTRAO

AOS

1 a 2%

FERRO FUNDIDO CINZENTO

0,8%

FERRO FUNDIDO DUCTIL

0,8 a 1%

ALUMNIO 355 E 356

1,5%

ALUMNIO 13

1%

COBRE-CROMO

2%

BRONZE AO ESTANHO

1%

BRONZE AO SILCIO

1%

BRONZE AO AMNGANS

1,5%

BRONZE ALUMNIO

1,5%

Fonte: Norberto Moro, 2007

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO


Confeco do molde (Moldagem)
O molde o recipiente que contm a cavidade (ou
cavidades) com a forma da pea a ser fundida, e no
interior da qual ser vazado o metal lquido. A fase de
moldagem permite distinguir os vrios processos de
fundio. Estes so classificados da seguinte maneira:
fundio por gravidade, fundio sob presso, fundio a
vcuo, fundio por centrifugao e fundio contnua.
A moldagem pode ser manual ou automtica.

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO

Fundio por gravidade a gravidade atua sobre o metal


lquido.
Fundio sob presso a presso fora o metal lquido a
preencher todas as cavidades do molde.
Fundio a vcuo a diferena de presso fora o metal
lquido a penetrar todas as partes do molde.
Fundio por centrifugao o molde est em
movimento de rotao forando o metal lquido contra as
paredes.
Fundio contnua metal lquido vazado
continuamente e o material avana conforme se solidifica
(lingote).

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO

Fuso do metal
Existem inmeros tipos de equipamentos (ou fornos)
construdos para a fuso dos metais e preparos das ligas.
Alguns se prestam praticamente a fuso de qualquer liga,
enquanto outros so mais indicados para um metal ou
liga determinada. Para fundir o ferro fundido (Fe-C-Si),
o forno cubil ainda o mais utilizado, embora seja
possvel usar o forno a arco eltrico. Para fuso do ao,
utiliza-se o forno a arco eltrico, podendo ser empregado
tambm o forno de induo eltrica. Os fornos eltricos
(inclusive os fornos de induo eltrica) prestam-se bem
para fundio de metais e ligas no ferrosas. No entanto,
o principal tipo de forno o cadinho aquecido a leo ou
gs (por intermdio de um queimador).

ESCOLHA DO PROCESSO

Peas serem produzidas;


Projeto da fundio;
Tolerncias requeridas;
Grau de complexidade;
Especificao do metal;
Acabamento superficial desejado;
Custo do ferramental;
Comparativo econmico entre usinagem e fundio;
Limites financeiros do custo de capital;
Requisitos de entrega.

MOLDAO EM AREIA

Fundio em Molde de Areia


Caractersticas da areia:
Possui estabilidade dimensional e trmica a elevadas
temperaturas;

quimicamente inerte a metais fundidos;

No contem elementos volteis que produzam gs no


aquecimento;

disponvel em grandes quantidades e preos razoveis;

MOLDAO EM AREIA

Vantagens:

Pode criar geometrias complexas;

Pode criar formas externas e internas;

Alguns processos de fundio so net shape (forma final),


enquanto outros near net shape (prximo a forma final);

Capaz de produzir peas de grande porte;

Alguns mtodos de fundio so adequados produo


em massa;

MOLDAO EM AREIA
Desvantagens:

Pode ocasionar bolhas, vazios ou porosidades;

Pode ter trincas ocasionada pela contrao;

Incluso de areia;

Rechupes;

Rebarbas;

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 1: (a) modelo de madeira; (b) molde sendo colocado no estrado de areia;

(a)
Fonte: processos de fundio.pdf

(b)

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 2: molde pronto, na posio ser utilizado

Fonte: processos de fundio.pdf

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 3: colocao da caixa superior para verificar se a posio do canal de vazamento
e alimentador esto corretas.

Fonte: processos de fundio.pdf

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 4. retirada dos modelos

Fonte: processos de fundio.pdf

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 5. criao das bacias e eliminao dos canto vivos

Fonte: processos de fundio.pdf

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 6. construo do canal de distribuio

Fonte: processos de fundio.pdf

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 7. adio do metal lquido.

Fonte: processos de fundio.pdf

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 8. pea fundida (para retirada da pea necessrio quebrar o molde.
Aproximadamente 98% areia pode ser reaproveitada).

Fonte: processos de fundio.pdf

MOLDAO EM AREIA VERDE

Etapas do processo de moldao:


Figura 9. pea pronta depois de feito os acabamentos.

Fonte: processos de fundio.pdf

MOLDAO EM AREIA SECA

Indicado para peas mdias e grandes;


Ferrosos e no-ferrosos;
Melhor acabamento e tolerncias dimensionais que o de areia
verde;

Mistura: Areia sintticas ou semi-sintticas + aglomerantes


orgnicos;
Secagem em estufas 150 a 300C;

Superfcie do molde pode ser protegida com tintas refratrias


(melhor acabamento).

MOLDAO EM AREIA SECA

Vantagens:
maior resistncia eroso do metal lquido;
maior estabilidade dimensional;
maior resistncia presso esttica do metal lquido;
maior resistncia penetrao do metal.

AREIA CIMENTO

Utilizado em peas grandes;


no precisa de calor para a secagem;
alta resistncia a seco;

Mistura: Areia silicosa lavada + 10% cimento Portland +


5% gua;

Ex.: moldes para lingoteiras de grande porte.


Desvantagens:
Custo elevado da mistura;
No recupervel;
Baixa colapsibilidade difcil desmoldagem.

MOLDAO DA AREIA DE MACHO

Precursor dos mtodos modernos de fundio de preciso;


Peas complicadas para o mtodo de areia comum;
Boa preciso dimensional;
Pintura com tintas especiais para macho;

Mistura: Areia + leo de macho, leo de linhaa


(secativos) + elementos orgnicos + bentonita

Moldes: Confeco manual ou em mquinas, secos em


estufas (150 a 250 C)

Ex.: Corpos de compressores resfriados ao ar.

MOLDAGEM EM CASCA (SHELL MOLDING)


Mistura: Areia + resina sinttica polimeriz. a quente
(termofixa) 3 a 10%;
Estufa: 150 a 350C;
Acabamento excelente;
Alta rigidez boa preciso dimensional;
Como a espessura da casca pequena, pode ser
empregada areia bem fina sem prejuzo na
permeabilidade do molde;

Cascas de at 5 mm de espessura (mnima) dependente


do tamanho, peso, complexidade da pea e do metal
utilizado.

Molde + machos duas partes fechadas com grampos


ou colados antes do vazamento;

Desvantagens:
Custo elevado do modelo (preciso dimensional e
resistncia trmica);
Areia no recondicionvel;
Limitaes: Peas no maiores que 15 20 Kg;
Utilizao: motor de exploso refrigerado a ar,
virabrequins, peas de responsabilidade (justificando o
custo do processo);

REFERNCIAS
Askeland, Donald R. Phul, Pradeep P. Cincia e Engenharia dos
materiais. So Paulo. Cengage Learning, 2008. 5 Ed.
Groover, M. P., Fundamentals of Moder Manufacturing, Prentice
Hall, 1996.
http://www3.fsa.br/mecanica/arquivos/02%20Fundi%C3%A7%C
3%A3o.pdf.
http://www.abal.org.br/aluminio/processos_fundicao.asp.
http://www.metalmat.ufrj.br/downloads/livro_FUNDICAO.pdf.
http://www3.fsa.br/mecanica/arquivos/02%20Fundio.pdf.
Norberto Moro, Prof. Eng. Mec.. Processos de fabricaoFundio. Centro Federal de Educao e Tecnologia de santa
http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/3685macroporosidade#.UVwl_TextS0