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O Brasil é o 6º MAIOR
2º no ranking Mercado Pet do
de países com mundo
maior população
de animais de
estimação do
mundo
87%
2012 2022
MERCADO DE
1 PET SHOP
Os resultados e as previsões de aumento do setor, mostram que o mercado de pet
shop é um ótimo investimento para quem está em busca de uma oportunidade de
empreender. Para quem já tem um empreendimento dessa categoria, nada melhor do
que aproveitar essa guinada, oferecer facilidades para atrair o público em geral e
torná-lo ainda mais rentável.
Vivemos um momento onde os clientes estão cada dia mais exigentes, por isso é necessário
entender o que realmente é preciso ser feito, qual a abordagem e como a proposta precisa ser
elaborada.
Você precisa criar uma relação benéfica para seus clientes e para sua pet shop. E o
modelo de receita recorrente, certamente, pode ser uma das melhores alternativas.
Ao oferecer planos de compras no formato de assinaturas recorrentes você estará não apenas
atraindo o cliente, mas também fidelizando, além de garantir um recebimento constante no seu
fluxo de caixa.
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ASSINATURA PET
2 CARACTERÍSTICAS
O modelo de assinatura é um negócio com foco principal nas experiências e
fidelização dos clientes para realizar a venda de produtos e serviços.
1 - Comodidade:
Permite que o cliente receba os produtos em casa ou, no caso de serviços, que não precise se
preocupar com a disponibilidade de agenda.
2 - Pagamento recorrente:
Não é preciso se preocupar com o pagamento pois, a cobrança ocorrerá de maneira automática
no período definido na assinatura.
3 - Produtos exclusivos:
Algumas assinaturas para pets vêm ganhando espaço com o público por oferecer produtos que
não poderiam ser encontrados nas lojas.
4 - Personalização:
Algumas empresas personalizam os planos de acordo com categorias específicas, como espécie,
raça, porte do animal, etc.
5
RECEITA
3 RECORRENTE
Antes de tudo você precisa entender o que é, de fato, receita recorrente. Conhecida
como modelo de assinaturas, a receita recorrente tem como base a venda de
produtos ou serviços, que tenham o pagamento em uma frequência já pré-
determinada. Ou seja, mensalmente, ou por um período previamente estipulado entre
as partes. Ex: Netflix e Spotify – ambos utilizam o modelo de receita recorrente.
1 - Segurança financeira
O primeiro motivo para aprender a gerar receita recorrente é o estabelecimento de contratos,
ou seja, a previsibilidade de receitas que sua pet shop terá.
Se você já possui essa segurança, ela só irá aumentar, e assim, pode se organizar melhor
financeiramente. Poderá planejar e até mesmo ajustar o seu fluxo de caixa, encontrando
melhores decisões para todos os investimentos que deseja efetuar no negócio.
6
RECEITA
3 RECORRENTE
Se você pensa em aderir a esse modelo de negócio e oferecer as facilidades da
recorrência no seu pet shop, mas não sabe por onde começar, confira os passos
básicos para entrar nesse mercado.
1 - Na clínica veterinária
Você pode criar convênios com taxas mensais que incluam até 5 atendimentos e descontos de
30% em todos os medicamentos, por exemplo. Dessa forma, firma-se um contrato e o cliente
paga de forma mensal essa parcela independente de ter usado o plano ou não.
2 - Na pet shop
Você pode criar um plano mensal fixo de alimentação para animais. Dessa forma, o cliente paga
uma taxa e pode levar X quilos de alimento para gato ou cachorro de determinada marca.
Para determinar, faça um estudo do seu nicho de mercado e veja quais são os diferenciais
oferecidos pela concorrência. Pesquise outros planos de assinatura e veja o que eles ainda não
estão fazendo ou o que pode ser melhorado.
7
RECEITA
3 RECORRENTE
[Continuação] Como transformar seu pet shop em um negócio recorrente?
2 - Pense no público-alvo
De nada adianta ter um grande diferencial se ele não está alinhado com os interesses do seu
público-alvo. Faça pesquisas de mercado para entender o que os donos de pet precisam, o que
esperam de um serviço de assinatura e quais são os produtos que os animais mais consomem.
Exemplo: Todos os meses o tutor de um cachorro precisa comprar ração. Esse é um gasto
recorrente, mas ele não tem tempo para ir até o pet shop. Um plano de assinatura poderia
resolver esse problema, entregando a ração todos os meses no dia certo.
Entre os produtos, a ração é o mais comum, mas existem outros que podem fazer parte:
Petiscos;
Brinquedos;
Roupinhas;
Acessórios;
Suplementos vitamínicos;
Produtos de higiene;
Planos de serviços, como banho e tosa.
Ao determinar os produtos da sua assinatura, pense em quais podem ser agrupados para criar
opções diferentes de planos e atender diferentes perfis. O mercado de produtos e serviços pet
é bem variado, então, surpreenda o cliente com as possibilidades!
8
RECEITA
3 RECORRENTE
[Continuação] Como transformar seu pet shop em um negócio recorrente?
6 - Trabalhe a divulgação
Com as opções e planos definidos é hora de trabalhar na divulgação desses serviços para atrair
consumidores.
• Dica: Você pode começar oferecendo as assinaturas aos clientes mais fiéis para testar a
aceitabilidade e, em seguida, focar na divulgação geral.
Esse foi um passo a passo básico, o modelo de negócio possui inúmeras possibilidades de
produtos e serviços diferenciados.
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VANTAGENS
MODELO DE
ASSINATURAS
CONHEÇA AS VANTAGENS
DE INGRESSAR NESTE SEGMENTO
Mas há outras vantagens importantes:
[Continuação] Mas há outras vantagens importantes:
CLIENTES
#VANTAGENS
ASSI
NATU
RAS
29,1%
39,8% gostam da comodidade
pela experiência de pagar antecipado
diferenciada no acesso pelo serviço.
ao produto ou serviço.
82%
pela praticidade de
pagar no cartão de
crédito.
21,7%
menor custo em
relação a compras
pontuais de produtos
ou serviços.
9,4%
pela facilidade no
cancelamento.
As a Service Conveniência
CLUBE DE VANTAGENS
Permite parceria com outros estabelecimentos
do mercado pet para oferecer vantagens
exclusivas a preços competitivos, trazendo
benefícios para todos!
ASSINATURAS DE SERVIÇOS
No pacote de serviços, as vantagens podem ser
através de descontos ou outros benefícios.
Desconto: Pode ser mensal, oferecendo um nº maior
de serviços. Ex: 10% de desconto ao fechar 5 banhos.
Benefício: Pode agregar serviços ao pacote. Ex: ao
fechar X banhos, o cliente ganha a tosa.
MEU PLANO DE
ASSINATURAS?
Agora que você conhece mais deste mercado,
é hora de pensar na precificação.
COLOCAR
O PREÇO
INCORRETO!
PRECIFICAÇÃO
7 DE ASSINATURAS
A precificação ajuda no posicionamento com a concorrência e maior atração de
clientes. Com um bom planejamento nos preços dos produtos e serviços, é possível
aproveitar oportunidades sazonais e oferecer descontos e promoções exclusivas.
Superimportante esta etapa, não é mesmo? Pois é aqui que acontece um dos maiores
erros que levam um plano de assinatura ao fracasso: fazer a precificação incorreta.
Você sabe que existem cálculos para determinar o preço de qualquer produto a ser
comercializado, onde é preciso definir um ponto decisivo para a saúde financeira do negócio.
No cálculo, é preciso inserir os custos de logística, marketing, frete, estoque, entre outros. Mas,
além disso, é necessário considerar que o princípio básico de um clube de assinatura é o
pagamento recorrente.
O preço do seu plano de assinatura precisa ser economicamente viável para que o cliente
continue comprando todos os meses. Para isso, você pode criar apenas um plano com várias
facilidades ou, então, separar por categorias e definir os preços.
Dica: Pense em oferecer opções mais simples e outras mais completas para atrair e
diversificar o público.
Veja a seguir quais métricas analisar para avaliar o desempenho das suas assinaturas.
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MÉTRICAS DE
8 AVALIAÇÃO
• Custo Por Aquisição
O Custo por Aquisição (CPA) é o quanto você vai gastar para conseguir um novo cliente.
Definir o CPA ajuda no cálculo do retorno do seu investimento na aquisição de clientes.
Para iniciar esse cálculo, é preciso levar em consideração os custos com marketing,
publicidade, e todas as ferramentas utilizadas na aquisição de novos clientes.
O cálculo da aquisição de clientes é o valor do CPA dividido pelo número de clientes novos.
Exemplo: se o seu custo mensal com marketing e publicidade foi R$1000,00 e você
conseguiu 50 novos clientes, o seu CPA é de R$20,00.
Também conhecido como Churn Rate, este cálculo ajuda a saber quantos clientes não
fazem mais parte do seu plano, assim você pode analisar como promover essas assinaturas.
Exemplo: se em janeiro de 2022 você tinha 100 clientes e em janeiro de 2023, 50 clientes,
sua taxa de cancelamento foi de 50%. Ou seja, 50/100 x 100 = 50%; em números
absolutos, o Churn Rate é 0,5.
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MÉTRICAS DE
8 AVALIAÇÃO
• Costumer Lifetime Value
O Customer Lifetime Value (CLV), ou Valor de Vida do Cliente, verifica quanto tempo um
cliente costuma permanecer com o plano de assinaturas ativo. Esta métrica baseia-se na
taxa de cancelamento e no período da sua amostragem.
Exemplo: imagine que o período da sua amostragem foi de 12 meses, de acordo com o
exemplo anterior. Divide-se os 12 meses pela taxa de cancelamento observada, logo 12 /
50% = 6. O valor de vida do cliente será de 6 meses.
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Dicas para aumentar o CLV no seu pet shop
MEIOS DE PAGAMENTO
9 PARA ASSINATURAS
Os meios de pagamento são extremamente importantes para manter a conveniência
e a comodidade dos seus clientes e facilitar a adesão ao seu plano de assinaturas.
Existem várias soluções para viabilizar o pagamento e facilitar a gestão financeira das
pet shops, por isso é muito importante observar as preferências do seu público.
• Gateway
O gateway é um tipo de pagamento digital que faz a ponte entre o vendedor, o cliente e a
operadora do cartão de crédito.
• Intermediadores
Os intermediadores, ou subadquirentes, conectam os envolvidos e são responsáveis por
processar e liquidar as transações por cartão. Os intermediadores oferecem vantagens, como
diminuição de custos, redução de burocracia e prevenção contra fraudes. As taxas de cobrança
podem variar de 3% a 7%.
• Integração direta
Na integração direta, o empreendedor pode fazer uso de máquinas virtuais para o aceite de
compras em cartão de crédito, assumindo a viabilidade da compra. Fica sob a responsabilidade
do empreendedor verificar se o cliente possui saldo para executar a compra, além de todos os
outros cuidados na gestão dos recebíveis. A vantagem é a ausência de custos com
intermediadores ou gateways.
82% 11% 7%
preferem o cartão preferem débito preferem boleto
de crédito. automático. bancário.
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CONTE
CONOSCO!
Os planos de assinaturas possuem inúmeras vantagens e estão cada vez
ganhando mais adeptos no mercado pet. São diversas oportunidades para vender
produtos e serviços com a personalização ideal para o seu cliente.
Trabalhe sua criatividade e procure focar no seu perfil de cliente ideal para
construir um modelo de negócios sólido, perene e fazendo frente aos
concorrentes.
Verifique bem se o produto ou serviço que você quer oferecer pode ser comprado
de forma recorrente e se é conveniente para os clientes.
E se precisar daquela forcinha, lembre-se que o Pet Shop Control é seu parceiro
para ajudar no seu negócio.
Boas vendas!
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