Você está na página 1de 8

FACULDADE PITAGORAS TEIXEIRA DE FREITAS

PROCESSO DE FUNDIO DE CHUMBO UTILIZANDO MOLDE PERMANENTE

Trabalho apresentado Faculdade Pitgoras


unidade Teixeira de Freitas, como requisito parcial
do curso de Engenharia Mecnica, na matria de
Fundio e processos siderrgicos.

Teixeira de Freitas
2015

ALUNOS
BRUNO LIMA
FELIPE RIOS
JAILTON CASTRO
LUCAS MAIA
MATHEUS SILVA
WANDERSON CHACARA

SUMRI

SUMRIO......................................................................................................................3
1. OPERAES............................................................................................................4
2. MOLDE......................................................................................................................4
3. FUSO......................................................................................................................4
4. VAZAMENTO............................................................................................................4
5. DESMOLDAGEM....................................................Erro! Indicador no definido.4
6. ACABAMENTO........................................................Erro! Indicador no definido.5
7. O PROCESSO..........................................................................................................5
7.1 MATERIAL..............................................................................................................5
7.2 MOLDE...................................................................................................................5
7.3 FUSO....................................................................................................................6
7.4 VAZAMENTO..........................................................................................................6
7.5 DESMOLDAGEM....................................................................................................6
7.6 DEFEITOS..............................................................................................................7
8.CONSIDERAES FINAIS......................................................................................7

FUNDIO EM MOLDES PERMANENTES


Os processos de fundio por molde permanente usam moldes metlicos para a produo das
peas fundidas. Por esses processos realiza-se a fundio por gravidade ou por presso. A
utilizao dos moldes metlicos est restrita aos metais com temperatura de fuso mais baixa do

que o ferro e o ao. So eles: ligas com chumbo, zinco, alumnio, magnsio, certos bronzes. Os
moldes permanentes so feitos de ao ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e s repetidas
mudanas de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho,
chumbo e zinco.

1. Operaes:
2. Desenho da pea
3. Projeto do Modelo
4. Modelagem
5. Fuso
6. Vazamento
7. Acabamento (rebarbao e limpeza)
8. Controle de Qualidade

2. MOLDELAGEM
Os moldes permanentes podem ser fabricados atravs de vrias tcnicas de usinagem, como,
remoo de cavaco, metalurgia, por descarga eltrica e eletroeroso etc. Estas tcnicas devem
atender as especificaes da pea, geometria do molde e integridade da superfcie. A aplicao
mais conhecida destes moldes a da fundio de "lingotes", ou seja, peas de forma regular,
cilndrica ou prismtica, que iro sofrer posteriormente processamento mecnico. Os moldes
nesse caso, sero chamados de "lingoteiras".
Neste trabalho optamos por usar um molde metlico de uso permanente, ou seja, no h a
necessidade da destruio do molde para retirar a pea de seu interior, utilizamos um molde que
serve como modelo para confeco de porcas para eixos de embarcaes.

3. FUSO
O metal escolhido foi o chumbo devido a sua facilidade de fuso. O chumbo um metal
pesado (densidade relativa de 11,4 a 16 C), de colorao branca-azulada, tornando-se
acinzentado quando exposto ao ar. Muito macio, altamente malevel, baixa condutividade
eltrica e altamente resistente corroso. O chumbo se funde com facilidade (327,4 C), com
temperatura de vaporizao a 1725 C.

4. VAZAMENTO
O vazamento a operao que compreende a transferncia do metal lquido do forno de induo
para o recipiente denominado PANELA que levar o metal at o molde.

5. DESMOLDAGEM
Aps resfriado e solidificado o material fundido, executada a retirada da
pea do molde. Ao faz-lo deve-se tomar o cuidado de retirar a areia dos

machos, nos casos de utilizao de moldes destrutveis. Retirada a areia


dos machos e da pea, esta pode ser reaproveitada em outros moldes de
fundio indefinidamente, desde que no tenha sido contaminada por
nenhum elemento que venha a causar alguma reao. Erro comum nas
fundies a contaminao de determinados materiais em sua superfcie
por outros que ficaram dispersos na areia, causando s vezes certas
contaminaes superficiais indesejveis.

6. ACABAMENTO
Depois do processo de retirada das rebarbas, ainda existem imperfeies e areia nas salincias e
reentrncias das peas, normalmente se faz uma limpeza atravs de escovas de ao manuais ou
rotativas, alm da utilizao de lixas, ou jateamento, se for o caso. Utilizado um molde metlico, o
acabamento quase que final quando a pea retirada, necessitando apenas de uma limpeza
para retirar as poucas rebarbas que o processo deixa, entretanto, foi notado um excesso de
porosidade na pea aps a desmoldagem, isto ocorreu devido ao estado do molde utilizado, o
mesmo devido ao tempo est apresentando sinais de desgaste.

7. O PROCESSO
7.1 MATERIAL
Como matria prima reutilizamos lacres de chumbo de bombas injetoras diesel. Fig. 1
Fig.1

7.2 MOLDE
Molde em ao carbono que serve como modelo para confeco de porcas para eixos de
embarcaes. Fig.2
Fig.2

7.3 FUSO

Fuso do chumbo. Fig. 3

Fig.3

7.5 DESMOLDAGEM

7.4 VAZAMENTO

Molde j totalmente preenchido Fig.4

Fig.4

Pea desmoldada Fig.5


Fig.5

7.6 DEFEITOS
Aps a retirada da pea, notou-se a presena de alguns defeitos caractersticos do processo de
fundio.
Porosidade Este decorrente do mal estado do molde utilizado. Fig.6
Rechupe Se d devido a solidificao do metal ocorrer das bordas para o centro, das
laterais em contato com o molde e da parte superior em contato com o ar. Tambm
conhecida como macro porosidade. Fig.7

Fig.6

8. CONSIDERAES FINAIS

Fig.7

O presente trabalho mostrou-se eficaz no sentido de relacionar os conhecimentos obtidos na


matria de fundio com a pratica do processo. Foi possvel identificar os defeitos e as vantagens
do processo de fundio utilizando moldes permanentes. Futuramente o mesmo poder ser
utilizado com fins de aprimoramento e aprofundamento do contedo, e poder ser utilizado como
base para projetos acadmicos.