Você está na página 1de 38

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO

MINISTRIO MINISTRIO
DA EDUCAO
Universidade FederalEDA
de EDUCAO
DO DESPORTO
Ouro Preto
Escola de MinasUniversidade Universidade
Departamento Federal
de de
Federal de Ouro
Engenharia
Ouro Preto Preto e de Materiais
Metalrgica
Escola de Minas
Escola de Minas
Grupo de Estudo
Departamento de Engenharia
Departamento
Sobrede Metalrgica
Engenharia
Fratura e de Materiais
Metalrgica
de Materiais e de Materiais
GrupoTelefax:
Telefax: de 55-- 3559.1561
55 Estudo
- 31 31 - 3559.1561
Sobre Fraturade
E-mail: demet@em.ufop.br
Materiais
E-mail: demet@em.ufop.br
Telefax: 55 - 31 - 3559.1561 E-mail: demet@em.ufop.br

TECNOLOGIA e METALURGIA da SOLDAGEM


(MET 140)

METALURGIA da SOLDAGEM

ENSAIOS EM JUNTAS SOLDADAS

Prof. Luiz Cludio Cndido


candido@em.ufop.br
ENSAIOS EM JUNTAS SOLDADAS
(QUALIFICAO DE PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM E DE SOLDADOR
ATRAVS DE ENSAIOS DESTRUTIVOS)

1. INTRODUO
A soldagem desenvolveu-se muito durante o sculo XX. Durante a primeira parte deste sculo,
foram desenvolvidos a maioria dos processos de soldagem que conhecemos hoje em dia. Porm,
foi apenas a partir da dcada de 1940 que se iniciaram grandes esforos no sentido de criar
normas para qualificar a qualidade dos produtos soldados.

O interessante que os principais financiadores e interessados na criao de uma normatizao


para a garantia de qualidade na rea de soldagem foram empresas seguradoras. Isto ocorreu
porque muitas estruturas de engenharia estavam protegidas por seguros e verificava-se que o
nmero de acidentes, muitos com conseqncias graves e mortais, iam aumentando medida que
o processo de soldagem era cada vez mais utilizado. Neste caso, as seguradoras passaram a
exigir, como pr-requisito para a cobertura do seguro, que as estruturas fossem soldadas
corretamente.

Entretanto a soldagem um processo complexo que depende de uma srie de variveis, inclusive
da prpria agilidade pessoal dos soldadores. Assim muitas variaes de normas foram criadas,
testadas e alteradas ao longo do tempo. Muitas foram deixadas ao esquecimento ou substitudas
por normas mais eficazes e prticas.
Atualmente a caracterizao da qualidade de uma solda pode ser feita por diversos mtodos,
inclusive inexistentes no incio do sculo XX. Os tipos de ensaios, a rigidez das anlises e o grau
de validade dos resultados dependem da normatizao escolhida e que depende da rea de
aplicao da soldagem: se construo civil, indstria petroqumica, naval, nuclear ou espacial. Os
cdigos mais conhecidos so:

BS1 5500 e ASME2 VIII-1 (reservatrios de presso);


ASME V e BS 2654 (queimadores e tanques de armazenagem);
ASME IX e API3 1104 (tubos e vasos de presso).

1BS British Standard da BSI - British Standard Institution


2ASME American Society of Mechanical Engineering
3API American Petroleum Institute

No objetivo deste texto fazer uma descrio de todos os mtodos de qualificao existentes,
mas sim fazer uma anlise crtica das caractersticas bsicas de dois dos mtodos (cdigos) mais
utilizados atualmente: ASME IX e API 1104/1107. Estes cdigos so semelhantes no que diz
respeito aos tipos de ensaios requisitados, tendo como principal diferena o grau de exigncias
feitas para a qualificao.

Tambm esto descritos a qualificao de procedimentos de soldagem e de soldadores. Apesar de


destes dois tipos de qualificao contarem basicamente com os mesmos tipos de ensaios e
corpos-de-prova, a qualificao de soldadores mais simples, pois parte do princpio de que estes
soldam segundo um procedimento j qualificado. Obviamente a qualificao do procedimento de
soldagem mais detalhada e difcil do que a qualificao de soldadores.
2. DEFEITOS DE SOLDAS
Numa solda podem surgir defeitos, quer produzidos durante a execuo da solda, quer iniciados
por fadiga ou corroso. A capacidade de averiguar a qualidade de uma solda depende da presena
ou no destes defeitos.

Neste captulo tm-se uma pequena descrio dos diferentes tipos de defeitos em soldas para
servir como uma referncia ao se descrever os diferentes ensaios de determinao da qualidade
de uma solda.

A avaliao da gravidade dos defeitos depende de vrios fatores, tais como a sua posio e
orientao na solda ou na zona afetada pelo calor (ZAC), a espessura e propriedades dos
materiais que constituem a junta, a geometria da junta, o nvel de tenses aplicadas e tenses
residuais, tipo de servio da construo, etc. Deve-se notar que alm da dificuldade da deteco e
caracterizao de um defeito existe a dificuldade de determinar se este defeito aceitvel ou no.
A aceitao da presena do defeito depender do custo e do nvel de segurana exigido para a
estrutura.

Genericamente, os defeitos de soldagem so criados devido a uma ou mais das seguintes causas:

Processo de soldagem adotado;


Execuo do processo de soldagem;
Fatores estruturais de natureza metalrgica (composio qumica da liga);
Forma da solda.
A classificao mais utilizada internacionalmente para defeitos de soldagem a do IIW 1, que
classifica estes defeitos em funo da forma, dimenso e natureza, nos grupos:

1IIW International Institute of Welding tambm conhecido pela sua sigla em Francs: IIS Institut
International de la Soudure

Defeitos no planares:
- Porosidades (poros);
- Incluses slidas (por exemplo, incluses de escria).

Defeitos planares:
- Trincas
- Defeitos de forma (mordeduras, sulcos, concavidades);
- Defeitos diversos no includos nos anteriores.

Os defeitos no planares so os que tm forma volumtrica, com dimenses caractersticas no


plano que contm o defeito, e com uma dimenso desprezvel na direo perpendicular a esse
plano. As figuras a seguir apresentam exemplos destes defeitos:
2.1 Defeitos no planares
As cavidades ou porosidades podem resultar da ocluso ou libertao de gases (poros) formados
durante a solidificao do metal, da contrao do metal durante a solidificao (rechupes) ou da
interrupo do arco. As possveis causas as formao de poros so: velocidade de solda muito
alta, em CC polaridade errada, corrente inadequada, arco muito longo, material de base impuro,
chapas sujas, material de base segregado, eletrodos midos (especialmente os de tipo bsico),
poros na cratera final e eletrodos de qualidade inferior.

Figura 1 - Diferentes tipos de porosidade: 1) ninhos de poros; 2) poros


uniformemente distribudos e 3) poros alinhados.

Figura 2 - Representao esquemtica de uma incluso


slida num cordo de solda.
As incluses slidas so corpos slidos estranhos, aprisionados na massa do metal
fundido.
As incluses so mais freqentemente devidas escria formada pelo revestimento do
eletrodo. As possveis causas so:
corrente muito baixa;
manejo incorreto do eletrodo;
chanframento irregular;
chanfro muito estreito,
limpeza de escria inadequada;
raiz mal preparada;
eletrodos de qualidade inferior.

2.1 Defeitos planares


Os principais tipos de defeitos planares so as trincas.
Ocorre trincamento nas soldas durante a solidificao, que ocorro no metal de base
enquanto est quente e deformado plasticamente, e o trincamento induzido pelo hidrognio, que
se verifica na zona afetada pelo calor, aps o esfriamento da junta. As trincas constituem o tipo de
defeito mais grave numa solda e no so aceitas pelos cdigos de soldagem.

As principais causas para o surgimento de trincas na solda so:


- tipo errado de eletrodo;
- material de base de m soldabilidade; - montagem muito rgida;
- perfil da solda inadequado; - resfriamento muito rpido;
- arco muito longo; - chapas sujas e vibraes;
- cratera final da solda com mau acabamento.
Os principais tipos de defeitos planares so as trincas.

Figura 3 - Tipos de trincas provocadas na operao de soldagem: 1) trinca longitudinal; 2) trinca


transversal; 3) trinca em cratera (irradiante) e 4) trinca na raiz.
A falta de fuso a falta de ligao, em escala atmica, entre o metal depositado e o metal
de base (que no participou da fuso) ou entre duas camadas contnuas de metal depositado.
Podem distinguir-se trs tipos de falta de fuso:

- falta de fuso no lado (flanco);


- falta de fuso entre passes;
- falta de fuso na raiz.

Nos aos a principal causa da falta de fuso a escria localizada superfcie, que impede
que o metal atinja a temperatura de fuso. Portanto, para evitar a falta de fuso, importante ter
uma junta limpa e o arco bem distribudo. Este defeito pode tambm ser causado por escolha
incorreta da corrente de soldagem. Nas ligas de alumnio a principal causa a pelcula de xido,
que pode no entanto ser dispersa pelo arco. Para reduzir a falta de fuso deve-se evitar as juntas
em V muito estreitas.

Figura 4 - Exemplos de juntas com falta de fuso: a) na lateral e b) na raiz.

A falta de penetrao ou penetrao incompleta uma falta de fuso nos bordos a soldar
na raiz da junta, deixando um interstcio entre aqueles. Nestas condies, o metal no atinge a raiz
da junta, de modo que a espessura do metal depositado inferior espessura das placas a soldar.
Como possveis causas, tm-se: falha no manejo do eletrodo, corrente muito baixa, dimetro
insuficiente do eletrodo, pea de trabalho muito fria, preparao incorreta da pea.
Figura 5 - Exemplos de juntas com falta de penetrao.

Os defeitos de forma constituem numa falta de conformidade geomtrica das superfcies


externas do cordo, em relao ao perfil correto. Estes defeitos podem aparecer em qualquer
soldagem e as suas origens so variadas.

Apesar de que a solda encontra-se homognea e de adequadas propriedades mecnicas, a


geometria que esta possui pode ocasionar concentrao de tenses em pontos estratgicos da
estrutura criando um efeito semelhante a uma solda com trincas ou poros. Estes defeitos esto
indicados a seguir.

Outros dois tipos de defeitos que podem ocorrer so:

Empenamento, que uma distoro no conjunto solda e material soldado.

Esta distoro pode ter como origem o superaquecimento (especialmente em materiais finos),
falta de calor, seqncia de soldagem no apropriada e rigidez muito baixa da estrutura.

Fragilidade do cordo, que pode ter como origem:


tipo errado de eletrodo; tratamento trmico inadequado; tmpera ao ar do metal depositado;
elemento de liga abandona o material de base; chapas sujas; eletrodos midos.
Diferentes tipos de defeitos de forma

Sulcos Excesso de penetrao.

Mordeduras

Concordncia imperfeita Excesso de metal


Rechupe
Escorrimento

Desbordo

Recomeo imperfeito
Convexidade excessiva
3. ENSAIOS PARA JUNTAS SOLDADAS

Existem vrios ensaios disponveis para fazer a caracterizao das juntas soldadas:

Ensaios no destrutivos:
- Inspeo visual;
- Partculas magnticas;
- Lquidos penetrantes:
- Observveis luz visvel;
- Observveis luz ultravioleta;
- Radiografia:
- Raios-X;
- Raios- ;
- Ultrasonografia

Ensaios (anlises) qumico/metalrgicos:


- Anlise qumica;
- Anlise metalogrfica;
- Microdureza.
Ensaios destrutivos:
- Dureza;

- Ensaios mecnicos especficos (para procedimento de soldagem ou


soldador ASME, API, etc.):
- Trao com entalhe;
- Nick Break;
- Dobramentos:
- Raiz;
- Face;
- Lateral;
- Livre.
- Fadiga:
- Iniciao de trincas (Curvas S-N);
- Propagao de trincas (da/dN vs K);
- Tenacidade fratura:
- KIc (MLEF);
- Integral J - JIc (MEPF);
- CTOD - Ic (MEPF).

Cada um destes ensaios utilizado de acordo com as necessidades da normatizao


escolhida para se fazer o controle de qualidade da junta soldada. Os procedimentos destes
ensaios so fixados pela norma em questo e geralmente tais procedimentos so baseados na
experincia de muitos anos na qualificao de milhares de juntas soldadas.
3. ENSAIOS DE QUALIFICAO DO PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM
E DO SOLDADOR

Os cdigos de qualificao de juntas soldadas buscam, atravs de ensaios mecnicos e


no mecnicos, a determinao da existncia de defeitos assim como a tolerncia destes.

Em geral, os cdigos requerem que amostras padronizadas sejam soldadas segundo o


procedimento de soldagem ou, conforme o caso, pelo soldador a ser qualificado. Aps a soldagem,
so realizados os ensaios no destrutivos, incluindo-se a inspeo visual. Tambm so retiradas
amostras para a realizao dos ensaios destrutivos.

O ensaio no destrutivo mais comum a radiografia por raios-X. Tambm podem ser
utilizados os raios- , principalmente em anlises de campo1. A ultrasonografia tambm bastante
utilizada tanto em laboratrio quanto em trabalhos de campo.
1 Ao contrrio dos raios-X, os raios- so gerados por radioistopos (naturais ou artificiais) que so contidos em
um recipiente adequado que muito mais facilmente transportvel do que uma aparelhagem comum de
gerao de raios-X. Por isso, em trabalhos de campo, os raios- so mais utilizados para anlises
radiogrficas.

Ensaios mais demorados e minuciosos, como os de fadiga e tenacidade fratura, so


deixados para exames mais especficos, como na caracterizao de novos materiais para solda.
Os cdigos de qualificao de juntas soldadas j partem do princpio de que os materiais
envolvidos j foram devidamente caracterizados e, portanto, no carecem destes ensaios.
A descrio dos ensaios mecnicos convencionais para a qualificao das juntas soldadas
o principal objetivo deste texto. Estes ensaios foram dimensionados e alterados ao longo do tempo
de maneira que seus resultados garantam, dentro de um certo nvel de confiabilidade, que a solda
resista s solicitaes normais de trabalho.

OBS.: Caso mencionado em contrrio, esto sendo tratados neste texto a soldagem de
componentes em ao estrutural.

4.1 Normas para Tubos e Vasos de Presso

Para o caso de tubos e vasos de presso as normas ASME IX e API 1104 do as devidas
recomendaes para a realizao dos ensaios mecnicos destrutivos. Existem diferenas entre as
duas normas, mas a idia bsica geral a mesma.

Ambas as normas descrevem como feita a qualificao de procedimentos de soldagem e


de soldadores.
A diferena entre estas duas qualificaes que na qualificao do procedimento de
soldagem o objetivo determinar se este procedimento, pelo qual feita a solda, adequado para
a aplicao em questo.
Assim sendo esta qualificao mais exigente em termos de resultados obtidos em todos
os ensaios.
J na qualificao do soldador, parte-se do princpio que este est soldando segundo um
procedimento de soldagem j qualificado, desta forma o nvel de exigncia dos ensaios menor do
que no caso anterior.
Quando se faz a qualificao de um procedimento de soldagem, so indiretamente
especificados todos os elementos definidos por este procedimento, ou seja:

os materiais utilizados na soldagem (metal base, metal de adio, eletrodo);


a tcnica de soldagem (eletrodo revestido, MIG, MAG, TIG, etc.);
os parmetros de soldagem (corrente, tenso, velocidade de deposio, etc.);
a geometria da solda (tipo de chanfro, nmero de cordes, etc.);
o preparo dos materiais (limpeza do metal base, pr-aquecimentos, etc.);
a posio de soldagem (horizontal, sobrecabea, etc.).

Obviamente ao se projetar um procedimento de soldagem nem todos os elementos


descritos anteriormente podem ser variados ao livre arbtrio. Por exemplo, o metal base quase
sempre no pode ser sempre mudado, a posio de soldagem quase sempre limitada pela
geometria da estrutura a ser soldada, etc.

Assim sendo, para em termos finais, qualificar um procedimento de soldagem consiste em


buscar um conjunto de aes e materiais que sejam executados sobre uma estrutura a fim de uni-
la por soldagem. Caso o procedimento no seja qualificado, parte-se para uma nova combinao
de elementos que posteriormente ofeream um resultado satisfatrio segundo os cdigos de
qualificao.

Por outro lado, uma vez qualificado um procedimento de soldagem, dependendo do nvel de
exigncia do trabalho de soldagem, tambm pode ser necessrio qualificar o(s) soldador(es) que
executar(o) este procedimento. Neste caso, so realizados ensaios a fim de se determinar se
aquele soldador consegue interpretar e seguir corretamente o procedimento de soldagem obtendo
uma solda na qualidade desejada.
De uma maneira geral, caso o soldador no seja aprovado pelos ensaios previstos nos
cdigos de soldagem, este deve ser re-treinado no procedimento de soldagem em questo e
executar uma nova qualificao1. Um mesmo soldador pode ser qualificado para mais de um
procedimento de ensaio.

1 claro que, em circunstncias de seleo de pessoal, aqueles soldadores que no so qualificados


podem ser dispensados do servio pelo suposto empregador. Por outro lado, uma empresa que no consiga
qualificar nem um procedimento de soldagem, nem soldadores, no poder executar o servio de solda em
questo.

Cada vez que um procedimento de ensaio qualificado, os responsveis pela soldagem


recebem um certificado de aprovao que vlido como um documento que garante a qualidade
no servio de soldagem com tal procedimento. Este documento normalmente emitido por um
inspetor de soldagem ou por uma empresa/instituio especializada. A princpio no existem
limitaes no que diz respeito ao local de realizao dos ensaios, desde que estes sejam
corretamente executados.

Um procedimento de soldagem pode ser pouco alterado sem que seja considerado pelos
cdigos como um outro procedimento de soldagem e, portanto, passvel de outra qualificao.
Obviamente o metal base e o metal de adio so variveis que no podem ser alteradas.

Um soldador pode ser qualificado em mais de um procedimento de soldagem e pode haver


um prazo de validade da qualificao obtida, dependendo da durao do trabalho e do nvel de
confiabilidade exigido. Da mesma forma que para o procedimento de soldagem, a qualificao do
soldador emitida, sob a forma de um documento, por um inspetor de soldagem ou por uma
empresa/instituio especializada. Claro que a validade da qualificao depende da fidelidade do
soldador ao procedimento ao qual foi qualificado.
4.1.1 Informaes bsicas

Antes de se efetuar a qualificao de uma solda, certas informaes devem estar


disponveis para se efetuar a correta interpretao dos resultados obtidos. Informaes sobre o
comportamento mecnico do material de base devem estar disponveis. As tenses de
escoamento e principalmente de ruptura devem ser conhecidas.

O metal de adio tambm deve ter seu limite de resistncia conhecido. Geralmente este
fornecido pelo fabricante de eletrodo, mas pode ser determinada por um ensaio de trao sobre
um corpo-de-prova preparado a partir do depsito do material de adio, conforme ilustram as
Figuras 6 e 7.

O CP, mostrado em detalhe na Figura 7, ensaiado em trao e deste se retiram as


caractersticas mecnicas do metal depositado. Os valores das propriedades mecnicas dos
materiais de solda so utilizados em conjuno com os valores obtidos nos ensaios de trao.

4.1.2 Retirada dos corpos-de-prova

Os cdigos de qualificao de soldagem ASME IX e API 1104 tratam da qualificao da


soldagem de placas e tubos em finos ( 3/8 9,53mm) e espessos (>3/8 9,53mm). Os CPs so
retirados de amostras soldadas cuja geometria depende do tipo de trabalho a ser executado. A
Figura 8 ilustra os diferentes tipos de arranjos de soldagem para a retirada de CPs. A fim de
garantir o mesmo tipo de situao encontrada na prtica, no permitido o manuseio dos arranjos
durante a soldagem, a no ser nos casos onde a estrutura a ser soldada possa ser manuseada de
alguma forma.
Figura 6 - Localizao do corpo-de-prova para a determinao das propriedades mecnicas do metal de adio
(ASME C-1 a C-4).
Figura 7 - Dimenses do CP para utilizado na determinao das propriedades mecnicas do metal de
adio (ASME C-1 a C-5).
Figura 8 - Posies e arranjos utilizados na qualificao de soldas (ASME Ua-27).
Aps a soldagem destes arranjos, nas devidas posies, feita a anlise por mtodos no
destrutivos, que no est descrita aqui. Aps esta anlise, ou de outro arranjo, so retiradas as
amostras para os ensaios de soldagem. Podem ser utilizados o corte oxi-acetilnico, a serra
manual, a serra eltrica ou a fresa. Normalmente, pela praticidade do mtodo, utilizado o corte
oxi-acetilnico com o cuidado de se considerar uma regio termicamente afetada pelo corte
determinada pelas normas (= 1/8 3,2mm).

A quantidade e a localizao dos CPs dependem se desejado fazer a qualificao do


procedimento de soldagem ou se deseja qualificar o soldador. Tambm dependem do tipo de
material soldado, neste caso, se so placas ou tubos.

As dimenses dos CPs dependem da espessura do material soldado. Corpos-de-prova


retirados de materiais pouco espessos so deixados em sua espessura nominal. Por outro lado,
CPs retirados de materiais de maiores espessuras devem ser usinados para reduzir a sua
espessura para 3/8 ( 9,53mm). O lado que dever ser usinado deve ser o lado contrrio face
da amostra a que se deve analisar.

A Figura 9 ilustra como deve ser efetuada a retirada dos CPs de placas e tubos de
espessuras pequenas e a Figura 10 ilustra a posio e tipos de CPs de placas e tubos de
espessura maior que 3/8 ( 9,53mm).
(a) (b)

Figura 9 - Localizao e quantidade de CPs a serem retirados de: (a) um tubo e (b) de uma placa de espessura
3/8 ( 9,53mm), ASME UA-21 e UA-16.
(a) (b)

Figura 10 - Localizao e quantidade de CPs a serem retirados de: (a) um tubo e (b) de uma placa de
espessura > 3/8 ( 9,53mm), ASME UA-17 e UA-22.

OBS.: Os significados dos tipos de CPs mostrados nas Figuras 9 e 10 esto descritos nos itens
adiante.
4.1.3 Ensaios de trao
Os ensaios de trao so feitos com CPs especialmente preparados e objetiva-se
determinar se a solda possui resistncia mecnica suficiente para a aplicao. Neste caso, soldas
frgeis so detectadas neste ensaio.
O parmetro retirado o limite de resistncia que deve ser no mnimo igual ao limite de
resistncia do metal base ou a do metal de adio (a que for menor).
Caso o limite de resistncia seja inferior ao menor limite de resistncia entre os materiais, a
solda considerada falha.
As Figuras 11 e 12 mostram como so os CPs, segundo a norma ASME, para este ensaio
para o caso de placas e tubos soldados, respectivamente.

Figura 11 - Corpo-de-prova padro para ensaio de


trao em junta soldada entre placas (ASME UA-12).
Figura 12 - Corpo-de-prova padro para ensaio de trao em junta soldada entre tubos (ASME UA-18).

Em ambos os casos os CPs podem ser retirados do arranjo da solda (por exemplo, de um dos
mostrados na Figura 8) por meio de corte oxi-acetilnico. Entretanto, o concentrador de tenses
deve ser feito por usinagem a frio, preferencialmente por fresagem para evitar alteraes por
tratamento trmico na junta a que se deve ensaiar. As taxas de carregamento so iguais s taxas
recomendadas por outros ensaios de trao, como o especificado pela norma ASTM E-8.

Quando so tubos pequenos sendo ensaiados, a configurao do CP de ensaio de trao altera-se


conforme mostrado na Figura 13.
(a) (b)

Figura 13 - Corpos-de-prova para ensaios de trao para tubos de pequeno dimetro (ASME H-13 e H-4).
4.1.4 Ensaios de Nick-Break

Os ensaios de nick-break objetivam determinar a presena de incluses, poros e trincas


dentro da solda. O ensaio muito simples e consiste em se adicionar concentradores de tenso no
cordo de solda e depois romp-la. O concentrador de tenses pode ser introduzido por meio de
uma simples serra manual e serve apenas como garantia de que o CP v romper na junta soldada
e no em outra posio. A Figura 14 ilustra como a aparncia deste CP para placas e para tubos
de dimetros maiores.

(a) (b)

Figura 14 Corpos-de-prova para ensaios de nick-break para (a) placas e (b) tubos (ASME D-1 e D-2).
O mtodo de ruptura no fixado pelos cdigos de ensaio, pode-se utilizar qualquer meio
de carregamento mecnico que rompa os CPs. Dois exemplos de como romper CPs de nick-break
so ilustrados na Figura 15. Caso o mtodo escolhido falhe na ruptura do CP na regio da solda
deve-se buscar outro que faa esta ruptura adequadamente.

Em casos mais extremos, o cdigo ASME IX permite a introduo de mais um entalhe


mecnico na parte superior da solda cuja profundidade seja a metade do mximo tamanho dos
entalhes laterais.

(a) (b)

Figura 15 - Possveis mtodos de ruptura de corpos-de-prova de nick-break.


Aps a ruptura dos CPs de nick-break, so analisadas as superfcies de fratura das
amostras e busca-se a existncia de trincas, poros e incluses. O critrio de desaprovao
obtido quando a rea estimada destes defeitos, que porventura estejam presentes, for maior que
um certo percentual da rea total da seo rompida.

4.1.5 Ensaios de dobramento

Pode-se notar, pelas Figuras 9 e 10 que os ensaios de dobramento so aqueles realizados


em maior quantidade sobre as juntas soldadas. Basicamente consistem em no dobramento de CPs
preparados bem na regio da solda. A presena de trincas, incluses, poros e defeitos de forma
introduzem concentradores de tenso que sob o carregamento destes ensaios podem levar ao
crescimento de descontinuidades superficiais no CP que podem ser detectadas e avaliadas.

O critrio de aprovao nestes ensaios determinado pela existncia ou no de alguma


descontinuidade (trinca, poro aberto, etc.) que tenha um tamanho superior a 1/8 ( 3,17mm).
Trincas originadas na superfcie ou no so consideradas ou devem possuir um tamanho maior do
que o dobro do valor crtico para o ensaio, ou seja, 2/8 ( 6,3mm).

O dispositivo para a realizao dos ensaios mostrado na Figura 16. O CP posicionado


no dispositivo de dobramento com a face que se deseja analisar voltada para o fundo da forma. O
corpo de prova deformado at ficar na forma de um U, caso o mesmo sofra fratura o CP
considerado falhado.
Figura 16 - Mtodo de realizao dos ensaios de dobramento.

Aps a conformao, a carga aliviada e o CP retirado para se fazer a anlise da parte


inferior do U formado, verificando a presena de descontinuidades.

O dispositivo de dobramento utilizado nos ensaios de dobramento do cdigo ASME mostrado na


Figura 17. Em outros cdigos, as dimenses do dispositivo podem variar do mostrado na Figura
17. No cdigo API 1104, por exemplo, os CPs so dobrados por um puno de dimetro maior e
entre espaos da armao maiores tambm o que causa menores tenses atuantes sobre a
amostra e, portanto, menores probabilidades de ruptura dos materiais ensaiados.
Figura 17 - Montagem para a realizao de ensaios de dobramento sobre corpos-de-prova de juntas soldadas
(ASME).

Existem quatro tipos de ensaios de dobramento: raiz, face, lateral e livre.

O dobramento na raiz , em geral, o mais exigente destes ensaios porque existe uma
maior concentrao de tenses na raiz. Tendo maiores nveis de concentrao de tenso, maiores
sero as chances de gerao de descontinuidades. A geometria dos CPs de dobramento na raiz
mostrada na Figura 18(a) para placas.
O ensaio de dobramento na face quase igual ao ensaio de dobramento na raiz, a
diferena que neste caso a superfcie da solda que recebe maior carregamento mecnico a
face. A geometria dos CPs de dobramento na face mostrada pela Figura 18(b) para placas e na
Figura 19(a) para tubos de baixa espessura.

(a) (b)

Figura 18 - Corpos-de-prova de dobramento: (a) na raiz e (b) na face (ASME E-1 F-1).
Em ambos os casos, os CPs podem ter uma espessura mxima de 3/8 ( 9,52mm). Caso
contrrio, estes devero ser usinados a frio, preferencialmente por uma fresa, at atingirem a
espessura de 3/8, sendo que s pode ser usinada a superfcie contrria a que se deseja fazer o
ensaio.

O ensaio de dobramento lateral semelhante aos ensaios anteriores, porm o CP deve


ser retirado de um material (tubo ou placa) mais espesso para a obteno da geometria mais
adequada. Neste ensaio a face lateral da solda dobrada e posteriormente analisada. A Figura
19(b) ilustra o CP de dobramento lateral.

(a) (b)

Figura 19 - Corpos-de-prova de dobramento: (a) para tubos e (b) dobramento lateral (ASME).
O ensaio de dobramento livre no utilizado comumente, atualmente, mas j foi
requisitado em cdigos mais antigos. O esquema da Figura 20(a) mostra como se d o
dobramento livre.

O resultado final dos ensaios de dobramento poder variar entre dois extremos: a
deformao dctil sem apresentar descontinuidades e a ruptura frgil da junta soldada, conforme
ilustra a Figura 20(b).

(a) (b)

Figura 20 - (a) Esquema do ensaio de dobramento livre e (b) resultados externos dos ensaios de dobramento.
4.1.6 Consideraes sobre os ensaios

A realizao destes ensaios pode ser feita em laboratrios especializados ou tambm


podem ser realizados, dependendo das exigncias do cdigo usado e da disponibilidade de
equipamentos, no campo de trabalho.

Neste sentido, as normas de qualificao previstas pelo cdigo API 1104 (para soldagem de
construo) e API 1107 (para soldagem de reparao), ambos para dutos e vasos de presso,
mais adaptvel para a realizao de ensaios no campo onde executado a solda.

Isto se d porque os CPs previstos por esta norma podem ser obtidos com ferramentas
portteis, tais como: maarico de corte oxi-acetilnico, serra manual, esmeriladora, etc.,

As montagens de ensaios so tambm mais simples no sentido de que so menores


valores de carga sendo aplicados e mais rsticos tendem a ser os CPs.

Neste sentido existem mquinas simples que podem ser utilizadas na realizao dos
ensaios de trao e dobramento, como a ilustrada na Figura 21.

O cdigo ASME mais exigente no que diz respeito ao preparo de CPs, especialmente
nos CPs de trao. Como os ensaios de dobramento so realizados com um menor espaamento
entre as ferramentas do dispositivo de dobramento, ocorrem maiores cargas de trabalho durante o
ensaio nesta norma.
(a) (b)

Figura 21 - (a) Mquina de dobramento porttil e (b) detalhe do posicionamento e carregamento dos corpos-de-
prova de dobramento.