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ebook

Guia completo para fidelização de clientes


Guia completo
para fidelização de
clientes: experiência do
cliente, pesquisa de satisfação,
atendimento

1
Somos a cora
Somos a cora A Cora é uma Conta Digital criada

Somos a cora Quem

Guia completo para fidelização de clientes


por empreendedores e para
empreendedores, projetada para

somos
eliminar a burocracia, as taxas abusivas

Somos a cora e facilitar a administração das finanças


dos pequenos e médios negócios.

Somos a cora Na Cora, enxergamos as pessoas por trás de


cada pequeno negócio. Entendemos os seus
Acreditamos que as visões sonhadoras dessas
pessoas podem estabelecer uma economia

Somos a cora
anseios e queremos apoiar os seus sonhos. É saudável e favorecer o crescimento financeiro
por isso que nos comprometemos a oferecer do país. Mas, para isso, é preciso que quem
produtos e serviços financeiros que os empreende tenha à sua disposição serviços

Somos a cora
pequenos e médios empreendedores sempre financeiros criados para favorecê-lo, e não
mereceram, mas nunca tiveram acesso. somente para garantir o lucro das instituições

Nesse sentido, estamos aqui para reduzir financeiras.

Somos a cora
a sobrecarga de trabalho causada pelo Nós cansamos de burocracias, taxas abusivas
acúmulo de funções e libertá-lo de serviços e processos lentos. O nosso propósito é apoiar
financeiros onerosos e defasados, que fazem e simplificar a vida financeira das pessoas

Somos a cora
parte da complexidade que a indústria empreendedoras no Brasil.
financeira impôs aos pequenos por muitos
anos.
Somos
Somos a cora
a cora Conheça mais sobre a Conta Cora

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Índice
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Guia completo para fidelização de clientes


4. Introdução 18. Como medir a fidelidade do cliente

6. O que é fidelização de clientes? 23. A fidelidade do cliente e o relacionamento


8. Por que a fidelidade do cliente é importante? 26. Conclusão

12. 5 estratégias para manter um cliente 28. Materiais adicionais


fidelizado e satisfeito

3
Introdução

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Introdução

Guia completo para fidelização de clientes


O professor americano Philip Kotler compra, ou seja, já conhecem o seu O que você acha de mudar o seu
é uma das maiores referências em produto ou serviço, os investimentos relacionamento com os clientes da sua
marketing e gestão empresarial. Um de diminuem consideravelmente. Essas empresa? Para te ajudar nesse início,
seus ensinamentos mais citado diz que pessoas já tiveram uma experiência com o criamos este ebook cheio de dicas e
conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 seu negócio e só precisam ser estimuladas estratégias que podem ser adotadas hoje
vezes mais do que manter um que já está a repetir aquela transação. mesmo pelo seu time comercial.
na sua empresa.

Para esse cliente o tempo de conversão Aproveite a leitura!


Atrair um novo comprador para o seu é significativamente menor, contanto que
negócio exige uma série de medidas sua experiência tenha sido satisfatória. Há
e estratégias que, para serem postos uma maior chance de um cliente que já
em prática, precisam de investimento comprou anteriormente com sua empresa,
financeiro. Mas além do custo financeiro, provar novos produtos da marca e gastar
converter um novo lead em cliente até mais do que novos clientes.
também exige tempo, já que na maioria
dos casos essa pessoa nem sabe da
Isso significa que trabalhar a retenção de
existência da sua empresa.
clientes otimiza a aquisição de clientes e
pode garantir mais faturamento para o
Por outro lado, se considerarmos aqueles seu caixa.
clientes que já fizeram pelo menos uma 5
de clientes?
O que é fidelização

Guia completo para fidelização de clientes


O que é
fidelização de clientes?

Guia completo para fidelização de clientes


A fidelização de clientes é um grupo de Ou seja, as pessoas precisam ser
ações que ajudarão a manter o cliente estimuladas a falar bem do produto
ativo na sua empresa efetuando compras ou serviço e ainda recomendar a sua
recorrentes. empresa para outros consumidores.

Mas mais do que garantir que novas Dito isso, podemos concluir que para
transações aconteçam, as estratégias de fidelizar clientes é preciso investir na
fidelização devem ser pensadas para que jornada de compra do consumidor,
os clientes também se tornem promotores oferecendo a melhor experiência possível
da sua marca. em todas as etapas do processo.

7
Guia completo para fidelização de clientes
Por que a
fidelidade do cliente
é importante?

8
Por que a fidelidade
receita recorrente. Essa estratégia vem
sendo adotada por diversas empresas e
é uma ótimaforma de incentivar a venda

Guia completo para fidelização de clientes


do cliente é importante? de produtos relacionados em uma mesma
compra.

É bem provável que, gerar vendas seja o Quando isso acontece, o financeiro
principal motivador para uma empresa Como citamos logo no início deste ebook,
consegue ser muito mais bem planejado e
investir na retenção de clientes um cliente que já conhece a qualidade do
a gestão não sofre com os sustos de falta
Só que precisamos considerar que essas que você vende, tendencialmente retorna
de dinheiro para pagar as contas.
ações trazem muitas outras vantagens para realizar novas compras com muito
que, inclusive, vão além dos ganhos mais facilidade.
financeiros. Uma forma de garantir previsibilidade
Neste tópico, abordamos alguns para o fluxo de caixa é gerando receita
benefícios que a fidelização do cliente recorrente. Para isso, é preciso conhecer
pode proporcionar para o seu negócio. Dá
em profundidade os hábitos de consumo
uma olhada!
do público e fornecer recursos para
que as pessoas refaçam suas compras
Recorrência nas vendas regularmente.

Desde sempre, no mundo comercial, o


maior desafio das empresas é uma boa As assinaturas, por exemplo, são uma ótima
previsibilidade de receitas. forma de fidelizar clientes e conseguir
9
Por que a fidelidade do cliente é importante?

Guia completo para fidelização de clientes


Otimizar o Lifetime Value (LTV) Isso quer dizer que quando uma empresa sabe, em média, o quanto seus clientes gastam

O Lifetime Value (LTV) é a métrica que projeta e por quanto tempo eles utilizam o produto ou serviço, é possível ter previsibilidade sobre:

a receita que o cliente pode gerar para o


seu negócio durante o ciclo de vida dele. • qual o orçamento máximo de marketing pode ser proposto sem aumentar o custo
Esse ciclo representa todo o tempo que ele de aquisição de clientes e perder dinheiro a longo prazo;
consome os produtos ou serviços da sua
• quanto de receita é possível esperar para os próximos meses, baseado no histórico
empresa.
de vendas e no LTV;

• encontrar falhas que podem levar os clientes a desistirem do serviço antes do esperado;
Um detalhe importante a se observar é que
• descobrir as oportunidades que não foram tão bem aproveitadas, mas podem melhorar
nem as maiores empresas do mundo têm
a aquisição e a retenção.
100% de sucesso nas taxas de retenção. No
entanto, elas não comprometem a gestão
financeira do negócio justamente porque
Com o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e o LTV equilibrados, o Retorno
todo o planejamento de contas está
Sobre Investimento (ROI) será consideravelmente maior na sua empresa.
devidamente atualizado.

10
Por que a fidelidade do cliente é importante?

Guia completo para fidelização de clientes


Melhorar o marketing boca a boca Esse tipo de ação está cada vez mais comum
com a adesão das redes sociais. A opinião
Quando vamos comprar algo pela primeira
de outros consumidores tem pesado
vez, é comum recorrermos a familiares e
cada vez mais na decisão de compra das
amigos em busca de referências.
pessoas.

Nesse sentido, investir em fidelização de


A ausência de comentários negativos sobre
clientes vai contribuir também para o
uma empresa nas diversas plataformas
chamado Buzz Marketing, que é a famosa
digitais gera confiança e segurança em
propaganda boca a boca.
relação ao trabalho realizado por ela.

Clientes valorizados e felizes com a


qualidade do serviço ou do produto que você
vende, têm maiores chances de divulgarem
a sua empresa espontaneamente.

11
Guia completo para fidelização de clientes
5 estratégias para
manter um cliente
fidelizado e satisfeito

12
5 estratégias para manter um cliente

1.
fidelizado e satisfeito

Guia completo para fidelização de clientes


Agora que você já sabe que fidelizar clientes vai trazer vários benefícios para sua empre-
sa, nada mais justo que te ensinar estratégias para iniciar esse processo. Abaixo listamos
aquelas que qualquer empresa – pequena, média ou grande – consegue fazer hoje mes-
mo, sem grandes esforços e com pouco investimento.

Ofereça benefícios a cada compra compras dentro de um período, cupons


Quando um cliente compra com uma em- para datas especiais, produtos exclusivos
presa pela segunda vez, isso significa que para membros, dentre outros.
ele confia naquela marca. Desse modo, por
que não beneficiá-lo por isso? Segundo a PRNewswire, as empresas que
oferecem recompensas e promoções ba-
Pense em agregar valor à experiência do seadas em descontos para os clientes lu-
cliente saindo do óbvio e entregando van- cram mais.
Ofereça tagens além das suas expectativas.
A pesquisa apontou que 67% dos profis-
benefícios a Existem diversas maneiras de oferecer
benefícios que atraiam um cliente para
sionais que ofereceram alguma recom-
pensa para o cliente tiveram sucesso na
cada compra uma nova compra. Alguns exemplos mais
comuns são programas de fidelidade com
fidelização dele. Já para aqueles que ofere-
ceram descontos, 55% perceberam que
acúmulo de pontos, descontos para novas houve uma retenção positiva.
13
.
5 estratégias para manter um cliente

2.
fidelizado e satisfeito

Guia completo para fidelização de clientes


Comunique-se de forma eficaz se aplica apenas para conquistar novos
Tenha em mente que pouco adianta ofere- clientes. A fidelização depende também
cer o melhor produto ou serviço se você dessa comunicação feita no pós-venda,
não consegue se comunicar bem com o sendo esta uma via de mão dupla.
seu cliente. O primeiro passo para ter uma
boa comunicação é saber com quem você Ao mesmo tempo em que você deve nutrir
está falando, ou seja, conhecer bem o seu o relacionamento com os clientes, também
público-alvo. deve estar aberto para ouvir o que o seu
cliente tem a dizer sobre a experiência. Es-
Sabendo disso, é possível encontrar a for- sas informações te fornecem dados para
ma certa de elaborar mensagens, qual implementar melhorias constantes no seu
será a linguagem e tom de voz da marca, negócio.
além de escolher os canais certos para al-
Comunique-se cançar a audiência. Atualmente, estar pre- Organize um um espaço para receber elo-
sente nas redes sociais, ter canais de aten- gios, queixas e sugestões, mas não se es-
de forma eficaz dimento via WhatsApp e fazer disparos de queça de dar um retorno para todas as
e-mails são práticas quase que obrigatóri- mensagens. Dessa forma, os clientes se
as. sentem ouvidos e as queixas podem aca-
bar sendo revertidas em uma melhor ex-
Vale lembrar que essa comunicação não periência. 14
5 estratégias para manter um cliente

3.
fidelizado e satisfeito

Guia completo para fidelização de clientes


Melhore o seu programa de fidelização Portanto, pense em ações de longo e médio
Quando ouvimos sobre programas de fi- prazo que atendam ao tempo de compra
delidade, automaticamente pensamos do seu público. Busque por parceiros para
naquelas promoções de “Compre X vez- oferecer recompensas mais atraentes para
es e ganhe um brinde”. Claro, essas ações o programa e fugir dos brindes comuns.
também funcionam, mas elas precisam
ser renovadas de tempos em tempos. .

Melhore o seu
programa de
fidelização
15
5 estratégias para manter um cliente

4.
fidelizado e satisfeito

Guia completo para fidelização de clientes


Busque constantemente por inovação Busque por atualizações e inovações que
Assim como o programa de fidelidade pre- conversem diretamente com a demanda
cisa de melhorias constantes, a empresa do público, assim sua empresa terá mais
também precisa disso. Clientes são atraí- chances de conseguir vendas recorrentes.
dos por novidades e tendências em alta no
mercado, por isso você deve ficar atento
para fazer os investimentos corretos.

Busque
constantemente
por inovação
16
5 estratégias para manter um cliente

5.
fidelizado e satisfeito

Guia completo para fidelização de clientes


Crie ações exclusivas
Gerar valor é um dos elementos estratégi- Metrificar suas ações ajuda a direcionar melhor

cos mais poderosos do marketing. Quan- as estratégias e encontrar pontos importantes

do você cria um senso de exclusividade e como, por exemplo, o que não funciona para no-

pertencimento para o seu cliente, obtém vas campanhas, o que ajudou a vender mais,

vantagem competitiva. o que atraiu mais a atenção, etc.

Lembre-se - e foque nisso: o seu cliente Por isso, os dados são muito importantes para a

gosta de exclusividade! criação de campanhas eficientes. Acompanhe as


métricas, avalie o desempenho da sua empresa

Crie ações sempre focadas em grupos e mude sempre que for necessário

de clientes que possuam características


e interesses em comum. Clientes que re-
Crie ações alizaram compras no Dia das Mães, por Outra ação que também causa o efeito de exclu-
exemplo, têm mais chances de retornar sividade são aquelas feitas nos aniversários de

exclusivas em outras datas similares, como Dia das clientes. Além de estimular a compra, descontos
Crianças e Dia dos Pais. Mas para que es- e brindes para o mês de aniversário demonstram
sas ações em grupos funcione, é preciso que a sua empresa também considera aquela
ter dados que indiquem esse padrão de data especial.
comportamento dos clientes. .
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do cliente
a fidelidade
Como medir

18

Guia completo para fidelização de clientes


Como medir a fidelidade do cliente

Guia completo para fidelização de clientes


Assim como acontece com toda estratégia de marketing, existem métricas importantes para
medir o sucesso das ações. Para o processo de fidelização de clientes, aquelas métricas que
você precisa ficar de olho foram listadas abaixo.

Lifetime Value (LTV) relação com o cliente mais valiosa e sabe


O LTV é um indicador que mostra o ciclo de o que esperar de quem compra de você.
vida do cliente na empresa, representando
todo o valor gerado para o caixa da em- O LTV também ajudará a definir quanto a
presa em um determinado período. sua empresa pode gastar para melhorar
os recursos para a retenção. É por meio
O cálculo do LTV usa um fórmula bem dessa métrica que você compreende real-
simples: mente se o cliente está sendo lucrativo ou
apenas cobrindo - sem lucro - o custo de
LTV: (Valor Médio de uma Venda) X aquisição e contrato.
(Média Tempo de Retenção em meses
ou anos para um cliente típico) Quando você passa a acompanhar o LTV,
percebe que ele está diretamente ligado a
A partir do LTV é possível gerar insights e outra métrica importante para a aquisição
entender como fazer novos negócios com de clientes: o Custo de Aquisição de Cli-
o seu cliente. Cada vez que você realiza entes (CAC).
uma ação baseada nesta métrica, torna a
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Como medir a fidelidade do cliente

Guia completo para fidelização de clientes


Se uma empresa possui um CAC alto e um • Número de clientes que você já tinha A taxa de retenção no período analisado,
LTV baixo, precisa ligar o alerta. Ou seja, se no início do período; portanto, foi de 50%, o que pode ser con-
você precisa investir muito para conquis- siderado como uma taxa de retenção de
tar um cliente e esse cliente está gerando Com essas informações, basta aplicar na clientes mediana.
pouco lucro, é necessário repensar as suas seguinte fórmula:
estratégias. E como analisar as taxas de retenção?
Taxa de retenção = ((total de clientes no Não existe uma tabela universal para de-
Taxa de retenção de clientes período - novos clientes no período) / terminar se uma taxa de retenção é boa
A taxa de retenção de clientes é uma métri- clientes que você já tinha no início ou ruim. Por isso, o mais indicado é analis-
ca que também pode ser obtida a partir do período)) x 100 ar junto com o time financeiro qual seria a
de uma fórmula matemática. Ela repre- porcentagem mais indicada para a em-
senta, em números, o quanto a empresa No exemplo prático, vamos considerar que presa, levando em consideração o tem-
está ou não conseguindo reter os clientes uma empresa tinha 10 clientes no início do po de compra/recompra, a média de fi-
que atraiu. período. Nesse tempo, ela perdeu 5 e gan- delização e a meta financeira do período
hou mais 10. Inserindo os números na fór- (mês, trimestre, semestre ou ano).
Para fazer o cálculo, é preciso ter em mãos mula vamos ter:
os seguintes dados: Uma taxa de retenção de 60% pode ser
• Número de clientes total no final do Taxa de retenção = 10 - 5 = 5 considerada boa para uma determinada
período; Taxa de conversão = 5 / 10 = 0,5 empresa mas pode ser um indicador ter-
• Número de novos clientes adquiridos Taxa de conversão = 0,5 x 100 = 50 rível para outra considerando o histórico
durante o período.; de fidelização e a proposta do negócio.
20
Como medir a fidelidade

Guia completo para fidelização de clientes


do cliente
Portanto, a decisão sobre os parâmetros NPS terá sempre uma porcentagem posi- paço para comentários, ainda que não seja
da taxa de retenção devem ser decididos tiva e alta. Veja a fórmula abaixo: obrigatório. Dessa forma, é possível com-
em conjunto com os times de marketing, preender melhor porque aquela nota foi
vendas e contabilidade. NPS = % clientes promotores – % clientes dada e a partir disso melhorar a experiên-
detratores cia dos clientes.
Net Promoter Score (NPS)
O Net Promoter Score (NPS) foi criado para Além disso, embora as notas neutras não
medir a satisfação dos clientes por meio de Em outras palavras, os clientes promotores sejam contabilizadas no cálculo do NPS,
uma pergunta simples: “de 0 a 10, o quan- são aqueles que estão muito satisfeitos elas também precisam ser analisadas, já
to você indicaria nossa empresa aos ami- com os seus serviços, enquanto os detra- que também podem trazer pontos de at-
gos?”. Você com certeza já recebeu esse tores são aqueles que apresentam alguma enção sobre a empresa.
tipo de pesquisa por e-mail mas talvez não queixa ou estão neutros. Mas existe uma
saiba exatamente porquê essa métrica é regra para essa classificação. Então vamos para um exemplo prático?
utilizada na retenção de clientes. • Promotores - nota 9 ou 10 Digamos que durante a sua pesquisa de
• Neutros - nota 7 ou 8 satisfação, 6 clientes deram notas 9 e 10,
Lembra que mais acima falamos sobre • Detratores - nota de 0 a 6 2 clientes deram notas de 0 a 6 e 2 foram
o valor que existe na propaganda boca neutros. O cálculo do NPS seria feito da
a boca? Quando suas estratégias de fi- Ao enviar uma pesquisa de NPS é muito seguinte forma:
delização de clientes estão dando certo, o importante enviar um formulário com es-
21
Como medir a fidelidade do cliente

Guia completo para fidelização de clientes


NPS = 0,6 (60% promotores) – 0,2 (20% de- Índice de recompra O índice de recompra nesse caso é:
tratores) Por último, mas não menos importante,
NPS = 0,4 uma métrica fundamental para a fi- Índice de recompra = (1300/1900) x 100
delização de clientes é o índice de recom- Índice de recompra = 0,68 x 100
Como esse é um resultado dado em por- pra. Como o nome já sugere, esse indicador Índice de recompra = 68%
centagem, chegamos ao número 40 que é mede o número de clientes recorrentes da
a nota no NPS. Para saber se a métrica está sua loja, sem distinguir se eles compraram A partir do índice de recompra, dá para
boa ou não basta se orientar nos parâmet- novamente por ação do seu setor de re- perceber melhor os resultados das suas
ros: tenção ou por uma fidelização “natural”. campanhas e entender se elas estão res-
pondendo bem à intenção do cliente.
• NPS Excelente – entre 75 e 100 A métrica para calcular o Índice de recom-
• NPS Muito bom – entre 50 e 74 pra é: Considere sempre aplicar metas para to-
• NPS Razoável – entre 0 e 49 das as métricas. Assim, é possível medir o
• NPS Ruim – entre -100 e -1 Índice de recompra = (número de ven- progresso das suas estratégias ao longo
das feitas a clientes participantes / do tempo e realizar mudanças estratégi-
O ranking acima foi criado por Fred número total de vendas) x 100 cas para melhorar os resultados.
Reichheld, estrategista de negócios, que
também desenvolveu a fórmula e o con- Aplicando o cálculo em um exemplo, con-
ceito do Net Promoter Score. sideramos que um restaurante realizou
1900 vendas em determinado mês. Deste
número, 1300 foram de clientes que já fre-
quentavam o local. 22
A fidelidade

Guia completo para fidelização de clientes


do cliente e o
relacionamento
com a empresa

23
A fidelidade do cliente e

Guia completo para fidelização de clientes


o relacionamento com a
empresa
Além dos cálculos matemáticos, que são Os clientes são, de longe, a melhor forma
imprescindíveis na fidelização do cliente, de comunicar a identidade de uma mar-
o trabalho com a psicologia de negócios ca, por isso não devem ser vistos apenas
também ajuda a trazer resultados impor- como uma fonte de receita. Existe entre as
tantes e satisfatórios para a sua empresa. duas partes um relacionamento que pre-
A fidelização de clientes é o processo que cisa ser cultivado e preservado ao longo
pode fazer o negócio crescer ou quebrar do tempo.
de vez, pois desempenha um papel muito
maior do que você imagina. Portanto, lembre-se de que uma boa ex-
periência aumenta as chances de gerar
Marcas que têm boas taxas de retenção clientes fidelizados. Além disso, clientes fi-
com frequência também oferecem algum delizados viram promotores da marca e quando precisam adquirir um produto ou
tipo de identidade com a qual os clientes indicam os produtos ou serviços para out- serviço.
podem se relacionar. Marcas de luxo, por ras pessoas.
exemplo, oferecem para seus consumi- Existem várias maneiras de transformar
dores um status diferenciado, capaz de Isso é importante porque de acordo com um cliente em ‘promotor’ da sua empre-
despertar sentimentos nas pessoas. a HubSpot, 81% dos consumidores confi- sa. Queremos destacar duas, para você
am nas indicações de amigos e familiares começar:
24
A fidelidade do cliente e o

Guia completo para fidelização de clientes


relacionamento com a
empresa
Conte histórias de sucesso
Crie reciprocidade Valorize os clientes que defendem a sua
Por definição, reciprocidade significa dar e marca e utilize a experiência deles para
receber algo de forma justa. É trocar coisas convencer outras pessoas na tomada de
uns com os outros para benefício mútuo. decisão.
A reciprocidade é uma parte fundamental
da fidelidade do cliente e deve ser usada Histórias de sucesso são uma ferramen-
em suas estratégias de retenção. ta persuasiva muito efetiva e podem mu-
dar completamente os resultados da sua
Um pouco mais acima, falamos sobre os empresa se usadas da forma correta. Para
programas de fidelização. Talvez esse seja que a estratégia funcione, é preciso que
o melhor exemplo de reciprocidade que a experiência dos clientes seja genuína e
podemos trazer neste momento. possível de ser vista pelas outras pessoas.
Esses programas mostram para o cliente
que você está interessado em beneficiá-lo
de diferentes formas caso ele mantenha a
boa relação com a empresa. Isso mostra
que quem compra da sua empresa é res-
peitado e tem a atenção devida, melhora
as relações comerciais. 25
A fidelidade do cliente

Guia completo para fidelização de clientes


e o relacionamento com a empresa

Você já ouviu falar em prova social?

A prova social é um dos gatilhos mentais mais importantes para venda


e fidelização de clientes.

Essa estratégia consiste em literalmente provar para o público o quanto seus


consumidores estão satisfeitos com aquele produto ou serviço. Essa técnica
comprova um fenômeno da psicologia chamado “efeito de adesão”, que explica
o porquê tendencialmente realizamos ações que já foram feitas por outras
pessoas.

Quando você comprova que outros clientes estão satisfeitos com o seu
produto ou serviço, tendencialmente o lead se sentirá mais seguro
e confortável para comprar também da sua empresa.

26
Conclusão

27

Guia completo para fidelização de clientes


Conclusão

Guia completo para fidelização de clientes


Vá um pouco além nos seus ca- Se você se comunica correta-
nais. Não apenas venda ou gere mente, se está acompanhando as
conteúdo informativo para sua métricas e tem sempre perspecti-
persona. vas para oferecer a quem compra
da sua marca, as chances de esse
Em algum momento, conte suas cliente se manter na sua base são
histórias de sucesso. Fale das pes- grandes.
soas que atuam na sua empresa
e, principalmente, valorize os cli- Então não desconsidere trabalhar
entes que defendem a sua marca. bem a fidelização de clientes!
Para te ajudar a iniciar nessa nova
Você pôde notar que grande par- jornada, deixamos alguns materi-
te do esforço para fidelizar clientes ais para download gratuito e que
vem da comunicação? A forma complementam a leitura.
como nos comunicamos com as
pessoas, diz muito sobre as nos-
sas intenções.

Então, com as empresas, funciona


da mesma forma.
28
Materiais
complementares

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Materiais complementares

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