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TRÁFEGO: FILOSOFIA SOBRAL

#METODOSOBRAL

Aula 24 – Otimização de Lances no Facebook Ads

Pra que serve o orçamento? Leilão?


#CANALdoBOI – No canal do boi cada pessoa dá um lance para comprar o gado, no Facebook o
gado são as pessoas que estão navegando.

GADO = PESSOAS

E as pessoas que estão comprando os gados, os cowboys, donos de fazendas somos nós que
compramos tráfego e cada um dá um lance para comprar a atenção do gado, a atenção das
pessoas navegando. Exemplo:

Gado Anderson

Anderson - Tem interesse em: marketing digital, futebol, produtividade, empreendorismo.

Cowboy Pedro, Fábio, Gerônimo

Pedro – Quer pessoa com interesse em marketing digital;

Fábio – Quer pessoa com interesse em futebol;

Gerônimo – Quer pessoa com interesse em produtividade.

Deva-se notar que quanto maior lance: mais eu apareço e mais caro eu pago;

Quanto menor o lance: menos eu apareço e mais barato eu pago.

Para comprar a atenção das pessoas cada Cowboy vai pagar um valor pelo Custo por Conversão
(CPC) de todo mundo dentro de suas segmentações.

Pedro R$ 0,50 CPC

Fábio R$ 0,01 CPC – Esse lance é bem baixo, provável que você não apareça nunca.

Gerônimo R$ 3,00 CPC – Esse lance vai aparecer mais, porém está pagando mais caro.

Porém para o Facebook você não fala o quanto você vai pagar por Custo por Conversão, você diz
ao FB o quanto você vai gastar por dia, orçamento diário e de acordo com esse orçamento o FB
vai te falar o quanto você vai pagar por lance, por conversão.

Em situação hipotética: Se o Pedro quer gastar mais dinheiro (R$100/dia), maior orçamento, eu, o
tio FB, posso gastar mais por CPC, então vou dar um CPC alto (CPC = R$1,00/conversão).

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Se o Pedro quer gastar menos dinheiro (R$60/dia), menor orçamento, eu, o tio FB, posso gastar
menos por CPC, então vou dar um CPC baixo (CPC = R$0,70/conversão).

No caso do FB ele permite que você coloque o orçamento na campanha ou em cada público, o
que eu prefiro é colocar o orçamento em cada conjunto de anúncio, por quê:

1. Consigo controlar o orçamento por cada público;

2. Ganho o poder de otimização, que vamos ver hoje.

Definindo seu CPA Ideal

Então eu devo definir o meu CPA (Custo por Lead) IDEAL, é o quanto que eu quero pagar por lead,
sabe quanto é? O dinheiro é seu, o lead é seu, e se você não tem noção nenhuma descubra por
você mesmo investindo.

1. Uma estrutura de campanha MINIMAMENTE DECENTE (Como? Lê a central de ajuda, veja minhas
aulas e invista no Facebook)

2. Após investir você vai ver que vai surgir valores de CPA e veja quanto na média você paga.

VOCÊ NÃO TEM QUE BUSCAR O LEAD MAIS BARATO

VOCÊ DEVE BUSCAR A MAIOR QUANTIDADE DE LEADS POSSÍVEL DENTRO DO TEU CPA IDEAL E
DO TEU ORÇAMENTO

Moral do Lance
+ Lance + Escala (+ Alcance) + Caro
- Lance - Escala (- Alcance) - Caro

Se ideal para o Zé é 100 reais por dia e CPA = R$ 2,00, suponha que ele possua dois tipos de
resultados no FB ads A) e B).

A. 100 reais por dia – CPA = R$ 3,00 (otimize para encontrar os R$2,00 de CPA ou aceite esse preço
de CPA)

B. 100 reais por dia – CPA = R$ 1,00 (otimize para encontrar os R$2,00 de CPA, ou abra mão da
escala e deixe como está)

Você deve refletir sobre: o que é melhor? Gastar mais ou menos? Investir 10 mil e voltar 1 milhão
OU investir 4 milhões e voltar 6 milhões? Faturar 990 mil OU 2 milhões?

Tráfego é o Balanço entre: Escala x Custo


Exemplificando ainda mais...

Nos conjuntos de anúncios eu possuo vários públicos e vamos exemplificar que quero pagar R$
2,50 por lead, o que é melhor A ou B?

A. 5 leads a um CPA = R$ 1,00 Posso estar investindo mais! Para capturar a atenção de mais
pessoas.

B. 20 leads a um CPA = R$ 2,50

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Se eu consigo e quero comprar R$ 2,50/lead e tenho a atual situação:

00 – C.A. 50 reais por dia (CPA = R$2,00/lead)

01 – C.A. 100 reais por dia (CPA = R$3,00/lead)

02 – C.A. 10 reais por dia (CPA = R$0,20/lead)

03 – C.A. 20 reais por dia (CPA = R$1,00/lead)

Vou fazer as alterações para tentar ficar com CPA de 2,50, ou seja 2,50 por cada lead.

00 – C.A. R$100/dia CPA = R$ 3,00/lead

01 – C.A. R$30/dia CPA = R$ 1,00/lead

02 – C.A. R$1000/dia CPA = R$ 8,00/lead

03 – C.A. R$30/dia CPA = R$ 4,00/lead

Só que eu percebi que estava perdendo a mão das otimizações que realizava, exemplo do público 00:

ANTES: 00 – C.A. 50 reais por dia CPA = R$2,00/lead

DEPOIS: 00 – C.A. R$100/dia CPA = R$ 3,00/lead

Depois de uns dias eu não sei o que aconteceu e altero de novo porque o CPA disparou para onde eu
não queria. Então faço outra alteração:

00 – C.A. R$50/dia CPA = R$ 2,00/lead

Aqui separado conseguimos observar que eu não fiz otimização nenhuma, e sim voltei para o primeiro
orçamento que eu já havia colocado no primeiro momento. Logo, para me lembrar o quanto era o
valor na última otimização eu utilizo os centavos para isso. Exemplos:

Estava R$ 100,00 e está performando muito caro vou passar para R$ 51,00;

Estava R$ 51,00 da última otimização, mas agora está performando pouco, gastando pouco por lead,
quero que gaste mais, porém eu sei que devo jogar para um valor intermediário entre R$50 e R$100,
vou colocar R$ 70,50.

Porém me surgiu outras dúvidas: Quanto eu aumento? Quanto eu diminuo? Eu criei uma fórmula
para isso!

Fórmula da Otimização para Conversões


Se eu quero pagar CPA = R$ 2,00/lead:

Tenho 10 conversões/dia R$ 20,00/dia

Tenho 100 conversões/dia R$ 200,00/dia

Tenho 1.000 conversões/dia R$ 2.000,00/dia

[...]

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Conclusão: quando você sabe quantas conversões você faz por dia e o seu CPA é meio óbvio o
quanto você vai gastar por dia. E na verdade você sabe quantas conversões você fez nos últimos
dias, você tem esses dados de dias passados.

Exemplo: Nos últimos 7 dias tenho 173 conversões:

173 conversões / 7 dias = 24 conversões/dia e sei que estou disposto a pagar CPA ideal = R$ 2,00/
lead.

Meu custo por dia vai ser 24 x 2 = 48 reais/dia

(Média de Conversões por dia) X (CPA ideal)

173 conversões/7dias) X (R$ 2,00/conversão)

(24 conversões/dia) X (R$ 2,00/conversão)

48 reais/dia será o novo orçamento

Use essa fórmula para te auxiliar a decidir o próximo orçamento. O tempo de análise perfeito
é de 7 dias, porque você não vai ter a variável “dias de fim de semana” na sua análise, porém
se tiver que fazer uma otimização de 3 dias pode fazer também. Só que se você não sabe o
quanto quer pagar por conversão, ou por visualização, .... não há como você saber qual valor de
orçamento diário seu.

Otimização para Campanhas de Visualizações de Vídeo de 75%

O mesmo funciona para otimização de públicos de visualizações de vídeo. Se o seu público possui 71
visualizações 75% do vídeo e você gastou R$27,80 iremos ter que calcular o custo por view de 75%:

R$ 27,80/71 views de 75% = R$ 0,39/view de 75%

Fazer uma por uma conta de quanto é pago por view de 75% manualmente é cansativo, então vamos
fazer isso automaticamente no Excel, exporte os dados do Facebook da tabela.

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Na coluna com nome de “Tipo de orçamento do conjunto de anúncio” iremos fazer essa conta do
valor de cada view de 75%, ou seja: Valor gasto/Visualização de 75%.

Após aplicas a fórmula para todos os conjuntos de anúncios, você irá ordenar o nome dos
conjuntos, igual ao Gerenciador de Anúncios do FB:

Agora você vai analisar cada custo por view de 75% se está acima, igual ou abaixo do seu custo
por view de 75% ideal.

No caso, se eu quero pagar R$ 0,15/view de 75% esse público 00 – [INSTA] Secreto, está acima do
custo por view 75% que eu desejo, logo, irei reduzir seu orçamento, de R$10,00 vai passar pra R$
6,10, por exemplo. Se for analisar o público 02 - [MOBILE] View Video... ele está muito abaixo do
que eu quero pagar, irei subir o orçamento.

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Para quem não quer se perder nisso, eu vou mostrar a otimização das cores. Ao invés de ordenar
por nome vou ordenar no Excel pelo custo por view de 75%. Do mais barato até o mais caro:

Agora vou pintar as linhas assim:

As linhas ultra baratas você vai pintar de verde;

Linhas que estão próximas da média pintarei de azul;

As neutras eu vou deixar preto;

Linhas que estão logo acima da média pintarei de laranja;

As linhas mais carinhas eu vou pintar de vermelho;

E as que estão horríveis irei pintar de roxo.

Resultado disso:

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Agora, volto a ordenar pelo Nome do Conjunto de anúncio de A até Z para ficar igual ao Gerenciador
de Anúncios do FB.

O que acontece é que a partir de cada cor eu sei o quanto vou ter que aumentar, ou diminuir o
orçamento de cada público, utilizo as cores para representar a intensidade do aumento ou
diminuição dos valores. O laranja vou ter que diminuir um pouco o orçamento, o roxo vou ter
que diminuir muito o orçamento, o verde eu tenho que aumentar um pouco o orçamento...

Otimização de Visualizações de Vídeo no Google Ads

No Google Ads não há como fazer desse jeito a otimização, porque lá você define o CPV (custo por
view), exemplo:

C. A. 01 – 0,27 CPV

C. A. 02 – 0,30 CPV

C. A. 03 – 0,80 CPV

Então eu adotei uma regra: Se o número é par eu aumentei da última vez, ou se é ímpar eu diminui
da última vez.

C. A. 01 – 0,27 CPV (diminuiu a última vez)

C. A. 02 – 0,30 CPV (aumentou a última vez)

C. A. 03 – 0,80 CPV (aumentou a última vez)

Usei os números pares e impares para criar meu sistema de otimização.

O que é tudo isso? Isso tudo são maneiras encontradas para identificar os padrões. São artifícios que
me ajudam para fazer as otimizações de lances.

Otimizar orçamento = Otimizar lance


Otimizar lance = Entender o padrão dos lances nas tuas campanhas

“Entendendo os padrões das alterações de lances”


Quando aumento o lance o que acontece? Quando eu diminuo o que acontece? Como eu entendo os
padrões? Eu crio meu sistema de otimização: Pode ser um papel, um Excel, o que for prático pra você.

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Q&A
Como saber se o meu conjunto de anúncio está otimizado?

Ele está otimizado se ele está te trazendo a escala desejada no CPA desejado, independente da etapa
que ele está. Como fazer isso?

1. Mude Orçamento

2. Mude Público

3. Mude Criativo

Por que tem conjuntos com a mesma configuração pode mudar o valor do CPA?

Suponha que cada conjunto tem um público de 20.000 pessoas iguais para o A e o A gêmeo.

Conjunto A Primeiro o FB vai mostrar para 1000 pessoas, depois para mais 500, depois para mais
300, depois para mais 1000 pessoas, ...

Conjunto A Gêmeo Nesse aqui o FB está afim de mostrar para 400 pessoas, e OPA! Ele deu sorte,
essas primeiras 400 pessoas eram muito boas, converteu muito e ganhou grande inteligência de pra
quem ele converte.

Ou seja, não tem regra, coloque dois gêmeos a correrem uma corrida, alguém vai ganhar a corrida.
A longo prazo tem uma mínima diferença entre os dois, o ideal é você fazer apenas 1 conjunto de
anúncio sem zilhões de réplicas.

Tenho 2 anúncios de teste. Os dois com investimento de R$ 10. Um eu deixei um dia e deu CTR
1,5% e o segundo deixei por 7 dias e deu CTR 1,6%. O tempo de teste é muito relevante?

1. O teu objetivo é CTR? Não, você quer outra coisa. Foque no objetivo. Se quer conversão, foca em
conversão. Se quer lead, foca em lead.

2. O tempo de teste é TOTALMENTE relevante. As minhas campanhas rodam mal em um fim de


semana. Vamos supor que esse cara que você analisou apenas 1 dia e deu CTR 1,5% você esteja
analisando na segunda (seu melhor dia, supondo) e na que você analisou 7 dias, na segunda ele
é 2,1%, só que você não sabe, porque analisou 7 dias. Não tem como comparar 1 dia com 7 dias,
você tem que colocar todos sobre as mesmas condições de análise. Ou compare 1 dia com 1 dia,
ou 7 dias com 7 dias.

Quanto tempo eu analiso?

Campanha é igual filha.

1. Tem que cuidar se não tu tá ferrado;

2. Ela tem que cair uns tombos pra aprender a andar;

3. Ela não pode cair do penhasco

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Primeiro fator) Penhasco – Se ela vai despencar e se quebrar, tire ela de lá, AGORA!

Segundo fator) Mairo te ligando – Ele tá reclamando do custo por lead, ele me LIGOU, FUDEUUUU, É
A PRESSÃO! Mudo as campanhas

Terceiro fator) Tempo de campanha – Se sua campanha tem 7 dias, você vai ter que fazer ajustes
mais cedo, de 1 em 1 dia até sair do modo Penhasco e Mairo te ligando, após de 2 em 2 dias.

NO MUNDO IDEAL:

Não existe penhasco (resultado ideal);

O Mairo não tem telefone (Sem pressão alheia);

Campanhas por 365/ano.

Nesse caso faça otimizações em cada 7 dias.

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