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Sessão 1 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

Hotel Marketing SEM/SEO


(Search Engine Marketing e
Search Engine Optimization)
Sessão 1 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

ANTES DE COMEÇAR...

Peço-vos que seja mantido o seguinte conjunto de regras que vão permitir que as sessões
ocorram com a maior eficácia:

● Manter o microfone desligado;


● Para dúvidas, utilizar a opção "Conversa";
● Utilizar (ativar) apenas o microfone se necessário ou numa situação de máxima urgência;
● Para obter o Certificado só podem faltar a uma hora;
● Fazemos uma pausa de 10 minutos às 18h30 e terminamos mais cedo 20 minutos.
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APRESENTAÇÃO

João Freitas
Head of Business Development
HiJiffy
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APRESENTAÇÃO DOS FORMANDOS

● Nome
● Local de Trabalho e Cargo Exercido
● Experiência na Área da Hotelaria
● Expetativas para esta formação
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CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

1. Introdução ao Marketing Digital


2. Introdução ao SEO & SEM;
3. SEO - Search Engine Optimization - Participação Lara da Gama (Dom Pedro)
4. SEM/SEA - Search Engine Marketing - Participação Ana Simões (Sonae
Hotels)
5. Google Analytics
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OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

● (Re)qualificar os profissionais do setor do turismo, por forma a reforçar e


melhorar as competências pessoais e profissionais;
● Qualificar os profissionais que interagem com o segmento do turismo, no
desenvolvimento da sua atividade profissional;
● Promover a capacidade de inovação, gestão e digitalização produtiva das
empresas hoteleiras;
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INTRODUÇÃO AO MARKETING DIGITAL

Qual a vossa experiência com marketing digital?


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PARA QUE SERVE O MARKETING

O Marketing começa com a identificação das


necessidades do consumidor e depois com a
criação dos produtos e serviços que satisfazem
essas necessidades com o máximo de
satisfação para o cliente e lucro para a empresa.
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ALGUNS TERMOS RELEVANTES NO


MARKETING
● Mercado - conjunto de compradores de determinado produto ou
serviço
● Markeeter - a pessoa que organiza as várias atividades de marketing
● Vendedor - entidade que está diretamente envolvido no processo de
trocar bens e serviços por dinheiro
● Comprador - aquele que está diretamente envolvido no processo de
compra de bens ou serviços. Seleciona os produtos/serviços, faz o
pagamento e recebe os mesmos
● Consumidor - aquele que efetivamente usa o produto ou serviço. Outra
pessoa pode ter sido o comprador.
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MARKETING VS VENDAS
MARKETING VENDAS

Marketing inclui a venda e também outras atividades como Vender está confinado à persuasão dos consumidores para
diversas ações de promoção, pesquisa de marketing, comprar os produtos e serviços da empresa
serviços pós-venda, etc.

Começa com a pesquisa sobre as necessidades dos Começa após o processo de produção ter concluído e
consumidores, quereres, preferências, gostos, etc. e termina com a entrega do dinheiro pelo comprador ao
continua, mesmo após a venda ter acontecido vendedor

O foco está em obter lucro através da maximização da O foco está em obter lucro através da maximização das
satisfação dos clientes vendas

As necessidades do cliente são o ponto central em torno do Abordagem fragmentada para alcançar ganhos no curto
qual todas as atividades de marketing acontecem prazo

É uma abordagem integrada para alcançar objetivos a longo Todas as atividades acontecem em torno do produto que foi
prazo, como criar, manter e reter clientes. produzido

Foco nas necessidades do comprador Foco nas necessidades do vendedor.


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PRINCIPAIS OBJETIVOS DO MARKETING

● Proporcionar satisfação aos clientes

● Aumento da procura

● Proporcionar produtos de melhor qualidade para os clientes

● Criar boa reputação para a organização

● Gerar vendas rentáveis


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BRANDING
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O QUE É UMA MARCA

● Uma marca é mais do que um logo ou nome, é a promessa de uma


empresa a um cliente de fornecer aquilo que a marca significa não só
em benefícios funcionais mas também emocionais, de auto expressão e
sociais.
● É também uma viagem, uma relação que evolui em função das
perceções e experiências que o cliente tem sempre que se passa
relaciona com a marca.
● As marcas são ativos, plataformas para sucesso futuro que geram valor
continuadamente para a organização.
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O QUE É UMA MARCA

● A visão da marca: aquilo que pretendemos que a marca signifique aos


olhos dos clientes, empregados, fornecedores, etc.
● Se conseguirmos criar uma personalidade para a marca ganhamos
principalmente na diferenciação porque é muito difícil copiar uma
personalidade
● A consistência é chave para a criação de grandes marcas
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BENEFÍCIOS DO USO MARCA

1. Benefícios funcionais resultam da solução do problema;


2. Benefícios emocionais tendem a envolver o ato de usar o produto;
3. Benefícios de auto expressão tendem a focar-se na consequência de
usar o produto;
4. Benefícios sociais tendem a ver como o uso do produto afeta os
outros.
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A MARCA PRECISA DE...

● Uma marca precisa de energia!


● A energia consegue-se sendo:
1. Interessante/Excitante;
2. Envolvente/Cativante;
3. Inovadora/Dinâmica;
4. Apaixonada/Com propósito.
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O QUE MATA UMA MARCA

1. A categoria ou subcategoria onde está inserida está a diminuir ou a


mudar;

2. Surgiu uma razão para não comprar;

3. A marca está a perder energia e visibilidade.


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BRANDING DIGITAL

● Envolve a audiência - as pessoas envolvidas estão mais suscetíveis


para ouvir, aprender, acreditar e alterar comportamentos do que uma
audiência passiva;
● Conteúdo rico e profundo - os diversos tipos de conteúdos multimédia
que se podem partilhar criam experiências mais complexas;
● Targeting (ao indivíduo) - experiências e mensagens 100%
personalizadas;
● Confiança e credibilidade - promover sem fazer publicidade.
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COMO O DIGITAL CONSTRÓI MARCAS


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MARKETING
DIGITAL
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O QUE É O MARKETING DIGITAL

“Digital Marketing is the act of presenting


something to someone else through a digital
channel”
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COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO MARKEETER DIGITAL

1. Capacidade de pesquisa e investigação;


2. Capacidade de plenamento;
3. Capacidade de gestão de orçamentos;
4. Capacidade de gestão de projetos;
5. Capacidade analítica;
6. Capacidade de comunicação;
7. Capacidade técnica
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TÉCNICAS DE MARKETING DIGITAL


● Search Engine Marketing - conjunto de técnicas (pagas) que tem por objetivo a promoção de um website
nas páginas de resultado (SERPs)
● Search Engine Optimization - conjunto de técnicas (orgânicas) que tem por objetivo a promoção de um
website nas páginas de resultado (SERPs)
● Display Advertising - conjunto de técnicas que tem por objetivo mostrar banners em locais estratégicos,
nomeadamente em formatos como texto, imagens, flash, vídeo e áudio
● Email Marketing - utilização do e-mail como ferramenta de marketing
● Content Marketing - processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados;
● Social Media Marketing - estratégias e técnicas que envolvem a utilização de redes sociais, para a
comunicação de marcas, relacionamento com clientes, ações virais, entre outras
● Relações Públicas - trabalho com recursos intangíveis como a identidade (aquilo que caracteriza a
organização e a diferencia das restantes), a filosofia (o objectivo global da organização), a cultura (o seu
modo de actuar), a imagem (a sua representação) e a reputação (a representação mental que suscita no
público).
● Multimedia Marketing - abordagem que utiliza elementos tradicionais como a rádio, jornais, anúncios ou
cartas em conjunto com canais digitais como o email, mobile e redes sociais.
● Mobile (App) Marketing - estratégias de marketing direcionadas aos telemóveis bem como outros
dispositivos móveis como o tablet.
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FUNIL DA VENDA
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FUNIL DE CONVERSÃO
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O PROCESSO
Sessão 1 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

O PROCESSO DE UMA CAMPANHA


Sessão 1 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

QUANTAS VISITAS SÃO PRECISAS?

1. Começamos com o valor que pretendemos faturar por ano.


Ex: 200.000€
2. Dividimos esse valor pelo valor médio por compra.
Ex: 200.000€ / 150€ = 1.333 compras ano (4 dia)
3. Com isto extrapolamos o número de visitas necessário, através de
uma taxa de conversão média de 1%.
Ex: 1.333 / 1% = 133.300 visitas ano (365 dia)
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QUANTAS VISITAS SÃO PRECISAS?

1. Começamos com o valor que pretendemos faturar por ano.


Ex: 200.000€
2. Dividimos esse valor pelo valor médio por compra.
Ex: 200.000€ / 150€ = 1.333 compras ano (4 dia)
3. Com isto extrapolamos o número de visitas necessário, através de
uma taxa de conversão média de 1%.
Ex: 1.333 / 1% = 133.300 visitas ano (365 dia)
QUAL A TAXA DE CONVERSÃO MÉDIA DO SETOR DO TURISMO?
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TAXAS DE CONVERSÃO POR VERTICAL


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PARA FINALIZAR….

“Se tivesse 1000 contos para investir gastava


100 no produto e 900 a promovê-lo.”

Eng. Belmiro de Azevedo


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platform for hotels

João Freitas
joao.freitas@hijiffy.com

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Sessão 2 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

Hotel Marketing SEM/SEO


(Search Engine Marketing e
Search Engine Optimization)
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ANTES DE COMEÇAR...

Peço-vos que seja mantido o seguinte conjunto de regras que vão permitir que as sessões
ocorram com a maior eficácia:

● Manter o microfone desligado;


● Para dúvidas, utilizar a opção "Conversa";
● Utilizar (ativar) apenas o microfone se necessário ou numa situação de máxima urgência;
● Para obter o Certificado é necessário registar-se uma assiduidade de 70%, ou seja, apenas
podem faltar a uma das sessões;
● Fazemos uma pausa de 10 minutos às 18h30 e terminamos mais cedo 20 minutos.
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CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

1. Introdução ao Marketing Digital


2. Introdução ao SEO & SEM;
3. SEO - Search Engine Optimization - Participação Lara da Gama (Dom Pedro)
4. SEM/SEA - Search Engine Marketing - Participação Ana Simões (Sonae
Hotels)
5. Google Analytics
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Sessão 21 | Hotel Marketing SEM/SEO
Sessão FORMADOR | João Freitas

GLOBAL SEARCH ENGINE MARKET SHARE


Sessão 2 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

O QUE É UM MOTOR DE PESQUISA E COMO FUNCIONA


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PROCESSO DE CRAWLING E INDEXAÇÃO

● De forma a que as páginas do site estejam nos resultados de pesquisa é


necessário, antes de mais, que as mesmas sejam indexadas pelos
motores de pesquisa.
● Crawling - os crawlers (também conhecidos como robots ou spiders)
percorrem a web de link em link, identificando novas páginas web ou
páginas web alteradas e recolhem o URL de cada uma das páginas para
posterior análise e indexação.
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PROCESSO DE CRAWLING E INDEXAÇÃO

É criado um index que contém


todas as palavras de todas as
páginas e o respetivo URL (e mais
um sem número de elementos que
têm em conta), de forma a que os
motores de pesquisa encontrem as
páginas mais relevantes para cada
termo de pesquisa.
Sessão 2 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

COM QUE FREQUÊNCIA OS MOTORES DE PESQUISA


ATUALIZAM O SEU INDEX?

● Os crawlers estão constantemente a trabalhar de forma a encontrar


novas páginas ou páginas com atualizações, para renovar o seu index.
● Em casos de websites com muitas atualizações, como os publishers
nacionais, uma nova página pode ser indexada em poucas horas.
● No caso de um website novo, pode demorar horas/ dias/ semanas/
meses dependendo da quantidade de backlinks. Quantos mais
backlinks houver para o website, mais rápido os crawlers conseguem
identificar a existência de um novo website.
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DEFINIÇÃO DE SEM

“Search Engine Marketing (SEM) is a form of internet marketing that


involves the promotion of websites by increasing their visibility in search
engine results pages (SERPs) through optimization (both on-page and
off-page) as well as through advertising (paid placements, contextual
advertising, and paid inclusions).”
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ALGUNS CONCEITOS

Keyword: Termo de pesquisa


colocado na caixa de pesquisa antes
do motor de busca devolver os
SERP’s.
Termos de pesquisa semelhantes:
lisboa hotel, lisbon hotel,....
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ALGUNS CONCEITOS

Resultados pagos: Search Engine


Advertising
25% cliques

Resultados orgânicos: Search Engine


Optimization
75% cliques
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SEO | SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

● O motor de pesquisa tenta associar o termo de pesquisa com o


conteúdo textual de cada uma das páginas da web;
● O que significa que: os motores de pesquisa conseguem “ler” o
conteúdo textual das páginas;
● Ou seja, o processo de SEO envolve otimizar o conteúdo textual das
páginas de modo a que os motores de pesquisa consigam “lê-las”;
● O processo de SEO reside na capacidade de coincidir o conteúdo
textual do site com os termos de pesquisa que as pessoas usam
quando procuram os produtos que o site oferece, de forma a que os
motores de pesquisa o encarem como um resultado relevante.
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SEO | VANTAGENS

● Audiência altamente segmentada. Os visitantes só entram no site se


estiverem ativamente à procura por informação sobre os nossos
produtos ou conteúdo relacionado;
● A grande maioria dos utilizadores prefere os resultados orgânicos do
que os pagos;
● Qualquer empresa pode concorrer com qualquer empresa;
● O custo é muito baixo;
● A taxa de conversão é superior assim como o ROI a longo prazo.
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SEO | VANTAGENS
Sessão 2 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

SEO | DESVANTAGENS

● Forte concorrência. Existem milhões de páginas indexadas pelos


motores de pesquisa. Estar entre os primeiros resultados é, por isso, um
enorme desafio.
● Algoritmo em constante mutação. Os fatores que determinam os
rankings dos resultados nunca são conhecidos.
● Falta de controlo. É impossível garantir rankings e cliques através de
SEO.
● Requer mais recursos (copywriting, SEO técnico, etc). Implementação
mais demorada.
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SEM | SEARCH ENGINE MARKETING

● O SEM é o modelo de pesquisa paga dos motores de pesquisa e


insere-se no marketing de performance (Publicidade Pay per Click -
PPC);
● O SEM auxilia o SEO numa fase inicial e permite mostrar o
site/plataforma numa pesquisa por keywords relacionadas, antes
mesmo da estratégia de SEO implementada e os site indexadoS;
● Permite-nos estar presente em todas as fases do funil de pesquisa e
fases de intenção de compra;
● Permite-nos trabalhar campanhas/promoções específicas.
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SEM | VANTAGENS

● Cada anúncio surge pela colocação de um termo de pesquisa pelo


utilizador, pelo que é publicidade de elevada segmentação e não
intrusiva. Segmentação geográfica e por língua.
● Exposição mundial. Permite a publicidade a marcas de menor dimensão
com exposição ao mesmo nível das grandes empresas
● Baixo investimento. Não existe um valor mínimo de investimento.
● Rápido de implementar e fácil de otimizar, assim como de manter o
controlo de investimentos e de acompanhar a performance
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SEM | DESVANTAGENS

● Pode ter custos consideráveis, dado que cada vez mais empresas estão
a investir nesta forma de publicidade, fazendo com que os CPC’s
estejam progressivamente a aumentar;
● CTRs mais baixos do que as pesquisas orgânicas do Google que são
provocadas por uma boa estratégia de SEO;
● O período entre o qual a publicidade é colocada online e se verifique
retorno, em alguns casos, poderá ser extenso.
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SEO
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ANÁLISE E SELEÇÃO DE KEYWORDS

● Identificar keywords relevantes para o nosso mercado;


● A análise e a selecção de keywords são a chave do sucesso de uma
estratégia de SEO;
● Permite-nos conhecer os nossos clientes e potenciais clientes e de que
forma é que procuram pelos nossos produtos ou conteúdos;
● É fulcral seleccionar keywords que indiquem intenção de conversão por
parte do nosso público;
● Possibilita-nos trabalhar os conteúdos das nossas páginas de modo a
torná-las relevantes.
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ANÁLISE E SELEÇÃO DE KEYWORDS (2)

● Trabalhar os conteúdos de forma a responder ao que o utilizador


procura.
● Quando a expressão que o utilizador pesquisa está na página, a
relevância tende a aumentar (assim como os rankings).
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ANÁLISE E SELEÇÃO DE KEYWORDS (3)


A análise de keywords é algo que deve ser feito com alguma
regularidade, particularmente em mercados sazonais.
● Os volumes de pesquisa podem ter ciclos sazonais em alguns
mercados (por exemplo: procura por hotel para ver MOTO GP);
● À medida que mais utilizadores estão online, maior é a diversidade de
pesquisas possíveis;
● Novos concorrentes e/ou produtos no mercado podem afetar o
comportamento de pesquisa;
● Da mesma forma que alguns produtos são descontinuados por falta
de procura em loja ou por estarem ultrapassados, o mesmo se pode
suceder nas pesquisas online.
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THE DEMAND CURVE


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QUALIFICADORES
A maioria dos termos de pesquisa tem mais do que uma só palavra. São
normalmente constituídas pelo principal tópico de pesquisa e por um ou
mais qualificadores. Os exemplos abaixo correspondem ao tópico “carros”:

● Adjetivo – “carros baratos”


● Comparação/Qualidade – “comparar carros”
● Utilização – “carros para longas viagens”
● Tipo de produto – “carros descapotáveis”
● Marca – “carros honda”
● Localização – “carros lisboa”
● Ação – “comprar carro”
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VARIAÇÕES DE KEYWORDS

Variações de keywords são diferentes formas de escrever um dado termo de


pesquisa, como por exemplo plurais ou a ordem das palavras. Analisemos
por exemplo o volume de pesquisa das seguintes keywords:

● “hotel porto” – 1 mil - 10 mil pesquisas mensais


● “hoteis baratos porto” – 100 - 1 mil pesquisas mensais
● “hospedagem em porto” - 10 - 100 pesquisas mensais
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SINÓNIMOS

Palavras alternativas com um significado semelhante devem também ser


tidas em conta e nunca serem desprezadas. Isto é particularmente
importante para SEO, uma vez que os motores de pesquisas utilizam os
sinónimos para categorizar o conteúdo da página. Para além disso, a
repetição excessiva de keywords pode levar a penalizações.
Sessão 2 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

GOOGLE TRENDS

Google Trends: análise das variações ao longo do tempo no


comportamento de pesquisa:

● Para analisar o comportamento de pesquisa ao longo do tempo, é


utilizada a ferramenta Google Trends (www.google.com/trends/), onde
conseguimos identificar o nível de interesse por determinado termos de
pesquisa desde 2004 até ao presente.
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GOOGLE KEYWORD PLANNER


Google Keyword Planner: Análise do volume de pesquisas mensais, custo e
concorrência de uma keyword ou grupo de keywords:
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OUTRAS FERRAMENTAS

● pt.semrush.com;
● ubersuggest.org;
● keywordtool.io;
● www.webceo.com;
● screamingfrog.co.uk/seo-spider
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João Freitas
joao.freitas@hijiffy.com

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Sessão 3 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

ANÁLISE, REGRAS E
OTIMIZAÇÕES SEO
Sessão 3 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

ANÁLISE, REGRAS E OTIMIZAÇÕES SEO


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OTIMIZAÇÕES ON-PAGE

● Após a pesquisa e seleção de keywords para as quais queremos que o


website esteja otimizado;
● Após validarmos que o conteúdo do website está preparado para ser
corretamente indexado

COMO OTIMIZAMOS CADA UMA DAS PÁGINAS PARA AS KEYWORDS


PRETENDIDAS?
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AVALIAR E OTIMIZAR A INDEXAÇÃO DO CONTEÚDO

O que é? Número e percentagem de páginas do site (públicas) que estão


indexadas nos motores de pesquisa.

Exemplo: Utilizando a pesquisa site:dominio.com, por exemplo site:hijiffy.com,


retorna 27 resultados.

Melhores práticas: - Registar o nº e percentagem de páginas indexadas de forma


regular;
- Utilizar o Google Webmaster Tools para verificar os acessos do
crawler e eventuais erros de indexação

A ter em conta: - Verifiquem a eficácia da pesquisa site:dominio.com uma vez que


ele pode apresentar um nº de resultados acima do real.
- Por vezes a página pode ser indexada parcialmente. Pode-se
pesquisar por um pedaço de texto que esteja no final da página e
verificar se na página retorna nos SERPs.
Sessão 3 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas
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EVITAR CONTEÚDO DUPLICADO


O que é? Os motores de pesquisa privilegiam o conteúdo original.
Em caso de conteúdo duplicado, a página pode ser sujeita a uma penalização,
podendo ser inclusive removida do index.
O que normalmente acontece é a página ser considerada como uma página suplementar.
É considerada como menos relevante, logo aparecerá
em posições mais baixas.

Exemplo: Casos onde as páginas podem não ser indexadas devido a conteúdo duplicado:
- O Google pode penalizar páginas que dupliquem conteúdo, principalmente quando
o conteúdo é “copiado” de outro site.
- O site pode replicar o seu próprio conteúdo (de forma acidental ou deliberada)
1. Páginas do próprio site consideradas idênticas apesar de terem modificações
ligeiras – por ex. em páginas de produtos semelhantes.
2. Páginas idênticas devido a utilização de screen scraper (API para extrair dados dos
websites) que copia o conteúdo do nosso site e insere‐o noutro site. Se o outro site
tiver melhor PageRank, o nosso conteúdo pode ser removido do index.
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TITLE TAGS

● As title tags são como os rótulos dos produtos, têm de indicar


exatamente o que está no interior.
● Todos os motores de pesquisa dão grande importância às Title tags,
pois elas devem resumir em poucas palavras o que está no conteúdo
da página.
● É o principal elemento da página que o utilizador vê nos SERPs e que
influencia na sua decisão de considerar o resultado relevante para si.
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KEYWORDS NAS TITLE TAGS

● O título de cada página aparece no topo da janela do browser e é


identificado no código HTML entre as tags <title></title>.
● É tipicamente o texto que aparece a sublinhado nos resultados de
pesquisa e que forma um hyperlink para o site. Se o texto for um
call-to‐action que demonstre relevância o resultado obterá mais
cliques.
● Para além disso, este texto ajuda os motores de pesquisa a
contextualizar o conteúdo e a determinar se realmente é relevante ou
não.
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KEYWORDS NAS TITLE TAGS

Title no topo da janela do browser

Title nos SERPs Title no código HTML


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KEYWORDS NAS TITLE TAGS

Melhores - Utilizar as keywords principais à esquerda e o nome da marca ou do site à


práticas direita (ver exemplo anterior).

- Todas as páginas devem ter um Title tag única para evitar conteúdo duplicado.

- Minimizar a densidade de keywords.

- Evitar keyword stuffing (repetição de forma abusiva da keyword). No entanto, se


a keyword for utilizada 2 ou 3 vezes intercalada com outras palavras de forma a
forma expressões diferentes, poderá ser bastante eficaz.

A ter em - A Title tag tem um máximo de 70 caracteres.


conta:
- Ter especial atenção à Homepage, pois esta é a página que tende a ter melhores
posições nos motores de pesquisa. As principais keywords devem estar incluídas
na Title tag da homepage.
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META TAG DESCRIPTION

O que é? A meta tag description permite resumir o conteúdo num curto parágrafo
descritivo. Tem uma forte influência nos resultados de pesquisa - é o texto que
aparece nos SERPs em conjunto com o Title.

Exemplo: - Description nos SERPs:

- Description no código HTML:


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META TAG DESCRIPTION

Melhores - Criar uma meta description única para cada página; caso contrário, o motor de
práticas pesquisa pode escolher o excerto de texto que será mostrado. Para sites de maior
dimensão, a meta description pode ser automaticamente gerada (através de
informação dos produtos, por exemplo).
- Deve ter especial atenção à Homepage e às páginas que incluem keywords
estratégicas, criando uma meta description que combina um call-to‐action -
como o factor de diferenciação-e que encoraje as pessoas a clicarem.
- Utilizar keywords estratégicas sem repetir em demasia (2 ou 3 vezes no máximo).
- Incluir variações da(s) keywords(s) e sinónimos.

A ter em - A meta description tem um máximo de 155 carateres.


conta: - A meta description nos SERPs pode ser substituída por excertos do conteúdo da
página.
- Esta tag é muito importante em sites com pouco conteúdo textual (ricos em
imagens/flash)
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HEADINGS <H1>, <H2>, <H3>

O que é? Os headings dão uma ideia geral sobre o conteúdo que vem abaixo (do ponto de
vista do utilizador) e os motores de pesquisa utilizam‐nas para terem uma noção sobre o
tópico do conteúdo. As keywords incluídas aqui ganham maior importância do que se
forem apenas incluídas no corpo de texto.

Exemplo: Exemplo de utilização de headings: https://www.w3schools.com/tags/tag_hn.asp


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HEADINGS <H1>, <H2>, <H3>

Melhores - Incluir keywords estratégicas em headings.


práticas
- Incluir diferentes keywords (ou variações de keywords) em diferentes subheadings
ao longo da página.

- Utilizar pelo menos a tag <h1>, a tag de headling mais importante.

A ter em - Os headings e subheadings são muito importantes em termos de acessibilidade,


conta: usabilidade e boa experiência do utilizador pois facilitam a leitura da página.

- Os headings <h1>, <h2> e <h3> são os três níveis principais existentes.


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CONTEÚDO TEXTUAL

O que é? - Texto que se encontra dentro das páginas do website. Devido à, cada vez mais
crescente, utilização de imagens e vídeos, o texto tem sido removido dos websites.

Melhores - Utilizar keywords nos conteúdos que desenvolvemos para os websites;


práticas - Ter em consideração o número de palavras que são utilizadas nos textos/páginas: o
ideal seriam, no mínimo, 500 palavras por página;
- Escrever textos apelativos para os utilizadores.

A ter em - Escrever para clientes/visitantes; otimizar para motores de busca;


conta: - Alterar entre blocos de textos e listas - para não cansar a leitura do conteúdo.
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ANCHOR TEXT EM HYPERLINKS

O que é? Texto utilizado num link interno ou externo, de forma a contextualizá-lo.


São importantes do ponto de vista de SEO pois o texto que está no hyperlink
permite conferir maior relevância ao link de destino para essa mesma keyword.
Para além disso, é um call-to-action que incentiva o utilizador a fazer algo mais no
site.

Exemplo:
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ANCHOR TEXT EM HYPERLINKS

Melhores - Anchor text relevante deve ser utilizado quer na navegação (nos links dos
práticas menus) quer no corpo de texto.

- Deve incluir keywords para as quais pretendemos que a página de destino esteja
otimizada, em vez de algo neutro como um “clique aqui”.

- O hyperlink tem de formar um call-to-action lógico para incentivar os utilizadores a


fazer o passo seguinte.

A ter em - O texto que rodeia o hyperlink é também tido em conta pelos motores de
conta: pesquisa para contextualizar o link.

- Do ponto de vista do utilizador, os hyperlinks devem ter uma cor diferente do texto
normal de forma a ganharem mais destaque para se saber onde clicar.
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ALT TEXT EM IMAGENS

O que é? Atributos da imagem que permitem ter texto associado à imagem e que será
indexado pelos motores de pesquisa.

Exemplo: -
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ALT TEXT EM IMAGENS

Melhores - Utilizar ALT text em todas as imagens principais da página que são relevantes.
práticas:
- Utilizar as keywords da página nas imagens;

- Imagens com links para outras páginas devem ter keywords da página de destino.

A ter em - Os testes sugerem que este fator é mais importante se a imagem também for um
conta: hyperlink.
- O ALT text, em alguns sites, aparece quando o utilizador passa com o rato por cima
da imagem; logo, tem de fazer sentido para o utilizador o texto que é mostrado.
- O ALT é utilizado como anchor text (caso a imagem possua um link);
- As imagens devem complementar o texto, nunca substituí-lo;
- Utilizar a extensão “Meta SEO Inspector” para verificar a existência de ALT text (e
outros parâmetros do SEO)
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KEYWORDS NOS NOMES DOS FICHEIROS

O que é? No site podemos ter vários tipos de ficheiros desde imagens .jpg a conteúdo em
.pdf. A inclusão de keywords no nome do ficheiro confere maior relevância.

Exemplo: Exemplo de um nome de ficheiro otimizado:


black-friday-semana-toda.jpg

Exemplo de um nome de ficheiro não otimizado:


12345.jpg

Melhores - Colocar as keywords relevantes no nome do ficheiro. Não esquecer que o próprio
práticas: ficheiro tem que ter relevância para as keywords em questão.

A ter em - Na pesquisa por imagens as keywords no nome do ficheiro ganha ainda mais
conta: importância, pois é um dos fatores principais para aferir da relevância da imagem.
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FRIENDLY URLs
O que é? URLs user-friendly que facilitam a leitura e interpretação do conteúdo da página por
parte dos utilizadores e dos motores de pesquisa. Se as keywords estiverem no
URL da página, estas aparecem também nos SERPs.

Exemplo: Exemplo de uma página com friendly URL:


https://www.pestana.com/pt/promotion/oferta-hotel-black-friday

Exemplo de uma página sem friendly URL:


https://www.imbd.pt/title/ttt012344/

Melhores - A URL deve ser concisa e conter as keywords escolhidas para a página.
práticas: - Evitar URLs longos.
- Permitir que o utilizador remova parte do URL e que ele continue a funcionar (pode
redirecionar para o nível anterior ou para a página 404)

A ter em - As palavras utilizadas no URL, idealmente, devem ser separadas por hífen.
conta:
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EVITAR A INDEXAÇÃO DE ALGUMAS PÁGINAS


O que é? Pode haver situações em que não é pretendido que o motor de pesquisa siga os
links e indexe páginas do site. Por exemplo, se estiver alojada uma nova versão
do site (foi redesenhado e ainda não se pretende que seja encontrado) que tenha
links para outros sites, este pode ser encontrado pelos crawlers através de
backlinks.

É possível das instruções aos crawlers de forma a que não indexem


determinadas páginas do site. Isto pode ser feito através de um ficheiro
“robots.txt” ao nível do domínio ou através de meta tags ao nível da página.

Exemplo: Neste exemplo todos os user agents (i.e. os diferentes crawlers) têm instruções para
aceder a todos os ficheiros menos às diretorias demo:
User-agent:*
Disallow:/demo
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EVITAR A INDEXAÇÃO DE ALGUMAS PÁGINAS

Melhores - Utilizar o Google Webmaster Tools para gerar um ficheiro robots.txt sem erros.
práticas:
- Se pretenderem que as páginas sejam indexadas, não é necessário incluir qualquer
instrução, pois elas são indexadas por defeito.

A ter em - Mais informações detalhadas em:


conta: - http://www.robotstxt.org/robotstxt.html
- http://www.robotstxt.org/meta.html
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PÁGINA DE ERRO 404


O que é? Página de erro 404 é uma página não encontrada. Acontece normalmente
quando o link está desatualizado.

Exemplo: - A melhor forma de verificar se um website tem página de erro é através de


escrever: dominio.pt/escrever_o_que_quiserem

Melhores - Incluir um motor de pesquisa para facilitar a pesquisa do conteúdo pretendido.


práticas:
- Incluir links para a Homepage e para as principais páginas.
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VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DA PÁGINA


O que é? A velocidade de carregamento da página é um dos fatores que os motores de
pesquisa estão a ter em conta, principalmente para garantir uma boa
experiência do utilizador.

Exemplo: Para verificar o tempo de carregamento de uma página pode ser utilizado o
WebPageTest.

Ou https://tools.pingdom.com/
Ou https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-PT

Melhores - Implementar as otimizações sugeridas pelo Google Page Speed Online


práticas: https://developers.google.com/speed
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SEO MOBILE
O que é? Semelhante à otimização do website para motores de busca mas tem em conta, em
grande parte, a otimização da experiência para o utilizador que utiliza dispositivos
móveis.

Exemplo: - Tempo de carregamento da página;


- Não bloquear CSS, Javascript ou imagens;
- Desenhar o website para mobile: não utilizar flash ou pop-ups; desenhar para todos
os tipos de “dedos”;
- Otimizar para procuras locais: número de telemóvel, morada,...
- Optar por um site responsivo, dynamic serving ou ter um site separado, com urls
diferentes para mobile - o google prefere responsive.
- Criar um sitemap mobile e submetê-lo no search console (webmaster tools)

Melhores - Utilizar ferramentas de teste de usabilidade de sites em mobile:


práticas: - Webmaster tools;
- Moz bar https://moz.com/products/pro/seo-toolbar
- Google developers mobile guide:
https://developers.google.com/webmasters/mobile-sites/mobile-seo/?hl=en
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O QUE É LINK BUILDING?

● Uma das principais razões pelo crescimento exponencial da Internet é a


facilidade com que site e páginas relacionadas se ligam entre eles
(através de links);
● Verificou-se que a quantidade e a qualidade dos links são uma boa
forma de verificar a relevância da página.
● O Link Building é um conjunto de técnicas que permitem angariar o
maior número possível de links de qualidade.
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PAGE RANK

● Os fundadores do Google criaram a métrica PageRank que mede a


importância da página. Os valores variam entre 0-10 (sendo que 10 é o
melhor valor).
● Como se determina o PageRank?
○ O PageRank da página A é determinado pelo PageRank de todas as
páginas XYZ que têm um link para a página A.
○ Por cada página XYZ que aponta para a página A, o PageRank da
página A é dividido pelo número de outbound links da página XYZ.
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TRUST RANK

● Links de sites com Autoridade em determinado tópico (que coincide


com o nosso tópico principal) têm um valor elevado - Trust Rank

- A parte conhecida da fórmula do PageRank leva em conta apenas o número de links


(sendo que a qualidade dos links é determinado também pelo número de links).
- Devido a link spamming, crê-se que o Google tenha criado uma métrica como
suplemento ao PageRank, chamada TrustRank.
- O TrustRank mede efetivamente a qualidade dos links. Contextualiza os links, de forma
a verificar qual o tópico principal do site.
- Ou seja, se um site A tiver essencialmente conteúdo sobre “árvores de Natal” e
tiver muitos backlinks de sites XYZ que também falem sobre “árvores de Natal”, o
site A é considerado como uma Autoridade em “árvores de Natal”.
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SITES COM AUTORIDADE EM DETERMINADO TÓPICO -


TRUST RANK
Melhores - Incluir links internos e externos para páginas que estejam muito relacionadas
práticas: com a página onde vamos colocar esses links.

- Sempre que possível, tentar angariar links de sites com Autoridade no tópico
da página para a qual queremos ter um link.

- Ter backlinks com a keyword estratégica no anchor text.

- Links de diretórios temáticos têm mais valor do que links de diretórios generalistas.

A ter em - O texto que rodeia o hyperlink é também muito importante para conferir maior
conta: relevância ao link.

- Dentro do nosso site podemos criar vários tópicos através da categorização


dos conteúdos. Cada seção terá links internos e externos relacionados com o
tópico em questão.
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REFERÊNCIA SOCIAIS E BLOGGING


O que é? É fundamental para o algoritmo da Google investir numa estratégia de Social
Media e de publicação de informação alinhada com o SEO.

Exemplo: Numa estratégia de SEO é importante a colocação do nosso link noutras


plataformas e ainda criar e distribuir conteúdo (com as keywords e links certos)

A partilha livre e espontânea é também relevante, assim como as reviews.

Melhores - Definir as keywords do nosso site e replicar, como for possível, quando escrevamos
práticas: blogposts ou nas redes sociais.
- Permitir a partilha dos conteúdos, não só do site, como do blog e até de
newsletters.
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GOOGLE
ADS
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“Google’s mission is to organize the


world’s information and make it
universally accessible and useful”.
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RESPOSTA DIRETA VS BRANDING


- Resposta Direta vs Branding
- Habitualmente os objetivos das campanhas PPC enquadram-se em uma de
duas categorias: Resposta Direta ou Branding.

- Resposta Direta - Conversão


- Se o objetivo é que o visitante execute uma ação, após clicar no anúncio e
chegar ao site do anunciante: fazer uma compra, inscrever-se numa
newsletter, solicitar um orçamento, etc. A conclusão, pelo utilizador, da ação
desejada é chamada de conversão.
- Resposta Indireta - Branding
- Se o objetivo é aumentar o reconhecimento e visibilidade do produto,
serviço ou marca. Neste caso, o objetivo, é a notoriedade na marca, produto
ou serviço e, por esse motivo, dá-se maior relevância a estratégias que
aumentem a visibilidade online - mesmo que não exista conversão.
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MÉTRICAS - IMPRESSÕES

- Número de “visualizações” de um anúncio (texto ou imagem);


- As impressões não significam visualizações reais, mas as vezes que o anúncio
surgiu aos visitantes/utilizadores;
- Quanto maior o volume de impressões maior a certeza de que as palavras-chave
escolhidas são as corretas - este fator apenas poderá ser confirmado depois de
analisar o CRT (Click through rate - próximos slides);
- Quando se pretende efetuar uma campanha de branding/notoriedade, esta é
umas das métricas mais relevantes a analisar - neste caso, pretende-se alcançar
o maior volume de impressões possível.
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MÉTRICAS - CLIQUES

- Número de vezes que alguém, efetivamente, clicou no nosso anúncio;


- Quanto maior volume de cliques maior a certeza de que os anúncios estão a
comunicar, de forma assertiva, com o público-alvo.
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MÉTRICAS - TAXA DE CLIQUES (CTR OU CLICK


THROUGH RATE)

- Medida de desempenho dos anúncios;


- Indica quantas vezes os utilizadores que veem o anúncio efetivamente clicam
nele;
- Calcula-se pela fórmula:
- nº de cliques/nº de impressões x 100;
- Quanto maior for a frequência de cliques, maior será o CTR;
- Não existe um CTR bom, médio ou baixo: tudo dependerá da área de negócio,
concorrência, texto do anúncio, anúncio de imagem, palavra-chave utilizada,...
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MÉTRICAS - TAXA DE IMPRESSÕES (IMPRESSION SHARE)

- Nº de impressões que o vosso anúncio teve a dividir sobre o total possível de


impressões do anúncio;
- É uma percentagem que demonstra o desempenho da vossa
campanha/anúncio/keyword no universo total de anunciantes para os mesmos
termos;
- Quanto maior a taxa de impressões (de 0% a 100%) maior a vossa presença nos
resultados versus a vossa concorrência;
- É uma métrica semelhante ao Share televisivo - mas, realmente, mensurável.
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MÉTRICAS - OUTROS CONCEITOS


- Conversão: quando o visitante completa uma ação. Exemplo: reserva de estadia,
registo newsletter, pedido de orçamentação, etc,
- Custo/conversão: o investimento efetuado com cada conversão, corretamente,
medida. Exemplo: 10 conversões com um investimento de 100€, significa que,
cada conversão, custou 10€;
- “View through conversion”: métrica associada aos visitantes que viram o
anúncio, não clicaram, mais tarde visitaram o site e completaram a ação
desejada;
- CPC médio: custo por clique médio que os anunciantes pagam de cada vez que
o seu anúncio é clicado. Depende de vários fatores que serão abordados
posteriormente;
- Posição média: o local, em média, que surge o nosso anúncio. Exemplo: nos
resultados do Google aparecemos em primeiro, segundo, terceiro lugar, etc. Está
relacionado com o ranking, que será abordado nos próximos slides.
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OUTROS CONCEITOS

- Lance de CPC: os lances de CPC determinam o valor que o anunciante está


disposto a pagar de cada vez que alguém clica no seu anúncio quando este é
apresentado no Google ou num dos sites de parceiros.

- Lance Mínimo: tendo por base o Índice de Qualidade, é o valor a pagar por clique
para a veiculação de anúncio pela palavra-chave.
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OUTROS CONCEITOS
- URL de Destino:
- Página Web para a qual as pessoas serão direcionadas depois de clicarem
no seu anúncio. Esta página pode ser diferente do URL de visualização ou da
sua página inicial;
- O URL de destino deve ser escolhido de acordo com as páginas de chegada
dos nossos anúncios - devemos levar os visitantes exatamente ao local
onde efetuarão a desejada conversão;

- URL de Visualização:
- URL incluído no anúncio;
- Não necessita de ser um url de destino;
- Permite a inserção de palavras-chave, por exemplo:
hijiffy.com/source=facebook
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VANTAGENS DO GOOGLE ADS

- Visibilidade imediata nos motores de pesquisa - sem precisar de esperar que o


google visite e o coloque nos resultados orgânicos;
- Criação de campanhas em poucos minutos;
- Altamente customizável;
- Possibilidade de anunciar na rede de pesquisa e na rede de conteúdos - display;
- Permite segmentação geográfica, demográfica e claro pela pesquisa ou
comportamento do potencial cliente;
- Facilidade de gestão de conteúdos e de contas (de vários clientes ou única);
- Facilidade de gestão de budget
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OUTRAS VANTAGENS DO GOOGLE ADS

- O SEA/SEM é o modelo de pesquisa paga dos motores de pesquisa e insere-se


no marketing de performance (Publicidade Pay per Click - PPC);
- O SEM auxilia o SEO numa fase inicial e permite mostrar o site/plataforma numa
pesquisa por keywords relacionadas, antes mesmo da estratégia de SEO
implementada e os site indexado;
- Permite-nos estar presente em todas as fases do funil de pesquisa e fases de
intenção de compra;
- Permite-nos trabalhar campanhas/promoções específicas;
- Fácil de otimizar;
- Acesso a software de análise e ligação ao Google Analytics e ao Google Search
Console.
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OUTRAS VANTAGENS DO GOOGLE ADS

- Cada anúncio surge pela colocação de um termo de pesquisa pelo utilizador,


pelo que é publicidade de elevada segmentação e não intrusiva;
- Exposição mundial. Permite a publicidade a marcas de menor dimensão com
exposição ao mesmo nível das grandes empresas;
- Baixo investimento. Não existe um valor mínimo de investimento. Rápido de
implementar e fácil de otimizar, assim como de manter o controlo de
investimentos e de acompanhar a performance.
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30€ investimento inicial no Google Ads

0,30€ CPC > 100 Cliques

10% taxa de conversão = 10 vendas

Média de lucro por venda = 10€

30€ investidos devolvem 100€ em lucro

Reinvestir lucro, aumentar orçamento


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ÍNDICE DE QUALIDADE
Criatividades

Extensões do Palavras-
anúncio chave

Páginas de
chegada

- A relação entre as palavras-chaves, o texto das criatividades, conteúdo das


landing pages e extensões dos anúncios, bem como a sua relevância para a
pesquisa efetuada, é utilizada pelo Google Ads para determinar a posição do
anúncio.
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CUSTO POR CLIQUE (CPC)

- Modelo de preços baseado no clique;


- Não há custos se o anúncio for mostrado (impressão). O anunciante paga apenas
quando alguém clica no anúncio;
- Definir um lance de CPC maior pode contribuir para que o anúncio apareça numa
posição mais elevada na página;
- Estratégia de lance associada a performance, ou seja, conversão;
- Pode evoluir: após análise da performance das campanhas é possível
implementar um custo por ação (CPA) ou CPC otimizado.
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COST PER THOUSAND IMPRESSIONS (CPM)

- Modelo de preços baseado nas 1000 impressões do anúncio;


- Estratégia de lance associada a notoriedade e a campanhas de imagem: alcançar
o máximo possível de visualizações dos anúncios;
- Modelo de pricing disponível em Display (em search utiliza-se o CPC).
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CRIAR UMA CONTA A PARTIR DE https://ads.google.com/


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ALGUNS CONCEITOS

- Definição de objetivos - Definir corretamente os objetivos de cada campanha é


um passo importante para o sucesso da campanha e configuração da mesma;
- As Palavras-chave certas - quanto mais eficazes forem as palavras-chave em
alcançar potenciais clientes, mais cliques poderá receber;
- Anúncios que chamam a atenção - escrever anúncios apelativos que chamem a
atenção dos potenciais clientes é uma excelente forma de aumentar os cliques;
- Páginas de destino fortes - uma página de destino forte é aquela que
transforma cliques em clientes;
- Controlo de clientes - ter noção de quantos potenciais clientes se tornaram
clientes reais;
- Otimização contínua - uma campanha de Google Ads nunca está fechada é
necessário testar e otimizar sempre.
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GOOGLE ADS

- Definir objetivos para a utilização do Google Ads, para cada campanha e grupo de
anúncios é a base para o sucesso das suas campanhas.
- O que pretende ganhar?
- Mais tráfego para o site?
- Vender um ou vários produtos?
- Angariar contactos?
- Notoriedade?
- Quanto pretende investir?
- Definir um budget diário, ou um budget mensal e dividi-lo diariamente. O budget
a definir depende das keywords utilizadas e dos volumes de CTR esperados. Os
orçamentos são “previsões” dos custos reais.
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GOOGLE ADS

- Perguntas a considerar quando planear uma campanha:


- Quais os benefícios que estou a oferecer?
- Melhor preço no canal direto, desconto -30%, early check-in, etc
- Qual a minha vantagem competitiva? O que me distingue da concorrência?
- Mais próximo do centro? Transfer gratuito? Prémio alcançado?
- Qual é o meu público-alvo? País, região, língua, lifestyle, interesses…
- Portugal, Espanha, desportistas, família, jovens,...
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GOOGLE ADS

- Com os objetivos definidos, tornam-se mais fáceis os passos seguintes:


- Onde anunciar (rede de pesquisa vs rede de conteúdos);
- Rede de pesquisa: focada em cliques, conversão, performance,
resultados diretos;
- Rede de display: focada em angariação, remarketing, notoriedade;
- Estrutura das campanhas e grupos de anúncios;
- Listas de palavras-chaves e anúncios
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ALGUMAS FORMAS DE ESTRUTURAR OU ORGANIZAR


CAMPANHAS:

- Por marcas (CR7, Pestana Collection, Pousadas,...);


- Por Geografia (Portugal, Espanha, UK, Alemanha,...);
- Por Idioma (Inglês, Português, Espanhol…);
- Por preferências de distribuição (rede de pesquisa, display, ambos,...);
- Por orçamento (orçamento diferente para cada linha de produto);
- Por funil de pesquisa/compra
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EXEMPLO DE UMA ESTRUTURA DE CAMPANHA


Sessão 4 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas
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KEYWORDS PARA CAMPANHAS: COMPREENDER O FUNIL


DE COMPRA/PESQUISA

Ao compreendermos onde se
insere a keywords de pesquisa
no funil, vamos definir o
anúncio e a landing page
apropriada.
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KEYWORDS PARA CAMPANHAS: COMPREENDER O FUNIL


DE COMPRA/PESQUISA
K. genéricas: televisão

K. relacionadas: televisão com


qualidade HD

K. Relacionadas com o produto:


televisão HD, LCD

K. Específicas: televsão HD Sony,


comparar tv Sony HD com LG

K. Relacionadas com a compra:


televisão Sony HD 743c
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KEYWORDS GOOGLE ADS


- Dependendo dos objetivos da campanha, o foco poderá ir para as
palavras chave de um determinado estágio do funil.
- O foco em palavras mais genéricas tem maior alcance mas tem
também maior concorrência.
- Permite “apanhar” consumidores pouco informados sobre o nosso
produto e “educá-lo” ao longo dos vários estágios do funil.
- Os potenciais consumidores tendem a estar ainda a recolher
informação ou “apenas a ver” informação sobre os produtos, não
estando ainda preparados para comprar.
- As melhores palavras-chave…
- Refletem com precisão os produtos/serviços oferecidos
- Correspondem ao que os potenciais clientes procuram
- São abrangentes sem ser genéricas
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KEYWORDS GOOGLE ADS

- Correspondência AMPLA
- chapéus de senhoras
- incluem erros ortográficos, sinónimos, pesquisas relacionadas e outras
variações relevantes: comprar chapéus de mulher
- Modificador de Correspondência AMPLA
- +chapéus +de senhora
- contêm o termo modificado (ou variações próximas, mas não
sinónimos), em qualquer ordem: chapéus para senhora
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KEYWORDS GOOGLE ADS

- Correspondência DE EXPRESSÃO
- “chapéus de senhora”
- são uma expressão e variações próximas dessa expressão (as palavras
têm de ser colocadas nessa ordem, sem elementos adicionais no
meio): comprar chapéus de senhora
- Correspondência EXATA
- [chapéus de senhora]
- são um termo exato e variações próximas desse termo exato: chapéus
de senhora
- Correspondência NEGATIVA
- -senhora
- são pesquisas sem o termo: chapéus de basebol
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BOAS PRÁTICAS GOOGLE ADS

- Realçar vantagens competitivas: Experiência personalizada, transfer


gratuito, internet muito rápida
- Incluir preços, promoções e ofertas especiais: 50% desconto, Black Friday,
só hoje, Poupe 25€/noite;
- Apelar à ação: encomendar, comprar, telefonar, obter orçamento,
inscrever-se;
- Introduzir, pelo menos, uma das palavras-chave no texto do anúncio;
- Corresponder o anúncio à página de destino: enviar o visitante para a
página onde pode adquirir o produto/serviço.
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ESCREVER ANÚNCIOS

- Refletir o grupo de anúncios e as pesquisas dos utilizadores;

- Utilizar uma linguagem que o cliente compreenda;

- Se possível combinar elementos emocionais com informativos: utilizar


benefícios para a relação emocional e caraterísticas para informativos;

- Apresentar uma proposta única de valor: promoção, produto, benefício, etc.


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ESCREVER ANÚNCIOS

- Segmentar ao cliente e ao momento em que se encontra no funil de


pesquisa;

- Utilizar call to action: compre já, só hoje, faça já o seu download;

- Refletir as questões dos consuidores: utilizar questões no título do anúncio;

- Utilizar as reviews de outros utilizadores;

- Utilizar informação negativa

- Testar, testar, testar,....


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POLÍTICA EDITORIAL DA GOOGLE

ÁREA DO ANÚNCIO DENSIDADE DOS CARATERES

Título 25

1ª Linha 35

2ª Linha 35

URL 35

URL de destino 1024


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POLÍTICA EDITORIAL DA GOOGLE

- Não é permitida a utilização de maiúsculas


- Ao promover um desconto ou promoção a mesma informação deve estar
replicada no site;
- Não é permitido um excesso de pontuação;
- Não é permitida a repetição de palavras na mesma linha;
- Não é permitida a utilização de palavras como “best”
- É possível utilizar marcas registadas
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PRODUTOS E SERVIÇOS RESTRITOS

- Armas
- Atos sexuais não consensuais ou com menores de idade
- Bebidas alcoólicas
- Casinos e jogos de azar
- Cuidados de saúde e medicamentos
- Dispositivos de trânsito
- Documentos falsos
- Drogas ilegais e substâncias psicoativas
- Espécies em vias de extinção
- Fogos de artifício
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PRODUTOS E SERVIÇOS RESTRITOS

- Interrupção voluntária da gravidez


- Pirataria ilegal
- Produtos de tabaco
- Produtos e serviços ilegais
- Publicidade política
- Sanções comerciais e exclusão de partes
- Serviços financeiros
- Serviços sexuais para adultos
- Solicitação de fundos
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TRABALHAR E VALORIZAR AS ZONAS PARA ONDE


OLHAM OS VISITANTES
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TEXTOS

- Títulos curtos e apelativos


- Tentar fazer um paralelismo entre os títulos/cabeçalhos das páginas e o
texto dos anúncios

- Copy eficaz
- Direto
- De fácil leitura
- Parágrafos curtos
- Ênfase em frases e palavras-chave
- Texto âncora relevante
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IMAGENS

- As pessoas gostam de imagens de outras pessoas;


- Nunca se tem demasiadas fotografias de detalhes dos produtos;
- O tamanho importa: o tamanho da imagem produto é realmente um dos
mais importantes fatores de conversão da sua página. Quanto maior e mais
detalhada é a imagem de um produto, mais inclinado estará o consumidor
para fazer uma compra
- Imagens dinâmicas, clicáveis e com legendas
- Fotos de pessoas reais ou de produtos
- Apresentar os produtos num ambiente real
Sessão 4 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

ALTERAÇÕES COM IMPACTO

- A oferta
- Considerar descontos, early check-in, oferta de serviço adicional;
- Testar várias ofertas e medir os resultados
- O produto
- Certificar que o foco da página de destino é igual ao do anúncio
- Evitar usar páginas iniciais (homepages) ou páginas multi-usos;
- Utilizar páginas específicas para cada produto ou serviço, quando viável
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FORMULÁRIOS

- Manter os formulários de pedidos de dados para contacto/registo no seu


site muito curtos, com poucos campos obrigatórios;

- Fornecer valor antes de solicitar informações;

- Tornar fácil para o utilizador entrar em contacto com alguém para


perguntas/assistência. Chatbot? :)
Sessão 4 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

CONTACTOS

- Mostrar o número de contacto e endereço de mail da empresa em cada


página do site. Em casos de maior volume, um chatbot pode ser uma
enorme mais valia;

- Certificar que os contactos estão sempre visíveis: nunca se sabe quando um


cliente vai querer ligar. Não tenham medo de usar um tamanho de letra
grande. Aplica-se o mesmo à utilização do chatbot;

- Garantir que haverá sempre alguém para atender a chamada e responder


rapidamente às mensagens escritas (chats, email,...)
Sessão 4 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas
Sessão 4 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

O PERCURSO PARA A CONVERSÃO

- Certifiquem-se de que os vossos visitantes sabem o que fazer a seguir,


para que não fiquem parados no vosso site.

- Coloquem incentivos para a ação em todas as páginas do site: “Saiba


mais”, “Escolha”, “Compare”, “Próxima etapa”. Conduzam os visitantes
pelo percurso para conversão e ganham mais dos seus visitantes.
Sessão 5 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

GOOGLE
ANALYTICS
Sessão 5 | Hotel Marketing SEM/SEO FORMADOR | João Freitas

ANALYTICS WHAT?

“Web analytics is the measurement,


collection, analysis and reporting of web
data for purposes of understanding and
optimising web usage.”
- from Wikipedia
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GOOGLE ANALYTICS

- Serviço gratuito oferecido pelo Google

- Serviço mais utilizado em todo o mundo para


mensurar websites

- Fornece estatísticas e relatórios sobre visitantes e


transações em apenas 1 local

- Visão geral do painel, bem como relatórios


detalhados.
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CONCEITOS INICIAIS

- Boa altura para relembrar o conceito de funil de compra. Existem


diferentes estágios no funil que descrevem as interações com o cliente. Um
funil de compra básico inclui as seguintes etapas:
- A aquisição envolve a conscientização e o interesse do utilizador;
- Comportamento é quando os utilizadores interagem com a marca;
- Conversão é quando um utilizador se torna um cliente e faz
transações com o seu website

- Podemos rastrear qual comportamento online levou às compras e usar


esses dados para tomar decisões informadas sobre como alcançar novos
clientes e fidelizar os existentes (i.e. levar a compras repetidas).
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DIFERENTES VERTICAIS BENEFICIAM DO GOOGLE


ANAYTICS DE FORMAS DIFERENTES

- Os editores podem usar o website para criar um público leal e que interage
ativamente com o website, permitindo o Google Analytics alinhar melhor a
publicidade com os interesses do público.
- As empresas de e-commerce podem usar análise digital para entender o
comportamento de compra online dos clientes e comercializar melhor os
seus produtos e serviços.
- Os sites de geração de leads podem obter informações do utilizador para
que as equipas de vendas se conectem com leads com potencial.
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COMO FUNCIONA O GOOGLE ANALYTICS

- Para medir um website, o primeiro passo é criar uma conta do Google


Analytics. Em seguida, terá de adicionar um pequeno código de
rastreamento Javascript a cada página do seu site.
- Cada vez que um utilizador visita uma página da web, o código de
rastreamento coletará informações (anónimas) sobre como o utilizador
interagiu com a página.
- O código de rastreamento pode mostrar quantos utilizadores visitaram uma
página ou quantos utilizadores compraram um determinado produto,
rastreando se eles chegaram à página de confirmação de compra.
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JAVASCRIPT TRACKING CODE


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PROCESSAMENTO E REPORTING

- Quando o código de rastreamento coleta dados, estes são “compactados” e


enviados para a Google, que os analisa e processa os relatórios.
- Quando o Analytics processa dados, agrega e organiza os dados com base
em critérios específicos, p.e. tipo de dispositivo ou navegador utilizado.
- Depois que o Analytics processa os dados, eles são armazenados na cloud,
não podendo ser alterados.
- Existem também definições de configuração que permitem personalizar a
forma como os dados são processados. Ao definir a sua configuração, não
exclua nenhum dado que pode vir a ser útil mais tarde.
- Assim que os dados forem processados e armazenados, aparecerão no
Google Analytics como relatórios.
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NAVEGAÇÃO GOOGLE ANALYTICS

Para navegar entre relatórios, usará a


navegação à esquerda. Clicar em cada
uma destas secções exibirá os relatórios
que pertencem a cada seção.
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NAVEGAÇÃO GOOGLE ANALYTICS

Tempo real: permite-lhe monitorizar a atividade no seu site ou na sua aplicação à


medida que ocorre. Os relatórios são atualizados de forma contínua e cada resultado
é registado segundos depois de ocorrer. Pode ver, por exemplo, o número de pessoas
que estão no seu site neste momento, as páginas ou os eventos com que estão a
interagir e que conversões de objetivo ocorreram.
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NAVEGAÇÃO GOOGLE ANALYTICS

Relatório de audiência: dá uma visão geral do seu site em termos das pessoas que
visitam o seu site. Neste relatório, pode encontrar indicadores como demográficos,
interesses, localização, comportamento e tecnologia.
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NAVEGAÇÃO GOOGLE ANALYTICS


Relatório de aquisição: dá uma visão geral de como o seu site está a receber tráfego, permitindo a análise do
tráfego por fonte:
● Orgânico – Tráfego de SEO do Google e outros mecanismos de busca;
● Direto – alguém que visita seu site introduzindo diretamente o URL;
● Referral – visitante com proveniência num outro website;
● E-mail – uma visita a partir de um e-mail ou de uma lista de e-mails;
● Social – visitante com proveniência das redes sociais;
● Paid Search – alguém que visita a partir de anúncios pagos.
● Display – visitante com proveniência de um display publicitário.
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NAVEGAÇÃO GOOGLE ANALYTICS


Relatório de Comportamento: dá uma visão geral do que os utilizadores fazem no
website, destacando-se métricas como:
- Pageviews e pageviews únicos.
- Tempo médio gasto em páginas.
- Bounce Rate e Exit rate
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NAVEGAÇÃO GOOGLE ANALYTICS

Relatório de Conversões: dá uma visão geral de como os utilizadores estão a


converter (ou se o estão a fazer). A métrica de conversão pode ser diferente. P. e. os
sites e-commerce querem mensurar as compras dos utilizadores.
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O QUE É UM OBJETIVO NO GOOGLE ANALYTICS


Um objetivo é uma conversão que foi definida por nós. Depende daquilo que
pretendemos monitorizar, existindo 4 tipos principais:

● Destino: preenchido quando um utilizador chega a uma página específica;


● Evento: concluído quando um evento pré-definido é acionado (como assistir a
um vídeo ou partilhar algo nas redes sociais).
● Duração: completado quando a sessão de um utilizador dura mais do que um
tempo pré-definido.
● Páginas por sessão: completado quando um utilizador visualiza um
determinado número de páginas por sessão.
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UTILIZAR FILTROS PARA RELATÓRIOS MAIS PRECISOS


No Google Analytics são usados para dividir os dados em grupos - podem ser usados
apenas para tipos de tráfego específicos ou excluir dados específicos.

Para utilizar filtros específicos, basta ir a:

Exemplo: bloquear dados do IP


do local onde trabalhamos para
não enviesar dados.
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UTILIZAR FILTROS PARA RELATÓRIOS MAIS PRECISOS

Agora clique em +Adicionar Filtro e


preencha os detalhes:

● Nome do filtro – Excluir o


seu IP.
● Tipo de filtro – Selecione
Predefinido.
● Agora selecione Excluir,
tráfego dos endereços IPs e
que sejam iguais a.
● Endereço IP – adicione o
seu IP.
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SEGMENTOS CUSTOMIZADOS

Um segmento customizado é um agrupamento definido dos seus dados analíticos. Os segmentos


permitem que faça análises comparando diferentes tipos de utilizadores. Exemplo:

- Comparar tráfego entre nacionalidades diferentes;


- Comparar dispositivos,...
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COMO CRIAR UM SEGMENTO PERSONALIZADO


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COMO CRIAR UM SEGMENTO PERSONALIZADO


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COMO CONFIGURAR GOALS NO GOOGLE ANALYTICS


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MODELOS DE ATRIBUIÇÃO

Os modelos de atribuição são utilizados para dar “crédito” às diferentes etapas da


journey do cliente. Ou seja, permite perceber quais os canais que estão a levar a
maior conversão.
● Atribuição da Última Interação – todo o crédito vai para o último ponto de contato antes que da
conversão do utilizador
● Primeira Atribuição de – todo o crédito vai para a primeira ação tomada pelo utilizador no processo de
conversão.
● Último Clique Não Direto – dá crédito a uma única interação, mas remove qualquer interação direta (como
um utilizador que escreve diretamente o URL).
● Atribuição Linear – dá igual crédito a cada ponto de contato ao longo da journey do utilizador.
● Atribuição de Decadência de Tempo – dá mais crédito aos pontos de contato mais próximos do tempo de
conversão (vs. pontos de contato mais antigos)
● Atribuição Baseada em Posição – o crédito aqui é igualmente atribuído. No Google Analytics, os primeiros
+ últimos pontos de contato recebem 40% do crédito e depois 20% é distribuído igualmente entre os
restantes.
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TOOLS
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HIJIFFY
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João Freitas
joao.freitas@hijiffy.com

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